Mega Drive – Sonic The Hedgehog – Análise / Dicas / Cheats

Análise

Esse jogo definitivamente entrou para minha infância, aliás, foi o primeiro jogo que joguei na vida, então eu resolvi falar sobre ele e estrear mais um console no blog. Bom, ele foi criado em 1991 nas versões Master System e Sega Genesis. E claro tem suas diferenças. Mas resolvi falar do de Sega Genesis porque ele é o melhor entre os dois e também por ser um jogo clássico e que marcou uma geração. Bom ele é um jogo linear, simples e que qualquer um pode jogar pois seus comandos são simplesmente pulos mas apesar de seus comandos serem simples sua jogabilidade é ótima e tem uma dificuldade quando se joga pela primeira vez digamos média-alta (posso estar exagerando mas é o que eu acho). Enfim esse jogo a história é que Dr. Eggman (Ivo Robotnik na versão americana) resolve aprisionar os animais e “transformá-los” em robôs para provocar o caos, mas o que ele realmente quer são as Emerald Chaos (Esmeraldas do Caos) para que assim possa dominar o mundo. Então Sonic  começa uma aventura em busca das Esmeraldas do Caos e também derrotar Eggman para que possa assim manter a paz na South Island e impedir que ele domine o mundo.

Pontos Fortes e Fracos

  • Fortes: Proporciona diversão, desafios, tem uma dificuldade média-alta, vários estágios diferentes, tem vários segredos nas fases, você pega alguns add-ons nas fases.
  • Fracos: Quando você o joga algumas vezes começa a entediar, grande repetição de alguns monstros em diversas fases, o chefe sempre é o mesmo e o que muda são os “brinquedos” dele.

Nota: 7.7/10.0

Bom galera vamos falar um pouco sobre as fases que são 3 (atos) em cada área que se dividem em:

  • Green Hill Zone
  • Marble Zone
  • Spring Yard Zone
  • Labyrinth Zone
  • Star Light Zone
  • Scrap Brain
  • Final Zone
E também falaremos um pouco sobre a Special Stage que lhe dão direito a tentar obter as Emerald Chaos que ao todo são 7 como na imagem abaixo:

Green Hill Zone – Act 1
Ela é simples e fácil de se passar rápido e tem “regras” básicas que você tem que fazer em toda fase:
.
Primeiro: Tem que completar a fase em menos de 10 minutos, caso contrário você morrerá. 
.
Segundo: Toda fase tem essas argolas que contam na pontuação após terminar a fase e também caso tiver juntado 100 moedas você ganhará uma vida e se tiver juntado 50 poderá acessar as Special Stages mas detalhe: Só poderá acessá-las nos atos 1 e 2 de cada área.
.
Terceiro: Nessa e em outros atos tem sempre uns segredos para achar mais vidas ou achar atalhos para que possa passar de ato o mais rápido possível.
.
Quarto: Toda fase tem os checkpoints que te permitem voltar das mesmas quando morrer, mas só vale no ato em que você estiver. Abaixo uma imagem que demonstra mais certinho como é um checkpoint.
Na fase é bem simples, somente vá passando pelos lugares e junte as argolas mas detalhe: sempre cheque as palmeiras pois sempre tem os monitores de Escudos, argolas e etc.

É um jogo simples de “labirinto” você só tem de achar a esmeralda dentre as fases especiais mas claro, se cair onde está escrito GOAL você perde a chance de conseguir a esmeralda, ao lado um exemplo de uma Special Stage:

OBS: Se juntar 50 moedas nas Special Stages você pode ganhar um Continue que se caso perca todas as vidas, terá uma chance de retornar.

Green Hill Zone – Act 3
Note que logo no começo da fase tem uma bananeira com um monitor e nesse monitor possui uma Invencibilidade e assim poderá passar por baixo tranquilamente até o fim da fase que também contém um monitor difícil de ser alcançado e ele vale a pena de ser alcançado pois ele vai te dar Invencibilidade e te permitirá matar o chefe mais rapidamente. Abaixo tem uma imagem explicando um pouco uma estratégia de como derrotá-lo Sem ser acertado.
Para derrotá-lo você ataque dessas plataformas para que seu ataque seja com sucesso, mas aquela bola num vai te deixar atacar Eggman livremente mas para que não seja acertado fique onde estão os 2 círculos para que a bola passe no vácuo.
Depois de uns 6 a 8 acertos você derrotará Eggman pela primeira vez após derrotá-lo simplesmente aperte o switch da cápsula que aprisiona os monstros da área com mostrarei na imagem abaixo. E cada vez que derrotar Eggman os animais serão libertos em cada fim de área. Vamos ao próximo local:

Marble Zone – Act 1
Sobre esta área digo que tem alguns segredos que eu encontrei mas neste ato não encontrei nenhum segredo mas darei algumas dicas. Aqui tem umas plataformas que você encostar por 2 segundos elas começam a pegar fogo então pule para a plataforma seguinte o mais rápido que puder, também tem umas bolas de lava que tem em algumas partes da fase que ficam em algumas plataformas não inflamáveis então acerte o timing e pule para que seja menos um problema para você fora isso, não há mais dicas.
.
Marble Zone – Act 2
Nesse lugar há uma parede falsa aberta como mostra na imagem abaixo. E dentro dela há 3 monitores, 2 com Conjunto de 10 Argolas e 1 com Uma Vida. E para voltar use o bloco flutuante para assim retornar de onde você veio e assim continuar a fase. Vamos agora ao ato final.
Marble Zone – Act 3 
Aqui nessa fase começa com 2 caminhos que levam ao mesmo lugar escolha o que achar melhor para você passar. Neste ato tem outro segredo que tem atalho para chegar ao chefe mais rápido e é o seguinte: Numa parte onde tem 2 “elevadores” que em baixo tem uns espinhos, suba neles e siga reto e chegará numa parede falsa como mostra na imagem abaixo: E lá tem uma vida. Depois pule para a direita e lá há mais uma parede falsa e lá tem um atalho que corta uma parte bem chata da fase.
Logo após cortar a parte chata da fase será moleza passar e agora vamos ao chefe:
Simples mente quando ele atirar fogo em um lado acerte ele, como demonstrado acima, e depois de acertar ele algumas vezes você terá derrotado ele.

Spring Yard Zone – Act 1
A fase é um pouco chat apor causa que tem algumas partes que tem espinhos flutuantes nas bolas de ferro e quando tu tenta em algumas partes pegar as argolas, mas tem uns espinhos atrás de você. Acho que num tenho nada mais a acrescentar. Uma característica dos atos destas zonas são os Bobbins que parecem aquelas paradas de pinball e a cada acertada você ganha 10 pontos 
.
Spring Yard Zone – Act 2
Nesse ato é um pouco mais chatinhos por causa das “half-pipes” que tem as bolas de ferro espinhadas se movendo em torno delas, ou seja tem que ser rápido se quiser pegar todas as moedas mas se quiser passar direto simples mente fique na plataforma no meio do “half-pipe”. 
.
Spring Yard – Act 3
Essa fase é a mais chata de se fazer antes do chefe pois no finalzinho tem uma parte qeu tu tem que passar das “escadinhas móveis” que tem no final tem que ser preciso no seus pulos caso contrário você morrerá. Agora como matar o chefe:
Quando começar já vá no ultimo bloco de pedra que tem porque quando você fica em cima dele por um tempo ele já vem com um espinho de baixo da máquina flutuante dele e quando ele vier esquive e aproveite para acertá-lo quantas vezes forem possíveis, porque a cada bloco que ele retira é menos um lugar para que você fique em cima e se ele te acertar você morrerá logo pois ele irá te prensar contra o bloco. Depois de uns acertos você mata ele.
 
Labyrinth Zone – Act 1
Para mim disparadamente é a zona mais difícil do jogo pois ela é debaixo d’água e tem que desesperar pra achar umas bolhas de ar para que tenha oxigênio caso fique muito tempo sem ar começará uma contagem regressiva de 5 segundos e caso não consiga uma bolha grande você morre. Sobre essa fase é a mais “simples” dos 3 atos dessa zona tome cuidado com os mobs que vem debaixo das ruínas pois eles são malandros e te atacam diretamente na horizontal
.
Labyrinth Zone – Act 2
Neste ato tem mais coisas a se preocupar, por exemplo, uma corrente com uma bola de ferro espinhada girando em alta velocidade então espere um tempo e passe devagar (ainda mais se for na parede é 10 vezes pior) sem pressa porque se for afobado você será acertado por elas. Outra coisa importante são os “elevadores” de cordas que de um lado no topo do lugar tem um espinho e caso num saia de lá você morrerá prensado.
.
Labyrinth Zone – Act 3
Este ato é o mais chatinho pois as bolhas de oxigênio são mais limitadas e tem bem mais problemas tem um escorregador de água no começo igual na Act 2 só que esse fica interminável enquanto não pular num lugar que tem um switch que acaba cortando o escorregador, vamos ao chefe:

Não precisa matá-lo, apenas saia do fundo do labirinto e esquive das lanças e bolas de fogo, fora isso não é necessário acertá-lo para que posa concluir a zona.
.
Star Light Zone  – Act 1

Logo no começo tem uma parede falsa para ser destruída com um Spin Attack. Essa zona num é tão difícil mas tome cuidado mais com os monstros neste ato, pois os monstros bomba espalham os estilhaços e por tanto saia de perto deles fora isso acho que não tem mais nada a dizer.

Star Light Zone – Act 2

Nesse ato tem umas gangorras com bolinhas de ferro espinhosas e tome cuidado ao tentar se impulsionar, quando você sobe na gangorra, a tendência é que a bola passe para o lado oposto onde ela estava, portanto passe para o outro lado rapidamente e você será impulsionado para cima.
 
Star Light Zone – Act 3

Essa fase tem várias dessas gangorras e cuidado com os ventiladores pois eles são traiçoeiros tem eles nos atos anteriores mas nesse ato é pior pois te deixa frágil aos monstros bomba. Vamos ao boss é o mais temático de se matar:

Quando você chega você pensa “a vou bater nele com o Sonic” (eu mesmo achava isso) quando chegar lá Eggman começará a jogar essas bolas de ferro que já havia dito anteriormente e para acertá-lo pule na gangorra e no tempo certo e assim você acerta as bolas nele e repita o mesmo processo algumas vezes e você matará ele.

Scrap Brain Zone – Act 1

Esta é a última zona antes da batalha final, como todas as outras tem três atos mas a diferença é que no terceiro ato você não enfrentará ele mas você entenderá depois, nesse ato tome mais cuidado com os lança-chamas e as pontes levadiças no começo pois elas ficam pouco tempo firmes pois depois elas abrem. Fora isso não tem com o que se preocupar.

Scrap Brain – Act 2

Nesse ato tem também as mesmas coisas no ato anterior serve mas esse tem umas partes chatas que tem umas mini plataformas que tu tem que ser um pouco habilidoso para enrolar para que algumas plataformas maiores possam aparecer mas elas ficam pouco tempo ativas então pule o mais rápido possível. Outra coisa são os aparelhos de choques que dão uma descarga elétrica de 2 em 2 segundos. Então passe rápido se num quiser perder suas argolas e logo em seguida morrer. No fim desse ato tu pensa que já matará Eggman mas ele faz uma sacanagem e te joga para o “subsolo” de Scrap Brain.

Scrap Brain – Act 3

Neste ato lembra um pouco a Labyrinth Zone então não tem muito comentário a se fazer sobre ela exceto no final que tem um teleportador para Batalha Final e o última zona do jogo.

Final Zone

É o final do jogo mas você estará em desvantagem pois está sem argolas mas se estiver com as Esmeraldas do Caos será mais fácil mas enfim vamos para a última forma de Eggman.

Para matá-lo você tem que acertá-lo nos tubos que ele está e são 4 mas eles descem de 2 em 2 e após eles descerem 4 bolinhas de energia e apenas fique entre as que estão de maior distância entre elas e repita o processo até matá-lo, após isso ele tentará escapar e acerte ele uma última vez para que ele caia no abismo e assim você derrotou o maior inimigo de Sonic.

No fim do jogo Sonic corre pela Green Hill com seus amigos animais e o final muda um pouco se você tiver com as Emerald Chaos ele fará malabarismos com as 7 Esmeraldas e fim de jogo.

Agora com um extra mandarei uns macetes para que fiquem mais tranquilos.
Seletor de Fases (testado): Na tela inicial, Segure A e aperte a sequencia ↑, ↓, ←, →, Start e aparecerá todas as fases do jogo, a primeira Special Stage e o Teste de Sons e é só escolher.
.
Modo de Edição (testado): Também na tela inicial Aperte ↑, C, ↓, C, ←, C, →, C, Start e mantenha pressionado o botão A pressionado até que Sonic apareça na tela, ai na parte superior esquerdo aparecerá uns seriais de números aperte B e Sonic se transformará em um objeto ou monstro na fase e aperte C para colocá-la onde quiser e onde está o tempo estará o número de Sprites na tela. Mas detalhe só funciona na versão Americana.

Bom amigos, me despeço e espero que tenham gostado do artigo. Adeus e até a próxima.

Publicado em 21 de julho de 2011, em 4-Mega Drive e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Um ótimo jogo,tenho no Sonic Generations e Mega Collection Plus,e tenho uma dúvida:
    Tem como fazer alguns códigos pelo Sonic Generations? (de Xbox360)
    Conheci o site pelo Pokemon Fire Red,mas ver ele fazer um de Sonic e Super Mario World é fantástico!
    Recomendação para Detonado: Super Mario Bros (Nes)

    Curtir

  2. Pedro Henrique da Silva

    Um pequeno detalhe: como a Final Zone pode ser considerada uma fase à parte, se ela se passa exatamente dentro da Scrap Brain Zone? P.S.: não é uma dúvida, mas uma pequena reflexão…

    Curtir

  3. Arthur Vinicius Pena

    parabéns pelo detonado cara, me ajudou muito a zerar esse jogo no meu pc com o meu amigo.

    Curtir

  4. bom cara,eu gostei do detonado fiz tudo direitinho,mas n eram 7 esmeraldas eram 6 (eu so queria avisar)

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: