Master System – Dragon Crystal – Análise / Dicas / Guias

Análise:

Dragon Crystal é um jogo estilo RPG lançado pela Sega em 1990  para o Master System  e depois relançado em 1992 para o Game Gear.  Tudo se passa numa única dungeon de poucos andares, o game é totalmente estilo labirinto, onde o herói deve explorar todo andar até achar o necessário para ir ao próximo, nesse caso existe uma estrela no chão que indica aonde começa e acaba o andar, e como de costume tudo fica mais difícil, onde começamos matando gosmas, sapos e escorpiões, terminamos matando magos, esqueletos e dragões. Além de ter que explorar tudo no lugar em busca de alimentos e equipamentos, pois sem eles não adianta de nada subir de andar.

Os itens no jogo ao serem encontrados a primeira vez, ficam num estado de indeterminação, isto é, não se sabe o que ele vai fazer, até testar e as vezes o efeito pode ser um desastre… Encontrando o item uma segunda vez ele já via estar com seu nome real que mesmo assim não da pra se saber exatamente o que ele faz sem ver um guia(como este aqui), por exemplo como vou saber que o Traveler Scroll me teleporta para o andar superior, sem ter nenhuma descrição e com nome vago, nem rola. Ter que usar o item 2x pra saber o que ele faz é uma grande tortuda, e o pior, as vezes querendo descobri se o item não identificado é bom acabamos com nível reduzido, amaldiçoados, trocando suas arma por uma mais fraca e etc… Não levo isso como um ponto ruim do jogo, por que apenas andar pelas salas é o menor dos problemas, nem os monstros são tão ruins, o que atrapalha são suas condições negativas ao atacar, SÉRIO!!! Esse deve ser o primeiro e único jogo onde um inimigo pode reduzir o seu level! E não digo temporariamente, e isso mesmo, você fica horas ganhando Exp e vem o maldito e reduz seu nível ou corta permanentemente alguns de seus pontos de ataque.

Jogo nesse estilo, exploram seu azar, então mesmo que você saiba tudo do jogo, e mesmo que esteja com os melhores itens e equips, pode ver uma bendita lesma e ficar exatamente na posição que não podia estar e te matar kkkkkkkk, não existe uma fórmula de “sempre vencer” suas habilidades e paciência serão testadas, por ser simples Dragon Crystal se torna interessante, e desafiador.

A jogabilidade simples de um RPG de turnos , com alguns elementos de um RPG action combinaram bem, mas pelas limitações da época temos problemas de se adaptar, não é legal enfrentar os mesmos 15 inimigos do jogo em 3 cores diferentes para parecer que existem mais modelos, ou o pior ter que ficar uma eternidade ouvindo o mesmo som, em toda dungeon o áudio muda apenas 3 vezes!!! e o background também não é dos melhores, acho que não existem muito mais do que 5 deles que ficam se repetindo até o final.

Por fim digo que esse jogo se enquadra numa rara categoria de RPG sem história e que podem ser terminados em poucas horas. Tudo começou com um jovem andando de bicicleta, entrando numa loja e ao ver um item ficou preso nesse mundo, e tem que se aventurar para poder sair e não espere grande coisas no final, ou melhor, nem espere nada no final, pois não será muito mais do que isso. O jogo é bom, tem muitas limitações, boa parte delas devido a idade do jogo, então podemos aceitá-las, o jogo é bom, mas enjoa rápido, pela repetição, será um grande desafio para você isso eu garanto!

Pontos Fortes: Gráficos, que são bem legais pro console; Nível de dificuldade e Jogabilidade que é bem fácil de aprender, mas não tornan

Pontos Negativos: Trilha Sonora, como citei antes é bem ruim e falta de um final descente, que torna a história sem sentido.

Nota: 7,0 / 10,0

Ajude nosso canal a crescer se inscrevendo aqui!

Índice:

Comandos: História: Dicas: Guias:

Comandos:

Direcional Movimenta o Personagem.
Direcional (Apontando para um inimigo) Ataque
Direcional (Segurando na direção do inimigo) Ataque contínuo
A Abrir tela de status ou cancelar um comando.
B (Sobre um item) Pega o item e o armazena.
B (Tela de status) Seleciona um item ou confirma uma ação.

História

Em uma tarde, o personagem está andando de bicicleta quando ele vira num beco nunca antes observado e entra em uma loja de antiguidades. Lá, um misterioso cristal está brilhando em uma prateleira. Ao se aproximar do cristal e olhando para ele, uma força poderosa puxa o personagem, causando um blackout, quando ele acorda, está em uma floresta com um ovo grande o seguindo logo atrás. Esta floresta é um labirinto enorme, cheio de criaturas perigosas. A única saída é continuar em frente, derrotando monstros e ganhando mais poder ao longo do caminho. 

Dicas

– Não se esqueça de pegar os itens no chão (Espadas, Armaduras, Poções, Pergaminhos, Cajados e Anéis).

– Alguns itens são amaldiçoados, não podem ser tirados do dedo e o fazem perder energia ou comida, podem ser removidos apenas com o Bless Scroll(Ver Seção Pergaminhos).

– Lembre-se de nas fases iniciais acumular o maior número possível de itens e comida, testar os itens com nome de cor vai fazer você saber o que eles fazem se os encontrar de novo.

-Espadas e Armaduras mudam a sprite do herói…Bem isso não é uma dica, mas é algo interessante de escrever.

Hero

Dragão: Seu dragão não serve pra nada, em special, mas ele evolui e ocupa um espaço que poderia ser gasto por um monstro batendo nas suas contas. Abaixo as 4 evoluções que são obtidas com o avanço do nível do seu herói.

Dragon_Evolve

Passagens Secretas: Algumas paredes são falsas, para destruí-las, pressione B na direção delas, na maioria das salas isso é inútil, mas se ficar preso sem achar a saída, é por que existe uma passagem secreta, então você vai ter que testar todos as paredes até achar.

Continuar ao morrer: Ao morrer, você pode continuar jogando, mas irá perder todos os seus itens com a exceção dos equipados, para isso é preciso ter dinheiro para comprar uma nova vida, o dinheiro necessário varia, você pode ter até 3 continues, ou seja 4 vidas.

Teleportes: Os teletransportes para a seguinte sala, sempre, sempre estará numa parede vertical.

Experiência: Durante o jogo o personagem ganha experiência, sendo que ela não pode ser vista pelo jogador, mas pode ser observado pela evolução do dragão que vai de um ovo para um bebe, depois um dragão e por fim um dragão cinza. Existem  16 níveis mas eles não mudam muito de um para o outro, com exceção dos níveis onde o dragão evolui em cada um deles o jogador ganha 1 ponto de PW de bônus a mais do que o normal, chegando até a 4 de uma vez,  e existe um nível final onde o jogador ganha o 5 ponto bônus, mas não tem como visualizar mudanças no dragão.

Níveis: Eles podem ser vistos pelo menu, mas não da pra saber quanta Exp foi necessária, nem quanta tem, nem quanto falta para o próximo nível. Também tome cuidado com o Snail Dourado que reduz seu nível em 1

 Nível Título  Experiência  PW Bônus  Forma do Dragão:
1 Apprentice 0 0 Ovo
2 Ranger 20 1 Ovo
3 Soldier 70 1 Ovo
4 Warrior 130 2 Dragão Bebe
5 Fighter 200 2 Dragão Bebe
6 Swordsman 340 2 Dragão Bebe
7 Veteran 560 2 Dragão Marrom
8 Knight 860 3 Dragão Marrom
9 Champion 1300 3 Dragão Marrom
10 Hero 2000 3 Dragão Marrom
11 Master 3000 3 Dragão Cinza
12 Paladin 4200 4 Dragão Cinza
13 Warlord 5400 4 Dragão Cinza
14 Dragonlord 7400 4 Dragão Cinza
15 Avatar 9600 4 Dragão Cinza
16 Masterlord 14000 5 Dragão Cinza

Comida: Cada passo é menos 1 de comida, quando chega a zero o HP cai aos poucos.

Itens com cores no nome: São itens não identificados, você vai ter que usar uma vez e ver o que faz(Black, Whith, Gold, Cyan, Mauve, Red, Blue, Yellow, Green e etc..).

Dungeon: A dungeon é simples, 30 andares do mesmo tamanho, eles sempre serão aleatórios, então não tem como ver mapas, em todos os andares, em uma das verticais o jogador acha uma estrela no chão, pisando dela o jogador vai ao seguinte andar, e no menu é possível ver qual andar o jogador está, no andar 30 ao invés de uma estrela o jogador precisa encontrar a Dragon Crystal no chão para escapar.

Dragon_Crystal

Database:

Obs: Não esqueça o guia é sobre os itens no SMS, no Game Gear alguns nomes mudam, então não confunda se algum item fazer algo diferente, ou o nome da arma não dar o mesmo ataque.

Espadas:

Obs: Em aspas o nome no Game Gear.

– Dagger – PW 2
– Shortsword PW – 4
– Longsword PW – 8
– Magi Mesher – PW 12 – Forte contra magos
– Bushido Blade(Heartbraker) – PW 13 – Forte contra Orbs
– Ghost killer(Ninja Killer)- PW 13 – Forte com fantasmas ou ninjas
– Blood Blade – PW 14 – Suga HP ao atacar
– Broadsword – PW 14
– Great Sword(Masamume) –  PW 18 – Não funciona em gosmas
– Gladius (Graat Sword) – PW 19
– Dragonslayer PW 23 – Forte contra dragões
– Flamberge(Gradius) – PW 25
– Death Blade – PW 30 – Perde HP
– Rune Blade(Flamenberge) – PW 32
– Laser Blade – PW 40

Armaduras:

Obs: Em aspas o nome no Game Gear.

– Robe – AC 0
– Leathersuit – AC 2
– Lamelar(Cuirass) – AC 5
– Cuirass(Chainmail) – AC 9
– Chain Armor(Scale Armor) – AC 15
– Mistic Suit – AC 16 – Nunca quebra
– Scale Armor(Plate Armor) – AC 20
– Plate Armor(Battle Suit) – AC 28
– Battle Suit(Cyber Suit) – AC 36
– Dragon Suit – AC 44
– Power Suit – AC 50

Pergaminhos:

Obs: Pergaminhos com nomes de cores tem efeitos variados.

– Bless Scroll – Remove itens amaldiçoados equipados.
– Blank Scroll – Não possui efeito.
– Summon Scroll – Cria um inimigo aleatório na sua frente para combate-lo.
– Shield Scroll – +1 de defesa até trocar de armadura.
– Norust Scroll – Faz sua armadura não quebrar no andar.
– Potion Scroll – Transforma todas as poções em Midheal Potion.
 Blade Scroll – +1 de PW até trocar de arma.
– Shift Scroll – Transporta o jogador para algum lugar.
– Map Scroll – Revela todas as partes desconhecidas da fase.
– Gas Scroll – Transforma sua espada em uma Bushido Blade.
– Magi Scroll – Transforma sua espada em uma Magi Masher.
– Mad Scroll – Deixa os monstros confusos no andar quando você se aproxima.
– Ghost Scroll – Transforma sua espada em uma Ghostkiller.
– Dragon Scroll – Transforma sua espada em uma Dragonslayer.

Cajados:

Obs: Cajados com nomes de cores tem efeito variado.

– Berserk Rod – Perde boa parte do HP, mas dobra seu dano.
– Reshape Rod – Transforma um inimigo em um monstro aleatório.
– Silent Rod – Evita efeitos adicionais do ataque de um monstro.
– Flame Rod – Causa dano 4x o nível.
– Thunder Rod – Causa dano 8x o nível.
– Wood Rod – Nenhum efeito.
– Flash Rod – Causa dano 6x o nível.
– Drain Rod – Suga parte da HP de um monstro.
– Wind Rod – Some com um monstro.
– Spirit Rod – Um monstro aparece em sua frente.
– Wither Rod – Perde um nível.
– Travel Rod – Sobe ao próximo andar, não funciona no 30.

Poções:

Obs: Poções com nomes de cores tem efeito variado.

– Midheal Potion – Recupera a HP em 46 pontos ou em 93-110 pontos.
– Maxheal Potion – Recupera toda a HP.
– Cure Potion – Cura o personagem de envenenamento, cegueira e tontura.
– Doze Potion – Causa tontura um inimigo.
– Power Potion – +1 de PW, permanentemente.
– Fog Potion – Cria nevoa em volta.
– Water Potion – Nenhum efeito.
– Wither Potion – Reduz sua força.
– Slow Potion – Faz o personagem andar devagar.
– Freeze Potion – Paralisa um inimigo.
– Slowfix Potion – Cura redução de velocidade.
-Reflect Potion – +1 defesa, permanentemente.
– Maxheal Potion – Cura todo HP.

Anéis:

Obs: Anéis não listados, tem efeito variado, para um dos citados abaixo.

– Cursed Ring – Tira sua comida, amaldiçoado.
– Ogre Ring – Aumenta o ataque em 4 pontos.
– Food Ring – Permite que você dê 13 passos com apenas um ponto de comida.
– Shield Ring – Aumenta a defesa em 4 pontos.
– Sight Ring – Revela todo o mapa que ainda está oculto.
– Shift Ring – Faz você se teletransportar pela fase sem controle, ele é amaldiçoado.
– Hunger Ring – Tira sua comida, amaldiçoad
– Magic Ring – Aumenta sua Força.
– Heal Ring – Dobra a sua velocidade de cura a cada passo, esse é o meu favorito.
– Toy Ring – Nenhum efeito.

Comida:

Obs: cada passo que você der no jogo, é menos um ponto de comida.

– Bolo – 11-27 pontos de comida.
– Carne – 42-46 pontos de comida.

Bestiário:

Obs: Os números ao lado de cada monstro são respectivamente, o dano o HP e a Exp dele.

Obs2: Em relação ao dano, ele varia de acordo com sua defesa, os números mostrados abaixo servem apenas para se ter uma noção aproximada do dano.

Ooze– Ooze (A gosma) – Fácil de derrotar, alguns podem se multiplicar.
Ooze (Verde): 1 / 1 / 2
Ooze (Laranja): 1 / 3 / 6
Ooze (Vermelho): 2~4 / 5 / 38
Ooze (Azul): 6~10 / 30 / 160


Toad– Toads – Pode envenená-lo.
Slimetoad (Verde): 1~3 / 2 / 6
Lochtoad (Azul): 9~12 / 6  / 24 
Bloodtoad (Vermelho): 11~16 / 10 / 52


Scorpions– Scorpions
Scorpion (Vermelho): 3~5 / 6 / 10
Scorpius (Azul): 13~20 / 20 / 96


Krags– Krags – Se parecem com um grande cristal. Seu ataques podem confundir o personagem.
Krag (Laranja): 1 / 10 / 9
King Krag (Azul): 9~13 / 22 / 50


Phantom– Phantom – Atiram Projéteis.
Phantom (Cinza): 7~11 / 1 / 30
Spectre (Azul): 39~61 / 72 / 80
Wraith (Vermelho): 84~107 / 110 / 108


Orbs– Orbs (O Olho flutuante)
Orb (Branco): 12~17 / 8 / 40
Blood Orb (Azul e Verde, podem enferrujar sua armadura): 52~83 / 52 / 80
Death Orb (Vermelho e Laranja, podem enferrujar sua espada): 70~96 / 96 / 230


Witches– Witches – Podem confundir o personagem, também possuem uma magia que oculta todas as áreas da fase.
Witch (Cinza): 7~13 / 25 / 60
Mad Witch (Roupa Preta): 27~38 / 60 / 160


MystMyst – É um Casulo flutuante, ele não irá ataca-lo a menos que você o ataque primeiro.
Myst (Cinza): 42~55 / 48 / 90
Death Myst (Preto): 131~140 / 150 / 220


Kraken– Kraken – Parece um tentáculo, ele irá segui-lo rapidamente e roubar sua comida.
Kraken (Cinza): 19~29 / 32 / 100
Krakos (Laranja): 75~99 / 130 / 250


Demijaw– Demijaw – Se parece com uma dentadura flutuante.
Demijaw: 34~53 / 12 / 20


Roots– Roots – Se parecem com uma árvore em chamas. Atiram bolas de fogo mas não podem se mover.
Root (Vermelho): 28~42 / 44 / 90
Death Root (Laranja, pode roubar pontos de Força): 39~65 / 78 / 95


Snails– Snails – Na maioria das vezes não vale a pena o confronto direto, se tiver como correr, ou vencer usando itens o faça, se ele roubar muito do seu poder, você sofrerá muito no futuro.
Red Snail (Pode roubar pontos de força): 15~21 / 62 / 64
Blue Snail (Pode roubar pontos de força): 22~43 / 110 / 78
King Snail (Amarelo, podem roubar níveis de você): 35~47 / 300 / 120


Rods– Rod – É idêntico a um cajado, seu dano é desconhecido. 120 / 130

.


SwordSword – Similar a Rod, só que ele é uma espada. 120 / 180

.


Dragon– Dragon – É o inimigo mais forte do jogo, Certifique-se de que sua arma e armadura estejam bem fortes antes de enfrentá-los. Não desperdice seu tempo lutando contra eles, apenas tente encontrar final da fase. Enfrente-os apenas em último caso, por exemplo, estar cercado por eles.
Dragon: 109~165 / 250  / 480

Final:

O final não explica nada, nunca saberemos o propósito do Dragon Crystal, se é que tem um, mas imagina só ficar sozinho preso num mundo cheio de monstros, onde cada passo deve ser calculado friamente para não morrer de fome, e depois de todo trabalho, não ganhar nada… Bem, sorte que não foi comigo!

Escrito por: Rafael Torok 

Revisado e Incrementado por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 3 de junho de 2012, em 3-Master System e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 25 Comentários.

  1. Ótimo artigo.
    Tô chegando em 2020 sim, vim aqui por um vídeo.
    Conheço esse jogo como a palma da minha mão, mas ele ainda me desafia todas as vezes.

    É meu jogo preferido, meu amor eterno.

    Ah, corrige uma coisa: a Bushido Blade é ora matar os Mysts (os tornados) e não os Orbs (os olhos).

    Outra coisa, essencial: Três Rings fornecem proteção contra os debuffs de certos monstros:
    – Ogre protege contra os Red e Blue Snails,
    – Shield protege contra o Blue Orb,
    – Food protege contra o roubo de food dos Krakens.

    Ainda procuro alguma proteção contra os debuffs das Roots…

    Curtir

  2. Gustavo de Sá Oliveira

    Parabens pelo blog, Sou da geração master system e gostei deste jogo, Pena é o final pouco interessante. e o sofrimento de usar itens amaldiçoados ou pior ainda perder niveis com inimigos toscos … Mas como já disse não deixa de ser interessante o game e desafiador. no emulador eu costumo salvar antes de usar o item para descobrir o que é.. se for problema eu dou load . No phantasy star eu fiz todos os labirintos do jogo em folha quadriculada kkk era doido. golvelius e miracle warriors sao outros dois rpgs de master vou ver se falou sobre eles.

    Curtir

  3. esse jogo provavelmente foi um dos melhores rpg`s que ja joguei isso porque foi meu primeiro RPG eu so fico meio decepcionado com o final tbm mas eu gosto de acreditar que nao acaba ali e a continuacao dele eh o faltal labyrint de megadrive

    Curtir

  4. Queria deixar uma dica, se é que se pode chamar isso de dica: pra quem tem paciência e comida suficiente, vale a pena ficar atacando as gosmas vermelhas com a espada masamune, porque ela não funciona nelas e aí elas ficam se multiplicando. Depois de um tempo haverá tantas gosmas que ao final da briga você provavelmente subirá de nível. Outra coisa: não se deve jogar fora o leathersuit só porque conseguiu armaduras melhores. Contra o olho vermelho que enferruja armaduras, dá pra matar fácil, equipado com a leathersuit… que não enferruja justamente por ser de couro e não de metal.

    Curtir

  5. Olha, depois de várias tentativas consegui chegar hoje ao fim do DC/GG, e foi um pouco decepcionante. Estava com o dragon suit e a laser blade e mais nada. Tinha morrido um pouco antes. Mas dei sorte e voltei perto do cristal… cheguei nele e pronto. Acabou… rs. Volta à tela inicial com as legendas “congratulations! You won (qualquer coisa assim)… now you can go back to your real world (algo assim). E os créditos dos japas. Um pedido: onde baixo o tal emulador de Game Gear (ou MS) para Android? E o Tomb Raider pra celular… onde acho? Grato…

    Curtir

  6. Bom, eu tenho 54 anos… rs… não sou muito de jogar videogame, mas sou viciado neste Crystal Dragon (GG… nunca joguei no MS) e no Tomb Raider. Também não achei Tomb Raider (qualquer deles) pra baixar no celular.

    Curtir

  7. Pelo que vi num guia em inglês, há um cristal que você pode pegar no último nível, para ganhar o jogo. Eu cheguei ao final há uns 20 anos e não me lembro mais. Ah… é gladius, não “gradius”. Minha dúvida é: existe esse jogo para baixar no celular (Android)?

    Curtir

    • É Gladius sim, conferi na minha fonte e está certo “Gradius” é o nome de outro item na versão GG. E sim você pode baixar um emulador de Master e jogar o Android.

      Curtir

    • Gustavo de Sá Oliveira

      gostei deste jogo também, a um bom tempo atras tambem, procure outros que acho que deva gostar, eu adorava golvelius e phantasy star ambos rpgs, apesar que o phantasy é bem dificil e demora um tempo para se fechar.

      Curtir

  8. Galera queria saber tudo desse jogo !. tenho um tec toy em casa e gosto do dragon Crystal, mais nao jogo muito pq na primeira Fase logo eu Morrro ! Entao Me Ajudem!!

    Curtir

  9. como ganho mais coisas no jogo . Tipo, armamentos, comidas..

    Curtir

  10. Eu sou um expert em Dragon Crystal e ja fechei o jogo mais de 20 vezes mais nunca tinha chagado no nivel Avatar e no Masterlord (AH uma dica pra identificar um cajado espada ou pergaminho primeiro tenha 2 e jogue um fora ai ele identifica o outro)

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Pra pergaminho cajado tudo bem, mas no jogo não precisa identificar as espadas. Pessoalmente eu prefiro os usar pra identificar.

      Curtir

  11. Você se esqueceu da Great Sword

    Curtir

  12. Black Potion, transforma todas as suas potions em heal, não?

    Curtir

  13. VLWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW, estava preso nessas paredes falsas.

    Curtir

  14. o sight ring reforça os sentidos do personagem

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!