Master System – Black Belt – Análise / Detonado / Dicas / Segredos / Cheats

Linda essa capa, não é?

Linda essa capa, não é?

Análise:

Antes de falar do jogo, vamos falar de um mangá(e anime também), Hokuto no Ken, foi um grande sucesso e um dos primeiros do gênero. Na década de 90 o mundo passou por uma grande guerra nuclear, que quase devastou a vida, praticamente ou os humanos viram fazendeiros miseráveis que mal conseguem comer, ou  viram verdadeiros Punks, que roubam vilarejos e destroem vidas, e nesse clima de miséria a é contada a história de Kenshiro, ou apenas Ken que é o herdeiro da arte marcial Hokuto ShinKen, que que consistem em pressionar um dos 708 pontos de poder oculto do corpo, causando os mais terríveis resultados, como cabeças explodidas, corpos rachados ao meio ou até mesmo controle das funções do corpo.  Sua namorada foi sequestrada no maior estilo princesa Peach,  e então ele segue sua jornada matando enfrentando vários mestres em artes márcias para trazê-la de volta. Não vou me aprofundar nos detalhes, pela simples fado desse blog ser de games e não de animes, recomendo que assista a série, mas achar os episódios fica por sua conta.

Na onda do sucesso saiu para Master System o jogo Hokuto no Ken, que trazia muito do que era lido ou assistido para o console, ok cabeças não explodem os inimigos apenas caem com um efeito de espelho quebrado, mas o ambiente de combate é bem demostrado, o fundo do cenário e muito bom algumas da músicas também, lógicamente os chefes são personagens relevantes a história original, e para minha surpresa até os sub chefes são.

Agora finalmente chegamos ao nosso game em questão, Hokuto no Ken teve problemas com a versão internacional e não poderia ter a história do mangá, eis que então nasceu o Black Belt. Já que não era possível usar o jogo original e não lança-lo internacionalmente seria muito pior, mesmo sendo modificado Black Belt é o 10º mais vendido do Master System, a solução foi como citado antes, modificar o jogo e remover os elementos da história inicial. O que isso quer dizer? Simples, alterar tudo graficamente e deixar o resto!!! Ken virou Riki o mundo pós apocalíptico ficou bem mais “agradável” como por exemplo, a fase que era um deserto com uma cidade destruída no fundo, virou uma campina verde com uma cidade perfeitamente boa no fundo, um soldado virou algo que eu acredito ser um palhaço e outras tosquises do tipo. Mesmo tendo uma razão perfeitamente lógica para as alterações, eu simplesmente acho que eles exageraram, em certos momentos o jogo fica até mongol e sem sentido(tipo a parte do palhaço), de fato, isso não muda o fato desse game  ser muito bom, mas tira um pouco o sentido dele.

Algumas das outras coisas que não gostei foi todos os inimigos terem exatamente o mesmo tamanho, mesmo que por exemplo, o terceiro chefe deverias ser um Demônio Gigantes, que por sua vez foi subsistido por um lutador de Sumo, os inimigos nas fases são um pouco irritantes, pois em cada fase serão sempre os mesmos.  Além de explorar demais a repetição, qualquer um fecha o jogo em um dia ou menos jogando, por pior que seja o jogador, o problema é que quase não ha dificuldades, além dos chefes, sendo que neles se você souber os comandos certos também serão muito simples, a grande questão do jogo é sua capacidade de desenvolver uma sequencia de movimentos que derrote os 6 chefes, sendo que como você só pode pular, abaixar, socar e chutar, isso e torna meio fácil.

De longe, os bons aspectos superam por muito as fraquezas, Black Belt é um Beat’em Up pra lá de agradável, as lutas com os chefes são épicas na primeira vez. Eu acho o sistema de sair andando linearmente fase matando inimigos bem relaxante kkkkk, além dos sub chefes estarem lá para entretê-lo. Ter uma barra de HP, por que imagine como seria jogar tudo isso sem poder tomar dano! Não duvide de mim, muitos jogos são assim.

Ponto Forte: O conjunto em geral, deixa o jogo muito bom, mas se for pra pegar apenas um fato como forte,  são os chefes, que mudam completamente os estilo do jogo,  se igualando a um jogo de luta nesses momentos.

Ponto Fraco:  A Capa Alterações a parte, vamos dar uma fraqueza do jogo. Acho que ele apela demais para tentar te matar até você descobrir como vencer o chefe, outro exemplo é o fato de você ter que vencer as lutas com um golpe específico.

Nota: 7,9 / 10,0*

*Não reclamem da nota ok, Hokuto no Ken é um ótimo jogo que ganha uma nota muito maior, mas essa análise é sobre a modificação americana dele.

Comandos:

← / → Move o personagem

Abaixa

Pula
↓ + ↑
Grande Pulo
A Soco
A + ↓ Soco Rasteiro
B Chute
B + ↓ Chute Rasteiro
B + ↑ Chute Aéreo

Índice:

Dicas: Detonado: Cheats:

Black_Belt_Titulo

Dicas e Segredos:

– Não adianta ficar matando inimigos parado, você literalmente não irá a lugar algum, então sempre siga em frente.

– No alto da fase passarão voando alguns itens, quase todos curam, a única exceção é a imagem abaixo, este item te deixa invencível temporariamente, não funciona nos chefes, mas funciona para os sub-chefes.

Black_Belt------

– Pessoalmente eu passo dos inimigos comuns das fases, apenas nos chutes, socos são meio lerdos e com menor alcance.

– Antes da luta contra o chefe, sua vida será restaurada, então não se preocupe de chagar la com vida crítica.

– Se ver um item no topo da fase, sempre tente pegar, mesmo que depois você apanhe um pouco, a menos que esteja com a vida cheia, aí pegue apenas se for o item de invencibilidade.

– Um golpe seu mata apenas 1 oponente, mesmo que existam 2 ou mais no mesmo lugar, então se tiverem mais de um a sua frente, não vire de costas até acabar com todos.

– Se a coisa estiver ruim no chão da fase, de um pulo alto e caia em algum lugar melhor.

-Depois de derrotar um Sub-chefe, se você morrer, você voltará depois de ter vencido ele.

-Se estiver com problemas nos Sub Chefes, tente pegar o poder da invencibilidade e correr até ele.

-O jogo pode ser jogado com 2 players, mas um de cada vez, tornando essa opção pouco útil.

-Vidas extras serão ganhas ao alcançar 100.000 pontos e 300.000 pontos.

Detonado:

História:

Como dito na análise, esse jogo é um versão alterada de Hokuto no Ken, a história tecnicamente é a mesma. Houve uma grande guerra nuclear nos anos 90, o planeta foi devastado, mas a humanidade sobreviveu e por ai vai, você controla Riki(Kenshiro no original), e deve salvar sua namorada Kyoko(Yuria no original) das garras de vários lutadores de artes marciais. Não sei dizer se essas  informações vinham em algum tipo de manual com o cartucho, mas o jogo em si remove quase todos esses elementos,  mudando os cenários e a aparência dos inimigos, mas paciência, é a vida….

Obs: Como esse jogo é apenas uma modificação do original, não vou entrar em detalhes sobre os inimigos, pois eles são apenas versões do que são no original, então farei o artigo do Hokuto no Ken para você poder visualizar por si mesmo as alterações.

Fase 1:

As fases funcionam assim, você deve andar pelas fases e derrotar(ou não) os inimigos comuns, em alguns pontos da fase você luta com Sub Chefes, esses sim são obrigatórios, mas não se esqueça de seguir em frente nas fases, se não vai ficar a vida toda lutando com os inimigos comuns e o jogo vai dar game-over.

Black_Belt_Fase1

Sub-Chefes:

Black_Belt_Sub1-1 1-Um açougueiro atirador de facas, fácil de se esquivar, abaixando você desvia das altas e pulando das baixas, se ir pro confronto corpo a corpo terá grande vantagem.
2-Bem fácil, é só atacar quando ele terminar de girar o bastão.Black_Belt_Sub1-2
Black_Belt_Sub1-33-Esse parceiro aqui é um verdadeiro kamikaze, ele se atira loucamente em cima de você, basta ir um pouco ao lado e atacar enquanto ele está no ar.
Black_Belt_Sub1-44-Um gordo fraco, a habilidade dele é não ir para traz ao ser acertado, mas idaí, basta atacar ele e pronto, vai levar 1 ou 2 golpes, mas vai se curar depois de ganhar dele mesmo.

Chefe: Ryu

Um pouco chato, mas não muito, o modo com que eu mais gosto de vencer e pular e chutar a cabeça dele, evite tente dar 2 hits nele, ataque uma vez e recue, eventualmente ele vai dar uma de fujão, se isso acontecer, evite de atacar(mas se ele der mole pode dar uns socos), espere ele voltar a posição de batalha, e se você estiver na parede, evite tomar o combo chato que ele faz. Quando o HP dele estiver perto de acabar será preciso finalizar a luta com um soco.

Obs: Eu sei que a fraqueza dele são os socos, mas eu acho mais simples o vencer chutando, isso é pessoal.

Fase 2:

Tão simples quanto a primeira, a única diferença é que as vezes seus inimigos pularão, mas não se preocupe, se for este o caso você pode fazer 2 coisas, a primeira e medir a onde ele vai cair e acetá-lo antes, a segunda e dar um soco se ele cair muito perto de você.

Black_Belt_Fase2

Sub-Chefes:

Black_Belt_Sub2-11-Este cara é um pouco complicado, se estiver com a vida alta, você pode tentar simplesmente cair pra cima dele ou se quiser ser mais cauteloso, tente dar um chute enquanto pula, ele precisa estar próximo a parede para ser mais efetivo, 4 ataques e fim de luta.
Black_Belt_Sub2-22-Primeiramente você nem irá vê-lo, ele atacará com 2 facas, 2 vezes, se esquive com o pulo alto, depois que ele aparecer será uma luta fácil, golpes aéreos são bem efetivos.

Chefe: Hawk

Mais fácil que o primeiro chefe, ele é fraco contra chutes, então basta fazer quase o mesmo que fez contra o primeiro chefe(se seguiu minha estratégia), chutes altos, sendo que ainda é possível acertar um chute normal na sequencia, ou seja 2 hits para facilitar essa luta precisa ser vencida com um chute. Sobre o chefe, ele tem atira uns projeteis que causam pouco dano, mas são bem irritantes, e seus golpes físicos tem pouco alcance. Também é possível vencer a luta, explorando combos de socos, mas será preciso ser bem rápido.

Fase 3:

Mais fácil e mais curta, não tenho nem o que comentar, aproveite!

Black_Belt_Fase3

Sub-Chefes:

Black_Belt_Sub3-11-Um acrobata, ele vai tentar pular toda hora, então será muito fácil, apenas veja onde ele vai cair e ataque, e ainda assim da pra ganhar só caindo em cima dele na porrada.

Chefe: Gonta

Esse é o típico chefe que afunda todo mundo, parece invencível, derrota todo mundo na primeira vez, e no final é fácil demais. Vamos analisar o que ele faz, se você estiver longe, ele vai dar a investida, se estiver perto, vai começar a pular, e se estiver a media distância ele vai socar o ar. então o que fazer. Primeiro de tudo, já comece a luta segurando o botão de baixo e logo no começo de o pulo alto, depois que cair no chão, fique a média distancia dele e ataque rapidamente, pode ser com chutes altos mesmo, assim será uma vitória simples se repetir o processo. Termine a luta com um chute.

Fase 4:

Cheia de ninjas que são bem mais rápidos que os outros inimigos de fases, algumas águias aparecem na fase só pra te atrapalhar…

Black_Belt_Fase4

Sub-Chefes:

Black_Belt_Sub4-11-Ninja vermelho, nunca tente lutar de frente com ele, além de ser rápido, ele ta ataca várias vezes por segundo. Tente ficar em algum canto longe dele e ataque pulando.
Black_Belt_Sub4-22-Dois irmãos bem difíceis, o melhor a fazer e escolher 1 e atacar até o derrotar, depois vai no outro, e logicamente se esquive dos tiros deles.

Chefe: Oni

Ele é um problema, foi criado para ser imune a todo que você fazer nele, e para piorar ele inda te contra ataca. Então qual sua fraqueza? Ele só fica vulnerável por em um único momento, quando esta atacando, o problema é, ele só ataca se você agir. Existem duas maneiras de se vencer, ou você ataca ele, toma o contra ataque e ataca de novo(ou seja, toma um ataque, depois ataca) infelizmente usando esse modo você irá terminar a luta com quase nada de vida, ou seja, se errar 1 golpe já era… A outra maneira e ficar parado no canto da tela, depois de um tempo ele irá te socar, nesse instante chefe ele rápido, a vantagem desse modo é que as vezes ele erra o soco, então você terá um ou duas chances de errar seu golpe.

Fase 5:

Finalmente a originalidade acabou, essa fase é a mesma que a segunda, só que de noite. Os inimigos da fase são até fáceis comparados aos ninjas da fase anterior.

Black_Belt_Fase5

Sub-Chefes:

Black_Belt_Sub5-11-Uma dupla de atiradores, mesmo esquerda da dupla da fase anterior, escolha um e ataque até o fim, depois faça o mesmo no outro. Uma vantagem aqui é que os dois pulam, então é só ver onde eles vão cair e atacar.
Obs: Você enfrenta esse Sub Chefe três vezes, outra prova de que a originalidade acabou kkkk.

Chefe: Rita

Depois de pensar um pouco cheguei a conclusão de que essa luta é sacanagem kkkkk A dificuldade é muito baixa, pois tem um segredo para a derrotar, e certamente essa fase mostra que o grande objetivo do jogo é fazer você morrer e ter que tentar novamente(Ok, isso é bem comum em jogos dessa época).

Rita é invulnerável a todos os seus golpes menos 1, e essa fraqueza se altera de acordo com quantos golpes ela ja tomou, entendeu? Preste atenção, seu primeiro golpe deve ser um chute comum ou alto, o segundo deve ser um soco, o terceiro(e pior) é um soco baixo, o quarto é um chute baixo. Essa ordem se repede duas vezes, não esqueça, se dar outro golpe além do certo, ela simplesmente não sofrerá dano. Quando o oponente estiver a um golpe de morrer, será preciso ficar a longa distância dela, ele(a) irá pular e atacar, você precisa dar um chute aério antes que vá para o chão.

Fase 6: Wang

Não a fase, apenas o chefe. Essa luta é uma verdadeira briga de gato e rato, e por sorte você é o gato kkkkk. Basta ficar dando chutes aerios nele, corrar atrás dele se preciso, pode demorar um pouquinho, mas será fácil. Será preciso vencer a luta com um soco.

Ao vencer Wang virá uma estátua e nosso heróis resgata a donzela, e termina com a última mensagem:

Você finalmente derrotou o chefe, e temporamente trouce paz ao mundo. Agora com a experiencia que você ganhou e o amor de Kyoku's para sustentá-lo. Continue a lutar adiante por uma vitória ainda mais estimulante.

Você finalmente derrotou o chefe e temporamente trouce paz ao mundo. Agora com a experiencia que você ganhou e o amor de Kyoku’s para sustentá-lo. Continue a lutar adiante por uma vitória ainda mais estimulante.

CHEFES: o áudio, ta levemente fora de sincronia, mas paciência.

Cheats:

Fase Secreta:

Para liberar a fase 7, você precisa usar um cheat na tela que aparece a mensagem da imagem acima, basta pressionar os botões de socar e chutar, e apertar repetidamente o direcional para cima.

A fase 7 é um modo survival, onde você luta com todos os 6 chefes, suas vidas serão as mesmas de quando fechou o jogo, e não haverá recuperação de vida entre uma luta e outra. Boa sorte!

Black_Belt_Fim

Os dois cheats abaixo, eu não consegui fazer, mas como eles vieram da mesma fonte do cheat acima que funcionou, não devem ser tão falsos, talvez só funcionam no console.

Vidas Infinitas: Não boto fé nesse, mas vamos lá. Será preciso jogar usando o console original. Comece o jogo e aperte o batão de socar, o jogo se inicia com a tela vermelha, segure o botão de reset, Riki vai andar na fase e morrer, solte o Reset. Comece o jogo de novo e você terá vidas infinitas, o fundo da fase pode ficar meio bugado.

Selecionar Fases: Na tela de título aperte usando o player 2: ↑ – ↓ – ← – → – ↖ -↗ – ↘ – ↙ – ↓(X7) – ↑ – ↗ – ↗ . Aparecerá um valor na tela, cada valor representa uma fase ou chefe, segue a tabela.

Número Fase
0 Fase 1
1 Fase 1 – Chefe
2 Fase 2
3 Fase 2 – Chefe
4 Fase 3
5 Fase 3 – Chefe
6 Fase 4
7 Fase 4 – Chefe
8 Fase 5
9 Fase 5 – Chefe
A Chefe Final

Por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 25 de novembro de 2013, em 3-Master System e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Das vidas infinitas funciona, Já fiz no meu Master System II…

    Curtir

  2. Esta ai um jogo que joguei muito no meu Master System viu bons tempos esses curtia pra caramba jogar ele fazia questão se pegar emprestado com um amigo e joga-lo para tentar zerar mas nunca consegui chegar longe o bastante.

    Curtir