SNES – Megaman Soccer – Análise / Dicas / Truques

Análise:

Esse jogo mistura meu personagem favorito(Megaman), com meu esporte favorito(futebol), se eu analisasse friamente pensaria que esse é um jogo ótimo, mas analisando com uma pessoa normal iria pensar “Que estranho”, acho que a maioria das pessoas acha esquisito um jogo de futebol com Megaman e ainda por cima para SNES. Realmente eu não sei de onde a Capcon tirou essa ideia, acho que porque o jogo foi feito em ano de copa, 1994, ou talvez para diversificar os jogos, que sempre eram no esquema de matar os oito chefes e ir para o Wily(infelizmente é esse mesmo esquema, a diferença é que dessa vez é com futebol). A jogabilidade e média sendo que é difícil fazer jogadas ensaiadas ou de algum talento.
 
Coisas que eu gostei no jogo, o gráfico é razoavelmente bom, sendo bem parecido com o Megaman 7, o áudio também lembra as fases de outros jogos da série, fato que ao meu ver foi muito bom. Existem 3 tipos de campeonatos no jogo além dos amistosos, a quantidade de personagens é boa, além de ser possível players jogarem juntos ou um contra o outro dependendo do modo de jogo.
 
Coisas que não gostei, Os status que botaram no jogo são desproporcionais, ou seja tem alguns que chegam a 200 e outros que não passam de 50, e ainda existe um status quase inútil, já que 90% dos jogadores tem a mesma pontuação(não estou exagerando), e os outros 10% tem apenas 2 pontos de vantagem. No jogo você pode dar quanta porrada quiser já que não existe falta, normalmente eu não reclamaria disso, mas a porrada é tão intensa que você não consegue driblar direito, mas parece que os times foram treinados por Jr. Baiano e Odivam. Uma coisa que acontece muito em jogos futebolísticos da época, você começa a jogar, vê que os goleiros parece, muralhas, não levam gols por nada e você só ganha por que conseguiu usar os chutes especiais(sim o jogo tem especiais), você sente raiva do goleiro adversário e alívio pelo seu por que eles salvam demais, então 3 horas depois você já está ganhando de 10 x 0 e nem tem mais vontade de jogar, por que isso? Simples, o jogador acha facilmente os bugs do goleiro com o tempo, e os explorando o game perde totalmente a grassa. 

Ponto forte: Existem jogos de futebol piores para SNES, e da pra se divertir um pouco com o jogo.
 
Ponto fraco: Uma vez me falaram que uma história tem começo meio e fim, nesse caso o inicio é bobo, não tem meio e o fim grotesco. Dizem que o jogo foi lançado inacabado, o que explicaria isso, me aprofundei mais sobre essa curiosidade no final do artigo.
   
Nota: 5,8 / 10,0

Índice:

Comandos: Modos de Jogo: Personagens: Capcon Championship:

Comandos:

Seleciona
Liga desliga radar
Carrinho
Toca / Carrinho
Chuta / Carrinho
Lançamento / Investida
       + + Especial

Modos de Jogo:

Exibition: Amistosos, você pode jogar contra a CPU, contra um amigo, dois amigos contra a CPU ou máquina contra máquina.
Capcon Championship: Esse é o modo principal do jogo, aqui você enfrenta os chefes como um jogo do Megaman(naquela tela com 8 chefes), a explicação mais detalhada vem abaixo.
Tournament: E um torneio básico, escolha uma das 9 opções de times, o torneio tem 8 times num mata-mata, se for campeão vai ira outra copa, só que com 4 competidores.
League: Torneio de 8 jogadores, sendo você um deles, não é ida e volta, você ganha 2 pontos pela vitória(símbolo circulo) e um pelo empate(símbolo triangulo), logicamente a derrota não te da nada(símbolo X).
Option: Configura o básico como: controles, música, tempo, número de chutes especiais por período(jogador 1=A e 2=B) e se o goleiro é automático ou não.
 
O primeiro modo pode ser jogado com dois jogadores, seja um contra o outro ou os dois contra a CPU, nos outros modos não é possível jogar um player contra outro.

Formações:
Segundo as regras da Capcon são 8 jogadores para cada lado(sendo um goleiro), escolha uma das 5 formações, eu prefiro a 3-2-2.

 
Dicas de jogo:
1-Não se preocupe com cartões e faltas, isso não é uma partida com juiz. Então pode encarnar o Jr Baiano que existem em você.
2-Aperte L+R+B para mandar um especial, quase sempre é gol, mesmo chutando com o goleiro kkk,  o limite é de dois por jogo.
3-O campo e cercado, mas se a bola ir alta vai ser lateral, escanteio ou tiro de meta.
4–É um pouco difícil fazer gol sem especial.
5-O especial vai destruir o goleiro(só nesse lance), e irá para o gol, se ele acertar um jogador no caminho não sairá gol.
6-Isso não é PES, os passes não são perfeitos, uma dica, depois de passar não aperte nenhum direcional até receber a bola.
7-Não pense que só você usa especiais, você toma também.
8-Corra em diagonal para evitar carrinhos.
9-O melhor jeito de chutar é na diagonal de média distância.

Personagens:

Status:

Run=Run: É a velocidade do personagem, este status é baixo, 40 é a média, de 35 para baixo ele é lento, e de 45 pra cima é considerado rápido.
Kik=Kick: Distância que o chute percorre, esse status é bem inútil pois quase todos os personagens tem 62 de Kik e esse é o mínimo, o máximo e 64(grande diferença).
Tec=Tackle: Quanto maior esse status maiores as chances de se acertar uma investida, a média é 96, mais que isso ele é bom menos é ruim.
Dif=Defence: Quanto maior esse status maior as chances de escapar de um especial, e também de esquivar de investidas, média 128.
 
Posições:

Goleiro: Precisa principalmente de Dif, outros status são opcionais.
Defesa: Precisa de Dif e Kik, Run é útil também.
Meio: Precisa-se de todos os status próximos da média.
Ataque: O mesmo que o meio campo, mas escale os que tiveram maior quantidade de Dif no ataque.
 
Jogadores:

No modo Exibition você poderá ver todos os jogadores. MA=Muito alto, A=Alto, M=Médio e B=Baixo, MB=Muito baixo. Nem todas as faces estão na imagem.Linha de cima:

1-Megaman: O herói do jogo, robô construído por Dr. Light.
Pos: Atacante/Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
2-Skull man: Vilão Megaman 4
Atacante/Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
3-Flash man: Vilão Megaman 2
Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 96 B
 
4-Bubble man: Vilão Megaman 2
Zagueiro/Atacante/Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
5-Toad man: Vilão Megaman 4
Zagueiro/Atacante/Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M

6-Cut man: Vilão Megaman(1º)
Meio campo
Run: 42 M
Kik: 62 M
Tac: 160 A
Dif: 96 B
 
7-Elec man: Vilão Megaman(1º)
Atacante
Run: 43 M
Kik: 62 M
Tac: 64 B
Dif: 96 B
 
8-Bomb man: Vilão Megaman(1º)
Atacante/Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
9-Dust man: Vilão Megaman 4
Zagueiro
Run: 36 B
Kik: 64 A
Tac: 96 B
Dif: 176 A
 
10-Air man: Vilão Megaman 2
Zagueiro/Meio campo
Run: 38 M
Kik: 62 M
Tac: 160 A
Dif: 96 B
 
Linha de baixo:

11-Ice man: Vilão Megaman(1º)
Atacante/Meio campo
Run: 48 A
Kik: 62 M
Tac: 48 MB
Dif: 48 MB
 
12-Needle man: Vilão Megaman 3
Zagueiro
Run: 36 B
Kik: 64 A
Tac: 128 A
Dif: 128 M
 
13-Top man: Vilão Megaman 3
Meio campo
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 96 B
 
14-Fire man: Vilão Megaman(1º)
Meio campo
Run: 42 M
Kik: 62 M
Tac: 128 A
Dif: 112 M
 
15-Pharaoh man: Vilão Megaman 2
Zagueiro/Goleiro
Run: 34 B
Kik: 62 M
Tac: 224 MA
Dif: 160 A
 
16-Enker: Robô criado por Dr. Willy para destruir Megaman(novidade)
Atacante
Run: 44 A
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
17-Wood man: Vilão Megaman 2
Goleiro/Zagueiro
Run: 28 MB
Kik: 64 A
Tac: 224 MA
Dif: 208 MA
 
18-Protoman: Esse aqui é outro conhecido, aparece em vários outros jogos
Meio campo/Atacante
Run: 47 A
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 128 M
 
19-Snake man: Vilão Megaman 3
Atacante/Meio campo/Zagueiro
Run: 40 M
Kik: 62 M
Tac: 112 A
Dif: 128 M
 
20-Gemini man: Vilão Megaman 3
Meio campo
Run: 48 MA
Kik: 62 M
Tac: 96 M
Dif: 96 M
 
21-Dr. Willy: Vilão dos jogos de Megaman, dessa vez não é diferente
Qualquer
Run: 50 MA
Kik: 62 M
Tac: 240 MA
Dif: 240 MA

Capcon Championship:

Este é o modo de jogo principal, onde você enfrenta os tradicionais 8 chefes. Você pode começar um jogo novo ou usar um Password(darei alguns depois). Caso um jogo empate irá para os pênaltis(regras oficiais) sem prorrogação existem 6 possíveis locais para se chutar então sua chance de acertar é 5/6 e de catar 1/6.

Eu estou começando a jogar esse jogo agora, então para os iniciantes terem uma comparação vou botar meus resultados, no inicio é mais difícil, mas com o tempo se acostuma a ponto de mandar um 10X1(minha maior).

História:
Era um dia normal no mundo de Megaman, até que uma explosão destruiu parcialmente o estádio de futebol por robôs de Dr.Willy. Roll, Megaman e Dr. Light assistem isso de sua TV, eles ficam surpresos e vai caber ao herói azul salvar tudo, mas antes Light faz umas modificações em Megaman para ele aprender a jogar bola.

Estagios:
Se minha imagem não bugou verá que na fileira de cima  estão Skull man, Cut man e Wood Man. Na do meio Elec man e Pharaoh man. Na de baixo Fire man, Needle man e Dust man. Aqui não tem essa de precisar de um poder específico para matar um chefe, então escolha os mais fracos primeiro, vou seguir uma ordem, você segue se quiser. Sempre que você vence um adversário um deles entre para seu time.
Elec man: Seus status são inferiores aos seus, estão confira bem os comandos e não esqueça do chute especial R+L+B. Seu campo é numa estação elétrica.
Meu jogo: Megaman 2X0 Elec man
Só coloque ele no seu time se quiser enfeitar.
 
Skull man: Seus status são iguais aos de Megaman, seu campo parece algo entre o deserto ou a lua.
Meu jogo: Megaman 4X2 Skull man
Coloque ele no lugar de qualquer Megaman, de preferência no meio ou ataque.
 
Needle man: Ele é um pouco melhor do que você, seu campo é em um estacionamento ou um ferro velho não sei ao certo.
Meu jogo: Megaman 2(6)X(5)2 Needle man
Coloque ele na zaga.

Cut man: Ele é bom com investidas, mas não em defender, seu campo é num estádio.
Meu jogo: Megaman 3X1 Cut man
Coloque ele no meio campo.

Fire man: Tem uma investida razoavelmente boa, mas a defesa está um pouco a baixo da média, seu campo é num vulcão.
Meu jogo: Megaman 4X3 Fire man
Coloque ele no meio
 
Dust man: Boa defesa, e o resto na média, aproveite que ele é um pouco mais lento e tente arrancar, seu campo é numa fábrica.
Meu jogo: Megaman 5X3 Dust man
Coloque na zaga
 
Wood man: Defesa e investida forte, mas extremamente lerdo, tire vantagem disso, seu campo é numa clareira na floresta.
Meu jogo: Megaman 4X3 Wood man
Coloque ele de Goleiro ou zagueiro
 
Pharaoh man: Um pouco lerdo, mas com uma grande investida e defesa, seu campo é no Egito.
Meu jogo: Megaman 4X3 Paraoh man
Coloque ele no lugar do Needle man na defesa.
 
Aparece uma animação de Dr. Willy, então começa aqui a Willy Fortree:
Meu time:
GL: Wood man
ZG: Dust man / Pharaoh man
MC: Fire man / Cut man
AT: Megaman / Skull man / Elec man(só de enfeite)
 
Enker: Eu esperava mais, ele é bem parecido em status com Megaman. Seu campo é um estádio, o goleiro deles cata tudo, até especial de alguns, eu sei que o Paraohman funciona, e os do Skullman e Magaman não.
Meu jogo Megaman 3X2 Enker
Coloque ele no ataque, no lugar do Elec man
 
Protoman: Todos os seus Status estão um pouco acima da média, seu campo é parecido com o de Needleman. Vai ser difícil, novamente o goleiro cata especiais de alguns, chute com Enker.
Meu jogo Megaman 2X1 Protoman
Coloque ele no lugar do Skull man no ataque
 
Dr. Willy: Finalmente o chefe, ele tem a investida e a defesa quase perfeitas, seu chute e velocidade na média. Seu campo é seu laboratório. Acho que nenhum especial afeta o goleiro dele. então tente entrar na frente de todos os chutes de Willy para ele perder seus 2 especiais.
Meu jogo Megaman 1X0 Dr. Willy
 
E agora que você venceu não acontece porcaria nenhuma, apenas volta à tela do titulo, e por que isso? Leia o tópico abaixo:

Seria Megaman Soccer um jogo Inacabado?

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Primeiro de tudo, isso é só uma teoria, no máximo um rumor, mas muito plausível. O motivo mais nítido é que o jogo não tem final, não tem créditos, nem um “Congratulations”, nem uma imagemzinha do Mega vencendo Willy, NADA! O jogador é levado de volta a tela de título, mas não é nada de mais, vai ver a Capcon não fez muita questão disso, é possível acessar créditos através de Cheats, então temos um ponto, por que criaram os créditos e não colocarem no final? Vergonha do resultado? Preguiça? Algum estagiário esqueceu de ativar? E não paramos por aí.

Na seleção de personagens você pode ver pode ver METADE do rosto do Willy, mas não pode escolher ele, então pra que ele está lá? Pra por água na boca dos jogadores? isso é um erro nítido, e você logo pensa, COMO NINGUÉM VIU ISSO? olhe a imagem para entender melhor. E com os recursos atuais já se sabe que ele foi projetado para ser um personagem jogável.

MegaSoccerWilySelect_thumb

E o terceiro e mais inusitado motivo, o jogo foi feito com a compatibilidade para o Malti-Tap do Snes, então seria possível jogar com até 4 jogadores, o que melhoraria o jogo, ainda mais por que poucos jogos tem esse recurso. Tire  suas próprias conclusões, esse mistério ficará em aberto, provavelmente para sempre, mas eu creio que realmente ele foi inacabado.

Por: Matheus C. Sardinha

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Publicado em 31 de dezembro de 2011, em 1-SNES e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Eu estava enfrentado O Dr. Willy com Elecman, Flashman, Airman, Iceman, Bubbleman e Bombman e o velho catava tudo até especial, só tomava gol de especial do Flashman, kkkkk, terminou 3×3 e nos penaltis ganhei de 4×1.

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  2. e no ps2 qual eo comando de especial

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  3. como desbloqueia o Dr willy como personagem jogavel ?

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  4. opa!disse q tava ganhando de 5×0….lembrando:GANHANDOOO,ou seja,estava jogando…terminei ganhando o jogo por 7×0…kkkkkkkkkkkkk….ganhei do skullman por 3×1…o jogo e razoavelmente facil

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  5. passei a jogar ele hj!o elecman é muito fraco.tô ganhando de 5×0!kkkkkkkkkk

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