SNES / PS1 – Final Fantasy V – Detonado parte 3

Detonado: Parte 1 Parte 2  Parte 3 

4 – Os mundos juntos
4.1 – Prólogo para a luta
Talvez está parte seja a menor, aqui nós encontraremos as ultimas dungeons do jogo. Parabéns por ter chegado até aqui.

Seu time acordará na frente do castelo de Tycoon. Siga para lá e o chanceler estará te esperando, uma festa começa e Faris é reconhecida a como princesa Sarisa de Tycoon, quem enlouquece é Bartz com a tamanha beleza de Faris

Depois dessa ceninha Cara sai do local, siga-a para ela desabafar, agora será só Bartz e cara no time, saia do castelo e siga para o Pirate’s Hideout para visitar Bocó. Se reparar no mapa, notará que agora os dois mundos se fundiram como era de desejo de Exdeath. Caso não lembre o Pirate’s Hideout fica a esquerda de Tycoon siga passe pela ponte e suba até achar a caverninha. Ao chegar lá Bocó sairá e descobriremos que Cara também consegue falar com Chocobos e também descobrir que Bocó agora tem uma família. Após se despedir Bocó nós serve de transporte. Bocó passa por pequenos rios, siga agora para o norte de Tycoon e passe por um rio que tem por ali (tem dois rios cuidado para não se confundir é o ao NORTE mesmo), passando pelo rio siga pela esquerda, até chegar em Tule, note que havia uma montanha atrás de Tule e com a fusão dos mundos ela saiu dali dando lugar a um rio, passe por ele, e entre nesse vale.

Quando começar a passar pelo vale um buraco irá se abrir fazendo com que o time caia em um pequeno buraco, Bartz culpa Bocó pela queda, mas Cara acalma os ânimos no local, eis que surge um monstro querendo nos fazer de janta, mostre quem manda para ele.

CHEFE: Antilon
HP: 8100
Fraqueza: Água
Acredite sua maior dificuldade aqui será a falta de alguém para curar, porém não tem problemas, caso esteja com o mesmo time que venceu Exdeath, basta apenas bater e caso tenha alguma magia utilize-a. Cure-se com Hi-Potions caso necessário.

Após a vitória uma cordinha irá aparecer, Bartz irá tentar de diversas maneiras pegar a corda até conseguir e descobrir que Faris é quem nos tira do fundo do poço. A princesa reclama de termos deixado ela para trás, agora nosso time estará com três. Em meu jogo senti falta de Lenna por demais, já que ela era minha principal maga. Saia do vale e desça você vai encontrar uma caverna, entre nela para encontrar Guido, ele explica aquilo que eu pedi para repararem, a junção dos dois mundos, ele a explica através da lenda, muito tempo antes mesmo de Exdeath os mundos eram unidos e foram divididos para neutralizar o poder do vácuo. Guido conta que nesse tempo um mago mal era capaz de controlar o poder do vácuo, uma longa batalha aconteceu contra Enuo e finalmente usando as doze armas lendárias as pessoas venceram Enuo, porém o poder do vácuo era maior do que Enuo e as pessoas não foram capazes de se livrarem desse mal, os cristais que suportavam o mundo tiveram que ser divididos, formando dois mundos o espaço entre esses mundos, chamado de Fenda Dimensional, foi aonde às pessoas selaram o vácuo. Uma lasca de madeira sai de Cara e se revela Exdeath (lembram-se ele originalmente é uma árvore da floresta de Mua), Exdeath finalmente revela suas preensões: ele quer o poder do vácuo para si, depois disso a fenda destrói o castelo de Tycoon e Exdeath bate um pouco nos heróis, que só escapam da morte porcausa de Guido, depois de se irritar Exdeath joga todo mundo para longe dali (por que ele não fez isso antes?).

Por pura ironia somos lançados até a Biblioteca Antiga, ao entrar uma reunião entre Guido, os sábios de Surgate e os sábios da biblioteca se inicia. Guido afirma que o nosso poder é pequeno perante aos monstros que habitam a fenda dimensional, portanto devemos tirar o selo das doze armas lendárias, os sábios fundem um livro que indica o local das chaves que liberam as armas. As armas se encontram no castelo de Kuzar, as chaves são quatro placas de pedra (cada placa libera três armas). Depois o livro nos da as quatro pistas para encontrar os locais e também diz que as magias mais poderosas também serão liberadas. Nosso primeiro destino é a placa da terra, que está naquela pirâmide no centro do Deserto de Areia Movediça: A pirâmide do Deserto. Saia da Biblioteca e antes de ir para a primeira dungeon se re-estoque em Surgate. Depois siga para a esquerda em direção ao deserto, você chegará primeiro no que sobrou da floresta de Mua

4.2 – Um desafio na pirâmide
Floresta de Mua
É só parte do caminho ao chegar na árvore, Cara dirá que a floresta aos poucos está se refazendo, o time também presta condolências as vidas que foram perdidas e prometem derrotar Exdeath, siga para o deserto

Deserto de Areia Movediça
Como o cristal da terra foi destruído as bênçãos da terra foram perdidas, a areia não se mexe e você pode andar livremente pelo deserto, siga para a pirâmide.

Pirâmide do Deserto
Aperte “A” na porta e você enfrentará as duas gárgulas, não se preocupe o lance aqui é acabar rápido com elas, pois se demorar elas voltam à vida. Depois de derrotá-las entre na pirâmide. Siga pela esquerda não entre na primeira porta dê a volta e encontrará três botões na parede, aperte o primeiro e o terceiro, passe pelo caminho liberado nos espinhos e se deixe escorregar pela cascata de areia. Eu aconselho vocês a estarem com um Thief aqui, pois existem passagens secretas com baús que levam a itens não preciosos, mas úteis (elixires e ethers). Ao cair pela cascata de areia você vai dar de cara com um baú, tem um monstro dentro dele só acabar com o monstro. Depois suba você agora estará do outro lado da cascata de areia que se jogou, suba novamente e para passar aqui você precisará de um Thief ou da skill Passagem.

Passando pelas passagens você chegará a um jogo de escadas que desce, desça por elas e abra o sarcófago para encontrar uma múmia, detone-a siga para dentro do sarcófago para encontrar um baú, pegue o item e se tiver um Mago do Tempo use a magia Exit. Entre novamente na pirâmide e agora sim entre na porta a esquerda suba as escadas. Aqui é o segundo andar e é bem simples basta apertar todos os botões na saleta para sair do lugar, a única chatice aqui será aquela cobrinha branca. Suba para o terceiro andar, logo na entrada tem uma sala com três baús todos tem monstros no baú, além de uma armadilha, depois de pegar os conteúdos siga para a direita para encontrar a porta que leva ao quarto andar, só tome cuidado aqui para não cair nos espinhos. No quarto andar, você encontrará um labirinto cheio de monstros muito chatos (se encontrar com um deles a fraqueza é raio), muito cuidado com eles, aqui tem quatro baús, um na direita superior, outro na esquerda superior, um no sarcófago e o ultimo na esquerda inferior (tem que apertar um botão na parede para pegá-lo), a escada para o quinto andar está em um dos sarcófagos. Suba as escadas encontrará um Save Point, faça o que tem que fazer e continue até o quinto andar. Agora no quinto andar além de algumas passagens secretas existem dois jogos de escadas: um encima que te leva a dois baús e outro em baixo que leva ao caminho certo. Quando terminar de pegar os baús siga pelo jogo de escadas de baixo e estará no sexto andar, aqui é fácil, basta seguir apertando os botões na parede para desativar as cascatas de areia, é só fazer isso até chegar na escada para o sétimo andar. O sétimo andar é simples, tem uma rede de passagens secretas, basta que você entre na porta da esquerda para encontrá-la, haverá alguns baús úteis nessas passagens o baú na sala do meio você pega caindo do oitavo andar ao pegá-los é só subir as escadas. O oitavo andar muda sua forma, você deve prestar atenção nos pontos fixos do lugar, existem duas escadas nesse andar as duas dão no mesmo lugar, porém em partes diferente uma a esquerda e outra a direita, a da esquerda te leva ao lugar certo e a da direita a uns baús, ao chegar nesse andar pela esquerda basta seguir até a porta no centro, pronto chegamos na placa da terra.

Ao pegarmos essa placa nós liberamos Bahamut o rei dos dragões, ele diz que nos espera na montanha do norte, mais depois falamos com ele. Por sorte o navio voador voa até a nossa direção agora teremos acesso ao mundo todo.

Saia da pirâmide e siga para a floresta de Mua, aqui uma cena se iniciará com Hiryuu levando Lenna, a princesa esta possuída por uma das companheiras de Exdeath, Merugene, ela acaba com nossos heróis. Exdeath também aparece e para demonstrar seu novo poder destrói a Biblioteca Antiga e em um sacrifício Hiryuu ataca Lenna tirando Merugene do corpo de Lenna, agora é hora de enfrentá-la.

CHEFE: Merugene
HP: 20000
Fraqueza: Alternada
Difícil se não souber qual a fraqueza dela, já que muda de fraqueza e te ferra com isso, tenha um Mystic Knight no party e um White Mage com Libra / Scan para analisar a fraqueza (ou dois, façam como quiser). Se fizer desse jeito pode ficar mais fácil para vencê-la.

Depois de vencer ela, Lenna vai voltar para a equipe, siga para Surgate se reestoque o navio voador esta logo a esquerda o pegue e uma cena se iniciará, Exdeath mandará, Walse, Istory, Vila dos Moogle e Lix para o saco, causando a ira de Bartz (que nasceu em Lix), Bartz fica descontrolado movendo o navio para todos os cantos, ao se acalmar nós pararemos no Castelo selado de Kuzar. Caso se perca fica ao norte de Tule essa imagem mostra direitinho aonde está.

Castelo selado de Kuzar
Entre no castelo, tenha um Ninja com a skill Fumaça, para escapar das batalhas os monstros aqui são poderosos. Siga para o norte por todas as portas até chegar na sala do selo, coloque a placa no centro da sala e escolha três armas, isso depende das classes que você gosta de utilizar, ao escolher as três é só ir até a placa e sair do castelo. Uma cena mostrará Exdeath enviando seus amigos da fenda para matar os heróis. Agora siga para o Pirate’s Hideout.

Sidequest: Syldra
Pirate’s Hideout
Siga até o final do lugar dê uma caminhada ali no comecinho para Faris perceber a presença de Syldra.
No fim será revelado que o espírito de Syldra quer nos ajudar, e você ganha o Esper Syldra, que é bem poderoso e de grande ajuda no momento.

Pronto depois de feita essa Sidequest siga para o sul do Pirate’s Hideout, procure está grande ponte.
Pouse em uma das extremidades da ponte e siga para o templo no meio, aqui nós encontraremos a segunda placa.

4.3 – A segunda placa e as melhores mágicas
Templo da Ilha Solitária
Faça como o protocolo acabe com as gárgulas e entre, aqui também existem passagens secretas, na primeira sala tem uma na parede a esquerda que leva a um baú com 12000MD. Desça as escadas e entre pela tubulação, agora você estará em uma sala com duas alavancas, existem quatro combinações diferentes:
1 – Duas levantadas volta para o começo do templo;
2 – Duas abaixadas leva a um baú com 9000MD
3 – Da direita abaixada e da esquerda levantada leva a um baú com Elixir;
4 – Da esquerda abaixada e direita levantada leva a mais um baú e entrada para o segundo andar.
Entre pela porta salve no save point e siga, agora no segundo andar tem um baú logo no centro dele, siga pela esquerda para achar outro baú logo a direita dele terá a escada para o terceiro andar. O terceiro andar tem um logo a direita perto da passagem secreta, então siga pela esquerda, sem se esquecer da porta no centro para ter acesso a mais um baú. Se seguir pela esquerda chegará na escada para o quarto andar. No quarto andar não haverá nada, então fique tranqüilo só seguir para o quinto, aqui é um pouco difícil de explicar, mais não saia de frente com os baús, pegue-os pelas laterais ou por trás deles, pois existem buracos, o chão aqui é um campo minado, vá pela esquerda para chegar na escada que leva ao sexto andar. Tem um save point aqui salve e se cure depois siga para o sétimo andar, existe um baú em cada lateral, depois de pegá-los entre na porta para conhecer o chefe desse lugar.

CHEFE: Stalker (Wendigo)
HP: 20000
Esse é chato mesmo, você tem que adivinhar qual é o certo, se, não tenho dicas, é pura sorte, não ataque os quatro juntos pode ser uma escolha fatal. O negócio aqui é ir atacando um por um até achar, sua maior batalha aqui será contra sua paciência. Após matar o certo os outros se matam.

A segunda placa libera o acesso a Torre da Forquilha aonde encontrará duas das maiores magias do jogo, além é claro de mais três armas seladas. Siga para Kuzar agora.

Castelo Selado de Kuzar
Retire o selo de mais três armas a gosto, novamente não entre em batalha com nenhum monstro do castelo, são muita areia para o caminhão. Depois disso siga para a Torre da Forquilha que fica na Ilha Crescente.

Torre da Forquilha
Aconselho a salvarem antes de entrar, não existem save points na torre. Essa porcaria de lugar está encima das ruínas de Lonka, vamos por abaixo essa torre. Aqui a equipe se divide, como eu já joguei essa parte e tive que formatar meu PC, conseqüentemente perdendo o meu save :@, sei o que encontraremos no final. Portanto no caminho da direita você põe seus personagens de dano físico (a cura vai ficar por parte de itens) e na esquerda seus personagens de dano mágico. A torre começa pela esquerda, o negócio aqui é fácil basta ir subindo pelos andares, bem simples, apenas economize MP, porque vai ficar difícil de enfrentar o chefe sem MP. Ao chegar no topo com a equipe da esquerda você toma o controle da direita, o mesmo funciona aqui, só não é necessário economizar nada. A equipe da direita é a primeira a enfrentar o chefe

CHEFE: Minotauros
HP: 19850
O grandão aqui é puro músculo, não podem ser usadas magias na batalha, que pena se você veio com algum personagem que necessite delas, não use também armas do elemento sagrado. Separe um personagem para atacar e outro para curar, é o melhor a se fazer aqui, um bate o outro cura, pois o ataque de Minotauros é poderosíssimo, já vou avisando a batalha não será fácil. Eu contei muito com a sorte, pois esquivei de praticamente todos os ataques dele, para contar com isso vá com um escudo que garanta pelo menos 40% de esquiva. Ao vencer vai obter a magia Holy

Pronto agora é a vez do chefe da parte esquerda

CHEFE: Omniscient
HP: 16999
Se atacar fisicamente, ele vai dar Return e reiniciar a luta. Aqui é tudo na base da magia, use Shell em seus personagens para poder suportar melhor aos ataques dele, quando ele usar Reflect (Wall) use magias do tempo. Summons aqui também caem como uma luva, Syldra principalmente. O negócio vai apertar quando o HP dele for acabando, pois ai ele atacará com as magias mais poderosas, basta usar o summon Carbunuckle (Shoat). Ao vencer vai obter a magia Flare


A torre afunda, dando espaço para aquele lugarzinho onde Cid e Mid estão, vá até lá e siga voltando para descobrir que através de uma tecnologia seu navio possa explorar a parte submarina da junção de mundos. Ou seja, agora seu navio além de voar e navegar também submerge, isso que é competência por parte de Cid. Rola até um climinha entre Cara e Mid, com Cid estragando o papo, parece também que esta é a ultima colaboração de Cid no jogo.

Depois de repararem seu navio você estará pronto para submergir e encontrar a terceira placa, que jaz escondida no fundo do oceano mais mesmo assim é protegida pelo fogo. Para entrar embaixo d’água basta apertar o botão “A” e colocar a setinha para baixo. No fundo do mar, siga para o pontinho brilhante ali na direita perto da ilha crescente.


Você vai encontrar uma espécie de buraco no chão, entre nele.

4.4 – Viagem ao centro da terra e unas cositas mais
Grande Trincheira
Mate as gárgulas e entre, vá seguindo pela esquerda, em uma bifurcação tem um baú, continue pela esquerda desça as escadas e vai chegar no save point, faça o que tem que fazer e continue, agora você estará no andar B4, coloque seus personagens em Float, e aperte o botão na parede à esquerda, passe pela ponte que abriu e desça as escadas, não aperte o segundo botão e siga para a porta, agora você estará em uma sala cheia de botões, pode apertar o que quiser só vai te fazer cair no andar que já vai descer, pegue o baú e desça pelo jogo de escadas à direita. Agora você estará no andar B6, aqui você terá de andar pela lava, na parte de baixo tem um baú siga para a direita e vai encontrar outro baú, vá pela direita e vai encontrar o andar B7. Não se preocupe aqui você encontra uma cidade perdida dos anões. Temos duas portas, a da esquerda tem dois anões, e a da direita tem um anão que vende equips, sinta-se avontade, depois use cabana e salve no save point. Se seguir pela passagem da direita, encontrará um anão cavando, ele diz que tem uma certa atividade sobre ele e indica o ponto no mapa dessa atividade.

Ali na cruzinha, depois nós investigaremos isso mais a fundo. Agora volte a parte do save point e desça, desça as escadas entrando na água e siga para a direita entre na cascata. Você estará novamente em uma parte cheia de monstros, não se esqueça do Float. Siga para a direita e o botão estará lá entre na portinha que abriu e pegue o baú, depois vá para baixo e vai encontrar esses três botões

Aperte o da direita, depois o da esquerda superior, e por fim o da esquerda inferior. Vá até a plataforma aonde tem um baú na entrada aperte ele para liberar a passagem até a terceira placa, ao tentar pegar a placa três carinhas virão te perturbar, acabe com eles.

CHEFE: Triton, Phobos e Nereid.
HP: 13333, 13333, 13333
Fraqueza: Gelo, Terra, Fogo
Você tem que acabar com os três ao mesmo tempo, sua melhor chance é com o GilToss do Samurai.

Ao conseguir a terceira placa você libera a magia do tempo Meteo, que por sinal é uma das melhores, agora siga para Kuzar.

Castelo selado de Kuzar
Libere mais três armas, e vamos para mais três sidequests agora.

Sidequest: Odin
Caverna de Jacole
Se lembram desse lugar né? Fica ao norte de Jacole e agora um pouco perto de Bal, entre na caverna, aperte o botão logo a esquerda, e agora desça são vários botões porém você tem que apertar o botão que aparecer

Depois que conseguir basta ir pela direita até achar a porta, para abri-la você precisa apertar o botão escondido no baú, agora é só seguir ao norte até encontrar as vinhas aonde nossos heróis vão escalar, no primeiro mundo ao escalar essas vinhas você saia em um lugar sem nada, mas aqui você sai em uma espécie de templo. Agora é só subir se esquivando dos buracos até encontrar Odin.
Fale com ele para começar a batalha.

CHEFE: Odin
HP: 17000
Fraco pra quem tem Meteo e Flare, você tem um minuto para derrotá-lo se usar essas magias duas vezes com um suporte de um Ninja e um Knight atacando, você o bate facilmente

Terminada a luta Odin se une a você como Summon, para sair do lugar não é nem necessário passar por onde veio, basta apenas seguir para trás do buraco de onde veio que você vai sair no Castelo de Bal. Vamos para a próxima Sidequest.

Sidequest: Cidade Miragem
Se lembram da atividade que o anão detectou, chegou a hora de olharmos o que é, siga para o ponto no mapa indicado aqui no detonado, você vai chegar nessa floresta aqui.
Ande por ela para encontrar a vila. Os habitantes da cidade se dizem viajantes no tempo jogados ali pela fenda dimensional, vamos ver o que podemos achar aqui, aconselho vocês a terem um Thief no grupo para verificar passagens secretas e aconselho também a ter bastante dinheiro. Aqui umas imagens das principais, que ficam do lado de fora, e algumas dentro.
Vamos pegar as das laterais: a imagem da direita mostra como chegar ao vendedor de anéis, e a imagem da esquerda mostra a passagem que leva ao vendedor das magias mais fortes, a de cima é a principal a passagem de trás do Pub, desça as escadas à esquerda saia pela porta e siga reto, vai encontrar uma casinha, aqui tenha um Thief no grupo para ver as passagens siga reto e encontre o ultimo piano, toque-o, depois volte e suba as escadinhas você vai encontrar um Chocobo Negro pegue-o e agora você terá acesso a alguns lugares que iremos visitar depois.

Sidequest: Canção do Poder e Canção do Herói
Ilha Crescente
Lembra-se que durante meu detonado citei a localização de alguns pianos em algumas cidades? Então chegue até a casa do Bardo aonde você consegue sua primeira música de bardo. Fale com ele e toque o piano e fale novamente com ele para receber uma música poderosíssima, repita o procedimento para receber a outra música dois buffs muito bons um que aumenta a força gradativamente durante a batalha e outro que aumenta seus status.

Sidequest: Lâmpada Mágica
Antes de irmos para a caverna atrás da cachoeira de Istory, fiquei curioso com que um dos NPCs anões me falou, falou sobre uma lâmpada mágica (não tinha reparado que ela era citada e sei sua localização), então vou indicar como pegá-la. Antes pegue Bocó que estará na porta da caverna de Guido. Siga para o norte de Kuzar, passando pela vila de Rugor, da vila de Rugor siga para a esquerda, até chegar em um rio muito extenso, nós iremos fazer Raft com chocobo (H). Siga pelo rio até chegar na cachoeira.
Agora desça e vai encontrar o local da queda, dê um passo para frente e aperte “A” e vai conseguir
Pronto, esse item é muito bom, ele invoca um esper na ordem decrescente de espers (começa do Bahamut e vai até o Chocobo), e para recarregá-la você tem que ir até a Grande Trincheira naquela parte da fonte termal.

Terminadas as sidequests, finalmente poderemos dar segmento ao jogo, e iremos para o local da ultima placa as cachoeiras de Istory. Para entrar nelas, você tem que submergir e entrar na mesma caverna que entrou para pegar o esper Catoblepas (ou é Catoplebas? Ah dane-se é Shoat o nome dele na lista), aliás falando nessa caverna é um excelente local para conseguir AP e leveis com facilidade. Passe pelos monstros e agora você estará de frente com a cascata basta entrar nela.

4.5 – Ultima placa e os ultimos preparativos para a batalha final
Cachoeira de Istory
Acabe com as gárgulas e entre. Aqui as coisas podem complicar um pouco para eu explicar. Preste atenção, aqui na primeira sala da caverna, você tem que deslizar pelas cascatas menores suba o primeiro jogo de escadas e vá pela esquerda e desça na primeira “cascatinha” suba o jogo de escadas agora da esquerda, se quiser pegar os baús siga pela esquerda, para seguir a próxima área siga pela direita (na extrema direita tem mais um baú). Agora você estará em uma sala com dois jogos de escadas, que vão levar ao mesmo lugar, o B2. No jogo de escadas da direita você terá acesso a um baú a mais que no da esquerda (o da esquerda funciona como atalho), tem outro baú aqui para pegá-lo você deve apertar o botão na parede e ir rápido até o baú, o jogo de escadas que leva ao B3 está na esquerda bem enfrente ao botão. O B3 é bem simples, vasculhe-o completamente para encontrar todos os baús, a escada para o B4 está bem ao sul. Descendo as escadas você vai achar um save point, depois de fizer o que tem que fazer desça até o B4. Cuidado aqui existem alguns buracos no chão que te fazem cair diretamente para o B5, se você quiser pegar os baús do B4, basta subir novamente até ele, um baú está no centro do B4 em uma sala, outro na esquerda inferior e o ultimo na esquerda superior (passando em uma entrada), depois de pegos desça até o B5. Note que aqui não tem nenhum jogo de escadas visível, pegue todos os baús, é bem simples basta apertar os botões e pegá-los, para descer até o ultimo andar, aperte o botão do baú a esquerda inferior, ele vai abrir uns buracos no chão, se deixe cair nos buracos e chegará ao ultimo andar. Pegue a ultima placa e suba as escadas um amigo de Exdeath vai aparecer, porém Leviathan o mestre dos mares acaba com o monstro. Se você quiser pode enfrentar Leviathan agora, se não quiser é só seguir por um dos cantos até achar uma cascata e descer por ela para voltar, vou deixar aqui um guia de como derrotar Leviathan

CHEFE: Leviathan
HP: 40000
Fraqueza: Trovão
Duas coisas são necessárias, três anéis corais pelo menos (compra na Cidade Miragem) e também abusar da fraqueza dele, com a skill do Mystic Knight passe o elemento de sua espada para o elemento trovão, se preocupe em atacar com isso e com um Time Mage com a magia Meteo (ou o summon Odin), mantenha-se curando, pois tem horas que ele ataca duas vezes com uma skill poderosíssima, se necessário utilize a magia Shell em seus personagens.

Pronto você terá agora esse Summon muito forte, ele é o Summon de level mais alto, agora vamos as três ultimas sidequests do jogo antes de irmos para a dungeon final.

Sidequest: Bahamut e Phoenix
Vá para a Cidade Miragem e pegue o Chocobo Negro (no meu guia sobre a cidade miragem) e voe perto da cidade de Carwen até esse ponto no deserto.
Pouse nesse ponto de floresta (não da para fazer isso com o navio voador), e aqui você pode escolher existem dois lugares um ao sul: a torre da phoenix e ao norte as Montanhas do Norte, vamos pegar a Phoenix primeiro

Torre da Phoenix.
Aqui encontraremos um summon mediano, a torre tem 30 andares e de 5 em 5 andares você encontra dois baús, um é um monstro que pede Elixir e se você der o Elixir a luta termina te dando 100AP. Não é possível fugir das lutas aqui, portanto economize suas energias ao derrotá-los pode ficar na mão. Para subir em alguns andares as escadas não são visíveis faça como na imagem
Em uma das paredes você vai enfrentar um monstro, que pode te ferrar, caso não queira ganhar toda a experiência que a torre pode te oferecer siga por escolhendo essas direções: Esquerda, Esquerda, Direita, Esquerda, Esquerda, Direita, Esqueda, Esquerda, Direita, Esquerda, Esquerda, Direita, Direita, Esquerda, Direita, Esquerda, Esquerda, Direita, Centro (no ultimo você será obrigado a enfrentar um monstro). Ao chegar no topo encontraremos Hiryuu que vai se sacrificar se atirando do topo da torre, um flashback mostra a lealdade de Hiryuu para com a família Tycoon, no fim ele retorna seu poder como uma Phoenix e você obtem esse Esper. Agora parta para o norte procurando as Montanhas do Norte.

Montanhas do Norte
Siga, salve e vá até o topo aonde Lenna cura Hiryuu e Bahamut aparece e diz que o poder dele será nosso se vencermos

CHEFE: Bahamut
HP: 40000
Ele é um Leviathan, mais muito poderoso, porque ele não tem um ponto forte, não podemos equipar nada que evite seus ataques, ele domina todos os elementos. Entre com float e vá batalhando, quando ver que deu muito dano use o summon Carbunuckle (Garnet), pois na hora que ele usar o Megaflare, você vai refletir todo o dano nele, depois que vem a tempestade, você precisa curar só com itens danos que ultrapassam os 700 (seu melhor item de cura Hi Potion cura 500). Não pense que será fácil, vai ser bem complicado aqui, porque só neutralizamos sua principal técnica as outras só com Shell, isso se ele deixar você trabalhar

Sidequest: Mímico
Pronto, agora volte até seu navio, iremos para a ultima sidequest do jogo, faça ela antes de ir para a dungeon final para evitar ter que ficar voltando. Essa sidequest libera a ultima classe do jogo na Torre de Walse, se lembram que alguns baús e um fragmento de cristal ficaram para trás? Então esses baús e o fragmento estão afundados na torre, siga até lá com o seu submarino (submirja perto do deserto qualquer coisa consulte o mapa).

Torre de Walse
Você terá sete minutos para fazer tudo que tem que fazer aqui é tempo suficiente, o caminho aqui é só descida, desça tudo até chegar no cristal, quando chegar nele responda “Não” e a batalha se inicia.

CHEFE: Gogo
HP: 47114
Esse é o chefe mais forte do jogo, sim mais forte que Exdeath, seu ataque tira impressionantes 9999. Não faça nada além de defender nessa luta, pois ele é um mímico e imita tudo que você faz, use haste e só se defenda ele não fará nada. Uma hora ele irá cansar e dirá que nós vencemos, pois copiamos ele (ele não fez nada e para derrotar um mímico você tem que fazer o que ele faz).

Ao vencer você recebe essa classe Mímico, que equipa TRÊS skills, você só não usa itens, caso não saibam o Mimico herda as características das classes que você se tornou mestre, se você virou mestre em Knight e colocar uma skill de Knight ele vai herdar os stats do Knight, ele também imita o ultimo ataque que sua equipe deu, talvez seu único ruim seja sua limitação em equips. Uma classe muito boa para combinar (Doublecast [Nesse jogo se chama MageX e é obtido conseguindo ficar mestre em Red Mage] + Black Mage + White Mage que combinação *-*).

4.6 – Mandando Exdeath e o Vácuo para o Inferno
Pronto todas as sidequests feitas, reestoque de uma forma que você não vá precisar voltar da dungeon final e siga para lá. Para entrar na dungeon final você tem que ir até o que restou do castelo de Tycoon, lá está a passagem para a Fenda Dimensional

Fenda Dimensional
Essa dungeon é muito grande e é lotada de chefes, aconselho a vocês terem um level superior ao 45 para não ter muitas dificuldades aqui. Entrando, saia do seu barco e siga pela direita até chegar em uma porta aonde os monstros que habitam a fenda te darem as boas vindas (falando que vão te matar, essa gente não vira o disco).
Parte 1: Ruínas
Desça pelas correntes e tem dois baús nas laterais ao pegá-los passe pelas portas e pegue mais dois baús nas laterais, desça para o B2. Agora passe pelas correntes, até chegar em uma parte com três correntes a da direita leva a um baú e a da esquerda a saída. Agora você estará na ultima parte do local, pegue o jogo de escadas da direita para obter mais um baú e o da esquerda para sair na Cidade Miragem, tudo na cidade estará paralisado apenas suba as escadas se cure no vaso e siga para a saída da cidade.

Parte 2: Floresta
Parte difícil de explicar, siga reto e suba, tem um baú logo acima siga agora pela brechinha a esquerda, e agora vá subindo pela direita e do ponto da imagem siga descendo agora descendo
Cuidado, não perca nenhum baú, pela esquerda da brechinha na imagem e a extrema direita encontrará essa brechinha
Se seguir por ela vai encontrar a árvore com um buraquinho e o primeiro dos amigos de Exdeath irá te encarar

CHEFE: Calofisteri
HP: 18000
A imbecil se entope de Reflect, o jeito é apenas atacá-la e se curar, se quiser usar magias use apenas summons e magias do tempo, é só uma questão de tempo até ela ceder…

Bem os amigos de Exdeath não são tão fortes quanto parecem. Siga pelo buraco da árvore para chegar na terceira parte.

Parte 3: Caverna
Esteja com Float nesse andar tem um monstro chato que vive usando Quake. Desça as escadas à direita, ao sair siga pela direita para encontrar outra entrada, pegue o baú e continue pela direita, desça e encontrará o save point, descendo novamente vai encontrar um monstro in-map (ele aparece no mapa) não lute contra ele, é MUITO poderoso (é um dos superboss do jogo), matá-lo é totalmente opçional e exige uma estratégia e equips que talvez você não tenha. Entre na porta e você estará agora em uma mini biblioteca, abra o livro encima da mesa para encarar outro amigo de Exdeath

CHEFE: Apanda
HP: 22200
Fraqueza: Fogo
Esse chefe não merecia estar aqui na ultima dungeon do jogo, muito limitado e fraco, quando ele vê que as coisas estão pesando começa a se buffar, o negócio é atacar, se necessário cure.

Mantenha o livro aberto para chegar na quarta parte da dungeon. O castelo dimensional.

Parte 4: Castelo Dimensional
Caso tenha um Thief (ou um Mímico / Freelancer com uma skill de Thief aprendida) você poderá ver o chão, sem isso é impossível de ver
A dica que dou é reparar as partes sem borda, geralmente são elas que abordam as passagens invisíveis, o caminho daqui é fácil é só seguir pelas plataformas, a ultima plataforma terá umas paredes sem bordas, mais ignore isso, suba as escadas e entre no castelo, o castelo é dividido em muitas portas, nas ultimas portas das laterais, levam a torres com baús. Mais o que nos serve é a escada que desce, logo no centro do salão principal. Descendo você encontrará as masmorras
NOTA: Acredito que aqui seja o melhor lugar para você upar, pois daqui para frente os monstros só dão xp se forem mortos de forma rápida (se é que dão xp)

As setinhas indicam os lugares dos chefes, e os maguinhos verdes são monstros siga até a ultima cela da esquerda inferior e responda sim para encarar um chefe.

CHEFE: Apocalypse
HP: 27900
Fraqueza: Veneno
Esse realmente merece estar aqui, ele é bem poderoso, um golpe de sorte é ele se matar com a própria Roulette. Mais não conte com isso, o que eu fiz foi usar Doublecast (Magia-X) de Flare, e utilizei Mímica com meus outros dois bonecos, ele tomou 24000 de dano só nisso depois só ataquei, se não for com Flare vá com Meteor. É simples se você tiver esses intermédios, senão sua vida será complicada.

Ao vencê-lo um save point irá aparecer, use Cabana e salve, use Float em todos os seus personagns, agora vá até a ultima cela da direita superior, olhe na cela e o chefe vai te enfrentar.

CHEFE: Catastrophe
HP: 19997
Tem magias do tipo terra, ataque se ele te rebaixar use Float, vai precisar curar e selecionar os personagens mais úteis para você, que vão ficar sobre Float, é um ciclo até que a vida dele se acabe.

Vá até a cela e uma garota agradecerá por salvá-la, te dando até um beijo, suba pelas escadas, e caso queira pegar o baú que deixou para trás é só descer na torre oposta a que você está no momento. Entre no ultimo lugar que sobrou e tente ir para a portinha da esquerda
Após algumas tentativas o inimigo aparece, era a garota que te deu aquele beijo, que se revela um baita viado, rei do castelo dimensional Harikarnassos

CHEFE: Harikarnassos
HP: 33333
Fortinho, diga-se de passagem gosta de transformar os membros do seu Party em sapos, ele também tem a magia Holy, basta usar o summon Carbunuckle, deixe que ele transforme alguns em sapos, depois o burro destransforma, se seguir assim vai vencê-lo

Siga pela porta da esquerda que agora já pode adentrar e suba as escadas, siga reto e verá o próximo chefe

CHEFE: Twintania
HP: 50000
Fraqueza: Sagrado
Segure a luta até ele carregar o Gigaflare, quando ele carregar utilize o summon Odin ou a magia Break… Ele parece ser difícil mais se seguir por isso ele morre com um hit.

Agora você poderá entrar na parte final da dungeon, se prepare aqui se encontra Gilgamesh com mais duas partes do Genji Set.

Parte 5: Fenda
Desça as escadas, a direita tem um baú e a esquerda é o segmento do caminho, não use magias que não adiantarão contra os monstros daqui, o contra ataque será fatal. Seguindo seu caminho você chegará até Gilgamesh, prepare-se para roubá-lo.
CHEFE: Gilgamesh
HP: 37000
Ele vai te confundir com um monstro, depois de algumas rodadas a luta será interrompida e ele se une a você, até chama pela mamãe… Só tente roubá-lo

Depois entre no portal e siga pela direita, pegue os baús e irá encontrar o próximo portal, nessa área você tem que seguir pela esquerda ignore o baú no jogo de escadas (tem um superboss), suba e haverá uma bifurcação, na esquerda há um baú e na direita tem o caminho para o próximo portal, essa é a ultima área da quinta parte suba as escadas e vire a esquerda, você encontrará um brilho vermelho que é o ultimo dos amigos de Exdeath, a luta se iniciará

CHEFE: Necrofobia
HP: 44044
Fraqueza: Tudo
Esse panaca tem umas barreirinhas, destrua-as para poder atacá-lo diretamente, ataque uma de cada vez, e sem magias (elas tem reflect), abuse dos summons para destruir as barreiras. Ao destruí-las Necrofobia ira com tudo para cima de você. Então ataque com tudo, com seus melhores summons e magias (Doublecast ajuda). Uma hora Gilgamesh ira aparecer e vai demonstrar a lealdade dele para com o time, retribua o roubando a ultima parte do Genji Set. Gilgamesh ainda paga uma de ermitão dando seus últimos conselhos a equipe, dizendo para Faris se apaixonar, que Galuf era demais para Cara e fala para Lenna continuar cuidando dos animais… Bem no fim ele se explode junto com Necrofobia

A luz se revela um save point, o ultimo do jogo, salve, use cabana faça o que tem que fazer suba e entre no ultimo portal, agora suba o jogo de escadas e encontrará Exdeath.
Ele finalmente conseguiu controlar o poder do vácuo e está pronto para detonar o mundo, ele então volta a sua forma original (de árvore) e começa destruindo os amigos do time, e por fim fataliza o time os enviando para o vácuo. No vácuo os guerreiros da alvorada aparecem, eles seguram o poder do vácuo para que os heróis possam enfrentar Exdeath, depois o rei de Tycoon também aparece para ajudar a segurar o poder de Exdeath, agora você vai pra cima de Exdeath. Vou mostrar a vocês como deixei o time

NOTA: Esqueça o equipa escudo no Bartz, coloque a skill GilToss ou Jump.

CHEFE: Exdeath (Forma original)
HP: 49001
Muito poderoso, tem um ataque que se além de te matar te petrifica. Comece atacando, vá com três mímicos com suas skills mais poderosas, e um quarto membro de freelancer para ter equipado Ribbon, assim ele não vai usar a técnica mais poderosa dele em você. Pronto, pode sacrificar o freelancer, use um doublecast com Flare e fique usando seus mímicos, que vão repitir continuamente o Doublé Flare, tirando ~9000 por hit. Se não for com Doublé Flare, vá com Doublé Meteo ou Doublé Bahamut. O vácuo sugará Exdeath e ele decide que apagará tudo, consigo, eis que surge… Neo Exdeath

CHEFE: Neo Exdeath
HP: Frente 50000, Topo 55000, Meio 55000 e Costas 60000.
Agora sim as coisas parecem se complicar, ele é muito poderoso mesmo, tem umas skills muito over que te detonam, a principio mantenha alguém com Doublecast de Cura3, ataque uma parte de cada vez (se atacar todas de uma vez ele vai se fortificar) com Doublecast de Flare, caso for renascer alguém renasça com o Summon Phoenix, não garanto nada, pois você tem que matar quatro monstros com muita vida, vai precisar ter controle na batalha, quando sobrarem apenas duas partes, use seus summons de ataque em grupo e fique repitindo até matar, pois você não pode deixar que sobre uma, ele usa Meteo e vai acabar com você… Aqui o time quando matei
Com Exdeath morto, nossos heróis acordam no meio do vácuo, e após acordarem os fragmentos dos cristais que estavam com eles começam a serem liberados, os cristais dos dois mundos se põem eu seus devidos lugares (Pirâmide, Cachoeiras de Istory e Grande Trincheira), o poder dos cristais restaura as cidades que Exdeath previamente sugou, após isso os guerreiros que nos ajudaram aparecem

O epílogo do jogo mostra Cara narrando uma carta enviada para Cid, contando o que se sucedeu com os heróis, Lenna e Faris foram coroadas, porém Faris continuou com sua vida de pirata, o reino de Bal agora sem rei será governada pela rainha Cara como o jogo é feminista quatro rainhas (Tycoon, Karnak e Bal)  Bartz volta para Lix, para ficar com seus pais até sair em jornada, Bocó tem seus filhotes. Por fim Cara vai até a floresta de Mua e Cid relembra dos melhores momentos dos quatro guerreiros, essa parte é realmente marcante, pois percebemos o quanto os personagens cresceram, e tomaram a causa maior e se juntaram porcausa de um objetivo comum, mal eles sabiam a magnitude que ir ao Santuário do Vento causaria em suas vidas.
Os heróis agora são encarregados de manter o poder dos cristais vivo, já que eles voltaram. Os créditos aparecem na tela.

Dependendo de quem você perdeu na batalha contra Exdeath, o final será diferente (algumas cenas são excluídas e quem narra, também).

Obrigado, e desculpem a demora com isso, qualquer duvida, só perguntarem.

Talvez você se interesse por: 

Final Fantasy I

Final Fantasy II 

Final Fantasy III 

Final Fantasy IV

Final Fantasy V

Final Fantasy VI 

Publicado em 5 de junho de 2011, em Sequências de Detonados e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 73 Comentários.

  1. Antes da batalha com Catastrophe, equipar um anel na parede por um de seus personagens, e lançaram Float no mesmo personagem. Em seguida, ir para a batalha. Sempre que um de seus personagens é flutuante, Catastrophe sempre usará Gravity100 para aterrar esse personagem. No entanto, porque esse personagem tem um anel Wall, o ataque será refletida de volta para ele. Ele vai continuar a usar Gravity100 para toda a batalha, permitindo que você use todos os ataques que você precisa para vencê-lo sem o medo de ser morto ta ae uma dica q achei em um outro saite

    Curtir

  2. Final Fantasy V com um pouco de estrátegia é bem fácil, zero o jogo apenas no nivel 39, basicamente se você tiver freelancer com duas dessas espadas(Ragnarok, Sangue Bravo e Excalibur), Ataque Duplo e X-Fight com SpellBlade Thunder, e um personagem com mix (torre do dragão) vc acaba com Omega Rapidinho. Shinryu é a mesma coisa, só que ter um Mimic com magia negra e jikuu lv6 com X-magic é bem util, tenha um hairpin pra isso. Basicamente se seus guerreiros morrem, ressucite o mago e faça isso. X-Magic: Flare, Quick, X-Magic, Flare,Flare, Mimic. Se vc tiver magos com alto poder magico isso poderá infrigir 17.500 de dano, eu uso sempre isso pra derrotar os superbosses, int vc que n derrotou eles ainda, vá com um bom equipamento e tente, as chanches são bem grandes.

    Curtir

  3. Eu vi algumas profissões num video. Por exemplo, o Necromancer e o Paladino. Eu queria saber como a gente consegue essas outras profissões. E eu queria saber como encontra Enuo e eu vi num video uma pessoa jogando e não importasse o quanto algum monstro atacasse essa pessoa não recebia dano algum. Espero que alguém saiba responder as minhas dúvidas.

    Curtir

  4. Olá. Pô gente, tô com uma dificuldade, se puderem me ajudar. Acabei de derrotar o Exdeath e no outro mundo sempre a Faris começa a luta com contagem regressiva para a morte. Isso em toda luta. Já deixei ela morrer, já dormi, tentei usar tudo que é poção, mas toda luta ela começa com prazo marcado para morrer. Queria saber como solucionar isso.

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Troque os equips dala, algum deve estar dando esse status negativo para ela

      Curtir

    • Isso aconteceu comigo. Isso acontece porque (se me lembro foi na Pirâmide) a pessoa abre um baú e pega o item “Amaldiçoado” que faz que com quem a equipa tenha contagem regressiva para morrer de 40 segundos. Então quando eu vi no meu inventário o que aquele item fazia dizia que ele fazia com que os personagens tivessem contagem regressiva para morrer. Por isso sempre que eu equipo meus personagens eu sempre tomo cuidado para não equipar ninguém com esse item. Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Curtir

    • Você ta usando um acessório que a deixa em Doom, se não é o acessório é a armadura… São itens condenáveis (acho que é a Bone Mail, não lembro)

      Curtir

  5. Existe alguma maneira de conseguir a Classe Necromancer? Ou é uma classe exclusiva para outra plataforma tirando o SNES?

    Curtir

  6. Como pega a classe do mimico

    Curtir

  7. Gente alguém aí tentou derrotar o mimico sem imita-lo? .. eu usei uma tática que o fez ficar nervoso … primeiro usei o invocador para bloquear os ataques físicos com o golem e o cambucle para refletir a magia assim os ataques não me feriam enquanto o beserker atacava com a habilidade do monge barehands … eu tirava 5000 mil de dano em cada golpe e então eu usei a técnica mix do químico Potion+Dragon fang que fázia o beserker tirar 9000 até o mimico ficar com raiva aí ele começava a usar meteor umas 6 vezes e se alguém do grupo sobrevivia o odin entrava na luta coisa louca pessoal … tentem aí

    Curtir

  8. Bom Vc Poderia Me Dizer o Nome De Todos Os Summons
    Que Eu Me Lembre Tem

    Chocobo: Chute e Gordo
    Odin: Gunglisher (Acho q é assim )e Aquela q corta todos os oponentes
    Shiva: me esqueci a habilidade dela
    Ifrit :Labaredas Infernais
    Bahamut :megaflare
    Phoenix:a que da dano nos oponentes e revive um aliado
    Syldra:me esqueci Também
    Leviathan: Limpador Ideal

    Tem Mais Algum??? Que Eu tenha me esquecido

    OBS: tem aquele q transforma oponentes Em pedra poderia indicar a localização

    Curtir

    • Chocobo: Chocobo Kick e Fat Chocobo
      Remora: Constrict
      Sylph: Whispering Wind

      Ifrit: Hellfire
      Ramuh: Judgment Bolt
      Shiva: Diamond Dust

      Catoblepas (Shoat): Demon’s Eye
      Golem: Earthen Wall
      Titan: Gaia’s Warth

      Garnet: Ruby Light
      Syldra: Thunderstorm
      Odin: Zantetsuken

      Bahamut: Megaflare
      Phoenix: Flames of Rebirth
      Leviathan: Tsunami

      Curtir

  9. Acho q vc esqueceu de explicar como pega a melhor Blue Magic do jogo, a Big Guard, lembro que só era possível depois da fusão dos mundos navegando num lago do lado de uma cidade, de vez em nunca aparecia uma criatura que tinha que dar Control nela para obrigá-la a usar Big Guard no grupo, ajuda pra kct contra o Neo Exdeath(principalmente quando ele usa Almageist)

    Curtir

  10. Thel Martins pf fassa o detonado do jogo chrono triger no SNES em português quando termina fala ai nesse detonado ok quando vc acha q fica pronto ?

    Curtir

  11. Thel uma coisita q vc não disse.Gente lá na cidade de miragem vá no pub pela parte de trás e dessa as escadas lá em baixo tem um cara fale com ele.Ele te diz q tem um presente mas não e de graça e te desafia a da a volta no mundo em um chocobo saia da vila e pegue seu navio voador e pegue Boco ai já e com vc. Uma coisa quando vc chegar na floresta onde tem a vila ignore e continue ate voltar para floresta onde da a vila o q ele te não vou disser e surpresa……😜

    Curtir

  12. onde consigo o vaso de carnago ? (desculpe se escrevi errado)

    Curtir

  13. Como usso a lampada magica peguei mas nao consigo ussar

    Curtir

  14. Eu vi uma imagem com os carinha com -mais de 8000- de HP, pode isso? Meu level é ~coff, coff~ 56 e só to com mais de 4000. Tô usando emulador, então tá fácil até demais. Dica maravilhosa de Ilha Key (aquela ilha em formato de chave da primeira parte. Passei horas ali). Jeito Ultra-Fácil de ganhar: o !Trow (!Jogar) do Ninja, jogando aquelas Tecnicas de Raio/Chama/Água.
    Acabei de pegar o Mímico vou equipá-lo, treinar e TRANSFORMAR AQUELA MALDITA ÁRVORE EM LENHA PRO CHURRASCO.
    Obrigado pelas dicas Thel.

    Curtir

  15. eu estava em busca da terceira placa, ai derrepente eu fui sugado pale fenda dimensional e agora estou querendo voltar, tem como??

    Curtir

  16. No detonado fala sobre as 3 classes “secretas” que se pega depois de liberar as 12 armas?

    Curtir

  17. Michel Matias Oliveira

    No meu load eu to com meus personagens assim:

    Butz: cavaleiro nivel 32
    Leena: ladrão nivel 30
    Faris: Mimico nivel 32
    Cara: Clérigo nivel 30 queria saber se consigo passar da torre fenix nesse nivel?

    Curtir

  18. eu queria saber onde fica a mirage town quando se fundi os dois mundos eu nao acho eu pensei que mirage town fosse a mirage of moore

    Curtir

  19. eu queria saber se eu nao fazer a sidequest eu consigo fazer as missoes normais eu acho que sim nao ?

    Curtir

  20. Oi queria uma dica queria saber onde vende os poderes do ranger(arqueiro) final fantasy v super nintendo Obg lugar especifico

    Curtir

    • ONDE VENDE? -n

      Não vendem, o Ranger tem 4 abilitys:
      Animals que chama um animal que causa status dependendo do teu nível
      Aim que aumenta a acuracy dele com qualquer arma
      Eqp Bows que permite qualquer classe equipar arcos
      X Fight que é faz parte do combo mais forte do jogo (SpellBlade – Dual Swrd – Rapid Fire) e te permite atacar quatro vezes😀

      Curtir

  21. aff deu erro eu jogo o emulador pra ps2e n consigo mais dar load vou ter que começa do começo ¬¬¬¬¬¬¬

    Curtir

    • Ian, cara no Super nintendo,nao precisa ficar só no Load.Porque se acontecer de vc salvar em alguma batalha que vai morrer na certa,nao tem como voltar,e vai ter que começar tudo de novo.
      O que da pra fazer é,nao sei se você reparou mais tem o Save Game SRAM, e tempos atras eu pensava que nao servia pra nada,mas depois eu descobri que se voce salvar o jogo no final fantasy mesmo,lá em Save , e depois em Save Game SRAM ,você pode sair e entrar quando quiser,e nao precisa apertar em load game,nao precisa ir em in-game options so chegar no jogo e ja vai aparecer suas gravacoes, ou sua,dependo de quantas tiver.Valeu oktabsummon

      Curtir

  22. cara me ajuda eu n consigo vencer o stalker de jeito nenhum me da uma dica pra vencer ele ae e caso n se lembre ele é o boss que precisamos matar para obter a 2° placa

    Curtir

  23. Acabei de zerar usei uma estratégia um pouco diferente, na segunda tentativa com luta – x e dual cost na lenna e na cara detonei o cara, foi 2 rodado e já era kkkkkk, use dual cost com a lenna e com a cara, ai escolha quick e depois bahamut, vc vai envocar o bahamut 6x seguida em cada uma kkkkkkk

    Curtir

  24. Bom, Apenas Queria Agradecer Pelo Detonado Muito Bom Mesmo Me Ajudou Muito, E Tambem É Meio Engraçado Algumas Partes Do Detonado rsrs, Blz Vlw Ae Otimo Detonado

    Curtir

  25. como faz quando chegar ao chocobo negro e menina pede para dar um volta ao mundo, mas já fiz e solcita de novo
    o que faço

    Curtir

  26. vixi foi MAL AI THEO SITE ERRAD AI COMO EU SOU BURRO E Q ACHEI QUE ESE SITE AKI ERA OUTRO SITE Q EU FIKO VENDOO DETONADOS MALS AE

    Curtir

  27. aaaaaaa nao adianta pergunta sobre as coisas pra ele ele nem responde aff

    Curtir

  28. aiai… zerei xD
    com os 4 vivos no fim que deu pra aproveitar totalmente o encerramento tb🙂
    marcou esse jogo rs primeira vez que jogo,obrigado japoneses e ingleses/portugueses pelas traduções :p
    terminei o jogo com os personagens em media lv 46 e com mais 30 de habilidade em cada,fiz mestre em todas as classes (nao no mesmo personagem é claro) xD
    zerei o jogo sem usar nenhum item (tirando uns de tirar status negativo de vez enquando) sem usar elixir nem ether nem H potion
    tempo final de 52 horas e 26 minutos + o tempo que demorei matando o neo exdeath
    todos perguntaram eu sei =)
    obrigado pela ajuda com o detonado e as perguntas individuais =)
    flw e vejo voceis na proxima S2

    so pra finalizar,as armas que rouba do neo exdeath e tal… ‘-‘
    a questao é que tem algum tipo de new game + nesse jogo?

    Curtir

  29. como que faz para os mimicos ficarem com 5 ou 6 ações? pq no meu só fica as 3 que eu por e ai no seu,no barts por exemplo,alem de ter os 2 equipa e o espada magica ainda tem o atk e o golpe….
    no meu nao da assim =/
    a cara e a lenna tambem tem 5 ações, como voce fez?
    contando que eu ja fiz mestre no mimico em 3 personagens meus….

    Curtir

    • Aquelas skills são de classes que eu já mestrei cara!

      Curtir

    • entao,eu so coloco magias dos personagem que eu mestrei mas mesmo assim só fica 3 mesmo quando eu vo em ” condição “…o lutar por exemplo não aparece se eu nao por ‘-‘

      o que o bastao ” maravilha ” tem de especial?
      e o que é aquela porta la na cidade da miragem que quando abre fica tudo azul e ela fecha denovo?

      Curtir

    • Aquela porta da na Fenda Dimensional, quando você faz a ultima dungeon você entra em Cidade Miragem por ela… Sobre o bastão eu fiz um database não atoa para resolver essas duvidas, é só consultá-lo, o bastão aumenta sua Mag em +2 e te permite conjurar mágicas aleatóriamente!

      E sobre o Mimico, você tem todos os espaços de skills livres. Os meus três mimicos naõ tem a skil Lutar! Por isso uso um personagem sem o Mimico, assim quando eu ataco uso Mimica com o outro e ele ataca…

      Curtir

    • bom enfim,acho que matei o necrofobia muito rapido que o gilgamesh nem apareceu ‘-‘,ou nem matei o infeliz,so sei que fui andando e cheguei no exdeath arvore so pra ver mais não salvei e bem que eu tava precisando do save point mesmo,vo dar uma olhada melhor la

      kkkk,o monstro in game que é uma aranha de ferro é molezinha de matar e o bau com o ” superboss ” nao é grande coisa tb,só desapontou que só deu habilidade points e o ” trofeu ” que nao deve servir pra nada nos 2 casos e da 50 mil de dinheiro que eu nem preciso que so falta uns 70 mil pra ficar 999999 aki ‘-‘ (nao uso hack),pelomenos no bau tem ragnarok =P pena que eu não sabia que dava pra roubar o chicote dele =/

      to quase zerando e sem mais duvidas por agora
      epico o jogo primeira vez que to jogando…

      Curtir

  30. onde eu posso consegui o summon Carbunuckle (Garnet) para derrotar bahamut?

    Curtir

    • Lê a parte 2 do meu detonado que lá eu explico direitinho, mas tem um momento certo para pegá-lo, se você passou desse momento é impossível pegá-lo novamente:/

      Você pode usar a magia Wall (que é Reflect) ou pode usar Reflect Rings para suprir esta falta!

      Curtir

  31. oi queria dar uma dica inportantisima para o detona: e que em nem um detonado eu vi escrito por isso tenho uma suposisao que é. depois de pega todas as armas lendaria um academico vem ate vc e fala sobre um tipo de terremoto ou algo do tipo acomtecendo no fundo do mar emtao se vc for um pouco ao sudoeste de mirage town vai ver ,que na algua tem umas borbulhas entao eu deci pra ve e uma caverna!!! e quando eu entrei tinha mais 3 classes para pega !!!!! o gladiator o oracle eo cannoneer essas 3 clase e tem mais 2 portas que eu nao consigo abri e asim que vc pega essas classes um homen vem falar com vc mas, nao soube oq ele disse emtao vc poderia me ajuda sobre essa parte?

    Curtir

    • Essas classes se referem ao jogo Final Fantasy V Advance, para Game Boy Advance! Elas não existem no jogo de Super Nintendo! Eu não posso te ajudar porque não fechei o jogo para GBA e meu detonado só serve para o Super Nintendo…

      Curtir

  32. vc pode me diser por favor?

    Curtir

  33. oi queria meus bonecos estao num nivel um pouco amenos o ultimo chef eu queria saber onde e o melhor lugar pra ganha xp no lv 38 em diante espero que me ajuden

    Curtir

    • Você pode upar em vários lugares, a caverna submersa antes da dungeon da ultima tabuleta, pode upar também na ultima dungeon do jogo antes do Castelo Dimensional…

      Curtir

  34. como pegar o x fight que ataca varias vezes em um video do you tube que eu vi?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      É a habilidade final do Ranger(Arqueiro), aprende no nível 4. Pra ser mais exato o golpe ataca 4 vezes, se equipar armas em duas mãos atacará 8 vezes.

      Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: