GBA – Final Fantasy I – Análise / Detonado

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls intro

Eu sinceramente não sou muito fã de Final Fantasy I, considero este como sendo o pior da franquia Final Fantasy. Porém é válido ressaltar que este jogo na época que foi lançado foi um marco para a Square. O enredo de fundo que acompanha o jogo é digna de uma cena de batalha em um RPG. Você no seu minimo de vida, com poucas poções ou MP, enfrentando um Super Boss. Você já bateu tanto no Super Boss, e perdeu uma parte da sua Party. Eis que no ultimo golpe, você aplica um crítico que mata o Super Boss! É assim que podemos introduzir a história da criação de Final Fantasy, a fantasia final.

A Square estava fálida, e precisava criar um jogo inovador, para que não fosse as torras. Coube a Hironobu Sakaguchi (que mais tarde estaria envolvido em jogos mitícos, como Kingdom Hearts, Chrono Trigger, Xenogears, além da franquia de Final Fantasy), a missão de criar o jogo que salvaria a Square e seria o golpe de misericórdia. Com uma trilha sonora impecável (para a época) de Nobuo Uematsu (que compôs as trilhas de todos os outros jogos da franquia). O jogo deu certo e conquistou os fãs não só no Japão, mas também nos EUA, foi a ignição e o começo de uma franquia de sucesso. Que já está no décimo quarto jogo

Só essa história de fundo, faz com que o jogo se torne uma lenda. Sim. Mas o jogo não é uma obra prima, pelo menos, não para mim. O jogo é bom, mas comparado aos seus sucessores fica muito atrás. Mas tem um porém, eu não estou analisando a versão de NES, vim para falar do Remake para GBA, Final Fantasy Dawn of Souls, que acompanha FFI e FFII em uma só fita. Confesso que o remake conserta TODAS AS FALHAS TÉCNICAS de FFI. Ou seja, nada agora de só salvar em INNs (o que não é bem uma falha e não é um defeito), aprimorou os gráficos, fez mixs das músicas originais, corrigiu o random number de monstros, corrigiu a falha que dava quando você atacava um monstro que já havia morrido (no original se atacasse um monstro que já havia morrido, você não atacava outro, você simplesmente errava o golpe), além de corrigir também a falta de MP que o jogo tinha na época (não havia MP, você tinha uma quantidade limite para usar magias).

Porém, não adicionaram mais conteúdo a história, que é tão simples quanto um conto de fadas: Você controla quatro guerreiros da luz e após de salvarem a princesa Sara das mãos de Garland, partem para recuperar quatro cristais (quatro orbes no original), para poder impedir que o mundo seja destruído, ela só tem um mistério que é “o que depois de derrotar os demônios?”… Também não deram uma certa linearidade ao jogo, você tem que ficar adivinhando o que se deve fazer A TODO O MOMENTO, não há um NPC que te as indicações, é um pouco complicado encontrar os lugares (parece que é defeito de primeiro jogo). O especial e revolucionário nesse jogo mesmo é a escolha de classes, você pode escolher entre 6 classes para seus 4 personagens e vai mantê-las ao longo do jogo todo, porém seus personagens não tem um passado, não tem uma personalidade, eles sequer FALAM, tornando o jogo mais chato ainda. Adicionaram também um modo extra para quando você enfrentar os chefes assim que fecha o jogo, o que é um outro bônus dessa versão. Essa jogabilidade adicionada ao acréscimo de itens e com a redução da dificuldade tornaram o jogo mais fácil do que o original, para poder atrair os olhares dos jogadores mais novos. A verdadeira dificuldade está nas quatro dungeons extras com chefes de FFIII, FFIV, FFV e FFVI. O que atraí mais um pouco a galera das antigas e os fãs dos outros FF. Isso para não dizer as batalhas aleatórias que se tornam chateantes ao longo do jogo, me fazendo ter vontade de explodir o meu notebook de tão insanas que é a quantidade batalhas.

Para a época um marco, hoje ultrapassado, Final Fantasy I é obrigatório para fãs da série Final Fantasy e para gamers hardcore (falo das dungeons extras porque o jogo é uma baba de fácil), porém para gamers mais atuais, ou até mesmo para os gamers que curtem games com uma história mais sólida é uma opção razoável.

Nota: 7,4/10

Final Fantasy I, História Completa:

Confira essa história e muitas outras além de diversas outras séries e conteúdo semanal no nosso canal, você estaria nos dando uma grande ajuda para continuarmos fazendo novos vídeos como este. Clique aqui para acessar nosso canal!

Comandos

Movimentação
Botão de confirmação
Corre, botão de cancelamento
Pausa o jogo, checa o menu
 +Selectgba Faz você ter acesso ao mapa

Detonado

Detonado
Dungeons Extras 1 Dungeons Extras 2

Inicie o jogo e selecione as classes que você quer, lembre-se é seu jogo se quiser colocar 4 White Mages faça-o, só não me responsabilize se não conseguir nem matar o Lich, as classes são permanentes. Um breve resumo sobre elas abaixo

WarriorWarrior – Principal classe de ataque físico do jogo e sem dúvidas a melhor. É essencial ter ao menos um na sua Party. Outra vantagem é que equipam as principais armaduras e armas do jogo além de terem algumas magias brancas, são equilibrados nos stats. Com o decorrer do jogo essa classe se torna Knight.

ThiefThief – Classe rápida, como de praxe, boa em esquiva, mas sofre do mal de ter equipamentos limitados, inicialmente é MUITO FRACO. Com o decorrer do jogo a classe se torna Ninja, que já tem equipamentos mais variados e pode usar algumas magias, tornando uma das melhores do jogo. Essa classe ganhou uma fortificada do FFI de NES para o de GBA

MonkMonk – Uma classe excelente no ataque físico dando danos profundamente absurdos, além de ter um alto HP. Porém não podem equipar armaduras, nem armas ficando um pouco fragilizados e com poucas opções para se montar estratégias com eles, além de bater, bater e bater, fazendo eu ter um pouco de ódio desta classe. A evolução desta classe se chama Master. Outra classe que foi fortificada.

WhitemageWhite Mage – Simples e essencial, seu principal artíficio de cura no jogo são os White Mages. Não são fortes em batalha e nem precisam ser, os buffs do jogo estão todos encaixados neles e é quase obrigatório ter um em sua party. A evolução da classe são os White Wizzard.

BlackmageBlack Mage – Classe poderosa para magias, podendo atingir altos níveis da mágica negra. Outra classe bastante poderosa, porém limitada no sentido de aguentar golpes físicos e claro golpes. Se torna Black Wizzard com o decorrer do jogo. Tem HP muito baixo também

RedmageRed Mage – Sinceramente, essa classe é a pior do jogo. É um hibrido de White Mage com Black Mage, porém com stats reduzidos e sem a capacidade de aprender as melhores magias dos dois, tornando está classe um pouco limitada, se ao menos tivesse o Doublecast. Sua evolução é o Red Wizzard.

A imagem abaixo mostra o meu time, os nomes eu basiei nos meus amigos aqui da Eternal Players (Tsuga, eu; Matieu, Matheus; Romya, Rômulo e Yuri)

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01A introdução do jogo conta que mundo está envolto em sombras, os ventos morreram, os mares se enfureceram e a terra decaiu. Porém as pessoas estão esperançosas com a profecia de que quando as trevas vierem ao mundo, quatro guerreiros da luz emergirão. Quatro jovens detentores de cristal se reunem, depois de muitos desafios. Uma imagem que eu tive que tirar print, é jogada na tela.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02E agora você controla o time. Entre na cidade ao norte (na cidade não no castelo).

Cornelia
Ao entrar na cidade fale com um guardinha ele vai reparar os cristais e te levar até o rei de Cornelia.

Castle of Cornelia
Um diálogo com o rei irá se iniciar, ele vai confiar que eles são os quatro guerreiros da profecia e nos pede para resgatar a filha dele, Sarah, que foi sequestrada por um cavaleiro chamado Garland. Ele fala que Garland está em Chaos Shrine ao norte de Cornelia, ele diz que assim que resgatarmos a princesa, construirá uma ponte em sinal de gratidão. Saia da sala dele e desça as escadas. Não há nada para pegar no castelo por agora (só com a Mystic Key), apenas saia dele.

Cornelia
Você pode comprar armas e equipamentos para seus personagens, fica a seu critério. Se escolheu algum mago, vai poder comprar magias, no canto superior à esquerda, cuidado para não ocupar os espaços com magias inúteis  Compre itens também, como garantia, vale lembrar que se você perder algum guerreiro na batalha terá que ir até a igreja ressuscitá-lo.

World Map
Siga para o noroeste (norte para a esquerda), subindo a faixa de terra que tem por ali, até chegar nesta construção.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_03

Chaos Shrine
Esta é a primeira dungeon do jogo, e é simples demais! Vasculhe o canto inferior esquerdo para encontrar um Leather Cap. Siga agora para o canto superior esquerdo, vai encontrar dois baús contendo Potion e Tent. Nem perca seu tempo vasculhando o lado direito desta dungeon, ambas as portas só abrem com a Mystic Key. Agora voltando ao principal da dungeon, partindo da entrada dela siga reto e entre na porta. Você verá a cena da imagem abaixo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_04Fale com Garland e ele estará fazendo uma espécie de discurso louco, até notar os guerreiros da luz. O convencido nos subestima e diz que vai acabar com o time. Prove a ele que ele está errado.

CHEFE: Garland
HP: 212
O máximo de esforço que você vai fazer nesta luta é atacá-lo desenfreadamente. Se necessário cure, não deixe classes além do Warrior terem menos de 40 de HP. É simples, por demais!

Após matá-lo Sarah vai acordar e louca para retribuir o fato de termos salvo ela, vocês vão voltar para o Castelo para ela poder ver o que fará pelos herois.

Castle of Cornelia
O rei vai te agradecer por ter resgatado a filha dele e atesta que eles são os guerreiros da luz da profecia. Ele também conclui a profecia dizendo que se eles não conseguirem, os cristais não brilharão e as trevas vão consumir o mundo. Por fim o rei da uma pista de um cristal, no continente do norte, dizendo que restaurar a luz dos cristais é o único modo de livrar o mundo dos monstros e da escuridão. Fale com a princesa Sarah e ela te dará o key item Lute. Agora saia do castelo.

World Map
Uma cena mostrará vários cavaleiros construindo a ponte a velocidade que as obras do PAC deveriam usar. Agora siga para até a ponte, lá uma cena bonita irá ser iniciada. Contando que jornada dos heróis começa ali e que está na hora de encaminhar o mundo para a luz mais uma vez! (resumindo).

Você pode analisar o extremo norte para encontrar Matoya’s Cave e memorizar sua localização, já que mais para frente vai precisar chegar aqui. Agora siga para o extremo leste, no caso a direita, até chegar em Pravoka, que está na imagem abaixo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_06

Pravoka
Entre na cidade, vá até o INN, e compre magias e equipamentos no canto direito da cidade, caso você tenha dinheiro. Depois no canto esquerdo você vai encontrar um trio de piratas, ao que parece a cidade está sendo sitiada por piratas, fale com eles para começar a luta. Fácil demais, nem merece um espaço como chefe, você vai brincar já que os Pirates só tem 24 de HP. Ao fim da luta o capitão pirata Bikke, vai se render a você e vai te chamar de mestre KKK. Ele promete não causar mais confusão e de tanto medo ainda nos dá o návio dele. Agora podemos navegar por ai. O barco esta na marina ao sul de Pravoka, basta pegá-lo.

World Map
Com o barco em mãos, você pode jogar um mini-game basta segurar o botão  e ficar apertando o botão , assim você pode ganhar dinheiro e itens. Siga para o oeste (esquerda) você vai chegar até a ponte, contorne o continente por baixo. É agora que você pode se complicar para chegar lá, já que não há pontos de referência no mar, mas siga ao sul de Cornelia

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_07Quando bater no continente que tem ao sul, siga para oeste (esquerda) e vai encontrar uma marina para você aportar, desça para o sul da floresta e encontrará uma outra cidade.

Elfheim
A cidade dos elfos, não tem muito aqui, além de equipamentos bons e magias para serem comprados, aliás as magias aqui são de nível 3 e nível 4, compre Antidotes também vai ajudar. Aqui também encontramos o túmulo de Link (referência clara a série Zelda).

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_12Saia da cidade siga até o castelo.

Elven Castle
Entre no castelo vire a esquerda e entre em uma porta, você encontrará o príncipe dos elfos, que foi posto para dormir através de uma maldição de um tal de Astos, FAZ CINCO ANOS, eu o invejo, queria dormir tanto assim. Acordá-lo será a mais nova missão dos guerreiros da luz.

World Map
Siga para o sul e depois para o oeste, até não poder mais, agora siga para o norte, até chegar neste castelo todo desabado.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_09

Western Keep
Ao entrar siga pela esquerda, você vai encontrar uma porta. Entrando na porta, você vai encontrar um rei que se diz enganado por Astos, outro que passou por este Astos. Astos é o rei dos elfos negros. O tal rei diz que o castelo dele está em ruínas graças a esse tal de Astos, ele pede para recuperarmos a coroa dele em Marsh Cave. Nosso destino agora é a tal Marsh Cave.

World Map
Para achar a Marsh Cave, é necessário que você saia de Western Keep, e desça, mas não pela floresta pela qual subiu, e sim por um caminho atrás das montanhas na esquerda. Desça por ali, não vire em nenhuma bifurcação até chegar em uma parte alagada do mapa (note as manchas azuis no terreno). Siga mais para o sul e encontrará o buraquinho da imagem. Pronto esta é a Marsh Cave.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_11

Marsh Cave
O B1 é tranquilo logo no começo há uma bifurcação, se escolher o caminho de cima chegará em uma escada que leva a uma sala do B2. Existem 4 itens aqui: no canto direito vai encontrar uma sala com um baú contendo uma Dagger, no lado oposto vai encontrar outra sala e um baú contendo 680 Gil. Ainda no canto esquerdo, próximo a escada existe um caminho indo para baixo, que leva a uma sala com dois baús, contendo uma Broadsword e 620 Gil. Agora volte ao B1, e a partir da entrada da caverna siga pelo caminho de baixo, até chegar em uma sala da imagem abaixo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_13Desça pelas escadas e agora estará na parte que interessa do B2. Você estará em uma sala que tem três portas de saída. Não interessa por qual você saia, é só uma referência, nessa parte não há nada que vasculhar todas os baús nas salas estarão vazios, o objetivo aqui é chegar em uma porta na direita inferior é uma sala vazia, porém você deve sair desta sala pela outra porta (não pela que entrou). Vou deixar uma imagem abaixo para poderem se sitiarem e se tocarem de qual sala estou falando.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_04Pronto saindo pela outra porta irá encontrar a escada que leva até o B3. O B3 é simples existem quatro salas em linha horizontal (_) do andar. Um mapa ajuda melhor a se localizar nele, e ele explica duzentas vezes melhor do que eu!

map1Note o que eu falei, agora na primeira linha: você encontra uma Phoenix Down na primeira sala e na última sala encontra 295 Gil. Na segunda linha: encontra-se um Cooper Armlet na primeira sala e um Cottage na segunda. Na terceira linha: encontramos o que interessa na segunda sala a tal Crown que o rei de Western Keep pediu; ainda na terceira linha encontramos 385 gil. Ignore a ultima linha já que as portas só podem ser abertas através da Mystic Key. Agora saia de Marsh Cave.

World Map
Se estiver muito sucado, use Cottage. Se tiver dinheiro, volte a Elfeheim e compre as mágias de nível 4 que tem por lá. Siga para Western Keep (norte de Marsh Cave, aquela mansão onde encontramos o tal rei).

Western Keep
Entre e vá falar com o tal rei, ele da uma gargalhada maléfica e nos chama de otários. Ele se revela como sendo o próprio Astos. Ele diz que agora que tem a coroa (Crown) e com o olho de cristal (Crystal Eye) vai se tornar o verdadeiro rei dos elfos. Chegou a nossa vez de curar a sanidade desse megalomaníaco e frustrar os planos dele, não só por ter nos enganado

CHEFE: Astos
HP: 420
MUITO FÁCIL! Apenas use Protect em seus magos (caso os tenha), para poder segurar os danos físicos. Fora isso, apenas o ataque, danos mágicos são muito bons contra ele, use bastante Fira nele. Ataques físicos complementam.

Ao vencê-lo vai obter o item Crystal Eye, feito isso saia de Western Keep

World Map
Você vai precisar ir até um lugar que eu falei para memorizarem lá em cima na parte de Pravoka, caso não tenham achado o lugar vou deixar uma imagem abaixo indicando o caminho que seguir, caso não estejam reconhecendo o lugar é ao norte da ponte que o rei de Cornelia construiu para os guerreiros da luz.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_06Siga para Matoya’s Cave.

Matoya’s Cave
Assim que entrar vá até a única porta do local, entre lá e uma cena irá se iniciar. A bruxa estará resmungando de dor por ter perdido o olho. Fale com ela e entregue o olho, em troca a bruxa lhe dará a melhor poção que ela possuí, o Jolt Tonic. Fora isso no canto da sala dela existem baús, contendo duas Potion e um Antidote. Siga agora para Elven Castle.

Elven Castle
Siga para o quarto do príncipe e fale com o médico do lado dele, o cara vai usar o Jolt Tonic para curar o sono eterno do principe dos elfos. Ele diz que estava tendo um pesadelo e que os heróis da luz salvaram ele. Ele se sente obrigado a dar a Mystic Key para os heróis.

Agora que tem a Mystic Key você pode ir em alguns lugares.

Marsh Cave
Siga até o B3, nas salas da linha inferior, as portas estavam trancadas, abra-as com a Mystic Key para obter: 1020 Gil, Antidote e Silver Armlet.

Western Keep
Existe uma porta na extrema esquerda do local, entre nela e irá encontrar uma Falchion, um Power Staff e uma Steel Gloves.

Chaos Shrine
Procure pela dungeon as portas trancadas e encontrará Runeblade, Werebane e um Gold Needle.

Castle of Cornelia
Na parte norte do castelo existem duas salas trancadas com Mystic Key, na da direita você encontra Cottage, Saber e Mythril Knife. Na da esquerda encontra Iron Armor, Tent e o principal: Nitro Powder. Saia do castelo.

World Map
Use mais uma vez Cornelia como ponto de referência dessa vez siga para o noroeste, até encontrar uma marina por lá, qualquer coisa use a imagem a baixo como referência.

im01d3Pronto agora siga para o sudoeste (esquerda inferior). Você vai encontrar uma caverna, se não encontrar, procure-a já que ela está por essa direção.

Mount Duregar
Uma caverna cheia de anões, eles dão algumas dicas do jogo, mas isso não nos interessa agora. Logo ao entrar você encontra uma porta na parte superior com dois baús contendo aproximadamente 1000 Gil (somando os dois). Agora saia dessa sala e siga para a extrema esquerda e desça pelo caminho, você vai chegar a uma bifurcação, dessa vez siga para a direita e desça, fale com o anão que está com um chapéu verde o nome dele é Nerrick.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_03Fazendo isso, você vai dar a ele a Nitro Powder. Ele vai usá-la para explodir uma passagem que impede com que seu barco avance pelo resto do mundo. Feito isso Nerrick vai seguir por um caminho, siga ele e vai encontrar uma porta, entre nela para encontrar um lugar recheado de baús contendo: Tent, Great Helm, Wyrmkiller, Ether, Potion, Mithril Mail, 575 Gil e Cottage. Além disso em uma das salas você pode encontrar o anão Smyth (ele está em uma das portas) que diz que se encontrar o metal adamantite ele poderá fazer uma espada mágica.

World Map
Pegue seu barco e passe pela passagem que foi aberta, depois da explosão. Apenas avance um pouco para o oeste e irá encontrar uma marina com uma cidade por perto, entre nela.

Melmond
Uma cidade visivelmente afetada pela “morte” da terra. Além disso a cidade também foi assolada por um vampiro que destruiu a igreja, se conversar com alguns moradores, irá saber que a Cavern of Earth fica ao sul dali, em uma península, e lá que o tal vampiro se encontra.

World Map
Cuidado agora, para não ir parar em outra caverna, ou em outro lugar siga para o local da imagem, use o chão azul como referência.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01Siga para a direção da Cavern of Earth, que é nosso principal destino.

Cavern of Earth
A OST desse lugar é fantástica, para quem gosta de música de dungeon essa é uma das melhores! Partindo da entrada, siga pelo caminho de cima e vire a direita para achar uma sala com um baú contendo 1975 Gil. Depois de pegar esse baú siga para a entrada novamente, e dessa vez pegue o caminho da direita inferior, você vai encontrar mais duas salas uma com dois baús (contendo Antidote e 795 Gil) e na outra sala contendo outros dois baús (Potion e 880 Gil).

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02d4Caso tenha dúvidas a imagem acima mostra o que eu expliquei em cima, as setas azuis mostram os lugares onde vai encontrar as salas com itens e a seta branca é o caminho onde vai encontrar a escada que leva ao B2. O B2 já é um pouco mais complicado de ser explicado, porque é um verdadeiro labirinto, o que existe aqui é uma porta lá na extrema direita para ser explorada, nela você vai encontrar três baús (Coral Sword, Tent e 330 Gil). A escada também está no canto direito, na parte inferior dele, não é muito complicado chegar lá. O B3 é mais simples, logo ao chegar no canto direito vai encontrar uma porta e um baú contendo Sleeping Bag. Suba e siga pela esquerda (se seguir pela direita vai encontrar uma sala com um baú contendo Gold Needle), vai encontrar uma porta e um baú com 3400 Gil, continue pela esquerda e desça se ir seguindo esse caminho vai encontrar mais um baú com 1020 Gil. No final do caminho vai encontrar uma porta com o tal vampiro bloqueando sua passagem.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_03d4Ele dirá que o selo não pode ser quebrado, e que a terra não tem salvação e ainda diz que meros mortais não podem matar o imortal. Hora de provar o contrário para ele.

CHEFE: Vampire
HP: 280
Fraqueza: Dia
Ele é um pouco resistente a ataques físicos, porém não tem a mesma resistência a magias principalmente Dia/Diara/Dialga. Fora que seu HP é muito baixo. Chamá-lo de chefe é uma ofensa aos verdadeiros chefes dos jogos.

Seu caminho estará liberado agora, pegue o baú para obter o item Star Ruby, saia pela porta na direita, siga o caminho e encontrará uma tábua que emana uma força maligna  Fora isso não há mais nada para se fazer por aqui, se quiser vasculhar a caverna para pegar os itens que não pegou. Pegando o que esqueceu de pegar saia da caverna.

World Map
Pronto use um Cottage para recuperar seu HP e MP. Agora suba novamente e se lembram de uma imagem que mostra a direção para seguir até a Cavern of Earth. Siga para o local da imagem e agora siga para a Giant’s Cave (sudoeste de Melmond).

Giant’s Cave
Fale com o feioso que está dentro dessa caverna, ele vai perguntar se você tem o Star Ruby. Dando o Star Ruby para ele ele te permite passar. Se der uma olhada no caminho de baixo vai encontrar uma porta com quatro baús contendo: Mythril Helm, 450 Gil, 620 Gil e Great Axe. Feito isso volte siga até umas escadas que tem por ae.

World Map
Agora é simples, basta seguir para o sul e irá encontrar uma outra caverna a Sage’s Cave.

Sage’s Cave
Apenas siga pelo local, vá até a segunda porta e irá encontrar Sadda. Ele irá dizer que o vampiro era só um servo do verdadeiro causador do mal a terra que está em um lugar muito mais profundo da caverna. Sada nos dará a Earth Rod, para podermos colocar naquela tábua que emanava o mal na caverna. Agora volte até a Cavern of Earth.

Cavern of Earth
Desça até o B3 e siga para o lugar daquela tábua que emanava o mal (depois da sala onde você enfrentou o vampiro). Isso vai fazer com que a tábua se torne um jogo de escadas, desça por ele. Isso vai te levar ao B4 da caverna, o B4 é muito semelhante ao B2, se subir ao máximo e ir pela esquerda e chegará a uma sala com cinco baús que contém: 1455 Gil, 5450 Gil, 1520 Gil, Staff e 3400 Gil. Ainda neste andar na extrema esquerda inferior vai encontrar três baús em uma sala com: Tent, 1250 GIl e Mythril Shield. A escada estará no extremo canto esquerdo, na parte superior do andar (se chegar até a parede da esquerda ao máximo e irá encontrar a escada). O B5 é o último andar, partindo da entrada suba e vire para a esquerda, siga o caminho da esquerda até chegar em uma porta na parede da extrema esquerda inferior. Entre na porta e encontrará o causador do mal a terra.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_05d4Ele se apresenta como o Lich o demonio da terra, e será o primeiro a ir para o inferno.

CHEFE: Lich
HP: 1200
Fraqueza: Fire e Dia
Você pode ter um pouco de dificuldade com este aqui. Ele tem uma alta resistência a ataques físicos também. Se tiver um Black Mage com Haste e Temper será de grande ajuda, se tiver Protect também use em seus personagens de baixa defesa (como Thiefs e os Mages). Um Warrior com Temper + Haste pode dar conta do Lich com facilidade. Se não o tiver procure usar Fira ou Firaga e assim será moleza acabar com ele!

Ao vencê-lo um dos heróis vai usar um dos seus cristais para ressoar com o cristal principal da terra. Isso vai liberar a entrada da Earthgift Shrine (uma dungeon extra do jogo e opcional). Feito isso saia da caverna.

World Map
Pronto, agora não existem muitas dicas de onde e qual é o próximo cristal. O que é um problema para quem não segue detonados, já que vai ter de vasculhar o mundo todo. Para chegar ao seu próximo destino é necessário contornar a costa externa do continente de Elfheim. Mas você me pergunta “que mané costa esterna” se lembram que vocês explodiram um trecho de terra? Dali para a esquerda é a costa interna, dali para a direita é a costa externa. A imagem da abaixo vai esclarecer dúvidas.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_06d4A seta branca indica a costa interna, a seta vermelha indica a costa externa. Siga por lá até chegar no SEGUNDO PORTO, APENAS PARE SEU BARCO NO SEGUNDO PORTO QUE ENCONTRAR, não pare no primeiro. Feito isso avance por terra rumo ao oeste (esquerda) e vai encontrar mais uma cidade. Caso tenha dificuldades use o mapa (está especificado o comando para o mapa na lista dos comandos desse jogo), a cidade fica a sudeste no mapa.

Crescent Lake
Uma vila calma e pacata, compre alguns equipamentos e armas por aqui. Compre magias também caso tenha dinheiro. Agora na parte esquerda da cidade acima da loja de magias negras siga por aquele caminho e irá encontrar os sábios que regem a cidade. Fale com os sábios e um deles lhe dará o item Canoe, isso vai lhe permitir agora navegar em rios, onde o seu barco não entra, e nos dará acesso a próxima dungeon do jogo. Saia da cidade.

World Map
Agora basta você andar na direção de um rio para usar a Canoe você pode fazer isso com o barco também assim fazemos rafting B| . Entre no rio que circunda Crescent Lake, e siga para o oeste, por onde ele entra nas montanhas. Agora você vai encarar um verdadeiro labirinto onde eu seu guia só posso te dar a direção, siga para o noroeste, ou em uma linguagem mais vulgar, suba e procure virar em todas as entradas da esquerda, se não chegar no lugar da imagem abaixo, volte até encontrar.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_08d4O vulcão é o objetivo final, cruze o rio que o circunda e entre nele. É aqui que está o cristal do fogo.

Mount Gulg
EVITE AO MÁXIMO ANDAR NAS SUPERFICIES DE LAVA, ASSIM TOMARA POUCO DANO. O B1 é simples o jogo de escadas está na parte esquerda dele, apenas desça. Ao chegar no B2 você tem duas opções se entrar na porta vai passar por uma sala lotada de baús Mythril Helm, 4150 Gil, 1520 Gil, Great Sword, 750 Gil, 795 Gil, Mythril Helm, Mythril Gloves, Hi-potion, Tent, 1975 Gil, Antidote, 1455 Gil, 1520 Gil, 1760 Gil, Mythril Shield, Mythril Axe e Phoenix Down. Assim vai evitar a lava também. Para sair do andar, basta assim que descer do B1 e seguir reto passando por cima da lava para chegar ao jogo de escadas. Minha dica é você ir para o B3 apenas depois de pegar todos os baús do andar… A escolha é sua. O B3 é o andar mais fácil, basta seguir pelo caminho da direita, com atenção ao seu HP por andar na lava, logo vai achar a escada se seguir pela direita. O B4 é o contrário do B3, aqui você vai perder MUITO HP já que o piso inteiro é lava, fora algumas “ilhas”. A escada que interessa está no canto inferior direito do andar isso vai levar você a uma segunda seção do B3, a da imagem abaixo.

 

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01d5Essa seção do B3 é um pouco mais complicada, siga pelo caminho de baixo e vire a esquerda, depois desça mais uma vez e vire a esquerda, pronto agora é só seguir reto para encontrar a escada que leva a outra seção do B4. Logo ao chegar nessa seção do B4 entre na porta e encontrará 2750 Gil e Gold Needle. Agora avance pelo andar e encontrará outra sala com 1750 Gil, a partir da sala onde conseguiu os 1750 Gil, existe uma bifurcação se seguir pelo caminho da esquerda vai chegar a uma sala com cinco baús: Antidote, 7340 Gil, Flame Shield, Ice Brand e 880 Gil. Indo pelo caminho debaixo (voltando a sala onde encontrou 1750 Gil), você vai encontrar uma sala com dois baús 10 Gil e 155 Gil. Na frente dessa sala existe outra bifurcação.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02d5

Se seguir a seta branca chegará a uma sala com mais dois baús: 2000 Gil e Cottage. Se for pela seta azul, vai encontrar outra sala com dois baús: 1250 Gil e Staff. Siga o caminho e encontrará a escada que leva ao B5. O B5 é simples, você terá oito escolhas de caminhos, só uma levará você até o chefe. O importante o caminho da esquerda (oeste), te leva até uma Flame Mail. Além disso o caminho sudoeste (esquerda inferior) te leva até o demônio que está causando os problemas com o cristal do fogo siga para lá. Cure-se antes de enfrentá-la e equipe a Ice Brand, Flame Shield e o Flame Mail para poder ter mais facilidade! A demônio se apresenta como Marilith e ela diz que o poder da chama é dela e exclusivo dela…

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_03d5

CHEFE: Marilith
HP: 1440
Plasticamente, a arte de Marilith é MUITO MANEIRA, um dos chefes mais bem desenhados do jogo. Agora vamos falar da batalha, para começar ela também tem uma alta defesa, mas antes use Haste em seu White/Black Mage, e use Protera para proteger-se do dano físico, usar NulFire também é uma excelente opção assim, você deterá o dano de Fira que Marilith causa. A combinação Temper + Haste nos seus bonecos de dano físico irá por si só detonar com Marilith, mantenha a cura ativa (com Helara quando ela usar Fira). E com um Mago Negro basta apenas usar Blizara que é o único tipo de magia que ela não resiste. Não vai ser difícil, basta administrar.

Feito isso você vai liberar a dungeon opcional Hellfire Chism e vai restaurar o poder do fogo ao redor do mundo. 

World Map
Sinceramente, eu não sei mais o que fazer, em Crescent Lake um NPC fala de uma caverna ao norte que contem uma tal de Levistone. Então é bom ir lá investigar, já que os continentes do norte não podem ser acessados via navio. Para explicar onde fica a tal caverna só usando o mapa mesmo.

img4d5O dedinho no mapa indica a caverna que eu estou falando, e o “x” vermelho é onde você deve parar. Caso queira uma imagem em escala maior, é a imagem da direita é exatamente onde você deve parar com o barco para poder seguir com a canoa. Cuidado, a caverna está em terra e não está direto na água. Se seguir o rio, pelo mapa usando a canoa você vai chegar na Cavern of Ice.

Cavern of Ice
Não há bifurcações nem caminhos alternativos nessa parte do B1, apenas siga o caminho pela direita e logo chegará as escadas que levam ao B2. No B2, tanto faz o caminho que você seguir o jogo de escadas está na esquerda inferior. Desça as escadas e nessa parte do B3 suba. Você estará em outra parte do B2 agora, siga o caminho até chegar em uma porta onde encontrará dois baús (Clothes e Flame Sword) e a Levistone. Pegue os baús e pise em alguma das rachaduras no chão, ao fazer isso você vai cair em uma outra parte do B3, cheia de espinhos para você perder vida, siga para o sul as escadas para subir estão na direita inferior desse andar. Ao subir vão encontrar um baú com um Ether e em uma sala mais abaixo vão encontrar outro com 10000 Gil. Tem uma outra sala na direita desse andar com três baús: 9500 Gil, Sleeping Bag e Ice Shield. Além disso nesta sala existe uma rachadura no chão se deixe cair por ela.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01d6Assim você vai sair na frente da Levistone, pegue-a. Agora saia da caverna!

World Map
Pegue seu barco e siga para o sudoeste de Crescent Lake. Ou então vá indo pela costa sul, até encontrar esse ponto da imagem abaixo. Use a canoa para entrar no rio e ir para a terra

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02d6

Estando em terra siga para a grande faixa de areia (ou melhor um deserto). Você vai entrar em Ryukhan Desert, ao entrar lá os heróis da luz vão usar a Levistone, o deserto vai se abrir a sua Airship (não me perguntem como encontrei o lugar, foi uma cagada danada). Pegue o seu Airship. Ele não pousa na água, florestas, campos alagados e em desertos. O único lugar que você pode ir são em umas ilhas com buracos no chão, procure por elas ao norte de Melmond. São as Dragon Caves.

Dragon Caves

img3d6Apenas preste atenção as cavernas das imagens, nas outras você encontrará o povo dragão que pode te dar dicas do jogo. Na primeira da imagem você encontra: Tent, Dry Ether e Gold Needle. No da segunda imagem você encontra: 2750 Gil, 2000 Gil, 1455 Gil, X-Potion, 9500 Gil, 1520 Gil e 2750 Gil. E por fim na ultima imagem, você encontra o rei dos dragões Bahamut, ele quer uma prova da sua coragem, se você for nas outras Dragon Cavens que não estão na imagem e falar com os dragões um deles falará que no nordeste existe um lugar onde pode ser encontrado uma prova de coragem, o nome do lugar é Citadel of Trials.

World Map
Pegue sua Airship e siga para o nordeste, você vai passar pela Citadel of Trials e vai ver que não há como pousar por perto, o lugar para pousar é o da imagem da esquerda.

img4d6Logo abaixo, ao pousar, siga a pé pela direção que a seta vermelha aponta até chegar na Citadel of Trials (imagem da direita).

Citadel of Trials
Ao entrar, fale com o velho. Ele não vai questionar sua força e vai garantir aos heróis o direito de superar os desafios. A coragem do time será posta em teste e se ela realmente existir a prova dela será encontrada dentro da citadela. O velho some, agora procure na esquerda superior por uma porta e assim vai encontrar um trono nela ande para cima do trono para poder entrar de fato na citadela. Você estará no B2, com um tema de mistério ao fundo. Saia da sala pela porta a sua frente e pegue o teleportador (um pilar de luz), depois repita o procedimento, agora você chegará a uma área onde existem dois teleportadores, pegue o de baixo (o de cima te levará de volta para o começo). Avance pegue mais um teleportador e novamente estará em outra área para escolher, pegue o teleportador de baixo, se pegar o de cima vai voltar para a área anterior. Avance e pela terceira vez terá que escolher entre teleportadores, pegue o da direita (o da esquerda te levará para a primeira sala onde teve que escolher entre teleportadores). A partir daqui será um pouco mais complicado, avance e encontrará uma porta com um baú com Gauntletts dentro, saia da sala e desça.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01d7Agora você terá que escolher entre os teleportadores, será como jogar a porta dos desesperados KKKKKKKKK, mas eu vou estragar a surpresa e contar onde cada teleportador te leva. O teleportador número 1, vai fazer você voltar, o número 2 também! Só nos resta o número 3… Ao pegá-lo você vai sair de frente para a sala com as escadas que te levarão ao 3F, avance entre na porta pegue o baú (Healling Staff) e siga para a esquerda você encontrará três baús: Steel Gloves, Ice Brand e Ruby Armlet, continue o caminho, e encontrará mais três baús: Cottage, 1455 Gil e 7340 Gil. Continue e encontrará o baú final contendo o Key Item Rat’s Tail, que é a tal prova da sua coragem (um rabo de rato .-.), pise no trono do lado e isso te levará para o começo da citadela, pronto pode sair!

World Map
Volte até a sua airship e volte até a Dragon Cave onde Bahamut está!

Dragon Caves
Siga até a caverna onde Bahamut está e vá falar com o senhor dos dragões, ele dirá que faz um bom tempo que homens de coragem não ficavam frente a ele. E que a bravura dos heróis merece uma consideração, essa consideração é nos honrar com novos títulos.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02d7Bahamut atualiza as classes do time, expandindo agora ao máximo os equipamentos que podem ser equipados e as magias que podem ser aprendidas. (CASO VOCÊ TENHA UM NINJA, VOLTE A ALGUMAS CIDADES PARA COMPRAR MAGIAS NEGRAS ATÉ NÍVEL 4 PARA ELE. O MESMO SERVE PARA O KNIGHT ELE EQUIPA MAGIAS BRANCAS ATÉ NÍVEL 3).

World Map
Depois dessa bagaceira toda podemos voltar agora a busca pelos cristais, o próximo cristal é o da água, voe para o leste, procurando uma cidade que está acima de um deserto e é impossível chegar nela via chão, apenas pelo ar, para se sitiar tem uma torre no meio desse deserto, a cidade está ao nordeste.

Gaia
Depois de Cornelia, Gaia é a maior cidade do jogo, aqui você encontrará lojas de magias de nível 7 e nível 8, porém não são as poderosas do jogo (exceto por Holy e NullAll), os equipamentos para magos aqui também são essenciais  Dê uma conversada com os NPCs, um homem perto das lojas de mágicas no canto esquerdo da cidade fala sobre o Oxyale e sobre a capacidade das fadas de armazená-lo, fora que algumas fadas estão desaparecidas da cidade. Não faça compras por agora. E se o fizer salve pelo menos 40000 Gil (você vai entender mais a frente)

World Map
Siga para o arquipélago onde estão as Dragon Caves, agora siga para o oeste (esquerda) e você verá a cidade onde devemos parar, mas para chegar até ela é preciso pousar na parte sul desse continente. Pousando lá siga até a cidade.

Onrac
Onrac é uma cidade que me lembra as cidades estado da Grécia antiga, esta cidade não tem vendas de armaduras nem de armas, porém tem uma loja de mágias de nível 7, que são bem úteis no momento do jogo, mas não as compre. Ao chegar aqui você não vai encontrar NADA de útil, além das magias. Falando com uns NPCs você descobre que tem um templo afundado embaixo da cidade, mas que a mocinha que tem um submarino não deixa você ir até lá, um outro NPC diz que existe uma caravana e que eles tinham coisas estranhas a venda, falam de um negócio chamado Oxyale também e por fim uma mulher diz que a tal caravana foi para o deserto no oeste e que acampam em uma floresta no norte do deserto. É para lá que devemos ir.

World Map
Para acessar a floresta você não vai poder usar sua Airship, mas você pode ir a pé, o deserto fica no norte do continente, basta atravessar o lago com a canoa e seguir para o norte e já estará dentro do continente, a caravana está no local da imagem abaixo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_03d7Entre no local e vá para a tenda, lá você vai encontrar um cara que está vendendo uma fada em uma garrafa (me lembrou Zelda) a 40000 Gil… Se não tiver comprado magias como eu falei logo a cima terá dinheiro suficiente para comprar a fada (se estiver sem fada desça até onde falo da Waterfall Cave, lá tem MUITO dinheiro). Depois que comprar isso ele vai vender uns tônicos que aumentam seus stats dentro da batalha. Saia do local e siga para Gaia.

Gaia
Assim que chegar em Gaia, a fada vai sair da garrafa, siga para a parte esquerda da cidade e suba, você vai encontrar a loja de itens, vá além dela e vire para a direita, até encontrar a fada. Fale com ela, e ela lhe agradecerá por tê-la tirado da garrafa, em forma de retribuição ela vai pegar um pouco de Oxyale para nós no fundo da fonte, assim você vai obter o Oxyale. Algo que faz com que o ar flua mesmo embaixo d’água. Saia da cidade e vá para Onrac.

Onrac
Siga agora para a parte sudeste da cidade, e fale com a loira que está parada na frente de uma espécie de submarino. Ela pedirá para salvarmos as sereias e sumirá! Agora analise o barril e escolha “Yes” isso irá te levar até a Sunken Shrine

Sunken Shrine
Assim que chegar você pode seguir reto ao máximo e no final virar a direita para encontrar a escada, mas antes pode vasculhar o andar e encontrar 9900 Gil e 2000 Gil, depois disso suba até o 4F. Logo que chegar siga para o canto esquerdo, você vai encontrar uma porta que leva a um baú com 20 Gil, volte e siga o caminho para o sul por ae pelo canto esquerdo (se você for para o norte no canto esquerdo vai encontrar uma sala com a Diamond Armor), seguindo para o sul pelo canto esquerdo vai encontrar uma porta com um baú que tem o Light Axe, agora siga para a direita, você também vai encontrar no decorrer do caminho um Mage’s Staff, siga pelo caminho mais ao sul possível, você vai encontrar mais uma sala e um baú com 12350 Gil e a escada para o próximo andar. No 5F entrando em algumas salas você vai encontrar as famosas sereias, vasculhe o andar entrando em todas as portas para assim encontrar: 9000 Gil, 1760 Gil, Diamond Armlet, 2750 Gil, 4150 Gil, 5000 Gil, Antidote, Diamond Shield, 10000 Gil, 10 Gil, Diamond Helm, Diamond Gloves e Rosetta Stone. Ao pegar a Rosetta Stone volte para o 3F (descendo), se necessário use a magia Exit para sair da dungeon e voltar. Partindo da entrada da dungeon, siga reto até chegar na parede mas ao invés de virar a direita para subir, vire a esquerda e siga o caminho depois suba para encontrar a escada que desce para o 2F.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_01d8Desça para o 2F siga o caminho para o norte vire a direita e logo achará escadas para subir, suba e estará em uma nova seção do 4F, onde não há nada além de uma sala vazia e um jogo de escadas no canto direito inferior, desça por estas escadas. Você estará em uma nova área do B3, ao descer entre na porta pegue os 110 Gil e os 450 Gil avance pela sala para encontrar um novo jogo de escadas que te levará até uma outra seção do B2. Assim que chegar você pode analisar o canto direito inferior desse andar para encontrar uma sala com dois baús (8135 Gil e 7690 Gil), siga para a esquerda inferior na mesma direção desta sala onde tinham dois baús haverá uma outra sala com três baús (5450 Gil, 385 Gil e Giant’s Gloves) suba um pouco ainda no canto esquerdo deste andar para encontrar outra sala com outro Light Axe. Volte para as escadas de onde você veio, dessa vez ao invés de descer suba (seguindo o corredor de pilastras quebradas) assim chegará a uma sala com quatro baús (9900 Gil, 7340 Gil, 2750 Gil e Ribbon). Saia desta sala siga para a esquerda e suba, siga para a esquerda novamente e encontrará as escadas. Você está agora no 1F, assim que chegar siga para a esquerda e na primeira oportunidade que tiver suba, não entre em nenhuma porta do caminho, assim que puder virar a esquerda novamente vire e siga o caminho até chegar em uma porta, avance por essa sala procurando a porta de saída dela (na esquerda superior), assim basta agora avançar até outra porta onde encontrará o demônio que assombra o lugar, cure-se antes de entrar na câmara para enfrentá-lo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_02d8O demônio da água Kraken!

CHEFE: Kraken
HP: 1800
Fraqueza: Thunder
Ele tem uma técnica muito chata, chamada Ink, que deixa seus personagens em Blind. Fora isso ele é peixe pequeno para ser chamado de demônio. Caso tenha magos em sua party use Protera para reduzir o dano que o ataque físico do Kraken causa (é devastador se seu mago não estiver sob protect). Fora isso use Thundaga nele e ataque com seus bonecos físicos, cure caso esteja precisando.

Vencendo ele você libera a dungeon extra Lifespring Grotto. E as águas deixam de estar em fúria já que o poder do cristal foi restaurado! Saia da dungeon.

World Map
Só resta um cristal agora o do vento. Mas não para por ae nosso vasculhamento pelo continente de Onrac, pegue sua canoa e siga o curso do rio até chegar em uma cachoeira.

Waterfall Cave
Ela pode parecer difícil mais não é… Vá seguindo o percurso em direção a esquerda, quando chegar na parede esquerda desça e irá encontrar uma porta, com seis baús (Wizzard’s Staff, Ribbon, 13450 Gil, 6400 Gil, 5000 Gil e Defender). Note o ciclope na sala e fale com ele para obter o Warp Cube. Saia do local e siga para Melmond.

Melmond
Siga para o norte da cidade na parte direita, procure um cara loiro chamado Unne. Você dará a Rosetta Stone para ele e assim ele vai conseguir o idioma de Lufenia. Ele então ensina o time a falar o idioma de Lufenia. Pronto saia da cidade!

World Map
Siga até sua Airship e voe até Melmond o deserto que tem uma torre, siga um pouco para leste e encontrará um ponto de pouso para sua airship.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_04d8Pronto agora você terá uma jornada em direção ao sul desse continente rumo a uma cidade chamada Lufenia!

Lufenia
Ao entrar na cidade ficaremos sabendo que existiu um tal de Cid nesse mundo de FFI… Se conversarmos com os NPC saberemos que eles são o povo do céu e que a Mirage Tower (a torre no centro do deserto) é a passagem para o Flying Fortress. Eles também dizem que Tiamat é o tal demônio do vento, fale com todos os NPCs até receber o item Chime. Além disso em Lufenia existem os shops das melhores mágicas do jogo.

Final Fantasy 1 + 2 - Dawn of Souls_05d8Basta você seguir a seta da imagem acima para encontrar o shop e poder gastar seu dinheiro com magias decentes de nível 8 (Full-Life e Flare). As outras você compra em Gaia! Pronto agora saia de Lufenia e siga para a sua airship.

World Map
Siga para o deserto ao oeste, e no sul dele existe um ponto para você poder pousar. Pouse lá e siga a pé até a torre que está no centro do deserto!

Mirage Tower
Os baús deste lugar estão no centro do andar, basta entrar na porta a sua frente assim que entra na dungeon e seguir até o centro para encontrar uma série de baús, o único item importante é o Aegis Shield que protege seu personagem de ser petrificado! Para subir até o 2F basta você voltar até a entrada (use a Magia Exit se possível) e entrar na porta a sua frente e sair na porta da esquerda, assim encontrará o jogo de escadas. O 2F é mais simples siga para a direita contornando a parede até chegar no canto esquerdo do lugar, quando tiver a oportunidade procure ir para o interior do andar na parte inferior vai encontrar uma sala recheada de itens sendo os melhores a Sun Blade, Dragon Mail e Thor Hammer. A escada para o 3F está na parte superior do centro, perto de um robô. O 3F é o ultimo andar, assim que chegar siga para a porta que tem na parte sul do andar e entrará em uma sala com uma espécie de teleportador, se tiver pego o Warp Cube na Waterfall Cave poderá subir. Você estará agora na Flying Fortress…

Flying Fortress
É uma dungeon simples que fornece muitos itens bons! Vamos lá você conhece a rosa dos ventos da sua aula de geografia, e no minimo você deve saber com usá-la a torre funciona assim. A partir do centro (a entrada): se seguir para o sul você vai encontrar uma sala com a espada Razer; se seguir para o oeste vai encontrar quatro baús com nada de muito expressivo; se seguir para o leste (direita) o item mais precioso que encontrará é o Protect Ring, caso você já não o tenha; por fim o caminho do norte você encontrará o teleporte para o 2F. O 2F já é um pouco mais complicado, pois você começa na parte norte dele, siga para o centro do andar.

img37Pronto esta ai a rosa dos ventos posicionada no centro do andar. Os itens estão importantes estão no sudoeste (SO) onde está o Adamantite; no sudeste (SE) estão a Black Robe e a White Robe; no leste (L) está um Ribbon e no sul (S) você encontrará a saída para o 3F. Partindo da entrada do 3F siga para a esquerda para encontrar uma sala com a Sasuke’s Katana, no centro do 3F existe um globo onde você pode analisar que as forças dos cristais estavam apontando para a Chaos Shrine e na direita você pode encontrar o Protect Cloak que é um escudo para os magos. Finalizando a subida para o 4F está no canto esquerdo do andar. O 4F é o mais simplesmente complicado andar, mas não tema, para facilitar a vida de todo mundo arrumamos um mapa dele 😀

img38Assim é mais fácil você não se perderá, o C é o ponto de chegada e o S o ponto de saída! Pronto ao chegar no 5F avance até chegar na esfera verde, cure-se e analise-a. Com uma frase de efeito Tiamat se apresenta como o demônio do vento a ultima imagem que queimará em nossos olhos segundo ele, hora de matar um dragão!

CHEFE: Tiamat
HP: 2400
Tiamat é duro na queda e provavelmente será o chefe mais forte que você enfrentará no jogo. Comece com buffs usando Temper + Haste nos seus bonecos de dano físico, use Protera e Invisira com a White Wizzard e ataque com os personagens de dano físico. Use também NullShock para ter o que fazer com o White Wizzard e Healara. Flare também é uma boa pedida depois de ter bufado todos e assim seu Black Wizzard terá utilidade. Tiamat é resistente, mas não tem um potencial ofensivo muito bom e será mais fácil ainda derrotá-lo se tiver feito as dungeons extras como indiquei lá em cima.

Ao derrotar Tiamat o poder do cristal do vento será restaurado e você liberará a maior e mais difícil dungeon do jogo: Whisperwind Cove. Use Exit para sair da dungeon e siga para o Mount Douregar

Mount Douregar
Entre lá procurando o Smyth, dê o Adamandite para ele você e ele vai forjar a melhor espada do jogo até aqui a Excalibur. Feito isso siga para Chaos Shrine

Chaos Shrine
Entre na parte onde você enfrenta Garland no começo do jogo e cheque a pedra usando os poderes dos cristais se focam no orbe negro fazendo o tempo e o espaço se curvar, um passo a frente e você voltará 2000 anos no tempo! Pronto quando o orbe negro flutuar pise no local onde ele estava e você estará na ultima dungeon do jogo. Ao chegar saia da sala e siga procure um caminho na direita, desça por ele e encontrará a escada que sobe para o 2F, não tem nada no 2F, basta seguir para as escadas. No 3F siga o caminho em direção a uma porta no centro com uma tábua no centro dela e dois baús, analise a tábua e o Chime será usado para liberar seu caminho e uma escada. Descendo as escadas você estará no 2F novamente, o caminho aqui é simples saia da sala por onde você chegou e siga para a esquerda depois suba o caminho até encontrar as escadas e assim você descerá até o 1F, do ponto que chegar siga para a esquerda e encontrará o outro jogo de escadas que te leva ao B1. FÁCIL DEMAIS este andar, apenas contorne a sala em direção a direita a escada estará na direita quando chegar perto da escada enfrentará o Lich novamente.

CHEFE: Lich
HP: 2800
Fraqueza: Fire e Dia
Lich estará upado, mas isso não significa que estará invencível. Ataque-o com tudo, não precisa nem de buffs para derrotá-lo a coisa só vai ficar séria mesmo se ele usar Flare, caso isso ocorra use Helaga, fora isso repita o que fez antes para matá-lo

Ao chegar no B2, a escada para o B3 é bem visível então para chegar nela é bem fácil, na parte de cima do andar tem uma porta, entre lá e atravesse a sala, antes de descer as escadas existe um caminho ao sul delas que leva a duas portas, onde você vai encontrar alguns itens vasculhando o local das portas, sendo o Protect Cloak o melhor deles, ao pegar os itens siga para as escadas e enfrentará Marilith.

CHEFE: Marilith
HP: 3200
Use NullBlaze para ter vantagem sobre as magias dela, use Protera para ter vantagem aos ataques físicos dela. Depois é só fazer o feijão com arroz de sempre.

O B3 é o andar mais complicado que você vai passar já que ele é uma sucessão de portas e salas, para não perder tempo nele e não perder sua paciência também.

img39Ao chegar no ponto verde você vai encontrar o Kraken.

CHEFE: Kraken
HP: 3600
Fraqueza: Thunder
Use NullShock e para acertá-lo a combinação Haste + Temper causará um estrago imenso ao HP dele. Fique curando se necessário, se bem que ele não te dará muito trabalho caso tenha feito o que eu falei.

O B4 é muito simples, basta você seguir para a direita e vai encontrar a saída e consequentemente enfrentará Tiamat. Porém se você seguir para o sul e ir para a direita encontrará o baú com a espada Masamune que é a melhor espada para os Ninjas!

CHEFE: Tiamat
HP: 5500
Tiamat é o chefe mais recente que enfrentou e provavelmente se lembra de que ele tem uma defesa alta e não tem fraquezas mágicas. Meu conselho é seguir o protocolo, use Haste e Temper em seus personagens mais fortes, e já deve usar NullShock também para impedir o truque mais forte dele.

Derrotando ele siga para o B5, o último andar e onde encontraremos o responsável por bagunçar o mundo, encontrá-lo é fácil ele está na sala do centro. O cara é Garland o primeiro chefe do jogo, para a surpresa do time. Ele diz que foi derrotado naquela ocasião, mas as quatro grandes forças (Lich, Marilith, Kraken e Tiamat) salvaram ele o enviando de volta no tempo então ele enviou os quatro demônios para o futuro, porque assim os demônios mandariam Garland para o passado fechando o fluxo temporal (espero que tenham entendido). Ele diz que não se lembrará disso em dois mil anos, mas que renascerá ali e mesmo que ele morra ali ele voltará, graças ao ciclo que ele mesmo fez. Conheça Chaos o chefe final.

img40

CHEFE: Chaos
HP: 20000
Chaos é forte, e talvez se você não tiver feito as dungeons extras será o mais forte que vai enfrentar. Ele tem magias poderosas de todos os elementos que dão mais de 200 de dano, use todos os Null que tiver e a combinação Temper + Haste em seus bonecos de dano físico, use Protera também e use Helaga sempre que puder. Ataque-o e use Flare/Holy para acabar com ele de vez.

Um epílogo será jogado na tela dizendo que o loop no tempo foi encerrado e que a paz prevaleceu novamente, a luz dos cristais voltou e restaurou o poder dos elementos, deixando todo o mal que Garland fez no passado. Agora os guerreiros da luz retornam ao presente onde as pessoas de Cornelia inclusive Garland os espera. O texto também explica que o loop foi quebrado já que derrotamos os demônios no passado antes que eles pudessem fazer o pacto com Garland. Agora os guerreiros da luz terão uma história para contar, enquanto observam o mundo em silêncio. O jogo se encerra com a frase

“You are the bringer of light…”

TheEndOs créditos são lançados na tela e é mais um jogo para a Eternal Players! Espero que tenham gostado, qualquer dúvida perguntem! Vale lembrar que o jogo tem muitos outros desafios como as dungeons extras para você vasculhar é o maior desafio do jogo, portanto não percam elas!

Thel assinatura

 

 

 

 

 

 

Se leu até aqui espero que o artigo tenha sido útil, se quiser ver mais conteúdo sobre games clássicos de uma olhada no nosso canal do youtube, temos diversas séries e conteúdo semanal, de uma olhada, seu apoio nos ajudará a continuar! Clique aqui para dar uma olhada! 

Talvez você se interesse por: 

Final Fantasy I

Final Fantasy II 

Final Fantasy III 

Final Fantasy IV

Final Fantasy V

Final Fantasy VI 

Publicado em 7 de janeiro de 2013, em 5-GBA e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 80 Comentários.

  1. Jogo mt bom faltou so uns repels pra evitar estresse

    Curtir

  2. Cheguei ao final do jogo, tentei usar o mínimo possível esse guia, parabéns, sempre que precisei esse guia foi perfeito.

    Curtir

  3. Alguém consegue a me ajudar a acessar o mapa pelo controle do PS3? Comprei o jogo e empaquei porque não consigo acessar o bendito mapa. Agradeço desde já a atenção.

    Curtir

  4. PUTA QUE PARIU, O ULTIMO CHEFE USA SKILL QUE RECUPERA 9999999999999999999 DE VIDA!!! COMO VOU MATAR ESSE FILHO DA PUTA?????

    Curtir

  5. Amigo obrigado pelo detonado. Fiquei triste por ter que usar um detonado para zerar o jogo. É a primeira que faço isso. Mas infelizmente esse FF é muito complexo e não tem nenhuma dica para mostrar nos o caminho, fazendo com que se tenha que realizar uma exploração masiva e cansativa.

    Curtir

  6. ‘A seta branca indica a costa interna, a seta vermelha indica a costa externa. Siga por lá até’
    Não tem 1 porto, quanto mais 2

    Curtir

  7. Qnd eh q vai ter a segunda parte das dungeons extras????????????

    Curtir

  8. d+ esse tutorial eu acabei de zerar

    Curtir

  9. Queria avisar ao ADM que eu não consigo ter acesso a sessão de Dungeons Extras 2 e isso sé ria mt importante já que estou indo para a whisperwind cove e sem detonado fica difícil. Por favor me ajudem :/

    Curtir

  10. Discordo totalmente de você quando você falou que personagens genéricos deixam o jogo chato, pra mim é a melhor coisa que um RPG tem! Não estou fazendo você trocar de opinião sobre isso, respeito sua opinião e talz, mais pra ser sincero isso pra mim deixa o jogo mais livre!:) Você pode pensar na personalidade dos personagens reações deles quando algum vê alguma arma que eles não podem usar e imaginar nas falas de outros personagens quando alguém da sua party morre ou os últimos suspiros quando o mesmo morre,isso pra mim deixa o jogo mais livre e divertido pois você imagina tudo o que os personagens estão fazendo além de poder pensar na felicidade de quando alguém vence a batalha ou quando eles promovem suas classes…..NOOOOOSSSSSAAAA!!! pense em felicidade! pensou?
    Bom,é a minha opinião,se isso trocar a sua opinião eu não me importo muito com isso…
    eu o seu detonado é muito bom viu? 😉

    Curtir

  11. nikon d3100 barata

    Continue sempre contribuindo com esse incrível post,
    curti o seu post. Por acaso, você planeja fazer algum outro post sobre esse mesmo tema?
    Já está divulgado e recomendado! Muito bom!

    Curtir

  12. Me tira uma duvida, seguir um detonado pra finalizar um jogo faz com que uma pessoa seja menos gamer?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Isso aí vai de cada um, quando eu jogo evito usar, mas dependo do jogo, as vezes ele não me prende tanto e eu só quero ver o fim mesmo ou as vezes tem q fazer algo muito impossível pra descobrir sozinho.

      Curtir

  13. zerei sabado passado, gostei do jogo! essa analise ajudou muito! valeu!

    Curtir

  14. A versão de Android é Melhor que as outras missões mais simples,melhores gráficos e trilhas sonoras,e masmorras menos confusas.

    Curtir

  15. gente eu gostaria de baixar o jogo em portugues , eu jogo no emulador de celular mas baixo pelo pc , alguem poderia me passar um link !?

    Curtir

  16. Fechei hoje. Excelente tutorial! Parabens!

    Curtir

  17. não pretende falar das dungeons opcionais?seria legal fazer,detonado foi bom consegui zerar o jogo sem problemas mas tbm queria fazer as dungeons opcionais

    Curtir

  18. Ola
    na Cavern of ice eu pisei em uma rachadura e vim parar em uma parte que n tem escadas para sair… fiquei preso, e agr?

    Curtir

  19. Eu tinha chegado no ultimo boss sem pegar as evolução de classe por isso apanhei feio.
    No android tem algum limite de magia pra aprender? Tp 4 nv1 4 nv2…

    Curtir

  20. como eu uso magia com knight e o ninja no meu aparece que eu nao tenho magia

    Curtir

  21. Tutorial supimpa!!! caiu como meias no meu sapato, fui atras de 4 tutoriais, para achar esse de excelente qualidade, 10 horas de jogo e nem cheguei na metade ainda kkkkkkkkkkk, para quem é a primeira vez ta valendo ne kkkkkk.

    Curtir

  22. Muito obrigado cara me ajudo muito eu tenho o jogo no meu celular e ja tenho os meus personagens todos nível 9 estava parado na parte de Elfheim agora ja sei oque faser a seguir muito obrigado cara

    Curtir

  23. na cavern of ice na parte dos espinhos tem outras 2 salas uma com uma ice armor(n lembro o outro item) e a outra com gil pra caramba ‘-‘

    Curtir

  24. não consigo carregar no salvo da new game, quero continuar com meus personagens

    Curtir

  25. Como faz pra virar white wizard/knight e etc?

    Curtir

  26. Primeiramente ótima matéria, e agora uma duvida: depois que zera n tem mais como continuar o jogo com os mesmos personagens já upados? pq eu n to conseguindo da load..

    Curtir

  27. Muito obrigado… valeu cara

    Curtir

  28. To rindo um pouquinjo aqui do seu ” nao sou muito fan de final fantasy” e me fazer um tutorial desse kkkkk
    Sou jogador de primeira vigem de ff, decidi comecar por estes dois ai, e teu detonado ajudou demais mesmo, a pesar de so olhar na dificuldade msm, oq ocorre sempre, ( querem dificuldade real pra achar as coisas no jogo mas nao nos deixam fazer as perguntas q quisermos pra encontra-Las kkk) e dou uma olhadinha depois q concluo algumas quests pra ver se nao perdi nada.
    Concluindo, queria dar apenas uma palavrinha de agradecimento pelo trabalho ai, e q nao foi pouco. Abraço. o/

    Curtir

  29. desculpa o erro(tinha dito 2f querendo dizer o 3f) sempre que eu clico na pedra do 3f do caos shirine aparece-ha una pedra no subsolo que emana una fuerza maligna… E so fica naquilo.eu ja tenho o chime e tento toda hora mas não vai só repete essa mensagem ate tentei pelo modo de clica duas vezes dentro do inventario mas não vai sera que é bug?

    Curtir

  30. sempre que eu clico na pedra do 2f do caos shirine no passado, não acontece nada eu tenho o chime mas nao ativa será que é um bug me ajuda pf.

    Curtir

  31. Bom , eu nn consigo entrar na primeira porta da Dungeon , fala qe ela esta TRANCADA , alguem pode me ajudar

    Curtir

  32. Parabéns pelo excelente trabalho! Não sou muito fã se RPG clássico como Final Fantasy I, mas dados as boas qualidades do game me inclino a termina lo ao menos una vez na vida. E com esse detonado sei que não ficarei preso num calabouço qualquer por horas e dias a fio em meio aos interminavis encontros randômicos. Novamente, parabéns pelo ótimo trabalho, muito bom mesmo, o melhor na verdade!

    Curtir

  33. zereiiiii
    Vlw pelo detonado. pensei que teria o soul of rebit do 1 após .

    Curtir

  34. Meu blitz não funciona

    Curtir

    • Por que tem que fazer o comando depois de selecionar né!
      ←,→,← aí vc consegue usar o golpe, se não funcionar é por q vc fez errado.

      Curtir

  35. Esse detonado é muito bom, primeira vez que estou jogando ff1 e tô quase zerando. Fizeram um detonado de ff6 advance, que explique como derrotar o vargas?

    Curtir

    • Para matar o Vargas você tem que matar os dois Ippohs dele… Use Steal, ou Mug nele com o Locke, assim tu vai conseguir Mythril Claws e bem você não precisa matá-lo, já que depois de bater um pouco nele o Sabin vai aparecer e você precisa fazer o Raging Fist (←,→,←) para matar ele… Só não entendi sua dúvida, essa luta o Sabin te ensina a fazer o Raging Fist .-.

      Curtir

  36. Muito show esse detonado, consegui terminar o game em 8,5 horas. Muito bem explicado, fácil de seguir, para ficar ainda melhor poderia ter informações das dungeons extras, como conseguir a espada Ultima (mais forte do jogo), parabéns pelo detonado, deve ter dado um trabalhão.

    Curtir

  37. Opa! Bom detonado. Paarabens.

    Mas gostaria de tirar uma duvida, na parte da Caverna da terra, eu estou tentando encontrar o troll e aquela gosma amarel para completar o bestiario. Tem alguma ideia de em qual canto eles estariam?

    Curtir

  38. Quando ele falou de não colocar 4 white mages ele não tava brincando eu tentei e foi game over na minha primeira luta!

    Curtir

  39. Não acho o Red mage ruim, na verdade eu acho ele muito bom, usar magia n é muito útil nesse jogo(TALVEZ as magias dos black mages, sobre tudo as ultimas sejam boas), mas contra os grandes chefes dos calabouços, ainda mais naqueles extras, magias de dano, até mesmo holy e flare, deixam a desejar, é muito mais conveniente usar temper e haste na espada do Knight(ambas no mesmo turno) adquiridas através dos red mages, pra acabar com o cara, fora que eles tbm usam espadas boas e aquele escudo buckler que ajuda bastante, e algumas armaduras tbm, além de poder usar curaga, thundaga, blizaga, protera,firaga, focara e nulldeath, nullbaze, nullshock e nullfrost e protect, eu coloquei assim minha pt: 2 red mages, 1 White mage e um warrior e fiz assim 1 red mage com 2 magias de black e 1 de White e o outro ao contrario dai da pra pegar’varias magias desde o inicio e usar haste e temper ao mesmo turno, sendo q eles tem a velocidade de ação maior q todos, ou seja eles sempre agem primeiro, o que facilita muita coisa. Praticamente d pra vencer com 100% o jogo com uma pt so de red mages

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa estratégia, mas é aquilo né… Cada um com a sua KKKK

      Curtir

    • sim, eu tbm acho mais estioso o black mage e bem melhor de luta o monk, ou outro warrior e ate mesmo o ninja(sim pq o ladrão é fraco demais), mas PARA MIM o red mage é melhor em todos os momentos do jogo, devido sua versatilidade, e pra ficar melhor é bom usar 2 deles, e se vc experimentar isso, n vai se arrepender. OBS: o White mage é quase indispensável na minha pt, mas vai de cada um, como vc disse, e além é claro q da pra usar EXIT, pra sair dos calabouços, caso tenha problemas, com pouca pocao etc(essa magia pode ser adquirida tbm com o red wizzard)

      Curtir

    • vocês escolhem red mage/wizzard pq com ele é mais fácil,aprendam a jogar direito ‘-‘

      Curtir

    • Não existe isso de “joga direito” essa classe é f*da e a unica coisa que cê ta fazendo é ser um idiota! ¬¬

      Curtir

  40. Acho muito engraçado chamar de falhas técnicas as características de um jogo de uma empresa falida que tinha jogado todos os seus centavos nele.

    Desculpe, mas não é falha não haver um NPC para lhe pegar pela mão e dizer para onde ir. O jogo é sobre explorar o mundo em busca de aventuras, que eventualmente te levará a descobrir o plot de Garland.

    E salvar apenas nas tavernas, me desculpe novamente, mas nada de novo para quem estava acostumado a jogar outros RPGs da época, com locais certos para isso. Dá muito mais adrenalina CORRER para salvar o jogo enquanto se é atacado por monstros errantes do que, simplesmente, salvar em qualquer lugar.

    Por último mas nem por isso menos importante. Não é erro ou falha ou whatever vários ataques perdidos num monstro já derrotado. Isso é o que se costuma chamar de estratégia, atacar vários alvos ao mesmo tempo. Se você comanda todos os seus PCs para atacar no mesmo canto, o que se espera que aconteça? Foi para facilitar para lazy players que a estratégia foi abandonada, ficando o botão nervoso apenas.

    Curtir

    • Mais um detalhe, o sistema de magias por dia foi inspirado no sistema vanciano de magia, também utilizado em RPGs como D&D/AD&D.

      Curtir

    • Acho que não vale argumentar com você, pelo simples motivo da sua inconveniência. Mas vou fazer, já que to com tempo!

      Primeiro sobre os NPCs, se você gosta de ficar indo e vindo, por horas escutando a música chata e enfrentando milhões de batalhas aleatórias, problema é seu, eu não gosto. Os NPCs servem para isso, te dar indicações de onde ir, e se não tinha tira completamente a linearidade do jogo, gosto de RPGs com vários plots, mas sem sua direção ser abalada por falta de indicação e direção. Adoro explorar o jogo, o mundo e tudo mais, mas isso em FFI é uma coisa usada em demasia e tudo em demasia é defeito.

      Segundo, acho que não leu sobre as tavernas, mas está escrito na minha análise
      Ou seja, nada agora de só salvar em INNs (o que não é bem uma falha e não é um defeito) entre parentese, e não foi editado recentemente, logo concordamos, estou acostumado com isso por jogar Dragon Quest e ser assim, está incluso nisso porque foi uma coisa retirada da versão clássica. Essa alfinetada mostra o quanto você foi inconveniente porque me criticou por concordamos em uma coisa ‘-‘

      E a sua do por ultimo, bem KKKKK é sacanagem né? Não é um RPG de mesa, é eletrônico, ele é BASEADO nos RPGs de mesa, não tem que ser totalmente igual… Quer um igual joga o de mesa, quer escapar das coisas do de mesa jogue o eletrônico.

      Curtir

  41. Boa,ta me ajudando bastante aqui,encontrei outros detonados mas nenhum completo como este.Vlw

    Curtir

  42. tem algum lugar pra treinar antes de voltar no t empo? não da pra sair do castelo depois que volta no tempo né? abraço, belo detonado!

    Curtir

  43. Bem, então esse loop é uma coisa muito importante pra se entender a lógica de todo o game. Ele só é apresentado no final. E, pelo que eu estava vendo, os herois da Luz nunca existiram, né? O loop foi quebrado, então é como se nada tivesse acontecido. Tudo no final foi esquecido… me lembrou Final Fantasy 5, quando Exdeath quer acabar com o espaço e o tempo (e fazendo isso logicamente ele iria apagar toda a existência universal e também se auto-apagar)

    Curtir

  44. Joguei esse clássico quando para PSX e curti pra caramba na época e me lembro quando saiu essa versão para GBA e depois para PSP fiquei doido para jogar ambas mas com tanta coisa saindo eu que acabei deixando de lado.Mas lendo aqui seu post fiquei na vontade de jogar denovo quem sabe esse ano eu não jogue ele e bela matéria e detonado estão demais continue com o ótimo trabalho.

    Curtir

  45. Muito bom o detonado e as informações, estava buscando na internet e achei esse site ótimo, que continue assim. Estou jogando agora depois de anos no Android a versão do GBA.

    Curtir

  46. opa boa materia….

    somos novos nos visite
    f2gamers.wordpress.com

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!