N64 – Banjo-Kazooie – Análise / Dicas / Detonado parte 1

Banjo CoverBanjo-Kazooie é um dos melhores jogos do Nintendo 64, aliás, é um dos poucos que salvam no console e honram o console. Desenvolvido pela Rareware (Donkey Kong Country e Killer Instinct) em 98, o jogo apresenta uma nova visão dos jogos de plataforma, pegando carona no que foi Super Mario 64. Banjo-Kazooie tem uma dinâmica não linear, que não é novidade em jogos de plataforma, mas é a melhor forma de apresentá-los ao público, já que esse tipo de dinâmica incentiva a exploração e o raciocínio de um modo em que você se prende ao jogo. Ainda falando da jogabilidade ela é inovadora, afinal de contas são dois personagens principais e eles interagem entre si, os movimentos em cooperação deles, tudo envolverá Banjo e Kazooie, dando um realce e uma mágica extra ao jogo, além de dar uma plástica melhor aos golpes. E em relação a Banjo-Kazooie é muito difícil não se prender ao jogo, ele pode até apresentar uma temática infantil, em relação ao seu design, mas isso não faz a diferença, os personagens tem uma personalidade adulta em meio a um mundo que parece um desenho animado. Kazooie é áspera e turrona, enquanto Banjo é preguiçoso e burro (o nome dos dois é feito em homenagem a dois instrumentos, o Banjo e o Kazoo), isso sem contar Mumbo que é um bruxo pra lá de folgado, Bottles uma toupeira nerd que te ensina os movimentos e a vilã Gruntinilda e o melhor eles todos sabem que estão dentro de um jogo e que são controlados, mas nem por isso perdem seus interesses… Todos com uma personalidade interessante que da pau em muitos personagens de RPGs, aliás, o enredo do jogo é todo baseado em uma coisa presente na personalidade de Grunty: o seu ego. Em uma alusão clara a Branca de Neve, que também pode ser entendida como uma ironia, a bruxa que é muito feia, pergunta se existe alguém mais linda que ela. A resposta é óbvia e ela então decide roubar a beleza da pessoa mais linda que ela, que por um acaso do destino é a irmão de Banjo, Tooty, uma ursinha meiga e doce. Como Banjo e Kazooie queriam uma aventura, eles juntaram a fome com a vontade de comer e partem para o lar da Bruxa, visando resgatar Tooty, onde muitas coisas vão acontecer.

A parte técnica de Banjo-Kazooie é impecável, os gráficos do jogo não são tão poligonais como os outros jogos de Nintendo 64, e alguns lugares são magnificamente bem desenhados e ambientados, dando a sensação que devem passar, querem um exemplo? Gobi’s Valley te da a impressão de estar em pleno Egito, com a música tema do jogo em uma versão desértica, muito boa e com várias coisas típicas do lugar, apresentadas de um modo mais animado e infantil, dando ao jogador a diversão de estar controlando o seu personagem de desenho animado. A sonorização é impecável, a maioria das músicas são na verdade a música tema do jogo com alguma alteração para condizer com os ambientes, claro elas poderiam ser melhores. A dificuldade em Banjo-Kazooie estará toda encrustada na sua exploração, você poderá demorar um tempo para achar tudo que o jogo te oferece no quesito exploração e também pode demorar a achar as coisas para poder seguir no jogo, mas isso também não te atrapalha, pelo contrário te prende mais ao jogo e te faz querer jogá-lo com mais fulgor. É difícil enxergar um defeito em Banjo-Kazooie, sinceramente, não vejo nada de tão relevante assim. Afinal de contas a Rareware foi inteligente, se aproveitaram dos erros de Super Mario 64 e fizeram um jogo melhor, mais aguçado, mais interativo, mais complexo; só tem uma coisa que eu acho que Banjo não tem que SM64 tem: o próprio Mario. E convenhamos, Banjo e Kazooie são mais carismáticos que o encanador.

Fica difícil dar nota para um jogo onde os defeitos não são tão aparentes, afinal de contas, seria mais fácil dar 10 de uma vez. Porém nenhum jogo é perfeito e mesmo os mínimos defeitos de Banjo-Kazooie, como um que é spoiler e parece até imitar Super Mario 64 (o prêmio por conquistar tudo no jogo),  a falta de mais chefes no jogo, ou a repetição do modo de pegar uma Jiggy em algumas fases corroboram minha afirmação em dizer que não há jogo perfeito. Por hora sempre vou me lembrar de alugar Banjo-Kazooie todo final de semana e fechá-lo em dois dias, ou de pedir o aluguel deste jogo como presente de natal para minha mãe. A graça dos video-games é essa, eles não vão marcar só o fato de você jogá-lo, vai marcar a circunstância que levou você a conhecê-lo e os momentos em que você o jogou e Banjo-Kazooie é especial para mim por estas circunstâncias. Um jogo nostálgico e que fez muito sucesso, gerando duas sequências e muito lucro para a Rare e para a Nintendo. Um jogo muito precioso que marca qualquer jogador que curte o gênero, se tiver a oportunidade de jogar, não a perca, você não vai se arrepender!

Nota: 9,3 / 10

Comandos

Movimentação
Pula
Usa o Scratch / Se usado correndo usa uma cambalhota
Movimenta a câmera
Abaixa
C-PAD Movimenta a câmera para os lados, para longe ou para o ponto de vista de Banjo

Os outros movimentos combinados são aprendidos no decorrer do jogo e cada nível do jogo que tiver movimentos terá em sua definição os movimentos aprendidos.

Detonado

Parte 1 Parte 2

DICA: Tenha pelo menos uma certa noção de navegação dentro das fases, marque pontos de referência, saiba os lugares. O jogo é fácil se você souber se guiar e não ser uma mosca tonta pelos lugares

DICA²Procure aprender todos os moves das fases antes de fazer as Jiggys!

O jogo começa no lar da bruxa Gruntinilda, que pergunta ao seu caldeirão se existe alguém mais bonita do que ela… Não precisa ser gênio para sacar que a bruxa é feia demais e que é uma alusão ao conto da Branca de Neve. O caldeirão aponta a pequena ursa Tooty como a mais bonita de todas. Gruntinilda sai com raiva e a cena muda para Tooty correndo pelos campos floridos de Spiral Mountain, ela encontra a toupeira Bottles que a pergunta o que ela está fazendo ela responde que está esperando seu irmão preguiçoso acordar para ir até uma aventura. A cena entra dentro da casa onde Banjo está dormindo e Kazooie o acorda dizendo que quer se aventurar. Gruntinilda aparece e cheia de ódio.

Banjo 1

A bruxa decide sequestrar Tooty para roubar a beleza da ursinha. Uma briga engraçada em off acontece, e Tooty acaba por ser sequestrada, Kazooie acorda Banjo com o barulho. É hora de começar o jogo!

Spiral Mountain

Logo ao sair da sua casa Banjo e Kazooie encontram Bootles, eles se apresentam e já podemos perceber a personalidade de Banjo que é lerdo e de Kazooie que é afiada, alfinetando Bottles várias vezes KKK. Bottles explica o que aconteceu para Banjo e Kazooie e eles decidem ir atrás da bruxa na morada dela. Bottles no entanto diz que um treinamento será necessário antes. Bottles é seu tutor no jogo, é elem quem vai te ensinar os movimentos. Logo de cara ele vai perguntar se você quer aprender os movimentos básicos, aperte A caso queira relembrar, ou B caso queira pular o diálogo todo. Se apertou  sempre que ver Bottles ele vai te ensinar um comando, se apertou B, ele vai te esperar no topo da Spiral Mountain.

Agora o objetivo aqui é encontrar seis favos de mel (Extra Honeycomb Piece) para ganhar mais um ponto na vida. Os lugares estão pela Spiral Mountain e na imagem abaixo estão mais especificados o que você deve fazer.

Banjo 2

1 – Em uma espécie de colina. Destrua a couve-flor voadora com o golpe Rat-a-tap Rap ( + ), um ataque no ar. Serve para você treinar o seu golpe voador, não se preocupe ele não vai te causar dano.
2 – Logo do lado da colina que você destrói a couve-flor. Use o movimento Beak Barge ( + ), que é um poderoso ataque de solo, onde Kazooie vira uma lança. Destrua as pedras que são inofensivas!
3 – Mergulhe no lago que rodeia a Spiral Mountain. Você vai treinar sua natação,  mergulha e nada com mais velocidade, assim como  nada com um pouco mais de lerdeza, porém com mais precisão. O Extra Honeycomb vai estar na parte do lago bem embaixo da ponte, caso queira poupar serviço.
4 – Na terceira árvore do caminho, suba nela e pule para pegar. A mais simples das Extra Honeycombs.
5 – Seguindo reto o caminho da árvore onde encontrou o número quatro, você vai encontrar esse grupo de troncos. Use o Flap Flip ( + ) enquanto corre para poder pegar o penúltimo pedaço.
6 – Vire a direita se tiver vindo pelo caminho da quarta Extra Honeycomb, ou vire para esquerda se tiver vindo pelo caminho da quinta Extra Honeycomb. Aqui você vai pular as plataformas para testar sua habilidade com o Feathery Flap ( + ). Se pular na pequena entrada atrás da cachoeira vai encontrar uma vida.

Terminando de pegar as Extra Honeycombs suba a Spiral Mountain, no centro do lugar e no topo você vai encontrar Bottles. Fale com ele e finalmente você vai poder ir finalmente para a principal “dungeon” do jogo.

Gruntinilda’s Lair

Logo ao entrar uma cena vai mostrar Gruntinilda e Tooty em uma máquina, onde a bruxa está contorcida se preparando para trocar sua velhice pela juventude de Tooty. A ursinha avisa a bruxa que seu irmão, Banjo, logo irá chutar a bunda da velha. A bruxa fala que seu lar tem muitos perigos e que Banjo não chegará, ela manda seu capanga Klungo ligar logo a máquina. O feioso diz que só está esperando acumular energia para começar o processo. Daqui em diante se seu jogo der Game Over, Gruntinilda ficará bonita e Tooty feia!

Logo ao entrar vire a esquerda e pule as plataformas você vai achar a primeira Jiggy do jogo e a primeira de Gruntinilda’s Lair. Sâo no total 100 Jiggys, 10 em cada fase e 10 em Gruntinilda’s Lair, elas servem para você completar os quadros e assim poder abrir as fases do jogo. Agora siga pelo caminho da direita você encontrará uma porta fechada, vire para a direita e vai encontrar uma base de Jiggy suba ali. Bottles irá explicar como funciona o esquema e então complete o quadro para liberar a primeira fase do jogo: Mumbo’s Mountain.

Mumbo’s Mountain

Mumbo's Mountain

O primeiro nível do jogo, uma montanha muito animada e cheia de inimigos e desafios. Aqui encontramos Conga o macaco que atira laranjas em você e parece ser o chefão do lugar, um formigueiro, uma vila ao redor da casa de Mumbo e por fim um touro que é indestrutível  muito cuidado com ele. Também é o mais fácil do jogo e espero que ele seja o modelo de como será este detonado. Existem alguns movimentos para serem aprendidos nesse mundo, portanto procure sempre Bottles. Lembre-se também que existem notas musicais pela fase e elas são essenciais para você poder completar o jogo, portanto pegue todas as 100. Primeiro vou falar dos Moves (se a fase tiver), depois dos Jiggys e por fim das Extra Honeycombs (você encontra duas por fase).

Moves

Talon Trot – No canto da montanha mais perto de Conga e perto da Jiggy número 4. Permite Banjo e Kazooie andar através de superfícies onde normalmente Banjo escorrega. No movimento Kazooie carrega Banjo nas costas usando suas patas que são mais aderentes. Aperte  +  e mantenha o  apertado para continuar no Talon Trot.

Beak Buster – Chamado intimamente de bundada. Do lado esquerdo da casa de Mumbo, aperta  +  para Banjo aplicar uma bundada no chão causando um grande dano. Aliás, basta que você esteja no ar, apertar  para funcionar.

Egg Shot – Você precisa ajudar Chimpy e fazer a segunda Jiggy para pegar este movimento. Suba o tronco onde Chimpy estava e vai encontrar muitos ovos além é claro de Bottles. Ele vai te ensinar a Kazooie a arte antiga dos ovos. Com o botão  +  você vai poder mirar enquanto segura o  e atirar com o botão Cup. Com o botão  + , Kazooie vai peidar um ovo.

Jiggys

OBS: Não é obrigatório pegar as Jiggys nessa ordem especificamente!

Jiggyminiature31 – Siga o caminho natural da fase atravesse a ponte, passe pelo touro e ao invés de subir o caminho procure o caminho oposto no canto esquerdo, você vai encontrar Conga. Note que no chão existem umas placas com imagens de laranjas. Fique nelas e observe as sombras das laranjas para não ser atingido. Faça Conga acertar as três placas para ganhar sua primeira Jiggy

Jiggyminiature32 – É claro que seu assunto com o macacão não acabou. Agora suba na árvore dele e pegue uma laranja. Por perto você vai encontar um chipanzé chorando, o nome dele é Chimpy. O simpático chipanzé adora as laranjas de Conga ele vai fazer o tronco onde estava subir e vai te dar uma Jiggy

Jiggyminiature33 – Você precisa aprender o Egg Shot. Fique no exato ponto da imagem:

Banjo 4

Mire em Conga e atire sem dó. Cuidado ele pode atirar laranjas e elas causam bastante dano portanto atire um ovo e saia, repita e com algumas ovadas Conga vai te entregar outra Jiggy.

Jiggyminiature34 – Volte até o centro da fase, onde tem o touro, procure um caminho para subir, continue subindo. Na montanha perto do Jinjo laranja e de onde você aprende o move Talon Trot.

Jiggyminiature35 – Em frente a casa de Mumbo existe um totem. Atire ovos na boca deles, vai ir ficando mais rápido a cada cabeça. Ao mandar todas para o saco você vai ganhar a sua Jiggy

Jiggyminiature36 – Destrua as cabanas na frente da casa de Mumbo, em uma delas você vai encontrar uma Jiggy.

Jiggyminiature37 – No olho da casa de Mumbo, use o Flap Flip para pegar.

Jiggyminiature38 – Encontre os Jinjos, que são uns power rangers diferentes, mentira, são seres aprisionados por Gruntinilda, olhe a imagem abaixo:

Jinjos mumbo's Moutain

Azul – Na entrada da fase, pule da ponte na plataforma onde ele se encontra.
Verde – Em uma das cabanas que você destrói na frente da casa de Mumbo.
Laranja – Perto da Jiggy número quatro, no final do círculo de pedra.
Rosa – Na descida da casa de Mumbo em uma das plataformas.
Amarela – Na descida de onde você aprende o Talon Trot, em uma das plataformas.

Jiggyminiature39 – Encontre os cinco Mumbo’s Token, a imagem abaixo vai mostrar onde eles estão.

Mumbo's Mountain Mumbo Tokens

Vá até a casa de Mumbo e permita que o “melhor shaman do jogo” te transforme em formiga, agora entre no formigueiro que esta a oeste da casa de Mumbo. Suba o formigueiro, com cuidado para não cair, e no topo encontrará a Jiggy.

Jiggyminiature310 – Na ladeira da casa de Mumbo, você pode pegar com o Talon Trot, ou pode pegar como formiga.

É importante que você saia da fase na forma de formiga! E que tenha pego mais de 50 Musical Notes.

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs Mumbo's Mountain

Em cima de uma cabeça dos totens em frente a casa de Mumbo. É necessário você deixar pelo menos uma cabeça para poder pegar a Extra Honeycomb.

Existem dois jeitos de pega-la. Você pode escorregar da parte da montanha onde tem o formigueiro e pular na direção da entrada onde está a Honeycomb. Ou você pode usar a transformação de formiga e pegar andando por ali.

Witch Switch

Grunty's Face

Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, na parte onde você enfrenta Conga, no canto direito onde acha um Mumbo’s Token, pule as plataformas até o final e encontrará o rosto da bruxa emoldurado. Use a Beak Buster para liberar uma das Jiggys de Gruntinilda’s Lair.

Gruntinilda’s Lair

Como disse anteriormente é importante que você saia da fase como formiga, agora repare que a entrada da fase fica encrustada em uma pedra. Suba essa pedra e vai encontrar a segunda Jiggy de Gruntinilda’s Lair , se claro você tiver usado a Beak Buster na moldura de Gruntinilda que está em Mumbo’s Mountain. Agora volte para o saguão de entrada de Gruntinilda’s Lair e pegue a subida da esquerda, usando o Talon Trot, você vai precisar ter 50 notas para abrir esta porta de Gruntinilda’s Lair. A próxima sala tem uma espécie de palco no centro dela com o rosto de Grutnilda, no canto direito você vai encontrar mais um quadro, que exige duas Jiggys, ao completar o quadro você vai abrir a fase Treasure Trove Cove. Na sala você encontra Bretinilda irmã boa de Gruntinilda que vai te falar algumas coisas que Gruntinilda não gosta. Existe também uma escada na parte esquerda da sala onde você vai encontrar um caldeirão, o primeiro vermelho, estes caldeirões servem de atalho quando você encontra dois da mesma cor, ou seja, quando encontrar o outro vermelho vai poder se transportar entre os dois, atrás desse caldeirão você vai poder encontrar um Mumbo’s Token. Por fim você pode avançar até a próxima área do local.

Nesta área parecida com um esgoto, você vai encontrar um cano de onde vem a água entre nele e vai encontrar outro caldeirão, desta vez o marrom e também um Mumbo’s Token. Depois de pegar os dois volte e siga a correnteza da água, você vai cair de uma cascata (ignore os ovos e a entrada no fundo desta pequena lagoa) e na parte terrestre você vai achar a escadaria para a próxima área. Agora sim nesta área parecida com uma praia, você encontra o baú com o próximo nível do jogo.

Treasure Trove Cove

Treasure Trove Cove entrance

Uma fase situada em uma ilha paradisíaca com uma praia e o mar que a circula é perigosíssimo, já que tem a ameaça de um tubarão, chamado Snackers, e vários baús com dentes afiados, prontos para arrancar uma casquinha de você (inclusive em um desses você encontra dois Mumbo Tokens), outro inimigo comum são os caranguejos, mate-os com o Buster Beak para ganhar duas Honeycombs. Além disso na fase encontramos um castelo de areia mergulhado em água, que é onde você coloca os cheats do jogo. Nipper um caranguejo abusado que tem uma praia apenas para ele. Uma fortaleza, com piscinas cheias de minas. E um farol no local mais alto do lugar. Um verdadeiro paraíso gráfico de tirar o fôlego, você vai ficar com vontade de ir a praia, de preferência uma sem tubarões, depois de passar por este mundo do jogo.

Moves

Flying – No topo do barco, Bottles vai ensinar Kazooie a voar, sempre que você ver aquele simbolo no chão (Flying Disk) é sinal de que vai poder levantar voo. Para isso basta apertar  e voar, sempre que quiser voar mais alto aperte  novamente, mas isto lhe custará uma Red Feather. Se quiser cair aperte  que o voo acaba, ou simplesmente espere suas Feathers acabarem KKKK

Shock Jump Spring – Partindo da entrada siga reto, depois vire para a direita, suba umas caixas e vai encontrar Bottles. Usando o Shock Jump Disk Kazooie potencializa a altura do seu salto, podendo alcançar alturas imensas. Para executá-lo aperte o botão  e segure-o para dar um salto imenso.

Jiggys

Jiggyminiature31 –  Seguindo reto a partir da entrada da fase você vai encontrar um navio encalhado, é o barco do capitão Blubber, um hipopótamo chorão que não sabe nada. Ele está aos prantos porque perdeu o tesouro quando o barco bateu, então Banjo e Kazooie se oferecem para ajudá-lo. São duas partes do tesouro; note um alçapão no barco do lado direito do mastro principal, use o Beak Buster (bundada) ali, você vai entrar nos fundos do navio, pegue o Mumbo Token e pegue a primeira parte do tesouro. Volte e atenção na imagem a seguir.

Banjo 5Entre no buraco da imagem e pegue a segunda parte do tesouro, leve até Blubber e como recompensa o capitão lhe dará uma Jiggy de presente. Ainda no navio no mastro principal você vai encontrar um Mumbo Token.

Jiggyminiature32 – Partindo da entrada, siga reto e pegue o caminho da esquerda para chegar até a praia de Nipper, ele e Kazooie vão discutir e a briga vai começar. A estratégia para vencer Nipper é uma só, use ou o Rat-a-tap Rap (A + B), assim que acertá-lo recue um pouco, pois ele vai atacar com as garras dele e espere ele abrir a guarda novamente, depois de três golpes Nipper. Cuidado na terceira vez o irritado vai ter um descanso mais rápido. Ao vencê-lo a concha onde Nipper estava estará acessível e você poderá pegar a Jiggy dentro dela.

Jiggyminiature33 – Partindo da entrada, siga reto e pegue o caminho da direita, suba em umas caixas e se tiver aprendido o Shock Jump Spring, vai poder fazer, pule as plataformas usando o Shock Jump Spring, até chegar na Jiggy. Caso não tenha dominado o Shock Jump Spring, você pode voar para pegar esta Jiggy.

Jiggyminiature34 – Volte até o local onde Bottles te ensinou o Shock Jump Spring. Agora siga para o canto oposto a das plataformas, vá seguindo por este caminho até encontrar umas piscinas com bombas no centro delas (você pode destruí-las com o Egg Shot), na primeira piscina você vai encontrar um Mumbo Token no fundo dela. Continue avançando e no fundo da ultima piscina (que está perto do Jinjo laranja) você vai encontrar a Jiggy.

Jiggyminiature35 – Suba novamente para onde Bottles te ensina o Shock Jump Spring e siga para o ponto da imagem:

Banjo 6Note que o lugar onde Bottles te ensinou o salto está bem acima na imagem. Agora se deixe cair na plataforma onde está o balde, use o Egg Shot invertido, onde sai pela bunda de Kazooie esperando que os ovos entrem no balde, são necessários apenas dois. Com isso Leaky, o balde (tudo tem nome neste jogo).  Agora siga para dentro do castelo de areia e escreva BANJOKAZOOIE usando o Beak Buster em menos de 100 segundos. Isso vai liberar a grade e o caranguejo idiota que está lá dentro. Dê cabo do bicho e pegue sua Jiggy 😀

Jiggyminiature36 – Saindo do castelo de areia, continue seguindo o caminho até chegar em uma torre e no alto dela terá um X, use o Beak Buster e no lugar da seta indicará uma nova direção. Voe na direção que a seta indica para encontrar outro X, ao usar o Beak Buster nele terá mais uma seta, você vai achar pelo menos mais três vezes. No ultimo X ele vai se tornar um ponto de interrogação e o baú diz que nunca será encontrado. Note uma ilhota de areia no canto direito de onde você está (presumindo que você esteja no local do ultimo X). Siga até lá e vai encontrar o último X, que vai revelar o baú. Use o Beak Barge para quebrar o baú e conseguir sua Jiggy.

Jiggyminiature37 – Siga para o local da imagem.

Banjo 7Basta seguir o caminho que a seta preta indica. É simples e no final dele vai encontrar a Jiggy.

Jiggyminiature38 – Use o Flying Disk no topo do barco do capitão Blobber, voe reto e você vai encontrar um jogo de escadas a direita que leva para o topo da fase, e em frente a esse jogo de escadas existe um baú solitário. Voe até ele e entre dentro dele para encontrar a Jiggy.

Jiggyminiature39 – Encontre os Jinjos:

Jinjos Treasure Trove Cove

Azul – Logo no começo da fase, você terá que ter paciência e cuidado com Snackers que te perturbará para pegar o Jinjo.
Verde – No topo do mastro principal do barco
Laranja – No topo da fortaleza perto da ultima piscina que tem uma Jiggy.
Rosa – No caminho dos Shock Jump disks, você vai encontrá-la.
Amarela – No topo da fase em uma das palmeiras.

Jiggyminiature310 – Voe até o topo da fase, lá você irá encontrar uma espécie de campo, e um caminho em espiral que vai te levar até um farol. Use o Beak Barge para abrir a porta do farol, você vai encontrar um Mumbo Token, entre no farol e você vai chegar até o topo da fase, use o Shock Jump Spring para pegar a sua Jiggy.

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs Treasure Trove Cove

Você vai encontrar uma indo pela praia de Nipper e nadando pelo canto direito, a imagem da esquerda mostra exatamente onde ela está, basta que você nade até lá, usando a praia de Nipper como referência.

A outra estará em um caixote isolado, perto de onde você destrói o baú para conseguir uma Jiggy. Você pode ir nadando, o que não é aconselhável, então tente voar até lá. 

Witch Switch

Grutinilda Face 2

Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, no topo da fase atrás do farol, como mostra a imagem. Use a Beak Buster para liberar uma das Jiggys de Gruntinilda’s Lair.

Gruntinilda’s Lair

Pegue a terceira Jiggy do local, que estará bem acessível e suba novamente as escadas. Suba pelo cipó verde de volta a parte onde tem um cano que leva a um caldeirão marrom. Na esquerda do cano você vai encontrar uma subida com mais uma porta selada pelas Musical Notes, se você tiver 180 poderá desbloqueá-la, mas não avance por ai. Volte agora para a sala onde você abriu a fase Treasure Trove Cove, no canto esquerdo da sala terá um Shock Jump Disk, use-o para descobrir o quebra-cabeças da próxima fase: Clanker’s Cavern, coloque as cinco peças no quadro para liberar a fase. Volte para a sala do cano no próprio e note uma entrada sobre ele, avance por ela para encontrar o lugar da fase. Mas não entre ainda, você de quebra já vai abrir a quarta fase ainda por aqui, aperte todos os botões nesta sala, o primeiro assim que você entra está no canto direito, ele vai fazer os canos subirem da água para você poder ir até o outro lado. Agora perto da entrada da fase, no canto esquerdo você vai encontrar outro botão para amassar com o Buster Beak. Aperte-o e assim você vai liberar mais um cano, volte até lá, suba por esse cano siga o caminho (você vai encontrar Bretinilda) e avance para encontrar o ultimo botão que libera as grades embaixo d’água, se seguir por ali vai encontrar o lugar para abrir a quarta fase: Bubblegloop Swamp, que precisa de sete Jiggys para ser liberado! Agora volte e siga para Clanker’s Cavern.

Clanker’s Cavern

Clanker's CavernSituada em um esgoto, um lugar aparentemente sujo de onde todos tem asco (um jeito sexy, sensual e molhadinho de dizer nojo). É aqui que Grunty guarda Clanker um peixe de lata que é o triturador de lixo da bruxa e que nome ao lugar. A fase é quase toda sob a água então você vai ter de ter cuidado e muita prática sob a água, caso você não goste de fases aquáticas como eu, esta será um verdadeiro suplicio e sufoco, pois você também perderá o fôlego junto com Banjo sempre que ficar a um fio de morrer afogado. Além de poder se aventurar por dentro de Clanker, você encontra uns inimigos bem pertinentes que saem de buracos, mate-os com o Rat-a-tap Rap, talvez eles sejam a unica recomendação por aqui, outra coisa que deve ser feita é vasculhar as entradas no fundo do lago, em uma delas você vai encontrar um Mumbo Token.

Moves

Wonderwing – Dentro de Clanker, você vai encontrar Bottles que vai te ensinar o melhor truque de Banjo-Kazooie. Apertando  +  isso vai te tornar invencível ao custo de suas Gold Feathers.

Jiggys

Jiggyminiature31 – Mergulhe até o ponto principal da fase, que é o lago onde está, ao chegar lá o peixe de lata vai dizer que não gosta de água suja e que quer um pouco de ar fresco. Agora é a parte mais sufocante, tome ar na lagoa e mergulhe para baixo de Clanker, siga a corrente e vai encontrar o que prende o peixão. Você tem que dar uma volta em sentido horário na chave para poder liberá-lo. Faça isso seguindo o peixe, chamado Gloop, que solta bolhas de ar, para assim não ter problemas e morrer afogado. Após dar as três voltas a Jiggy estará em cima de Clanker, para subir nas costas dele, você tem que usar uma das nadadeiras e usar o Flap Flip para conseguir chegar ao tronco do peixe.

Jiggyminiature32 – Ainda nas costas dele, note que a respiração de Clanker faz ele jogar uma espécie de parafuso para o alto. Espere o parafuso cair, suba no parafuso e espere Clanker expirar para ele lançar o parafuso ao alto e você poder seguir o caminho pegando assim a Jiggy

Jiggyminiature33 – Use o Talon Trot e suba na cauda de Clanker, pule na plataforma da imagem a seguir.

Banjo 9Use o Egg Shot nas grades para liberar a sua Jiggy. 

Jiggyminiature34 – Depois de colocar Clanker para cima, ele vai reclamar de uma dor no dente, siga para o ponto da imagem.

Banjo 8Use o Egg Shot três vezes no dente dourado dele. Você vai ter que repetir o procedimento do outro lado, que também existe uma plataforma e outro dente dourado. Entre em Clanker pelos buracos que se abriram no lugar dos dentes dele para encontrar um Mumbo Token e a sua Jiggy 

Jiggyminiature35 – Entrando em Clanker pela boca dele, nade pelo caminho no fundo da pequena piscina e chagará ao que parece com seu estômago, o lugar estará cheio de arcos, passe pelo primeiro arco verde para iniciar uma espécie de corrida, você terá 50 segundos para atravessar todos. Ao finalizar o percurso o nível da água vai subir e você vai ter acesso a sua Jiggy.

Jiggyminiature36 – Saia de Clanker e entre nele pelo buraco onde ele joga o parafuso para o alto (onde ele expira). Atravesse o caminho cheio de lâminas para poder pegar sua Jiggy.

Jiggyminiature3– Se seguir o caminho além da Jiggy anterior vai sair no estomago de Clanker onde você fez a Jiggy dos arcos em 50 segundos, utilize o Flying Disk para chegar até a entrada no topo desta sala, onde tem uma Gold Feather, avance por ali e vai aprender o Wonderwing. Use-o para atravessar o caminho das lâminas e adquirir sua Jiggy.

Jiggyminiature38 – Saindo de Clanker agora mergulhe na lagoa e avance por um cano quem tem iluminação verde, submersa bem em frente a cauda de Clanker. Avance por lá e vai encontrar uns caranguejos geneticamente modificados, destrua todos e vai ganhar mais uma Jiggy.

Jiggyminiature39 – Entre no cano da imagem a seguir, ele está perto da cauda de Clanker, como você pode ver pela imagem.

Banjo 10

Avance por ele até encontrar a ultima Jiggy.

Jiggyminiature310 – Encontre os Jinjos

Jinjos Clanker's Cavern

Azul – Em uma entrada no fundo do lago perto de uma das nadadeiras de Clanker você vai encontrá-lo
Verde – No fundo o lago, na bigorna onde Clanker está preso, você vai encontrá-lo.
Laranja – Suba em uma das nadadeiras de Clanker e em frente a ela você vai encontrar uma plataforma com o Shock Jump Disk. Use o Shock Jump Spring para alcançar um cano e escalá-lo. Agora você pode ver na imagem, use o Beak Buster e vai abrir um buraco onde está o Jinjo Laranja.
Rosa – Após pegar a Jiggy número quatro, a dos arcos, o nível da água no estomago de Clanker vai aumentar e com isso uma passagem no topo da sala estará liberada, siga até ela e vai encontrar uma poça, mergulhe nela para encontrar a Jinjo Rosa.
Amarelo – Logo ao entrar na fase pule e note uma escada, suba-a e você vai encontrar dois canos, use o Flap Flip e suba no da direita para encontrar o Jinjo. Subindo no da esquerda você vai dar a volta, mas vai poder pegar notas musicais e um Mumbo Token.

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs clanker's cavernExiste uma plataforma em frente a uma das nadadeiras de Clanker, note que nesta plataforma existe um Shock Jump Disk. Use o Shock Jump Spring para alcançar um cano e agarra-lo, suba e pule em uma plataforma que tem umas notas musicas, desça por ela e pule em um outro cano, o que a seta na imagem da esquerda indica. Use o Beak Buster ali e você pegará a sua Extra Honeycomb

Olhe os canos VERTICAIS debaixo do lago, em um deles você vai encontrar a Extra Honeycomb

Witch Switch

Grunty's Face 3Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, entre em Clanker através do buraco na sua cabeça, a localização será óbvia depois disso. Use a Beak Buster esbugalhar os olhos de Grunty no chão na sala onde você libera a fase Clanker’s Cavern.

Gruntinilda’s Lair

Espero que você tenha acompanhado meu detonado, pois eu explico como abrir a próxima fase Bubblegloop Swamp na parte que explico como abrir a Clanker’s Cavern. Caso não tenha lido é fácil de abrir, você só precisa fazer o puzzle no salão onde fica a entrada para Clanker’s Cavern, e liberar uma passagem submersa que levará até o quadro de Bubblegloop Swamp. Ao abrir a próxima fase, siga para a sala anterior, onde tem o cano que leva a um caldeirão marrom, a próxima porta esta na esquerda do cano e é preciso 180 notes para abri-la. Antes de ir para a sala seguinte, volte a sala onde você abriu as fases Treasure Trove Cove e Clanker’s Cavern, e caso tenha esmagado o rosto de Gruntinilda em Clanker’s Cavern, os olhos da bruxa no chão desta sala estarão em alto nível, use o Beak Buster neles para liberar a quarta Jiggy de Gruntinilda’s Lair. Agora sim avance para a nova sala de Gruntinilda’s Lair. Aqui encontramos uma estátua gigante da bruxa com uma Jiggy na barriga dela, um lago que rodeia a estátua tem uma piranha gigante. No canto direito você vai encontrar outra porta protegida por 260 notas musicais, você pode abri-la, mas não avance. Siga para o outro canto para chegar a uma ladeira, suba-a com o Talon Trot e vai achar a entrada em um tronco que te levará para uma sala que é parecida com um pântano e é onde se localiza a próxima fase.

Bubblegloop Swamp

Bubblegloop Swamp entranceUm pântano muito perigoso, e cheio de coisas tipicas de um pântano: jacarés, sapos, mosquitos, vegetação rasteira, musco e águas infestadas de piranhas, mesmo rasas. Tome cuidado com estas águas elas são a coisa mais chata do lugar, elas podem ser evitadas, mas nem sempre podem ser. Além disso você também encontra uma tartaruga encalhada por aqui, e no interior dela uma orquestra de tartarugas menores. Você também encontra o crocodilo Vile que é rabugento e novamente Mumbo estará por aqui, para te transformar em um filhote de jacaré que tem uma mordida bastante afiada, então fique atento aos Mumbo’s Token na fase é extremamente importante que você os pegue.

Moves 

Stilt Stride (Waded Boots) – Bem atrás de onde você começa a fase, tem um sapo vermelho o ninho de Bottles estará logo ali. Agora o acesso as botas estará liberado e você poderá andar no pântano por um certo período de tempo

Jiggys

Jiggyminiature31 – Avance até o centro da fase para encontrar um botão no chão que tem o símbolo de uma Jiggy, use o Beak Buster nele para iniciar um contador, agora você tem 45 segundos para pegar Jiggy no final do percurso que começa na sua frente, você pode usar Talon Trot para ir o mais rápido possível, tudo vai depender de como você controla o analógico. Acredite esta é uma das Jiggys mais chatas do jogo!

Jiggyminiature32 – Partindo do local de onde você usou o Beak Buster para poder pegar a Jiggy em 45 segundos (jiggy número 1 desse detonado). Siga para a esquerda e indo pelo caminho você vai encontrar um Mumbo Token no alto de um dos postes, indo mais além no caminho você encontrará um ovo gigante que é uma daquelas bonecas russas (você as abre e tem uma menor dentro, e tem uma menor dentro da menor). Use o Shock Jump Disk para subir no topo do ovo e ir quebrando ele onde estiver o X, use o Beak Buster de começo e quando o X for para o meio do ovo use o Rat-a-tap Rap e Beak Barge até o ovo for destruído por inteiro revelando a Jiggy.

Jiggyminiature33 – Partindo do local de onde você usou o Beak Buster para poder pegar a Jiggy em 45 segundos (jiggy número 1 desse detonado). Siga para a direita para entrar no território deé uns sapos amarelos, eles vão achar que você quer o tesouro deles, o que não é mentira. Então use sua habilidade, ou o Wonderwing, para acabar com todos eles e ganhar a Jiggy. Atenção marque esta posição aqui é o centro da fase.

Jiggyminiature34 – Partindo do ponto onde você matou os sapos amarelos agora, mire sua câmera para o jacaré na frente. Atrás tem uma tartaruga e na direita um Shock Jump Disk. Siga para trás e vai encontrar uma tartaruga que está com dores nas patas, use o Beak Buster nas patas dela e ao final disso você vai conseguir sua Jiggy.

Jiggyminiature35 – Entre na boca da Tartaruga e lá você vai encontrar Tiptup e seu coro. Memorize as sequências através das cores nos cascos das tartarugas e use o Beak Buster nelas, na ordem certa. Caso não se lembre você pode falar com Tiptup para ele repetir para você. São três sequências, uma mais difícil que a outra, se conseguir acertar todas vai conseguir mais uma Jiggy.

Jiggyminiature36 – Volte ao ponto onde você enfrentou os sapos amarelos, e mire sua câmera para o Jacaré, ele deve estar na sua frente, então siga para a direita, onde tem um Shock Jump Disk. Use-o e esmague as cabanas nas plataformas para liberar mais Shock Jump Disks, até chegar na ultima cabana onde você vai encontrar mais uma Jiggy.

Jiggyminiature37 – Encontre os Jinjos
Jinjos Bubblegloop SwampAzul – Atrás do crocodilo suba nos postes e vá até uma parte de terra isolada, o Jinjo estará em cima do poste que está nessa faixa de terra
Verde – No percurso da primeira Jiggy deste detonado, você vai encontrá-lo em uma das entradas.
Laranja – Atrás da tartaruga, use o Stilt Stride através das Waded Boots que está sobre o casco dela para poder pegar o Jinjo
Rosa – Na sua forma de jacaré pegue-o no pântano na parte das plataformas com cabanas em cima, ele estará embaixo de uma das plataformas.
Amarelo – No começo da fase em uma plataforma, note o Mumbo Token atrás da plataforma onde ela se encontra.

Jiggyminiature38 – Siga agora para o crocodilo, do lado esquerdo dele você encontra um caminho que levará a um labirinto, siga por ele usando o Wade Boots e no meio do caminho você vai encontrar um simbolo de Jiggy no chão, use o Beak Buster nele para liberar uma Jiggy, você tem 10 segundos para atravessar o caminho e pegá-la, só posso desejar sorte para você.

Jiggyminiature39 – Continue pelo labirinto até encontrar a casa de Mumbo, tenha pelo menos 10 Mumbo Tokens, para ele poder transformar você em um pequeno crocodilo. Agora como mini crocodilo siga para o jacaré gigante e entre nele por uma das narinas. Lá você vai encontrar o Sr. Vile um crocodilo menor e vermelho, ele vai te desafiar a um mini-game, você deve comer mais bichinhos vermelhos que ele, se perder vai ganhar uma bocada na bunda, se vencer ele vai avançar para o jogo mais difícil, onde você deve evitar as minhocas e comer novamente mais que ele. Caso você não consiga, espere até poder liberar o Turbo Talon Trot. O terceiro jogo você deve comer alternadamente o bicho que aparecer no topo da tela, assim alternando entre os vermelhos e amarelos, se conseguir mais que Sr Vile vai ganhar sua Jiggy.

Jiggyminiature310 – Você deve achar o crocodilo, Croctus em todos os pontos da imagem.
Banjo 11Use o Egg Shot na boca dos crocodilos para eles mudarem de posição até, a velocidade que a boca deles abre e fecha também aumenta conforme ele muda de posição. Encontre ele em todos os lugares da imagem para pegar a Jiggy.

É expressamente importante que você saia da fase ainda na forma de crocodilo!

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs Bubblegloop SwampDentro da tartaruga use o Flap Flip de cima da tábua do maestro para conseguir alcançar a Extra Honeycomb.

Dentro da casa de Mumbo, use o Flap Flip para subir nas prateleiras e poder ter acesso até a Honeycomb.

Witch Switch

Grunty's Face 4Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, pulando as plataformas com o Shock Jump Spring, você vai encontrar esmagando uma das cabanas. Use a Beak Buster para destruir a ponta do chapéu da estátua de Grunty na sala anterior.

Gruntinilda’s Lair

Saindo da fase como jacaré siga para a parte de trás da cabana e você vai encontrar uma passagem, siga por ela e você vai encontrar uma base Jiggy para poder abrir a próxima fase de Banjo-Kazooie: Freezeezy Peak. Agora volte até a sala onde tem uma estátua de Gruntinilda e siga para o canto oposto para encontrar uma porta protegida por 260 notas musicais, libere a porta e suba as escadas. Você agora estará em uma sala que tem um clima desértico, quebre as paredes de tijolos, em uma delas você vai encontrar um botão no chão, use o Beak Buster para ativá-lo e assim liberará um Shock Jump Disk ao redor do vaso no centro desta sala, use o Shock Jump Spring e caia dentro do vaso, assim você vai cair por um buraco e vai sair dentro da estátua de Gruntinilda na sala anterior, pegando assim a sua quinta Jiggy de Gruntinilda’s Lair. Volte a sala do vaso e atrás do sarcófago você vai encontrar um Mumbo Token, depois de fazer isso tudo avance para a sala seguinte. Agora sim nesta sala você encontra um busto gigante de Grunty no centro dela, que abriga mais uma porta, desta vez são necessárias 350 notas musicais para abri-la. No canto esquerdo desta sala você encontra portas guardadas por teias de aranha, em uma delas você encontra o segundo caldeirão vermelho e agora vai poder voltar até a segunda sala de Gruntinilda’s Lair sempre que quiser. No canto direito você encontra o local para a próxima fase, e uma subida, se for pela subida vai encontrar mais uma porta desta vez ela precisa de 450 notas musicais, e se subir mais vai encontrar uma teia no chão, use o Egg Shot invertido, para liberar o primeiro caldeirão Azul. Agora volte e entre na porta que te leva a uma sala congelada, é aqui que você encontra a próxima fase.

Freezeezy Peak

Freezeezy Peak entranceNem precisa explicar que se trata de uma fase congelante, na neve, não é verdade? A fase tem uma temática de natal também, contendo vários bonecos de neve que são inimigos chatos pra caramba, já que te atiram bolas de neve. É uma fase de movimentação intensa, aqui você também não pode andar na água, já que está congelante. Você encontra aqui um urso polar e sua família, um boneco de neve gigante, com um cachecol que é um percurso de tobogã, além de Wozza algum tipo de foca, ou leão marinho, muito medroso. O clima de natal e o frio fazem você querer pegar um cobertor para jogar esta fase, então aproveite! Uma dica legal aqui é andar com o Talon Trot, já que a fase também é MUITO escorregadia.

Moves

Beak Bomb – Você encontrará Bottles no canto oeste da fase, perto de onde está o Jinjo rosa. Ele vai te ensinar um ataque aéreo, quando estiver no ar aperte , para poder lançar Kazooie como um míssil onde quer que você se atire, ao custo de uma Red Feather também.

Jiggys

Jiggyminiature31 – Entre no iglu logo no começo da fase, você vai encontrar três ursinhos chorando, por causa de seus presentes, o pai deles Boggy (o urso polar) ia trazer, mas acabou comendo algo dourado e brilhante no meio do caminho, e ficou prejudicado. Cabe a você encontrar os três presentes. Abaixo uma imagem com a localização deles.

Banjo 12O verde está em uma ilhota na margem norte da fase. O vermelho está dentro da árvore de natal, no primeiro nível dela. O azul está no topo da fase, no nariz do boneco de neve gigante. Ao pegar todos, volte e entregue-os aos ursinhos.

Jiggyminiature32 – Após descer as ladeiras no começo da fase siga para a esquerda e vai encontrar uma caixa de presentes, use o Beak Buster nela, um Twinkle vai pedir que você os proteja enquanto eles entram dentro da árvore. Você tem que defender 10, em 70 segundos, impedindo que os idiotas os comam, use o Rat-a-tap Rap, que é mais efetivo contra eles. Ao colocar os 10 lá dentro use o Egg Shot no botão liberado no fundo da fase isso vai acender a árvore e iniciar o espetáculo, agora ao sul da árvore no canto esquerdo de um boneco de neve você vai encontrar um Flying Disk, use-o e voe alto dando três voltas na estrela no topo da árvore, isto vai liberar a Jiggy dentro da árvore de natal.

Jiggyminiature33 – Suba o boneco de neve gigante pelo seu cachecol e vai encontrar um Shock Disk use-o e vai chegar o cachimbo do boneco, dentro do cachimbo você vai encontrar a terceira Jiggy.

Jiggyminiature34 – Ainda no cachecol do boneco de neve gigante, note um trenó (ou tobogã). Pule em cima dele você vai descer o cachecol em cima de Boggy, desengasgando ele da Jiggy que ele comeu.

Jiggyminiature35 – Procure um Flying Disk e voe para a frente do boneco de neve gigante no centro da fase, note os botões no corpo dele, e use o Beak Bomb nos três botões para liberar a Jiggy.

Jiggyminiature36 – Destrua todos os bonecos de neve espalhados pela fase (eles escondem bons brindes), ao fazer isso vai liberar uma Jiggy no topo da cartola do boneco de neve gigante.

Jiggyminiature37 – Siga até a casa de Mumbo e tenha pelo menos 15 Mumbo’s Token (olhe o detonado que avulsamente indica a posição de muitos deles). Permita que ele te transforme em morsa que é a transformação que te permite andar na água gelada do lugar, existe algumas jiggys a serem pegas como morsa. Para pegar a primeira siga para o extremo oeste da fase para poder encontrar Wozza, só pelo fato de ser outra morsa, o bicho feio vai te dar a Jiggy

Jiggyminiature38 – Procure por Boggy agora, ele está em um lugar próximo dos vilarejos e quer apostar uma corrida, mas o trenó é pequeno e só cabe a você em sua forma de morsa derrotar o ursão. Você pode perder algumas, mas depois de decorar o percurso ficará fácil.

Jiggyminiature39 – Pegue os Jinjos

Jinjos Freezeezy Peak

Azul – No martelo, ou vassoura que o boneco de neve segura.
Verde – Atrás de uma das casinhas perto da casa de Mumbo.
Laranja – Dentro da caverna de Wozza, depois de ter pego a Jiggy que ele guarda você poderá entrar lá com Banjo e pegar o Jinjo.
Rosa – No canto oeste da fase, perto de onde Bottles te ensina o Beak Bomb. Perto dela você encontra um Mumbo Token
Amarelo – Dentro da casa de Mumbo, em cima da prateleira.

Jiggyminiature310 Esta Jiggy não tem como ser pega por agora. Então você vai ter que ir até Gobi’s Valley liberar os Running Shoes. Você vai correr contra Boggy no mesmo molde que na corrida em que você o enfrenta como morsa. A diferença é apenas uma: você precisa dos Running Shoes constantemente se não boggy o deixará para trás e você perderá. Boa sorte! 

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs Freezeezy PeakDestrua o boneco de neve que está perto das casas ele vai revelar uma Extra Honeycomb.

Na caverna onde Wozza vive, siga por ela como foca e você vai encontrar uma espécie de lago e no fundo dele uma pequena passagem. Ela vai te levar até a Extra Honeycomb 

Witch Switch

Grunty's Face 5

Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, destruindo um dos bonecos de neve com o Beak Bomb, o boneco que está em linha reta com o Jinjo rosa. Ao ativar o rosto, você vai liberar uma Jiggy no topo da sala onde Freezeezy Peak está.

Continua na parte dois galera, porque se não fica enorme!

Thel assinatura

Publicado em 24 de março de 2013, em 2-N64 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 29 Comentários.

  1. Esse jogo é tão fácil e legal que é possível passar todas as fases invicto, sem receber nenhum dano.

    Curtir

  2. Valeu amigo vou tentar dinovo pegar todas as notas to na fase do peixe de ferro que fica preso com corrente assim que tiver outra dúvida entro em contato.

    Curtir

  3. Tem fase que peguei 99 notas musicais será que lá na frente vai me fazer falta me ajuda meus amigo sempre quis sauvar nesse jogo mas nunca consegui desde já agradeço a todos.

    Curtir

  4. E obrigatorio pegar todas as notas de músicas e todos os quebra cabeça.

    Curtir

  5. cara incrivel como seus detonados sempre me ajudam nas minhas game plays

    Curtir

  6. Puts temcumas fases que não peguei as 100 notes e agora não consigo entrar na última porta, sendo que eu vou pegar as notes em outras fases e não contabiliza, e agora? ):

    Curtir

    • Contabiliza sim, você tem que pegar as 100 notes da fase. Quando pega as 100 elas contabilizam de qualquer forma. Por exemplo se você entra em uma fase e pega 1 note, sai dela, a topeira vai contabilizar seu record, se voltar nela e pegar 2, a topeira vai te avisar que você pegou duas e aumentou seu record. Quando pegar as 100 ela vai te parabenizar. Não é difícil…

      Curtir

  7. ola amigo reparou que dentro da casa de wozza aonde fica o jinjo la em cima tem uma especie de parede transparente ou de gelo e atraves dela tem uma chave do outro lado?como faço para pegá-la? obrigado e parabéns pelo ótimo tutorial! 🙂

    Curtir

  8. Parabéns pelo detonado fera!Acho q que desde 2013 ninguém joga mais Banjo, fiquei com saudades e voltei para dar final novamente. hahaha Até mais…

    Curtir

  9. Amigo como eu faço o Egg Shot invertido, onde sai pela bunda de Kazooie para jogar no baldinho ?

    Curtir

  10. Cara,valeu mesmo!De tantas vezes que já tinha feito a fase 2 achei que já tinha coletado todos os jinjos e fiquei meia hora procurando a 10 jiggy.Seu detonado é muito explicativo e ilustrado,melhor ainda!parabéns pelo ótimo site!

    Curtir

  11. só posso desejar sorte para você……… Sim! Eu te xinguei nessa parte, uhushsuhsush… Obrigada pelo detonado, me ajudou nas “empacaçoes”.

    Curtir

  12. parabens pelo detonado..esta melhor que na revista antiga..aquela nintendo world..rsrs um abraço

    Curtir

  13. cara a parte 2 ja esta completa ?

    Curtir

  14. cade a parte dois amigo? porque nao fez tudo primeiro antes de publicar

    Curtir

  15. OLA COMO FASSO PARA LIBERAR AS PERNAS DO PASSARO NO COMPUTADOR PELO EMULADOR

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Olha você explicou muito mal sua dúvida, pelo que entendi você não sabe qual botão no seu emulador corresponde a qual no 64. Se for assim em que ver a configuração do seu emulador, se for o Project 64 é só ir em Options – Configure Controle Pluggin e olhar qual botão corresponde a qual no seu teclado(se quiser até troque), depois siga o que estiver no detonado.

      Se for outro emulador me diga o nome, mas quase sempre é algo relacionado “controler”.

      Curtir

    • no meu eu aperto z + delete

      Curtir

    • Aperta no botão de agachar e aperta o botão da câmera pro lado e tem que manter o botão de agachar precionado

      Curtir

  16. kd a parte 2 do detonado???

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!