GBA – Kirby & The Amazing Mirror – Análise / Dicas


A popular bolinha rosa da Nintendo está de volta ao portátil e dessa vez com uma trama mais original, já que o primeiro lançado para GBA (Kirby: Nightmares in Dream Land) é um remake. Kirby & The Amazing Mirror é um dos melhores jogos de plataforma que já vi, já que apresenta uma mecânica única (única claro quando falamos de Kirby, já que o jogo tem uma mecânica própria). Antes de começar a analisar o jogo gostaria de deixar claro que sou um fã de carteirinha da Nintendo e adoro quando eles aparecem com jogos inovadores, o personagem Kirby é uma dessas criações inovadoras, onde já se viu uma bolinha rosa e gay que absorve seus igualmente inimigos gays e adquire as habilidades deles, é uma idéia muito simples, mas que deu certo e continua dando, já que Kirby é bastante popular, lembrem-se Kirby tem um aspecto bem gay, porém deixo claro que falo de brincadeira eu tenho consciência de que Kirby é um jogo que mira o público infantil. E mesmo sendo fã da Nintendo vou tentar ser imparcial, embora eu não tenha encontrado muitas imperfeições no jogo…

O jogo é bom, e começa com uma sinopse atraente, de fato ela não precisa ser já que é um jogo de plataforma, mas devemos levar em conta… Pois bem segundo a história do jogo existe um mundo de espelhos nos céus da Dream Land, nesse mundo os desejos se realizem, no entanto um dia o mundo dos espelhos refletiu os desejos ruins e se tornou um mundo ruim, Meta Knight percebeu e foi tentar salvar o mundo dos espelhos. Enquanto isso Kirby estava passeando quando um Dark Meta Knight aparece, e antes que Kirby pudesse reagir ele é dividido em quatro pelo vilão, os Kirbys o perseguem e chegam ao Mirror World, lá acontece uma luta entre o Dark Meta Knight e o Meta Knight onde o verdadeiro e bom perde e é jogado no principal espelho do lugar, após isso Dark Meta Knight quebra o espelho em oito pedaços e cabe a você e seus amigos recuperarem os oito pedaços separados pelos oito mundos, para poderem descobrir o mal a fundo de tudo isso. A jogabilidade é não linear, ou seja, você pode começar do mundo 9 (Candy Constelation) e terminar no 3 (Cabbage Cavern), não importa a ordem desde que você pegue todos os pedaços de espelho, e isso é um ponto a favor desse jogo, outro ponto a favor é o sistema de exploração que é deveras interessante, existem várias coisas a serem pegas em Kirby & The Amazing Mirror e você terá um pouco de trabalho para fazer 100% do jogo, mesmo com indicações e mapas que eu postarei logo abaixo, o jogo não vai te cansar é de fato muito bom e envolvente, uma coisa nova para Kirby (até onde sei) e lembra bastante Super Metroid e Castlevania: Symphony of the Night. Adcione também as peculiaridades que esse jogo tem, diferente dos outros aqui você pode usar um telefone e chamar seus amigos caso esteja com dificuldade, ou pode retornar a parte principal do Mirror World. E falando em amigos, experimente jogar esse jogo com outros três amigos é muito divertido e conta muitos pontos a favor do jogo, mesmo sendo uma fórmula conhecida (Nintendo se auto-plagiando, caso não saibam falo de The Legend of Zelda: Four Swords e também do Kirby: Nightmare in Dream Land), ainda falando do sistema multiplayer existem alguns mini-games caso você não queira só jogar o modo principal para dar uma leveza ou relaxada quando não estiver encontrando o que quer encontrar no jogo. Se não tiver amigos você pode jogar sozinho, só que para pegar alguns itens você vai necessitar da fraca AI dos outros Kirbys.

Falemos dos poderes agora, já que a bolinha rosa não é nada sem eles mesmo com a grande quantidade e mesmo com os poderes novos lançados nesse jogo (Cupid, Missile e Smash) senti falta de alguns poderes como o Needle, Starrod e Mike, que poderiam ficar legais nesse jogo. A parte técnica do jogo é excelente, quase perfeita, os gráficos são adequados e infantis, os sons condizem com as fases e deixam o contexto delas mais divertido, deixo como destaque as sprites muito bem desenhadas (porém infantis), as multíplas cores de Kirby são bastante agradáveis. Um pecado aqui é a dificuldade, a única dificuldade que você talvez encontre nesse jogo é para achar locais e itens por que para fechá-lo você não vai gastar muito tempo e se você ainda tiver um mapa é só ir até o chefe e matá-lo, sinceramente o único chefe que oferece uma certa dificuldade é o do mundo 5 (talvez porque eu não tenha pego o jeito dele), os outros são facilmente elimináveis, se claro você souber dominar Kirby. Outra coisa que não gostei: existem lugares no jogo INÚTEIS, que faz com que o jogo pudesse ser menor os cenários são bem repetidinhos, não há uma riqueza nisso e por mim eu excluíria uma grande parte de quadrados de alguns mapas KKKK.

Para concluir, digo que foi uma doideira o que fizeram, pegaram o sistema de exploração de Metroid e jogaram em Kirby e o pior deu certo, deu um jogo criativo, envolvente, que tem suas falhas, mas que tem muitas qualidades em contra-partida é claro que um marmanjo de 20~30 anos não vai gostar, mas Kirby consegue atingir seu público alvo e até mesmo alguns de fora pelo fator nostalgico. Digo que vale a pena dar uma conferida nesse game, posso parecer exagerado e tudo mais, só que de fato vale realmente a pena perder seu tempo vasculhando os labirintos de Kirby & The Amazing Mirror…

Nota: 9,1/10

Comandos: Poderes: Mirror World: Mini Games:

Comandos

Movimentação: 2x ↑ Kirby voa
Pula se apertado 2x Kirby voa
Suga seus inimigos e principal botão de ataque
Retorna a sala principal do Mirror World
Chama os outros Kirbys ao custo de uma carga na bateria
Pausa o jogo, checa o mapa e a info do poder
Abdica da habilidade

Poderes

O jogo nos apresenta um total de 26 habilidades copiáveis, na época foi o jogo de Kirby com mais poderes (sem contar o Crystal Shards que apresentava um ridículo sistema de fusão de poderes). Para quem não conhece os poderes eu vou listá-los abaixo. A gif acima feita por mim só não conta com o poder Master que é o ultimo que você ganha… Eu não vou citar o monstro do qual é absorvido tal poder, se não souberem o monstro basta perguntar nos comentários

Beam: Útil, mas não é um dos melhores. Kirby usa um feixe de energia na sua frente.
Bomb: É excelente para grandes distâncias, só é necessário um pouco de treino, não se preocupem a bomba não explode na sua mão. Kirby atira bombas nas mais variadas direções.
Burning: Técnica de avanço, serve para destruir blocos de ferro. Kirby vira uma bola de fogo que incendeia tudo a sua frente.
Cook: É um poder que só é usado uma vez, é como um golpe de misericórdia. O mestre-cuca Kirby joga todos os monstro ao redor em um caldeirão para ser curado
Crash: Outro de misericórdia. Kirby se torna uma bomba nuclear ambulante.
Cupid (Angel): Mediano, a velocidade é útil, só que é descompensada pelo baixo dano e esse negócio de carregar me enjoa. Kirby se torna o deus do amor.
Cutter: Bom para longas distâncias. Kirby atira um bumerangue com seu capacete…
Fighter: O melhor para fazer combos e é um misto de dano a curta distância e longa distância, Kirby se transforma em um Ryu da vida.
Fire: Básico, Kirby cospe fogo enquanto você segurar o botão é bom, mas nem tanto.
Hammer: É bom, mas poderia ser melhor, você pode sair girando como um maluco encima de seus inimigos. Quebra blocos de ferro e amassam as estacas de madeira.
Ice: Uma versão melhorada de Fire já que alguns inimigos viram blocos de gelo e podem ser empurrados contra outros inimigos.
Laser: Outro de longa distância, só que esse ricocheteia dependendo do relevo de certas superfícies.
Magic: Jogo de sorte, cartas serão tiradas da cartola e aleatóriamente escolhidas, você ganha vidas, coisas que aumentem sua HP, etc.
Master: Pego no fim do jogo é um Sword melhorado. Nada muda na aparência de Kirby.
Mini: É útil para passar em lugares pequenos, o nome do poder já auto-define a habilidade.
Missile: Particularmente eu gosto, mas é difícil de ser manuseado. Kirby vira um missíl e explode quando choca-se em algo.
Parasol: Não me atraí, Kirby golpeia os inimigos com um guarda-chuva.
Sleep: Na teoria era para recuperar seu HP, mas nunca aconteceu comigo. Kirby dorme e depois perde o poder.
Smash: O melhor para combate corpo a corpo, combina as habilidades: Stone, Sword, Hammer e Fighter.
Spark: Bom, mas inefetivo contra chefes, Kirby fica estático liberando eletricidade.
Stone: Se transforma em uma pedra e pode rolar, Kirby fica invulnerável nesse estado, porém fica imóvel. Serve também para “pregar” as estacas de madeira.  
Sword: Um dos melhores, Kirby faz um combo com sua espada.
Tornado: Incontrolavelmente Kirby vai sair como um furacão (dããã) arrastando seus oponentes por um certo período de tempo.
Throw: É bastante poderoso para médias distâncias se claro, você tiver o que arremessar…
U.F.O: Uma atualização do Cupid, é um dos melhores, porcausa da velocidade. Kirby atira lasers e usa feixes de energia para destruir seus oponentes.
Wheel: Depende bastante do terreno da área, mas mesmo inconstante é um dos melhores contra chefes.

As áreas do Mirror World

Neste jogo contamos com nove áreas, sendo um mundo apenas de conexão (serve para você chegar nos outro) e nos outros oito mundos você encontra os pedaços do espelho. Vou deixar aqui um mapa com uma definição de cada área e como matar o chefe da tal área, os mapas foram pegos de outro site e por isso não levam a marca do blog (eu estou autorizado a publicar as imagens sem alterá-las). Uma dica que eu dou é procurar sempre o mapa da área, e ter uma noção miníma de navegação, para não se perder ou ficar repitindo seus passos e andar em circúlos, tente achar pontos de referência ou proximidades. Lembrem-se a exploração é o máximo de dificuldade que você vai ter nesse jogo.

Area 1: Rainbow Route

Como disse anteriormente esta é só uma área de conexão, no centro dela, você vai encontrar as entradas para as outras áreas. De interessante aqui apenas o tema musical no quadrado 28, você precisa quebrar os blocos de metal para liberar o baú com a nota. O mapa você vai pegar quase que automaticamente, logo no começo do jogo. Esses mid-boss (Bata Fire e Crazy Hand) são inúteis de ser matar, você pode fazer por esporte dar uma treinada ou para explorar o jogo mesmo.

Area 2: Moonlight Mansion


Uma mansão, com um laboratório secreto embutido. A maioria das pessoas começa pegando o fragmento do espelho daqui, é de longe uma das fases mais fáceis que tem, pois você pega o mapa logo de cara (observem está no quadrado 1). Não é difícil alcançar o chefe. Você vai precisar de um amigo para pegar alguns itens aqui (creio que as duas tintas daqui). O chefe da área o King Golem é fraco demais, você pode derrotá-lo com o poder Bomb ou com o Sword só aplicando golpes de espada vertical (↑ + B).

Area 3: Cabbage Cavern

Cavernas interligadas no subsolo do Mirror World, essa é a Cabbage Cavern. Uma fase que só é um pouco chata na hora de pegar os prêmios, o que vai exigir que você tenha o poder certo na hora certa. A cor da caverna vai ficando roxa conforme você vai fundo nela, o que é bom caso você não tenha o mapa do lugar. O chefe é a toupeira Moley, o poder Wheel caí muito bem contra ele, já que ele é quase um Lemmy Koppa (chefe do castelo #3 em SMW)

Area 4: Mustard Mountain

Típica fase de fogo de qualquer jogo de plataforma, cuidado para não se perder aqui, encontrar o mapa dessa fase pode ser um pouco complicado (você pega pela área 1) , e sem ele você pode se perder fácil e ficar indo só em Goals. Esse mapa também tem algumas coisas para pegar em cooperação com um amigo (puxar uma pedra enorme e tals). O chefe Kracko é muito fraco sendo derrotado por poderes de rush (Burning) além disso ele libera alguns monstros para você poder sugá-los, então é tudo muito simples!

Area 5: Carrot Castle

Essa é meu mapa favorito, começa nas florestas e depois você entra em um castelo muito bem estruturado, outro labirinto que pode dar problemas, procure os pontos de referência no mapa acima para poder se localizar, aqui você encontra um coração que aumenta a vida de Kirby em um ponto. O chefe desta fase é um dos mais complicados, Mega Titan você deve empurra-lo na parede, acho que Spark também funciona, depois que acabar com o corpo só vai sobrar a cabeça, que é mais fácil de ser eliminada

Area 6: Olive Ocean

Fase de água, grande parte dela é passada embaixo d’água por isso aconselho o Sword ou o Hammer para essa fase, pode ser um pouco complicado achar esta área, o acesso dele é pela área 3, qualquer coisa olhem o mapa da área 3 aqui nesse artigo mesmo. O chefe da fase pode complicar um pouco já que enfrentar um chefe embaixo d’água é uma porcaria, por isso Sword ou Hammer vão fazer bastante diferença para enfrentá-lo

Area 7: Peppermint Palace

Outra das minhas fases favoritas neste jogo, adoro fases de gelo. Peppermint Palace é um lugar literalmente escorregadio e com uma baixa diversidade de poderes, nem é preciso adivinhar o que tem por aqui, além de muito gelo. Chegar aqui pode ser mais fácil pela área 5. O chefe da fase caí em um local aleatório e senão acertá-lo poderá ter problemas, então é bom ter cuidado fique com o Bomb  atirando bombas nos lugares possíveis assim evitará mais problemas

Area 8: Radish Ruins

Radish Ruins é uma área bastante interessante e grande, se perder aqui é fácil demais e o pior o mapa só é pego no fim da fase, então é necessário muito uso do senso de navegação (tipo “eu já entrei nessa porta”), vasculhe bastante para não andar em círculos. O chefe dessa fase pode te dar uma canseira, mas não é nada que não possa ser dominado, poderes de longa distância são uma boa pedida.

Area 9: Candy Constellation

Fase estelar com uma boa música de fundo e um visual impressionante, seu acesso mais comum é pela área 2 (veja no mapa da área 2). Essa fase não é tão complicada de se perder já que uma vez na trilha certa não tem erro nenhum. O chefe também é outra coisa bem simples, se você sabe matar uma Crazy Hand, saberá matar duas!

Após obter todos os pedaços do espelho quebrado, ele se restaurará no principal quadrante da área 1. Se você tiver aberto todas as portas você abrirá a sala dos poderes (Power Room) que fica no canto superior esquerdo, ali é possível escolher a maioria dos poderes do jogo, uma boa pedida para enfrentar o chefe final. Entrando no espelho você enfrentará novamente o Dark Meta Knight novamente, e mais você agora terá acesso ao poder Master que é um Sword com alcance melhorado. Após derrotar o Dark Meta Knight, você terá uma luta contra o real vilão do jogo Dark Mind. A primeira forma é bem simples, caso perca o Master não se preocupe esse chefe te da poderes, de preferência sugue a estrela verde e torça para vir uma habilidade boa (como Sword ou Fighter). A segunda forma é um pouco mais complicada, porém com a cautela necessária é possível vencer! Por fim em uma batalha com fim definido, já que não importa se você não atirar muitas estrelas nele

Se você tiver pego tudo que há para ser pego no jogo e obter 100%, você abrirá o Mini-Game: Boss Endurance, para isso siga os mapas que postamos aqui e catem tudo que a área pode oferecer!

Mini Games

Crackity Hack – Kirby e suas cópias estarão com a habilidade Fighter, vence quem fizer a maior rachadura! Para isso você tem que apertar o botão A enquanto a barra estiver o mais alto possível, você deve apertar A mais algumas vezes (quando ele pular e estiver prestes a cair por exemplo) para ajudar no tamanho da rachadura

Kirby’s Wave Ride – Kirby tira onda, literalmente e aposta corrida com suas cópias, saltando pelas ondas. Quem chegar primeiro vence

Speed Eaters – Uma bandeja é lançada na mesa e os quatro Kirbys devem sugar o conteúdo da bandeja, que podem ser maçãs ou bombas, cada maçã da um ponto, quem atingir os oito pontos primeiro é o vencedor

Boss Endurance – Estilo Survival mode, você poderá escolher uma das habilidades do jogo (a maioria delas) e partirá para a luta contra os chefes do jogo, desde os Mini-Chefes aos Chefes Finais.

Espero que tenham gostado!

Publicado em 23 de julho de 2012, em 5-GBA e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 19 Comentários.

  1. como volta para a tela de titulo
    ?

    Curtir

  2. eu fui jogar só de dois(as vezes 3)players e da erro
    ele aparece a cena/cutscene dos quatro pulando na estrela normal assim q ela acaba o jogo diz que aconteceu um erro de conexão socorro!

    Curtir

  3. como faço para jogar com 4 amigos pq eu so consigo botar pra dois jogadores

    Curtir

  4. mt massa completei 100% desbloquei um novo mini-game

    Curtir

  5. oque eu faço para pegar 100% ? ja peguei todos os itens e abri todas as arcas

    Curtir

  6. com qual abilidade eu pego e a tinta cinza

    Curtir

    • Nenhuma pelo que eu me lembre. Se for uma que tem um bloco gigante impedindo, você tem que puxar o bloco gigante com outro Kirby😀

      Curtir

  7. no quesito de abilidades prefiro o kirby super star e seu remake mas o jogo e bom

    Curtir

  8. Mt massa o post vai ajuda bastante kkkk ja to ate com pena de zerar e ficar sem nada pra fase dps kkkk

    Curtir

  9. Nossa pra mim esse jogo é muito difícil, eu tento abrir as portas mas eu não consigo sempre volto pro mesmo lugar!

    Curtir

  10. Eu aperto L ai vem uma estrela e me leva pro começo

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Aonde foi que vc viu que o botão L acessa o mapa??? Ta claro no artigo que o L te leva de volta ao começo, o START que acessa o mapa! Preste mais atenção amigo!

      Curtir

  11. nao consigo usar o mapa

    Curtir

  12. A descrição dos mapas tá perfeita, parabéns!

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s