SNES – Lufia & The Fortress of Doom – Análise / Detonado parte 1

Lufia_TFoD_Capa

Análise:

Primeiro jogo da pouco conhecida série Lufia, é terceiro na cronologia que é bem confusa, o jogo se passa em um mundo clássico de RPG, meio medieval, só que com as típicas tecnologias avançadas surgindo. Logo ao começar já fica bem claro o seu objetivo no jogo, derrotar o grupo do mal os Sinistrals, no início você controla um time já upado lá pro nível  75 com todas as magias e itens, mas apenas para sua última luta contra os Sinistrals, mas o jogo não é tão simples, depois de 99 anos os Sinistrals são ressuscitados e ai sim se inicia a história, você controla o descendente do líder do time que salvou o mundo anos atrás e deve seguir seus passos e não deixar que os Sinistrals destruam tudo.

Realmente achei estranho começar com um time já upado e voltar pro zero depois, mas pensando bem foi legal para história do jogo, tanto que fizeram um jogo contando a história do grupo original(Lufia II: Rise of the Sinistrals), um dos problemas é que você encaixa perfeitamente os personagens do grupo inicial com os que você abre durante o jogo, para entender melhor os 4 personagens dos 2 grupos tem o protagonista equilibrado com espada, uma maga, um fortão que não usa magia e uma elfa, faltou um pouco de originalidade nos personagens. Por outro lado a personalidade e interação do grupo foi magnifica, coisa que é deixada de lado em muitos RPGs de SNES como o próprio Breath of Fire, em Lufia o grupo conversa muito entre si, e da pra notar tipo um é ignorante outra é gentil e por ai vai, além das relações entre os personagens, mas ai prefiro que você veja por si próprio.

 O jogo é realmente bom, gráfico áudio o sistema de batalha mesmo que simples foi bem utilizado, só achei que poderiam melhorar a jogabilidade, botar uma opção correr ou algo diferente, você basicamente só anda e cai, isso não tira os méritos do jogo, faltarem detalhes na questão técnica do jogo, os maiores problemas estão no meio do jogo…

Ponto Forte: Não foi excelente, mas foi um grande jogo, bem elaborado te deixando curioso pra saber o que acontece, e também a alguma dificuldade, não é aquela moleza que muitos reclamam no jogos de hoje, em geral o conjunto do jogo é o ponto forte.

Ponto Fraco: Queria muito falar isso, a grande fraqueza foi o meio do jogo, o inicio é muito bom, o final é bom, mas o muito é MUITO enrolado não conseguiram montar uma história tão grande, ai encheram linguiça, coisas do tipo: juntar vários pedaços de um metal, ou reconstruir uma ponte quebrada, quando são casos isolados nem percebemos, mas nesse jogo acontece isso em quase toda metade do jogo, se você não liga pra isso sorte sua, mas eu gosto de fazer algo produtivo para história não ajudar um NPC pra poder ganhar uma chave pro lugar que você realmente deve ir, se fossem coisas opcionais seria até bom, mas obrigar o Player a tanta encheção de linguiça é uma fraqueza considerável, mas não deixem isso afetar a qualidade do jogo.

Nota: 7,9 / 10,0

Comandos:

ASNES Fala / investiga / Confirma
Bsnes Abre o menu / Cancela

Partes:

Parte 1: Parte 2:

Introdução:

”Sem dar avisos uma ilha apareceu no céu, quatro seres sujos e malvados, a reclamaram para si. Eles possuíam os assustadores poderes de Caos, Destruição, Terror e Morte.

As pessoas ficaram horrorizados. Eles chamaram os maus de ”Sinistrals”. O reinado de terror continuou. O mundo concentrou os seus guerreiros para lutar contra seus inimigos, mas os Sinistrals eram muito poderosos.

Em desespero, as pessoas chamadas em seus mais bravos lutadores: Artea, Guy, Maxim e Selan. E então a luta final começou…”Lufia_Capa

Detonado:

Índice:

Alekia: Inicio
Treck: Encontro com Guy
Grenoble: Ajudante de Artea
Caminho a Cidade dos Elfos
Belgen: Salvando Jerin
Blue/Green/Red Tower:
Elfrea: Encontrando Artea:
Tower of Gried:
Platina:

Comece o jogo e arranje um nome, não existem um oficial ou pré definido, no meu detonado vou inventar um nome lógico para não gerar confusão, esse nome será Ruivo.

É possível observar que o jogo já começa com 4 personagens upados e com os melhores itens. Antes de tudo vou esclarecer 2 coisas.

1-O jogo não é curto.
2-O jogo não começa do final.

Continuando com o jogo você entenderá direito, APENAS nessa dungeon eu recomendo que não procure itens e vá ao fim da sala o mais rápido possível, pois pegar os itens seria apenas um desperdício de tempo.

Você controla o grupo com Maxim, Guy, Selan e Artea.

Sistema de Batalhas:
No jogo o sistema de batalha clássica, onde mal se vê o personagem, algumas coisas devem ser observadas.
-Caso você ataque um monstro com 2 personagens e no 1º ataque ele morresse o segundo ataque seria inefetivo.
-Caso aja outros monstros da mesma espécie, o ataque será aleatório em um deles.
-Arqueiros atacam todos os inimigos da mesma espécie.

Atacar: Opção do meio, ataque físico normal.
Magia: Opção de cima, usa uma magia.
Defender: Opção da direita, não faz nada, mas um possível dano sofrido será reduzido no turno do inimigo.
Item: Opção da esquerda, usa algum item.
Fugir: Opção de baixo, foge da luta.

Sobre o jogo agora, siga em frente até onde der, vire a direita e depois desça, suba as escadas até o fim e achará os inimigos. Você enfrentará os 4 Sinistrals em sequência.

Chefe: Gades
Use magias de Trovão(Thunder) com Selan, o resto pode atacar, se for de seu gosto use Trick com Artea para aumentar o ataque dos seus espadachins, vai ser fácil e simples.Lufia_Gades

Chefe: Amon
Use Mirror com Artea e Selan depois que os 4 estiverem com a magia ataque com Vulcan, os outros 2 atacam sempre.Lufia_Amon

Chefe: Erin
Faça o mesmo da luta anterior, mude alguns detalhes se for de seu gosto.Lufia_Erin

Chefe: Daos
Novamente use Mirror em todos, e ataque, se precisar curar use itens, será fácil também.Lufia_Daos

Depois de vencer o último ocorre uma batalha de poder, onde seu grupo vence, ao comemora a vitória e paz no mundo, uma armadilha aparece e toda ilha começa a cair, Guy e Artea se separam de Maxim e Selan, que sem ter o que fazer pedem para os outros 2 fugirem, Artea usa uma magia e foge tristemente com Guy, enquanto Maxim e Selan ficam na torre para morrer…

90 anos se passam e o mundo vive em calma, você verá um velho chamado Roman e um garoto(que você nomeou no começo, nesse detonado como disse se chamará Ruivo). o garoto fala para o velho de suas aventuras, até que uma garota chamada Lufia que é nova na cidade o chama para brincar.

9 anos se passam, o Ruivo está falando sobre monstros e que o mundo está calmo por 100 anos e não acha que a paz vai durar, você também descobre que ele é descendente de Maxim, depois ele conversa com Lufia que vai fazer uma torta no barzinho da cidade, nisso você ouve que monstros atacaram o reino de Sheran, Ruivo sai correndo deixando Lufia para traz, agora o jogo vai começar e você ganha controle sobre o personagem.

Alekia:
Cidade do começo do jogo, se precisar curar fale com Roman. Saia pelo sul.

World Map:
(Opcional) Saindo da cidade vire a esquerda e desça um pouco, vai ver um templo, não a nada nele(só um velho que te cura), esse templos servem para se transportar de um para o outro, ao todo são 4, mas completamente opcionais.

Antes de tudo eu recomendo que ganhe 1 ou 2 níveis, se cure na cidade, depois vá para o norte. No caminho vai achar uma cidade.

Chatam:
A cidade fica no caminho, serve para descansar e comprar itens, mas só se quiser.

World Map:
Entre na caverna a norte, eu recomendo que esteja no mínimo no nível 3, é possível ver uma outra caverna um pouco mais a norte, nela você acha 200G e um Potion.

Caverna:
Suba as escadas e siga até o final. Depois entre no castelo.

Sheran:
Você acha vários soldados caídos, fala com um que está bem ao norte que fala para ir informar seu rei, faça isso, volte a Alekia.

Alekia:
Passe reto pela cidade e chegará ao castelo, vasculhe os armários e depois fale com o Rei, que deixa os monstros de Sheran por sua conta, depois fale com Roman que diz que Lufia voltou, vá ao segundo andar, fale com ela que está com raiva por ter ido em bora sem avisar. retorne a Sheran.

World Map:
Faça o caminho normal, Lufia aparece na metade e fala que quer ir, Ruivo não quer muito isso, mas acaba cedendo e promete nunca a deixar sozinha.

Caverna:
Depois das escadas tem um cara, fale com ele que diz que sua irmã foi sequestrada pelos monstros, ele te da uma chave.

Sheran:
Vá a sala do Rei, abra as portas ao lado, baixe o swift, depois de a volta por for da sala do rei e desça as escadas até o porão, salve o rei e a garota, os leve para a fora do castelo.

Gades, o Sinistral da destruição aparece com o objetivo de destruir tudo o ruivo manda Lufia e os outros fugirem enquanto você vai para luta.

Chefe: Gades
Simples, perca a luta.

Lufia aparece e Gades os deixa vivos e some, você voltará a Alekia onde Ruivo e Lufia se despedem de Roman, vá ao segundo andar do castelo da cidade e busque a garota que falou que ia salvar, ela irá te seguir, leve-a para Chatam.

Chatam:
Deixe a garota aqui e siga.

World Map:
Siga até o castelo de Sheran e siga andando, passe pela ponte e avance, em algum tempo verá a próxima cidade.

Treck:
Compre itens, armas e armaduras, depois vá para o porto, procure um velho que diz que era da legião de Guy(um dos heróis do inicio do jogo), ele te leva a case de uma mulher e fala para ela te levar na casa de alguém muito importante que mora a leste.

World Map:
Siga a leste por um bom caminho, até ir numa caverna.

East Cave:
Na primeira sala apenas desça, e pegue o item no baú, na segunda sala a garota abre um porta pra você, depois chegara a casa da pessoa importante.

House:
Você acha um velho, que na verdade é Guy, com muito mais de 100 anos é claro, quando você fala que os Sinistrals voltaram ele não acredita e quando se convence disso tem um problema cardíaco e percebe que vai morrer, ele te manda procurar Artea a elfa que também está viva, ele fala que em Gronoble alguém sabe onde a encontrar, depois Guy morre.

World Map:
Volte a Treck.

Treck:
Vá ao porto e fale com um cara de cabelo verde que se chama Aguro, ele é capitão da cidade de Lobernia, nesse momento um inimigo ataca de barco. Aguro se une a luta.

Chefe: Domon Lord x4 [HP 48 cada]
Ataque com Ruivo e Aguro e use magias com Lufia(se já tiver a Dew é uma boa), cure com itens usando o personagem que der menos dano, se algum deles usar a magia Mirror pare de usar magias, nesse caso cure com Lufia. Depois de matar um deles fica fácil.

Ao vencer Aguro fala que a cidade que procura fica a sul de Lobernia, e você pode usar seu navio, o problema é que o navio foi destruído, você deve achar um, Aguro vai entrar no seu time, saia da cidade.

Wolrd Map:
Vá um pouco a esquerda depois suba até uma caverna.

Caverna:
Siga e verá uma escada para cima, nessa trilha tem alguns itens, mas o caminho e por baixo de uma ponte até uma escada para baixo, em uma porta você acha o Doze Ring, fora isso basta seguir ao fim da caverna.

World Map:
Vá ao navio, goblins vão te atacar.

Chefe: Goblin x3 [HP 125 cada]
Se você estiver curado e com um nível normal(8/9) não deve ser difícil, ataque com Dew de Lufia, e fisicamente com os outros 2, se precisar curar use itens ou Strong.

Você voltará a Treck com o barco.

Treck:
Você estará no porto, suba as escadas e vá ao 2 andar do bar a esquerda, fale com o marinheiro que te levará de barco a próxima cidade. Basta responder sim.

World Map:
Você será levado de barco a cidade.

Loberia:
Aguro tem que ir ao quartel general, e Lufia quer ir comprar vestidos, Aguro fala que depois ele vai te encontrar no hotel. Leve Lufia ao último andar do shopping do meio da cidade, fale com as garotas ao redor e Lufia irá dar uma olhada nas roupas, um garoto aparece e te assalta, os dois o seguem ao fim das lojas, Ruivo quer mandar ele pro exercito, mas Lufia o faz prometer não rouba ninguém e o libera, vá ao hotel para dormir e o dono te fala que o garoto que te roubou se chama Lou e é o filho de um cientista que está em algum lugar do mundo fazendo uma pesquisa, durma e em seguida Aguro aparece e entra de vez em seu time. Saia da cidade.

World Map:
A cidade que procura, fica a sudoeste, desça e vire um pouco a direita, depois desça novamente e vire a esquerda, verá um laguinho, depois a cidade.

Grenoble:
Compre o que precisar, boa parte da cidade apenas fala de uma velha caverna, ache um cara loiro bloqueando a passagem para uma escada, ele pede 50G para você passar, você terá de pagar. Desça a escada siga o corredor e voltará a cidade, desça uma escada próxima a você e chegará a um barzinho subterrâneo, nele fale primeiramente com um velho que diz saber sobre Artea, porém ele só te falará se trazer o item ”Fairy Kiss”, que fica no segundo andar da caverna ao lado da cidade, novamente não a escolha além de ir lá, mas antes fale com o homem do balcão que lhe da o teste de ir na caverna procurar o item ”Secret Map”, a caverna é muito bem visível e fica logo ao lado da cidade, vá nela.

Old Cave:
Você está no nível 1 da caverna num total de 5, mas por agora apenas é preciso ir ao 2, fale com o atendente, entre no elevador e vá ao local.

2nd Level:
Vários baús, alguns vazios, use Float magia de Ruivo se tiver que passar por um chão cinza. Da entrada desça ao máximo e achará o Secret Map numa sala, pelo caminho da direita por baixo tem um item chamado Dragon Egg que é um dos segredos do jogo, basta colecionados(procure em segredos no detonado), por cima uma sala onde só mulheres podem entrar, Lufia irá sozinha a partir daí, nessa sala está o Fairy Kiss e outros equipes femininos, volte a Grenoble.

Grenoble:
Volte ao velho que fala de uma pessoa a noroeste em uma torre, depois disso pode sair.
Obs: Se pegou o Secret Map, pode vendê-lo a atendente por 500G.

World Map:
Vire a esquerda, passe pela ponte e suba ao final, até ver a torre.

Torre:
Obs: Se ver uma porta sem paredes em volta não entre nela, se não cairá da torre e terá que voltar só início.
Tanto faz se for pela esquerda ou direita, pela esquerda você pode achar o item Sonic Ring numa porta, se seguir o corredor por cima vai achar uma escada, pela direita vai achar um uma porta os itens Hi Potion, Hi Magic, depois suba a escada.

2F:
Você acha um Smoke Ball no meio da sala, perto dele a uma escada, nela você pode subir(ao 3F) e pegar os itens Mind Gourd, Power Gourd e Revive, o caminho certo ao topo e  ir a noroeste no 2F e seguir a trilha, você acha em portas os itens Mind Potion e Great Potion, depois uma escada.

3F:
Aqui você acha alguns pilares e loja a escada, se quiser pode subir nela, mas é melhor seguir o corredor para ganhar os itens Speed Potion e Power Potion.

4F:
Logo a frente tem uma porta(se quiser contornar a sala vai achar 2 Mid Arrows), entre nela e fale com o cara ele diz que não pode falar nada sobre Artea, mas se você lutar e vencer ele o cara vai falar, diga que sim para lutar, se falar que não você pode se curar e voltar depois.

Chefe: Apprentice [HP 315]
Você luta apenas com Ruivo, o inimigo te ataca fisicamente e com magias, o melhor jeito de vencer e usando os itens encontrados na dungeon, use Power Gourd para melhorar o ataque e Mind Gourd para receber menos dano com magias, cure com Hi Potion em qualquer outro caso ataque, ou use os Mid Arrows veja o que da mais dano.Lufia_Apprentice

Depois de vencer o aprendiz de Artea diz que você é uma boa pessoa e conta que Artea está em Elfrea, a cidade dos elfos, para chegar lá vai ser preciso seguir ao sul, mas será um longo caminho onde encontrará 3 cidades no meio. Por fim ele te dá um Speed Potion. Saia da torre.

World Map:
Como foi dito será um longo caminho para Elfrea, mas antes haverão algumas cidades, desça da torre e vá para esquerda, continue descendo e verá duas pontes, passe por elas e verá uma terceira, não vá nela agora, primeiro suba e achará um templo, ele serve de teletransporte entre outros templos, agora desça e vá pela ponte que viu antes, continue e verá uma cidadezinha.

Kirof:
Um simples vilarejo, você ouve falar de fantasmas, mas agora vá a casa na loja de itens e entre nos fundos, você uma garota  doente e um garoto falando que vai a ajudar, sendo que apenas um ”Hope Ruby” pode ajudar, sendo este um item de outro reino. você precisa ir ao reino de Medan que fica logo a direita da cidade.

Medan:
Compre armas e armaduras, vá ao castelo a norte, você vê o garoto da outra cidade que não conseguiu o Hope Ruby, você descobre que esse item pode realizar qualquer pedido, procure a escada para baixo, ande um pouco e verá a princesa dando bronca em um servo que coleta as moedas jogadas ao ruby, a princesa também diz que o rei chama o item de Hope Ruby, mas ele é feito de vidro, saia do castelo e você vê o garoto(Mark) roubando o ruby para ir salvar sua namorada, volte a Kirof.

Kirof:
Mark aparece e fala que a namorada dele sumiu, você vai com ele procurar.

World Map:
Vá a uma caverna loja ao norte.

Ghost Cave:
A caverna tem uma grande quantidade de itens, eu recomendo que vasculhe todo o lugar, o caminho obrigatório e ir pela escada a sul do mapa(contornando o mapa, não basta apenas descer).

Itens Opcionais: Escape, Ghost Ring, Monster Ring, Miracle, Hi Magic x2, Wood Shield, Speed Potion, Dragon Egg(recomendo esse) ,Revive, Hi Potion x2
Boa parte desses itens são obtidos descendo pela escada a nordeste no 1 andar.

Você desce para outro andar, vire para a direita e entre numa porta, com 2 escadas, vá pela direita e pegue o Spell Potion, Power Potion, Mind Potion e Great Potion, fale com o cara e responda sim, ele fala o segredo da caverna, volte desça pela escada a esquerda.

Você chega numa sala com piso diferente e 5 escadas para baixo, se pegar uma das duas escadas mais próximas a você vai ganhar um Escape e uma Smoke Ball, as pontes da esquerda e direita vão cair, nem perca seu tempo nelas, vá pela escada reta a direção da entrada da sala, você ficará numa plataforma vazia, siga reto e achará uma ponte invisível que o guia a próxima parte.

Lufia_Ghost_Cave

Você acha um baú com um revive e logo a frente depois de umas portas vai achar a garota que procurava, só que ela não responde nem nada, um fantasma a estava possuindo, com a vontade de possuir o ruby que mark roubou(o fantasma não sabe que é falso), vai começar a luta.

Chefe: Phantasm [HP 660]
Não a muito o que inovar, ataque com Ruivo e Aguro e use Flash com Lufia, pode ser útil usar com Lufia a magia Shield em todos os membros do time(prioritariamente com os 2 atacantes), se estiver com bons equipes e no nível 16 será razoavelmente simples.Lufia_Phantasm

Depois de vencer você descobre que a garota Reyna estava doente por conta do fantasma, e agora está curada, o Hope Ruby foi quebrado e ao invés de esconder no mato eles decidem se desculpar pelo roubo com a princesa, mas como isso é um game tudo acorre bem(quem dera fosse assim tão simples na vida real). Mark fala que uma cidade próxima a Medan onde seu pai viu uma mulher elfo(ou elfa, não sei o certo), seu próximo objetivo é ir lá. Fale com o dono da loja de itens e ganhará um Power Potion, depois saia da cidade.

World Map:
Vá a Medan antes de seguir.

Medan:
A princesa reuni alguns habitantes e conta sobre o falso ruby, a cidade diz que achará um novo jeito de prosperar e no final tudo fica ok, fale com a princesa e saia da cidade.

World Map:
Existem 2 cavernas acessíveis agora, vá na que liga uma montanha a outra, na outra caverna não a nada para se fazer agora.

Cave:
Vá até o fim.

World Map:
Siga ao sul e achará a cidade.

Belgen:
Uma vila onde todos tem medo de monstros e falando com os NPCs, da pra saber que uma garota foi levada como sacrifício para ver se monstros sumiram(!!??), vá atrás da igreja numa caverna, pegue os itens e fale com as 3 garotas na sala, uma delas fala que era amiga da infência a tal Jerin, a garota que foi levada, a amiga fala que o irmão dela guarda uma caverna, e que é para falar que ela pediu para os deixar entrar, saia da cidade.
Obs: A algumas armas razoavelmente boas a serem compradas na cidade.

World Map:
Desça ao máximo, vire a esquerda e desça de novo, passe pela ponte e entre na caverna.

(Outra) Caverna:
Nada apenas desça as escadas.

1B:
Apenas entre numa porta a esquerda e desça as escadas.
Obs: Eu recomendo, se quiser desça as escadas e portas as longo do resto do andar para pegar os itens: Hi Potion, Escape, Smoke Ball, Float, Power Potion e Spell Potion.

2B:
Pelo caminho obrigatório, basta seguir contornando o mapa, até ver a escada, os itens opcionais desse andar são pegos por escadas no andar de cima, sendo todos já citados.

3B:
4 Caminhos, Por cima vai ter uma trilha onde achará um Revive e um Fly Ring, pela direita as equipes, Brone Armor, Brone Shield e Brone Helm, pela esquerda um Hi Potion e um Hi Magic, por baixo o caminho certo.

4B:
Entre na porte e encontrará o irmão da garota, que te deixa passar, para pegar a Dais Key. Saia da caverna.

World Map:
Se vai ir a cidade curar ou não é por sua conta, você deve ir agora a um outra caverna(nunca vi um jogo com tantas cavernas), para chegar nela saia da cidade e faça um caminho parecido a do último lugar, só que tente subir e ir a esquerda, vai seguir um caminho e ir a caverna.

Lufia_Map

Caverna:
Loga na primeira sala já tem uma porta onde deve usar a chave, mas antes disso, entre numa passagem a sudoeste para pegar um Great Potion, um Speed Potion e um Mind Potion, depois sim abra a porta.

Depois de abrir vai ter um corredor e uma nova sala, desça a escadas e no fundo vai haver um Float, entrando muna porta tem um Revive e um Hi Magic, volte e desça outra escada, depois desça a escada da direita, vai achar um Power Gourd, um Mind Gourd mais a frente um Power Potion e um Speed Potion, suba a escada e atravesse a ponte. depois disso siga o caminho e suba até o fim.

World Map:
Siga o caminho e entre num templo.

Templo:
As pessoas não te deixam passar e falam que Jerin é metade Elfo metade Humana, e esse sangue não pode ser misturado(ou algo assim), o grupo não fica feliz com isso e não quer deixar as coisas desse jeito. Procure 2 potes um cura HP e o outro MP, tente sair do templo e um monstro rapta Jerin para uma torre, saia do templo.

World Map:
Use Float e siga a torre logo a frente.

Torre:
Nas duas portas a direita e a esquerda não a nada, siga e verá uma escada e uma porta, o caminho e pela porta, mas você pode pegar uns itens pela escada.

OPC: Itens da escada, tem algumas armadilhas então eu ativei todas para mostrar onde elas estão, olhe a imagem abaixo.
Lufia_Torre2
Itens:Revive, Antidote, Aweken, Mystery Pin, Stone Cure, Shriek, Hi Potion.

Voltando ao caminho obrigatório, entre na porta perto da escada no primeiro andar, pise no treco azul e irá para outro andar.

2F:
Apenas suba.

3F:
Na primeira porta tem um Flash Ring, fora isso apenas siga a trilha.

4F:
Novamente nada aqui.

5F:
Nada de novo.

6F:
Quase chegando, suba novamente.

Topo:
Vários pisos azuis, imagine a sala como uma bússola, não pise no que está ao norte, ele te leva ao inicio da torre, se pisar Oeste vai achar o item Miracle num baú, se pisar num a esquerda do norte e seguir caminho vai achar outro Miracle, se pisar no Leste e seguir caminho vai chegar no chefe.

Ao se aproximar o monstro fala que é servo de Amon o Sinistral do Terror, a batalha começa.

Chefe: Follower [HP 985]
Essa luta vai depender além de seu nível de um pouco de itens estocados, logo no começo use Power Gourd(item) com Ruivo e Aguro, com Lufia use sua melhor magia, pode ser Bolt, Bang ou Flash, depende do nível, se tiver com o Flash Ring pode usar o Flash mesmo. Ataque com tudo e cure ou com Stronger(magia) ou Hi Potions(Miracle em último caso), seu oponente as vezes usa magia, aumentar a resistência magica pode ser boa dependendo se sua estratégia, outra coisa é que se acabar dormindo você pode ignorar e esperar acordar, ou curar com Aweken, boa sorte eu tava em torno do nível 18 nessa luta.Lufia_Follower

Ao vencer fale com Jerin, que fica feliz por ser salva, depois você volta a    Belgem, onde Jerin pede para entrar no grupo, e seu pedido foi negado, ela te da um Miracle de agradecimento. Saia da cidade.

World Map:
Vire a direita e suba até um deserto, suba até a metade dele e vire a direita vai achar uma cidade.

Surinagal:
Se estoque bastante aqui, o item shop é muito bom, as armas e armaduras também, você ouve falar que a cidade de Elfrea fica a sul, mas no meio do caminho está a Lost Forest que apenas elfos podem te guiar.

World Map:
Desça e sia do deserto por uma ponte, Lost Forest fica por ai, mas não a como passar por ela, vá a uma casinha a oeste e fale com um velho. Você pergunta se a algum jeito de passar da floresta, o velho fala que tem um guia que é apenas uma criança, responda que sim, ela serve e para sua mais ou menos surpresa a guia é Jerin, por falta de escolhas Ruivo e Aguro concordam, Lufia fica nervosa com isso, mas novamente por falta de opção deixa passar, Jerin entra em seu time.

Se quiser leve Jerin a Surinagal comprar umas armaduras, depois vá a floresta.

Lost Forest:
Ao andar uma mensagem aparece com as direções(Jerin falando). Elas são:
Leste – Sul – Oeste – Sul
Pronto saiu da floresta.

World Map:
A esquerda uma cabana onde pode se curar, a direita um templo que serve de ponte a seguinte parte do continente.

Depois de atravessar, suba e entre numa cidade.

Jenoba:
Vá em uma casa depois de umas escadas, desça e fale com uma velha, ela pergunta se você está procurando Elfrea, diga sim e pague a bebida para ela que começa a falar, pague outra bebida e dessa vez ele diz algo útil. Para chegar a Elfrea será preciso três gemas, vermelha, azul e verde, 3 torres na região, cada torre tem uma gema. Saia da cidade e siga para sul no mapa-múndi, assim chegamos a Blue Tower.

AVISO: Muito do que vai acontecer nas 3 torres pode ser feito em qualquer ordem, eu fiz a minha, se você travou em alguma parte confira se fez tudo dessa quest até onde está, pois você pode ter pulado alguma coisa e só notar o resultado lá pro final da quest, mas isso só se aplica agora na parte das 3 torres.

Blue Tower:
A porta a sua frente é inútil, se seguir pela esquerda tem uma sala com um Magic Guard, pela direita o Blue Ring, pegue qualquer uma das duas escadas a norte para subir.

F2:
A sala do meio com um baú inacessível pode te levar da parte esquerda para direita da sala, ou vice-versa. Pela direita apenas um Sweet Water, Pela esquerda na primeira escada você acha um Hi potion só andar seguinte, volte e pegue a escada a sul desse andar.

F3:
Dois caminhos, a escada da direita te leva a uma sequencia de buracos, para pegar Revive e Green Jade(uma das 3 gemas), pegue esse é voltará ao primeiro andar da dungeon, não a ganho nenhum em subir ao topo da dungeon agora, mas se quiser é só seguir pela escada da esquerda desse andar,

World Map:
Saindo da torre azul, siga por uma ponte para o sul, você uma montanha vire para direita e logo verá outra ponte, não passe por ela, a torre estará ao norte da ponto.

Green Tower:
Acredite se quiser… Na porta da direita tem um hotel, pode dormir aqui, vai ser mais cara que o normal. Pela porta da direita um Green Ring, siga reto e pegue a escada da esquerda, ative o swift para baixo(Down), volte e pegue a escada da direita.

F2:
Pegue o Swing Wing no baú e suba uma das 2 tem 3 baús em cada escada, os itens são, Hi Magic, Revive x2, Ex Potion x2, no outro baú teria uma a gema vermelha, mas ela está quebrada… Não a mais o que se fazer aqui, se quiser subir ao topo volte ao primeiro andar, deixe o swift para cima(Up). As escadas estarão em lugares diferentes, suba em qualquer uma delas.

World Map:
Ou saia da torre e siga pela ponte a direita e suba até ver uma vila, ou volte a Jenoba e siga a noroeste, passe por um deserto e desça até a vila. Independente do caminho que escolher você chega a Ruan, Ainda mais por que a zona entre as 3 torres é um circulo, então acho difícil você se perder.

Ruan:
A tipica vilinha pacata dos RPGs, roube vasculhe os armarios para ganhar alguns bons consumíveis, na loja de itens fale com a mulher que diz que está sem Rubis ou Safiras, o carregamento de Medan não chegou. Saia da cidade

World Map:
Ou use o Swing Wing ou a magia Warp de Jerin e volte instantaneamente para Medan duvido que queira voltar tudo a pé.

Siga em linha reta para norte e achará uma caverna, a mina de Medan.

Medan Mines:
Alguns itens no caminho, entre na porta e fale com o velho que te da a Red Sapphire, entre na sala que ele abriu para pegar 500g, Opal, Diamond Ring e Emerald. agora retorne a Ruan.

World Map:
De Ruan vá para torre vermelha ao lado.

Red Tower:
4 portas, a primeira leva para uma escada com o Red Ring e um consumível que não me lembro, a segunda leva ao porão, use Float e pegue Spell Potion e Power Potion. 3 e 4 portas ambas levam a mesma escada, use ela.

F2:
Logo da entrada na porta a direita o item Float, pelo corredor a esquerda uma sala com Magic Guard e Power Guard, na escada a cima não tem nada, A leste da sala tem 2 baús com itens normais, na escada próxima você encontra Magic Guard e Smoke Ball. O caminho certo e pela sala ao sul do mapa.

F3:
Pela escada a cima apenas um Hi Potion, você deve contornar tudo para sul e vai achar uma escada, se cair terá que subir tudo de novo.

Lufia...

Siga a trilha até o topo, onde você encontra um fantasma, que se diz dono da torre e pergunta se foi a fada da água(?) que te enviou.

Chefe: Dark Ghost [HP 930]
Foi relativamente fácil para mim, estava no nível 23 em média, o oponente usa bastante a magia Water que ataca todo seu grupo, esse é o único problema, use Aguro para atacar como sempre, com Lufia Bolt ou Flash(de preferência use Flash Ring), com Jerin cure sempre e se preciso cure com Ruivo, quando for desnecessário ataque.

Ao vencer a tal fada da água aparece, se prestar atenção é ela que te ressuscita quando da Game Over, ele apenas fala que vai deixar o lago de volta como era antes, então se sair da torre o chão danificado perto de Ruan vai virar água. Volte a torre vermelha.

Red Tower:
Entre pela segunda porta, a que teria o chão danificado, agora o chão está normal e os itens foram trocados, pegue o Dragon Egg, Miracle e sua última gema a Blue Jade.

Agora que pegou as 3 gemas suba no topo das 3 torres e coloque o item da cor certa no pedestal, sendo a ordem Blue – Green – Red. Ao ativar as 3 torres Jerin irá ouvir uma magia elfa, assim você irá para pequena ilha elfo, a única coisa aqui é a cidade.

Elfrea:
Compre armas e armadures e vá a casa a frente, pegue os 2 baús com Speed Potion e Mind Potion, depois suba as escadas você finalmente acha Artea, que por ser um elfo não envelheceu. Artea logo nota que Ruivo tem relação com Maxim, depois ele diz que é seu descendente Artea fala que não pode ajudar o grupo pois perdeu seu SIGHT, e está velha, mesmo elfos não envelhecendo(deve ser preguiça), e fala que a Dual Blade a antiga espada de Maxim pode ser útil a espada está agora no fundo do oceano junto com a Doom Island depois ela diz que para chegar no fundo do oceano será preciso da ajuda do professor Raile Shaia que é descendente de um cara que ajudou o grupo original 99 anos atrás, você ganha Shrine Key e ao sair o Artea’s Bow um dos melhores arcos do jogo.

Desça e vá ao porão da casa, vasculhe a porta até abrir, pise no chão azul e será transportado, saia e abra outra porta, assim você chega a outra parte do mundo.

World Map:
Ok, ficamos 1 século para achar a vila dos elfos, agora vamos levar outro século para pegar a Dual Blade…

Se for pela ponte da esquerda vai ter o terceiro daqueles templos de teleporte, se for pelo sul vai ter uma montanha, tanto faz se for pela direita ou por baixo, vai dar tudo no mesmo lago, desça a ponte e entre na vila.

Lufia...2

Ranqs:
Uma vila com apenas mulheres, elas falam que os homens foram consertar um tunel e não voltaram, saia da cidade.

World Map:
Basta sair da cidade e ir a sul.

Túnel:
Você acha os homens da vila que ficam parados devido ao chato puzzle a frente, as paredes são invisíveis, então você terá que achar o caminho ao final, ele é passo a passo:

Cima – Direita – Direita – Cima – Direita – Direita – Cima – Cima – Cima – Cima – Esquerda – Esquerda – Esquerda – Baixo – Esquerda – Esquerda – Baixo – Esquerda – Esquerda – Cima – Cima – Direita – Cima – Direita – Direita – Cima – PRONTO!!!

Lufia...3

Saia da caverna.

World Map:
3 caminhos, no geral qualquer um deles leva a um castelo, mas para não se confundir siga para baixo e depois vire a esquerda.

Odel:
Compre o que for possível, perto da entrada do castelo tem uma casa a esquerda, da para se achar alguns itens bons escondidos e em baús, depois vá a o castelo.

Odel Castle:
Suba as escadas do castelo, fale com o a princesa ou rainha, sei lá a garota no trono… Do lado dela está um famoso arquiteto, fale com ele que fala sobre uma ponte quebrada, então ele fala que só pode ir a consertar se achar seu companheiro que está na cidade de Lyden a sudeste. Saia da cidade.

World Map:
Qualquer caminho que você pegue serve, desde que vá para sudeste, ao ver a cidade entre.

Lyden:
A cidade dos cozinheiros, entre no restaurante logo a esquerda, fale com o cara que vai para Odel.

Odel:
Na sala do rei fale com o arquiteto, ele manda você verificar as condições da ponte.

World Map:
Siga pela esquerda, quando ver uma ponte não vá nela, desça e siga pela esquerda, quando ver uma ponte suba nela e entre na caverna.

Caverna:
Olhe para ponte o grupo da uma olhada, se vasculhar essa área vai achar um Dragon Egg, e um Ex Potion, volte ao castelo fale com o arquiteto e volta para aqui. Ele pede para você ir ao penhasco ao lado(perto dos baús) não sei ao certo pra que.

World Map:
Volte e pegue a ponte que eu disse para ignorar antes, se não qual ela fica bem a esquerda de Odel. Existem 3 cavernas nessa zona, a mas a direita só tem baús, em destaque o Yellow Ring. Qualquer uma das outras 2 levam ao mesmo lugar, vamos usar como referência a entrada do meio.

Desça pela primeira escada que ver, siga o caminho pela esquerda, vai sai numa subida continue até ver os arquitetos, fique na beira do precipício, os arquitetos vão consertar a ponta, vá até ela.
OBS: Existem Muitos itens bons que são encontrados com a simples exploração, não a segredos, estão todos na mesma sala, basta pegar os corredores.
Itens: Iron Helm, Wind Shoes, Stone Cure, Miracle, Quited Silk, Glass Robe, Half Mail.

Passando da ponte siga o caminho e desça, siga tudo até o final e vai descer uma escada. Entre na porta pegue o baú com o Miracle, a frente uma porta trancada com um feitiço que a abra, Aguro não pode usar magias, Jerin e Ruivo falham e Lufia que é mais poderosa ativa a porta, depois disso é só pegar os itens que ver e sair da caverna.

World Map:
Siga em frente e entre na vila.

Arus:
Não a muito aqui, compre o que precisar e suba umas escadas, uma cena onde Lufia fica brincando com as flores acontece, depois vá a caso no final do caminho fale com o velho que diz para você ir a Tower of Grief, vamos lá.

World Map:
Saindo da cidade vire a esquerda, você entra numa caverna bem curta, sem itens nem nada, no final dela você estará quase que ao lado da torre.

Tower of Gried:
Pela direita Purple Ring, pelo centro uma escada que leva a 3 baús(Revive, Stone Cure e Dragon Egg), siga pela esquerda até a escada.

F2:
Nada aqui, apenas suba.

F3:
4 escadas, as Sudoeste e Nordeste levam a itens comuns, As outras 2 levam a mesma sala.

F4:
Pise nos 2 pisos azuis para recuperar Mp e Hp, depois suba.

Topo:
Abra o baú e fale com o velho, ele é o líder da vila de Arus e se chama Flake e pergunta quem abriu a barreira da caverna, Lufia se apresenta. O velho vê o potencial e aumenta o Mp máximo de Lufia, depois ele fala que o professor voltou ao laboratório.

World Map:
Se teleporte para Odel, vá ao castelo e vire a direita, aqui é o laboratório só que esse é o número 2, ele foi para o número 1, desça até pisar num chão azul e ser teleportado, nessa nova sala pegue o caminho da esquerda, você vai a cidade laboratório de Platina.

Platina:
Entre e suba as escadas, fale com o professor Raile, se souber inglês vai rir um pouco com esse professor maluco, ele leva o grupo a seu submarino, que está com defeito, ele ainda serve de barco, mas o professor foi pegar equipamentos para o conserto no laboratório número 3, você ganha acesso ao navio.

World Map:
Existe pouco de opcional no jogo, mas se quiser vá para Surinagal a cidade de Forfeit fica numa ilha ao norte.

Forfeit:
Um tipo de cidade shopping, em destaque a loja que vende TUDO que você já vendeu durante o jogo, e caso contorne as árvores ao longo do shopping vai i num buraco, por baixo um baú com o Mind Ring, por cima você acha o rei e uma loja onde é pedido um Long Nail e um Straw doll para…

World Map:
De platina vire a oeste e siga por algum tempo, fique ligado para não passar da ilha onde está o Lab. 3, depois de achar entre.

Carbis:
Desça e fale com Raile, ele pede para você ir a cidade de Bakku pegar um tal de Cooper, vamos lá.

World Map:
Continue indo a oeste, vai dar num continente, se não conseguir ver a cidade, vá um pouco ao sul para achar.

Bakku:
Vá a igreja e fale com o padre, ele fala que Cooper foi para Old Cave, você já deve até ter esquecido onde é isso…

World Map:
Vá para Grenoble, a caverna fica ao lado, mas não se esqueça você sobe de nível a nível na caverna aceitando trabalhos na taverna no topo da vila, mas é preciso pegar a escada pra ter acesso ao lugar. Se falar com o cara que te da os trabalhos ele diz que você pode ir ao nível 5 da caverna mesmo assim.

Old Cave:
Entre e vá ao nível 5, para achar Cooper entre na porta a direita, na seguinte sala desça pela última porta, aqui entre na porta do meio da sala. Fale com Cooper que aceita numa boa ir com você, volte ao Lab. 3.
Obs: Já que está aqui seria uma boa fazer as tarefas na caverna, vai ganhar alguns iten e dinheiro, mas isso é apenas opcional.

Carbis:
Fale com Raile, agora você precisa do metal Alumina para consertar o submarino, 7 pedaços pra ser exato, e para piorar ainda tem uma torre no meio, vá para Bakku.


Vou cortar o detonado aqui, em 1 ou 2 dias eu lanço a parte 2.

Por: Matheus c. Sardinha

Publicado em 29 de dezembro de 2012, em 1-SNES e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 27 Comentários.

  1. Oi Pessoal, alguém tem essa ROM em pt-br?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Mesmo que exista vc n vai achar aqui, n queremos nenhum problema com pirataria e mesmo q postem vamos remover o link ou contato

      Curtir

  2. Muito bom este blog, me fez voltar no tempo, sinto muita falta desta época. Já comecei a jogar Lufia I, se eu travar no jogo já sei onde posso consultar. Vlw e parabéns pelo blog.🙂

    Curtir

  3. Vocês pretendem fazer detonado dos outros jogos da série Lufia? :3

    Curtir

  4. Cara , eu não sei exatamente o que lhe falar
    Mas
    EU estou chorando
    VOCÊ É UM DEUS SERIAMENTE SEM VOCÊ NÃO SERIAMOS NADA CONTINUE SEU LINDO E PROSPERO TRABALHO😀 Estou sempre acompanhando você muito orbrigado por este MAGNIFICO DETONADO

    Curtir

  5. Nº 1: Vocês ganharam outro fã.
    Nº 2: Tomara que esse site dure pra a eternidade.

    Agora o comentário:

    Lufia I foi o melhor jogo que já joguei, por mim é até melhor do que Final Fantasy.
    Esse jogo além de gráficos bons para a época, conta uma história incrível.
    Lufia II é bem melhor, e pior também, ele é bom pelos gráficos, e jogo, a maior diferença, DO JOGO, não da história, é que nas cavernas colocaram os monstros pelo chão, que diminui a dificuldade dos jogos e aumenta a preguiça do jogador, em compensação os chefes são bons.

    Outra coisa boa mesmo são os chefes do jogo, são bem desenhados, no lufia I achei o melhor como o matheus, o dragão.
    Lufia II eu ainda não joguei por completo, mas o melhor que achei (até agora) é o Gades, apesar pelo que dizem ele é um frango no final, vc não tem dificuldades em vence-lo.

    As coisas que não entendi nesse jogo são: Os jogos, acho que deveria ser ao contrário, Lufia I por Lufia II e vice versa, outra é o nome. Lufia, bem lufia é um dos protagonistas do Lufia I, mas maxim é beeem mais protagonista que ela, e no lufia II ela nem aparece no jogo, e se aparecesse, não teria nada a ver.

    Outra, nunca vi um jogo com inúmeras cavernas do que Lufia I, deviam colocar mais templos, torres, e etc. As cavernas só servem pra sustentar o jogo e aumentar a dificuldade.

    Mas o jogo é ótimo, e não é feito alguns que acham o jogo fácil, pelo contrário, ele é extremamente difícel. Perfeito para quem gosta de RPG bons.

    Recomendo pra tudo, por mim esse jogo supera todos.

    Curtir

    • Só pelo seu comentário, vou tirar minha barriga da miséria e terminar tudo que tenho para fazer no blog .-.

      Curtir

    • Obrigado pelo comentários, mas atoas assim que nos amimam a escrever mais detonado.

      Concordo com boa parte do q vc falou, acho o jogo bom mas não espetacular, ainda não joguei nenhum outro jogo da Série Lufia, mas posso responder algumas de suas dúvidas.

      1- Os jogos, acho que deveria ser ao contrário, Lufia I por Lufia II e vice versa
      Isso é questão de ordem de criação mesmo, tipo o Lufia I nem sequer é o segundo jogo na cronologia, ele é o terceiro. Na cronologia o Lufia II é o primeiro, o Lufia: Ruins of Lore(Lufia III), aí entra o Lufia I e por último o Lufia: Legend of Returners(Lufia IV). Além disso tem um Spin-off e um remake. Se quiser saber mais a Wikipedia está lá para isso(de preferência a americana).

      2-Lufia, bem lufia é um dos protagonistas do Lufia I, mas maxim é beeem mais protagonista que ela, e no lufia II ela nem aparece no jogo, e se aparecesse, não teria nada a ver.
      Não concordo com isso do Maxin ser mais protagonista que ela, o final da história do Lufia I todo se centra nela, além de estar no time des de quase o inicio do jogo.
      Sobre o nome dos jogos, bem vc deve saber que os jogos quase sempre mudam de nome ao serem lançados na America, o jogo deveria se chamar -Biography Estpolis- mudaram por questões de marketing, e como o primeiro jogo já tinha esse nome, eles teria que deixar assim, por que não da pra trocar o nome de novo no meio da série.

      3-Outra, nunca vi um jogo com inúmeras cavernas do que Lufia I, deviam colocar mais templos, torres, e etc. As cavernas só servem pra sustentar o jogo e aumentar a dificuldade.

      Verdade, mas torres também já tem muitas, eles deveriam ter explorado mais, montanhas, florestas e por que não gelo.

      Curtir

  6. Alguém sabe onde baixar o ROM de Lufia I ou Lufia II em português? Manda o link ai🙂

    Curtir

  7. Ah! Lufia, o melhor jogo q eu ja joguei! é bom dmais, e o lufia 2 tb!, detonado incrivel, parabéns!

    Curtir

  8. zikao esse jogo ja fechei 15 vezes so q no super nintendo normal entao n lembro mais de como passa😉

    Curtir

  9. Onde é que fica Bakku?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Você ao menos tentou ler o detonado?

      “Carbis:
      Desça e fale com Raile, ele pede para você ir a cidade de Bakku pegar um tal de Cooper, vamos lá.

      World Map:
      Continue indo a oeste, vai dar num continente, se não conseguir ver a cidade, vá um pouco ao sul para achar.”

      Oeste de Carbis cara…

      Curtir

  10. Simplesmente perfeito. Parabéns.

    Jogo que merece respeito, aliás quase todos os da era snes merecem. Lufia é exclusivo, pois além de gráficos potentes, trilha sonora que compete com qualquer Final Fantasy da época e uma história misteriosa e envolvente, ele possui dois diferenciais: Ao você cruzar randomicamente com os inimigos através de puzzles rigorosos, a tela muda para uma espécie de perspectiva em primeira pessoa, o que fica muito bacana, além disso, os traços dos inimigos são belos, geralmente os mesmos são grandes ou gigantescos, mostrando ainda, uma definição e um capricho enorme em suas cores e detalhes. Você conta também com captura e uso de monstros durante o jogo. Após ver uma fortaleza enorme surgir em trevas flutuando nos céus e da mesma a destruição iminente se derramar, algo precisa ser feito… E advinha? Você está entre os escalados! Jogo épico, que merece estar entre as conquistas de qualquer RPG gamer.

    Curtir

    • eu nao quero fazer hora com a cara de voces mas o nome do ruivo e jeros

      Curtir

    • e que fonte vem essa informação?

      Curtir

    • no detonado de lufia 2

      Curtir

    • é pura verdade, no Lufia 2 diz que o próximo descendente será Jeros

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      OK mas o protagonista do Lufia I não é o próximo descendente, o jogo se passa 99 anos depois, devem ter no minimo 2 gerações entre os dois heróis.

      Curtir

    • ôô o primeiro descendente foi o filho de maxim com selam que teve no lufia II ou seja …

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Por essa lógica o protagonista do lufia I tem 99 anos né kkkkkkk
      Cara presta atenção entre o Lufia I e o Lufia II se passam 99 anos o Protagonista do Lufia I NÃO É O PRIMEIRO DESCENDENTE do protagonista do Lufia II, ele deve ser o neto ou o bisneto dele.

      Se ainda assim não acredita em mim, procure qualquer fonte ou site especializado, o protagonista do Lufia I não tem nome, ele é tratado como Herói ou descendente de Maxin.

      Curtir

    • Não cara vc não entendeu, eu disse que o descendente é o neto de maxim.🙂

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      “ôô o primeiro descendente foi o filho de maxim com selam que teve no lufia II ou seja ”

      foi isso q vc disse, não venha querer mudar o q foi escrito!

      preste atenção, me diz como é possível alguém com 99 anos de diferênça ter o nome revelado?.

      Com 99 anos de diferênça e acho muito mais provável o protagonista do Lufia I ser o bisneto.

      E o mais importante todos os principais sites e wikias dizem que ele não tem nome revelado, por favor, não seja teimoso, a menos que vc tenha algum argumento relevante não volte com essas suas teorias.

      Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: