GBA – Pokémon Fire Red & Leaf Green – Análise / Dicas / Detonado parte 1

Como muitos sabem, os jogos são remakes das versões Red e Green, lançadas previamente no Japão em 96 (nos EUA foram feitas algumas alterações e a versão Green saiu com o nome Blue, porém os jogos só foram lançados em 98). Pokémon é uma série que revolucionou os jogos de RPG, por que? Oras simplesmente porque você monta seu time, monta os golpes do seu time, não é um RPG prefixado onde os personagens vão se encaixando e você tem que se adaptar aos modos de batalhar deles, aqui você manipula da sua forma o seu time. Seu time pode ter 6 pokémons de 151 variedades, sendo outra gama diversa de golpes, claro, nem todos os pokémons estão disponíveis, cada versão tem seus pokémons exclusivos, para claro preservar a intenção do jogo que é promover a troca e a batalha entre os treinadores através dos Game Boys; e claro nem todo pokémon pode aprender todos os golpes (com exceção de Mew), há 17 tipos dividindo muitos golpes e alguns pokémons tem golpes exclusivos (DItto com seu Transform). O jogo é realmente muito bom, você se diverte muito, perde horas jogando, não é atoa que ganhou um animê de sucesso global. Um outro fator positivo foi além de manter alguns glitches do primeiro, como a caminhonete de Vermilion, adcionar os elementos da terceira geração, como os Efforts, Abilitys e Natures.

Porém, pokémon tem algumas brechas, a primeira e crucial é que o foco principal do jogo não é sua história, são raras as cutscenes, aqui você simplesmente tem que pegar suas oito insignias e partir para o Indigo Plateau enfrentar a Elite 4, no caminho aparece a Equip Rocket. Seu motivo para acabar com eles? Não tem, você simplesmente acaba com eles, como se fosse da sua conta, como se você fosse o cara puro e bom como Ash Ketchum. Não há conexão entre os personagens, não há personalidade neles, você é só um explorador, puro de coração que deseja ser o campeão da liga pokémon. Os desafios in-game, são simples, não muito complexos, uma vez que estando no level, ou um level a mais e tendo um golpe do tipo oposto você será superior a seus inimigos in-game, com exceção da clara Elite 4 que concerteza faz jus ao nome de ser a Elite dos treinadores pokémon. Outro fator ruim, é que eles quiseram dar tanta semelhança aos jogos antigos, que não deixaram o sistema de tempo, ou a troca de bicicletas, ou as batalhas duplas; as bicicletas ou as batalhas não fazem tanta diferença, mas o sistema de tempo é essencial para a evolução de alguns pokémons.

Por fim, gostaria de ressaltar que o jogo não se torna ruim pelos seus defeitos, mas só explorar, explorar e explorar; sem grandes metas ou desafios é meio sem sentido, uma grande sacada aqui é o Trainer Card, já que os iniciais limitavam sua exploração a só vencer a Elite 4 e ficar zanzando por Kanto, ao obter uma certa quantidade de pokémons você poderá explorar uma nova parte do mundo pokémon as Sevii Islands que apresentam alguns pokémons da região de Johto. Além disso para completar o jogo 100%, não ter mais nada para fazer, você tem que capturar os 150 pokémons, depois os 351 e depois ainda jogar um joguinho, o que torna o jogo praticamente infinito devido a quantidade de trocas que você terá de fazer.

Nota: 8,8/10

Básico

Há conceitos básicos para se jogar pokémon, mesmo que in-game, são eles:

Pokemons exclusivos
Há certos pokemons que só aparecem em uma certa versão do jogo, esse fator existe justamente para promover a troca entre os jogos, já que é necessário trocar para obtê-los, a menos que você seja um trapasseirozinho e use cheats, os pokemons com um * só podem ser pegos depois de se conseguir a National Dex. 

Fire Red Leaf Green
Ekans Sandshrew
Arbok Sandslash
Oddish  Bellsprout
Gloom Weepinbell
Vileplume Victreebell
Belossom* Slowpoke
Psyduck Slowbro
Golduck Slowking*
Growlithe Staryu
Arcanine Starmie
Shelder Magby*
Cloyster Magmar
Scyther Pinsir
Scizor* Azurill*
Elekid* Marill*
Electabuzz Azumarill*
Wooper* Misdreavus*
Quagsire* Sneasel*
Murkrow* Remoreid*
Qwilfish* Octillery*
Delibird* Mantine*
Skarmory* Vulpix
Ninetales

Pokémons Shiny
Pokémon Shiny são os pokémons, com nada de especial, exceto com sua cor alterada e com uma estrela em sua imagem no Summary. As chances de encontrar um pokémon Shiny são de 1/8197 se você encontrar ele em sua forma básica sua evolução também será Shiny, porém se você breedar as chances do bebê nascer Shiny também são 1/8197

Itens
São elementos aditivos ao jogo, existem três bolsos na sua mochila (Bag): Items, onde são guardados os itens relacionados a seus pokémons ou os itens apenas de venda; Key Items, onde são guardados os itens de influência no jogo, outros de miscelânia e um tipo relacionado aos pokemons (Berry Pouch e TM Case); Poke Balls, obviamente onde são guardadas as suas poke balls, itens de suma importância para a captura de novos pokémons. Itens são achados em pokebolas no mapa ou podem ser comprados nos Marts

Tipos: fraquezas e resistências

São simples, um pokemon tem pelo menos um tipo e no máximo dois, um pokemon do tipo água, tem fraqueza a um tipo raio ou grama, porém é forte contra tipos pedra e tipo fogo. O segundo tipo também tem influência, se um pokemon é tipo água/terra ele terá fraqueza quadrupla a tipos grama. A tabela explica todas as fraquezas e resistências, onde você vê um (+) é por que o dano é dobrado contra aquele tipo e o (-) significa que o dano é diminuído contra aquele tipo.

Tipos: físico e especial
São no total 17 tipos de “elementos” no jogo, até a terceira geração (FR/LG/R/S/E) o subtipo deles (físico ou especial) é definido pelo tipo. Golpes dos tipos: Grama, Fogo, Água, Elétrico, Gelo, Psiquico, Fantasma e Dragão são especiais. Já golpes dos tipos: Normal, Lutador, Veneno, Metal, Sombrio, Pedra, Terra, Voador e Inseto são físicos

Evolução
Evoluir um pokemon é necessário, pois ele só atinge seus status máximos em seu ultimo estágio, cada pokémon tem um level certo para evolução, alguns pokémons tem suas evoluções por pedras, ou felicidade, até mesmo troca ou troca segurando um item influenciam na evolução. Para impedir a evolução basta apertar o botão B, equipar a Everstone nele ou deixá-lo no Day Care. No link a seguir vocês podem checar as condições de evolução de cada pokémon, apenas se lembre que este jogo só vai até a geração 3 e alguns pokémons que aparecem na lista não existem no jogo

http://pokemondb.net/evolution

Atributos
Cada pokemon tem oito atributos, sendo dois de batalha (Evasion e Accuracy) e os outros seis fixos:
HP (Hit Points): Óbvio a vida do seu pokémon, o grau de quanta porrada ele aguenta
Ataque (Attack): Dano físico
Defesa (Defense): Resistência física
SP Atk: Dano especial
SP Def: Resistência especial
Velocidade (Speed): Define quem ataca primeiro, as vezes um golpe pode favorecer esse atributo. 

Nature
É a personalidade do pokémon, isso influência diretamente na evolução dos atributos. algumas natures são neutras, não aumentam nem diminuem nada, portanto não vou colocar nome nenhum nessas natures.

Nature Stat Aumentado Stat Diminuido
Hardy
Lonely Attack Defense
Brave Attack Speed
Adamant Attack Sp. Attack
Naughty Attack Sp. Defense
Bold Defense Attack
Docile
Relaxed Defense Speed
Impish Defense Sp. Attack
Lax Defense Sp. Defense
Timid Speed Attack
Hasty Speed Defense
Serious
Jolly Speed Sp. Attack
Naive Speed Sp. Defense
Modest Sp. Attack Attack
Mild Sp. Attack Defense
Quiet Sp. Attack Speed
Bashful
Rash Sp. Attack Sp. Defense
Calm Sp. Defense Attack
Gentle Sp. Defense Defense
Sassy Sp. Defense Speed
Careful Sp. Defense Sp. Attack
Quircky

Ability
Habilidade natural do seu pokémon, influência diretamente nas batalhas.

Trainer Card
É o principal artificio de diversão do jogo in-game, nele ficam suas informações de treinador pokémon, completá-lo é uma missão no jogo, são quatro estrelas no trainer card e a cada estrela ele muda de “versão”. Você pode acessá-lo indo na opção com o nome do seu personagem no menu (botão Start)

Comandos

Movimentação
Botão de confirmação
Botão de cancelar / Correr
Checa os tópicos de ajuda
Checa os tópicos de ajuda
Abre o menu principal
Usa um key item registrado

Antes de começar o detonado, recomendo sériamente que aqueles que jogam no PC, joguem pelo emulador NO$GBA, não que o VBA seja ruim, mas ele tem um problema de save chato, não tenho paciência com esse erro, até sei corrigir. Mas prefiro jogar no No$GBA por ser um pouco mais prático

Detonado

Parte 1 Parte 2 Parte 3

NOTA: Não entrarei em detalhes sobre as batalhas, só vou dar os pokémons que seu oponente terá, a estratégia é puramente sua, inove.
A introdução do jogo nos apresenta ao Professor Oak, um famoso pesquisador de pokémons. Após escolher seu sexo e seu nome, você vai escolher o nome do seu rival, cara chato que o persiguirá pelos confins do jogo. Então professor Oak nos diz que um mundo de aventuras e segredos será desvendado.

Pallet Town
Você estará em seu quarto na frente de um NES, há um computador na esquerda aonde você pode pegar uma poção (Item Storage, Withdraw Item), depois de pegar é só botar Turn Off. Desça as escadas, fale com sua mãe e saia da casa, nossa que cidade do interior, avance pelo norte, então o professor Oak vai aparecer e te dirá que não é possível andar na grama alta sem um pokémon para te proteger, ele então te levará ao laboratório dele, seu rival também estará lá. Professor Oak então dirá que há três pokemons naquela sala, e pede para você escolher um. Eles são os pokemons iniciais e eles é que definirão a dificuldade do jogo.

Dificuldade Fácil Dificuldade Média Dificuldade Difícil

Escolha seu pokemon, e seu rival, inteligentemente, escolherá o que tem vantagem sobre ele, não se preocupe no começo do jogo essa vantagem não é muito valiosa, porém ela será muito importante no final do jogo. Tente sair do laboratório e você terá sua primeira batalha pokémon com seu rival.

 
Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 5

Lv: 5

Lv: 5

Se vencer você ganhará pelo menos um nível. Pronto você agora saia do laboratório e avance para o norte da cidade, fale com a garotinha e entre na Route 1

Route 1

50%

50%

Os pokemons acima, são as chances de eles aparecerem para você, dependendo da cor do pokémon ou da chance ela representa a chance em um jogo ou se o pokémon só está presente em um jogo, obviamente Fire Red está em vermelho, Leaf Green em verde, se estiver sem cor é porque tem nos dois jogos.
Apenas avance pela rota eliminando os fracos pokemons que ousarem te incomodar em seu caminho, você pode ganhar um nível por aqui. Fale com o NPC no começo da rota ele vai te dar uma poção, avance até chegar na cidade de Viridian

Viridian City
Se necessário vá ao centro pokemon, que é a casa vermelhinha, chegando na cidade se dirija para o Mart, a casinha azul, e fale com o balconista. Ele dirá que tem um pacote para o professor Oak, pegue o pacote saia do Mart e volte para a Route 1

Route 1
Simplesmente entre pela esquerda e pule pelos relevos (umas partes marrons escuras), caso não queira enfrentar nenhum pokémon chato novamente.

Pallet Town
Siga para o laboratório do professor Oak, fale com o velho entregue o pacote dele que são poke balls. Seu rival aparecerá e Oak dará a pokedex para os dois; a Pokedex é uma espécie de database do mundo pokémon, porém é você quem tem de preencher esse database, capturando todos os pokémons possíveis. Ok após receber a Pokedex saia do laboratório e vá para a casa que fica encima do laboratório, a direita da sua casa. Fale com Daisy, a irmã de seu rival, para ela te dar o Town Map. Saia da casa dela, avance pela Route 1.

Route 1
Bom, a vantagem agora é que você tem 5 pokeballs, e pode capturar um dos dois pokémons que tem nessa rota, isso é só um lembrete. Apenas atravesse-a até chegar em Viridian

Viridian City
Se necessário vá ao centro pokémon, caso queira avançar com o jogo e chegar ao seu primeiro ginásio, já que infelizmente o ginásio de Viridian está fechado, para sair da cidade vá para o norte, você vai encontrar um velhinho que vai te ensinar a capturar pokémons e vai te dar o item Teachy Tv, que serve como tutorial para as coisas no jogo, ao passar por ele você entrará em uma casinha de posto, passando por ela você chega a Route 2. Deixarei aqui um guia opcional da Route 22, você chega na Route 22 avançando pela esquerda do centro pokémon de Viridian

Opç Route 22

 45%
45%
10%

Uma boa opção para capturar pokémons para seu próximo ginásio é aqui, você também encontrará seu rival novamente, uma ótima pedida para ganhar level com seus pokémons recentemente capturados.

 
Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Ao vencer ele some e você pode voltar ao seu caminho normal, para Viridian Forest.

Route 2

 45%
45%
 5%
5%

Rota chata, pois inclui a Viridian Forest, mais tarde, nós voltaremos aqui entre na casa, depois passe pela casa e estará na Viridian Forest

Viridian Forest

40%
5% / 10%
40%
10% / 5%
5%

Legenda dos mapas: Vermelho – Item e Azul – Key Item, números em branco são de itens, números em vermelho são escadas.
Essa floresta é moleza, aqui você pode capturar alguns pokemons e ganhar alguns níveis com os fracos treinadores de inseto. Só vai precisar de paciência caso queira explorar a floresta completamente, ou caso queira pegar certo pokémon. O mapa de como atravessar está acima, desculpem o caminho torto, meu boneco estava bebado. Ao atravessar basta passar pelo restinho da Route 2 e entrar em Pewter, as bolinhas vermelhas representam os itens (estou ignorando os escondidos hein):
1 – Potion
2 – Poke Ball
3 – Antidote
4 – Potion

Pewter City
Cidade simples, tem um museu, básico e o seu primeiro desafio na liga de Kanto. Vá até o centro pokémon recuperar seus pokémons depois procure no canto esquerdo da cidade o ginásio de Pewter. Os tipos prevalecentes no ginásio são Pedra e Terra, ataques do tipo grama, lutador e água são de grande utilidade. Entrando no ginásio se quiser detonar o treinador antes de Brock fique avontade. Quando chegar perto de Brock fale com ele para sua luta começar

Brock

Lv: 12

Lv: 14

Vencendo você obtem sua primeira insignia: Boulder Badge que da um boost nos stats dos seus pokémons e permite o uso da HM Flash fora da batalha. Ele também te da a sua primeira TM a TM39 (Rock Tomb), Brock dirá então para você ir até o ginásio de Cerulean testar suas habilidades, lá é nosso próximo destino. Saia do ginásio e procure uma saída no lado direito da cidade, lá um dos estágiarios do professor Oak vai te parar e dar o Running Shoes, que habilita a corrida pressionando o botão B. Avance e chegará a Route 3

Route 3

35%
30%
14% / 1%
10%
10%
1% / 14%

Essa rota estará recheada de treinadores querendo batalhar, se seus pokémons estiverem com pouca vida, volte a Pewter e vá no centro pokémon, uma coisa a se ressaltar nessa rota são as berrys, itens quase inotáveis no jogo, vou deixar aqui uma imagem de como pegá-las.
 
A grama circulada é uma Berry, ela não fica em árvores como em Ruby, Saphire ou Emerald, basta analisar com o botão “A” a grama que parece um M, sempre que ver uma grama assim é uma Berry. Apenas avance é bem simples você chegará a Route 4, não há muito nela, apenas um centro pokémon. Dentro desse centro pokémon tem o famoso vendedor de Magikarps (aquele do animê) ele te vende um Magikarp a 500P, ele fica na parte esquerda do centro pokémon. Ao fim dessa curiosidade, siga para a caverna na esquerda.

Mt Moon

F1

60%
25%
5%
1%

 

F1B

100%

 

F2B

49%
30%
15%
6%

Lembro-me que quando era pequeno e jogava o Yellow, demorava horas para passar dessa caverna, se na época tivesse acesso a esse mapa, demoraria bem menos, a experiência me ajudou a passar, mais aqui está um mapa fresco do Mt Moon. A escada que te importa no F1 é a escada de número 3, as outras levam a itens e no F2B a escada que importa é a 4. O Mt. Moon será seu primeiro desafio em cavernas, o local será um ótimo treinamento para seus pokémons enfrentarem Misty e conhecer um pouco o estilo da Equipe Rocket que está atrás dos fósseis (em azul no mapa), você também pode escolher um desses fósseis para você. No mapa não constam imagens do andar F1B, já que é um andar simples de pura travessia, também não constam itens secretos ou seus oponentes. Vamos aos itens no F1:
1 – TM09 (Bullet Seed)
2 – Parilyz Heal
3 – Potion
4 – Rare Candy
5 – Escape Rope
6 – Moon Stone

Itens do F2B:
7 – Star Piece
8 – TM46 (Thief), pode voltar ao 1F
9 – Revive
10 – Antidote
Key Item:
Helix Fossil – Omanyte
Dome Fossil – Kabuto

Route 4

35%
35%
25%
25%
5%

Saindo da caverna, na direita tem dois Move Tutor, o do Mega Punch e o do Mega Kick. Siga para a direita, achará a TM05 (Roar). Pule o relevo e pronto, por esse ponto não há mais volta para Pewter, avance para a direita e chegará a Cerulean

Cerulean City
Cidade interessante, tem a Nugget Bridge, onde você encontrará seu rival novamente, uma loja de bicicletas e o desenvolvedor do sistema de armazenamentos de pokémon Bill. Primeiramente, vá ao centro pokémon, depois siga para o norte, para a Nugget Bridge e encontrará seu rival, mais uma vez ele te desafiará

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 15

Lv: 16

Lv: 15

Lv: 16

Lv: 15

Lv: 16

Vencendo ele te dará o Fame Checker, uma pequena sidequest do jogo, se os pokémons estiverem com pouca vida volte ao centro pokémon. Volte para encarar Misty a lider de ginásio de Cerulean, ou avançar pela ponte e derrotas os seis desafiantes dela e no final ganhar um Nugget (vendido vale 5000P).

Misty

Lv: 18

Lv: 21

Vencendo, você obtém a Cascade Badge, que faz todos os pokémons até o level 30 te obedecerem e você também poderá usar Cut fora da batalha. Por fim como presente pessoal ela te da a TM03 (Water Pulse). Se acha que acabou nessa cidade, está enganado, atravesse a Nugget Bridge e derrote os seis desafiantes dela no final você ganhará um Nugget (vendido vale 5000P). Ainda na cidade você pode conseguir a única Jynx do jogo, basta trocar um Poliwhril por ela. Agora siga para a direita e entrará na Route 24

Route 24

25%
25%
20%
20%
15%
15%
4% / 1%
1% / 4%

Avançando mais ainda encontrará a TM45 (Attract). Siga agora para a direita e entrará na Route 25

Route 25

25%
25%
20%
20%
15%
15%
4% / 1%
1% / 4%

Rota recheada de treinadores, boa para ganhar níveis, você também encontra a TM43 (Secret Power) e pelo menos duas frutas. Ao final da rota você encontrará uma casa, é a casa de Bill entre nela.
 
Na casa, você vai observar um Clefairy, fale com ele e se revelará Bill, nossa que cara maluco, ajude-o a sair da enrascada de ter fincado o zipper de sua roupa de pokémon, óbvio que não é isso ele sem querer trocou de corpo com um pokémon, mas acho que também não é isso, quer saber apenas ajude-o. Quando ele entrar no teleportador cheque o computador, Bill vai sair do teleportador fale com ele, como agradecimento ele te da a passagem do S.S Anne que está ancorado em Vermilion. Você já pode sair de Cerulean, para isso basta ir até a casa encima do ginásio, tem um policial na porta não tem erro, a casa estará toda bagunçada, obra dos Rockets. Passe pelo buraco e derrote o Rocket e receberá a TM28 (Dig) que ele roubou, siga para o Sul de Cerulean até chegar na Route 5

Route 5

40%
35%
25%
25%

Rota bem simples, nela tem o Pokemon Day Care, você pode deixar um pokémon seu lá e cada passo que der será um ponto de xp que ele ganha, ele não evoluirá lá e terá seus stats minimizados. O seu objetivo aqui é achar uma casinha bem no sul a direita dessa rota a casinha é a Underground Passage. Dentro dessa casinha há uma garota que troca um Nidoran♀ por um Nidoran♂ em Pokémon Fire Red e o oposto em Leaf Green, ignorando essa miscelânia apenas desça as escadas avance pela passagem e estará na Route 6

Route 6

40%
35%
25%
25%

Rota simples, há alguns treinadores aqui excelentes para você treinar até a próxima batalha de ginásio que está bem próxima, procure pelo chão, pois há uma Sirius Berry. Caso não queira perder tempo siga para o sul e chegará em Vermilion.

Vermilion City
Infelizmente você não poderá lutar no ginásio de primeira, você precisará do Cut. Há alguns Key Itens que podem ser encontrados aqui, o primeiro deles no centro pokémon fale com a garota de cabelo azul para obter o Vs Seeker, item que permite que você possa batalhar novamente com os outros treinadores pokémon, essencial para um up mais rápido. Depois siga para a casa ao lado do centro pokémon, nela fale com o pescador para obter a Old Rod, com essa vara você pescará na maioria das vezes, Magikarps, por fim acima do ginásio há uma casa, é o fã clube pokémon, fale com o velho e você obterá o Bike Voucher, que serve para você obter uma bicicleta na cidade de Cerulean, é só voltar lá e ir até a loja de bicicletas pegar a sua, item que aumenta sua velocidade de movimento no jogo. Em uma das casas uma menina troca um Farfetch’d (único no jogo) por um Spearow, aproveite!
 

Após isso siga para o extremo sul da cidade de Vermilion aonde tem uns marinheiros fale com o ultimo marinheiro e ele deixará entrar no porto, lá você encontrará o navio S.S Anne. O objetivo nesse návio é conseguir a HM01 (Cut), minha dica é entrar em todas as portas desse barco para conseguir todos os itens, porque você não vai ter outra chance o barco só está acessível nessa parte do jogo vou deixar a lista de itens que você encontra no navio:

TM31 (Brick Break)
Great Ball
Super Potion
Ether
TM44 (Rest)
Stardust
X Attack

Se você quer seguir o jogo sem pegar os itens, ou enfrentar os treinadores aqui basta subir as escadas a esquerda, e no andar superior seguir para a direita, onde você vai encontrar seu Rival

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 16

Lv: 18

Lv: 16

Lv: 18

Lv: 16

Lv: 18

Vencendo ele suba as escadas de onde ele veio e fale com o capitão ele te dará a HM Cut, que te permite cortar umas árvores pequenas no seu caminho, ensine-a a um pokémon e saia do návio, volte até Vermilion e corte a árvore que atrapalha o seu acesso ao ginásio de Vermilion. O ginásio de Vermilion tem um puzzle muito interessante, você tem que procurar os botões pelas 15 latas de lixo que tem no ginásio, ao achar a primeira correta a segunda estará bem perto dela, a imagem traduzirá melhor o que eu quero dizer. O circulo indica o primeiro botão, o segundo estará em uma das latas indicadas pelas setas, entenderam? Se você errar vai resetar e terá que procurar novamente a primeira…
 

Decifrando o puzzle Lt. Surge estará pronto para ser enfrentado.

Lt. Surge

Lv: 21

Lv: 18

Lv: 24

Sua terceira insignia está na mão, a Thunderbadge aumenta a velocidade de seus pokémons e permite o uso da HM Fly fora de batalha, Surge nos considera especial e nos da a TM34 (Shock Wave). Pronto agora você não tem mais nada para fazer na cidade de Vermilion, saia dela pela extrema direita para chegar na Route 11

Route 11

40%
40%
35%
25%

Não há nada importante nessa rota para o avanço do jogo, há apenas alguns treinadores para enfrentar e itens a serem pegos (Awakening, X Defense, Escape Rope e Great Ball). Aqui há uma coisa opcional para se fazer, note que no começo da Route tem uma caverna, é a Digglet Cave, uma caverna recheada de Digglets e Dugtrios, serve para você voltar até Pewter e pegar a HM05 Flash e alguns itens lá deixados, entre na caverna

Digglet Cave

95%
5%

É simples desça as escadas e siga, a caverna é easy go você não vai ter problemas em se perder aqui, no final você vai chegar na Route 2.

Route 2
Para o que vamos fazer agora você precisa ter 10 pokémons capturados. Caso não tenha é bom que capture-os, na casinha abaixo tem um cara que troca um Abra por um Mr Mime, único no jogo. Desça corte a árvore e entre na casinha, procure um cara de óculos, fale com ele, que se revela um dos estagiários do professor Oak, obtendo os 10 pokémons fale com ele e com isso terá a HM05 (Flash), que serve para você olhar no escuro, felizmente ela lhe será inútil uma vez que eu vou postar um layout da próxima caverna.
 

Se quiser avançar mais encontrará um Ether e um Paralyz Heal. Agora volte e siga para Pewter cortando a árvore na esquerda da saída da Digglet Cave.

Pewter City
Vá para o norte da cidade, na parte direita procure uma árvore que pode ser cortada com o Cut, corte ela e entre na portinha fale com o cientista para obter o item Old Amber, que mais a frente no jogo te se revelará um pokémon, mas isso é segredo. Nesse mesmo laboratório tem o Move Tutor do Seismic Toss, caso queira um golpe do tipo lutador, ai está. Após fazer isso tudo, parta para Cerulean, lá é seu próximo destino
 

Cerulean City
Saindo da cidade, ao invés de seguir para o sul em direção a Route 5, procure um caminho pela direita que da em uma árvore para ser cortada, retalhe a árvore do seu caminho e avance. Agora você estará na Route 9

Route 9

40%
35%
25%
25%

Avance por ela, a TM40 (Aerial Ace) está por aqui, tem dois treinadores, bons para dar uma treinada siga para a extrema direita, você poderá encontrar um Burn Heal. O caminho é simples mesmo, você no final da rota só precisará pular um daqueles relevos e avançar pela direita chegará na Route 10

Route 10

40%
35%
25%
25%

No centro pokémon dessa rota há mais um estagiário do professor Oak que te da o item Everstone se você tiver 20 pokémons capturados, a rota só tem esse centro pokémon e o Rock Tunnel que a atravessa, entre nele e aqui verá o seu maior desafio. Ensine a HM05 a um de seus pokémons e entre nele.

Rock Tunnel
1F

35%
30%
15%
15%
5%


B1F

35%
30%
15%
10%
10%

 

O lugar pode parecer simples, mais sem o auxílio de Flash esse mapa dificilmente te ajudará, a escada “C” representa seu ponto de partida e o “O” representa seu ponto de chegada. Partindo de C avance até a escada número 1, ela vai te levar ao andar F1B. No andar F1B você tem que seguir até a escada 2, e assim em diante, eu espero que entendam o mapa e o percurso, não tracei o caminho pois iria ser confuso. A novidade aqui fica pela bolinha amarela que é um Move Tutor do Rock Slide, um dos melhores golpes do tipo pedra, deixo abaixo a lista de itens. Ao sair do Rock Tunnel você terá acesso a cidade de Lavander Town
Itens:
F1
1 – Repel
3 – Escape Rope
5 – Pearl

F1B
2 – Revive
4 – Max Ether

Lavander Town
A única coisa que essa cidade oferece é a Pokémon Tower, de resto é só uma cidade do interior, siga para a saída a esquerda que desemboca na Route 8.

Route 8
Há uma gama de treinadores aqui para você enfrentar, caso não queira há um atalho usando Cut, é só atravessar você evita 50% dos treinadores, ao final da rota entre em uma casinha que se fica na parte superior do final da rota, é outra Underground Passage atravesse-a e chegará a Route 7

Route 7

40%
30%
20%
20%
10%
10%

Apenas avance pelo caminho da esquerda e você chegará em Celadon City.

Celadon City
Essa cidade é a segunda maior do continente de Kanto, só perdendo para Saffron, Celadon é um grande centro comercial. Aqui você pode encontrar um cassino (onde os Rockets vendem suas coisas ilegais e nós compraremos), o Celado Dept Store, onde vende de tudo desde TMs a pedras de evolução, ciclovia e o principal o ginásio de Celadon. Nós não podemos ir ao ginásio infelizmente ele está trancado, então vamos fazer algumas coisas, primeiramente siga para o sul da cidade, há duas portas entre na da esquerda e fale com o cara que está sentado na primeira mesa de cima para baixo, ele te dará a Coin Case, que te dá o direito de armazenar Coins para trocar por brindes no cassino. Depois saia, procure uma casa a esquerda do centro pokémon, é a única entrada que tem por ali, no andar térreo você encontra uma velhinha que te da o item Tea, útil para você poder acessar Saffron, saia da casa e agora note no lado direito do centro pokémon uma entradinha, siga por ela e alcançará uma nova entrada no mesmo prédio da velhinha só que pela parte de trás, suba as escadas e encontrará no final dela uma pokébola com o pokémon Eevee. Por fim no Celadon Dept Store, compre uma bebida em uma das máquinas e em seguida dê para a garotinha você receberá a TM16 (Light Screen) em retribuição. Você também pode oferecer as outras bebidas com Soda Pop: TM20 (Safeguard); e Lemonade: TM33 (Reflect).
 
Por fim procure uma casinha laranja na cidade, se trata do cassino, entre na porta principal e note um Rocket observando um poster, derrote ele e depois analise o poster que revelará um acesso para o esconderijo dos Rockets

Rocket Hideout
 
Caso esteja com dificuldades em enxergar clique na imagem. Você não vai encontrar pokémons aqui, porém vai encontrar uma gama de Rockets para serem derrotados, afinal de contas esse é o esconderijo deles, o seu objetivo aqui é encontrar o Lift Key para poder liberar o elevador. O F1B só tem a Escape Rope e dois rockets para serem derrotados, se quiser ignorar esse andar e seguir as escadas pelo F2B fique avontede. No F2B ignore as setas e desça as escadas. O F3B estará com o trajeto traçado no mapa a seguir por fim no F4B você encontrará a Lift Key, ao derrotar um Rocket Grunt (circulado no mapa em azul). Assim que conseguir uma Lift Key, procure o elevador do B2F (para alcança-lo você tem que passar pelo caminho traçado no mapa) entre no elavador e procure no canto superior esquerdo dele note os botões, analise-os e escolha o F4B, agora é só avançar derrotar a dupla de Rockets que guarda a porta, e depois alcançar o chefe dos Rockets, Giovanni

Giovanni

Lv: 25

Lv: 24

Lv: 29

Itens

1 – Escape Rope
2 – X Speed
3 – Moon Stone
4 – TM12 (Taunt)
5 – Super Potion
6 – TM21 (Frustation)
7 – Rare Candy
8 – Blackglasses
9 – Max Ether
10 – TM49 (Snatch)
11 – Hyper Potion
12 – Calcium
Key Item 1 – Lift Key
Key Item 2 – Silph Scope

Vencendo Giovanni saia do Rocket Hideout volte para Celadon

Celadon City
Finalmente você poderá enfrentar seu quarto desafio de ginásio em Celadon (o ginásio de Celadon fica na parte inferior esquerda da cidade, para chegar nele você precisar usar Cut em uma árvore no caminho). Chegando no ginásio ou você detona todas as treinadoras, onde o tipo prevalecente aqui é grama, ou corta caminho pelas laterais do ginásio e chega rápido em Erika a líder do ginásio de Celadon.

Erika

Lv: 29

Lv: 24

Lv: 29

Derrotando Erika, você obtem a Rainbowbadge, que permite que todos os pokémons até o Lvl50 te obedecerem, além disso permite também que Strenght seja usado fora da batalha, como presente pessoal Erika te da a TM19 (Giga Drain). Terminamos em Celadon, nosso próximo destino é Lavander, porém para não ter que voltar a pé até lá, saia de Celadon pela saída da esquerda que desemboca na Route 16

Route 16

Único
35%
30%
30%
5%

Essa route desemboca na ciclovia, porém haverá um Snorlax na frente impedindo sua passagem. Note uma árvorezinha para usar Cut, retalhe ela e avance no caminho. Entre em uma casinha e fale com uma menina ela te dará a HM02 (Fly), ensine-a a um pokémon voador e assim poderá voltar a cidade que você já visitou. Use Fly para Lavander.

Lavander Town
O que interessa aqui é a Pokémon Tower, o prédio imenso na parte superior direita da cidade, entre nele.

Pokémon Tower

3f

90%
9%
1%

4f – 5f

86%
9%
5%

6f

85%
9%
6%

7f

75%
15%
10%

Se você joga no No$GBA terá dificuldades em passar aqui, devido a névoa, se joga no VBA não da esse problema, uma forma de passar é quando você entra em uma batalha com um pokémon do mapa o campo aparece, aperte a tecla – do seu teclado e tente dar print para poder passar, melhor ainda se você tiver memória fotográfica como eu! A Torre é simples, está lotada de pokémons fantasmas, mas logo no primeiro andar você encontra seu Rival

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 23

Lv: 23

Lv: 23

O seu objetivo nessa torre é resgatar Mr Fuji que os Rockets mantiveram preso, ao chegar no ultimo andar você vai encará-los e vai ganhar achar Mr Fuji, você voltará a casa dele fale com ele e ganhará a Poké Flute de presente, assim você poderá acordar os Snorlax no seu caminho e chegar até Fucshia. Para chegar até Fucshia existem dois caminhos. O primeiro é passando pela Ciclovia (Route 16, 17 e 18) na saída a esquerda de Celadon (Route 16). Já o segundo é por Lavender mesmo seguindo para o sul da cidade encontrando as rotas formada por pontes (12, 13, 14 e 15)

Continua aqui.

Publicado em 16 de agosto de 2012, em 5-GBA e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 501 Comentários.

  1. Hei, Minha Equipe é Esta ai:
    Charizard
    Raichu
    Nidoking
    Onix
    Machoke
    gyarados

    Curtir

  2. obrigado pela reposta Thel Martins… me tira outra duvida, vc’s tem disponível , ou pensam em disponibilizar uma versão desse GBA q vc me indicou para celulares androide???…
    cara aqueles momentos em q vc esta em uma fila tensa no banco ou esperando aquela sua senha q esta muito longe, ou quando vc esta em ônibus, esses momentos em q vc esta fora de cassa e pode upar e completar as missões, para passar o tempo é muito bom , e no meu caso quase ñ fico em casa esse seria a melhor para mim… eu agradeceria muito se vc tivessem ou vierem a disponibilizar a versão para o androide…
    mas se ñ for possível ter no celular de boas, eu já vou baixar esse gba desse site e vou upano de vagar… valeu bom dia…

    Curtir

  3. muito bom esse conteudo, mas eu tenho uma duvida…
    nos emuladores para pc q eu joguei, e agora no emulador para celular, para matar a saudade, eu ñ consigo a national dex, mesmo tendo bem mais de 60 pokemon, tanto antes de ir enfrentar a elite dos quatro, quanto depois, logo na ultima vez q eu o vejo o professor, no roll da fama…
    eu queria saber ser a limitação do emulador, e se existi um emulador q vem com essa 3° parte…ou se tem alguma outra coisa para ativar essa nova sequencia????
    obrigado… e por favor me responda…

    Curtir

    • Esse jogo utiliza um tipo de memória especifico para salvar. Ele salva em 128K, e não em 64 como os outros, então você tem que mudar a configuração do emulador que está usando para isso! No caso é melhor para vc jogar no PC e no NO$GBA que não tem esse problema!

      Curtir

  4. Olha, juro, mais que perfeito esse detonado, muito bom, ja vi vários, embora eu ja saiba de tudo, super explicado, só que tipo, vc acredita que alguém leria tudo de uma vez né? por isso as informações dos pássaros lendários no fim? só isso que fiquei pensando, mas está 100, parabéns

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Cara os pássaros lendários são opcionais, você nem precisa saber que eles existem pra fechar o jogo, por isso eles ficaram no fim

      Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 126 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: