Sony Playstation (PS1)

Playstation mais chamado por Playstation 1 (por causa do Playstation 2), chamado popularmente por PS1 ou Play1, primeiro grande console lançado pela Sony. Sua criação pode ser considerada irônica, uma excelente história que vou contar no parágrafo de baixo.

Você já ouviu aquela história dos desenhos de herói, em que o herói por alguma razão acaba criando seu próprio inimigo? Bem, digamos que no mundo dos consoles aconteceu algo parecido (não estou chamando ninguém de herói e nem de vilão, é apenas uma colocação). Antigamente na era dos 8 bits Nintendo e Sega brigavam pela hegemonia dos games, com a criação do Mega Drive a Nintendo precisava “calar a boca” da Sega com um grande projeto, eis que surgiu o Super Nintendo. A Sony criou o chip de som do SNES, assim a Nintendo conseguiu um pouco de vantagem hegemônica sobre a Sega, e para dar um cheque-mate na marca a Nintendo planejava criar uma expansão com CDs-ROM para o SNES, devido aos desentendimentos entre as duas marcas a Nintendo decidiu cancelar o projeto e assinar com a Philips. A Sony então criou seu próprio console independente o Playstation 1.

O playstation com certeza foi um choque para os games, os gráficos mudaram 100 vezes para melhor tornando incomparável com o SNES (claro a Nintendo não parou por ai, lançou o 64 que é um pouco menos popular que o PS1, mas é um bom console, a Sega que se ferrou nessa história). Os jogos mais longos, mais bem definidos e a facilidade de se arrumar um Cd alavancou o Play1 a ponto de vender mais de 100 milhões de cópias contra 32 milhões do 64 seu maior rival.

O Console

Forma lançadas duas versões o “Tijolão” que foi a 1º , bem maior e mais pesado, (não sei se era só no meu caso, mas o meu tijolão lia melhor os jogos que o menor), depois lançaram a versão mais popular, a menor mais leve e branca, o ruim é justamente que qualque aranhãozinho no lugar errado do Cd pode levar a travar o jogo, o game não costumava travar atoa, com um Cd original, coisa que só rico comprava, 90% dos jogos eram piratas. Outra observação é que o console e capaz de ler Cds de música.

O Joystick

O joystick original que vinha com o Playstation não tinha as duas analogs, o controle dual shock só foi lançado depois aproveitando a idéia do analog stick e Rumble Pak do N64. O controle embora seja semelhante ao de SNES, é revolucionário por dois motivos, o primeiro é que ele tem mais dois botões de ombro (L2 e R2) e substitui as tradicionais letras, por simbolos, sendo assim mais fácil de adequar aos comandos. O botão bolinha, é uma clara alusão a aceitação, enquanto o xis (X) é uma negação, quadrado serviria como uma planilha, um acesso ao menu e sinceramente não sei a simbologia do triângulo. Com a chegada do Dual Shock, uma função vibratória e duas analógs foram adcionadas, dando uma suavizada nos movimentos do jogo.

Os Jogos
A maioria dos jogos (mesmo que fossem ruins) eram um pouco arrastados pelos gráficos, mas a maioria dos jogos que eu joguei eram excelentes, os jogos eram de no máximo 750 Mega, sendo que alguns poderiam ter três ou quatro Cds de continuação, vários jogos como Crash Bandicoot (1, 2 ,3 e CTR), Megaman (X4, X5 …), Final Fantasy (7, 8 e 9), Resident Evil, sem falar dos 3000 Winnings Elevens originais e raquiados, também alguns grandes jogos de Nazca. Vou colocar algumas curiosidades dos jogos: Mais vendido Gran Turismo 10,86 milhões de unidades (sem contar as piratas). Primeiro lançado: Ridge Racer lançado no dia 3 de dezembro de 94 (no dia do lançamento do ps1 logicamente).
Ultimo lançado: Difícil de se achar, pois não há unanimidade na net sobre isso, o jogo que eu acho é o Fifa Soccer 2005(lançado no fim de 2004), mas isso sem levar em conta os jogos feitos na Europa, levando em conta o continente o jogo mais velho é Hugo: Black Diamond Fever lançado em agosto de 2005.

Os Acessórios

1) Memory Card → Um cartucho de memória com alguns KB de memória, disponíveis em 15 slots. Dependendo do tamanho do save ele ocupava mais de um slot de memória, já que os cds não tinham a famosa bateria interna, ficava praticamente impossivel jogar sem um desses.

2) Multitap → Adaptador que permite até 8 jogadores jogarem, claro, a minoria dos jogos tem essa função.

3) Game shark → Não recomendo que usem isso muito, para os poucos que não conhecem Game Shark era um CD que “facilitava” as coisas num jogo, ele podia te dar vida infinita, dinheiro e muito mais dependendo do jogo(claro que só servia para alguns jogos, não em todos), primeiramente era preciso inserir um código para poder usar os cheats, depois em outra versão nem esse trabalho mais você tem, pois aparecia uma lista com os jogos que funcionam com Game Shark, é preciso apenas colocar o CD do jogo selecionado e tirar o Game Shark. Não é a coisa mais legal do mundo jogar um jogo com tudo infinito, mas tem uns que gostam, né!? As vezes é até legal usar por que liberam coisas novas no jogo (não estou falando de trapaças), igual no jogo Driver que é possível andar de carro por uma cidade extra com o Game Shark.

4) Volante → Não vou por o nome completo do aparelho pois é confuso, complicado e inútil de se falar, volante é apenas o nome popular, ele vem com acelerador e até mesmo com marchas, serve basicamente para se jogar jogos de corrida, mas acho que é possível jogar outros jogos (só deve ser difícil de controlar).

Por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 7 de outubro de 2011, em 6-PS1, Consoles e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. o que voçe ten contra a sega ?

    Curtir

  2. as maiores e melhores marcas de consoles sao na sequinte ordem:
    Nintendo;nintendo ds,snes etc.
    sony:ps1 ps2
    microsoft :xbox
    na minha opiniao

    Curtir

  3. Grandes nomes estão neste console.

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: