SNES – Marvel Super Heroes: War of The Gems – Análise / Dicas

Com essa onda de Vingadores decido trazer um jogo da equipe (não a do filme), para tentar me aproveitar do sucesso que o filme fez. Este jogo de ação para o SNES é muito viciante e conta com a principal equipe do universo Marvel atrás das jóias do infinito, pedras mágicas que tem um poder imensurável, antes que alguém maléfico chegue pegue-as. Você controla apenas um membro da equipe por vez e escolhe entre Iron Man, Hulk, Capitão América, Wolverine ou Homem-Aranha e guiados por Adam Warlock na busca pelas jóias. Ressalto que nem todas as fases te darão uma joia e que cada joia concede um poder em particular (aumento de força, aumento de HP, pular mais alto…). O jogo é uma boa pedida para os que gostam de ação é uma mescla de plataforma com beat’em up, e conta com cinco personagens com as habilidades fiéis as HQs, fazendo o jogo ser bastante versátil e difícil de enjoar. A arte gráfica dos personagens é muito boa, tem poucos defeitos, fazendo o jogo ficar mais aceitável e também tem uma qualidade sonora, sendo apenas a música de seleção de fases a mais chatinha. A história baseada em dois arcos das HQs: The Infinity Gauntlet e The Infinity War, a história é bem apresentada também tendo apenas um furo notável (não explicam a participação do Black Heart, você tem que ler a revistinha DA ÉPOCA para saber). O jogo tem uma dificuldade moderada, e acho que ela varia com o personagem. Jogar com o Hulk é bastante difícil enquanto que com o Homem-Aranha é mais fácil, a questão é que descobrindo um jeito correto de jogar o jogo fica mais simples. Lembrando que se morrer com um personagem pode ter problemas para obtê-lo de volta. O jogo em algumas fases oferece caminhos distintos para a obtenção de alguns itens o que é muito bom, mostrando o lado plataforma forte que tem.

Dos defeitos podemos destacar a repetição dos inimigos, parece que houve um problema da Capcom em gerar sprites, não sei se tem algo haver com a história, mas a maioria dos inimigos são os vingadores com a palheta (cor) alterada, é até divertido enfrentar as cópias, mas tem horas que você se pergunta, mas não existem uma variedade maior de inimigos, nem uma fase final desafiadora. Algumas gemas me soaram inúteis, que só estão lá para encher linguiça e a mecânica algumas horas facilita o jogo, basta haver uma repetição em certos movimentos para que você derrote determinado chefe, o que eu acho uma babaquice e uma deficiência na AI do jogo. E por final o jogo também tem umas inconsistências, como Iron Man perder ar embaixo d’água e Hulk não pular alto.  Infelizmente também o jogo não tem um multiplayer, o que cairia como uma luva em um jogo como esse.

Quem já jogou X-Men: Mutant Apocalypse, já vai saber o que vai encarar nesse jogo. Os dois são MUITO semelhantes, e War of The Gems conserta alguns problemas de X-Men (se morrer com um personagem todas as vidas é Game over), e esquece de apresentar algumas qualidades (como a variedade de truques dos personagens), claro que a semelhança não é coicidência, os dois jogos são da Capcom e seguem a mesma linha. Se gostou da linha seguida em X-Men, mas queira controlar os Vingador, os heróis mais poderosos da terra, e quer um pouco de ação as antigas, uma nostalgia é War of the Gems. Vale a pena!

Nota: 7.8/10

Comandos

Ataca
Pula
Movimentação

Personagens

Capitão América – Líder da equipe, o Capitão é um personagem bastante equilibrado, sendo uma boa escolha caso queira causar um bom dano em seus oponentes com uma agilidade moderada, além disso Capitão América tem um combo no ar. Aqui estão os comandos:

→→ + Y – Lança o escudo em linha reta
↓↓ + Y – Lança o escudo na diagonal para baixo
↑↑ + Y – Lança o escudo na diagonal para cima
→↓↘  + Y- Uma investida com o escudo
Especial – Cap convoca uma chuva de misseís devastando o oponente

Spider Man – O amigo do bairro, ele é rápido, anda pelas paredes, lança teia e sua altura ainda o favorece para esquivar de alguns ataques. O único problema é infligir pouco dano aos oponentes, sendo necessárias diversas porradas para derrubá-los, seus comandos são:

↑↑ + Y – Lança teia para o alto e fica balançando, apertando Y novamente o Homem Aranha caí como um missíl em seus oponentes
↓↘→ + Y – Lança teia que paralisa o inimigo
↑ + Y – Um pequeno combo
Especial – Homem Aranha lança a teia em diagonal se acertar, seu oponente será jogado de um lado para o outro

Wolverine – O marrentão dos X-mens, Wolverine é sedento por brigas, é bastante semelhante ao homem aranha porém tem ataques mais limitados e menos expressivos, caso não goste do Homem-Aranha pode tentar jogar com ele, seus comandos:

→→ + Y – Uma investida
↓ + Y (no ar) – Um rasante no estilo falcão
↓↘→ – Uppercut
Especial – Wolverine fica dourado e todos os seus ataques tornarão o vento uma navalha

Iron Man – O Vingador Dourado como é conhecido, neste jogo o Homem de Ferro é grande e forte, porém é lento demais só é melhor que o Hulk devido a sua armadura cheia de apetrechos e parafernálias que são de grande ajuda e tem um bom combo, seus comandos são:

↑↑ + Y – Uppercut
↓↓ + Y – Joga uma granada
↓↘→ + Y (pode ser usado no ar) – Lança um feixe de energia
→→ + Y (no ar) – Uma investida voadora
Especial – Um laser vem dos céus sobre o Homem de Ferro

Hulk – O fortão e divertido gigante esmeralda, infelizmente Hulk não tem aquela invulnerabilidade aqui, fazendo dele um dos mais difíceis de ser controlados, também tem um baixíssimo repertório de comandos. O que compensa é sua força, apenas uns socos e ele já aniquila os oponentes, seus comandos são:

→→ + Y – Hulk vai com tudo para cima dos oponentes em uma investida
↓→↘ + Y – Bom para linkar com o combo, um daqueles pulos que derrubam o inimigo
↓↘→ + Y (perto) – Hulk agarra o oponente e o arremessa
Especial – Hulk faz o chão tremer LITERALMENTE

NOTA: Todos os especiais tem o mesmo comando e necessitam de um item para ser usados (Gem Power Item), o comando é  mais ou menos esse ↓↙←↖↑ + Y, se não é assim peço que me corrijam por favor.

Fases

O jogo tem um total de nove fases, cada uma com sua peculiaridade e com itens a serem descobertos. Além disso temos a sala de treinamento lembre-se de vir ver o password aqui, e anotá-lo, uma dica que dou é vencer as lutas lá sem perder HP para conseguir um item aleatório. Isso pode te ajudar bastante. Vou dizer a minha ordem para completar as fases assim pode ser mais fácil para vocês e deixarei do lado o melhor boneco para ser usado (na minha humilde opinião). O ganho das gemas é aleatório (creio eu), você vai ganhar as duas primeiras nas quatro primeiro fases uma com magus e as outras duas nas outras quatro fases, a ultima é meramente ilustrativa e você ganha ao vencer Thanos.

Time Gem – Melhora a velocidade do personagem, muito bem combinada com Hulk

Reality Gem – Encontra itens escondidos (não me pergunte como)

Power Gem – Aumenta seu poder de ataque

Space Gem – Aumenta o seu pulo

Soul Gem – Dobra seu HP

Amazon – Wolverine, Capitão América ou Spider Man

“Ancient Ruins  locate deep in the jungles of Brazil”

A fase é um pouco fácil, não apresenta muitos desafios e se for um iniciante os inimigos aéreos também podem te dar problema. A primeira parte no rio corrente tome cuidado com os espinhos e na penúltima cachoeira tem um item para restaurar seu HP. Ao cair por uma cachoeira você enfrentará vários gaviões arqueiros, eles são chatos podem dar problema, mas se os encostar na parede e evitar que saiam terá vantagem, esquive das flechas sempre que puder. Continuando a fase aqui não pararão de chegar inimigos até que destrua todas as câmeras, estes inimigos são chatinhos por isso tome cuidado o dano que eles causam é alto. Acabado isso é só seguir subindo as plataformas (pode ignorar os oponentes não tem problema) e chegará ao chefe que é uma versão maligna de Wolverine. O chefe é bastante simples de ser enfrentado, basta que quando você o jogar no chão sair de perto e voltar a derrubá-lo. É mais fácil derrotar ele com o Capitão América, que tem um projétil e é mais rápido que o Homem de Ferro.

Alaska – Spider Man ou Wolverine

“The severely cold alaskan mountains where the ground is frozen”

A fase é simples se for com o Spider Man, bata os inimigos e se tiver um problema desça para pegar um item de cura. Avance e chegará a uma parede, não quebre-a suba por ela usando as habilidades do aranha e vá por esse caminho destruindo os inimigos e pegando os itens, chegará em uma parte com dois arqueiros. Se você tivesse pego o caminho destruindo a parede ia chegar aqui também, mas enfrentaria três criaturas que reduziriam MUITO a sua vida. Agora basta avançar para você poder encara o chefe da fase o poderoso Sasquatch. Ele é bem fraco, basta que quando ele levante você o derrube novamente seguindo esse procedimento, cuidado com as estalactites que caem em seu golpe de misericórdia.

Dr. Doom’s Castle – Iron Man, Spider Man ou Wolverine

“Castle Doom – Ruled by the brilliant and twisted scientist known as Dr Doom”

Os inimigos aqui são robôs e a música do local é até animante. Aqui logo no começo há uma bifurcação, o caminho de baixo é sempre mais cansativo e pode te tirar preciosos pontos de vida. Seguir por cima é um pouco melhor e é possível se estiver com um dos três que aconselhei aqui para ir por cima. As plataformas para subir são perigosas, e vão testar sua esquiva, portanto esteja atento, passando da parte com as plataformas que tem bolas elétricas, grude na parede da esquerda e suba para encontrar um item que recarregará sua vida. Agora você entrará na porrada novamente contra os robôs, depois suba e tome cuidado aqui, as plataformas não são fixas elas caem assim que pisar nelas, então tome cuidado. Depois disso você já cai dentro do Dr Doom, mas não se preocupe só é necessário retirar a barra verde da vida dele e a luta será interrompida com um desejo de vingança para o próximo encontro.

Boston Aquarium – Capitão América, Iron Man ou Hulk

“An eastern american aquarium where one of the gems may have landed”

Dê uns passos e Warlock informará que alguns vilões plantaram bombas no aquário que será inundado, seu objetivo e encontrar a jóia aqui e meter o pé, mas não será fácil. Use o rush aéreo do Iron Man aqui ajudará bastante! O seu uppercut também destruirá as barricadas facilmente e conservará seu ar. Siga evitando perder vida, pois cada pedacinho é precioso, há um mid boss que é fraco nem é necessária menção. Assim até o B1 onde enfrentará dois Iron Mans, a luta será pauleira, pois se um é difícil, dois é mais complicado ainda, tente pegar um de cada vez não os deixe acumular. E siga aquela mesma estratégia de sair de perto quando eles caírem no chão. Se usar o Hulk aqui use o Hulk com a Time Gem que vai dar uma acelerada nele.

Após derrotar passar por essas quatro fases uma cena é jogada na tela explicando um acontecido, eles descobrem que o cara atrás das jóias se chama Magus (nas HQs Magus é um alter-ego maligno de Adam Warlock) e ele está em uma enorme espaço nave, Magus tem de ser derrotado para manter o universo seguro.

Magus Spaceship – Spider Man

Aqui as coisas esquentam um pouco, você enfrentará clones de seus companheiros Vingadores, aos montes! E é pauleira para todo lado, portanto tenha cuidado e evite perder vida, se aproveite do tamanho do Spider Man. No começo da fase fique encima dos canhões usando a rasteira para destruí-los depois entre na nave e avance para enfrentar um clone do Hulk. Pronto agora você entrará em um teleportador e chegará ao mid boss. Fique em um ponto fixo aplicando ataques e quando eles pararem saia (pule faça o que for necessário) da plataforma imediatamente para o canto extremo de onde está (esquerda ou direita), assim evitará os lasers, cada vez que destrói um olho a velocidade dos outros aumenta, mas se ficar no ponto fixo batendo será melhor (qualquer ponto da sala). Depois  você enfrentará uma máquina, mas aqui há um macete, um ponto onde ela não te acerta. Primeiro destrua as pequenas bolinhas com voadoras no ponto (o ponto cego está indicado na imagem do meio). Basta avançar, subir pelas plataformas, na esquerda tem item para curar. Ignore o teleportador e continue avançando, você encontrará outro teleportador e mais um item de cura, nesse teleportador você enfrentará uma seleção de Iron Mans, eles são mais fracos, mas não substime-os. Magus não é lá essas coisas, tome cuidado com o agarrão dele e ESPERE ele lançar a bola para esquivar dela, já que ele lança ela na sua direção, ele também tem um projétil que basta ficar abaixado para evitar, ele também cura bastante, não deixe acontecer fique encima não dê muita distância e quanto menor for ficando a vida dele mais apelão ele estará e boa sorte!

Ao derrotarem Magus os heróis descobrem que ele só possuía uma das jóias, então no computador somos apresentados a Thanos que exige a entrega das jóias para ele, já que ele se considera digno delas. Warlock aconselha que procurem as outras jóias em quatro novos possíveis lugares.

Arizona Mining Complex – Iron Man, Spider Man ou Hulk

“An american base invaded and haunted by the evil”

Cuidado aqui, os inimigos são poderosos, um agarrão do baixinho pode te custar 1/2 da sua vida. Evite que eles pulem em você, avance e chegará a um elevador, que é fácil de passar. Na verdade com a Power Gem equipada essa fase é muito fácil a maioria dos inimigos morre em um combo, não há muito que se falar. Há um momento em que a fase é coberta por um gás venenoso, e novamente você tem que correr contra o tempo. O chefe desta fase é um dos mais complicados, é um inimigo bastante comum, porém ele tem o auxílio de três lasers, com Hulk basta usar os especiais, o mesmo com Iron Man. Já com o aranha você precisará de um pouco mais de habilidade com a Power Gem fica fácil, porém evite os lasers, é simples quando eles pararem de se mover você sai da linha de tiro.

Egypt – Spider Man ou Wolverine

“Ancient Pyramids wich rise from the wind-swept deserts”

Esteja com a Power Gem. Aqui a areia é movediça então caminhe pulando na primeira parte. Quando chegar nos baixinhos se tiver dificuldades só ataque pulando. Logo em seguida entrará em uma construção, aqui as coisas são mais fáceis, você enfrentará a cabeça de uma estátua e precisará esquivar dos lasers que ela atira. Após isso vai ser complicado se tiver ido com Hulk, pois nos deparamos com uma parte que é necessário um personagem pequeno. O chefe é uma versão maligna do Hulk, o que é fácil de ser vencido, pule para evitar as investidas e ataque sem dó. Não faça como eu, não vá com o Hulk há uma parte onde se deve esquivar e precisa de um boneco pequeno. Eu fui com o Hulk para testar minhas habilidades 😛

Mt. Vesuvius – Spider Man

“A giant volcano filled with red-hot lava.”

Essa fase é uma das melhores, você vai ir surfando através de uma prancha mágica. Você controla ela claro para poder pegar os itens e enfrenta cópias do Surfista prateado, tome cuidado com as labaredas! Depois a parte em solo, não caia na lava, avance e chegará em uma fenda nela procure pelo canto esquerdo uma entrada onde encontrará um item de ressuscitar e um para curar você depois avance para a direita para encontrar o chefe. Coisa pode ser complicado, mas se já enfrentou ele na mina saberá que é fraco, quando ele der suas investidas pule e não fique muito longe senão ele atirará pedras ferventes em você. Não fique em uma pedra muito tempo, esteja sempre em movimento entre as pedras PRÓXIMAS ao Coisa!

Asteroid Belt – Qualquer um

“A space graveyard where silence rules”

Aconselho a virem com a jóia verde. A fase é pequena, mas não se engane, aqui você tem que ter bastante cuidado. Há destroços vindo de todas as direções um verdadeiro teste a sua esquiva. Só de andar (pelo caminho de cima) um pouco pela fase você encontrará o Dr Doom e terá sua revanche contra ele, desta vez não basta só tirar uma barra de sua vida, é hora de trucidá-lo. Caso tenha perdido vida desça na frente para pegar um item que irá recuperar sua vida, caso tenha ido pegar o item, volte e suba pelas plataformas até encontrar uma construção mais sofisticada (parece um palácio). Aqui enfrentará Blackheart o boss dessa fase, não entre com voadoras para cima dele, pois irá se ferrar, uma dica é esperar ele atirar o projétil (esquive pulando) esquivar e ai sim atacá-lo. Repita o procedimento e boa sorte!

Sabendo que falta apenas uma jóia para ser conseguida, os heróis vão atrás de quem está com ela: Thanos. Porém antes de encarar o vilão uma mulher chamada Nebula não permite que você passe fazendo com que ela tenha um fim trágico em nossas mãos

Sub BossNebula – Qualquer um

A luta é um pouco complicada, por isso vá com a Power Gem que arranca pedaços e pedaços da vida dela por combo, tente pular também por trás dela evitando o anti aéreo que ela tem. Qualquer maior duvida assistam meu vídeo derrotando ela (perdoem-me pelo pisca pisca)

Final BossThanos – Spider Man ou Capitão América

Ah uma singela repetição de movimentos que devem ser repetidos para derrotar Thanos, é complicado explicar (você tem que dar repetidas vodaoras, então fiz um vídeo que vocês podem conferir também e assim pode entender como é mais ou menos, peço perdão pelas piscadas, mas espero que entendam

Vencendo Thanos a ultima joia do infinito é libertada e os heróis conseguem reunir elas, trazendo novamente a paz para o universo! As joias são guardadas por Adam Warlock e fim de jogo 😀

Espero que tenham gostado, até a próxima

Publicado em 27 de julho de 2012, em 1-SNES e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. O especial é apenas ⬆️⬇️+ Y

    Curtir

  2. Muito bom cara, parabéns pelo trabalho. Estou usando nesse momento! valeu mesmo!

    Curtir

  3. Excelente dicas! Ajudou muito a esclarecer dúvidas que eu tinha sobre esse game épico do SNES.
    Obrigado!

    Curtir

  4. Muito bom, tirou minhas duvidas. Valeu!

    Curtir

  5. MUITO OBRIGADO !!! VALEU MESMO Hudson e a equipe Eternal Players… UM FORTE ABRAÇO Á TODOS E QUÊ DEUS EO SENHOR JESUS CRISTO ABENÇOE Á EQUIPE ETERNAL PLAYERS E PRICIPALMENTE AO MEU AMIGO Hudson quê ENSINOU ESSES ESPECIAIS SECRETOS (SUPER MOVIMENTOS) . EU SEMPRE QUIS APRENDER COMO FAZIA E ÁGORA SEI,GRAÇAS AO MEU GRANDE AMIGO (IRMÃO) Hudson… VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !

    Curtir

  6. o comando dos especiais são esses : teclas cima frente baixo +Y

    Curtir

  7. Jogo muito maneiro que zerei na época quando tinha meu super nintendo bons tempos viu .

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!