N64 – Banjo-Kazooie – Cheats / Detonado parte 2

Parte 1 Parte 2

Você acabou de terminar a fase Freezeezy Peak…

Gruntinilda’s Lair

Nem titubeie, não há nada para vasculhar nem pegar a Jiggy do local que você liberou em Freezeezy Peak você pode. Volte até a sala anterior, a do vaso com clima de deserto, se você abriu a fase Gobi’s Valley (você abre ela seguindo o caminho pela porta de 350 Jiggys). Se não tiver aberto ela, abra-a e siga para a porta dentro do coqueiro para entrar na próxima loucura desse jogo.

Gobi’s Valley

Gobi's ValleyVocê acaba de sair de um congelador e entra em um forno, é assim mais ou menos que podemos introduzir Gobi’s Valley, onde pisar na areia cheia de cobras é extremamente desaconselhável. Além disso o lugar é uma homenagem ÓBVIA de Banjo-Kazooie ao Egito, misturando os elementos do local com os do jogo, Banjo de esfinge KKKKK. Vários outros elementos são encontrados aqui, porém o mais marcante do lugar mesmo é o camelo que da nome ao lugar: Gobi (que também é o nome de um Deserto). O coitado sofrerá MUITO nessa fase, além disso vários labirintos, armadilhas e desafios te aguardam neste local!

Moves

Turbo Talon Trot (Running Shoes) – Encontre Bottles do lado da piramide que tem um poste com um alvo bem em cima dela, ele vai liberar o acesso para os Running Shoes que são os tênis de corrida de Kazooie eles te permitirão por um certo período de tempo acelerar e serão muito usados daqui em diante. Este é o último move do jogo!

Jiggys

Jiggyminiature31 – Suba na esfinge que parece com Banjo, siga até o nariz dela, pegue o Mumbo Token. Note dois cactos que servem de plataformas na frente dela, pule para elas e acerte o Egg Shot, isso vai abrir a porta da esfinge. Ao entrar nela note os tapetes voadores (no chão tem um Mumbo Token) e nas paredes as estátuas com a boca aberta, acerte-as com Egg Shot para elas moverem os tapetes e você poder chegar até a Jiggy.

Jiggyminiature32 – Use o Flying Disk nas costas da esfinge. Voe pelo arco perto da esfinge e ele vai surgir em outros pontos da fase, repita o procedimento até que a Jiggy seja liberada.

Jiggyminiature33 – Use o Flying Disk e note um poste com um alvo no centro dele, voe e use o Beak Bomb no alvo, isso abrirá a porta da pirâmide abaixo, você terá alguns segundos para ir dentro dela. Dentro da pirâmide você vai encontrar um encantador de cobras (UUUUI) chamado Rubee. Ele não consegue levantar a cobra Histup (UIII) e então pede que o ajudemos. Peide ovos (Egg Shot invertido) dentro do cestinho que fica girando ao redor da cesta maior, mas faça isso de cima da cesta maior, são necessário seis ou sete, para a cobra se elevar como um mastro e assim você poderá pegar a Jiggy!

Jiggyminiature34 –  Usando a pirâmide com um alvo em uma haste de referência siga para o leste dela (direita). Lá você vai encontrar uma pirâmide (atrás dela tem o Jinjo verde e o botão para ativar uma Extra Honeycomb), qualquer duvida é a pirâmide da imagem.

Banjo 13No topo dela você vai encontrar um botão acione-o com o Beak Buster e desça rápido, você só tem 10 segundos para entrar na porta, lá dentro destrua a múmia com o Wonderwing e use o Beak Buster para iniciar um jogo da memória, você tem 100 segundos para completá-lo e pegar a Jiggy.  (o jogo não muda é sempre o mesmo)

Jiggyminiature35 – Do lado esquerdo desta pirâmide você encontra uma ilhota em meio a areia perigosa, você precisa esperar o tapete aparecer, ou pode meter a cara. Na ilhota você encontrará Gobi

Banjo 14O pobre camelo está preso e quer ajuda, destrua a pedra que o prende com o Beak Buster. Isto vai destruir a pedra e permitir que o camelo corra feliz e livre pelo deserto que tem seu nome, além disso ele vai te presentear com uma Jiggy.

Jiggyminiature36 – Volte até o começo da fase e Gobi estará em frente a Trunker (aquela palmeira), e por egoísmo não quer ceder sua água para Trunker. Suba na corcova de Gobi e use o Beak Buster nela, o bicho se transformará em uma ponte e irá jorrar água dentro de Trunker, fazendo-o crescer e deixando a Jiggy no topo dela.

Jiggyminiature37 – Volte até o vale onde estão as pirâmides e perto da pirâmide onde tem o poste com um alvo, você encontrará uma espécie de templo, no canto direito dela onde tem o cacto com a Extra Honeycomb você vai encontrar uma rampa atrás do cacto, suba nela com o Talon Trot para encontrar os Running Shoes e ativar o Turbo Talon Trot agora siga por de trás do templo correndo e vá mais além até chegar em uma plataforma de terra onde uma daquelas mãos segura uma Jiggy, você só vai conseguir pegar a Jiggy da mão se estiver usando o Turbo Talon Trot. Boa sorte!

Jiggyminiature38 – Siga até o ponto da imagem que é no templo

Banjo 15Esteja justamente com os Running Shoes que estão na rampa atrás deste templo e passe por cima do botão no chão agora faça as curvas de um modo fechado e tente pular nas subidas para poder continuar e chegar no alçapão que é a unica entrada para o templo. Ao entrar no templo apenas mergulhe para pegar a Jiggy

Jiggyminiature39 – Após encher de água a fossa fazendo a Jiggy número 8, você vai poder nadar e ir até as plataformas que circundam o lugar com mais facilidade, note nelas a mesma estátua comedora de ovos da Jiggy 1. Agora elas se mexem, mas continuam a mesma coisa use o Egg Shot e vá até as outras posições que ela se encontra e assim vai liberar a principal pirâmide da fase, no topo dela vai encontrar um Mumbo Token. Entre na pirâmide e você deve atravessar um labirinto você vai encontrar a Jiggy dentro do sarcófago.

Jiggyminiature310 – Encontre os Jinjos

Jinjos Gobi's Desert

Azul – Fica mais fácil de ser pego após fazer a Jiggy número 8. Estará na fossa que rodeia o centro da fase, pode ser pego antes, mas vai te custar vida.
Verde – Atrás da pirâmide onde você pega a Jiggy número 4 deste detonado.
Laranja – Dentro da esfinge, assim que o primeiro tapete sobe o Jinjo estará no tapete de trás.
Rosa – Em um dos vasos
Amarelo – Logo no começo da fase, apenas vire as costas  e ele estará em uma pedra, você pode pular e usar o Feathery Flap, ou usar o Wonderwing, já que não tem nenhuma Wade Boots por perto.

Extra Honeycombs

Extra Honeycombs Gobi's ValleyNa pirâmide a leste da pirâmide com um alvo, você encontra um botão no chão (olhe a imagem do Jinjo verde), use o Beak Buster para liberar a Extra Honeycomb  no Cacto perto do templo, para pegá-lo procure usar o Beak Bomb para pegá-la.

Na terceira vez que encontrar Gobi em frente a uma porta lacrada atrás da esfinge use o Beak Buster em sua corcova e ele vai expelir a Extra Honeycomb e com raiva vai ir em bora do deserto KKK.

Witch Switch

Grunty's Face 6Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, encontre-o dentro da pirâmide principal o túmulo de Saddybutt. Isto liberará uma das Jiggys de Grutinilda’s Lair.

Grutinilda’s Lair

Saindo da fase pegue a use o Shock Jump Disk para pegar a sua sexta Jiggy de Grutinilda’s Lair. Agora volte até a entrada da fase Frezeezy Peak, pule no ponto onde tem um Shock Jump Disk, pule para o próximo nível da parede, siga nele até o final e vai encontrar um botão no chão, ative-o com o Beak Buster e isso ativará um Flying Disk no centro da sala anterior (você tem que ter tirado a teia de aranha). Use os Running Shoes para chegar até lá rápidamente, agora você deve voar até a sala onde está a entrada da fase Freezeezy Peak e voar até o topo dela para pegar a sétima  Jiggy de Grutinilda’s Lair. Após pegar esta Jiggy volte e suba uma rampa que existe perto da entrada para a sala de Freezeezy Peak e vai encontrar uma porta que precisa de 450 Musical Notes para ser liberada, entre nela. Agora mergulhe na piscina e cace um buraco para chegar a uma outra área, nesta área existe uma daquelas piranhas gigantes e também tem um Mumbo Token, mas ignore-a e procure outro buraco na água para chegar na próxima parte que é a da imagem abaixo.

Banjo 16

Suba em uma das partes com terra e use o Feathery Flap (talvez na ultima você precise da ajuda do Flip Flap) para subir pelas saletas até chegar na parte onde você vai abrir a próxima fase do jogo: Mad Monster Mansion, você precisará de pelo menos 10 Jiggys para abrir esta fase. Se voar para a próxima saleta vai encontrar um Mumbo Token. Agora volte tudo até a porta que abriu com 350 Musical Notes (porta que está na sala do segundo caldeirão vermelho, a entrada fica no busto de Gruntinilda), avance pela sala vulcânica para encontrar uma entrada que levará até uma espécie de cemitério, antes de entrar na fase note um portão na esquerda da casa destrua-o e volte basta entrar na casa que tem no local.

Mad Monster Mansion

Mad Monster Mansion entranceMad Monster Mansion é um lugar que saiu de uma mistura de filmes de terror com desenhos animados fofos. Já que é impossível sentir medo de alguma coisa neste lugar, por mais assombrado que ele pareça ser, tendo uma casa assombrada, uma igreja assombrada, fantasmas, morcegos além de monstros que saem de quadros, o lugar só assusta mesmo Banjo, porque o fato dos inimigos serem “fofos” é um pouco broxante. Por aqui as coisas ficam um pouco mais sérias e você precisará de um pouco mais de paciência neste mundo que destoa um pouco do padrão de dificuldade dos outros, sendo fácil de pegar as Jiggys, mas com inimigos poderosos. Outra coisa é que Mumbo está nesta fase então espero que você tenha achado muitos mumbos token (se não achou aperte Ctrl + F e digite Mumbo Token que eu indico uma porção ao longo do detonado), ele vai te transformar em abóbora, perfeita para passar em lugares pequenos.

DICA: Quebre todos os vidros da mansão como Banjo, para depois poder vasculhar como abóbora. E assim aproveitar melhor o que a fase oferece. Os vitrais da igreja com a imagem de Banjo e Kazooie também são acessíveis você pode entrar neles!

Jiggys

Jiggyminiature31 – Dê a volta na casa e vai encontrar um lugar para usar o Beak Buster, use e você vai encontrar a adega, use o Beak Barge para quebrar os barris e encontrar a sua primeira Jiggy.

Jiggyminiature32 – Suba no topo da casa, você vai notar um Spring Jump Disk no canto oposto de onde está o Jinjo verde, e suba na chaminé, entre por ela. Pegue o Mumbo Token atrás da labareda, pule pelas cadeiras e pegue a Jiggy dentro do fantasma, ele estava guardando para Grunty, ela fica brava e expulsa ele da casa… Não erre se não terá de começar tudo novamente.

Jiggyminiature33 – Saindo da casa, em direção ao oeste dela irá encontrar a igreja, basta destruir o portão, note os vasos que tem ao redor do cemitério (vasculhe o cemitério para encontrar um Mumbo Token), como o da imagem abaixo

Banjo 17

Peide ovos dentro do vaso para fazê-los florescer, são pelo menos cinco vasos, quando fizer em todos no ultimo vai sair a sua Jiggy

Jiggyminiature34 – Ainda na igreja (ou seja lá o que for esta construção), suba o telhado da construção completamente e entre no buraco que tem um Mumbo Token, entrando pelo buraco você vai chegar até a torre, procure o Shock Jump Disk e use-o para chegar até o topo e vai conseguir sua Jiggy.

Jiggyminiature35 – Siga para o norte da fase e encontrará uma casa que tem vários feixes de luz saindo dela, quebre a porta e entre na casa. Agora o desafio é o mesmo da Jiggy número 2 de Treasure Trove Cove, você deve escrever Banjo Kazooie. Com a diferença de que surfará em cima do sólido que guarda a Jiggy com um fantasma rondando o tabuleiro de letras. Boa sorte!

Jiggyminiature36 – Encontre os Jinjos

Jinjos Mad Monster Mansion

Azul – No topo de uma plataforma no lago, no canto da direita da casa.
Verde – No topo do telhado da casa principal.
Laranja – No extremo sudoeste da fase, dentro do labirinto. Aproveite o labirinto e encontre dois Mumbo Tokens nele.
Rosa – Dentro de um dos barris da adega.
Amarelo – No topo do telhado da casa principal destrua um dos vidros grandes e vai achá-lo em cima da cama

Jiggyminiature37 – Na fonte onde você encontra o Jinjo azul procure no canto direito um jogo de escadas que sobe, você vai chegar até um botão no chão com Running Shoes por perto, aperte o botão e pegue os Running Shoes, usando o Turbo Talon Trot agora corra até a porta da igreja que vai se fechar em 14 segundos. Chegando na igreja suba pelos pedais do piano, suba no banco, depois suba nas notas e por fim vá até a cabeceira da partitura para encontrar a mão que eu esqueci o nome… Agora você deve seguir os movimentos dela, e usar o Beak Buster nas teclas que ele apertar, após fazer duas vezes ele vai liberar a Jiggy no alto do órgão.

Jiggyminiature38 – Jiggy fácil de pegar, você pode pegar normalmente basta pular dentro do poço e mergulhar, ou estar em forma de abóbora e entrar no poço pela lateral dele e pegar,  abóbora é mais fácil.

Jiggyminiature39 – Ache a casa de Mumbo, que está no quintal da igreja, entre nela e tenha ao menos 20 Mumbo Tokens para ele poder te transformar em abóbora. Agora vá para o quintal da igreja e procure a entrada da imagem abaixo

Banjo 18Passe por ela e suba a rampinha de grama e de a volta na casa para encontrar uma das janelas, que você já deve ter quebrado, entre na privada e espere um pouco para poder descer pelo cano e assim pegar a Jiggy.

Jiggyminiature310 – Sua ultima Jiggy também é pega como abóbora, ainda no telhado da casa, note a calha e procure por um buraco que está na quina da parte frontal da casa, desça pelo buraco e vai sair no lugar da Jiggy 

É extremamente importante que você saia da fase como abóbora.

Extra Honeycombs

Extra Honeycomb Mad Monster MansionDentro da igreja, note o Flying Disk em uma plataforma na direita do órgão e suba até o topo. Em uma das plataformas de madeira você vai encontrar a Extra Honeycomb.

Se seguiu a dica que eu dei lá em cima de quebrar os vidros da casa, vai conseguir pegar fácil esta, que está na primeira janela que você se depara quando sobe a casa na sua forma de abóbora

Witch Switch

Grunty's Face 7Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, encontre-o no topo da igreja, nas hastes de madeira que tem por lá. Isto liberará uma das Jiggys de Grutinilda’s Lair, no olho do busto da bruxa na sala dos caldeirões vermelho e azul.

Grutinilda’s Lair

Saindo da fase como abóbora siga para o caminho na esquerda, onde você arrebentou o portão (espero que tenha arrebentado o portão). Avançando por este caminho, você vai encontrar uma casa que só pode ser acessada se você estiver em forma de abóbora. Mumbo estará lá então aproveite para sair da sua transformação. Destrua o caixão no centro da casa e você vai encontrar um botão no chão. O da imagem abaixo

Banjo 19

Isto vai elevar o nível da água na sala além da porta de 450 Musical Notes. É extremamente necessário que você faça isso, senão vai ficar travado no jogo, como muitos ficam (inclusive eu e o Matheus quando eramos mais novos e fechamos este jogo a primeira vez). Transforme-se em abóbora novamente e volte até a sala onde tem o segundo caldeirão vermelho. Para pegar a sua oitava Jiggy de Gruntinilda’s Lair você vai precisar subir no chapéu do busto e usar o Feathery Flap para chegar no nariz e depois usar o Rat-a-tap Rap para quebrar o olho e pegar a Jiggy, ou você pode fazer o mesmo esquema que fez para pegar a Jiggy anterior, usando o Beak Bomb para quebrar o olho. Avance para a porta de 450 Musical Notes e agora com o lugar um pouco mais cheio de água, passe para a sala seguinte onde tem uma piranha, ANTERIOR a sala onde você abriu Mad Monster Mansion. Suba da água para a superfície em uma construção que parece um barco, você vai encontrar uma porta fechada, siga para a esquerda e pule pelas caixas, você vai encontrar uma caixa com o simbolo da Rareware, destrua a caixa para encontrar mais um botão no chão que vai aumentar mais um pouco o nível da água. Com o nível da água no dois você vai ter um acesso a duas coisas: primeiro ao outro caldeirão azul, fazendo a conexão; segundo,  uma entrada no topo da sala, entre por ela. Agora avance destrua a grade em frente a colmeia e você vai chegar na sala com a base Jiggy para liberar o próximo mundo do jogo: Rusty Bucket Bay que precisa de ao menos 12 Jiggys para ser liberado. Agora volte a sala anterior que provavelmente está toda inundada e entre na porta para iniciar a penúltima fase do jogo!

Rusty Bucket Bay

Rusty Bucket Bay!Na minha opinião esse caz com o navio Rusty Bucket (balde enferrujado) e água poluída é a fase mais chata de Banjo-Kazooie. O navio gigante vai ser palco de muitas trapalhadas e Jiggys bem montadas. Entrar na água por aqui é um perigo que você não deve correr a não ser que seja extremamente necessário. Para atravessar os caminhos pela fase você precisara utilizar o Egg Shot nos Tolls para abrir as pontes, além disso cheque todas as janelas, você pode encontrar coisas variáveis nelas (inclusive Mumbo’s Tokens). Aqui novamente nos deparamos com os bichos que saem dos quadros. Encontramos Snackers o tubarão de volta em uma área reservada só para a chatice dele. Preste bastante atenção em tudo que a fase tem, sejam os canos, as janelas redondas no barco, esses detalhes podem abrigar passagens e você não deve deixá-las para trás

Jiggyminiature31 – Assim que entrar na fase siga o caminho pela esquerda, atire os ovos dentro do Toll 2 e atravesse a ponte que vai ser liberada, assim você vai chegar a uma construção, ou melhor um telhado, atravesse-o com o Talon Trot e repare em uma das janelas desse telhado. Use o Beak Buster na janela e vai entrar em uma construção e agora procure a sua esquerda a Jiggy.

Jiggyminiature32 – Suba no navio e procure pela chaminé da esquerda, nela você vai encontrar um jogo de escadas, suba e agora siga o caminho subindo até o topo do navio, ignore o Shock Jump Disck (se usá-lo vai encontrar um Mumbo Token) atravesse a outra ponte e suba na chaminé para conseguir a Jiggy.

Jiggyminiature33 – Procure por chaminés na proa do navio com botões e números no chão, use o Beak Buster para acionar os botões, acione-os na ordem da placa na imagem abaixo

Banjo 21Ao fazer isso você vai liberar a Jiggy!

Jiggyminiature34 – Procure a janela da imagem, e quebre-a.

Banjo 22Quebre-a e estará em uma espécie de quarto do capitão, detone os oponentes aqui, e você vai encontrar a Jiggy em uma grade em uma parede do quarto, quebre a parte de madeira (com o Egg Shot ou Beak Barge) e você vai abrir uma passagem abaixo da Jiggy, mate o verme e use o Flap Flip para pegá-la.

Jiggyminiature35 – Pule do navio na parte da proa (frente) se mergulhar vai encontrar um golfinho preso pela ancora do navio. Entre no buraco que vem a ancora e siga o caminho para encontrar um botão não chão que vai levantar a ancora libertando o golfinho que deixa de presente uma Jiggy.

Jiggyminiature36 – Volte para o centro do navio, e perto da chaminé que está mais para a popa do navio (a parte de trás), você vai encontrar uma caixa escrito TNT em vermelho, apenas pule na caixa e suba na corda. Avance e você vai estar em outro guindaste (como o da Jiggy 7 deste detonado), aperte o botão para baixo e isso vai liberar a caixa de TNT e explodir o chão do navio. Entre pelo buraco e você vai enfrentar a Boss Boom Box, use o Wonderwing, se caso não tiver penas douradas, use então o Egg Shot, a cada uma derrotada ela irá dobrar até sobrarem versões menores que são derrotadas com golpes mais fracos. Ao vencer você ganha a Jiggy.

Jiggyminiature37 – Fácil, siga para a direita de onde encontrou o Jinjo verde, na outra margem do porto (atrás do barco) e você vai encontrar umas máquinas daquelas que levantam as coisas. Use o Shock Jump Disk para subir na máquina e aperte o botão da imagem a seguir.

Banjo 20Usando o Beak Barge empurre o botão para dentro e isso vai fazer a caixa que está no navio subir, agora você tem pouco tempo para pegar a Jiggy, suba no guindaste e na metade dele pule em direção ao navio mantendo o Feathery Flap para poder conseguir sem tomar dano, se não conseguir vá tentando, o jeito é não desistir!

Jiggyminiature38 – Na popa do navio (parte de trás). Entre por um dos canos e use o Beak Buster no botão do chão para parar uma parte das hélices do navio  Agora vá até uma das chaminés do barco para encontrar uma porta, destrua-a e desça, avance pelos desafios tomando cuidado para não cair e pegue a Jiggy (por aqui você também encontra alguns Mumbo’s Token)

Jiggyminiature39 – Depois de pegar a Jiggy número 8, procure ainda nesta sala dois botões de hélice no chão, nas extremidades da sala (esquerda e direita) isto vai parar as hélices que movem Rusty Bucket liberando a Jiggy. Feito isso, você terá 65 segundos, para mergulhar na água poluída e pegar a Jiggy

Jiggyminiature310 – Encontre os Jinjos

Jinjos Rusty Bucket Bay

Azul – Na margem atrás do barco, perto da levantadora, você vai encontrar três contêineres  Dois estarão com a porta aberta e o do meio você só entra por cima, entre nele e vai encontrar o Jinjo azul.
Verde – Na mesma linha que o Jinjo amarelo, apenas siga para a direita e vai encontrar um poço com água radioativa, o Jinjo estará no final do caminho com barris.
Laranja – Subindo o guindaste da Jiggy número 6 você estará na outra margem da fase, agora siga pela margem acompanhando a popa do navio para encontrar o Jinjo laranja.
Rosa – Você vai passar um sufoco para pegá-lo. Na margem que você entra na fase no canto direito dela, você vai encontrar uma colmeia, note a grade em baixo e verá o Jinjo. Agora mergulhe na água poluída entre pelo buraco e pegue o Jinjo
Amarelo – Indo um pouco além da casa onde você pega a Jiggy número 1 da fase neste detonado, você vai achá-lo em uma boia com uma bandeira Jinjo.

Extra Honeycombs

Extra Honeycomb Rusty Bucket BayNo barco procure uma porta em uma das chaminés destrua-a e caia no buraco (Jiggy 8), tem até uma colmeia cheia de abelhas e com uma entrada na frente dela, use o Flap Flip e você vai encontrar um buraco em cima dessa entrada onde está a Extra Honeycomb

Siga até o ponto onde pegou o Jinjo amarelo, e use o C^, para visualizar o buraco da imagem. Entre por ele passando um sufoco e sendo perseguido por Snackers. O local estará com alguns inimigos, elimine-os e aperte um botão para liberar a Extra Honeycomb, em seguida é só usar o Flying Disk para pegá-la!

Witch Switch

Witch Switch Rusty Bucket BayEm todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, encontre-o no topo da popa do navio, use o guindaste com TNT para conseguir alcançar. Estando ativado liberará uma das Jiggys de Grutinilda’s Lair, na área anterior a fase Rusty Bucket Bay.

Grutinilda’s Lair

Saia da fase e volte a área anterior, pegue a penúltima Jiggy de Grutinilda’s Lair e siga pela esquerda subindo as plataformas para chegar a mais uma note door. Desta vez você precisará de 640 notes para atravessá-la. Feito isso destrua as raízes no seu caminho e avance para chegar a um local semelhante a um bosque, cuidado com aquele touro chato. Perto dele na parede note uma entrada, desça por ela e você liberará o caldeirão marrom, fazendo conexão com o outro no começo do jogo. Perceba, também que perto do touro existem umas folhas, suba nelas, porém ignore a note door, avance pela direita, em uma das entradas (um caminho com ovos), você encontrará um Mumbo’s Token. Continue o caminho até chegar em um botão use o Beak Buster nele e isto liberará uma daquelas plataformas para liberar fases. Só que ela será liberada perto da segunda note door do jogo (onde tem um cano gigante), use o caldeirão vermelho para voltar até lá. 

Banjo 23

No ponto da imagem, mergulhe e siga o túnel para encontrar a sala (note o Mumbo’s Token nela) onde poderá abrir a última fase do jogo, mas para isso, você vai precisar de pelo menos 15 jiggys para desbloquear a fase. Use novamente o caldeirão vermelho e volte para a sala parecida com um bosque, agora você vai poder entrar em Click Clock Wood.

Click Clock Wood

Click Clock Wood

Em minha humilde opinião, este bosque, com um rio e uma árvore no centro, é a fase mais criativa do jogo, já que é o mesmo lugar, só que com a inclusão das estações, onde tudo pode mudar. A fase é interessantíssima com esta técnica de mudança, isto não é visto em muitos outros jogos, cada lugar vai mudar a cada estação da primavera ao inverno, porém para uma fase final ela é fácil demais,a anterior é mais complicada. Para falar da fase, devo falar de cada estação individualmente. A primavera é a estação chuvosa e de fartura, o rio no centro da fase estará cheio, existem plantas carnívoras que guardam todas as espécies de itens. A casa de Mumbo estará cercada de espinhos, e falando nele desta vez você se transformará em abelha. A casa só é acessível via Waded Boots de um jeito abrangente, as folhas da árvore gigante do centro estarão pequenas, mas ainda assim usáveis. O verão é a estação quente, a grama estará alta,as folhas maiores e o rio seco. Mumbo com calor, não irá te transformar. Seus inimigos estarão de óculos de Sol e as plantas carnívoras maiores, reencontramos Gobi por aqui, já que o camelo ama o calor. O outono é a estação com a estética mais bonita do jogo, as folhas caídas formarão bolos para você subir e encontrar itens, além do visual vermelho lindo que elas tem. As plantas carnívoras estarão maiores ainda e o rio volta a fluir, Mumbo, novamente não te transformará em abelha, já que está ocupado limpando as folhas. No inverno o bosque praticamente se transforma em uma fase de gelo, tudo estará morto, além dos inimigos comuns, os bonecos de neve ultrachatos estarão de volta, em compensação as plantas carnívoras terão morrido e no centro do lago congelado (onde fica um toco) você encontrará um Flying Disk. Boa aventura nesta fase pequena, porém cheia de diversidades.

DICA: abra todas as estações antes de fazer qualquer Jiggy, abaixo uma imagem de onde estão os botões.

Banjo 24

Primavera – Assim que entra na fase, na frente da porta do outono.
Verão – Em frente a casa do esquilo Nabnut, na primavera.
Outono – Chegue até o fim do rio seco e vai encontrar o botão, no verão
Inverno – Em frente ao ninho de Eyrie, no outono.

Jiggyminiature31 – Na primavera, suba ao topo da árvore e destrua a porta que existe por lá entre no lugar e pegue a Jiggy.

Jiggyminiature32 – Se transforme em abelha e vá até o topo da árvore, circule-o até achar a Jiggy que estará na boca de uma planta carnívora.

Jiggyminiature33 – No verão, chegue até o ponto da imagem

Banjo 25

Agora siga para o caminho da direita, aproveitando que as plantas cresceram você chegará até uma Jiggy.

Jiggyminiature3– No verão suba até a colmeia, desta vez existirá uma espécie de alçapão em cima dela, use o Beak Buster e agora você terá que acabar com as abelhas, use o Wonderwing se tiver pelo menos seis penas douradas será moleza.

Jiggyminiature35 – No verão aproveite o rio seco e destrua a pedra que impede o castor Gnarty de entrar em sua casa, mas a casa estará inacessível para Banjo. Então volte no Outono já que o rio estará cheio novamente e dessa vez entre para pegar a Jiggy.

Jiggyminiature3–  Na primavera, encontre um terreiro, próximo ao touro. Note o buraco no centro dele e peide ovos ali para crescer uma planta, no verão Gobi estará perto da planta então faça como de costume e faça-o cuspir toda a água que ele tem para alimentar a planta. No outono volte ao local e você vai encontrar Gobi novamente, não o perdoe e desta vez da planta brotará uma belíssima flor contendo sua Jiggy, para pegá-la basta se jogar da colmeia na flor.

Jiggyminiature3– No outono a casa em construção na árvore estará pronta, agora você poderá pegar a Jiggy que está nela (é visível no verão).

Jiggyminiature3– Nabnut precisará que você pegue seis bolotas para ele. 

– Uma dentro da casa dele, na prateleira mais alta.
– Siga o caminho na frente de Nabnut para encontrar duas. Use o Feathery Flap e o Flap Flip para pegá-las em segurança
– Siga o caminho da esquerda, para chegar em uma janela, quebre-a e mergulhe na piscina para pegar.
– Siga o caminho da direita (que desce), você vai encontrar uma no final dele.
– No circulo do caminho da direita, dessa vez siga para o canto oposto, pegue-o com o Talon Trot.

Ao devolver todas as bolotas Nabnut te dará a Jiggy.

Jiggyminiature3– Na primavera encontre um ovo, logo após a casa de Nabnut, suba nele e quebre-o para liberar Eyrie, o filhote de águia que vai dormir nesta estação. No verão Eyrie pedirá cinco minhocas que são fáceis de encontrar (eu encontrei mais que cinco, sete para ser específico), basta procurá-las no próprio verão e depois entregar ao filhote de águia, ao dar as cinco ele vai crescer e voltar a dormir. Voltando no outono Eyrie precisará desta vez de 10 minhocas, tendo as duas do verão, você precisará de mais oito (procure nos bancos de folhas caídas, na casa de Mumbo, colmeia, vai ser fácil). No inverno Eyrie será uma águia e te dará uma Jiggy como recompensa por ajudá-lo a crescer.

Jiggyminiature310 – Encontre os Jinjos

Jinjos Click Clock Wood

Azul – Topo da casa de Mumbo, no inverno.
Verde – No topo da fase, na primavera, use o Wonderwing ou a forma de abelha para pegá-lo em uma planta carnívora
Laranja – No outono, em um dos bancos de folhas perto da flor (Jiggy 6), use o Talon Trot para pegá-lo
Rosa – Na primavera, dentro da colmeia. Pego apenas como abelha é claro.
Amarelo – No verão, nos campos na entrada da fase onde tem uma colmeia, note o bolo de abelhas sem colmeia, o Jinjo estará perto.

Extra Honeycombs

Extra Honeycomb Click Clock Wood

No inverno, o rio estará congelado, procure um buraco e entre por ele. Cuidado a água congelante faz você perder o fôlego muito mais rápido que o de costume. Siga até a casa de Gnarty, que não costuma receber visitas no inverno, note em uma das prateleiras a Extra Honeycomb

Também no inverno, note a janela de cima na imagem. Quebre-a com o Beak Bomb e entre por ela para encontrar a Extra Honeycomb

Witch Switch

Grunty's Face 9

Em todas as fases você encontra o rosto de Gruntinilda, encontre-o em uma plataforma, no inverno, só acessível por voo. Estando ativado liberará uma das Jiggys de Grutinilda’s Lair, mas especificamente, no topo da árvore no local onde está a entrada para Click Clock Wood.

Saia da fase como abelha!

Grutinilda’s Lair

Antes de ir para a próxima note door, saia da fase como abelha para pegar a ultima Jiggy de Gruntinilda’s Lair. Agora dirija-se a note door de 765 notes, avance por ela. Pronto você chegará ao teleportador do jogo de tabuleiro mais esperado pela velha bruxa, o Grunty’s Furnace Fun!

Grunty’s Furnace Fun

Grunty's Furnace Fun entranceO especial de Banjo-Kazooie é esse, você não vai enfrentar Grutinilda primeiramente em um combate direto, para resgatar sua irmã e chutar a bunda velha e verde da bruxa, você deve primeiro jogar o Grunty’s Furnace Fun. É como um jogo de tabuleiro comum (Ludo, Banco Imobiliário, etc). As regras são simples, responda corretamente as perguntas para avançar e chegar até o prêmio (o primeiro lugar ganha Tooty, o segundo uma máquina de lavar e o terceiro um boneco escroto de Grunty KKK), se errar perde uma Honeycomb, se errar. É claro que você quer o primeiro lugar, já que Grunty quer ficar magra e quer vencer o jogo também. Então vou deixar estilizado aqui todos os quadrinhos, o que cada um contem… Não vou dar as respostas para não tirar a graça da dificuldade. Ah, não se esqueça de liberar o caldeirão dourado logo antes de entrar no tabuleiro, para não ter de ficar refazendo-o toda hora!

Conhecendo o tabuleiro, você poderá seguir o caminho certo até chegar no final, para evitar caminhos desnecessários, ai uma imagem do tal, lembre-se o botão An64 é o único que você vai poder usar para jogar. É hora de testar se você reparou os detalhes do jogo.

Banjo 27Espaço Banjo & Kazooie: Uma pergunta sobre o jogo será feita, sobre qualquer fase ou lugar do jogo, de Spiral Mountain até Click Clock Wood, então cuidado na hora de responder as perguntas para não perder Honeycombs, já que este espaço é um dos mais fáceis de serem respondidos.

Espaço Visual: Grunty irá mostrar um lugar do jogo para você, cabe a você indicar que lugar é.

Espaço Musical: Grunty vai tocar a música de uma fase, ou então vai colocar a voz de um personagem, identifique-o para poder avançar.

Espaço Cronometro: Você deve fazer um desafio que já fez anteriormente em uma das fases (antes era para conseguir Jiggy), dessa vez você vai ter que vencer o desafio dentro de um certo tempo para conseguir avançar. 

Espaço Grunty: Grunty vai fazer uma pergunta sobre a vida pessoal dela, o único jeito de obter respostas é conversando com a fada Bretilda, encontrando ela em Grutinilda’s Lair.  As respostas são aleatórias, então é um espaço que eu costumo evitar.

Espaço Caveira: Vai ser uma pergunta de qualquer categoria, aleatória. A diferença é que se errar aqui você perderá a vida.

Espaço Coringa: O mesmo do espaço caveira, a diferença é que acertando, você ganha duas cartas coringas. Coisa que te permite pular um espaço, para usá-las aperte B. Guarde-as para os espaços caveira ou da Grunty.

Ao terminar o desafio, Grutinilda irá subir as escadas correndo para não ter que encarar as consequências de ter sequestrado Tooty. Banjo o idiota vai correndo até os prêmios e ainda pergunta a Kazooie que prêmio deveria pegar… Depois dessa divertida sequência os créditos são lançados na tela e por sinal são os créditos mais divertidos de se verem, já que grande parte dos personagens do jogo dão as caras para dizer os nomes dos responsáveis pelo jogo. Aliás, todos estavam pensando que o jogo acabou, dando um churrasco em homenagem a isso, quando surge Tooty para estragar a festa e lembrar que Grutinilda ainda está viva no topo da torre. Pronto, de volta ao jogo pegue as vidas espalhadas pelo tabuleiro e suba as escadas que a bruxa subiu.

Grutinilda’s Lair

Libere o caldeirão dourado e avance pela penúltima note door que exige de você 810 notes para avançar. Na próxima sala você encontrará uma plataforma em forma de Jiggy, suba nela e para completar o quadro final você precisará de nada menos do que 25 Jiggys e liberar a porta da esquerda que te levará ao topo da torre. Siga por está porta e encontrará três note doors exigindo: 864 e 828 notes; libere-as para adquirir quantidade máxima de ovos e penas douradas. Na porta de 882 notes você vai encontrar um quadro que precisará de quatro Jiggys para ser completado, com isso suas Honeycombs se tornarão vermelhas, ou seja, agora sua vida estará dobrada. Um verdadeiro tanque para enfrentar Gruntinilda. Agora só resta Dingpot, o caldeirão da bruxa, no centro da sala, aproxime-se dele para o diálogo entre ele e a dupla começar, quando terminar basta entrar em Dingpot para ir até o topo da torre e enfrentar Gruntinilda.

Batalha Final

Banjo 28É a tão sonhada hora de detonar Gruntinilda, a bruxa montada em sua vassoura, a luta é dividida em cinco partes. A primeira Gruntinilda irá te atacar com a vassoura e os dentes afiados (sim os dentes afiados da vassoura). É difícil de esquivar dela, mas é possível, basta se ligar no som da risada dela e rolar, ou se movimentar, uma hora ou outra a vassoura vai empacar, use o Rat-a-tap Rap para acertá-la. Após acertá-la algumas vezes ela irá se irritar e irá te atacar com magias, contra-ataque com o Egg Shot, cuidado com as magias ela tem uma magia que te persegue e tenha uma boa mira na hora de acertá-la para não jogar ovos fora, uma dica é ficar sempre colado nas muretas, assim ela não te acerta e uma hora ela cansa de jogar bolas de fogo abrindo brecha para tomar o contra golpe. Sempre que ela usar a magia de perseguição use o Wonderwing para defender, é o único jeito. A terceira parte é a mais fácil, você deve voar e usar o seu Beak Bomb na bruxa, basta esperar ela parar para usar bolas de fogo que ela vira um alvo fácil, sem contar que a mira dela é ruim. Ao descer ao chão para pegar a Honeycomb ela vai ativar uma barreira para protegê-la e assim ficar invulnerável. Os jinjos virão te ajudar, mas para isso você precisa ficar vulnerável e peidar ovos nos buracos dentro das estátuas, assim eles vão ser libertados e acertarão a bruxa além da barreira destruindo a vassoura dela. Agora vem a parte final e a mais complicada, você precisará ativar o Jinjo final, com o Egg Shot com a bruxa te lançando diversas magias se tiver muita vida encare, se não, entregue o jogo e recomece. Ao ativar o Jinjo final ele vai bombardear Gruntinilda com investidas, que sem muita opção cai de sua torre.

A cena seguinte mostra Gruntinilda indo de encontro ao chão e sendo finalmente enterrada por uma pedra. Ela diz que não vai ficar assim, e pede a Klungo que a resgate. A cena muda para Banjo, Blubber, um Jinjo, Tooty, Kazooie e Bottles na praia com uma mulher bem sensual lhes servindo, depois de uma breve conversa Banjo chama os créditos, mas dessa vez só apresentando os personagens do game. Ao final da apresentação, Mumbo irá aparecer se você não tiver pego todas as Jiggys, ele vai pedir para que as pegue (quando você pegar e já tiver fechado o jogo a cena vai mostrar). Se você tiver pego todas ele vai mostrar segredos que deveriam ser usados no próximo jogo (Banjo-Tooie). Mumbo vai mostrar três imagens de como pegar três segredos pelos mundos de Banjo-Kazooie: o rosa em Treasure Trove Cove, a chave de gelo em Freezeezy Peak e o ovo azul em Gobi’s Desert… Ao final do jogo, já é noite em Spiral Mountain e Klungo está com Grunty que promete a sua vingança

Banjo 30

Mas espera, o que eram aqueles ovos e a chave mostradas por Mumbo ao fim do jogo? É o Stop’n Swop, mas o que é isso? É uma história mal contada que vou explicar abaixo.

Stop’n Swop

Se você for nos locais mostrados por Mumbo na imagem não encontrará nada! Porém se usar cheats (demonstrados logo abaixo) irá desbloquear os locais e o menu do Stop’n Swop no seu menu, como pode ver na imagem abaixo.

Stop'n Swop

Mas qual a finalidade desses ovos e dessa chave? Bem ao certo ninguém sabe, o que se sabe é que a Rare planejava que você tivesse as duas fitas (Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie) então você pegava os ovos em Kazooie e trocava de fita para Tooie, já que o console armazenava um pouco da memória do jogo anterior por 10 segundos inicialmente, acontece que a Nintendo mudou para 1 segundo esse tempo, tornando o Stop’n Swop e sua funcionalidade um mistério até hoje, sendo apenas uma miscelânea no jogo, algo divertido de se ver, porém inútil. Os cheats para obter os ovos estão na seção de cheats, caso estejam curiosos para pegá-los😀

Cheats

Existem vários tipos de cheats em Banjo-Kazooie, todos eles são liberados usando o Beak Buster no castelo de areia de Treasure Trove Cove que funciona como uma espécie de teclado. Você deve ter pego a Jiggy ali para conseguir usá-los. Abaixo as três formas de pegar os cheats.

Cheato

CheattoCheato é um livro mala, que fica escondido por Gruntinilda’s Lair, ele está se escondendo da bruxa que quer usar os feitiços do próprio. Você geralmente o encontra com transformações, já que os lugares onde ele se encontra só são acessíveis por buracos mínimos. Os cheats de Cheatto são os mais uteis já que eles dobram seus estoques, e não saem quando você desliga o videogame, são códigos que incorporam ao seu save. Minha dica é destravar os cheats primeiro e depois voltar ao castelo de areia para obter seus bônus.

Cheattoloc

BLUEEGGS – Você encontra este código na sala atrás da fase Bubblegloop Swamp, onde você desbloqueia Freezeezy Peak. Note no canto esquerdo da sala, um cano, destrua o gelo dele antes com o Egg Shot e volte ali como crocodilo para passar pelo buraco e encontrar Cheato. “Digite” o código no castelo de areia de Treasure Trove Cove e sua quantidade de ovos será dobrada de 100 para 200 ovos!

REDFEATHERS – Este código é encontrado em uma sala escondida, na câmara de lava, onde você libera Gobi’s Valley. Esteja em sua forma de ábobora e atravesse o caminho nada largo (cuidado para não virar abóbora ensopada) para chegar a um buraquinho e encontrar Cheato. Com este código a quantidade de penas vermelhas que você pode carregar vai de 50 para 100!

GOLDFEATHERS  – O mais útil, e o mais complicado de ser pego. Note a parte da esquerda na imagem 3, é onde você pega a Jiggy do Witch Switch de Rusty Bucket Bay, destrua as grades do cano e suba por ele. Agora eleve o nível da água e você terá 30 segundos para ir até a sala de Rusty Bucket Bay e nadar no canto oposto de onde está o caldeirão azul (canto direito da imagem 3). Se você for rápido liberará o código que dobra a quantidade de penas douradas de 10 para 20!

Bottles Moving Picture

Banjo 29

Estes cheats são mais visuais, para quem gosta de rir, certamente são os melhores! Você os obtem de uma forma curiosa, existe um mini-game secreto na casa de Banjo, basta você se posicionar no lugar da imagem e apertar o C^ mirando no rosto de Bottles até ele falar com você, o jogo é um simples quebra cabeça e a cada nível você desbloqueia um cheat. São sete quebra-cabeças para você “montar” é fácil. Os cheats saem se você desligar o videogame, ou sair do jogo e você precisa fazer o mini-game novamente para liberar os cheats.

BOTTLESBONUSONE – Aumenta a cabeça de Banjo
BOTTLESBONUSTWO – Aumenta as mãos e os pés de Banjo
BOTTLESBONUSTHREE – Aumenta a cabeça e as asas de Kazooie
BOTTLESBONUSFOUR – Deixa Banjo em forma de salsicha (o mais engraçado)
BOTTLESBONUSFIVE – Diminui a cabeça de Banjo e aumenta seus pés e mãos (também engraçado)
BIGBOTTLESBONUS – Faz o Bonus One e o Bonus Three ao mesmo tempo!
WISHYWHASHYBANJO – Transforma Banjo em uma máquina de lavar.
NOBONUS – Faz Banjo ou Kazooie voltar ao normal.

Stop’n Swop

Como expliquei lá em cima Stop’n Swop é uma coisa falha, esses cheats mais valem pela curiosidade, já que a utilidade deles é nula! Eu não os usei, estes são copiados da fonte, não se esqueça de “digitar” no castelo sem espaços.

CHEAT NOW YOU CAN SEE A NICE ICE KEY WHICH YOU CAN HAVE FOR FREE – Vai liberar a chave de gelo na casa de Wozza em Freezeezy Peak.
CHEAT OUT OF THE SEA IT RISES TO REVEAL MORE SECRET PRIZES – Vai liberar o ovo rosa em Treasure Trove Cove em uma ilha que vai emergir (Sharkfood Island).
CHEAT A DESERT DOOR OPENS WIDE ANCIENT SECRETS WAIT INSIDE – A porta onde Gobi fica em frente na hora de fornecer a Extra Honeycomb, em Gobi’s Desert, será aberta revelando o ovo azul.
CHEAT DONT YOU GO AND TELL HER ABOUT THE SECRET IN HER CELLAR –
Na adega de Mad Monster Mansion, um dos barris vai ser liberado, revelando o ovo ciano.
CHEAT AMIDST THE HAUNTED GLOOM A SECRET IN THE BATHROOM – O ovo verde será liberado em cima de Loggo (A privada) em Mad Monster Mansion.
CHEAT THIS SECRET YOULL BE GRABBIN IN THE CAPTAINS CABIN – O ovo vermelho vai ser liberado em cima da cama do capitão em Rusty Bucket Bay.
CHEAT NOW BANJO WILL BE ABLE TO SEE IT ON NABNUTS TABLE – O ovo amarelo vai ser liberado na casa de Nabnut (o esquilo), em Click Clock Wood. 

Suprimentos Máximos / Infinitos

Estes cheats não brilham quando você “digita” as letras, só é escutado um som enquanto você “digita” CHEAT (a cada letra). Um som que é repetido quando você encerra o código. Podem ser usados a qualquer momento no jogo, e são uma espécie de debug que os programadores colocaram no jogo, para consertarem os bugs com mais facilidade. Os cheats são apagados depois que você salva e sai do jogo.

CHEAT BANJO BEGS FOR PLENTY OF EGGS – Ovos infinitos
CHEAT NOW YOU CAN FLY HIGH IN THE SKY – Penas vermelhas infinitas

CHEAT A GOLDEN GLOW TO PROTECT BANJO – Penas douradas infinitas
CHEAT GIVE THE BEAR LOTS OF AIR – Ar infinito enquanto nada
CHEAT LOTS OF GOES WITH MANY BANJOS – Vidas infinitas
CHEAT DONT BE A DUMBO GO SEE MUMBO – 99 Mumbo Tokens
CHEAT AN ENERGY BAR TO GET YOU FAR – Todas as 8 Honeycombs serão suas.

Existem mais cheats, como os de abrir as note doors, abrir fases, liberar movimentos e até mesmo criar objetos nas fases, como disse são cheats de debug que não tem utilidade nenhuma, não vou postá-los por considerá-los muito inúteis.

É isso espero que tenham gostado, e desculpem a demora, como sempre!
Thel assinatura

Publicado em 7 de julho de 2013, em Sequências de Detonados e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Mano, esse momento é de muita emoção pra mim, mais de 17 anos que joguei essa poha e nunca vivi em paz pensando na desgraça dessa chave do gelo, agora baixei um emulador pra desvendar esse mistério e graças a internet a gente agora sabe de tudo, posso seguir a vida em paz depois disso. kkkkk

    Curtir

  2. Na parte do Stop n Swop, pra aparecer eu tenho que digitar tudo que está dizendo? Tipo
    CHEAT NOW YOU CAN SEE A NICE ICE KEY WHICH YOU CAN HAVE FOR FREE eu tenho que digitar no sand castle tudo?

    Curtir

  3. Que otimo detonado me ajudou muitos quando nao sabia oque fazer muito bom esse site façam um desses como o Banjo Tooie

    Curtir

  4. olá estou jogando agora mas tenho uma duvida como ”DIGITAR” o tal codigo nessa parte BLUEEGGS – Você encontra este código na sala atrás da fase Bubblegloop Swamp, onde você desbloqueia Freezeezy Peak. Note no canto esquerdo da sala, um cano, destrua o gelo dele antes com o Egg Shot e volte ali como crocodilo para passar pelo buraco e encontrar Cheato. “Digite” o código no castelo de areia de Treasure Trove Cove e sua quantidade de ovos será dobrada de 100 para 200 ovos! como eu faço para digitar me respondam por favor

    Curtir

  5. parabens pelo tuto..um abraço

    Curtir

  6. Olá amigos,

    Estou aqui de novo para avisar que há alguns sites copiando conteúdos de vcs:

    snes1990

    gamertowerofficial

    bretastecnologia

    Não sei se eles têm ou não permissão para isso, mas acho uma falta de respeito para quem escreve artigo tão grandes e bem escritos, de repente ser plagiado. Também tinha descoberto outros, mas esqueci de salvar aqui =(

    Se eu descobrir mais, volto a comentar.

    Curtir

    • Vish cara tanta cópia que nem consigo ver todas, esses três eu realmente não sabia, obrigado por nos contactar, se quiser ajudar ainda mais a acabar com essas cópias recomendo que procure como denunciar sites, seria uma grande ajuda. Única coisa q eu mudei voi tirar o link e deixar só o nome dos sites, não quero que ninguém clique no link, esse tipo de sites lixo, não merecem nem 1 visualização.

      Obrigado cara.

      Curtir