N64 – Hydro Thunder – Análise / Dicas / Segredos

Análise:

Hydro Thunder é um dos muitos jogos de Arcade que passaram para o console, a primeira coisa que pensei quando vi a máquina no fliperama que trabalho foi “-Esse jogo saiu pra 64″, o pior de tudo é que eu acertei, mas antes foi feita a versão do Dreamcast, pra ser mais preciso em 1999, no ano seguinte saiu para o PS1 e o 64, no play 1 por lógica o jogo é mais bem feito, tendo inclusive um modo carrer, por isso não vou juntar os 2 consoles nesse artigo. Outra coisa a ser mencionada é a sequencia recentemente criada (2010) chamada Hydro Thunder Huricane para o Xbox 360.

Logo ao olhar pro jogo você já vê as inovações, mesmo não sendo o primeiro jogo de corrida de lanchas, sei de um de SNES, mas não lembro o nome, e provavelmente existem outros, a inovação a que me refiro é o estilo de jogo, você realmente parece estar na água, não como alguns jogos onde parece que pintaram uma estrada de azul, ao pilotar você fica um pouco sujeito as leves ondas nas pistas, os cenários são espetaculares e as pistas bem criadas, os turbos ao longo do trajeto são desafiantes e ainda por cima existem atalhos muito bem escondido em que você vai ter que observar as mínimas pistas para o encontrar.

De ruim no jogo é a falta de modos, você só pode jogar multi-player (sendo que não vai abrir nenhum segredo do jogo), ou jogar sozinho nas poucas fases, ao todo apenas 13 resumindo não a muito o que fazer, basta ir lá vencer a corrida e pronto, não ha nem ao menos um campeonato.

Ponto Forte: Um jogo de corrida que não seja de carro já ganha pontos em inovações, no Hydro Thunder esse quesito é o melhor.

Ponto Fraco: A total má vontade de tirar o jogo do Arcade, não adicionaram quase nada, assim o jogo é mais um daqueles onde você joga 2 dias e enche o saco.

Nota: 7,6 / 10,0

Comandos:

Tipo 1 Tipo 2
Acelerador Boost
Freio
Câmera Piloto
Câmera Distante
Câmera Média
Boost Acelerador
Boost Freio
Boost Acelerador
Pausa

Modos de Jogo:

Da esquerda para direita:

Rumble Pak: Você pode alterar algumas coisas do jogo como boost, impacto e etc, mas não notei muita diferença, acho isso inútil.

Configure Controller: Escolhe entre as 2 opções de controles, citadas em controles.

Game: Modo corrida. Procure em pistas para ver como abrir novas pistas, e dicas gerais.

Game Multi-Players: Local onde se pode jogar com 2, 3 ou 4 jogadores, pistas destravadas não são liberadas nesse modo.

Music and SFX: São as configurações do áudio do jogo.

Records: Mostra os melhores tempos de cada pista.

Dicas:

Hydro Jump
-Para dar um pulo com a lancha, acelere normalmente, freie e use turbo, assim poderá pular.

Super Largada:
-Acelere ao ouvir o “1″ na largada.

Largada com Salto:
Na hora da largada, segure B no 3 e troque para o A no 1(segure), você dará um salto no inicio da corrida, qual a utilidade disso? Nenhuma…

Turbo Largada:
-Depois de escolher a fase e a lancha, no menu do PRESS ANY BUTTON TO CONTINUE… aperte B, a corrida irá começar, no 3 segure A, troque para B no 2, e no 1 segure A novamente, você dará um salto e começará a corrida com um +4 de Boost.

4 Segundos de Turbo:
-Pegue qualquer Boost azul nas corridas.

9 Segundos de Turbo:
-Pegue qualquer Boost vermelho nas corridas.

Turbos Invisíveis:
-Alguns Boosts são invisíveis, podendo ser de 4 ou 9 segundos, estão todos citados nas pistas.

Lanchas:

13 no total, 3 easy, 3 medium, 3 hard e 4 bonus.

Liberar lanchas:

Easy: Já vem liberadas.

Medium: Complete as 3 pistas no easy.

Hard: Complete as 3 pistas no hard.

Bonus1: Vença Catacomb.
Bonus2: Vença Hydro Speedway.
Bonus3: Vença Castle Von Denly.
Bonus4: Vença Nile Adventur.

Avaliações:
Status: Eu usei meus próprios critérios para as avaliar, vou explicar como.

Aceleração: O tempo gasto para atingir a velocidade máxima
Vel. Máxima: A velocidade máxima que a lancha atinge em uma reta (em curvas ela sobe um pouco).
Vel. Máxima Turbo: Velocidade máxima em retas com turbo.
Controle: O quanto é fácil controlar o barco.
Controle Turbo: O quanto é fácil controlar o barco com turbo.

Easy

Demn the Torpeddes: Não é nem o melhor nem o mais rápido, mas é meu favorito, terminei o jogo com ele, tem um ótimo controle, e facilita a pilotagem.
Aceleração: Bom
Vel. Máxima:  Médio
Vel. Máxima Turbo: Fraco
Controle: Ótimo
Controle Turbo: Ótimo

Midway: Lancha bem moderada, seus status são equilibrados, o controle é bom, sendo inferior apenas ao Demn the Torpeddes, uma boa escolha no início.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima: Médio   
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Ótimo
Controle Turbo: Bom

Miss Beheve: A pior nave do easy, sua velocidade e aceleração são normais, e o controle é o pior desse nível.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima: Médio
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Médio
Controle Turbo: Bom
 
Medium:

Banshee: Uma lancha segura, não é nem de longe a melhor, serve apenas de treino para usar uma lancha mais difícil de se controlar.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima:  Médio
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Bom
Controle Turbo: Médio

Tidal Blade: Seu design pode atrapalhar, ele é muito longo e curto, demora muito para acelerar, por outro lado ele é muito rápido, se conseguir o controlar não vai ser uma má escolha.
Aceleração: Péssimo
Vel. Máxima: Ótimo
Vel. Máxima Turbo: Bom
Controle: Médio
Controle Turbo: Bom
 
Thresher: Bastante comum, não vejo nada de diferente para comentar.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima: Médio
Vel. Máxima Turbo: Fraco
Controle: Médio
Controle Turbo: Médio

Hard:

Cutthadat: Bom de se controlar, só que a velocidade é baixa, a lancha só rende se for numa pista cheia de boosts.
Aceleração: Fraco
Vel. Máxima: Fraco
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Bom
Controle Turbo: Bom

Rad Hazard: Achei horrível, seu design é legal e é bem rápida, só que tem o pior controle do jogo,  pilotar esse barco e como domar um leão.
Aceleração: Bom
Vel. Máxima: Ótimo
Vel. Máxima Turbo: Bom
Controle: Fraco
Controle Turbo: Péssimo

Razorback: Parecida com a Midway, tem uma altíssima velocidade, e controle é difícil, mas não tão ruim, uma boa escolha no hard.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima: Bom
Vel. Máxima Turbo: Ótimo
Controle: Fraco
Controle Turbo: Fraco

Bonus:

Tinytanic: Um grande bônus, o mini-titanic, o maior barco do jogo, acelera bem rápido, o problema são os turbos, recomendo que os use em retas.
Aceleração: Ótimo
Vel. Máxima: Médio
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Médio
Controle Turbo: Péssimo
 
Armed Response: Um navio de guerra com atirador e tudo, não é uma boa lancha, difícil controlar e seu turbo é fraco.
Aceleração: Médio
Vel. Máxima: Bom
Vel. Máxima Turbo: Fraco
Controle: Péssimo
Controle Turbo: Médio

Blowfish: Desliza por cima dos adversários, coisa muito boa, pra mim o melhor barco, só com o velho problema do controle.
Aceleração: Ótimo
Vel. Máxima: Ótimo
Vel. Máxima Turbo: Ótimo
Controle:  Fraco
Controle Turbo: Péssimo

Chumdinger: A lancha é bem legal, um cara e um cachorro num barquinho de pesca, mesmo assim é bem ruim de se jogar com ele.
Aceleração: Péssimo
Vel. Máxima: Médio
Vel. Máxima Turbo: Médio
Controle: Péssimo Bom
Controle Turbo: Ótimo

Pistas:

Fique claro que:
-Um Boost no alto só é possível de ser pego com o Hydro Jump (se não houveram rampas ao redor). Não vou citar esse tipo de coisa na corrida.
-Falarei de todos os atalhos que souber.
-Falarei de todos os Boost escondidos, ou invisíveis, simplificarei 4 segundos e 9 segundos de turbo para +4 e +9.
-Vou usar como referência nos segredos os checkpoints onde ele está, chamarei de boia, e o número do checkpoint.
-Não garanto que sei de tudo sobre o jogo, se tiver um atalho que eu não saiba me avisem.

Dificuldades:
Easy: As 3 pistas já vem liberadas.

Medium: Termine as 3 pistas do fácil entre os 3 primeiros. 3 pistas serão liberadas.

Hard: Termine as 3 pistas do Médio entre os 2 primeiros. 3 pistas serão liberadas.

Bonus pista 1: Termine as 3 pistas do Hard em 1º lugar.
Bonus pista 2: Termine a bonus 1 em 1º lugar.
Bonus pista 3:  Termine a bonus 2 em 1º lugar.
Bonus pista 4 : Termine a bonus 3 em 1º lugar.

Easy: Começo tranquilo e fácil, se tiver mais de 5 anos irá passar sem problemas das fases, basta ser top 3.

Thunder Park:
Única pista sem segredos, e uma das poucas onde se dá voltas, 3 ao todo, pegue todos os turbos, mas deixe alguns pra última volta.
 
Lost Island:
Primeira pista de Checkpoints, uma ilha legal e bonita, bem no estilo tropical, você passa por um vulcão e um templo.

Atalhos:
-Logo nas primeiras curvas perto da boia 1, quando ver uma cachoeira siga para dentro dela.
-Antes da 2ª boia, a um túnel de rochas, não entre nele, vire ao lado, onde tem grama.(o local é o mesmo da imagem da pista).

Boosts
-Depois da boia 4, ha uma rampa e um vulcão, siga reto por dentro da lava e ganhará um +9.

Artic Circle:
Minha favorita do fácil, fase de gelo cheia de atalhos com muitos navios, pinguins, ursos polares e esquimós na decoração, além de algumas cavernas.

Atalhos:
-Ao avistar o boia 1(antes dela) olhe para esquerda e verá uma rampa de madeira, vá nela e dará um salto para frente.
-Depois da boia 2 você entra numa caverna de gelo, na saída dela olhe para o alto na sua frente e verá outra caverna de gelo, apenas acessível com o Hydro Jump.
-Depois da boia 3(mas fácil de ver se pegou o atalho acima), no alto a direita escondida atrás de uma seta azul a uma pequena caverna de gelo.
-Logo depois da boia 5, olhe uma curva e a direita um quadrado no alto, parecido com uma janela, use o Hydro Jump para passar.
-Depois da boia 5 você verá umas setas amarelas e um grande navio no fundo, siga reto e entrará no navio e sairá na linha de chegada.

Boosts:
-Bem depois da boia 3(bem perto da 4, mas não da para a ver), perto no local onde aparece aquele navio chata de toda corrida, tem uma entrada a esquerda onde se pode ver ursos polares, nesse caminho tem um +9.

Medium: Aqui começa a dificultar, mas com minha lista de atalhos fica fácil, você só precisa chegar em 2º, coisa que deve ser fácil para os vascaínos kkk.

Greek Isles:
Uma das pistas mais bonitas e mentirosas também, você passará por um canal na Grécia, curta a polícia grega te xingando no início da corrida.

Atalhos:
-Pouco depois da boia 2, vão ter setas azuis e um tipo de cachoeira, siga para dentro dela e irá por outro caminho.
-Pouco depois da boia 4, você vai entrar por uma porta em uma sala(parece ser um esgoto, mas acho que não), a duas setas azuis apontando para frente, ignore-as e vire para direita, não é preciso usar o Hydro Jump, a própria água te faz subir.

Lake Powell
Pista num tipo de vele prisão americana, boa parte dela é numa caverna, além disso só a policia para te incomodar um pouco.

Atalhos:
-Depois da boia 3, siga reto na cachoeira.
-Depois da boia 4 numa sala grande, use o Hydro Jump para pular a esquerda e entrar numa caverna.

Boosts:
-Depois da primeira curva, use a rampa para voar e pegar o +9.
-Depois da boia 5, você verá dois caminhos que levam em uma descida, não vá em nenhum deles, fique no meio dos dois caminhos, mesmo que não de para perceber a uma rampa lá, use boost e poderá pegar o +9 que está isolado nos trilhos do trem.

The Far East:
Minha pista favorita no Medium, realmente gosto de pistas em cidades, a falta de atalhos é fatal, então tente pegar o único, ele vale por uns 3.

Atalhos:
-Logo na largada, se seguir reto sem fazer nenhuma curva vai ver uma caverna(é bom testar uma vez pra achá-la depois correr seriamente e o usar), mas tem um problema, não há nenhum boost no caminho para usar o Hydro Jump e ir pelo caminho, você terá que usar a Turbo Largada que está explicada em Segredos ou Dicas nesse meu artigo. Mesmo sendo o único atalho da pista ele é muito bom dobrando suas chances de vencer.

Boosts:
-Tem um +4 atrás da primeira cachoeira da corrida (mas se per isso irá perder o único atalho da pista).
-Depois da boia 5 vão aparecer alguns dragões, um deles está numa plataforma no meio da pista, use o Hydro Jump nele(ou bata bem rápido), vai ganhar um +4.

Hard: Agora a coisa complica, pra mim foi bem difícil no início, tive que varrer a fase atrás de atalhos para completar o nível, a única coisa que interessa é a vitória, vamos as corridas.

Ship Graveyard:
Literalmente um cemitério de navios, vários deles destruídos e abandonados, boa parte da corrida se passa  nos atalhos, mesmo assim considero uma corrida difícil.

Atalhos:
-Mas um atalho em cachoeiras, depois da primeira boia, será fácil ver.
-Depois da 4ª boia, adivinhem, atrás da cachoeira.

Boost:
-Depois da primeira curva a sua esquerda terão dois navios, atrás de um deles tem um +9, se não ver basta ir a esquerda sem bater nos navios.

Venice Canals:
Clique que não podia faltar, correr nos canais de Veneza, vencer é complicado, mas com tantos atalhos é só uma questão de se acostumar a pegar todos para ganhar. Claro, não posso esquecer da polícia te xingando em italiano.

Atalhos:
-Não chega a ser algo muito útil, logo no começo depois de uma curva de seta vermelha você pode subir numa mini rampa e ganhar alguns milésimos de segundo.
-Na primeira curva de seta amarele depois da primeira boia, não faça a curva, siga reto e vai achar um atalho, mas o lado negativo e que vai perder alguns boosts no caminho normal da fase.
-Esse é bem útil, exatamente depois de passar da boia 2, use um Hydro Jump em direção a seta vermelha de curva, você dará um salto e se poupará de fazer um zig-zag inútil.
-Logo depois do atalho acima, vá com velocidade máxima para a rampa, não faça curvas, e irá por cima de uma colina, se der errado use o Hydro Jump, você irá descer pela grama e avançar na pista.
-Logo depois do atalho anterior (ainda não chegamos a boia 3), suba um pouco e peste atenção a sua esquerda, tem um +9 num buraco na parede, basta ir lá.
-Pouco depois da boia 4, ao invés de entrar pelo túnel normal, vire para um caminho escondido a direita.

Boosts:
-Depois da boia 1 numa parte onde tem 3 caminhos, vá pelo mais longo para achar um +9.
-Depois da boia 3, perto da 4, numa sala com candelabros, use um Hydro Jump no segundo para ganhar um +9.

N.Y. Disaster:
Pelo que parece houve um desastre em Nova York e decidiram fazer uma corrida lá. Pista complicada, ha apenas um atalho e ele é muito inútil, você terá que ganhar na técnica, apenas por observação eu ri muito quando encontrei o navio de resgate na boia 4.

Atalhos:
-Depois da boia 1, você entra num túnel, ao final dele olhe para esquerda e verá uma porta giratória.

Bonus: Você libera 1 corrida de cada vez, para liberar as seguintes basta vencer na anterior, no modo bônus 3 pistas circuitos fáceis foram adicionadas, mas a principal fase do Arcade permanece como bônus final.

Catacomb:
Circuito de 3 voltas, ou seja não pegue todos os boosts na mesma volta, preferencialmente deixe alguns fáceis de se pagar para a última volta. Mas fique tranquilo, esse bônus e tão fácil quanto o easy.

Boosts:
-Pouco depois do início, você verá duas pilastras no meio da pista, vá no meio delas e terá um +9 invisível(de preferencia pegue-o na 1ª ou na 3ª volta).
-Quando ver a SEGUNDA cachoeira da pista (lá pra metade da volta), não a como chegar nela pela pista, mas se você usar um Hydro Jump em direção a ela vai pular num laguinho com um +9 ao lado.
-Um pouco difícil de perceber, depois da rampa e da cachoeira você entra num tipo de caverna, preste atenção a sua frente, você verá uma seta de curva azul e uma vermelha, não faça num uma nem outra acelere e siga no meio, você passará por um pequeno trecho e se estiver o suficiente para a esquerda achará um +4 invisível.

Hydro Speedway:
Outra fase circuito, tão fácil quanto a anterior, as mesmas dicas de lá velem para aqui. Graficamente e parecido com o Thunder Park, só que de noite.

Boost:
-Logo na largada, tem um tipo de plataforma pendurada no topo, você pode usar a Largada com turbo se quiser pegar na primeira volta, é mais fácil deixar pra uma das outras duas, basta dar um Hydro Jump na plataforma para pegar o invisível +9.

Castle Von Dandy:
Último circuito do jogo, apenas um pouquinho mais difícil que as anteriores, mas acho que o Medium era mais difícil, a pista e nas redondezas de um castelo, fora isso nada de mais.

Atalhos:
-Depois de entrar no castelo, use Hydro Jump na segunda janela(não quadro), você ganha vários boosts nesse caminho.

Boosts:
-Depois do começo quando ver um portão com 2 caminhos, olhe para o alto e verá um terceiro, já deve ter sacado que é pra usar o Hydro Jump, é difíicil acertar o lugar, se conseguir vai pegar um +9 invisível.
-Depois do boost acima, você verá uma rampa, passe por ela e olhe para o alto, haverá uma estátua, mas ela é apenas referência, antes da seta de curva de um Hydro Jump e cairá num cemitério com um +9 invisível.

Nile Adventure:
Não digo que é minha pista favorita, nem a mais difícil, porém é a mais longa e desafiante,, você desce o rio Nilo em uma pista com o dobro de distancia da média, vários templos e objetos alienígenas aparecem no trajeto, resumindo é uma grande viagem.

Atalhos:
-Logo depois da segunda boia use um Hydro Jump em um retângulo no alto (da pra se ver algumas luzes rochas), se não conseguir pegar o atalho vá pelo caminho da direita na próxima bifurcação.
-Ainda na boia 2, só que lá pro final dela, numa parte onde estátuas caem, olhe reto para o alto, tem uma porta que abre e fecha, se ele estiver aberta de um Hydro Jump.

Boosts:
-4 segredos em sequencia, na parte onde tem várias bifurcações em formato de 8, se você usar Hydro Jump para subir nas plataformas do meio pode ganhar um +4 em cada uma das quais conseguir pular, só que em cada uma o +4 está um uma posição diferente, o que dificulta as coisas.

Bom, ficamos por aqui, até a próxima.

Matheus C. Sardinha

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Publicado em 2 de novembro de 2012, em 2-N64 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. NAO ACHEI BOM EU ACHEI PÉSSIMO UM COCO ESSA MERDA NAO DA PRA DESBLOQUEAR VEÍCOLO NEM COM PONTO NESSA DESGRAÇA FUI POR FAVOR MUDE COM EDUCAÇAO SÓ ISSO QUE NAO GOSTEI O RESTO É TD BOM

    • De que raios você ta falando? Ta escrito aí como libera as lanchas, se vc não conseguiu isso é problema seu, não tem o que mudar por que é isso que está aí.

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