Computador (Personal Computer / PC)

Símbolo da atual geração, o computador é um aparelho muito importante na globalização e na atualidade, talvez só perca suas atenções para a TV. Antes de começar uma breve introdução, computador é toda e qualquer maquina capaz de computar números, é uma espécie de calculadora até mesmo as mais simples (como o ábaco), podem ser considerados computadores. Porém não é o ábaco que nos interessa, os computadores modernos são capazes de fazer grandes cálculos em uma pouca quantidade de tempo, devido a seus componentes internos que ficam cada vez mais potentes com o passar do tempo os computadores se tornam verdadeiros meios de se socializar, de se informar e para nós o mais importante de se divertir. Essa é a função a qual nos interessa, inicialmente os computadores tinham tamanhos de cômodos de uma casa comum (os super computadores ainda continuam com esse tamanho imenso), antes de chegar ao tamanho convencional e até menor, esses computadores imensos não eram feitos para sua irmã jogar paciência, ou você rir das fotos no facebook, tinha uma função muito mais chata e trabalhosa: fazer cálculos para os cientistas cálculos que a mente humana demoraria horas para resolver, até mesmo com a ajuda de uma calculadora. Com o passar dos anos o computador foi ficando menor e se tornou acessível as casas, isso há pelo menos vinte cinco anos, nessa época os computadores eram caros e tinham funções muito escassas, ainda eram próprios para o trabalho só que dessa vez pessoal. A Microsoft surgiu com um sistema operacional (antes os PCs eram operados com muita dificuldade e sinceramente me falta informação para como um PC rodava sem seu sistema operacional, ao que parece os programas eram iniciados pelo prompt de comando através do MSDOS, que permanece até hoje como companhia do Windows), esse sistema operacional encheu o bolso da Microsoft e de seu dono Bill Gates, um dos homens mais ricos da terra, trazendo uma maior versatilidade aos computadores pessoais. É aqui que nós da EP queríamos chegar, com um sistema operacional para gerenciar as execuções do seu computador, era possível criar jogos com mais dinâmica e dificuldade, sem ser um xadrezinho básico.  Se quiser me acompanhar em uma análise dos componentes e dos jogos de um computador pessoal, peguem a pipoca!

Componentes Externos

O corpo de um computador é formado por quatro partes essenciais que você conhece na sua primeira aula de informática são eles: o gabinete, parte central o crânio do seu computador, já que guarda os componentes internos que executam a maioria de suas ações, senão todas as ações de um computador; o monitor aonde você literalmente monitora e executa as funções de seu PC através de uma interface bem “moderna”, digo moderna porque se vissem a tela de um computador dos anos 40 não iam entender nada; o teclado e o mouse, duas ferramentas de navegação, o mouse pode funcionar sem o teclado, assim como o teclado sem o mouse, mais sem nenhum dos dois, teria-se problemas para navegar, só sendo tecnopata para trabalhar sem os dois. Toda essa parte que citei é chamada de Hardware é a parte física do seu computador.

Componentes Internos

Dentro do seu gabinete existem vários componentes internos e são os mais importantes do computador, por ordem de importância: Placa mãe onde estão plugados a maioria dos componentes internos é o cérebro do computador, conectados a placa mãe estão: Processador, item que realiza os cálculos do seu computador, no caso é dependendo do seu processador a velocidade em que os programas vão rodar, quanto melhor ele for, mais rápida será sua máquina; Memória RAM, memória de arquivação de programas (programas abertos ocupam a memória RAM), ela também tem forte influência na velocidade do seu PC, já que quanto menos programas abertos, maior será sua memória RAM caso o jogo que for abrir ocupar muita memória RAM; Memória ROM, aonde são arquivados os programas de somente leitura, geralmente a BIOS do seu PC está arquivada na memória ROM (BIOS é o setup do seu computador, aonde você formata partições); Além desses a placa mãe comporta os slots de expansão, onde você pode aumentar a memória RAM do seu computador, comporta também os conectores do seu computador (as portas USB, PS/2, Impressora, etc). Outros componentes internos importantes são o HD: Aonde está a memória do computador, quanto de programas ele aguenta, no começo o PC armazenava muitos arquivos leves e poucos arquivos pesados e conforme foi evoluindo hoje suporta arquivos pesados e leves. Quando o HD é formatado você perde seus arquivos, a menos que tenha feito um Backup. Podemos destacar também a Placa de Vídeo, componente essencial para jogos modernos, as placas de vídeo dependendo claro de sua memória e seu processador próprio, aumentando e muito a qualidade da imagem dos jogos de PC. A placa de som também é um componente simples e importante para um maior aumento da realidade do seu jogo, com a ajuda de um fone o jogo fica muito mais divertido, a combinação de sons e vídeo com um processador e memória RAM melhora e muito a jogabilidade, afinal de contas ninguém quer jogar um jogo lento, travando.

Jogos

O PC começou como os videogames, com jogos de jogabilidade muito limitada, como o primeiro jogo de PC, Spacewar!, com o passar do tempo tais jogos começaram a ter mais dinâmica e com o advento da internet eles não ficavam só no “jogou-fechou-acabou”, você podia enfrentar um carinha da Rússia, dos EUA, de onde tivesse internet e o jogo e isso com certeza contribuiu muito para o desenvolvimento de jogos para o computador. Os jogos de PC geralmente são multi-plataformas ou seja, a maioria dos jogos de PC sai simultaneamente para algum console. Lembrem-se o PC não é um console, não foi feito com a intenção de jogar portanto saiba os limites do seu computador antes de tentar instalar um jogo mega ultra power, que certamente não rodará na sua máquina se ela for fraca. A maioria dos jogos de PC são de tiro em primeira pessoa, são os jogos que se destacam devido a ajuda da internet, onde você pode jogar online com variadas pessoas. Claro que há jogos de outros genêros, mas não ganham tanto impulso quanto os de tiro, raras são as exceções. Outro estilo de jogo que se destaca muito são os MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), esse tipo de jogo abastece muitos cofres das distribuidoras, como a LevelUP e a Ongame. Antigamente os “velhos” sentavam no computador para jogar paciência, ou as crianças jogavam aqueles joguinhos em flash desses sites loucos, hoje muitos se adequam a esses jogos online (não que paciência ou os jogos em flash tenham perdido tanto espaço). Outro fator que ajuda no PC é que ele é multi-mídia, você pode jogar um N64, um playstation no seu computador, ele serve como outros consoles, você não precisa ter a fita, só o emulador e o arquivo do jogo (eu particularmente prefiro meu console, mas para fazer detonados uso o PC). O jogo mais vendido de PC foi The Sims 2 com 16 milhões de vendas, The Sims e a Maxis fazem muito sucesso mesmo! Outros sucessos que podemos destacar são: Counter Strike 1.6 (no caso é Half Life modificado), Angry Birds, a série FIFA, World of Warcraft, a série Battlefield, Diablo e sua sequência, a série The Sims e muitos outros. Caso esteja com aquela dúvida “Ah roda no meu PC” clique aqui e dê uma checada se sua máquina atinge os requisitos mínimos para rodar o jogo

Acessórios

Os acessórios que vou comentar são específicos para melhorar sua jogabilidade, afinal de contas falamos da parte de jogos que o PC comporta. Um programa muito bom para você poder aproveitar o máximo do seu PC enquanto joga é o GameBooster disponibilizado pela Orbit, procurem pela net o download do programa, ele é de grande ajuda.

1) Fone / Microfone – Servem para uma maior interatividade com o jogo, aumentando o seu “contato” com o jogo e sua concentração, cuidado para não estourar os timpanos KKK

2) Joystick USB – Os controles USB de hoje são baseados nos joysticks da Sony, porém há outros modelos. Claro há uma facilidade maior em jogar certos jogos pelo joystick do que pelo teclado, ainda mais quando você está adaptado ao joystick.

3) Volante – Muito bom para melhorar a interatividade e a realidade dos jogos de corrida. Também funciona como joystick, porém poucos se adaptam a essa forma

4) Emuladores – Nâo são acessórios, são softwares que simulam o corpo físico dos consoles, emulando (rodando) os seus jogos em forma de programas (ROM, ISO, etc). Existem muitos emuladores, e eles são freewares (você não precisa pagar para obtê-los), porém as roms não são freewares e geralmente quem disponibilizá-as pode arrumar problema. Deixaremos um link aqui com os principais emuladores dos principais consoles

SNES

Nintendo64

GBA

NDS

Mega Drive

Sega Saturn

PS1

Publicado em 13 de novembro de 2011, em 7-PC, Consoles e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: