SNES / PS1 – Final Fantasy V – Análise / Detonado parte 1

Yo!
Antes de mais nada já li que FFV é um calcanhar de aquiles da série, discordo veemente e se fosse assim não teria passado FFVI na pesquisa da revista Famitsu, respeito as opniões, mas comparado aos outros FFI é o menos melhor. É tempo de fazer a analíse sobre Final Fantasy V, sem dúvidas um dos melhores RPGs que já foram lançados, Final Fantasy V tem uma similariedade MUITO grande com o primeiro Final Fantasy, a história é talvez o maior elo entre estes dois games, mas claro o game é muito mais avançado em relação ao primeiro, FFV nos fornece uma grande história, vale lembrar que um jogo sem história fica praticamente chato de ser jogado, já que a história acompanhada de uma boa jogabilidade te prendem ao jogo. FFV começa com um meteoro caindo no mundo onde o jogo ocorre, isto desperta a atenção dos personagens principais que são Bartz, Lenna, Galuf e Faris. Depois de se reunirem os quatro entram em defesa aos três restantes cristais, bem parecido com FFI né? Se os cristais forem quebrados um grande mago das trevas de nome Exdeath será libertado e trará caos ao mundo. FFV apresenta um sistema bem bacana de moldar seu grupo, já que os personagens não seguem um padrão (o principal usa sempre espadas, tem um de cura, um de magias, outro overpower e assim por diante) aqui você pode tornar Bartz, o principal, em um mero White Mage. Esse sistema é bem eficaz já que você pode misturar as habilidades das classes e pode fazer personagens bem poderosos e apelões, os sons e cenários não ficam atrás, a exploração também é grande de forma que você não se entedie com o jogo, há Songs para serem pegas, Summons, Blue Magics e etc. Outra coisa bacana é a parte gráfica, se você pegar para jogar o FFV e o FFIV vai ficar abismado com os gráficos, extremamente antiquados do FFIV (poxa Super Mario World foi feito no mesmo ano que FFIV, custava inovar nos gráficos), FFV para época tem gráficos impressionantes em relação aos do seu anterior

O que realmente deixa a desejar em FFV é que os pretextos utilizados ao longo do jogo, os clichês não são bem utilizados, e as vezes um personagem que você acha que morreu, volta do nada faz uma pontinha e morre novamente, as classes foram péssimamente incluídas, ao invés de você ir em alguma cidade para adquiri-las o que acontece é que elas vem com uma certa facilidade, parece que o jogo nesse quisito foi feito com corredeira. Outro contra também vem no sistema de Jobs, as habilidades passivas deveriam ser mantidas, independente da classe utilizada, oras você perde um espaço só para não colocar nada, é meio o cumulo. Mas o pior é sem duvidas que no final do jogo onde se encontram monstros super poderosos, não te dão xp, só dão AP e dinheiro, você tem que ficar em um lugar estratégico upando, porque ao chegar em certo ponto você não pode avançar upando, o que me desalegra um pouco. O jogo é bom embora tenha essa mesclagem de pontos ruins, é um excelente passatempo e pra quem não gosta de ler como eu é uma aventura fantastica que vale a pena ser aproveitada

As diferenças entre a versão de PS1 e a versão de SNES são mínimas, alguns diálogos tiveram suas traduções alteradas e os nomes das fansubs (traduções de fãs) foram mantidos, Bartz virou Butz, mas nada que afete legalmente a jogabilidade. Os sons também foram remixados e os gráficos melhorados.

Nota: 9,2/10

Comandos

SNES

PS1

Direciona os personagens e as opções Analog
Confirma as opções e analisa objetos
Abre o mapa do mundo em que você está
Abre o menu do seu time
Anula opções e corre com o comanado Run do Thief
Detonando o jogo
Detonado: Parte 1 Parte 2  Parte 3 

1 – Prólogo

O jogo começa com Lenna se despedindo de seu pai, que vai proteger o Santuário do Vento. Então o rei sobe em seu dragão e parte deixando a princesa só

A cena muda para um navio pirata, da capitã Faris, o capitão analisa que o vento havia parado, e novamente a cena muda. Desta vez para o interior de uma caverna, o homem dentro da caverna diz que o deve se apressar. Novamente ao castelo, a princesa Lenna desconsolada teme a morte de seu pai. Que acaba por chegar no santuário do vento, porém o cristal que lá havia é destruído. Novamente somos levados até outro personagem, desta vez o principal Bartz, que sente um tremor e junto com seu Chocobo, fogem do lugar onde estavam.

Bartz Klauser – O corajoso aventureiro, inocente desejando realizar o sonho de seu pai. Como todo principal, é bem balanceado, e como neste FF você pode moldar a classe do seu personagem, ele fica quase sem pontos fracos, sendo o mais notável a falta de velocidade. Continuando, agora você terá o controle sobre o personagem, siga para a direita e você descobrirá a causa do tremor, vá para o meteoro aqui

Meteoro de Tycoon
Bartz deixara Bocó (seu Chocobo) e andará sozinho, ele verá dois monstros carregando Lenna até o meteoro. Você entrará em batalha contra dois goblins, não se preocupe com um hit você os matará.

Depois do ocorrido Lenna se apresentará, e você poderá escolher seu nome, eu coloquei Bartz no meu, mas você fica avontade para escolher, Lenna diz que o meteoro a desacordou, e relaciona a sua queda com a parada dos ventos, Lenna se despede, até que antes de partir eles escutam alguém pedir socorro. Você encontrará aquele senhor da montanha na cutscene do começo do jogo, o velho se apresenta como Galuf, mas não consegue se lembrar de mais nada além de seu nome. Lenna se apressa, então Bartz pegunta pra onde ela vai, ela responde que irá ao Santuário do Vento, Galuf logo se lembra de que também se dirige para lá e pede para acompanhá-la. Bartz é logo deixado de lado, nem sequer convidado (forever alone), você retomará o controle do Bartz, volte para seu chocobo. Saia da região do meteoro e vá para o lado oposto, seguindo na brechinha do norte. Você entrará em uma região, e o seu chocobo parará repentinamente, Bartz não gostará dessa atitude, e parará pra falar com o Bocó. Logo após isso outro tremor acontece, e os gritos de Lenna e Galuf são escutados, siga pra o norte e outro par de Goblins aparecerá, como de praxe eles não são páreos para você, depois de detoná-los chocobo fará a parte dele e pulará umas fissuras no chão, você chegará até Galuf e Lenna e será atacado por mais dois goblins (por que será que eles vêm em pares hein?)

Logo após o ocorrido, Bartz leva os dois para um lugar seguro, Lenna acorda e agradece a Bartz, porém Bartz reclama que o tremor danificou a estrada para Tule, Lenna porém não foge de sua responsabilidade, assim como Galuf. Bartz cede dizendo que acompanhará os dois, dizendo que esse era desejo de seu pai que ele conhecesse o mundo. Galuf duvida de Bartz, dizendo que o motivo de ele querer acompanhá-los é Lenna… Frufrus a parte eles decidem ir até Tule mesmo com o caminho vedado.

Lenna – Princesa de Tycoon, procura ir até o santuário do vento atrás de seu pai, o rei Tycoon, não deixa a desejar, da uma excelente maga para seu time
Galuf – Velho com caráter cômico teve amnésia. Por alguma razão não aparente quer ir até o santuário do vento, segredos de antes da existência dos cristais estão escondidos em Galuf.Continue seguindo para o norte e você irá chegar a uma cavernaPirate’s Hideout
Lenna comentará que a formação da caverna é recente devido aos tremores. Os três entram na caverna, não se preocupe os monstros desta caverna são fracos siga até o caminho e Bartz notará uma fonte, ela recuperará seu HP e MP, então não se preocupe. Continue no caminho e você encontrará um pirata.
Não se preocupe ele não o atacará e servirá apenas para mostrar uma alavanca secreta, abra o baú à esquerda, pra obter um Leather Helm. Abra a passagem e siga, uma abertura os heróis perceberam que o navio viaja sem vento, continue para a esquerda. Na próxima entrada você encontrará um cenário cheio de bandeiras piratas, os heróis concluem que aquele seja o esconderijo de piratas, e Lenna sugere pedir uma carona pra eles, como os piratas não seriam tão corteses eles resolvem entrar de penetra mesmo. Se seguir para a esquerda, encontrará outra daquelas alavancas “secretas” dos piratas, pressione-a.

Depois siga para a direita pela ponte, e entre no navio, terá três portas a da esquerda estará trancada então pegue a da direita, fale com o pirata sonâmbulo (deu pra todo mundo dormir nessa trupe de piratas!). Então suba novamente e siga até o leme e aperte o botão “A”. Haverá algo errado e você será descoberto por Faris, não ficará nada satisfeito com os gatunos no seu barco. Lenna se apresentará e pedirá desculpas, surpreendendo Galuf e Bartz que não sabiam de sua origem nobre. Gentilmente Lenna pede, porém Faris pensa em sequestrá-la, e os prende no porão, dando atenção a um pingente de Lenna. Aqui entramos em uma parte cômica, Galuf, quem deu a idéia de entrar no barco de penetra, pergunta quem foi o idiota que havia dado tal idéia, Bartz logo ataca “Ei seu velho, eu acho que foi você” Galuf então da uma de esquecido…

Lenna então conta suas intenções de ir ao Santuário. As luzes se apagam e Faris em seu quarto se pergunta por que a princesa de Tycoon tem o mesmo pingente que ele. Na manhã Faris decide que irão em direção ao Santuário do Vento, libertando o nosso trio de heróis, alegando que emprestará sua ajuda. Sem vento o barco não pode se mover, eis que Faris apresenta seu trunfo, Syldra uma espécie de monstro do lago ness, é quem carrega o navio.

Faris – Era uma órfã foi encontrada e criada por piratas, com medo de servir os propósitos sexuais, fingiu ser homem.Em busca respostas decide ir também até o Santuário do Vento, é uma mulher, porém Galuf e Bartz não sabiam.

1.1 – Vasculhando um pouco o mapa
Com quatro no grupo agora, se foque na estratégia de utilizar Bartz e Faris para deter um inimigo cada e Lenna e Galuf sempre no mesmo, já que o dano de Galuf será o complemento do dano de Lenna, use esta estratégia para deter os inimigos aleatórios do campo e caverna.

Andando para o norte, haverá uma mensagem perguntando se você quer dirigir direto para o Santuário do Vento, eu sou um explorador, então eu escolho que não. Caso queira ir para o Santuário é só ir ao norte de onde você encontrou os piratas, vamos voltar ao esconderijo dos piratas para ver se há algo por lá.

Pirate’s Hideout
Não se esqueça de onde você guardou seu barco hein, entrando na caverna Bartz notará a ausência de Bocó, prossiga, chegando onde estava o barco, examine as portas que eram guardadas por piratas dorminhocos, na entrada da esquerda, para abrir a passagem basta apertar a “alavanca secreta”, você ganhará um Ether que restaura o MP, um Tent que recupera seu HP no mapa e 300z. Entrando na porta do meio você encontrará Bocó deitado, ferido. Um mago se prontifica a cuidar de Bocó, volte para onde você deixou seu navio. Agora vamos em uma cidade reestocar, não podemos ir pelados para o Santuário do Vento, a cidade mais próxima partindo de onde você pegou o navio siga para a esquerda você encontrará a vila de Tule.

Vila de Tule
Chegando lá os piratas irão para o Pub, junto com Faris. Procure as lojas, e lembre-se da Leather Helm que você pegou no esconderijo dos piratas, equipe-a no Bartz. Para aprender mais sobre o jogo, existe um velho de roxo perto do Pub, ele te levará para a casa dos iniciantes.

Caso queira aprender mais sobre os sistemas do jogo, basta falar com os NPCs dessa casa. Nessa casa é explicado o sistema de classes do jogo, vale a pena dar uma conferida no que os NPCs falam. Siga para a loja de equips e compre o necessário (só tem o set Leather, não é o melhor do mundo mais ajuda bastante), na loja de armas compre apenas uma espada larga para Galuf. Vá para o bar, e suba as escadas, para ver outra cena cômica, onde Faris está dormindo, Bartz e Galuf o param pra analisá-lo e ficam admirados com a “beleza” andrógena de Faris, que da uma desculpa de que quer ficar só. Siga para a maior casa da vila, a casa de Zokk, lá não encontrarão nada pois o idiota não estará em casa, saia a direita de sua casa, para encontrar um moinho e uma caixa, lá você encontrará um acessório, próximo destino é a casa de magias, se possível compre todas, agora vá para o INN descansar, aproveite e compre umas poções por lá, você ficará literalmente falido, no centro da cidade existem uns calotes, analise-os com o botão “A” para achar alguns itens. Vá para o Pub e toque o piano, mas tarde eu comento a utilidade. Terminando a utilidade da cidade, volte para o navio, e siga para o Santuário

1.2 – Santuário do Vento
Entre e já vá direto a sala da esquerda, lá você vai encontrar alguns soldados e um homem que reconhece Lenna, dizendo que os monstros atacaram o santuário e que o rei Tycoon ainda não havia voltado do segundo andar, um soldado alerta de algo ter dado errado, vamos ter de ir até o ultimo andar investigar isso, antes fale com o ultimo soldado da esquerda que te dará cinco poções, siga para a direita que da acesso a uma escada. No segundo andar siga um pouco para a esquerda e encontrará um baú com o item Tent. Note que os monstros aqui são um pouquinho mais poderosos, você não precisa se preocupar com eles até que sua vida esteja em um estado alarmante, portanto não gaste suas poções apenas para completar a vida de seus personagens, use as em caso de extrema importância, continue com o truque de utilizar os mais poderosos para atacar um mob só, enquanto os mais fortes atacam o mesmo mob. Agora vá para a sala do meio e terá um campo brilhante o save point, aqui você poderá utilizar o item Tent (uma boa pedida) eaté mesmo salvar, como de praxe salve e se estiver em situação critica use a Tent. Saindo desta sala você terá dois caminhos

Pegando o da esquerda você terá acesso a uma Leather Helm, o da direita você já sairá de mano com o chefe, a esta altura Lenna será o fardo do seu grupo, já que Galuf com uma Long Sword é capaz de detonar alguns inimigos solo, então a coloque sempre como complemento de golpe de algum. Antes de pegar o chefe, entre na porta a esquerda, para pegar uma Long Sword, equipe-a em Lenna e mesmo assim ela continua fraca… Vá para cima do chefe caso tenham duvidas, sobre o level eu enfrentei ele com os personagens assim:

Chefe: Wing Raptor
HP: 250
BEM FÁCIL basta atacá-lo até ele utilizar o bater de asas (Breath Wing), essa skill é bem forte por tanto use poções, quando ele se fechar, basta você manter o foco em se curar, já que não terá efeito nenhum ataque além de você levar um contra-ataque, bem forte. Não se preocupe ele não te causará problemas a menos que você dê mole pra ele.
Ele dropa uma Phoenix Down, então só pegar pra você, caso não saibam este item ressuscita um aliado.

Caso esteja ferrado, basta voltar no segundo andar e usar Tent naquele ponto de save. Siga para o quarto andar, lá você encontrará apenas uma porta entre nela e estará na sala do cristal. Ao entrar você verá os pedaços do cristal destruídos no chão. O cristal do fogo emitirá uma reação até Faris, que obterá o espírito do fogo, a coragem, o cristal da água também entra em reação também, e concede a Lenna o espírito da água, a bondade, o cristal da terra da a Galuf o espírito da terra, a esperança. E por fim, o cristal do vento da a Bartz o espírito do vento, a busca. Os heróis confusos se perguntam o que foi aquilo, de repente surge o rei Tycoon explicando que eles eram os escolhidos, e que provavelmente os outros cristais serão destruídos por alguma entidade, o rei acaba morrendo, deixando Lenna desolada. Por uma magia muito louca, os fragmentos do cristal do vento se unem aos heróis, dando a eles poderes de “heróis”, que desculpa ridícula da Square para fazer as classes, quer dizer que o cristal prendia guerreiros? Pela mãe do guarda. Caso estejam com duvida nesse sistema de Job, assim que entrarem no portal atrás do altar do cristal você poderá ver um tutorial. Eu coloquei Faris como Thief para ele conseguir alguns pontos coloquei Bartz como Knight, Lenna como White Mage e Galuf como mago azul, ao longo do jogo mudaremos isso…

2 – Protegendo os cristais
2.1 – O Cristal da água
Torna Canal

Saia do Santuário do Vento,volte para Tule e vá para a casa de Zokk, o velho vai ficar surpreso ao ver Lenna, ela pede para ele a chave do Canal para entrar na região Worus (ou algo parecido) porém Zokk avisa que perdeu a chave, porém convida-nos para passar a noite em sua casa, a noite o sonâmbulo Bartz levanta para dar uma espiada na noite, com essa passagem somos apresentados a um pouco mais da história deste personagem, de modo que percebemos que seu pai era algum tipo de protetor dos cristais e não queria passar tamanha responsabilidade ao filho. O que será que o Zokk estava fazendo do lado da Lenna na cama hein… Isso fez minha imaginação fluir. Anyaway Zokk nos da a chave do canal, e confia a segurança da princesa a Bartz. Voltemos ao barco, antes de irmos ao canal, eu vou dar uma andada pelo mapa, para aprender algumas magias de Blue Mage (no continente a direita do esconderijo dos piratas, tem uma abelha que me fornece Sting e os Goblins que fornecem o Goblin Punch), você pode fazer isso caso esteja com um Blue Mage no seu grupo, caso não esteja deixe seus personagens no level 7, é bem tranqüilo fazer isso no Santuário do Vento. No barco, Lenna está triste devido as causas do vento ter parado, já que o cristal foi destruído, como clichê Bartz é quem a consola, Galuf agora nos da uma nova missão:Proteger os cristais, alegando que os protegerá a todo custo. Faris também aparece, duvidando da morte do rei, daqui em diante seu objetivo será proteger os cristais, vá atrás deles. Primeiro, nós vamos atravessar o Canal de Worus, já que Zokk nos deu a chave, para alcançá-lo basta seguir a direita de Tule. Colocando a chave no canal, é só continuar seguindo seu caminho, caso tenha um Black Mage no grupo, os inimigos por aqui tem fraqueza a Thunder, então é só detoná-los com o Thunder. Mais a frente um redemoinho se formará, e apresentará o chefe do lugar

CHEFE: Karlabos
HP: 650
Fraqueza: Trovão
Se não ficar ligado você pode morrer, já que ele tem muitas habilidades, se estiver com um Black Mage aproveite da fraqueza dele (use a habilidade Libra da White Mage), bata com o Knight e com outro que você tiver, mantenha o ritmo de bater e curar, se tiver um Blue Mage com a skill Goblin Punch também vai ajudar.

Syldra ficara preso no redemoinho, querendo nos dizer que o escorpião ainda estava vivo puxando Syldra, Faris se desespera por não poder salvar o amigo que morre. Quem foi que falou que guerras para salvar o mundo não vinham acompanhadas de perdas?

Cemitério de Navios
Siga pela esquerda, e preste atenção, os inimigos aqui em sua maioria são mortos vivos, ou seja se você tiver um White Mage,você pode aniquilar os mortos com seu poder de cura, fique ligado

Siga pela primeira tábua (a da esquerda na imagem) até encontrar uma pedra, aperta “A” que apareceram outras pedras e seu personagem seguirá assim, e você conseguirá uma Mace. Se tiver algum problema com sua vida por aqui, basta ir até o quarto de Faris e dormir. Continuando nosso caminho pegue agora a tabua da direita, e entre na porta no final do caminho, dentro da porta desça as escadas haverá uma porta no meio entre nela para adquirir mais um Tent, agora pegue a porta da direita
Quando chegarmos do outro lado haverá uma parada do grupo, mais nada demais, tem uma escada no cantinho da esquerda, basta descê-la para andar dentro da água, na água terá uma escada bem no sul, pode ser difícil de se ver mais basta procurar.
Nesta caixa onde meu personagem está tem uma leve quantia de 990z, só apertar “A” nela, logo acima dessa caixa a outra escada suba, andando mais um pouco haverão duas portas, na porta de cima, tem um baú contendo uma Phoenix Down pra pegá-la basta entrar dentro da água e passar por baixo do piso, e na porta de baixo, tem uma escada. Antes, de mais nada vou ressaltar que quando seu personagem atingir o nível 2~3 de Job é bom trocar a Job dele, um exemplo eu troquei meu Galuf de Blue Mage para Monk e está bem melhor, ataca duas vezes tem a skill Kick, que atinge todos, também alterei a job de Lenna para Black Mage, assim eu tenho mais controle sobre as magias negras e as magias de cura, Faris e Bartz deixei em suas respectivas jobs (Thief e Knight).
Seguindo o jogo desça as escadas da porta de baixo, passe por baixo do piso para encontrar outra escada que leva ao terceiro andar deste navio. No terceiro andar

Pegue o baú (terá uma poção) e suba as outras escadas e finalmente você estará perto do fim, subindo as escadas entre na porta e achará um quarto, os heróis se retirarão para descansar, para secar as roupas Bartz faz uma fogueira e sugere que Faris tire a roupa, é quando eles descobrem que Faris é MULHER. Nós já sabíamos é claro, porém Galuf e Bartz jamais suspeitariam, eles até ficam apaixonados pela androgenia. Galuf ainda manda uma frase tosca “Eu sabia! Você é linda demais para ser homem” isso não é uma desculpa para sua viadagem Galuf. Enfim nossos heróis descansam e quando acordam Galuf solta mais uma pérola “Eu ainda acho que Faris é homem” UHSAUHSAUHSAUHSAUHSAHU agora ele quer tirar a prova? Você retomará ao controle do grupo, o único lugar que você tem escolha de ir é a porta da direita, entre nela, haverá um save point, aproveite e salve. Suba as escadas e você sairá no convés de um navio todo ferrado, utilize o mastro da direita para andar sobre algumas tábuas, basta seguir para baixo pelas tábuas e chegará em outra parte de um navio quebrado entre na porta. Você encontrará o mapa mundi do jogo, avance para encontrar uma sala com três baús que contem dois antídote e um Phoenix Down.Volte até o lado de fora do navio e na parte baixa da direita haverão pedras a serem puladas abra o baú para emergir um convés siga ao norte do convés até achar mais pedras para pular.

De repente tudo escurecerá e a mãe de Bartz aparecerá, assim como o rei Tycoon e a neta de Galuf, as almas de Bartz, Lenna e Faris será roubada por uma entidade que se intitula Siren. Galuf encoraja todos de que aquilo era uma ilusão projetada por Siren, então uma batalha começará.

CHEFE: Siren
HP: 900
Siren é poderosa, se não tomar cuidado ela pode detonar seus personagens, faça o seguinte como eu tinha um Monk use e abuse da skill Focus, do ataque do Knight e mantenha se curando e se purificando, já que Siren adora se buffar , ela tem 900 de HP então alguns focus são suficientes para matá-la

Depois de detonar Siren, os outros agradeceram Galuf por ter salvo a vida deles, saindo do cemitério de navios, use uma Tent para se recuperar e salve

Cidade de Carwen
Sem navios, você não pode ir até Walse para proteger o cristal de lá, então siga para a direita e depois para o sul, até encontrar uma cidade,a cidade de Carwen. Faça suas compras na cidade. No pub se você tiver um Thief poderá ver uma passagem que dará acesso a 1000z (basta checar os caixotes), ao sul do Pub existe uma mulher de cabelo verde, fale com ela e terá a informação que o povo de Walse utiliza dos poderes do cristal da água, ao sul da cidade de Carwen, e a única forma de se chegar lá é através da água, porém você não poderá fazer isso já que a Syldra foi morto e o vento parou. Converse mais com os NPCs do porto, e volte a porta do Pub onde haverá outra mulher de cabelo verde, fale com ela para descobrir que seu marido viu dragões, entre no Pub e no segundo andar você o encontrará o tal que viu dragões, de fato o cara viu o dragão, que Lenna associa ao dragão de seu pai. Bartz então concluí que se não da pra ir pelo mar, você deve ir pelo ar, não se esqueça de tocar o piano no Pub para se aperfeiçoar. Então temos um novo destino, a montanha do norte, que obviamente fica ao norte de Carwen. Saia da cidade salve siga para o norte, não em direção ao cemitério de navios, mais para a direita.

Montanha do Norte
Entre na caverna, podemos ver que ela é um labirinto então vamos usar a entrada como referencia, quanto aos monstros, qualquer problema mande magias de grupo e a skill Kick do monge, seguindo da entrada pelo caminho do sul, você encontrará um baú com uma Phoenix Down. Pelo caminho do norte você encontrará um baú, contendo um Soft e uma saída, passe por ela, seguindo do lado de fora da montanha, vá para o norte até encontrar a outra entrada para o interior da caverna, chegando lá desça as escadas e passe na outra saída você chegará em um corredor cheio daquelas flores roxas, que são venenosas, continue seu caminho atravesse a ponte, cuidado ao passar pelas flores, elas te deixam envenenado, e quando você for ver poderá estar morto, passe com calma sem pressa, na próxima entrada você encontrará um save point use tent e salve. Prossiga, até a próxima parte e você encontrará o elmo do rei Tycoon, como tudo que é bom, vem acompanhado por algo ruim, Lenna é acertada por uma flecha envenenada e pra piorar uma parte da montanha caí. É então que somos apresentados a uma antagonista, a tal de Magisa está atrás de Hiryuu (o dragão) devido a seu chifre, que vale uma nota. Como se não bastasse todo esse azar, Faris ao tentar ir para o lado de Lenna caí… Mais nem tudo é azar, de alguma forma Faris sobe e tira uma corda para pegar os outros dois membros, uma luta se inicia

CHEFE: Magisa e Forza.
HP: 650 e 850
Se vencer Magisa rápido não precisará lutar com Forza. Magisa sabe usar as magias negras, então bastante atenção a isso, sua cura deverá ser utilizada. Porém Magisa tem um HP muito baixo, em relação ao chefe anterior. Alguns golpes do Monk, utilizando-se do Focus, e do Knight e ela estará derrotada. Conhecimento mágico sem HP não é nada. Só que como nessa montanha, quando pensamos que algo bom está pra acontecer e uma vitória fácil acontecer, aparece seu “namorado”. Detone Magisa (que estará com a vida baixa) e sobrará Forza, como seu nome já o diz é só músculo ele tem um golpe, que da bastante dano, e seu ataque normal costuma tirar 40~50 de vida do meu grupo, porém na tática do curar e bater, você terá êxito nessa batalha

Siga seu caminho passe por aquela entrada e chegara a um ambiente cheio de flores roxas. Continue para encontrar Hiryuu, Lenna acha um ferimento no dragão e o cura, mesmo se envenenando pelo amigo. Com o Hiryuusou em mãos ela cura Hiryuu, mas acaba caída no chão devido ao envenenamento. Em retribuição Hiryuu cura Lenna, Bartz se recusa a ir com o dragão devido ao medo de altura, que é logo superado. Para pousar com o dragão basta apertar o botão “A”, ele é como o barco quando você desmonta ele fica parado no lugar onde o deixou, portanto tenha atenção siga para o sul até encontrar uma cidade com um castelo do lado.

Cidade de Walse
Chegando na cidade, faça o habitual, vasculhe um pouco a cidade e procure estocar seu inventário, aqui tem as partes do Iron Set, com o Mythril Helm (o capacete do rei Tycoon), aqui temos também o Kenpo para os personagens adjacentes. Vá para a loja de magias, já que a loja de armas não tem muita variedade, é impressionante como nesse jogo você fica com a espada do começo por um bom tempo… Por fim vá para o INN e descanse. Vá para o castelo de Walse, que fica ao lado da cidade.

Castelo de Walse
Siga para a sala do trono para falar com o rei, Lenna pede que ele pare de amplificar o poder do cristal, o rei nega,já que isso é a fonte da prosperidade de Walse, ela usa o cristal do vento como exemplo, porém ele pede para ela não generalizar, Bartz se envolve no caso, dizendo que é a vida do povo que está em jogo, e eles não podem arriscar, outro meteoro caí, e como isso já aconteceu uma vez, sabemos que o cristal da água corre perigo. O rei e seus soldados vão até a torre da água, averiguar o que aconteceu, deixou um castelo todinho para nós vasculharmos. No quarto do rei (escada a direita do trono) não há nada, saindo da sala do trono e entrando na porta a direita só tem dois soldados, sendo que um nos da a informação de que se encontrarmos um monstro chamado Garkimasera, estaremos encrencados, continuemos nosso tour pelo castelo, desta sala pegue as escadas que dão direção ao andar superior para encontrar uma biblioteca compacta (que droga, os castelos sempre tem algo de bom, esse ta pobre), pegue a escada que da acesso a um andar inferior para encontrar um armazém, cheque todos os objetos, você encontrará uma Tenda e uma Phoenix Down. Além de outra informação, a de que o Esper Shiva se encontra no castelo. Volte e vá até a ultima escada que sobrou (perto da saída do castelo, tem uma escada que leva a um andar inferior) A partir dessa escada existem três lugares para se ir

Uma escada a esquerda que leva as masmorras. Uma saída ao sul, que desemboca nesta cachoeira, não va nela agora já que Shiva é muito poderosa no momento, e também na sala ao norte tem o monstro que o soldado avisa que é forte Garkimasera, que é realmente MUITO forte caso queira se aprofundar aqui, você vai encontrar alguns itens no final (fuja do bixo com uma skill de Thief). Antes de mais nada, no castelo na saída sul da sala mostrada na imagem acima, siga até a cachoeira e entre nela, lá enfrente um monstro que se parece um soldado, tente roubá-lo (habilidade Steal) já que ele da uma espada muito boa. Agora temos um caminho opcional, antes de irmos para Torre onde o cristal da água está, caso não queiram fazer basta seguir para a Torre de Worus, que fica ao norte de Walse, tente ver um meteoro, está bem perto.

Opç: Castelo de Tycoon
Fica acima do meteoro onde você conhece Lenna e Galuf, lá acontecem algumas cutscenes, tais como Faris sendo confundida com a irmã de Lenna e Bartz se assustando com um chamado de Lenna. Além de uns consumíveis, todos estão naqueles objetos que você deve analisar com o botão “A” (uma poção, dois elixir, dois ether, duas Phoenix Down e um Beijinho). Também há uma sala secreta (visível através da Skill “Passagem” do Thief) que da acesso a umas armas. Pra acessar o lugar basta seguir a passagem na imagem, era guardada por um soldado.

Torre da Walse
Ao entrar você já verá dois soldados jogados no chão, eles dizem que Galura havia atacado o rei, enfim sigamos nosso caminho, essa torre é uma dungeon bem molezinha, ela não apresenta nenhum labirinto, o jogo é apenas subir, no quarto andar você encontrará o rei de Wolrus no chão, estou sentindo que está perto da hora da porrada, fique atento e utilizando bastante a skill Steal, alguns inimigos nos fornecem equipamentos bons. No quinto andar você encontrará um baú com o item Beijinho, que cura o status Frog e um save point, salve. Avance, a partir daqui os inimigos aparecem, caso você não tenha roubado a Mythril Sword na cachoeira em Wolrus Castle, o monstro também fica o nome dele é Ice Solider, use o Steal de vontade. Ao chegar no oitavo andar, suba nas vinhas, na da esquerda você encontrará um baú contendo um acessório e na da direita, outro baú, mais a entrada para o ultimo andar, lá você verá aquele mamute lutando contra um soldado. A batalha irá começar.

CHEFE: Galura
HP: 500
Fraqueza: Todos os elementos
Cuidado, ele tem um grande ataque físico e pode te devastar com facilidade, concentre-se na estratégia de curar e bater, sempre de olho no HP dos seus personagens, conte também que Galura tem um contra-ataque bem eficaz, consegue bater em outro personagem, não necessariamente o que o atacou. Bastante atenção, já que com isso ele pode atacar duas vezes um personagem que já está vulnerável, ele também deixa seus personagens em Sap, isso vai fazendo seu HP cair lentamente, até que morra. Extermine-o com ataques diretos, e se preocupe em curar utilizando as magias brancas.

Mesmo depois de derrotado, o cristal se quebra, o guerreiro que protegia o cristal, antes de morrer pede que Galuf proteja o cristal do fogo. Pegue os fragmentos do cristal, para liberar mais Jobs. Depois de pegar todos, a península que segurava a torre, desmorona afundando assim todos. Syldra aparece novamente e engole os heróis os vomitando em uma praia. Depois disso Syldra volta para a água (segundo Faris ele ia morrer). Você agora tem acesso a novas classes, caso esteja saturado de algumas classes altere-as, eu não tenho muitas dicas mais caso queiram como base aqui está meu time depois da Torre de Worus.

Alterei Bartz de Knight para Beserker e Lenna de White Mage para Red Mage, os outros dois eu mantive.

Cidade de Walse
Durma no Inn, caso tenha feito alterações nas classes compre os equipamentos necessários. Agora se direcione ao Castelo

Castelo de Walse
Vá para o quarto do rei, lá haverá um dialogo, ele nos da nosso próximo destino: Karnak

2.2 – Rumo ao cristal do fogo
Nós falhamos ao proteger o cristal da água, mais sem preocupações, ainda tem dois seguros e nossos esforços serão para protegê-los, para isso siga para o Meteoro de Worus, lá terá uma abertura, entre nela.

O lance é basicamente descer e descer como na Torre de Worus, então não se preocupe, no final haverá um portal, notem é o mesmo lugar que Galuf estava no começo do jogo, depois de todos no portal, você sairá no Meteoro de Karnak, de lá parta para a esquerda e suba o mapa, os inimigos aqui são numerosos porém de cabo deles com magias para o grupo, vai ganhar uma boa experiência, sempre abusando do Steal. No norte quando encontrar uma bifurcação siga para a esquerda e desça caso esteja perdido utilize o mapa com o botão “Y”

Cidade de Karnak
Chegando na cidade faça como de costume, a loja de magias estará fechada, siga para de arma, e então aparecerá um cara de cabelo azul, que te confundirá com inimigos (aliados dos monstros). Você será preso e atirado nas masmorras, sorte a nossa que este jogo não é como Chrono Trigger ou Tales of Phantasia, onde nossos equipamentos são retirados por completo. Fique circulando na sua cela apertando o botão “A” até que a pessoa da outra cela destruirá a parede. O idiota utiliza-se de uma pólvora para explodir a parede achando que ia escapar e da de cara com outra cela, é então que somos apresentados ao CID do jogo (todo FF com exceção do primeiro conta com a participação dele). Logo Lenna o reconhece como um dos que ajudaram a construir as máquinas que amplificam o poder dos cristais, agradeçam a ele pela confusão já que foi ele quem estudou a propriedade dos cristais, só que descobriu tarde demais que abusar dos poderes deles, causa a destruição dos próprios e quando tentava impedir acabou na cadeia. Cid tem uma coisa em comum com nossos heróis, quer proteger os cristais também. O ministro então aparece dizendo que Cid tinha razão e o cristal do fogo começou a entrar em colapso, mesmo com as máquinas desligadas, Cid então associa ao barco a vapor, e nos chama para ajudá-lo, passe livre da cadeia! Perceba que existem alguns baús nas masmorras, porém nós não podemos pegá-los ainda. Se der uma vasculhada no castelo, descobriremos que a rainha está sumida. Antes de ir para o barco, vá para a cidade de Karnak novamente e reestoque, e compre o set de Mythril. Por fim vá ao pub e toque o piano. Agora sim vamos para o Barco a Vapor

Barco a Vapor
Chegando no lugar Cid nos pede para irmos até o motor e nos alerta de que há monstros por lá. Assim que entramos nos deparamos com duas portas que são inúteis, desça direto as escadas, o próximo andar é mais inútil ainda então siga, no próximo andar encontraremos um local parecido com uma sala de máquinas, aqui começa a pancadaria nada de muito assustador, tem um baú bem no canto esquerdo, duas portas e uma escada: na porta de baixo haverá um baú com o acessório Mythril, descendo as escadas encontrará um elixir e na porta de cima haverá uma alavanca aperte-a para acionar o elevador. Confesso que alguns monstros daqui podem dar trabalho se não se cuidarem, os status Blind, Sap e Confuse são muito comuns por aqui, então se ligue, sempre arme uma estratégia quando ver que o negócio vai ficar difícil. Voltando, depois de pegarmos o elevador siga para a esquerda e encontrará uma porta, chegaremos em outro elevador, desta vez estaremos em uma sala com duas portas como na imagem abaixo

Pegue a escada bem acima de você e você estará dentro da tubulação de ventilação depois disso siga para a direita, vai sair em uma conexão siga o caminho para sair na porta da esquerda, ela da em um elevador, o elevador te levara a uma sala com três portas e quatro entradas a sua frente.

A segunda entrada vai te fazer cair novamente no andar anterior, só que de cara na porta da direita, ela da de cara no chefe, porém analisemos as outras entradas: A primeira fará você voltar pro mesmo lugar de onde veio. A terceira fará você cair de frente com um baú, esse baú contém um acessório que aumenta as chances de furto. E por ultimo a quarta não faz nada de útil. Vamos pela segunda, logo a direita tem uma escada, suba-a para pegar o Crescent caso tenha um Thief equipe-o, volte e entre finalmente na porta, depois disso entre na porta da esquerda e você dará de cara com um save point, use o item Tent e salve. Parece que finalmente teremos um puzzle nesse jogo, é bem fácil, utilize-se das alavancas para mover as plataformas, é bem simples, não tem como se complicar. No meio tem um baú, nele haverá um elixir não esqueça de pegar. Entrando na próxima porta você finalmente estará na sala das máquinas, e lá estará a rainha desaparecida, ela se transformará em um monstro.

CHEFE: LiquidFlame
HP: 3000
Fraqueza: Gelo
Como sugere, ele é do elemento fogo, então teremos que esfriar a cabeça deste cara Ice é sua melhor opção contra ele, o ruim é que o contra-ataque é BEM poderoso, podendo causar um dano massivo no seu grupo, ele também muda de forma, hora é um furacão, hora é uma mão, quando é um furacão ele tenta paralisar um membro de seu grupo, quando é uma mão seu ataque concentrado é poderoso. Quando ele estiver em forma de furacão aproveite para se curar, forma de punho ataque sem piedade, já que o contra-ataque da forma humanóide é mais poderoso. Uma boa tática é resistir aos ataques dele, sempre contra-atacando e curando, o MP dele não é eterno então quando acabar detone-o

Depois de acabar com ele, a rainha tombará, e confessará que estava sendo possuída por alguma entidade maligna, avance em seu caminho e você chegará no cristal do fogo. Um lobo aparecerá e reconhecerá Galuf, então aparece um soldado com aquela mesma aura, ativando uma alavanca, o tal lobo morre tentando proteger o cristal. Você agora tem 10 minutos para sair do castelo, então corra, nas masmorras existem dois baús, um tem um monstro então esqueça-o (no castelo tem uma infinidade de baús em umas portas desbloqueadas eu não entro nesse mérito, mas se quiser vasculhar o castelo fique avontade). Corra para a saída rapidamente, na porta você enfrentara um chefe

CHEFE: Seargent (Iron Claw) e Curnaks
HP: 400 (900) e 140
É bem fácil, depois que detonar os lobos, ele se transformará em um monstro muito estranho, não perdoe o monstro e acabe com ele com ataques diretos. Se quiser cortar caminho detone o Seargent primeiro e depois destrua os CurnaksDepois que sair o castelo explodirá e os fragmentos do cristal cairão na sua frente, vá até o barco falar com Cid e o pobre coitado se culpará por isso, siga até a cidade. Vá até a loja de magias e compre as novidades, depois de uma chegada no INN e vá até a rainha que ficou atormentada aproveite e descanse. Agora siga para o PUB e no segundo andar você encontrará um Cid deprimido e chorão, nossos heróis tentam consolá-lo, mais sem sucesso.

2.3 – O ultimo cristal

Saia da cidade e siga para além do muro (que foi destruído). Não entre no deserto tem um mob muito forte, chamado Chimera D, ele arrasa seu time com um hit, portanto apenas contorne o deserto, depois de contorná-lo siga para o sul e encontrará a biblioteca antiga

Biblioteca Antiga
Suba até o ultimo andar e enfrente o terceiro livro que está lá, tem uma dungeon aqui, logo a entrada desça as escadas e entre na porta, é uma dungeon complicadinha, mas é só se aproximar das estantes que elas se movem, quando conseguir passar dessa primeira parte desça as escadas, no próximo andar tem um baú com Ether, siga para a porta. Nesta sala.

Vá até as escadinhas da estante a esquerda e aperte “A” para abrir uma passagem, seguindo ela você encontrará Ifrit o espírito do fogo.

CHEFE: Ifrit
HP: 3000
Fraqueza: Gelo
ABUSE da magia Blizara nele, tira uns 600 de dano, também abuse do Curaga, se tiver um Red Mage no time, você vai ganhar com facilidade

Pronto agora volte e pegue a porta do lado da escada, pegando a passagem da esquerda você dará de cara com um baú com a vestimenta Stealth, agora volte e passe pela passagem que sobrou, siga seu caminho, pela esquerda você encontrará um baú com uma Fênix Down, agora continue até encontrar uma porta. Para passar dessa parte, você deve subir a escadinha de estante e apertar o “A” para liberar a passagem da estante. Siga, lembre-se dos inimigos aqui, eles não são fortes, são apenas chatos já que uma batalha fornece vários inimigos. Você chegará em uma sala com Save Point como de costume, use Tent e salve. Por ironia do destino você encontrará Mid (o neto de Cid), dois livros cairão e Biblos aparecerá

CHEFE: Biblos
HP: 3600
Fraqueza: Fogo
Ele tem fraqueza a fogo, abuse então de Firaga nele. CONTE também que ele é MUITO poderoso, seus ataques dão danos massivos então não dê bobeira, sempre que necessário cure. Eu acabei com ele utilizando o Throw do Ninja, é uma técnica BEM poderosa, é pauleira ele suportar, usar também Ifrit na batalha é sábio o paralisando por uma rodada, se tiver um Blue Mage use a skill Death Claw também.

Depois de detonar Biblos vá falar com Mid, que estava apenas lendo um livro, juro que pensei que ele estava controlando Biblos. E então que voltaremos aos andares principais da biblioteca, Mid agradecerá por ter sido resgatado, Mid então descobre uma maneira de fazer um barco funcionar e acha que Cid ajudará, porém Faris o avisa de que Cid está prestes a desistir de todo o seu trabalho, voltemos a Karnak para falar com ele. Como sempre Cid se mostrará irreversível, até que Mid chega e o encoraja, dizendo que ele sempre o encorajou a não temer o fracasso e que tentar dinovo é a melhor chance, Mid também leva o livro que havia encontrado, e mostra a Cid um jeito de fazer o barco a vapor funcionar. Antes de irmos ao barco a vapor vamos voltar a Worus, existe um Summon por lá.

Sidequest: Shiva
Castelo de Walse
Vá para o Meteoro de Karnak para voltar para Walse, siga para o castelo de Walse, e desça as escadas assim que você entra no castelo, sai pela porta ao sul e siga o caminho até encontrar está cachoeira

Entrando na cachoeira, no quarto andar terá uma coisa brilhante no meio, atenção nesta caverna você. Siga para o centro deste andar, onde tem uma coisa brilhante e analise. Você encontrará o Esper Shiva. Uma luta começará!

CHEFE: Shiva
HP: 1500
Fraqueza: Fogo
Shiva vem acompanhada de três amiguinhos, de cabo deles com um Firaga, já que aqui o fogo detona o gelo, mire sua atenção para Shiva, só ataque seus mínions com o Firaga em grupo. Concentre o Focus, ataques do Knight e a Skill Throw do Ninja em Shiva, com alguns golpes ela estará derrotada

Sidequest terminada depois de vencer Shiva, siga para o barco a vapor em Karnak.

Eu alterei a classe de meus personagens, tornei o Bartz um Mystic Knight, Faris uma Ninja e Lenna uma Summoner. Chegando no barco, Cid nos pede para descansar enquanto eles consertam o barco, ao chegar na acomodação do barco, Galuf se mostrará deprimido com algo, depois de uma dor de cabeça Galuf começara a recuperar a memória, porcausa da relação vô-neto de Mid e Cid, Galuf terá lembranças de sua neta Kara. Galuf então retoma sua consciência e diz que é de outro mundo e veio pelo meteoro para esse mundo a fim de evitar que o mundo seja dominado por um mal, um mal que o povo dele havia selado, é então que somos apresentados ao vilão do jogo Exdeath, e caso os cristais forem destruídos Exdeath será libertado. Você retoma o controle do time, vá acordar Cid, para descobrir que o trabalho estará terminado, agora poderemos explorar o mundo atrás do cristal da terra, existem batalhas no mar, mais nada de muito preocupante, não gaste muito seu MP apenas. Siga para o sul do mapa (utilize o mapa é o ponto mais brilhante ao sul). Você chegará a Jacole

Cidade de Jacole
Faça o habitual, e descanse no INN, se você falar com os Npcs da cidade, perceberá que todos eles falam de uma ilha crescente e de Lunka Vá ao pub e toque o piano desse lugar depois parta para a caverna ao norte de Jacole?

Caverna de Jacole
Na caverna aperte os plugins para abrir as passagens, bastante cuidado com o esquilo de ferro, quando chegar perto da porta analise o baú para abri-la, adentrando a porta você estará em uma parte cheia de baús, a esquerda você encontrará uma Shuriken e uma Tent, seguindo pela direita. Você encontrará um baú e caso tenha libertado o Lobo Solitário em Worus, ele terá levado o conteúdo do baú, chegando ao final você não encontrará nada, além de uma passagem inútil por agora. Vamos tentar ir para a Ilha Crescente

Ilha Crescente
Assim que chegamos um velho, diz que ocorrerá um terremoto, é quando por infortúnio destino o nosso recente navio afunda, descobrimos que a cidade é próspera demais, isso da indícios de que o cristal pode estar aqui. A cidade não apresenta nenhuma novidade em nenhuma das lojas então nem perca seu tempo analisando, uma casinha ao Sul tem um trovador que te ensina uma skill e na casa dele tem um piano, toque-o para aperfeiçoar-se, não tem mais nada, vá para o INN, saia da cidade e ao sul você encontrará a floresta dos chocobos negros. Nosso trunfo para ir até Lonka, já que Chocobos negros voam. Você terá que pegá-lo, basta ele encostar em você, você deve apertar o botão “A” depois de ver que ele voa, o Chocobo caíra sobre uma árvore e com o impacto vomitará dois fragmentos de cristal, os dois que voaram do cristal do fogo. Os chocobos pretos sobrevoam as montanhas, com exceção das com o pico nevado. Depois disso volte para Jacole e de lá siga para o extremo norte para encontrar a cidade de Istory

Sidequest: Ramuh
Cidade de Istory
Não há muito o que se fazer aqui senão falar com os NPCs sobre as lojas, a cidade tem uns acessórios caros, a direita existe um circulo de flores sem nada no meio, dê uma volta no tal circulo e um sapo te dará a Skill Frog, existe também uma ovelha no pasto a mais isolada da esquerda, se olhar ela pelas costas ela te jogará do outro lado da cerca, sendo assim fale com o Bardo para obter a Love Song, fora isso não há mais o que se fazer por aqui. Saindo da cidade na floresta a direita tem um Summon do raio, vamos pegá-lo.

CHEFE: Ramuh
HP: 4000
Ramuh é bastante poderoso, ele utiliza magias estilo Thunder, coisa que não tem fraqueza se você for ao estilo bater e curar estando em um level alto concerteza se dará bem.
Sidequest concluida ao término da batalha siga para a direita perto do Santuário do Vento para alcançar a vila de Lyx.

Vilarejo de Lyx
Fale com os moradores para ter algumas informações sobre o passado de Bartz, a casa de Bartz é a da esquerda, abaixo de uma com um poço, se você olhar em uma mesa um objeto rosa Bartz, lembrará de uma viagem dos pais dele para protegerem algo, onde sua mãe provavelmente morre, depois disso fale com o morador da sua casa agora para aprender mais uma magia de bardo. No centro da cidade há um rapaz loiro que fará Bartz lembrar de seu medo de altura. Vá para o INN e ocorrerá uma cena de Bartz prestando homenagem no tumulo de sua mãe, Faris o consola e se mostra triste quando Bartz fala de seu pai. Por fim voltemos à biblioteca antiga

Biblioteca Antiga
Assim que chegar Cid e Mid te recepcionarão e dirão que encontraram o rei Tycoon, causando a surpresa do grupo, eles dizem que ele foi em direção ao deserto de areia movediça, e que seu corpo estava flutuando por lá. Enfim será meio difícil, ir pra lá sem poder andar. Saindo da biblioteca siga para leste nessa entrada

Se for a seguindo chegará no deserto de areia movediça

Deserto de Areia Movediça
Parece ser uma dungeon difícil de se passar, ao tentar passar pela areia movediça, Cid e Mid aparecerão e tem a idéia de construir uma ponte, só que isso perturbará o verme do deserto, o plano é: Enquanto nós lidamos com o verme eles constroem a ponte.

CHEFE: Sandworm
HP: 3000
Fraqueza: Água
Olha eu não vi dificuldade em enfrentá-lo a tática, bater e curar é bem eficaz contra ele, jogar os scrolls de água com o ninja é util. Não ataque os buracos, pois eles rebatem com Demi, se preocupe com o verme.

Depois disso uma ponte será formada e você poderá andar sobre a areia, a areia é como uma esteira, e não tem maneira melhor de passar por aqui senão que testando os caminhos, sempre se ligue na direção pra qual as esteiras te levam e se atente de que elas devem te levar para o sul e para a direita, ao sair do deserto você dará de cara com um caminho para uma cidade.

Ruins City (Gohn)
Ao chegarmos avance até as escadas e o rei aparecerá, siga-o. Até que ele irá parar em uma casa, Faris e Lenna o reconhecerão como pai, espera ae, FARIS? Assim que avançamos um alçapão é aberto e nossos heróis caem por lá. Galuf caí em um lugar separado do grupo, então somos acompanhados de outra cena com teor engraçado. Dae pra frente você terá o controle sobre o grupo, siga para a porta a esquerda, e os heróis serão transportados até alguma ruína submersa. A cena muda para Cid e Mid levando o Chocobo negro para sua floresta de origem. Você retomará o controle suba as escadas, quando chegar no andar com duas portas (a na sua frente e outra no fundo da sala) na porta do fundo da sala você vai encontrar uma brincadeira: apertar a alavanca, chegar as flores, depois as máquinas, o vaso, o livro e por fim a alavanca dinovo para ganhar duas shurikens e a magia Mini. Voltando a outra sala, haverá uma alavanca perto puxe-a, um alçapão se abrirá sob Mid e Cid, e a porta de onde você está se abrirá, siga nessa sala há um save point siga o protocolo (Tent e Save), continue pelo seu caminho e desça as escadas, você encontrará dois barcos, o seu a vapor que tinha afundado e outro com hélices é então que Cid e Mid caem; Desça as escadas do navio com hélices, até chegarmos na sala de máquinas, aqui Cid aciona um sistema que faz o navio voar, fale com Cid e um choque será sentido, você entrará em batalha

CHEFE: Cray Claw
HP: 2000
Fraqueza: Trovão
Um escorpião, como o Karlabos do Torna Canal, como de costume utilize todas as skills de Raio que tiver na sua manga até que ele pereça, não se esqueça de curar já que ele tem uma skill que da um dano concentrado muito poderoso.

Depois de derrotá-lo Cid e Mid reparam o navio e o grupo toma convicção de que devem encontrar o cristal da terra e protegê-lo. Siga para a Ruins City e uma cutscene acontecerá, uma nave gigante saíra de onde existiam as ruínas. Vá para Tycoon

Castelo de Tycoon
Ao chegar aqui, o ministro estará esperando, diga que vai passar a noite e vai rolar uma cena onde Faris e Lenna conversam, um Flashback mostra Faris (Sarisa) aprendendo magias de cura e colocando Lenna para dormir. Saia do local e volte para aonde o barco voador e Cid e Mid te dirão aonde está o cristal ele está na cidade flutuante, quem quer que tenha acionado o mecanismo de flutuação quer destruir o cristal. Acontece que a cidade está flutuando muito alto, para conseguir alcançá-la você deve ir atrás de um metal muito raro, de nome Adamantium, podíamos pedir a Marvel Comics para nos fornecer, mas como eles não possuem por lá, teremos que encontrar no jogo, siga para o Meteoro de Tycoon

Meteoro de Tycoon
Siga até o meteoro, e quando chegar na entrada o grupo iniciará um dialogo, Galuf abrirá a porta e entre no meteoro, não entre no portal na parede do meteoro o adamantium estará onde à imagem indica. Antes de voltarmos um chefe pé no saco virá nos perturbar

Galuf em seu talk show

CHEFE: Adamantoise
HP: 2000
Fraqueza: Gelo
Como indica uma tartaruga, golpes físicos serão meio ineficazes já que ela tem alta defesa, utilize magias ao estilo Blizard e Blizara, coisas que apliquem dano de elemento gelo, mantenha a cura ativa quando ver que o próximo hit da tartaruga será fatal, a vida dela é bem pequena então em questão de segundos você a detonará

Volte ao subsolo da Ilha crescente e então Cid e Mid farão as atualizações no navio, o possibilitando ir mais alto ainda. Se você quiser treinar existe uma  minúscula ilha que tem o formato de uma chave, logo acima da Ilha Crescente, lá o único mob que você encontra são os “ChamaNegra”, e você sempre encontrará grupos de 5, eles não oferecem nenhum perigo ao seu grupo, têm apenas 220 HP e dão 870 MD, 362 Experiência e 3 Pontos de Habilidade, é um ótimo lugar para upar um pouquinho seus personagens (dica dada pelo Kennedy). Depois disso suba a altura máxima, e terá um porém: para alcançar a cidade você deve destruir os canhões, pegue o navio e suba. Os canhões ficam a esquerda e a direita enfrente-os. Nada de muito difícil, se você tiver um Ninja e estiver com os itens que vendem em Lyx (minha Rom está traduzida) arremesse-os com o Ninja, que vai dar um dano MUITO alto, então sem preocupação, os canhões que arremessam fogo tem fraqueza a raio, e o outro tipo tem fraqueza a fogo. Depois de detonar os quatro canhões o principal virá a tona, enfrente-o

CHEFE: Soul Cannon
HP: 22500
Fraqueza: Trovão
Muito fácil se souber usar essa fraqueza como sua vantagem, esse cara fica se buffando, após destruir seus companheiros, suas técnicas de Relâmpago aumentarão a força do contra-ataque, é a hora do tudo ou nada, se ele te acertar provavelmente vai te deixar MUITO ferrado e com Sap ainda. Ele pode ser bastante poderoso, ao mesmo tempo que pode ser apenas um inimigo fácil, a dificuldade é você quem vai fazer, a vida dele não assusta.
Logo após derrotá-lo o buraco daonde ele saiu, se tornará na entrada, entre.

Ruínas de Lonka
Primeira parte é bem fácil siga atravessando as portas não há segredos, até chegar no segundo andar, no segundo andar o piso parece estar esburacado mais é apenas uma ilusão como mostra essa imagem.
Então não tema quando chegar na plataforma da direita siga para o ultimo quadrado visível e se locomova para baixo, seguindo os passos, pegue o baú que contem uma Golden Plate e desça. O terceiro andar é um bocado mais complicado porcausa desses pisos invisíveis. Observem a imagem o piso invisível está a direita é só seguir pela imagem.
Se seguir para a esquerda encontrará um baú com o item Elixir, seguindo seu caminho que é pra cima desse baú, você encontrará uma Fênix Down também, se você seguir o caminho pela direita descerá para o quarto andar, lá haverá uma escada que te leva novamente ao terceiro, siga por essa trilha para achar um Golden Shield, volte e agora ao invés de pegar as escadas para o quarto andar pegue as que sobem novamente para o segundo, caso estejam perdidos é esta escada.
Aqui você encontrará um Save Point faça o de costume e volte, no canto ainda na imagem tem uma outra escada que leva ao quarto andar, ela está na esquerda da imagem, utilize-a, dae em diante o caminho é bastante óbvio siga até chegar no quinto andar. Chegando no quinto andar siga para a direita, eu não posso dar muitos detalhes, mais vasculhe TUDO, sendo assim você encontrará uma Potion se seguir a escada a direita dessa Potion você encontrará uma sala repleta de baús, aproveite, quando acabar volte até a sala onde encontrou a Potion e siga pela porta, descendo as escadas e seguindo o caminho sem mistérios. Nessa parte aqui você pode se complicar.

A escada apresentada na direita, te leva para um save point, a porta a esquerda te leva para o chefe da dungeon, salve antes de ir até lá, siga pela porta, subindo as escadas você encontrará outra porta e mais a frente uma descida (tal descida te leva a dois baús) e se seguir pela porta estará mais perto do chefe, haverão duas estatuas e uma alavanca na parede aperte a alavanca para a passagem se revelar, finalmente você estará frente a frente com o rei de Tycoon, o rei alterado, faz com que os heróis (principalmente Lenna) lutarem contra o guardião do cristal da terra, é a nossa vez 

CHEFE: Archeoaevis
HP: 16000
Fraqueza Vento
Tem fraqueza a vento, coisa que você não vai ter em mãos, a não ser o Summon Sylph ou um Blue Mage com Aero, que não é lá muito útil, o jeito é bater e curar, estratégia básica de se utilizar em todo chefe. A única ameaça que ele pode te oferecer é utilizar a skill “Chama” que acerta todos e da um alto dano do elemento fogo, é só manter a luta sobre controle, batendo e curando, ele não será um problema, ah e sem me esquecer, ele vai voltar quando for derrotado, portanto tome cuidado.

O rei te agradecerá e irá para a sala do cristal, siga-o. Ao chegar na sala do cristal, o rei se demonstrará controlado por algo, um tremor se inicia e outro meteoro cai, a neta de Galuf então aparece e nocauteia o rei Tycoon, no começo Galuf não reconhecerá Kara, mais logo se recuperará da amnésia, Faris e Lenna levantam e vão acudir o rei. É então que o feitiço sobre o rei desaparece, acontece um blábláblá de família, mas nem tudo são flores, o cristal entra em colapso e se parte em diversas partes. Os totens que prendiam Exdeath são destruídos é então que ele aparece em frente aos heróis, os fragmentos do cristal atingem Bartz, depois disso Exdeath diz que irá destruir o mundo de Galuf. Ao reverter o domínio do mal sobre os fragmentos do cristal o rei de Tycoon acaba por morrer. Depois no barco Galuf recuperará a memória e pedirá pra ir para o seu mundo, e revelerá que foi um dos que selou Exdeath, temeroso que o mago destrua seu planeta, Galuf volta, porém os três restantes tentam acompanhar, Galuf não deixa já que se forem não há volta,

3 – Um novo mundo
3.1 – Rumo ao novo mundo.
Você toma o controle do time, pouse em qualquer lugar, as meninas do seu time tomam como acordo vingar à morte do rei e Bartz fica convicto de que eles devem ir para o mundo de Galuf, então eles decidem procurar Cid, antes vamos ir ao Castelo de Tycoon, lá vai rolar uma cena.

Castelo de Tycoon
Ao chegar, avance e fale com o Chanceler, passe a noite no castelo, para acompanhar um dialogo, onde Lenna pergunta para Faris sobre as lembranças que ela tinha do rei, somos levados a um flashback, do rei ensinando Sarisa (Faris) a montar em Hiryuu.

Meteoro de Tycoon
Você verá o Chocobo Negro na porta, basta entrar. Lá dentro, Cid e Mid colocaram o Adamantium no centro do meteoro, e perceberão que ele suga a energia do Adamantium. O único adamantium não será suficiente, então eles falam que um só não seria, mais o dos outros três meteoros é suficiente, vá para o próximo meteoro, o meteoro de Karnak, pra quem não se lembra aonde ele fica, ele fica a esquerda da pequena vila de Tule.

Meteoro de Karnak
Ao chegar Cid reclamará de monstros, entre no meteoro, desça e enfrente a massa que está sobre o teleportador.

CHEFE: Titan
HP: 2500
Se tiver float vai ser moleza, senão ele tem pouca vida, e não oferecerá problemas, basta manter o ataque encima dele, e se curar bastante use Steal nele para obter um Machado muito poderoso, no final ele ainda lança um Quake que pode acabar com você no final da luta. Ao final da luta você receberá o Esper Titan

Meteoro de Walse
Vai rolar praticamente a mesma coisa, só que dessa vez você não precisara entrar no meteoro, o monstro atacará pelo lado de fora.

CHEFE: Purobouros
HP: 1500
Com o Esper Titan é fácil, basta usá-lo que as bombas te poupam do favor de matá-las

Meteoro das Ruínas
Por fim, ao chegar lá, Mid e Cid entrarão no meteoro, porém demorarão demais, entre para averiguar.

CHEFE: Manticore
HP: 3300
Com um Beserker utilizando o duas mãos e o Machado que se furta do Titan no time esse chefe se torna frágil e obsoleto, porém se não tiver um não tem problema, o lance de bater e curar cai muito bem aqui

Os quatro meteoros começaram a liberar energia e essa energia terá foco em um lugar no mapa. Pra não se perder utilize-se do mapa e siga para lá.

A imagem ilustra bem, os quatro pontos brilhantes indo se encontrar, e o brilho perto da ilha é meu navio, ao chegar no lugar (um buraco no chão emanando luz), os heróis pulam no buraco. Ao chegar no outro mundo, você assumirá o controle do seu grupo em uma pequena ilha com uma floresta, use o item tenda e uma cena se iniciará, mas uma sobre Lenna e Faris, e o passado delas em família, ô gentinha pra não aceitar o que passou e seguir em frente, do nada um monstro aparece e leva, Lenna e Faris embora, depois ele volta para enfrentar Bartz, acho que é facultativo vencer ou perder (eu venci com muita sorte KKK), pois quando você o vence aparece um baú com gás do sono. Do nada o grupo acorda em uma prisão, uma prisão no castelo de Exdeath. Exdeath pegará uma espécie de espelho, pra projetar uma ilusão dos três para Galuf e Kara que estão na ponte lutando contra as forças de Exdeath, no fim Bartz tentará dar uma de valentão e será jogado longe por Exdeath, Exdeath também pede para Gilgamesh ser o carcereiro. Galuf toma a decisão de ir salvar os heróis no castelo de Exdeath. Você tomará o controle de Galuf, na porta de cima há um save point, se quiser salvar salve. Siga para a esquerda e desça as escadas, siga descendo as escadas. Finalmente você chegará aonde Gilgamesh e o time está. Uma luta se inciará contra Gilgamesh, não se preocupe, basta ir atacando ele, e uma hora ele deixará a luta. Galuf libertará nossos amigos. Caia fora do castelo, pela porta principal ainda, KKK

Talvez você se interesse por: 

Final Fantasy I

Final Fantasy II 

Final Fantasy III 

Final Fantasy IV

Final Fantasy V

Final Fantasy VI 

Publicado em 29 de abril de 2011, em 1-SNES, 6-PS1 e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 64 Comentários.

  1. Não tem como disponibilizar um site que tenha um guia completo sobre os itens?

    Curtir

  2. Sei que o detonado é antigo, mas será que vocês poderiam fazer um post com os extras do gba? Como fizeram com o Final Fantasy VI, pois tem algumas profissões e outras coisas extras.

    Curtir

  3. Olá pessoal, vi um lugar bacana pra upar, acima da ilha crescente a primeira ilha pequena tem os “chama negra”, te dão 870 MD, 362 Experiência e 3 Pontos de Habilidade.
    Usei a Bluemagic Aqua Breath (Bafo de água), derrota eles na hora. Fiquei indo lá recuperando no santuário do vento. É meio chato mas vale a pena

    Curtir

  4. Gente, descubri uma coisa: se vc usar o !Catch da classe Treinador(a) no Prototype das ilhas ao sul da Crescent Island e tiver sucesso, quando usar !Release, o Prototype usará MEGAFLARE!!! Não o mesmo MEGAFLARE de Bahamut, mas tão eficaz que vale a pena tentar capturá-lo!

    Curtir

  5. Pra que serve o item Efu Efu?

    Curtir

  6. Voces nao colocaram como pegar o sumon ramuh , ele fica nos arredores de uma cidade la no norte e oeste , quando uma luta aleatoria aparecer voce vai lutar com ele , quando ganhar ifrit vai pedir para ele dar seu poder e ai voce ganha o ramuh .

    Curtir

  7. Olha , eu matei o archeoaves e ele nao voltou , e um bug ou ta certo ?

    Curtir

  8. Esse tutorial é antigo e mais simples porem parece mais completo ‘-‘

    Curtir

  9. Tem uma ilha em forma de chave nas ilhas do sul, lá se encontra um monstro poderoso chamado prototipo, vc basicamente tem de controlá-lo e usa exploder nele, vc ganha 500 exp.!

    Curtir

  10. queria saber se a versão de gba so adiciona as novas classes e a dungeon extra ou muda algo na historia,etc.

    Curtir

  11. ei se vcs estao com dificuldades em matar os monstros , utilize o job samurai no bartz , pois o ataque tirar md tira uma quantidade absurda dos monstros

    Curtir

  12. Como fasso para usar summon ifrit?

    Curtir

  13. eu nao to conseguindo entrar no meteoro e ja fiz tudo que pediu antes :/ me ajuda ai a porta do meteoro de ticon so fica fechada na minha rom

    Curtir

  14. Muito bom o detonado, boas dicas… Aqui vai uma pequena critica, muitos SPOILERS, ao ler o detonado fico sabendo de tudo que vai acontecer. Mesmo assim, muito bom, bem detalhado.

    Curtir

    • É verdade, porque ao invés de fazer só um detonado eu contava a história do jogo, talvez isso prendesse também. Eu era mais novo, então não fazia direito!

      Curtir

  15. Eu vim aqui para te corrigir.E ate natural ter raiva dessas NE??,Nao e reflect e w all,nao e focus e buid up, nao e hastega e fast 2,nao e two hand e both hands ,nao e blizard e nem blizarra e ice e ice 2 ,nao e 1000needles e blowfish nao e protect e safe. Espero que voce nao fique com raivinha com isso mas pelo menos leia esse comentariõ e eu nao sou mais pessoa no mundo e nem um sinples npc num jogo como voce trata aqueles te glorifica e te adoram com meu sangue

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Cara não viaja kkkkkkkk ambos os nomes que o Thel citou e que você citou estão certos, só que um é numa versão do jogo e o outro na outra, provavelmente você está jogando a versão americana do SNES os nomes variam com as versões.Você foi bem ignorante no seu comentário, e com todo respeito está sendo bem idiota em seus comentários(me refiro a todos no blog).Acho que qum tem que ler é você kkkkkkkkk

      Curtir

  16. No castelo de Walse na masmorra posso liberar o lobo?

    Curtir

  17. no total quais sao as magicas azuis que eu posso conseguir usando o magico azul?

    Curtir

  18. Leonardo Pereira da Silva

    ok desculpa o emcomodo e obrigado pela ajuda

    Curtir

  19. Leonardo Pereira da Silva

    sim outra coisa eu gostaria muito de saber Qual é respsta daquele Puzzle da castelo de ZEZA eu nao consigo acertar a combinação dos livros qualquer resposta de tentativa eu estaria muito agradecido

    Curtir

  20. Leonardo Pereira da Silva

    ai gente me diz um local bom pra upar no mundo de Galuf e também me diz qual a ordem dos livros do puzzle do castelo de ZEZA tá um maior sufoco eu preciso de um Float para me ajudar nas batalhas

    Curtir

    • Leonardo, melhor lugar para upar é o lugar que você está, porém tem uma caverna no segundo mundo que é muito boa para pegar AP (é a caverna onde você pega o Summon Shoat, Catoblepas). A ordem está no detonado poxa, se o seu jogo estiver traduzido tem que ser a ordem em português, se estiver em inglês tem que ser a ordem em inglês, da uma olhada na parte 2

      Curtir

  21. Leonardo Pereira da Silva

    eu sou um super fã de jogos RPGs mais tenho um bocado de problemas no Final Fantasy por exemplo quando eu estou numa boa classe eu nao consigo upar em outra é muito dificil começar do zero

    Curtir

  22. Queria saber qual a melhor profissão para cada personagem?

    Curtir

    • Não tem essa de melhor profissão, você quem escolhe… Essa é a função das jobs, você montar o seu time, da maneira que você quiser 😀

      Curtir

    • tem sim,se vc ficar Profissional com varias prof. vc coloca a q equipa tudo e vai fica com as abilidade de todas(eu puis two hand e buildup ja profissional com knight e monk

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      A pergunta foi qual a melhor profissão, isso que vc falou foge ao que foi perguntado.

      Isso que vc falou foi até verdade, mas fica claro no jogo que se mestrar em várias classes, vc ganha as habilidades delas!

      Curtir

  23. depois que os mundos se juntam, pra onde vai o submarino? to precisando dele pra pegar o mimico,ele nao ta aonde eu dexei…(laguinho da cidade mua)

    Curtir

  24. mais alguma coisa… ta tudo zuado essa coisa de room traduzida e nomes nos 2 idiomas ai complica ver o nome dos bixos e itens e tal =/

    eu uso a traduzida…se pá é a sua por causa da magia passagem e o item cabana e tal que vc mencionou e tem aki

    (o gilgamesh quando fica com umonte de braço notando que o galuf morreu,nao tem necessidade de matar ele nao pegando a caixa,só que se nao matar perde o ganji e a excalipur,nao sei se interfere em achar ele depois la na frente…)

    Curtir

  25. Amigo, essas coisas são para os databases… Que foram feitos na versão anterior do blog, só que como tivemos problemas com investidores nosso backup não os salvou… O resultado é que estou com preguiça de refazê-los, mas obrigado pelo comentário 😀

    Curtir

  26. tenho uma pergunta,a chicken knife fica na cidade de mua ou na floresta de mua? ‘-‘
    e oq é surgate? ‘-‘

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Amigo, só precisa fazer a pergunta em uma parte, não precisa repetir, quando o autor do detonado entrar ele responderá com prazer, os comentários aparecem na caixa do topo do blog, fica feio com a repetição. Não estou reclamando nem nada, é apenas um pedido.

      Curtir

    • Surgate é o castelo onde o Zeza reina… Fica ao norte do vale dos Hiryus (onde você enfrenta a Hiryusou) cara isso ta na parte 2 do detonado!

      Fica na cidade de Mua, é difícil de explicar com as palavras então um video vai te mostrar

      Curtir

    • po,ate comentei isso no outro comentario que fiz,quando eu cheguei naquela casinha antes das arvore a porta tava fechada =(
      bom,deve abrir depois que os mundos se fundirem,eu passei la antes,to na parte de entrar no castelo do exdeath pra fundir,se nao for isso me avise
      (e o surgate que eu perguntei,foi a palavra errada,eu quero o item CURNAGO kkkk que era sobre o item que parece precisar pra comprar o acessorio do homem que sai do poço na cidade dos lobisomens…)(que alias não sei aonde pega)

      Curtir

    • Não é o item, você tem que capturar um sapo, que tem esse nome e dar para ele + 10000, que ele vai te dar uma capa ou armadura!

      Curtir

    • aonde ele esta e,como se faz isso?

      tem haver com a classe de treinadora né,uma das magias deve ser isso mas eu nao sei como funciona na pratica,sempre da que o inimigo é muito forte algo assim,parece que li algo sobre tirar 75% do hp do bixo,confere?
      se der pra falar >.<

      Curtir

  27. o machado doom cut,dependendo da vez ele atrapalha,faz o bixo morrer e voltar com o hp cheio quando ativa a caverinha,por isso eu tiro ele contra alguns bixos
    que eu saiba dragoes e fantasmas…

    Curtir

  28. Antes de derrotar o Soul Cannon, eu fui pra uma minúscula ilha que tem o formato de uma chave, logo acima da Ilha Crescente, lá o único mob que você encontra são os “ChamaNegra”, e você sempre encontrará grupos de 5, eles não oferecem nenhum perigo ao seu grupo, têm apenas 220 HP e dão 870 MD, 362 Experiência e 3 Pontos de Habilidade, é um ótimo lugar para upar um pouquinho seus personagens.

    E também, nas redondezas da Ilha Crescente, perto da Floresta dos Chocobos Negros, se você encontrar um grupo onde tenha um SoldadoBio, após vencer a batalha você pode ganhar um machado muito poderoso (DoomCut), e além do poder de ataque grande, as vezes ele causa um efeito que mata na hora o inimigo, independendo do dano (apesar que geralmente o dano é alto quando causa o efeito), mas não é tão fácil ganhá-lo, mas também não é nada impossível, e nem é muito difícil, eu tenho dois =)

    Se eu falei algo errado me corrijam por favor =)

    Curtir

    • Eu sabia a dos soldados bio, mas da ilha eu não sabia! Muito obrigado por compartilhar esse seu conhecimento com o blog, ficaria grato se eu pudesse usar seu treinamento da luta no meu detonado! Já que muita gente tem dúvidas na parte do Soul Cannon se bem que eu não tive toda essa dificuldade nele!

      Curtir

    • Pode retirar do meu comentário e colocar o que quiser no seu detonado, que está ótimo e completo, sem ele eu não teria conseguido passar de algumas partes, vlw =P

      Curtir

  29. quando saiu do castelo de tycon cid e mid nao falam nada sobre tal cidade flutuante “/ algum bug?

    Curtir

    • Você já enfrentou o Gray Claw? Vai ver eles já falaram e você não se tocou, tenta ir até o meteoro de tycoon e pegar o Adamantium. Ou então volta uns passos, você já foi em Ruins City?

      Curtir

    • Siim!! ja fiz tudo oque tinha pra fazer, soque quando saiu do castelo de tycon cid nao fala nada ai vou no meteoro e a portinha tb ta fexada, na vdd segui o detonado como ta escrito ali entao, nao sei bem se tem alguma coisa faltando “/. ja fui em ruins city e ja vi a cidade voar etcc

      Curtir

    • ooou, conseguiii, nao sabia que tinha que volta naquele ponto cinza no mar! ali nao ta explicando tao claro auhsiOAUHS. detonado fodãao vlw aee

      Curtir

    • ei mano eu nao csgndo issoo tbem naooo

      Curtir

    • “Depois de derrotá-lo Cid e Mid reparam o navio e o grupo toma convicção de que devem encontrar o cristal da terra e protegê-lo. Siga para a Ruins City e uma cutscene acontecerá, uma nave gigante saíra de onde existiam as ruínas.”

      Explicado até está, só não tem destaque 😀

      Curtir

    • éééé ausIUHIUASH. cara, como mato ao Soul Cannon? n ta dando, aquele ataque de luz lá acaba com o meu grupo. tem algum antidoto pra sap?

      Curtir

    • Primeiro, você tem um bom level? Ou está low level?
      Segundo, quando matar os companheiros dele pare de usar técnicas de Thunder, pois isso só vai fortificar o dano dele, procure encantar sua espada com um Mystic Knight e cair para dentro dele! Boa sorte!

      Curtir

    • estou no level 15, com um bersek ladrao ninja e invocador. vo tranforma o bersek em mystic entao aushIASUh vlw aeeee

      Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!