SNES / Mega Drive – Street Fighter II – Análise / Comandos

Eu particularmente gostei desse game pois ele proporciona diversão, empolgação, emoçao e porradaria e o principal: competitividade, é sempre bom vencer aquele seu amigo convencido e não só competitividade entre jogadores, mas entre empresas o Old School sabe muito bem que havia aquela discussão nos Flippers entre MK e SF. Bom, ele tem vários combos, cenários, músicas de fundo que te inspiram a ganhar.

As diferenças da versão de SNES para a de Mega Drive são meramente técnicas, sendo que a versão de Mega Drive é BEM superior a de SNES, onde existe uma lerdeza que prejudica a dinâmica e a jogabilidade, portanto se forem jogar é melhor que joguem a versão do Mega Drive.

Vou dizer agora os prós e contras:

Prós: Boa jogabilidade, garante diversões com seus amigos, combos variados, porradaria generalizada, varios modos de jogo e uma boa Inteligência Artificial (A.I.).
.
Contras: Comandos já manjados(genéricos), poucos personagens, combos difíceis de serem executados.

Nota: 9/10

Índice:

Personagens: Modos de Jogo:

Personagens
NOTA: Alguns caracteres os das setas podem não aparecer em alguns navegadores

Ryu – Personagem mais comum entre os jogadores, devido a facilidade nos seus comandos. Ele é muito apelão com seu famoso Hadouken, seu anti-aereo Shoryuken. Seu Hadouken é diferente pois ele foi focado em aprender o Hadouken. Seu país de natureza é o Japão, aonde foi treinado, por Gouken. Agora os comandos:
.
 Hadouken: ↓↘→ + Soco
Shoryuken: →↓↘ + Soco
Tatsumaki Senpuu-Kyaku: ←↓↙ + Chute
Fire Hadouken: ←↙↓↘→+ Soco
.
Ken – É praticamente um clone de Ryu, porém ele é mais focado no Shoryuken e no Helicóptero (Tatsumaki Senpuukyaku). Também é apelão e o segundo mais comum entre os jogadores pelo mesmo motivo indicado acima, seu país de origem é os E.U.A, e também treinado por Gouken. Os comandos de Ken são praticamente os mesmos de Ryu a única diferença é que ele não tem o Fire Hadouken e sim o Fire Shoryuken.
.
Hadouken: ↓↘→ + Soco
Shoryuken: →↓↘+ Soco
Tatsumaki Senpuu-Kyaku: ←↓↙ + Chute
Fire Shoryuken: ←↙↓↘→+ Soco
.
Guile – Ele é um dos mais difíceis de serem controlados pois seu sistema de comando é mais avançado e dificulta uma combinação de golpes (combos). Tem um ótimo anti-aéreo, porém é difícil de ser executado, se torna apelão após 500 anos de treino, ou encostando o  adversário na parede. Seu projétil não é tão bom pois dá um tempo para o seu inimigo reagir e te vencer. Seu país de origem é o E.U.A e foi treinado por Charlie (aparecerá em SF Alpha). Guile foi criado no intuito de chamar os jogadores americanos, já que é um defensor da América. Vamos aos comandos:
.
Sonic Boom: Segure (←) e depois aperte (→) + Soco
Flash Kick: Segure (↓) e depois aperte (↑) + Chute
Air Slam: No ar e também perto do oponente aperte → + Soco Forte
Surprise Knee: → + Chute Médio
.
Chun-Li – Uma das poucas mulheres no jogo, uma das personagens mais fortes do jogo com comandos um pouco mais avançados e menos genéricos. Ela luta Kung-Fu, fazendo-a uma das mais temíveis, se souber jogar com ela é claro. Aproveite bastante os cantos da tela pois ela pode dar dois pulos e quica na parede, abuse bastante dos comandos de chute aéreo sempre tomando precaução aos anti-aéreos. Seu país de origem é a China. Abaixo os comandos:

Lightning Kick: Aperte Chute Repetitivamente
Spinning Bird Kick: Segure (↓) e depois aperte (↑) e Chute
Kikoken: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Sky Walker: No ar aperte ↓+ Chute Médio e só pode ser repetido 3 vezes por Sky Walker
Air Throw: No ar aperte → + Soco Forte (Perto do Inimigo)

.

Blanka – Ele é o único Brazuka desse jogo, portanto muito respeito com o mano, seus comandos são medianos, pois tem alguns que são difíceis de serem realizados. Embora a aparência de Blanka seja assustadora, ele não é um vilão e muito menos um dos mais fortes já que sua principal técnica é preciso estar muito perto para inflingir dano além do tempo que você consegue apertar o botão igual um condenado e o tempo que perde tentando fazer. Se gosta de Blanka, esqueça os choque e use mais as Cannon Balls. Vamos aos seus comandos:
.
Electric Thunder: Aperte rapidamente Soco
Rolling Crush: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Vertical Rolling Crush: Segure (↓) e aperte (↑) + Soco
Bow Crush: Segure (←) e aperte (→) + Chute
.
E. Honda – Genérico de Chun-Li e Blanka, pois tem os comandos principais parecidos (Lighting Kick da Chun-Li e Cannon Ball do Blanka). Isso faz dele um personagem mediano já que é vulnerável a qualquer projétil lançado por qualquer apelão (Ryu, Ken e Sagat). Também nasceu no Japão e luta sumô (é óbvio né), o que faz dele muito lento, não é muito utilizado já que tem mais fraquezas do que forças. Vamos aos golpes.
.
Headbutt: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Rapid Punch: Aperte rapidamente Soco
Splash Attack: Segure (↓) e aperte (↑) + Chute
.
Zangief – De todos o mais complicado de se jogar, fazendo dele uma faca de dois fios, já que para os iniciantes ele é inútil e para os veteranos ele é bem poderoso. Seus comandos são difíceis pois usa na maioria deles Girar a direcional e os 3 Botões além de ter pequena distância para ser eficaz, as marcas em seu corpo são prova de sua força já que ele treina enfrentando ursos polares, Zangief luta sambô e é da Rússia. Vamos aos comandos:
.
Spinning Lariat: Aperte os três Socos ou os três Chutes
Pile Diver: Gire a Direcional Anti-Horário e Soco
Fury Buster: Gire a Direcional Anti-Horário e Chute
Back Hand: →↓↘ + Soco

Dhalsim – Ele também é um dos mais fáceis de jogar pois seus comandos são simples e eficazes, porém apenas para longas distâncias já que de curta distância ele se prova bastante fraco. A capacidade de cuspir fogo e se esticar é muito útil se usada com sabedoria, pois lembre-se os projéteis são lentos (ainda mais os dele), Dhalsim também não tem anti-aéreos, porém tem um agarrão bem chato pra aquele que a recebe. Ele também tem um golpe aéreo bem útil contra aqueles que abusam dos projéteis, mas esse golpe é bem fácil de ser revertido com um simples soco. Ele nasceu na Índia e é um guru espiritual do yoga. Ele é mediano pois tem tantas fraquezas quanto forças. Vamos aos comandos.

.
Yoga Fire: ↓↘→ + Soco
Yoga Flame: ←↙↓↘→ + Soco
Spin Kick: No ar aperte ↓ + Chute Forte
Spin Body: No ar aperte ↓ + Soco Forte
Teleport: →↓↘+ Três Socos

Shadaloo – São os vilões do jogo, no primeiro SF II não são controlados, depois lançam uma versão em que eles podem ser controlados (SF II: Champions Edition), mas cheios de bugs, em SF II: The New Challengers vem em suas versões finais, com menos bugs e com mais um membro
.
Balrog – Também posto como M. Bison na versão japonesa e original, foi expulso do boxe por não ser um bom esportista (trapaceiro). De todos da Shadaloo e do jogo é o mais fraco, inútil, pobre coitado, todos os seus comandos são de soco e não usa o chute, comandos parecidos com os de Guile, porém mais fracos e menos úteis, sem projéteis, sem anti-aéreos, ou seja, um lutador totalmente ruim, embora alguns consigam dominá-lo para os novatos ele não é util. Ele também é da América e é uma alusão de Mike Tyson (pelo menos o Mike arrancou uma orelha e isso nem o Balrog faz!). Vamos aos comandos.

Dash Punch: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Dash Uppercut: Segure (←) e aperte (→) + Chute
Reverse Blow: Segure os três Socos por alguns segundos
Head Counter: Segure (↓) e aperte (↑) + Soco

Vega – Ele também posto como o Balrog na versão oficial, compulsivo pela beleza se utiliza de uma máscara para não estragar o rosto durante uma luta. Em seu campo e sob controle da CPU (chamada de máquina), é muito chato, apelão e forte, não que ele seja fraco, porque a garra aumenta o dano inflingido no oponente. Use e abuse de pulos com ele, seus comandos são dificieis de serem executados, já que o mais forte deles, só é utilizável em seu estádio, como Zangief é forte na mão de veteranos, já para os iniciantes, ele ilude muito seu poder. Agora aos comandos:
.

Rolling Claw: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Dragon Claw: Segure (↓) e aperte (↑) + Chute
Air Slam: Após o Dragon Claw e tiver perto do oponente aperte ↓ + Soco
Falcon Claw: Segure (↓) e aperte (↑) + Soco
Slide Kick: ↓ + Chute Forte

Sagat – Ele é o chefe do SF1 e só entrou no torneio para se vingar de Ryu, e é rei do Muay Thay. Ele é também muito apelão já que une o melhor do jogo (projéteis e anti-aéreos) e inflige um grande dano executando combos, seus comandos são genéricos dos de Ryu e Ken. Usa um tapa-olho por ter perdido o olho (óbvio) em uma luta contra o pai de Dan Hibiki, além de ter vencido a luta Dan quer se vingar dele Ele é da Tailândia, braço direito da Shadaloo. agora os comandos:
Tiger Shot: ↓↘→ + Soco
Low Tiger Shot: ↓↘→ + Chute
Tiger Uppercut: →↓↘ + Soco
Tiger Knee:→↓↘ + Chute
.

M. Bison – Referido como Vega na versão nipônica e é o chefe do jogo, seu dano é bastante alto, com golpes simples. Se os simples são fortes, imagine os especiais, dificeis de serem executados, são aniquiladores. Seu plano é dominar o mundo através da Shadaloo, M. Bison é um personagem muito bem utilizado pelos veteranos, mais para os iniciantes ele não é uma boa pedida, não se sabe sua origem e nem seu nome real. Vamos aos comandos.

Psycho Crusher: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Scissors Kick: Segure (←) e aperte (→) + Chute
Head Stomp: Segure (↓) e aperte (↑) + Chute
Psycho Air Punch: Segure (↓) e aperte (↑) + Soco e pode ser executado durante um ataque normal de soco
Slide Kick: ↓ + Chute Forte

The New Challengers: Grupo de personagens que aparecem em Super Street Figher II, realçam um pouco o jogo, já que antigamente era aquela mesmice de Ryu e Ken. Aqui estão eles:
.
Cammy – Uma das principais curiosidades sobre ela é que ela foi a segunda mulher a ser introduzida na Série, sua terra natal é a Inglaterra e tem laços misteriosos com o M. Bison e a Shadaloo. Ninguém sabe ao certo como que ela se juntou a essa organização, mas será revelado ao longo das versões seguintes. Sua jogabilidade mistura um pouco genérico com os de Guile (Ao estilo charge) em geral eu a considero boa. Vamos aos comandos:

 Cannon Spike: ↓→↘ + Chute
Cannon Drill: ↓↘→ + Chute
Slide Punch: ←↙↓↘→ + Soco e pode atravessar projéteis

Dee Jay – Ele entrou no torneio simplesmente para obter popularidade e que ouçam as músicas dele (já que ele é cantor né), de origem jamaicana, seus comandos são do estilo de Guile e não é um bom lutador na minha opinião e também seus combos são limitados pra quem não tem certa intimidade com esse tipo de jogo. Agora os comandos.
Power Burst: Segure (←) e aperte (→) + Soco
Reverse Kick: Segure (←) e aperte (→) + Chute
Supersonic Beat: Segure (↓) e aperte (↑) + Soco e pode ser prolongado apertando Soco repetitivamente

Fei Long – Ele é um dos melhores em termos de combo e habilidade, quem souber jogar com esse personagem detonará o inimigo em tempos. Ele é de Hong Kong (China)e entra para o torneio para adquirir experiências de batalha, tem um excelente anti-aereo, porém seu truque de soco pode ser facilmente interrompido por um projétil. Uma curiosidade é que ele foi criado para fazer um tributo a Bruce Lee, a lenda dos filmes e do próprio Kung-Fu e o Fei Long tem a aparencia e postura similares ao da Lenda. Abaixo os comandos:

Rekka Ken: ↓↘→ + Soco três vezes
Dragon Kick: ↓←↙ + Chute
Dragon Strike: → + Soco

T-Hawk – Ele é de uma tribo que fica no México e entrou para o torneio para se vingar de Bison por ter destruido o seu lugar de origem. Seus comandos são avançados com de Dee Jay, Guile e outros mas eu digo que ele é um bom personagem já que ele foi o único com esse tipo de comando que consegui jogar, é muito bom pois trabalha com Air Attacks e Anti-Aereos. Vamos aos comandos:

Wild Counter: ↓→↘ + Soco
Hawk Fly: No ar aperte os três socos
Typhoon Slam: Gire a Direcional Anti-Horário + Soco

Modos de Jogo

Arcade Mode: É o modo normal de jogo para que você feche com seus personagens escolhidos. Um dos pontos fortíssimos é o A.I. que já foi citado acima, para quem não sabe a Inteligência Artificial nada mais é do que quando você tenta atacar a máquina pelo ar e você toma aquele anti-aéreo bonito acabando com sua graça, ou então, quando tu lança uma magia e ele pula diversas vezes. Mas a única desvantagem é que você joga tnatas vezes esse modo que você acaba enjoando já que não tem mais desafio pra você. Detalhe: Na versão the New Challengers você pode escolher o final de cada personagem.

Versus Mode: É o modo que você jogou muitas vezes em sua vida como um jogador assíduo de luta. Esse modo de jogo proporciona muita rivalidade, disputa, competitividade, testa suas habilidades de jogador (ou apelão) e ainda pode jogar com seu amigo noob sem esforço. por isso que esse jogo é tão famoso pela forma que propo~e as disputas entrecolegas, amigos, desconhecidos, etc…

Survival Mode: É o modo que testa suas resistência, limites, paciência, habilidades como jogador, pois o que vocÊ temq ue fazer nesse modo é sobreviver contra os personagens do SF2. O único problema é que você terá tempo e paciência para jogar uma hora sem perder um tanto de vida no jogo? Se tiver é seu modo de jogo.

Time Attack Mode: É parecido com o Survival Mode mas a única diferença é que ao invés de contar quantos você amtou, conta-se quanto tempo você esteve como vivo.

Introduzidos no the New Challengers

Team Mode: É o modo que também garante competitividade, testa suas habilidades, disputa, mas a diferença é que ao invés de um personagem, você pode escolher até oito personagens diferentes (ou iguais né), mas sempre tem um que tira onda e vai com um personagem só pra te humilhar.

Tournament Mode: É o modo que me chamou atenção pois agora se quiser fazer um campeonato num é necessário só fazer um “rei-da-mesa”, você faz igual uma playoff de basquete. Esse modo pode ter até 8 participantes assim fica mais fácil de fazer um torneio entre seus amigos, colegas e etc.

Bom amigos do blog, me despeço e espero que vocês leiam o artigo, então valeu galera!

Publicado em 19 de abril de 2011, em 1-SNES, 4-Mega Drive e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Só uma ratificação aí. O fire shoriuken na verdade eh a mesma coisa do normal só que apertando soco forte

    Curtir

  2. Os mais phodas sem dúvida são Guile e Zangief, o motivo como você mesmo disse é a dificuldade de controlá-los, isso faz com que os adversários não saibam com lidar com eles no hora do Fight.
    Zangief = Poder e força bruta ao extremo!
    Guile = Agilidade e habilidade ao extremo!

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: