SNES – Arkanoid: Doh it Again – Análise / Dicas / Database

Arkanoid_Capa

Análise:

O Super Nintendo é famoso por muitos gêneros de jogos, Beat’em up, RPG,  Ação, e por aí vai, mas não pelos Puzzles, realmente penso em poucos como Dr. Mario, Tetris Attack e um de Kirby que eu esqueci o nome. Em uma breve pesquisa me recordei de Zoop e Wario Woods, mas mesmo assim não são muitos jogos, sendo a grande maioria lançada apenas no Japão. Dentre esses poucos eu irei falar daquele que EU achei o melhor. Arkanoid: Doh it Again  um dos últimos jogos lançados para SNES, e por isso com bastantes recursos, por outro lado não teve tempo de se tornar um jogo conhecido, ele foi lançado em 1997 e o Nintendo 64 e o Playstation já existiam, deixando Arkanoid meio obsoleto, isso não tira a qualidade do jogo, mas seu enquadramento na história foi fraco, seriam melhor ter criado o jogo mais cedo ou lançar para o 64.

Arkanoid: Doh it Again é um remake do Arkanoid de NES, existem bastantes adições, um editor de fases, password e algumas outras opções. Para quem não conhece ele é um Puzzle onde você controla uma plataforma(nesse caso uma nave), e com uma bola deve destruir diversos blocos, o jogo é mais no estilo de puzzle de ação, não requer muita estratégia e planejamento como por exemplo um Tetris ou Campo Minado. Nesse caso foram adicionados poderes, inimigos e até um vilão para o jogo, o maligno Doh.

Outra adição que gostei é a adição de uma história, poucos puzzles tem uma história descente, outros nem tem, pegue um Angry Birds por exemplo que tem uma história banal. Claro puzzle não precisa necessariamente de uma história, mas eu gosto quando adicionam uma, nesse caso você controla uma nave espacial que vaga pelo espaço procurando um novo mundo enquanto o vilão Doh tenta impedir que complete sua missão, no artigo está mais bem explicado, foi apenas uma introdução.

Um grande problema do jogo é a repetição, até mesmo os chefes eles repetiram, nem tiveram o trabalho de mudá-los de cor pra fingir que são mais fortes, eles simplesmente repetiram as fases onde eles aparecem, o áudio também é enjoativo, as outras fases sempre mudam, mas apenas na aparência o objetivo é sempre o mesmo, coisa que não é ruim, mas com 99 fases fica um bem repetitivo demais… Os gráficos não podem ser muito comentados, a maior parte deles são blocos, mas da pra perceber o bom trabalho ao enfrentar um dos chefes, principalmente o final, você nota que eles são bem articulados, pena a repetição.

Outra elemento ruim é que o game não é muito sólido, quero dizer que existem alguns bugs, por exemplo, uma vez eu estava enfrentando um chefe e ele ficou paralisado do nada, ou então a Capsula T que perdeu todo sentido devido a um erro, existem outros, coisa que é estranha já joguei outros jogos da Taito e não ví nada assim, deixando claro que os erros são detalhes, nada que atrapalhe o jogo.

Ponto Forte: Um ótimo tipo de Puzzle com vários incrementos, ficou um jogo muito bom, mesmo com a repetição ele demora a enjoar.

Ponto Fraco: É um jogo estranho, saiu paro o SNES na época que quase não se fazia mais jogos para o console, tem uma boa quantidade de bugs, não sei o motivo da criação do jogo dinheiro, mas poderia ser um projeto mais sério.

Nota: 7,3 / 10,0 

Comandos:

YSNES Acelera a Nave
bsnes Acelera a Nave
aSNES Atira com a Capsula L / Solta cola com Capsula G
XSNES Atira com a Capsula L / Solta cola com Capsula G
YSNES + bsnes Acelera a Nave ao máximo
start Pausa o jogo

Introdução:

A introdução começa com um texto de uma senha sendo digitada, depois informações da nave. Então a nave aparece na tela e o texto:

O passado me assombra. Cinco anos desde que nos conhecemos nosso terrível inimigo Doh. A busca de um Novo Mundo continua. O nosso objetivo continua a ser ilusório. Quando isso vai acabar?

No entanto, eu sei que ele está lá fora, assistindo… Esperando…

Provavelmente você não entendeu nada, a história é meio fora do jogo. Por anos o Comandante Therle e alguns sobreviventes vagam pelo espaço a procura de um novo mundo(o antigo foi destruído por Doh), toda vez que eles chegam perto de um planeta Doh os tira da rota, então eles devem derrotar o inimigo. Doh por sua vez colocou vários blocos para atrapalhar o caminho da tripulação e você deve destruir todo para achar o vilão.

Modos de Jogo:

1-Player: Jogo com 1 jogador(não me diga).

2-Players: Jogo com 2 jogadores, existem 3 modos:

————–Modo A: O jogo é individualizado, cada jogador joga uma bola, e quando perde ele passa para o outro jogador jogar. Os blocos que um jogador acerta não vale para o outro e o mesmo vale para o avanço de fase, ou seja esse modo é quase uma corrida entre os players.

————-Modo B: Esse é o modo de cooperação, um jogador ficará em cima e o outro em baixo, se revesando de fase em fase. O sistema de pontuação é vidas é individual, os pontos marcadas vão para aquele que for o último a tocar na boa.

————-Modo C: Esse é  o modo de competição, a tela se divide em 2 e os jogadores jogam novas fases um contra o outro, vence o primeiro a completar a fase, ou ser o último a morrer, 2 vitorias e a partida acaba.

Password: Insere Passwords

Options: As opões de jogo.

————-Player Speed: A velocidade da sua nave.

————-Player Stock: Número de vidas do jogador.

————-Game Level: Dificuldade.

————-Edit: Uma ótima ferramenta que possibilita criação de novas fases.

————-Sound: Altera o tipo do som.

————-BGE / SE:  Testes de áudio

Database:

Blocos:

Temos diversos blocos no jogo, mas eles se dividem em apenas 3 grupos.

-Blocos Coloridos = São destruídos com apenas um acerto e eventualmente liberam um poder.

-Blocos Prateados = São necessários 3 acertos para os destruir, quando eles estão reunidos pode acontecer um bug de deixar ele um pouco mais resistente e ser preciso 4 acertos. Esses blocos contam para terminar a fase.

Blocos Dourados = São indestrutíveis e por isso não contam para terminar a fase, eles estão lá apenas para atrapalhar.

Poderes:

A parte mais legal do jogo, alguns blocos escondem capsulas, que contém poderes, cada capsula tem um, e ela é representada por uma letra e cor. Você só pode ter uma capsula, o poder da outra desaparece ao pegar uma nova, com apenas alguma exceções.

Capsula B = Se vier essa comemora, ele cria um portal a sua direita, entre nele e passe de fase independente de quantos blocos faltam.Capsula D = Seu número de bolas vai para 8, dependendo de onde ele for ativado você destrói muitos blocos, mas em pouco tempo você perde a maioria delas. Caso ganhe outro poder estando com mais de uma bola em campo normalmente a que está mais alto vira a bola original.

Capsula E = Aumenta o tamanho da sua nave, caso consiga outra dela o tamanho aumenta novamente, ou seja o máximo é de 2 aumentadas, o tamanho chega a 1/3 da largura da fase.

Capsula G = Toda vez que você tocar a bola ela vai se prender a nave dando algum tempo para raciocinar e soltar a bola, por melhor que isso seja eu acho um saco usar, faz o jogo ficar muito lento, mas para os blocos finais essa é a melhor opção.

Capsula L = Deixa sua nave cinza e permite você atirar, isto é muito bom, o único contra é não conseguir destruir os malditos blocos dourados, deixando esse item sem sentido em algumas poucas fases.

Capsula M = Deixa sua bola verde com a habilidade de atravessar os blocos(não o dourado), outro poder bom, principalmente para fases de difícil acesso. 

Capsula P = Você ganha uma vida.

Capsula S = Não faz nada e para piorar ainda tira qualquer capsula que você tenha.

Capsula T = Funciona como uma sobrevida, ou seja permite que você perca uma bola sem que perca uma vida, a ideia até é boa, mas por um dos muitos bugs do jogo se você salvar a bola com o final da nava vai contar como se tivesse perdido a bola e sua sobrevida some, tornando esse item quase inútil. Por outro lado ela funciona em conjunto com algumas capsulas.

Inimigos:

Inimigos que aparecem nas fases, eles podem atrapalhar ou ajudar, nenhum deles causa dano a sua nave, apena atrapalham sua bola.

-Nave Azul = Não faz porcaria nenhuma.

-Três Bolas = o inimigo é formado por 3 bolas, se você acertar ele de raspão as bolas se soltam e por algum tempo destroem os blocos que tocam.

-Átomo = Ao ser destruído ele explode, se houverem blocos ao redor eles explodem junto.

-Infinito = Se não conhecer o símbolo do infinito ele é um 8 deitado, esse inimigo quase sempre te ferra, por algum tempo ele libera uma onda que repele a bola, caso não esteja liberando a onda ele é um alvo fácil.

-Bloco Vermelho = Ele é um oponente normal, mas se deixar ele muito tempo vivo ele se transforma em um bloco vermelho que conta para o termino da fase, ou seja dependendo de onde ele se transformar pode ser uma chatice acertar.

-Água Viva = Ao acertar esse monstro ele vai teleportar sua bola para outro local da fase, isso é muito útil as vezes, para acessar lugares difíceis.

Vidas:

Dependendo da sua pontuação você ganha novas vidas, abaixo o número.

30.000 pontos.

110.000 pontos

190.000 pontos

27o.000 pontos

350.000 pontos

430.000 pontos

E por ai vai…

Dicas:

– Quando vier uma capsula não esqueça de que a bola é a prioridade, não morra para pegar um poder.

– Tente mandar a bola pelos cantos das figuras.

– A maioria das fases te da uma dica do que fazer, peste atenção nos monstros e capsulas de cada fase e analise o que cada uma faz.

– Água vivas são úteis pois podem te colocar em lugares de difícil acesso.

– Não esqueça que a Capsula B passa você de fase.

– Dependendo do ângulo em que sua nave bater na bola ela irá para diferentes posições, aprenda como mandar ela onde você quer.

– Evite acelerar a bola, se ver que ela está muito rápida de um jeito de desacelerar ela.

Fases:

-A cada 11 fases você enfrenta um chefe.

-Existem 3 chefes, e você enfrenta eles 3 vezes durante o jogo.

-Chefe 1(11,44,77) / Chefe 2(22,55,88) / Chefe 3(33,66,99)

Chefes:

Chefe 1: Uma luta quase banal, atire a bola e tente prender a bola no alto entre a bola e a centopeia. Desvie dos tiros e as eventuais investidas.

Do_it_Again_Boss1

Chefe 2: Um pouco mais difícil, mande a bola para as estátuas menores e quando eles mandarem o lazer fique entre eles, depois ele muda de modo de ataque, mantenha a bola no alto e desvie dos disparos, na teoria é muito fácil, mas pra fazer complica.

Do_it_Again_Boss2

Chefe 3: A pior forma de Doh, primeiro você precisa acertar os braços até ele virar a fase de cabeça para baixo, você fica um pouco confuso, mas ele não ataca desse jeito. Repita tudo até os braços deles, depois você entra na forma final, desvie dos tiros enquanto ataca o corpo dele. Novamente na teoria é fácil, tenho  duas dicas para ajudar.

1-Quando a fase começar solte a bola estando no máximo a esquerda, depois desvie do soco.

2-Quando ele vira a tela de cabeça para baixo, você pode virar seu joystick de cabeça para baixo também, isso evita a confusão, se usa teclado pode trocar os comandos.

Do_it_Again_Boss3

Fases:

As mais curiosas são: Heart Piece(78), Caranguejo(53), 20(20), Propaganda da Taito(83), Gota(31), Estrela do Super Mario(42),  Castelo(18), Nave(59).

Se tiver dificuldade leia as dicas.

1-11

1-11

12-22

12-22

23-33

23-33

34-44

34-44

45-55

45-55

56-66

56-66

67-77

67-77

78-88

78-88

89-99

89-99

Final:

Existem 3 cenas ao longo do jogo,  2 delas se repetem ao derrotar Doh nas fases 33 e 66, você descobre que ele não era real, e sua nave continua a busca.

A missão terminou em tragédia. Nosso mundo de sonho era uma farsa, criada pelo mente vingativa de Doh.

No entanto, não devemos desistir. Nossa busca vai continuar. Algum dia nós vamos encontrar a paz que procuramos.

Na fase 99 o real final:

A jornada tem fim! Nós encontramos nossa tão procurada casa. Nós nunca mais  vamos repetir os erros do passado. A humanidade e o meio ambiente vai coexistir juntos.

Doh se foi para sempre. Banido no esquecimento!

Agora eu termino minha última anotação.

Password:

-Vou colocar de 5 em 5 fases, colocar de todas daria um trabalho inútil.

5- V321   WV2C   V2ZR 
10- VWZ6   6V!!   HMJ6
15- 12z5   ?73B   WQJM
20- Z9?X   67WG   V2V6
25- Z939   3W7C   V6G6
30- 6035   V!?H   V2BL
35- 7141   377!   BLVL
40- 4Z5W   ?2!W   BMCR
45- 3V07   !?6?   G3V7
50- 7V0?   2??V   C2H3 
55- 40?1   1V72   !QZS
60- 3?36   72H!   G3D8
65- 675!   3?L?   WRJN
70- 679X   ?VCH   ?L?S
75- 91?9   323W   ?RJ8
80- 62!3   W3BC   W7C4
85- 4SZ?   !?MH   B209
90- 7945   2!CW   K90M
95- XW25   W6Q?   1T07
99- 1W60   32LW 1503

Ficamos por aqui galera, até a próxima.

Do_it_Again_Fim

Por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 18 de abril de 2013, em 1-SNES e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Está ae um game que desde a versão de Nes me agrada. A versão de Super Nintendo é bacana pakas, me amarrei no game, mas não imaginei que fosse até a fase de n° 99..

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: