N64 – F-Zero X – Análise / Dicas / Segredos / Cheats

Análise:

Sequencia de F-Zero (SNES) e uma das poucas sequencias que não terminam com 64. Game feito em 1998 basicamente não há história, apenas uma corrida futurística (mesma coisa do SNES), mas nessa época eram raros os jogos de corrida com história, e realmente não precisavam. No jogo você corre a mais de 1.000Km/h, dando uma grande sensação de velocidade. F-Zero X realmente foi bem inovador, tanto em suas pistas quanto na jogabilidade, por exemplo com vários loops e tubos nas trajetórias dos circuitos, podendo dirigir de ponta cabeça ou praticamente decolar com os diversos saltos.

Fazendo uma breve comparação com o 1º jogo, muita coisa melhorou, não me refiro ao lógico como gráficos e áudio, mas sim ao estilo do game, por exemplo no SNES não havia sequer um campeonato, era apenas preciso acabar a corrida, no 64 já ha um sistema de pontuação, outra coisa é o número de pilotos que subiu de 4 para 30, também adicionaram personagens, assim criaram o ícone Captain Falcon o único personagem jogável de F-Zero nos Super Smash Bros já criados.

De ruim sobre o jogo posso falar na falta de criatividade em nomear as pistas, ao invés de pensar em um nome legal eles apenas colocaram um 2 ou 3 em nomes que já existiam, das 24 pistas acho que existem apenas 13 nomes base. Outra coisa sobre as pistas é a falta de um fundo, acho que serial legal em algumas delas aparecer alguma coisa, o máximo que se vê são prédios distantes.

Por fim é bom citar que em 2000 o jogo recebeu uma extensão usando o dispositivo 64DD a expansão foi nomeada de F-Zero X Expansion Kit, nele foram acrescidas 12 pistas, um editor de naves,  um criador de pistas entre outros, não consegui achar ele pra jogar, qualquer dia eu faço um artigo sobre a expansão.

Ponto Forte: Jogo é legal, não é muito repetitivo e desafiante e com bastante segredos a se desvendar, ou seja se você completar esse jogo você é um mestre em jogos de corrida.

Ponto Fraco: As naves, mesmo legais são MUITO retas, não vejo curva alguma, não sei como é a aerodinâmica do futuro, mas são todas poligonais, em alguns casos parecem caixas de fósforo pintadas.

Nota: 8,3 / 10,0

Comandos:

Acelera / Confirma
Turbo(depois da primeira volta) / Cancela
Muda câmera para visão frontal
Muda ângulo da câmera
Freia
Mostra a distância para o 1º colocado, ou sua vantagem na ponta
Move a nave levemente para direita
Move a nave levemente para esquerda
Pausa o jogo

Modos de Jogo:

GP Mode: Modo de campeonato, existe um tópico específico pra ele abaixo no artigo.

Time Attack: O comum modo de marcar tempos, existem alguns segredos interessantes aqui, que são bem recomendados para alguém que ganhou todas as copas.
    
    Records = Mostra os melhores tempos.
    Time Attack = Modo de corrida individual, porém com um segredo escondido, se já jogou Mario Kart vai saber o que são os fantasmas, vou explicar direito abaixo.

Fantasmas:
Em jogos de corrida fantasmas são suas corridas antigas salvas, eles são intangíveis e um pouco transparentes, dando a perfeita aparência de fantasmas, você pode ativar e desativar isso no hora de escolher a pista em: With Ghost(com), Without Ghost(sem), recomendo que deixe com os fantasmas, mas não são esses fantasmas o importante desse modo, e sim os Staff Ghost, que são fantasmas que os criadores colocaram no jogo por pura diversão, eles estão em um nível de dificuldade acima do Master, e se você é literalmente um Mestre no jogo este é seu último desafio.

Liberar os Staff Ghost é fácil, basta fazer um tempo superior ao da tabela abaixo, o difícil será vence-los numa corrida, mas isso é por sua conta, depois de fazer o tempo indicado, retorne ao menu escolha a pista e ative o Staff Ghost.

Tabela de tempos:

Mute City 1:23:000
Silence 1:13:000
Sand Ocean 1:15:500
Devil’s Forest 1:23:000
Big Blue 1:35:000
Port Town 1:36:000
Sector α 1:22:000
Red Canyon 1:19:000
Devil’s Forest 2 1:24:200
Mute City 2 1:19:000
Big Blue 2 1:07:000
White Land 1:40:000
Fire Field 1:23:000
Silence 2 1:35:000
Sector  β 1:45:000
Red Canyon 2 1:40:000
White Land 2 1:13:000
Mute City 3 1:46:000
Rainbow Road 2:11:000
Devil’s Forest 3 1:20:000
Space Plant 2:04:000
Sand Ocean 2 1:35:000
Port Tonw 2 1:52:700
Big Hand 2:27:000


Death Race: Modo bastante interessante, seu objetivo não é vencer uma corrida, e sim destruir os outros 29 pilotos, infelizmente existe apenas 1 pista disponível, não a limite de tempo. Vou citar os melhores jeitos de derrotar um oponente.

    Bater = Só adianta se o inimigo já estiver com um pé na cova, basta jogar a nave em cima dele, dará um pequeno dano.
    Empurrar para o lado = Se o cara estiver perto de cair da pista ou quase morto basta apertar R ou Z para dar uma leve pancada nele.
     Bater Pro lado = Se o oponente estiver ao seu lado aperte R + R ou Z + Z para dar uma empurrão forte.
    Spin Attack = Definitivamente um golpe do carro, segure R e aperte Z, ou vice-versa, seu carro vai girar rapidamente, este é o melhor jeito de matar o oponente.

Vs = Modo Multi-Players, 2, 3 ou 4. escolha a corrida e corra.

Practice = O tradicional modo de pratica que ninguém usa kkk, você escolhe uma pista, caso tenha aberto a X Cup pode ir em uma aleatória, você dará voltas infinitas pela pista, até encher seu saco, quando isso acontecer pause o jogo e saia.

Options: Opções do jogo

    Vs Com  = Escolhe se você deseja que no modo Vs o computador complete o número de pilotos para 4, disponível apenas quando jogar com 2P(completará com duas nave) e com 3P(completará com uma nave). With=Ativado, W/o=Desativado.
    Vs Slot = Decide se caso no modo Vs um dos jogadores perca antes do fim da corrida se aparecerá ou não uma roleta, nela é possível atrapalhar os corredores. With = Ativado, W/o = Ativado.
    Vs Handicap = Decide se no modo Vs haverá Handicap, isto é um tipo de ajuda ao corredor que está atrás, aumentando um pouco a velocidade. W/o=Desativado, 1 e 2 define o nível ativado.
    Sound Mode = Define o som se será Mono ou Stereo.
    Clear All Data = Fique longe disso kkk, apaga todo o jogo salvo.
    Exit = Volta ao menu principal.

GP Racer:

Difículdades:

Novice = Fácil, 5 continues disponíveis

Standard = Médio, 4 continues disponíveis

Expert = Difícil , 3 continues disponíveis

Master = Muito Difícil, para desbloquear vença as 4 copas no expert, 2 continues disponíveis.

Competições:
Os torneios do jogo, contendo 6 pistas diferentes em cada um, 30 pilotos na disputa, todos que terminarem a corrida pontuam numa ordem decrescente, caso for destruído não fará pontos.

Caso você destrua ou derrube os outros corredores, aparecerá uma estrela ao lada da tela, se conseguir 5 delas numa corrida ganhará um continue extra, o número de continues varia com a dificuldade.  As técnicas para destruir os oponentes estão em Segredos ou Death Race.

Jack Cup, Queen Cup e King Cup: As 3 já estarão liberadas.

Joker Cup: Para desbloquear vença as 3 copas no Standard (se ainda assim não der vença as três no Novice). Copinha legal com pistas que parecem (ou foram) feitas na zoeira, para a liberar…

X Cup: Para a desbloquear, vença as 4 copas no expert. Além de um campeonato, isso é um gerador automático de pistas, criando novos desafios a cada rodada, uma pena ser difícil de liberar, para fazer isso…

Pontuação:
 
1º= 100
2º= 93
3º= 87
4º= 81
5º= 76
6º= 71
7º= 66
8º= 62
9º= 58
10º= 54

11º= 50
12º= 47
13º= 44
14º= 41
15º= 38
16º= 35
17º= 33
18º= 31
19º= 29
20º= 27

21º= 25
22º= 23
23º= 22
24º= 21
25º= 20
26º= 19
27º= 18
28º= 17
29º= 16
30º= 15

Pilotos:
Os pilotos ficam divididos em 5 fileiras de 6 carros/naves chame do que quiser. As copas precisas para os liberar são os do modo GP, você pode ganhar o mesmo torneio em dificuldades diferentes, mas se vencer 2 vezes na mesma dificuldade só irá contar a primeira, são validas as 4 primeiras copas em todas as dificuldades, assim um total de 16 copas.

1ª Fileira: Esses pilotos já vem liberados:

2ª Fileira: Vença  3 copas para liberá-la.

3ª Fileira: Vença  6 copas para liberá-la.

4ª Fileira: Vença 9 copas para liberá-la.

5ª Fileira: Vença 12 copas para a liberar.

Naves:
Uma breve explicação sobre as naves, e suas diferenças.

Na tela onde aparece o piloto você terá algumas informações:

Accelation Vs Max Speed
Pode regular a velocidade máxima e aceleração da nave virando para o lado. Se você acha que deve equilibrar a velocidade máxima com a aceleração errou feio, não adianta de nada maior aceleração do mundo se a velocidade máxima for baixa, eu recomendo deixe a nave 2 pontos a menos do máximo na velocidade, você pode obter por adicionar ou remover 1 ponto em caso de pistas retas ou curvas demais.

Body:
Varia de E até A. Isso define sua força, ou seja quanto dano você pode causar nos ataques aos adversários. Outra coisa é que esse status define a defesa da nave, assim ela perde menos vida ao bater.

Boost:
Varia de E. até A Define a velocidade de turbo da nave, ou seja o quão rápido seu carro acelera ao passar por um turbo na pista, não acho esse o melhor status, mas caso pilote bem e não precise de muito Body escolha uma nave com esse status alto.

Grip:
Varia de E até A. Define a habilidade em fazer curvas, para mim o mais importante dos status, deixe ele no B para cima

Kg: Define o peso do veículo, quanto mais pesado mais rápido(velocidade máxima mais alta), porém os turbos serão fracos, um carro leve o contrario, velocidade máxima baixa e boa nos turbos..

        
Tela de Navegação:

1 – Colocação, dentre os 30 pilotos que iniciaram a corrida define sua colocação, se o número de pilotos diminuir é por que algum(s) perderam.

2 – Energy: É como seu HP, se ele acabar você é destruído, a partir da segunda volta você pode usar sua vida como turbo. Em todas as pistas a uma reta onde poderá se curar.

3 – Time: Clássico, o tempo da corrida.

4 – Mostra o mapa da corrida.

5 – Mostra sua velocidade em Km/h.

6 – Menu de pausa de jogo, você pode resetar a corrida em Retry, voltar ao menu de seleção do status da nave ou dar Quit e voltar ao menu principal.

7 – Mostra o rosto dos 6 primeiros.

8 – Número de voltas.

9 – Número de continues, se cair, morrer ou resetar a corrida perderá 1 deles.

Dicas:

– O piloto com um RIVAL no topo é o piloto mais bem colocada no pista no campeonato com exceção de você.
– Evite perder seu tempo atacando naves inúteis, só destrua os mais bem colocados.
– Nas curvas largue um pouco(bem pouco) o acelerados.
– Se destruir 5 carros na corrida ganhará um continue.
– Você pode usar os turbos depois da segunda volta apertando B, mas ele gastam sua vida, use-os moderadamente.
– Use os turbos nos pontos onde você recarrega sua vida.
– Se não gostar na sua posição na corrida pause e de um Retry, vai perder uma vida, mas é fácil ganhar outras.
– Em saltos aperte para baixo quando chegar no ponto máximo, assim irá acelerar.
– Existem vários atalhos nas pistas que pessoalmente considero infazíveis, para os ver procure World Record, o nome do jogo é de alguma pista(de preferência que tenha salto), mas aqui está um aperitivo do que vai encontrar…

Pistas:

OBS: As Gifs foram colocadas em ordem em cada copa.

Jack Cup:

1-Mute City: Figure Eight
A tipica pista simples e boba de começo de jogo, uma pista larga com turbos extensos.

2-Silence: High Speed
Pista de pura velocidade, bem rápida e legal, decorar a sequencia de turbos é muito útil para vitória.

3-Sand Ocean: Pipe
Em destaque você passa por 2 túneis onde é possível correr até pelo teto! Evite ficar muito alto na saída dos túneis para não voar para fora da pista, esses túneis também são lugares bons para destruir inimigos.

4-Devil’s Forest: Corkscrew
Pista sem graça, um pouco embolada, mas a única coisa fora do normal é um pouco de pedras que atrapalham a pilotagem.

5-Big Blue: Cylinder
90% da pista acontece num cilindro, evite girar muito, por que além de perda de tempo e controle, pode fazer você voar para longe da pista.

6-Port Town: High Jump
Em boa parte ela é apenas uma pista comum, um pouco de gelo numa parte, mas em um trocho você da um grande salto em um corredor estreito.

Queen Cup:

1-Sector α (Alfa): Inverted Loop
No geral a pista é legal, o diferencial dessa fase é inútil, é possível correr de cabeça para baixo, e também ver uma parte da corrida olhando para cima, mas é sem graça, por que você nem nota quando está de cabeça para baixo.

2-Red Canyon: Multi Jump
Outra pista lega, parece um retângulo, mas cheio de saltos, assim com altas chances de um corredor cair para fora, tente ficar o máximo no meio da pista para pegar os turbos, nos saltos aperte para baixo quando começar a perder velocidade.

3-Devil’s Forest 2: Up and Down
Achei bem fraca, o interessante são umas grandes lombadas que davam a impressão de salto, mas são poucas.

4-Mute City 2: Technique
Uma de minhas favoritas, corredores apertados, um salto(parecido com uma mola), e um agradável clima noturno.

5-Big Blue 2: Quick Turn
Não gostei dessa, nada de anormal, o próprio subnome da fase apenas diz curvas rápidas, existem 2 pontos de cura na pista.

6-White Land: Dangerous Steps
Nessa eles capricharam, várias molas, saltos, pedras e o pior de tudo, não ha muitas paredes, ou seja a chance de cair é altíssima.

King Cup:

1-Fire Field: Zig-Zag Jump
Boa pista, um cenário diferente dos demais, um salto por corredor estreito e como o subnome indica zig-zags, algumas pedras também. Uma coisa estranha é o ponto de curar ser bem no início da pista.

2-Silence 2: Wavy Road
Pista chata seu diferencial é ser um pouco mais ondulada.

3-Sector β (Beta): Double Somersault
Mediana, você da alguns loops na pista e no fim algumas minas terrestres aparecem.

4-Red Canyon 2: Slim Line
A pista em si é comum, mas em bastantes pontos é fácil destruir os oponentes, então acabou ficando engraçado.

5-White Land 2: Half Pipe
Nessa fase que parece um pista de skate gigante pelo menos uns 5 ou 6 pilotos vão se matar, devido a dificuldade, fique sempre no meio da pista, caso contrário vai acabar voando para longe.

6-Mute City 3: Jumps of Doom
A pista é simples, por burrice eu quase sempre morro, existem várias molas pela corrida que são um ótimo atalha, só não esqueça que as chances de cair assim são altas.

Joker Cup:

1-Rainbow Road: Psychedelic Experience
Quando vi isso pela primeira vez chorei de rir, a pista mais famosa de Mario Kart 64, ganhou essa versão no F-Zero, não é uma pista difícil, mas se perder a atenção você cairá, esqueça Mario Kart e se concentre.

2-Devil’s Forest 3: Mirror Road
A paisagem é legal, você consegue ver várias partes da corrida ao longo do trajeto, mas a pista em si é fraca.

3-Space Plant: Cylinder & High Jump
Legalzinha, combina um cilindro com um salto no final, existem 2 pontos de cura e é muito ruim para se recuperar, evite usar a vida para os turbos.

4-Sand Ocean 2: Wave Panic
Não tenho muito o que falar, é apenas uma pista bastante ondulada.

5-Port Town 2: Snake Road
Pista cheia de curvas o subnome é bem realista, pois parece que estamos correndo em cima de uma cobra, existem 2 pontos de cura para você não morrer direto kkk.    

6-Big Hand: Deadly Curves
Pista difícil pra caramba, tem uma alegre forma de mão, mas super complicada, gelo, pedras, minas tudo de ruim está reunido aqui, uma boa última pista.

X Cup: Apenas lembrando que a X Cup é um gerador automático de pistas, ou seja, não há como comentar uma pista aleatória.

Segredos:

Reuni boa parte dos segredos do artigo e acrescentei alguns outros.

Abri Pilotos
-2ª Fileira: Vença as 3 copas.
-3ª Fileira: Vença as 6 copas.
-4ª Fileira: Vença 9 copas.
-5ª Fileira: Vença 12 copas.
Obs: Não pode ser a mesma copa 2 vezes na mesma dificuldade, você pode escolher entre as 4 primeiras copas nas 4 dificuldades, num total de 16 copas.

Campeonatos:
-Joker Cup: Para desbloquear vença as 3 copas no Standard(se ainda assim não der vença as três no Novice).
-X Cup: Vença as 4 copas no expert.

Dificuldade:
-Master: Para desbloquear vença as 4 copas no expert.

Outros:
-Aperte R ou Z na imagem onde aparece o piloto para trocar a cor da nave.
-Derrote 5 pilotos(na mesma corrida) para ganhar um continue no campeonato.

Créditos:
-Vença as 4 copas no modo expert.
-Vença as 4 copas no modo Master.

Time Attack:
-Faça os tempos dados nas tabelas dentro do detonado para liberar os Staff Ghosts

Death Race:
-Use R + R ou Z + Z para atacar os oponentes.
-Segure R e aperte Z (ou vice-versa) para dar um golpe em giro.

Mudar tela do título:
-Vença as 4 copas no modo expert.

-Vença as 4 copas no modo Master.

Cheats:

Francamente…Eu não consegui usar eles, mas estranhei o grande número de sites e blogs onde os cheats são presentes, então presumo que seja um problema no meu jogo ou no emulador, se você conseguir ou não usar esses cheats me avise OK.

Liberar Naves, Copas e Dificuldade Master:
Aperte no menu principal: L + Z + R + C-Cima + C-Baixo + C-Esquerda + C-Direita + Start, você ouvirá um som confirmando o código.

Naves Largas:
Aperte: L + R + Z + C-Cima + C-Baixo + C-Esquerda + C-Direita no menu de seleção de naves.

Naves Pequenas:
Aperte L + Z depois aperte simultaneamente C-Esquerda + C-Baixo no menu de seleção de naves.

Isso é tudo pessoal…

Por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 14 de outubro de 2012, em 2-N64 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. vei consegui usa os cheats o problema deve se o seu emulador se for o Nintendo64 seu emulador troque por Project64 é a mesma coisa só q nao é bugado.Para nao se confundir o simbolo do Project é PJ64 em vermelho

    Curtir

  2. Ja ganhei todos e não sabia sobe o master agr to viciado na copa x com o leon não tem muita velocidade mais a nave dele até que e massa

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: