SNES / GBA / PS1 – Final Fantasy VI (III) – Análise / Detonado / Segredos

36894-Final_Fantasy_Anthology_-_Final_Fantasy_VI_[NTSC-U]-1

Análise:

Certamente um dos melhores Final Fantasys, FFVI muitas vezes é confundido com FFIII por causa daquela velha história de nem todos os FF serem lançados na nossa metade do mundo, então a ordem americana até o sexto game da série é bem diferente da japonesa. Nada melhor pra começar o artigo do que tirar dúvidas, então não se confunda com o nome, este é o Final Fantasy VI original do SNES, o Final Fantasy III é original do NES.

Lançado no mesmo ano de meu nascimento(1994), e atualmente com 2 principais remakes, sendo para GBA e PS1. FFVI trás muitas coisas bem diferentes, por que não dizer inovadoras para os RPGs. O mundo do jogo é muito similar a Revolução Industrial(com os clássicos exageros), com uma grande mistura de tecnologia e magia, que realmente é muito interessante, outro grande aspecto é o largo número de personagens, por mais que não seja possível todos interagiram sempre uns com os outros, a interação do grupo é bem explorada, e o que pode ser a maior inovação é não ter um protagonista fixo, em geral a Terra tem mais a ver com a história, mas Locke tem muito destaque no jogo, os irmão Edgar e Sabin um pouco menos, mas ainda sim são muito importantes, e inegavelmente Celes vira protagonista na segunda metade do jogo, isso evita muitos clichês, e deixa o jogo mais inesperado.

Algumas alterações foram feitas da original para a americana. Removeram trações de nudez da Esper Siren, alguns itens tiveram que mudar de nome por falta de espaço, exemplo o Phoenix Down virou Fenix Down, alguns nomes como Stragos para Strago, razões religiosos como a magia Holy que virou Pearl ou simplesmente erros de tradução, o soldado do inicio do jogo(isso está explicado no detonado). Nas versão de Playstation boa parte da censura é liberada. Outro fato intrigante é a quantidade de bugs, existem bugs que fazem você pular eventos, modificar a forma dos personagens, até atacar infinitamente, ou mesmo usar a aeronave no momento que quiser, boa parte disso foi corrigido nos ramekes, mas curiosamente um dos extras da versão de GBA pode ser pulado explorando os bugs.

Seria terrível de minha parte não comentar sobre o excelente trabalho no áudio do jogo, nesse quesito FFVI é um dos melhores, vários temas épicos como o de Terra e o de Kefka, muitos deles baseados em operas, o jogo conta com uma grande quantidade de sons, ajudando muito a evitar o entediamento(infelizmente no GBA a qualidade do áudio é inferior). A evolução gráfica comparada aos jogos anteriores é tremenda, mas ainda assim na

da de espetacular, mas claro devemos lembrar de que quanto maior o jogo, pior serão os gráficos, então por essa lógica não crio nenhuma reclamação.

Para finalizar o vilão do jogo merece um espaço, claro que não vou citar o nome, jogue e descubra quem é, mas ele é um dos melhores vilões de todos os jogos, com diversas frases épicas e momentos que vão lhe fazer rir ou sentir ódio, estou me mordendo pra não falar demais, mas espere e verá, mas como nem tudo são rosas, os outros chefes, me decepcionam um pouco, boa parte deles são monstros inseridos sem explicação

Ponto Forte: Tudo voltado as batalhas, por mais que o jogo não tenha tantos chefes, temos muitas opções a explorar, sendo usadas de muitas formas, Blitz de Sabin onde é necessário explorar combos, as Blue Mages de Strago e a Rage de Gau que nos faz querer encontrar e derrotar cada monstro do jogo. Diversos tipos de habilidades como as monótonas SrdTech, o sorteio de Setzer, e as ferramentas de Edgar. Espers que te lhe motivam a vasculhar cada milímetro do game, até obter todas as magias. Infinidades de Armamentos e principalmente Relics que aumentam em muito as opções dos personagens. Existe muito, mas muito mesmo o que se combinar e testar. Final Fantasy VI vai certamente te dar infinitas opções de combate.

Ponto Fraco: O jogo notoriamente se divide em duas principais partes, sobre a primeira tiro meu chapéu, mas a segunda foi meio deixada de lado, pra mim parece uma Side-Quest gigante, não a muito o que se fazer além de explorar o opcional do jogo, de obrigatório temos pouca coisa, e pior ainda, alguns personagens simplesmente somem nessa parte do jogo, eu gostaria que desenvolvesse mais a história do game em sua segunda metade, isso não o prejudica tanto assim por que várias side-quests explorar os personagens, mas ainda assim é uma mancha nesse grande trabalho.

Nota: 9,4

Diferenças das Versões: 

Na versão de Playstation, o Final Fantasy Anthology é um pacote com os FFV e VI.  Em geral suas diferenças são nomes de habilidades, monstros e espers, mas quase não há mudanças, as mais nítidas são o Bestiário e as Cenas em  CG.

Diferenças:

  • Bestiário
  • Lista de Espers
  • Artes Ilustrativas
  • Lista de Magias de Strago
  • Nomes no Coliseu
  • Cenas em CG

A versão de GBA, Final Fantasy VI Advence, durante o jogo não a muito de diferente, aparece o rosto do personagem no diálogo, que ajuda um pouco as cenas, além de nomes e tal, as principais diferenças são a adição de 4 Espers e 2 novas dungeons.

Diferenças:

  • Pior Qualidade de áudio
  • Bestiário
  • Gráficos mais coloridos
  • Nomes de alguns itens e habilidades
  • Rostos nas falas dos personagens
  • Espers novos(Gilgamesh, Cactuar, Leviathan, e Diablos)
  • Dungeons Extras
  • Magias novas(Flood, Valor e Graviga)

Partes:

Detonado: Parte 1 Parte 2 Parte 3 Extras do GBA
Detabase: Habilidades Armas Armaduras Relics

Comandos:

SNES

GBA

PS1

Botão de ação
Cancela Bsnes
Abre o Menu XSNES
Passa o turno YSNES
Ativa-Desativa o mapa-múndi      Select
Pausa o jogo em lutas       Start
Movimento as Personagens     Analog
Escapa em batalhas  LSNES + RSNES  +   L1PS1 + R1PS1
Troca de grupo, caso esteja dividido YSNES  
Muda o alvo de magias(1 alvo ou todos os alvos) LSNES OU RSNES  OU  L1PS1 OU R1PS1

Detonado:

IMPORTANTE:  Antes de começar, vou fazer uma menção que eu não queria ter de fazer, no jogo existe uma falha(corrigida no GBA), usando as magias Vanish e depois Doom, quase todos os monstros e chefes, morrem instantaneamente, isso não é proposital, e sim um erro do jogo. Eu realmente não sei pra que alguém jogaria um jogo assim, onde não tem desafios… Se você quer usar o problema é seu, mas eu não vou mais falar disso, tente fechar o jogo com suas próprias forças, e não por um erro, mas como eu disse, o modo que você joga é problema seu…

Índice:

Narshe:
South Figaro:
Lethe River:
Zozo:
Opera House em Diante…

“Há muito tempo, a Guerra dos Magos reduziu o mundo a um, deserto queimado, e a magia simplesmente deixou de existir.”

“1000 anos se passaram … ferro, pólvora, e os motores a vapor foram redescobertos, e a alta tecnologia reina…”

“Mas existe há quem escravize o mundo, fazendo reviver a força destrutiva e pavorosa conhecida como “Magia.” “

“Pode ser que os detentores desse poder estão à beira de repetir esse absurdo e mortal engano?”

FFIV_Inicio

O jogo começa com 2 soldados Wedge e Vicks e uma garota montados em armaduras robóticas, eles falam que um Esper da guerra de 1000 anos atrás foi encontrado. Os soldados falam que a garota está sendo controlada. Numa cena muito bem feita, os créditos aparecem enquanto o trio segue ruma a cidade.
Obs1: Se você não está jogando a Versão de SNES Vicks se chamará Biggs, isso foi um erro na tradução do jogo, que foi corrigido nas versões seguintes, mas como estou fazendo o detonado por essa versão, continuaremos o chamando de Vicks.
Obs2: Wedge e Vicks(Biggs nesse caso), são referências a Star Wars.

FFIV_Credts

Ao chegar na cidade de Narshe não a muito o que explicar, vença as lutas e siga até a Mina.

Narshe Mine:
Siga um até uma barreira, um dos saldados vai quebrar, continue andando e você lutará contra um monstro.

Luta: Whalk
Essa luta é interessante, e pode causa um Game Over precoce por falta de atenção. Essa concha, absorve luz, então atacá-lo só irá fazer ela te contra atacar, e acredite, o golpe é bem forte. Ataque apenas a cabeça da lesma, com os Soldados tanto faz o golpe, com nossa garota misteriosa use TekMissile, caso o oponente se esconda, NÂO ATAQUE, se cure ou espere a cabeça aparecer.

Na seguinte sala você encontra Tritoch o Esper congelado, e logo entra em combate. O Esper libera uma forte luz poderosa que elimina como se fossem moscas Vicks e Wedge, a garoto por outro lado aparenta interagir com o Esper, até ele destruir sua armadura.

FFIV_Esper

Algum tempo se passa e a garota acorda na casa de um velho um morador de Narshe, ele remove a coroa de escravidão da garota que não tem memória alguma, você tem a opção de nomeá-la, eu vou deixar o padrão, Terra. Nesse momento, soldados de Narshe chegam para pegar a garota a força. Siga ele até uma passagem secreta você entra na mina novamente, e Terra será seguida por soldados. O caminho aqui é bem simples, não há como errar, o ponto brilhante no chão é um Save Point, ou seja, você poderá salvar seu jogo aqui, mais a frente num baú um Fenix Down, no segundo um Sleeping Bag, este permite que você durma nos Save Points e recupere seu HP. Em um certo ponto do trajeto, Terre é cercado por Soldados, mas ela caí em um buraco convenientemente localizado alí, machucada ela desmaia e entra com um Flashback.

vou traduzir

Uma misteriosa jovem mulher, controlada pelo Império, e nasceu com o dom da magia…

Kefka, um cara completamente maluco, instala a coroa de escravidão em Terra e a controla para derrotar inúmeros soldados inimigos. O Imperados Gestahl deseja reviver a magia no mundo, com seus 3 generais que aparecem no fundo comemorando.

De volta a casa onde Terra estava, um ladrão(que prefere o termo, Caçador de Tesouros ) o velho mandou ele resgatar Terra, novamente, você poderá escolher o nome, mas o padrão é Locke. Sua missão é levar a garota ao castelo de FigadoFigaro. Automaticamente Locke vai para onde Terra está, assim como os Soldados, prontos para o ataque. Um bando de Moogles(não confundir com Google) aparece para ajudar.

aaa

Caçador de Tesouros e viajante de trilhas desgastadas, procura por todo mundo as relíquias do passado…

Isso resulta numa das coisas mais legais e diferentes desse jogo, poder dividir seu grupo em vários sub-grupos, ao todo 10 Moogles se juntam a Locke para ajudar, divididos em 3 times, aperte Y para trocar de time e não deixe os guardas chegaram até Terra.
Obs1: Uma dica, priorize usar o Time que Locke está presente, pois ele será um personagem constante no jogo, os Moogles não, então é melhor ganhar nível com nossa amigo ladrão, não acha?!
Obs2: Um desses Moogles é especial, o nome dele é Mog, além de ser nitidamente mais forte que os outros, ele é um dançarino e possui habilidades de dança, ele se chama MOG e está no segundo time, um dia ele voltará a te ajudar(ou não). Por fim Locke e Terra vão para fora da cidade.

World Map:
Basta seguir para o Sul, por um pequeno vale entre as rochas, depois entre no deserto, no meio dele estará o castelo de Figaro.

Figaro:
De inicio vá indo reto de porta em porta até ver o Rei Edgar, que lhe ajudará em sua jornada.

ya

O jovem Rei do castelo de Figaro, aliado do Império, e um mestre designer de maquinários…

Depois de diversas cantadas pra cima de Terra, a conversa acaba. Volte e desça as escadas até sair do castelo, entre na porta da imagem abaixo.

FFIV_Figaro1

Fale com uma mulher que contará sobre Sabin o irmão gêmeo de Edgar.

zvxz v

Irmão gêmeo de Edgar, que trocou o trono pela sua própria liberdade…

Volte a sala do Rei, Kefka um dos generais do Imperador é enviado para falar com Edgar. Kefka logo fala de Terra e Edgar mente falando que não sabe de nada, Kefka nota a mentira e deixa o castelo, volte e fale com Locke, depois com Terra, vá a torre a direita do castelo, suba as escadas e veja a conversa de Terra e que revela que Edgar finge ser leal ao Império, mas ele faz parte de um grupo chamado Returners que luta contra ele. Ao anoitecer Kefka volta e põe fogo no castelo, vá em direção a sala do Rei, e depois Edgar, Locke e Terra escapam de Chocobo, o castelo usa um dispositivo de defesa e se esconde na areia, deixando Kefka sozinho no deserto.

FFIV_Figaro2

Kefka: Então… Bem vindos ao meu churrasco Uwa ha ha ha!

Você terá que lutar com 2 soldados com armaduras mágicas, mas será simples, use Autocrossbow com o rei e magias com a garota. Na fuga, os homens falam sobre seu líder Banon e que a magia é a chave para vencer a guerra.

World Map:
Basta ir a Sul e depois largar o Chocobo, na dúvida olhe o mapa na imagem abaixo.

FFIV_Map1

South Figaro Cave:
O soldado de deixa passar e fala da cidade de South Figaro do outro lado da montanha, entre na caverna, a fonte a frente cura seu HP. Na outra sala, se subir pela escada vai ache um Tincture, se seguir pela direita vai achar outra escada, se quiser você pode vasculhar o lugar e pagar outro Tincture e um Fenix Down, mas fora isso é só subir e descer a escada para voltar ao mapa.

FFVI_Dungeon2

World Map:
A cidade é facilmente encontrada, basta ir um pouco ao sul.



South Figaro:

Primeiro recomendo que você vá numa loja no centro da cidade, tem 2 placas na entrada, uma de INN(Hotel) e outra de relíquias. As relíquias são outra boa sacada do jogo, elas tem diversas funções, mudar habilidades e estátuas, liberar novas habilidades, podem fazer alguns personagens ruins ficarem ótimos, fique a livre escolha para comprar.
RECOMENDAVEL: O item Sprint Shoes, equipado em 1 personagem, permite que você ande mais rápido pelo mapa, compre esse item, para o jogo não ficar muito monótono, com a baixa velocidade dos personagens.

Em seguida, vá a loja de armas e armaduras, de preferência compre tudo que precise, se faltar dinheiro, recomendo que lute algumas lutas até conseguir, ênfase para 2 novos itens para Edgar, NoiseBlaster e Bio Blaster, compre ambos, cada 1 será uma nova habilidade. Se precisar vá no Hotel.

A terceira coisa a fazer na cidade é ir no café é falar com um homem de preto e seu cachorro, este é Shadow, um ninja mercenário que eventualmente entrará no seu grupo em troca de dinheiro, no momento ele não é necessário. Depois disso saia da cidade.

aaa

Ele não deve obediência a ninguém, e faz qualquer coisa por dinheiro. Ele vai e vem como o vento…

World Map:
Vá para a entrada na montanha a nordeste da cidade.

Mt. Kolts:
O lugar é simples, porém é preciso prestar atenção nas paredes, as entradas das cavernas não foram muito bem feitas, olhe a imagem abaixo para ter um padrão. Segunda caverna, se você vasculhar a parte de baixa vai achar a arma Guardian, Você logo perceberá uma sombra subindo a montanha em sua frente. Depois de contornar a montanha e ver 2 entradas, a primeira te levará ao item Tent, a segunda é o caminho certo, Depois de atravessar a ponte, você pode salvar o jogo, em seguida o caminho não tem desvios, quando ver um cara sem camisa na entrada de uma caverna, se prepare que lá vem chefe.FFVI_Dungeon3

Vargas, te ataca alegando que o trio foi enviado por Sabin(irmão do Edgar).

Chefe: Vargas HP [11.600] + Ipooh x2 HP []
De inicio não é possível atacar Vargas, acabem com os 2 Ursos, AltoCrossBow com Edgar, Magias com Terra e ataque com Locke. Quando conseguir atacar o chefe, roube com Locke as Mithr Gloves, e tente manter o HP, depois de tirar 700~800 de dano, Sabin aparecer para ajudar. Vargas revela que o motivo da sua revolta é Sabin ser escolhido como sucessor do mestre ou invés dele próprio, o filho do tal mestre. Depois Sabin fala que o pai queria que o filho fosse o sucessor e blábláblá… A luta agora é um mano-a-mano dos 2 aprendizes.

Muita gente tem problemas aqui, então eu acho que essa parte merece um parágrafo próprio, você vencerá essa luta com apenas 1 golpe, mas muita gente se confunde em como usar esse golpe, Primeiro de tudo, Vargas usa um golpe que te dá apenas 60 segundos de vida, mas não importa. PRESTE MUITA ATENÇÃO AGORA, com Sabin, escolha Blitz. Em seguida quando o cursor estiver em cima de Sabin, aperte ←,→,← depois confirme com ASNES. Sabin usa o golpe e acaba com Vargas. Se você usar o comando errado, ou apertar na hora errada vai dar errado, então tenho o bom senso de interpretar o que eu disse e ver a gif abaixo, se ainda assim não conseguir, o problema é com você, eu já disse tudo que podia falar.
Obs: Pelo que me consta, da pra vencer essa luta sem o Blitz, mas isso é tecnicamente impossível, por que você tem um limite de tempo, Vargas tem um HP alto demais e você usará somente Sabin em boa parte da luta.

FFVI_Vargas

A luta acaba e Sabin se junta ao time para acabar com o Império, não esqueça seu objetivo é ir para base dos Returners, basta descer a montanha, você voltará ao mapa do mundo, mas o único lugar possível de se entrar é onde você deve ir.



Returners Hediout:

Compre, Descanse e Vasculhe. Depois vá até Banon, o líder da resistência, ele conversa com o time e diz que Terra a garota que pode conversar com Espers é a única esperança para eles vencerem a guerra. Banon pede para todos descansarem.

Agora você só controla Terra, converse com o pessoal e pegue os itens da sala mais ao norte, vá para a entrada do esconderijo e fale com Banon, que pergunta se você aceita ser o raio de esperança para o mundo, se escolher não, nada acontecerá, então vamos de sim! Todos se reúnem numa sala para planejar o próximo movimento. As Magiteck Armors funcionam a partir dos Espers, e Banon liga essas informações aos acontecimentos de 1000 anos atrás, The War of Magi(Guerra dos magos), e o plano é usar Terra para conversar com algum Esper e usar esse poder. Nesse momento South Figaro é atacada pelo Império, Locke vai lá para criar uma distração. Os gêmeos, Terra e Banon vão descer o Lethe River e tentar chegar a Narshe,

Lethe River:
Banon vai estar no time, NÃO DEIXE ELE MORRER!!!! Senão será game over automático. O movimento no rio é automático, você apenas escolhe a direção que o bote vai em 2 momentos. O primeiro momento de escolha é irrelevante, por todos os 3 caminhos levam ou mesmo ponto. O segundo momento de escolha é quase tão simples, serão 2 escolhas, se escolher para cima(UP) você entra em Loop e sempre voltará a esse mesmo lugar, se escolher Esquerda(Left), vai até um chefe bem escroto…

FFVI_Dungeon4

Chefe: Ultros
Um chefe bem chato, a única coisa que ele faz é Enfiar o tentáculo em você (qualquer duplo sentido é meramente sua imaginação), use a habilidade de Banon, Fire com Terra, AutocrossBow com Edgar e seu melhor Blitz com Sabin. Ultros tem um grande HP, mas logo ele fugirá da luta. Sabin tenta correr atrás dele, mas acaba se afastando do grupo.

Você tem que escolher entre 3 caminhos, a ordem não muda nada, escolha como quiser!

1º CAMINHO: Locke está trabalhando duro para frustrar os esforços das tropas imperiais. Mas agora ele desesperadamente precisa escapar…

2º CAMINHO: Fugindo das tropas imperiais, Terra, Edgar e Banon andam rápido em direção a Narshe, mas o caminho não será fácil.

3º CAMINHO: Qual terrível destino caiu sobre Sabin, que caiu da balsa após a batalha com Ultros.

FFVI_Choise


1º Caminho:

Como dito antes, Locke está em South Figaro e precisa fugir para Narshe, entre na casa logo onde você aparece e fale com a mulher que diz haver uma passagem secreta na casa do cara rico. As passagens da cidade estão sendo bloqueadas por soldados, sendo alguns portadores de Magiteck Armors. Não há como ir na casa do rico agora, vá a casa entre as 2 escadas. Na casa, se você descer as escadas um garoto te bloqueia falando que só pessoas vestidas de mercador podem passar, vá a loja de Itens(Na parte mais alta da cidade), você encontra um mercador lá(roupa marrom e chapéu azul), você luta com ele, e precisa escolher a opção de roubar as roupas dele, Thief. Agora Locke está vestido como Mercador, o garoto na casa vai te deixar passar. Agora suba até o topo da cidade e siga até o final, você encontra um soldado verde, ele é um oficial do exercito, ao falar com ele, vocês entram em combate, escolha a opção Thief(roubar), para roubar as roupas dele.

FFVI_Thief

Agora você pode falar com soldados sem ser atacado, vá ao Cafe, se tiver algum soldado te bloqueando, apenas fale com ele. Desça as escadas da Cafe e no porão achará outro mercador, entre em combate, e novamente roube suas roupas, em seguida você roubará a sitra do homem. Vá a casa do garoto só deixa mercadores passarem e entregue a sitra ao homem no andar de cima, ele te contará sobre as passagens secretas na casa, mas primeiro desça as escadas para onde o garoto te bloqueia está, e escolha a senha: Courage. Assim ele abre uma nova porta pra você, logicamente entre nela.

FFVI_Thief2

Essa passagem te leva para traz da casa do homem rico, será preciso ir para o lado para poder ver onde você está, entre na casa. Fale com todos de preferência, suba no quarto do cara rico que fala que traiu a cidade por dinheiro, existe outra passagem secreta, atrás do armário no quarto dele.

FFVI_Passagem

Pela passagem secreta, vasculhe a primeira porta, onde você encontra Celes, uma general do império que é dado como traidora, espere os guardas saírem e liberte-a. Locke se apresenta, e diz que protegerá Celes do Império, vasculhe o guarda que está dormindo e roube dele a Clock Key. Celes se junta ao time.

FFVI_Celes

Produto da engenharia genética, aguerrida cavaleira Magiteck, com um espírito tão puro quanto a neve…

Existem uma passagem secreta que te leva aos itens Hyper Wrist e RunningShoes.

FFVI_Passagem2

Com a Chave que pegou, vá a última porta da sala e usa ela em um dos relógios, uma porta se abre, aqui é muito simples, basta seguir, e pegar os itens. Suba as escadas, na saída Celes pergunta por que está ajudando ela Locke diz que o jogo obriga que ela lembra uma conhecida dele. Entre na porta e suba até sair da cidade.

World Map:
Apenas entre na caverna de Figaro.

South Figaro Cave:
Tudo normal aqui, mas na saída uma arma do império vai atacar a dupla.

Chefe: TunnelArmr
Use Runic com Celes, para absorver a magia do inimigo, roube com Locke o item Air Lance, depois ataque. Não esqueça, você precisa usar o Runic todo turno, se precisar curar use Itens com Locke.

Fim do primeiro caminho:


Assim a jornada de nosso amigo ladrão se acaba,  temos mais 2 opções de caminhos, o de Terra ou o de Sabin. Seguindo a ordem da tela, vou com o grupo de Banon, Edgar e Terra.


2º Caminho:

O grupo ainda está em Lethe River, provavelmente você terá que enfrentar uma ou duas batalhas antes do rio desaguar, assim você voltará ao mapa do mundo.

World Map:
Por sorte, Narshe fica poucos metros a norte, entre as montanhas, não desça o vale a sul, a única coisa por lá é o deserto de Figaro.
OBS: Se já esqueceu Narshe é a primeira cidade do jogo, onde, o Esper congelado foi encontrado.

Narshe:
Se tentar entrar, os soldados não te deixarão passar, use a passagem secreta de Locke a esquerda da entrada, se não se lembra, a imagem abaixo indica a direção. Depois só é  preciso vasculhar as rochas até achar a entrada.

FFVI_Narshe

A trilha só tem um único trajeto, então não será necessário dar direções. Ao chegar no local cheio de pedras, uma luz estranha aparece e começa a circular pela tela. Ande mais um pouco e a luz começa a circular em volta de seu personagem. Isso será um pequeno mini-game, seu objetivo é simples, chegar a porta do outro lado da sala. Será preciso imitar o caminho que a luz percorreu, como na imagem abaixo.

FFVI_Narshe3

Caso erre o caminho, a luz começa a girar ao seu redor, nesse caso, selecione a luz laranja para as dispersar, caso erre e selecione uma luz branca, você entra em combate com alguns monstros aleatórios, e mesmo que vença voltará ao inicio da sala, e terá que repetir todo o processo.
OBS: Nada te impede de ignorar o caminho certo e ir indo pelo errado, desde que sempre consiga selecionar a luz laranja.

FFVI_Narshe2

Depois disso basta seguir o caminho, a única porta fora do caminho, leva a casa dos Moogles, sendo que não há nada por lá. Se seguir a trilha, você volta ao começo do jogo, na casa onde Terra foi encontrada.

FFVI_Narshe4

Aquele homem que tinha salvado Terra, agora com o nome revelado, Arvis, conversa com o grupo. Terra se prepara para ir ver o Esper, mas não agora, pois a jornada separada deles acabou.

Fim do 2º Caminho.


Agora só resta um caminho, e podemos dizer que o melhor ficou pro final! Chegou a hora de ver em qual tipo de fria Sabin se meteu após cair do barco em Lethe.


3º Caminho:

Sabin acaba parando próximo a uma casa, entre nela, primeiro fale com Shadow, Sabin fala que se separou dos amigos e precisa chegar em Narshe, Shadow fala que a única rota para lá está sendo controlada por tropas imperiais, e é o castelo do Doma. Shadow se oferece para entrar no time, mas ele pode sair na hora que ele quiser(e acredite, ele vai). Fale com o mercador, compre o que precisar e algumas Shurikens.

World Map:
Doma fica a Sul, olhe o ponto no mapa para facilitar, depois de uma ponte você acaba num campo imperial.
OBS: Você tem que passar pela floresta, e não pelas montanhas a oeste.

Imperial Camp:
Sabin se esconde e houve a conversa de dois soldados, falando de como todos odeiam Kefka, acham ele um babaca desumano e que o General Leo, é muito melhor que ele e etc. Os soldados são convocados para atacar o castelo de Doma. A cena muda para o castelo, quando o samurai Seu Madruga… Quero dizer Cyan, se apresenta e fala para atacar o líder do batalhão, para fazer eles desistirem, a partir de agora você controla Cyan, vá ao comandante e lute com ele. O sistema de luta de Cyan é meio chato, se você escolher o SwdTech e esperar o tempo que aparecer na tela irá usar um golpe, cada número representa um golpe, e teoricamente quanto mais esperar, mais forte será o golpe. Muitos usam Cyan em seus times principais, mas eu acho ele lerdo demais, então me desanima um pouco… Com a morte do Comandante, os soldados fogem.

FFVI_Madruga

Retentor fiel a soberania de sua família, com a coragem e força de uma centena de homens…

Voltando a base com Sabin e Shadow, com a ausência de soldados a dupla pode avançar, na barraca de cima, onde Kefka estava você pode ganhar um item. Se seguir a outra parte da base(depois da ponte). Sabin se esconde novamente e houve as palavras de General Leo, falando para ser paciente na conquista de Doma, para não sacrificar vidas inocentes atoa, mas o Imperador Gestahl o chama, e ele terá que sair da base.

O desgraçado do Kefka, preparou veneno para jogar no rio, e ele tem uma pequena discussão com Leo sobre isso, mas se faz de mudo e espera o General sair para tomar o controle, um soldado fala para Kefka que todos habitantes irão morrer, e até mesmo os soldados prisioneiros, mas o palhaço ignora. Indignado Sabin diz que isso e desumano e vai a luta com Kefka, mas o palhaço, apenas corre, persiga ele, você terá que realizar algumas simples lutas, mas o esforço não foi suficiente, Kefka jogo o veneno no rio.

FFVI_kefka

Kefka: Hee, Hee! Nada pode vencer a música de centenas de vozes gritando em unisom!

A cena corte para o castelo de Doma, onde os soldados vão morrendo um a um envenenados, vá com Cyan até a sala do rei, que apenas diz suas últimas palavras, Cyan tem agora que correr para sua família e torcer para eles estarem bem. Eles estão na porta a direita da porta da sala do rei, Elayne a esposa de Cyan e seus filho estão mortos, então ele diz suas palavras de vingança, e sai para lutar com tudo que ver pela frente na base imperial.

Sabin o encontra, converse com ele que estará lutando com os soldados, você deve falar com ele pela lateral, não de frente, assim a luta com os soldados começa. No final Cyan se acalma, Sabin tem a ideia de roubar as Magiteck Armors, que foi bem sucedida e os 3(ou 2 se o Shadow já tiver se cansado), estão com a armadura agora, Volte a entrada do lugar, Cyan fala que o único caminho para Narshe é pela floresta a sul, vocês voltam ao mapa.

World Map:
É bem fácil chegar na floresta, basta atravessar as pontes e entrar na floresta entre o vale.

Phantom Forest:
Uma coisa bem legal aqui é a simulação de 3D, que deixou esse dungeon muito legal, o primeiro mapa é só seguir até o final. No segundo você se cura num lago, no seguinte mapa, você deve usar a saída superior direita.

FFVI_PhantoF

O seguinte mapa só terá uma saída, que se encontra na parte de cima. Depois, acredite se quiser, você acha um trem, eles decidem olhar dentro para ver se há algum sobrevivente. Então o trem começa a se mover, e Cyan se toca de que o grupo está no Phanton Train(Trem Fantasma).
OBS: Uma informação adicional, a grande maioria de fantasmas no trem te atacam, mas alguns podem ser recrutados para o seu time, eles se chamarão ????? e a única habilidade extra dele é o Possess que derrota o inimigo, mas ele morre(tecnicamente falando…) e sai do time se usar isso.

FFVI_Ghost

Vá ao último vagão que puder, entre e se tentar sair, um fantasma vai obstruir seu passagem, lute com ele, vença e no lado de fora do Trem vários fantasmas aparecerão, te cercando, suba as escadas o time pula os vagões correndo e para em outra parte do trem.

Entre no vagão e ative a alavanca que separa o trem em 2 partes, e separa o grupo dos fantasmas. Ative a alavanca de novo e siga a explorar essa parte do trem.

Ao chegar no vagão restaurante, fique na mesa na cadeira do meio e será atendido por fantasmas(isso explica o lugar estar meio morto kkkk), coma e cure seu HP e MP, não a como passar por esse vagão por dentro, saia e de a volta pelo trem,

No seguinte vagão, entre numa porta e abra um baú, um tal de Ziegfried diz ser o dono dele e o maior espadachim do mundo, mas não é, a sua luta é irrisória, continue a jornada, no próximo vagão, na segunda porta haverão 4 baús, um deles tem um monstro que pode ser morto com um Fenix Down. Depois disso estará bem perto do primeiro vagão. Entre nele e abaixe a primeira e a terceira alavanca, depois saia e vá ao inicio do trem e ative manualmente um swift para parar o trem. o isso irrita o trem que decide lutar contra você.

Chefe: GhostTrain HP [1900]
Se você for um noob preguiçoso, apenas use um Fenix Down e pronto, o trem “morre”. Se quiser vencer essa luta como um jogador de verdade, use o SwdTech 3 de Cyan para reduzir a vida dele pela metade, umas 2 vezes já são o suficiente para deixar a vida bem baixa, jogue Shurikens com Shadow(se estiver presente) e com Sabin basta usar a Blitz Suplex.

FFVI_trem

Ao vencer, o Trem te deixa ir, e para num terminal para levar as almas mortas dos habitantes de Doma, incluindo a esposa e o filho de Cyan, deixando o velho Madruga em desespero, depois disso você retorna ao mapa-múndi.

World Map:
Avance no vale até uma caverna.

Baren Falls:
Aqui Shadow sai do time, Sabin e Cyan pulam a cachoeira para chegar ao Veldt, uma região lotada de monstros, mas antes a dupla luta com algumas piranhas, tome cuidado ao enfrentar a mais forte, ele tem um golpe devastador, mesmo com HP baixo, então deixe a vida alta e ataque com os melhores golpes de Sabin e a SrdTech 1 de Cyan.

FFVI_fall

World Map:
Um garoto chamado Gau salva o time e foge, depois de vencer qualquer luta ele aparece, falando que está faminto, apenas bata nele para ele sair e vá a cidade próxima.

aaa

Envolvido por peles de monstros, olhos brilhando com inteligência. Um jovem sobrevivendo contra todas as probabilidades…

Mobliz:
Vá a loja de itens e compre a primeira opção, o item Dry Meat, depois volte ao Veldt para Gau aparecer, dessa vez, ao invés de atacar o garoto, de o Dry Meat que acabou de comprar para ele, assim ele se junta ao time sem nem saber que os 2 são, o que fazem ou o que farão. Gau também pede para ir com ele a um lugar.

Como usar a habilidade de Gau, Gau pode imitar os monstros, para isso primeiro de tudo, ele precisa usar o comando Leap que só aparece no Veldt, ele e o monstro vão sumir da luta, entre em outra(pode demorar algumas) luta e Gau voltará sabendo imitar esse monstro, com o comando Rage, mas não esqueça de sempre voltar e pegar o Gau, pois ele não é um personagem obrigatório e se você esquecer dele, vai demorar para poder vê-lo novamente.

World Map:
Não sei bem explicar como ir ao próximo local, é simples é uma caverna entre as montanhas, na duvida olhe a imagem abaixo.

FFVI_Veldt

Crescent Mountain Cave:
Gau enterrou um tesouro brilhante aqui, vasculhe o lugar e depois vá ao final onde você cachoeiras, volte e Gau acha a coisa brilhante, é um respiradouro, com ele o time pula para o fundo do mar, aqui vão haver algumas batalhas, e cavernas, mas serão simples. o time acorda em South Figaro, fale com o capitão do navio ao lado e o grupo irá a Narshe.

Fim do 3º Caminho.


Todos se reúnem em Narshe, Cyan fica meio revoltado com Celes por ser uma general do Império, mas nada de mais. Kefka e suas tropas avançam para cidade. E seu time precisa a defender.

Divida seu time em 3, e não deixe que ninguém chegue até onde Banon está, não esqueça, Y troca de time. Depois de acabar com todos, vem Kefka, com sua fraqueza tremenda, nem a muito o que comentar, depois de pouco tempo ele foge.

Os 7 se juntam em frente ao Esper congelado, as reações entre o Esper e a Terra quase jogam todos de penhasco, então Terra acaba virando um Esper e sai voando pelo mundo.

A cena corta para Locke dormindo e Celes o acordando, o time se reúne para ajudar Terra, escolha 4 dos 6 e vá. Tenho quase certeza que você vai descartar o Gau, mas o outro personagem será uma difícil decisão, eu recomendo que descarte  Cyan por hora, por que os outros personagens são muito presentes em termos de eventos.

World Map:
Desça até o castelo de Figaro no Deserto.

Figaro:
Se Sabin e Edgar estiver no time, ele vai sair para relembrar o castelo, vá dormir, Sabin vai a sala do trono e se lembra do momento onde foi decidido o sucessor do reino de Figaro, Sabin estava revoltado com o fato de ninguém se importar com a morte dos seus pais, e ficam apenas discutindo quem será o sucessor. Sabin e Edgar vão ao topo do castelo e falam sobre ter liberdade, e suas obrigações como sucessores, a conclusão foi clara, que só um deles poderia viver livremente enquanto o outro deveria reinar, e nessa que eu considero uma das melhores cenas do jogo, eles decidem o futuro do reino num cara ou coroa. O resultado foi óbvio. Edgar aparece e faz aquela conversa de velho falando que 10 anos se passaram muito rápido, assim o evento acaba.

FFVI_coin

Depois da noite de sono, vá a uma sala antes da sala trono, entre na porta da direita e você poderá comprar as habilidades Flash e Drill para Edgar.

FFVI_figado

Na primeira porta depois de entrar no castelo, desça a esquerda e fale com um velho, ele irá ativar o movimento do castelo para ir ao outro lado do continente. Escolha a opção Kohlingen. Depois saia do castelo.

World Map:
Agora que seu grupo está num local bem distante de antes, suba pouco a norte para a cidade de Kohlingen.

Kohlingen:
No Inn Shadow vai estar por lá, se estiver só com 3(ou menos) personagens em seu time ele pode se juntar(se pagar a quantia pedida). Na casa a norte das lojas, se estiver com Locke no time, ele vai lembrar do passado, quando não conseguiu salvar a vida de sua amada Rachel de um acidente na caverna, Rachel perdeu sua memória e Locke foi forçado a deixá-la, 1 ano depois quando ele voltou ao logar, Rachel estava a beira da morte por um ataque imperial, ela recuperou suas memórias e depois disso morreu… Na casa depois da ponte, desça as escadas, o corpo de Rachel, vai estar conservado lá, verifique o corpo dela para outro flashback de Locke começar, Nele Locke diz que irá deixar ele nesse estado conservado até achar um modo de reverter isso, mas como ela está morta, usa Fenix Down. Vá as lojas, depois saia da cidade.

World Map:
Desça tudo que puder até chegar em outra cidade.

Jidoor:
Outra cidade, no momento não ha o que se fazer aqui, use o local como um pid-stop depois sair dela.

World Map:
Saindo de Jidoor suba próximo ao litoral, depois vire a esquerda até chegar a Zozo.

FFVI_zozo

Zozo:
Esta é a cidade dos mentirosos, não acredite em nada que os NPCs falarem, vai estar chovendo canivetes. Um destaque inicial ao monstro HadesGigas, se ele for morto por ataques físicos ele vai contra atacar com um golpe muito poderoso, mate ele com Blitz, Magias, Capture ou algumas das Rages, eu não testei com Cyan, mas acho que ele também não ajuda. Lembrando que isso não da 100% de chances de evitar o contra ataque.
OBS: o HadeSGigas pode ser roubado, e ele dará o item Atlas Armlet.

Existem várias torres na cidade, na torre do INN há um relógio, escolha 6:10:50,  isso abre uma passagem secreta que libera o item Chain Saw, uma habilidade de Edgar. Acho que os NPCs dão dicas sobre isso, mas fiquei tentando todas as alternativas até acertar. Na torre atrás do INN há uma passagem secreta, duas casas podem ser encontradas lá, e um ou outro item também.

FFVI_zozo2

Suba na torre mais a baixo(na placa de loja de relíquias), depois de subir, você chega a uma sala cheia de pessoas, apenas siga a fila, não tente andar fora, nem passar ninguém, você vai ao lado de fora da torre, basta continuar a subir, numa porta(imagem abaixo) temos um dos melhores Relics para Locke a Thief Gloves que transforma a habilidade Thief em Capture, assim ele irá atacar e roubar ao mesmo tempo.

FFVI_theif

Desça um pouco e entre num buraco no prédio, olhe a imagem abaixo na dúvida, vá até o fundo e vire a esquerda, você irá pular de uma torre para outra, e depois para seguinte. Suba mais um pouco e ao chega no último andar dessa nova torre, pule de novo para torre anterior. Entre na porte a suba as séries de escadas, voltado ao exterior da torre, numa porta a Fire Knukle pode ser encontrada, equipe em Sabin. Você já deve ter visto um cara loiro e negro do lado de fora da torre, chegue até ele, e se prepare para lutar.

FFVI_zozo3

Chefe: Dalaluma HP [3270]
A luta será muito simples, Dalaluma por mais bombado que parece não é um lutador, ele se cura e protege no primeiro turno e eventualmente chama dois lutadores para o ajudar. Mantenha seu HP acima da metade, se estiver lutando apenas contra Dalaluma, ataque com os golpes mais poderosos: Capture para Locke, Drill para Edge, Ice para Celes, SrdTech em Cyan, a melhor Rage para Gau e Aura Bolt para Sabin(ignore quem não estiver no time). Depois que ele chamar os 2 ajudantes, mude um pouco a estratégia e use golpes em grupo, como Fire Dance de Sabin e AutoCrossBow de Edgar, a melhor forma de curar e com a magia de Celes, na falta dela, use Potion. Com Locke você pode roubar um item raro.

FFVI_dalaluma

Agora no último andar da torre, entre na porte para achar Terra em modo Esper, o velho Ramuh, que se revela um Esper, e fala que eles tomam formas humanas as vezes para se protegerem e conta a história de a 20 anos Gestahl tenta caçar os Espers para suas máquinas, e que para evitar isso os Espers se selaram em um local para que nenhum humano tente roubar seu poder, mas mesmo assim muitos Espers estão presos na Fabrica de Pesquisa Magiteck. Ramuh também fala que quando um Esper morre ele vira uma Magicite, e com elas você pode invocar seu poder. Seu próximo objetivo é a Fabrica de Pesquisa Magiteck, pois um Esper de lá pode ajudar Terra a se aceitar totalmente como um Esper. Pegue as 4 Magicites: Ramuh, Siren, Kirin e Stray e saia.

Os 2 membros do time que você não está usando aparecem, e todos descem a torre conversando, Locke e Celes decidem ir até o império, eles serão membros obrigatórios agora, escolha os outros 2.

COMO FUNCIONAM AS MAGICITES:

1-Como equipar:
Em Skills depois escolha Esper, e selecione para o personagem o Esper que quiser.

2-Magias obtidas:
Cada Magicite vem com um pequeno número de magias, que podem ser vista ao equipá-las, Para ter a magia em definitivo, basta vencer batalhas  equipado com a Magicite, o percentual de cada magia aparecerá, ao chegar a 100% a magia será adquirida em definitivo pelo personagem.

3-Bônus de Level:
Ao subir de nível com uma Magicite equipada o personagem ganhará um bônus, você consegue ver esse bônus ao equipar a Magicite.

4-Ataque especial:
É o ataque especial de cada Magicite, só pode ser usado 1 vez por luta e não a como a adquirir em definitivo, funcionam como uma invocação do Esper respectivo da Magicite, para usar basta estar numa luta, escolher usar uma magia e apertar o direcional para cima.

5-Magic Point
A partir de agora, ao vencer qualquer luta, você recebe Magic Ponts, mesmo que tenham o mesmo nome, isso não é MP, e sim ima pontuação que aumenta o percentual de aprendizagem de magias, simplificando, quanto maior forem os Magic Points no final da luta, mais rápido vai aprender as magias que o Esper equipado lhe da.

Está parte do detonado acaba aqui, sinto muito, eu sei que ficar dividindo em partes é chato, mas a página fica muito pesada, embolada, muitos comentário e etc… Obrigado por tudo, seu comentário é bem vindo e até a parte 2!!!!

Por: Matheus C. Sardinha

Detonado: Parte 1 Parte 2 Parte 3 Extras do GBA
Detabase: Habilidades Armas Armaduras Relics

Talvez você se interesse por: 

Final Fantasy I

Final Fantasy II 

Final Fantasy III 

Final Fantasy IV

Final Fantasy V

Final Fantasy VI 

Publicado em 3 de janeiro de 2014, em 1-SNES, 5-GBA, 6-PS1 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 67 Comentários.

  1. Marcos Costa Borges

    ate hoje uso o detonado, agora to jogando a pixel remaster

    Curtir

  2. Eu não consigo usar as blitz do Sabin que precisam apertar o botão na diagonal, por que eu jogo no emulador de celular e é impossível apertar pra baixo e pra cima ao mesmo tempo. O fato de eu não conseguir usar essas habilidades impactam no zeramento do game?
    Eu consigo zerar mesmo sem elas? Se alguém ver esse comentário me responda por favor.

    Curtir

  3. Clássico dos clássicos!!!! atualmente eu voltei a jogar esse clássicos dos RPG da vida 16 bits, e…vim aqui tirar algumas dúvidas, valeu galera!!!!

    Curtir

  4. Na parte em que o Banon pergunta se vc vai ser a esperança deles, se você recusar 3 vezes ele desiste de perguntar e começa a cena seguinte, um soldado vai lhe dar uma Genji glove no lugar do amuleto que o banon da 😀

    Curtir

  5. cara detonado ótimo ta de parabéns

    Curtir

  6. Duvida.. Esse detonado ensina todos os truques do jogo para platinar ele mesmo e pegando tudo? Quero começar na versão steam, mas sou meio perfeccionista.

    Curtir

  7. Eu tô salvando todos final fantasy com seus site mas o final fantasy 3 que tem terra Sabin etc… Esse é o mesmo que o final fantasy 6

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Final Fantasy VI é o nome original, Final Fantasy III é a versão americana.

      Temos detonados do I ao VI, menos do III original.

      Curtir

  8. Nossa mano o cara que fez esse detonado deve ser um daqueles nerds tetudos, porque, putz que cara chato da porra, explica o jogo melhor ao invés de ficar lançando farpas

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Me diz aonde eu tenho que explicar melhor que eu concerto. Eu não solto farpas, sou só igual a você sincero, então parabéns você também é um nerd tetudo kkkkkkkkk

      Curtir

  9. Eu fiquei upando no veld e apareceu o ultros e eu matei ele so que o jogo fechou na hora e quando fui no veld o ultros não apareceu

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Tipo e normal aparecer alguns chefes no Veld, eu não entendi bem o que você quiz dizer, ele aparece aleatoriamente não é?

      Curtir

  10. Não consegui pegar o item do gigas na cidade dos ladrões!
    Também não consegui pegar o item do chefe do prédio, tentei e não pegou e acabei derrotando ele sem pegar o item!

    Curtir

  11. Cara, achei uma passagem secreta no Mt. Koltz! Ela leva uma Relic; e escolher o Sabin’s Scenario por último, vai dar para pegar as Rages dos outros Scenarios!

    Curtir

  12. Valeu Obrigado, então bora zerar o ff3 agora, tenho que baixar ele, para ps1, vai ser + um problema, o detonado do ff3 aqui está nulo, só o link mas não tem nada.

    Curtir

  13. Gostei muito do detonado rapaz, me ajudou bastante algumas partes =).Mas vc é mmeio grosso algumas horas do deto kkkkk

    Curtir

  14. Tem certeza que na versão do snes não tem Leviathan e Gilgamesh?

    Curtir

  15. jogando e investigando mt os cenários eu percebi que mt dos relógios,se vc apertar para ver ele pode ter elixir,eu investiguei em mts e acumulei bastante elixir ja,jogo no gba n sei se funciona nas outras versoes

    Curtir

  16. Oi eu sou novo por aqui é primeira vez que estou comentando hehe
    Hum…eu queria saber se pode me ajudar com o seguinte problema:
    Na parte em que o Locke recruta a Celes depois que eu pego todos os itens lá das passagens secretas eu tento subir de volta as escadas mas a Celes diz que tem uma passagem secreta nos fundos…tá ai eu voltei e olhei tudo quanto é canto lá da porta do relógio mas não achei nada então voltei para a escada mas ela continua falando a mesma coisa de que tem uma passagem secreta e assim não deixa eu subir a escada…
    Se poder me ajudar desde já agradeço…gostei muito do jogo não quero desistir agora…
    Obrigado pela atenção

    Curtir

    • Eu consegui passsar =D
      O negócio é que não aparecia o chão só o teto no cenário então era só passar por baixo dele rsrs não sei como não percebi antes…

      Curtir

  17. muito bom seus detonados man sempre uso eles!!!!no momento to jogando esse game maravilhoso!!!

    Curtir

  18. no caso do hadesgigas, se atacar com as skills do Cyan ele ñ dá magnitude, testei enquanto fechava o jogo e mto bom o detonado

    Curtir

  19. Cara, muito bom seu post. Ri muito e é facil de entender como explica… parabens pela forma divertida de mostrar o detonado. #abraço do mendigo

    Curtir

  20. galera… alguem ai ja apostou a espada Ragnarok no coliseu ??… eu apostei ela … e ganhei uma outra espada… ( to jogandona versao traduzida … mas naun sei como é o nome dele no ingles) é a Lucifera… o.o… e dei uma procurada na net … e naun achei nada relacionado a ela.. o.o .. alguem ai poderia me dizer algo sobre ela .. vlw… e outra .. esse site é EPICO … me ajudo muito na hora de proxurar os personagens em WoR

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Leia a parte do database que fala de armas, você não achou nada sobre a espada justamente por que está jogando em português, e eu não sei pra que eles trocam os nomes dos itens…. O nome da arma é Lightbringer ou illumina, se quiser procurar sobre ela recomendo que pesquise pelo primeiro nome, mas de qualquer modo tem ela no nosso database de armas.

      Curtir

  21. Hey o que é isso?. No boss GhostTrain disse que o jogador fosse um noob que usa-se Fênix e pronto…… kkkkkkkkkkkkkk Desculpe mas isso não me parece noobise e sim estratégia, uma vez que não é um erro do jogo, igual ao chefe do FFV DinoBone (algo assim).

    Curtir

  22. Alguem sabe como eu faço pra utilizar os pergaminhos??? (aqueles com o nome estranho…katon e etc)

    Eu nao consegui descobrir como se faz isso…

    Obrigado pela atenção

    Curtir

  23. e bom usar as espers nos chars logo ou esperar para os proximos?

    Curtir

  24. kkkkkkkk quando eu fui roubar as magiteck armors o shadow foi para baixo e eu pensei que ele tinha cansado ai quando o cyan e o sabin roubam ta o shadow la em baixo me esperando com uma magiteck armor(vai entender)

    Curtir

  25. Cara você e muito bom me ensino a parte que meu jogo travava no vargas cara se quiser fazr uma parceria um dia me chama,parabens vc e o melhor que eu ja vi

    Curtir

  26. mano,sou novo neste site,mas,nao consigo usar a habilidade Runic da Celes a partir que o Locke recruta ela pro grupo,eu nao consigo mover o cursor pro Runic,que fica preto na hora de escolher as habilidades da Celes,quando ela entrou no meu grupo,nao tinha nenhum equip tambem,sem o runic,eu nao consigo passar pela TunerArmr,pf responda!

    Curtir

    • Já que você é novo vou dizendo pra olhar o conteúdo antes de perguntar, sua dúvida já está no artigo consulte ele!!!

      Se o seu problema é uma habilidade abra o database e leia sobre o comando Runic, irá ver que esse comando só funciona com certos tipos de armas, vá no database de Armas e veja quais são compatíveis, equipe Celes com uma arma e pronto!

      Dica: Se não tiver nenhuma arma lembre-se Locke está com uma arma, se ela for compatível com Celes e com Runic nem será preciso retornar pra comprar uma na loja.

      Curtir

  27. amigo onde fica a Phantom Forest so achei o castelo de Doma fica perto de la? pra qual rumo?

    Curtir

  28. ola, onde fica eu uso o Runic para matar a escavadeiras blindada é pq meu ta em português e num to conseguindo matar.

    Curtir

  29. Pedro Nunes Santos

    Eu consigui. Obrigado Matheus

    Curtir

  30. Eu ja estou numa parte depois do mundo ser destruido, e queria saber se ainda tem como conseguir o drill do edgar

    Curtir

  31. como eu pego o Cactuar e diablo o cactu me mato ele sempre mais ñ consigo pegar a esper.

    Curtir

  32. Calma matheuqs nao se estresse fique calmo ….. Ben direto au ponto eu estava com esper serafin e acomteceu isso mas eu nao estou falando por mau so quiz abrir meu coracao se fosse so por min eu dava um jeito para tirar esse blog da minha CABECA !

    Curtir

  33. Tem uma porta no final da primeira torre.tem como abri essa porta ?

    Curtir

    • Qual torre? vc tem q ser mais específico…. A única coisa que veio em minha mente foi Zozo, se for tem uma porta lá que só se abre no fim do jogo e te leva pra uma montanha, isso ta na parte do detonado.

      Curtir

  34. uma dica : se voce disser nao ao bannón 3 vezes ou 4 ele te dara uma relic que vai ajudar voce usar 2 espadas sendo assin voce atacar 2 vezes!

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Não sei, por q eu não fiz isso, mas essa Relic é fácil de encontrar durante o jogo, de toda forma obrigado pela informação.

      Curtir

    • se voce tentar e nao der certo e porque e o siguimte voce ten que depois entrar umas tres vezes e ira rolar uma cutscene onde ela pergunta o que e ser a esperanca de alguem ai um soldado desmaia e depois da comversa o outro soldado te dar a genji glove mas tanbem voce pode encomtralas com o comandó steal e rouba dos dragoes na floating comtinent

      Curtir

    • Eu já falei da pra conseguir esse item de 1000 formas diferente, é um item relativamente comum pro jogo kkkkkkkkkk Tem 5 monstros que podem roubar isso, e mais 3 ou 4 locais pra encontra. Eu tou fazendo um database com essas informações não precisa ficar comentando, apenas tenha paciência e vai estar tudo aí.

      Curtir

    • sinceramente, não entendi o comentário, eu disse sim ao banom e ele me deu a relic de usar 2 espadas, 😀

      Curtir

    • Cara ignora isso tudo, eu farei um detabase com as informações de como pegar todos esses itens, não precisam ficar comentando sobre isso…

      Curtir

    • Quero the pergunta uma coisa porque o edgar aprendeu a magia raio dois no nivel 32

      Curtir

    • Você provavelmente está com um Esper que da esta Magia para ele e você completou os 100% para aprender a magia … Porque ele naturalmente não aprende nenhuma magia 😀

      Curtir

    • Olhe no database de Habilidades

      Curtir

    • A fiz sen querer porque eu estava pensando que voces ia me ignorar

      Curtir

  35. Q óóóóó´´oó´´o´´oó´´oó´´oó´´oó´´oóóóóóóó´timoooooooooooooooo tava doidinho já pra aparece esse detonado

    Curtir

  36. eu SENPRE esperei que voces fizese esse detonado muito obrigada matheus voces ganharan mais uma fä na verdade eu senpre foi fä

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!