SNES – The Legend of Zelda: A Link to the Past – Análise / Detonado parte 1

Zelda a link to the past capaOs primórdios da série Zelda não são um segredo para ninguém, a série começou no NES e teve dois títulos para o primeiro console da Nintendo. Com quatro anos de hiato para seu antecessor, a série Zelda, chegava ao SNES, em 1991, com The Legend of Zelda: A Link to the Past, cujo subtítulo original é Triforce of the Gods. O jogo chegou chegando, a coisa mais sábia que fizeram foi retornar a câmera para a visão aérea que tinha sido perdida em Zelda II: Adventure of Link. Isso com certeza te da uma perspectiva maior, e uma sensação melhor de liberdade, é claro que diminui a realidade e a dificuldade, porém não sou do tipo que procura essas coisas em um game. Graficamente o jogo é impecável com cores vivas e cenários muito empolgantes, os ambientes são sensacionais. A história deste Zelda fala de um Link do passado, diferente ao do Link dos dois primeiros Zeldas, realçando o fato de que Link e Zelda são personagens que reencarnam muitas e muitas vezes para salvar Hyrule. Continuando com a história, Link acorda uma noite com uma mensagem telepática da princesa Zelda, que foi capturada pelo bruxo Agahnim, o tal bruxo usurpou o trono de Hyrule e capturou outras donzelas, planejando romper a barreira criada pelos sábios para o Dark World, o mundo onde está selado o senhor das trevas, o já conhecido Ganon, Link deve pegar a tradicional Master Sword e impedir os planos maléficos do bruxo. A história é claro não é o primor deste jogo, ela é bem rasinha, e para a época ela é satisfatória, já que não precisa ser o ponto forte de um game magnifico como este, mas então, o que vai fazer uma pessoa virar a cabeça jogando Zelda?

Com certeza o melhor fator e mais impressionante neste Zelda é a transição entre os dois mundos, o que torna a exploração e o seu modo de jogar muito mais interessantes. Um lugar no Dark World tem um correspondente próprio no Light World, um exemplo: no Dark World um lugar está acessível, porém no Light World ele está inacessível, usando um item você pode ir do Dark para o Light World e acessar tal lugar descobrindo segredos, e vice e versa. A exploração no jogo é sensacional, além das tradicionais Pieces of Heart, você tem uma vastidão de itens a serem pegos, alguns úteis, outros não. As dungeons também são coisas a serem destacadas, elas são grandes e oferecem desafios que não exigem muita inteligência, mas sim MUITA paciência e senso de navegação, por isso é bom SEMPRE estar atento aos mapas das dungeons. A fórmula clássica de Zelda também é forte já que ela pode ser manjada, mas não é tão simples assim, passar pelas dungeons e pegar seu maior tesouro, não te enjoa a jogar, pelo contrário ir para a próxima dungeon e enfrentar o próximo desafio é realmente empolgante!

Mas nem tudo são flores, em Link to the Past. As músicas repetidas, o que mostra um certo descaso, em não usar uma OST por dungeon são uma coisa que irritam no jogo, fora a música de Hyrule Field, tanto no Light quando no Dark World que é gostosinha as outras são muito chatinhas e é melhor jogar no mudo, outra coisa horrenda neste Zelda são os chefes, poucos deles oferecem um real desafio depois de uma dungeon turbulenta tudo que eu esperava era um confronto com um chefe que valesse a dungeon e não é bem assim que as coisas acontecem, alguns chefes são muito nada a ver e não são legais. A história e alguns itens também são coisas bobas, que contam contra o jogo.

O fato é, se você é fã de Zelda, não pode deixar de jogar este jogo, eu já o fechei umas quatro vezes, a questão é que mesmo que você já saiba de tudo que o jogo tem para oferecer, o jogo vai ser como foi a primeira vez: fantástico, magnifico, empolgante. The Legend of Zelda: A Link to the Past é um jogo obrigatório na sua biblioteca de jogos, seja no PC, ou em mídia física, pois jogá-lo é uma experiência que vale a pena ser vivida várias e várias vezes.

Nota: 9,4 /10

Comandos

YSNES Usa um item selecionado
XSNES Acessa os mapas
bsnes Principal botão de ataque
aSNES Levanta / Corre / Conversa
start Acesso ao inventário
Select Salva o game

Mapa

Zelda MapaO mapa é o seu principal item de navegação no jogo, seja em mundo livre, ou em uma dungeon, esteja sempre ligado no seu mapa, Este é um mapa de Hyrule que achei na net, e que provavelmente é de um guia oficial do jogo. Posicionando a rosa dos ventos no centro do mapa onde está Hyrule Castle: ao norte está a Death Mountain, ao Nordeste está Zora’s Waterfall, no leste Eastern Hills, no sudeste Lake Hylia, ao sul Swamp Ruins, ao sudoeste Desert of Mistery, ao oeste Kakariko Village e por fim no noroeste está Lost Woods. Caso não consiga ver as letrinhas mais miúdas aconselho vocês a baixarem o mapa e verem ele com zoom.

Detonado

Use o mapa acima como referência de Hyrule, use também seus conhecimentos de localização com os mapas e os pontos de referências nas imagens. Com o nome em laranja estão as dungeons. É bom ler este detonado seguindo a parte de Itens e de Piece of Hearts em conjunto.

Detonado: Parte 1 Parte 2 Parte 3
Database: Inventário Heart Pieces Bestiário

Hyrule Field
Link vai acordar com um chamado estranho, enquanto dorme. Ninguém menos que a princesa Zelda está pedindo ajuda já que está presa na masmorra do castelo. Ela conta que o bruxo Agahnim fez algo com outras garotas desaparecidas e que só Zelda sobrou. Ainda no mérito Zelda concluí que Agahnim tomou controle do castelo e planeja liberar os sete selos que liberam Ganon. Link acorda assustado e seu tio (sei lá sempre pensei que fosse o tio) diz que já vai voltar. Agora você toma o controle, não perca tempo e pegue o baú que está no quarto, você vai adquirir o primeiro item do game: Lamp Zelda 1Junto com a Lamp, está uma carta do seu tio, dizendo que existe uma passagem secreta para entrar no castelo. Saia da casa e siga o caminho para o norte até encontrar uma ponte, o portão do castelo está bem guardado, então pegue o caminho da direita (oeste) e avance até encontrar uma grama no centro de um quadrado em especial, levante-a para descobrir um buraco e se jogue nele.  Seguindo o caminho você vai encontrar seu tio, ele diz que não queria te envolver nisso, mas acaba te dando a sua principal arma e a mais característica de todos os Zeldas: Fighter’s Sword & Shield. Avance e você já vai testar sua perícia com a espada já nesta sala, destrua os guardas e pegue o baú com míseras cinco Ruppees. Destrua os vasos para conseguir encher um pouco sua Magic Meter, o objeto branco na sala é uma espécie de pia é nele que você usa a Lamp, mas por agora ainda é inútil. Vá para a porta e agora você está nos jardins do castelo, perceba então que sua entrada sutil foi por água abaixo, não perca tempo com os guardas e entre no castelo.

Hyrule Castle
A partir da entrada tanto a porta da esquerda quanto a porta da direita vão te levar ao seu destino, pegue-as e siga para o norte, ignorando escadas, até chegar em uma sala com quatro estátuas, no caso a da imagem abaixo Zelda 2Continuando pelas escadas você estará no B2 no castelo, destrua o guerreiro azul, ele vai dropar uma Small Key. Pegue-a e depois abra o baú no centro da sala para adquirir o Map da dungeon, para usá-lo aperte XSNES. Avance pela porta usando a chave e neste saguão tome cuidado para não tombar no vazio e profundo buraco que tem por aqui, procure usar golpes de espada para jogar seus oponentes por eles. Passando esta parte o próximo local tem um oponente verde e uma porta com chave, ao matar o guerreiro você vai obter acesso a sala da esquerda, siga por ela, mate o guerreiro e obtenha mais uma Small Key, abra o baú e obtenha o Boomerang, equipe-o e avance pela porta que estava trancada. Depois dela você vai passar por um caminho simples e chegar até as masmorras, onde Zelda está presa. Porém há um cavaleiro mais forte protegendo-a, se posicione no local da imagem abaixo para não ter dificuldades com ele, sempre jogando os vasos em cima dele para poder causar um dano maior. Zelda 3Dois vasos serão necessários para você adquirir a Big Key do guerreiro com a maça. Agora liberte Zelda e pegue o baú com cinco rupees, agora ela vai te acompanhar até uma passagem secreta que tem no castelo. Siga para o hall de entrada do castelo, usando o Boomerang para paralizar os oponentes e não ficar perdendo tempo. Ao chegar no hall de entrada Zelda irá falar com você que a passagem secreta se encontra na sala do trono, suba as escadas que tem no hall de entrada e continue para chegar até o 2F. Na sala do trono note o painel de espadas na parede, na imagem abaaixo. Zelda 4 Secret Passage
Empurre-o e você descobrirá a passagem secreta. Agora sim você vai precisar da lanterna. Nesta primeira sala até que nem tanto, cuidado com os ratos porque eles são chatos, siga para a direita e vai encontrar as escadas para descer ao 1F. Bem acender uma das tochas aqui vai te ajudar a matar as cobras que são muitas, mas nada específico, desça mais um andar. No B1 siga reto e vire para a direita para achar o baú com a chave que vai abrir a porta para a próxima sala, que é bem simples, apenas entre pela porta e avance, a terceira sala do B1 é grande e para você achar a porta dela vai precisar acender as tochas, mas se você não quiser perder tempo siga a parede de cima da sala e vai encontrar a porta. A ultima sala é a penúltima e está cheia de monstros e trancada por uma porta, mate todos os monstros e um deles vai te dar a chave (eu sempre dou o azar de ser o último monstro a dropar a chave). Pronto acabou o sufoco, você não vai estar mais no breu total, agora o caminho é fácil, avance pela sala, empurre o bloco do meio e suba as escadas para o 1F. Avance e chegará em uma sala com duas alavancas, Zelda vai apontar qual é, e bem, ela não tem os braços muito visíveis, então puxe a alavanca da direita para abrir a porta, a da esquerda vai fazer monstros aparecerem. Fazendo isso você vai sair no Sanctuary.

Sanctuary
Ao chegar Zelda irá falar que Link a salvou e dirá que o bruxo tinha planos para usa-la e quebrar o selo que prende Ganon no Dark World, ela implora para você não deixar os planos de Agahnim se concluirem. No final ela diz que a Master Sword pode ser a única salvação, para concluir ela diz que o ancião de Kakariko Village é descendente de um dos sábios e pode te ajudar a conseguir a Hyrule Sword, ela marcará a casa dele no seu mapa. Pegue o baú do lado da passagem secreta que contem um Heart Containner. Saia do Sanctuary.

Hyrule Field
Simples, acesse seu mapa com o XSNESSiga para o ponto no mapa onde tem um x, piscando. A direção é sudoeste, elimine os oponentes e você vai chegar até Kakariko Village.

Kakariko Village
Principal vilarejo do jogo, aqui moram praticamente todas as pessoas de Hyrule. Muito cuidado ao se aproximar das pessoas por aqui, já que elas estarão com medo de Link, já que a culpa pelo sequestro da princesa caiu toda sobre Link. Então evite se aproximar. Há algumas coisas importantes a serem feitas aqui, antes de ir para a casa do ancião siga para o canto superior esquerdo da vila (Nordeste). Suba a rampa e procure se jogar em um buraco, pegue os baús em um deles você irá encontrar bombas, saia desta caverna e siga para o sul e irá encontrar uma casinha (a da primeira imagem), use uma bomba na entrada dela para revelar uma passagem, entre por ela para aumentar seu estoque de bombas. Agora a segunda imagem, ela mostra duas setas, as duas levam a dois itens de interesse no jogo e em Kakariko Village. Primeiro siga pela seta vermelha, você vai entrar no fundo do bar e encontrar um baú com o seu primeiro Magic Bottle. Volte e ainda reparando na segunda imagem, siga a seta branca você vai encontrar uma casa com um garoto dormindo, pegue um dos vasos e jogue-o na parede para acordar o rapaz (note a cara de Mario no quadro, um puta easter egg). O garoto está doente e vai te fornecer a Bug Catching Net, item de EXTREMA utilidade no jogo, mas só pode ser pego depois do primeiro Bottle, além disso você ainda pode comprar por 100 Rupees o seu segundo Magic Bottle com um indiano perto do centro da vila. Zelda 6A ultima e terceira imagem, a inferior, vai te levar ao lugar onde o ancião de Kakariko Village mora. Ao entrar no local fale com a velhinha e ela irá responder que não sabe onde seu marido está já que ele sumiu desde que o bruxo sequestrou as damas, descendentes dos sábios. Ela então irá contar sobre a Master Sword, uma espada lendária que foi forjada para enfrentar corações sombrios e que está adormecida na floresta. Ela então pede para que você pergunte as pessoas na vila onde o velho está. Vá para a esquerda da cabana onde você explodiu uma bomba, em um jardim com galinhas, fale com o garoto de cabelo azul e você vai falar que ele o ancião, que é seu avô, está escondido no palácio no leste. E vai marcar no mapa, use o mapa e siga até o novo ponto marcado, que está para o leste. Eastern HillsZelda 7A partir destas escadas da imagem (que estão na esquerda da entrada do local), cuidado com os monstros que se fazem de estátua, são chamados de Armos (ArmosBrown1). Siga reto, ignorando os Armos, até encontrar um buraco para pular e encontrar uma cabana, entre nela. O ancião de Kakariko Village, se chama Sahasrahla (que nome horrendo sério), ele vai elogiar a coragem de Link e dizer que para empunhar a Master Sword, Link precisa dos três pingentes da virtude. Como prova de coragem Sahasrahla pede a Link o pingente que está no East Palace. Se você o fizer ele te contará mais sobre a lenda e te dará um artefato mágico. Agora suba as escadas e volte um pouco no caminho onde tem um Octorok (Octorok), partindo dele siga para a direita, pule na parte que da para pular, já que tem um Armos estará protegendo as escadas. Suba o jogo de escadas próximo e depois suba as escadas da direita e o próximo jogo de escadas, o piso vai estar diferente e pronto, você estará no Eastern Palace.

Eastern Palace
De cara já levante o pote do centro e pise no botão, isso vai liberar a porta do centro siga por ela, novamente pise na parte do chão que parece mais alta para liberar a porta e você poder avançar pelo corredor. A próxima sala existem bolas de ferro gigantes vindo na sua direção aproveite quando duas seguirem pelo mesmo caminho e avance, só tome cuidado com a bola grande avance, mas não suba as escadas siga por um caminho a esquerda para encontrar um baú com 100 Rupees. Você chegará ao salão principal da dungeon, vá para a direita e abra a porta, a sala da direita está cheia de Stalfos (Blue Stalfos), ignore-as e encontre uma porta na direita superior, onde um Anti-Fairy (AntiFairy1) fica rodando a sala com cinco potes, só para você se sitiar ai está uma imagem Zelda 8Avance e vai encontrar um baú com o Map. Pegando o mapa pule e saia para volta na sala cheia de Stalfos, se quiser matá-los use o Boomerang é mais fácil, porém mais demorado. Volte ao salão principal e siga para o caminho que sobrou, que é o da porta na posição contrária de onde você está (entendeu? Não? é só seguir reto) . Outra sala com Stalfos, ignore-os novamente e avance, a próxima sala irá se fechar sozinha, note ossos no chão dela, você enfrentará três Stalfos aqui, jogue os jarros neles que matam de primeira, as portas se abrirão, avance pela porta do topo da sala.  Nela você vai encontrar o Compass da dungeon que mostra onde está o Boss da dungeon. Continue seu caminho e chegará até a parte de baixo da sala principal, a imagem a baixo segue como sua próxima referência Zelda 9Você não vai poder abrir o baú grande sem a Big Key, e também não pode com os Eyegore (EyegoreGreen2), sem o equipamento certo. Recomendo então que você avance pelo caminho da direita, vá por ele até encontrar uma sala escura, corra para a direita e não ser atingido pelo Anti-Fairy (aquele bumerangue vermelho, são dois aqui cuidado), entre na porta no canto direito desta sala escura e ainda vai continuar no breu só que dessa vez na adorável compania de Stalfos, jogue jarros neles caso esteja com problemas, e embaixo de um dos jarros irá encontrar uma Small Key, volte para a sala onde tem um objeto a rondando, só que dessa vez procure a porta na esquerda que está trancada, entre nela. Você estará na parte de cima daquela sala onde as bolas de ferro passam pelo corredor da sala, siga e irá encontrar uma sala com um altar, destrua todos os monstros da sala, use um jarro para conseguir acabar com o Eyegore, e assim os Anti-Fairys vão liberar um jarro que estavam protegendo, levante-o aperte o botão e um baú vai aparecer no altar, abra-o e vai obter a Big Key da dungeon. Siga para a porta que tem a fechadura enorme (UUUIIII). A porta que você abriu vai levar você a um corredor, empurre o bloco da direita e vire no caminho da direita para voltar ao salão principal da dungeon, abra o baú gigante e você vai obter o Bow & Arrow. Uns Stalfos vão cair na sala, teste seu arco neles e depois disso avance para a porta com fechadura gigante. Bem estamos quase no fim, a sala estará escura se quiser usar a Lamp para iluminá-la fique a vontade, mas a dica aqui é destruir todos os oponentes, um deles vai te dar a chave e você pode seguir para a esquerda (se seguir o caminho para a direita vai encontrar uma sala cheia de rupees azuis no chão) e abir a porta, assim chegará ao 2F da dungeon. A primeira sala do 2F é simples, basta levantar um dos jarros evitando os Anti-Fairys para abrir a porta, a sala seguinte também é simples, e para facilitar mais ainda sua vida destrua todos os monstros, depois uma sala com bolas correndo fácil de passar também. A penúltima sala antes do chefe tem um Eyegore vermelho (EyegoreRed2) que toma duas flechadas para morrer, depois de detonar todos os oponentes a porta vai se abrir. A ultima sala antes do chefe é a mais chata, novamente os Eyegores vermelhos estarão aqui e enchem o saco e podem fazer você perder bastante HP, se não tiver perdido muito pode avançar e encarar o boss da dungeon.

Boss: Armos KnightArmos KnightsSua primeira boss battle no jogo, a música é animadora! Porém o seu primeiro desafio é um tanto quanto fácil. Ao iniciar a luta os idiotas irão ficar rodeando, é necessário acertar apenas um deles com o arco para eles fazerem uma linha reta no topo da sala e virem descendo, pare na frente de um e fuzile-o com seu arco, repite o procedimento até restar um.  O ultimo Armos Knight vai ficar vermelho e vai cair pulando em você observe a sombra dele, se movimente e use seu arco para acertá-lo, três acertos e adeus!

Ao detonar o chefe pegue seu Heart Containner e o Pendant of Courage, o seu primeiro na busca pela Master Sword.

Eastern Hills
Não pense duas vezes e vá até onde Sahasrahla está escondido, fale com o velho e ele irá te explicar a lenda. Três ou quatro gerações atrás, houveram cavalheiros ditos os cavalheiros de Hyrule que eram os guardiões dos pingentes, o mal chegou a Hyrule e destruiu os guardiões, até os sete sábios selarem este mal. Um descendente destes guardiões deve aparecer e o velho acredita que o descendente seja Link. Como prometido ele te fornece os Pegasus Shoes. Um item que te permite executar um ataque devastador, segure o botão A para utilizá-las com eficácia. O item é importante já que destrói algumas pedras (umas que parecem flores) e também balança alguns outros objetos. Por ultimo o velho fala de um item escondido em uma caverna ao sul do local, porém é uma pista falsa. Saia de Eastern Hills.

Hyrule Field
Seu objetivo agora é ir até uma espécie de livraria, ao sul de Kakariko Village a imagem do local está bem abaixo Zelda 11Dentro desta livraria, você vai notar um livro em cima de uma das estantes, use a Pegasus Shoes na frente dessa estante e o choque entre você e a estante vai derrubar o livro, pegue-o. Book of Murdora, é um item que faz você ler as coisas escritas no idioma antigo de Hyrule, funciona como um tradutor. Saía do local e siga para a casa de Link, no sul dela tem uma saída que leva até Swamp Ruins. Swamp Ruins Um lugar completamente alagado e cheio de oponentes escondidos na grama alta. Você não vai encontrar muita coisa aqui, além de dor de cabeça passe correndo com seus Pegasus Shoes, tomando cuidado para não entrar na água e ir seguindo para o oeste, em direção ao deserto.

Desert of Mistery
Os cactos, os urubus, e as carcaças mostram o que um deserto é um lugar tenebroso. Não entendo por que os urubus ficam te rondando, por acaso Link usa alguma essência de carniça? Do deserto o pior são os inimigos que surgem da areia, procure evitá-los e seguir seu caminho para o noroeste até achar o Desert Palace. Use o Book of Murdora na placa de pedra no centro para mover os cascos das tartarugas e liberar a entrada do Desert Palace.

Desert Palace
Ao entrar siga reto e vai encontrar um Beamo (Beam2), se ele te ver vai atirar um laser então cuidado. Siga para o caminho a esquerda de Beamo e entre na porta que estará aberta. Você estará na sala da imagem a baixo.
Zelda 12Levante um dos jarros para encontrar o botão no chão que libera o baú com o Map da dungeon, volte e siga para a esquerda, você vai chegar a um local com três inimigos e uma centopeia, siga para a porta na parte de cima e vai encontrar uma outra sala com um olho e uma Small Key em uma das tochas, use o Pegasus Shoes para derrubar a chave, agora volte e siga para o canto sudeste (↘) da dungeon, para encontrar uma porta que necessita de chave para ser aberta, entre e você poderá pegar o Compass da dungeon, mate todos os monstros e avance pela porta que se abriu e irá chegar até um lugar onde vários canhões nas laterais disparando frenéticamente, passe por elas e vai chegar até o baú para conseguir a Big Key da dungeon.  Agora siga para o canto noroeste da dungeon (↖), por via das dúvidas olhe o mapa da dungeon a sala de objetivo é a que tem uma linha vermelha no meio dela que é onde está o baú principal da dungeon. Zelda 13Chegando até a sala onde a estrela está na imagem a cima (na sala anterior basta levantar os jarros par achar o botão), você vai conseguir a Power Glove, um item que da força a Link e o permite levantar as pedras verdes (tanto as redondas quanto as quadradas). Agora siga para o sul e procure sair pela saída da esquerda (olhe no mapa), está saída vai te levar a Piece of Heart #7. Mas não é a Piece of Heart o que nós procuramos, saindo da dungeon vá para a direita e procure a entrada da imagem a baixo. Zelda 14Levante as pedras e siga pela entrada, você estará no 1F da dungeon, empurre um dos blocos da direita para liberar a porta e seguir o seu caminho a sala seguinte levante os jarros para obter uma Small Key e cuidado com os azulejos, abra a porta seguinte e você subirá até o 2F. Atravesse o corredor e avance pelas salas, não há nenhum segredo aparente nelas, na primeira você deve matar todos os monstros, na segunda cheia de Beamos você deve levantar um dos vasos para achar outra Small Key, o mesmo na sala seguinte. Na ultima sala da dungeon acenda todas as tochas para liberar a parede e a porta que leva ao chefe.

Boss: Lanmolas

LanmolasVocê enfrentará três de uma vez só, elas se escondem embaixo da terra e sempre que saem jogam pedras em você. A tática aqui é bem simples, fique sempre em uma posição lateral sempre que elas saírem de baixo da terra já fique por perto do buraco batendo com a espada, assim você vai acertar, você também pode acertá-las enquanto elas voam. Quando restar uma, ela ficará mais rápida e também vai atirar um número de pedras maior, use o arco caso esteja com dificuldade já que ele te permite ficar a uma distância considerável, porém você vai precisar ter um timing certo para poder usar o arco, bombas também são MUITO efetivas, mas também necessitam de tempo certo! Boa sorte!

Detonando as Lanmolas, você vai obter mais um Heart Containner e o Pendant of Power.

Desert of Mistery
De volta ao deserto não há muito que se fazer por aqui, seu objetivo é ir para o canto nordeste de Hyrule, em direção a Zora’s Waterfall. E o mais importante, tenha 500 Rupees

Zora’s Waterfall
Perto da entrada do local vai haver uma pedra, levante-a com a sua Power Glove e avance no caminho até chegar na parte com água, ande sempre pelo lado onde a água está mais clara, vá testando os caminhos, o certo é você ir o máximo para o nordeste até chegar no King Zora. Converse com ele e ele irá te oferecer a Zora’s Flippers, um item que te da a habilidade de nadar na parte funda dos lugares, muito útil para a exploração do mapa. Zelda 16 Ainda por aqui volte até a parte onde tem terra e procure uma cachoeira no canto esquerdo (cheque a sessão de itens caso queira uma imagem mais detalhada), entre nela e estará na Waterfall of Wishing, jogue seu Fighter’s Shield e seu Boomerang na fonte e você vai obter respectivamente o Red Shield e o Magical Boomerang. Pronto desde ponto siga para sul em direção ao Lake Hylia (olhe o mapa aqui do detonado).

Lake Hylia
O seu objetivo principal é entrar na água, entrando na água você pode achar uma ilha, com a Pond of Hapiness, no centro do lago, onde jogando dinheiro você aumenta sua quantidade de bombas ou flechas, a cada 100 Rupees depositados, chegando no máximo de 50 Bombas e 70 Flechas. Dentro da caverna, no canto direito da fonte existe uma parede que pode ser derrubada com uma bomba, implodindo-a você alcança uma fonte de fadas, e facilita o seu depósito na fonte, já que para depositar você é obrigado a sair da tela da fonte. Mas o objetivo principal é chegar até o ponto da imagem a baixo, onde tem uma caverna de gelo, e um lugar para explodir (no canto esquerdo) Zelda 17Entre pelo canto que foi explodido e avance no corredor de uma caverna aparentemente congelada, você vai chegar até um baú, você vai obter o Ice Rod, um item que pode te ajudar bastante enquanto você tiver magia para gastar. O item tem uma importância muito grande no final do jogo por isso é bom vir pegá-lo por agora. Na caverna do lado onde você pode entrar normal, avance pelo corredor de gelo e imploda a parede para encontrar duas fadas, se quiser colocá-las em um Bottle fique a vontade. Agora siga para o norte de Kakariko Village em Hyrule Field.

Hyrule Field
Perto do Sanctuary ao sul da da Lumberjack House (olhe no mapa aqui do detonado, lá no topo), você vai encontrar uma entrada protegida por uma pedra, tire a pedra do seu caminho e avance pela entrada.

Mountain Cave Entrance
A caverna é chatinha já que está escuro, tome cuidado com os buracos, as passagens que você deve procurar são caminhos estreitos, que nem parecem ser parte de um caminho, a saída está para a direita, nela você vai encontrar um velho que perdeu a lanterna dele, avance com ele. Na segunda sala (a que você entrou com o velho) siga reto, e ele irá comentar que muitas pessoas que procuravam o poder dourado (a Triforce) fora exterminadas ao tentar subir a montanha, continue reto (indo para a direita) e quando chegar em uma bifurcação ele fará outro comentário, dizendo que o caminho é para baixo e que a neta dele foi sequestrada a mando do rei, a neta do velho é uma das donzelas descendentes dos sábios que serão usadas para libertar Ganon. Se você seguiu o caminho de baixo no segundo comentário do velho vai chegar até a saída.

Death Mountain
Cuidado com as pedras rolando e os monstros no seu caminho, já que eles são invencíveis. Leve o velho até a próxima entrada e ele vai te entregar o Magic Mirror,  um item que serve como transporte entre mundos e fazer você voltar a entrada de uma dungeon, por agora ele é inútil. Suba a montanha pelas escadas, sempre tomando precaução com as pedras e avance para a direita. Você vai ver um quadrado azul no chão rodeado de pedras, é um portal para o Dark World, entre por ele. Vá para a esquerda, onde tem um monstro chutando um ovo (onde você pega a Heart Piece #10), use o Magic Mirror, ali e pule em direção ao norte (↑), e vai encontrar a Tower of Hera, sua próxima dungeon.

Tower of Hera
Esta é uma das maiores dungeons do jogo, e uma das mais chatinhas. São 6 andares de puro tesão e prazer, por isso o melhor a ser feito é secciona-la aos seus andares, PRESTE BASTANTE ATENÇÃO. Vamos lá.

2F
Você entra na torre pelo 2F, ao chegar bata no cristal, dependendo da cor que ele ficar quadrados vão ser abaixados (quando ele estiver azul os quadrados azuis estarão abaixados, o mesmo vale para os rosas) o que vai abaixar os blocos azuis, siga para as escadas da esquerda e desça você vai ir em uma sala no 1F, que só é útil para pegar uma Small Key. Voltando ao 2F se você abaixar os blocos rosas vai poder pegar um baú no centro do 2F que contem o Map da dungeon, no canto esquerdo você vai encontrar uma porta trancada abra-a e desça para o 1F.

1F
Descendo a primeira sala é simples espere todos os azulejos te atacarem, fique se movendo para não ser atingido e a porta será aberta, avance pela próxima sala e vai chegar até uma sala com quatro tochas para serem acesas com dois Stalfos que atiram ossos, elimine-os. Acenda as quatro tochas e vai revelar um baú com a Big Key. Volte para o 2F e perto da entrada da dungeon procure uma escadaria no canto direito (esta protegida por blocos rosas), suba para o 3F.

3F
O andar é fácil, mas você vai conhecer seu pior pesadelo perto de buracos, inimigos conhecidos como Hardhat Beetle (HardHatBeetleBlue3), se você bate neles com a espada toma um coice e se estiver perto de um buraco, vai precisar voltar tudo de novo. E o pior para eliminar esses oponentes, só a bomba ou os medalhões são efetivos e poder seguir em frente para a próxima sala da dungeon. A próxima sala é tranquila, mas você vai notar no chão uma espécie de desenho de sol, ao passar por cima dele você altera a posição dos buracos, o que é útil só no próximo andar, daqui em diante é mole chegar até o 4F.

4F
No centro da sala pegue o Compass da dungeon. E pise no sol no canto direito do baú, suba para o 5F.

5F
Pise no Sol perto da bola de fogo que fica rodando e caia no buraco da imagem abaixo.

Zelda 18O segredo aqui é cair na posição que Link está (NÃO É O BURACO QUE A SETA VERMELHA INDICA), na parte de cima do buraco. Fazendo isso você vai adquirir a Moon Pearl, um item que te permite manter sua forma natural no Dark World, já que não sei se percebeu, Link fica igual a um coelho quando vai para o Dark World, e bem não da para salvar o mundo assim. Suba novamente para o 5F e novamente repare a imagem de cima, olhe um buraco com uma seta vermelha caia nele e você vai chegar a um local com duas fadas, pode pegá-las se estiver em falta no seu Bottle. Agora avance para o 6F onde você vai encontrar o chefe da dungeon.

Boss: Moldorm

MoldormMoldorm é fraco demais, e o ponto fraco do bicho é a cauda e com algumas porradas estará liquidada. Só existe um porém nesta luta, se ela encostar em você a recolhida vai ser enorme e você pode cair em um andar inferior, tendo que repetir todo um procedimento para matá-la, por isso tome MUITO cuidado e evite ficar nas beiradas (fique perto de onde você caiu e só saia de lá se Moldorm vier para cima).  Com umas 12 porradas Moldorm vai ir pro saco.

Vendendo Moldorm você vai obter o Pendant of Wisdom e um Heart Containner. Agora você tem os três pingentes já poderá obter a Master Sword. Siga para Lost Woods.

Lost Woods
Entre na floresta por Kakariko Village e siga para o norte, sem nem pensar em nada e vai chegar até o pedestal onde se encontra a Master Sword. Zelda 19Ao conseguir a Master Sword, Sahasrahla vai contatar Link telepaticamente e te parabenizar pelo feito, dizendo que agora Link é capaz de derrotar o bruxo Agahnim. Ao sair da parte da Master Sword em Lost Woods, Zelda vai contactá-lo mentalmente (todos tem esse dom no jogo?) e dizer que os soldados invadiram o Santuário e a capturaram, seu destino é o Hyrule Castle.

Hyrule Castle
Entre no castelo, no hall de entrada procure um jogo de escadas, tanto faz na esquerda ou na direita, e entre pela porta que tem nele, siga o caminho e você vai sair do castelo, chegando na parte da imagem abaixo Zelda 20Use a Master Sword para cortar a barreira elétrica e entrar na porta.

Hyrule Castle Tower.
Aqui a chapa esquenta. Logo ao entrar você vai enfrentar soldados da elite de Hyrule. Use as flechas para dar cabo dos que usam bolas com espinho, isso vai liberar a porta. A próxima sala os inimigos são mais chatos, mas usando a espada você conseguirá detê-los, isso vai liberar um baú com uma Small Key ajudando você a avançar de sala e subir para o 3F. O 3F tudo estará escuro, a segunda sala é a unica que vai precisar de uma Small Key, que está no canto esquerdo da mesma sala, feito isso avance e subirá para o 4F. A primeira sala do 4F é fácil, tem dois soldados, um com arco e outro comum, mate-os e avance… A próxima sala é um labirinto rodeado de buracos e escuro ainda, procure matar todos os soldados, e no canto esquerdo superior dessa sala existe um bloco, empurre-o para liberar as portas. A ultima sala basta matar todos os soldados que um vai dropar uma chave. Nos próximos andares os desafios se repetem, o 5F em diante basta matar seus oponentes e em alguns casos ignorá-los para conseguir avançar, até o 7F que é onde se encontra Agahnim. O safado vai fazer Zelda sumir bem na nossa frente. Pronto agora o selo para o Dark World foi quebrado e é só uma questão até o senhor do mal ser libertado. Siga Agahnim cortando uma das cortinas a batalha vai começar.   

Boss: Agahnim AgahnimA hora tão esperada por todos em Hyrule chegou. Você vai enfrentar Agahnim e não espere moleza, o bruxo tem uma sucessão de truques. De começo apenas rebata as magias que ele lança em você, sempre procure ficar em uma linha reta a ele, mas paralelamente sempre, assim você poderá rebater com precisão o golpe do meliante. Existe uma magia dele que ele lança quatro bolinhas azuis, elas não são rebátiveis então quando ele lançar esta magia saia do caminho dela. Outro truque dele que não há jeito de rebater é um relampago que ele lança, quando ele for fazer isso ele vai se posicionar no centro da parte superior da sala (entendeu?). Saia do caminho do relampago e das bolinhas e apenas rebata, são umas 7 rebatidas para vencê-lo. Você vai achar fácil demais, para um vilão dito todo poderoso.

Ao vencê-lo Agahnim não vai ser capaz de admitir a derrota ele então vai te lançar ao Dark World. Os objetivos mudaram agora, e bem está na hora de enfrentar um nível maior, continua na parte 2. Obrigado por lerem Thel assinatura

Publicado em 1 de dezembro de 2013, em 1-SNES e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 20 Comentários.

  1. na primeira parte logo quando vc passa pelo trono do castelo indo pela parte secreta… há fissuras na paredes pra ser demolida com bomba mas ate hj nao achei bomba pra destruir. e nao tem como refazer essa fase depois. caso alguem saiba me tirem esse duvida

    Curtir

    • Da pra voltar ali sim. A direita do santuario tem o cemiterio, a primeira lapide se vc empurrar pra tras vai aparecer um buraco. Tem duas pedras na frente da lapide. Tem q tirar elas

      Curtir

  2. Andre Souza Almeida

    Eu finalmente derrotei o Moldorm ontem,agora eu estou no Palace of Darkness, mas eu estou um pouco preso então eu vou começar a ler a segunda parte. PS: Detonado Incrível!!!!!

    Curtir

  3. O carinha que dá a primeira espada do link é primo dele kkkk. ^^

    Curtir

  4. Cara, não consigo adquirir a capa vermelha. Aonde pego? Li tudo e talvez não tenha prestado atenção no detonado. Mas não consigo encontrar. Alguém manja? Obg.

    Curtir

  5. to com a mesma duvida do amigo ali em cima e nao achei resposta. quando derroto o mago, e ele manda para a piramide, eu vou como um coelho para la, e nao como link. quando uso o espelho volto para o mundo normal e nao tem nada marcado no mapa. cheguei com o coelho (com os monstros e sem poder atacar ngm) a nordeste no mara onde tem um item marcado no mapa e nao tem nada la.
    valeu

    Curtir

  6. No palace of Darkness, não consigo passar, pegui a ultima chave e abri a porta errada agora não consigo chegar no baú maior… o que eu posso fazer?

    Curtir

    • Amigo, o baú maior da dungeon não necessita de chave, necessita que exploda a parede. Porém existem MUITAS paredes para serem explodidas, leia meu detonado e procure tais partes, pois estão bem especificadas!

      Curtir

  7. Foi Dureza Zerar

    Curtir

  8. Este jogo é demais viu foi o primeiro Zelda que joguei e zerei jogando com um amigo ficamos 2 semanas jogando direto eu tenho uma versão hackeada com um outro nome só que esse é bem mais difícil de se zerar.

    Curtir

  9. Muito bom e super detalhado o detonado, parabéns, vou ver se começo a jogar este zelda,joguei os do GBA mas o clássico do SNES não cheguei a jogar mas vou fazer um esforcinho.

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: