PS1 / PC – Megaman X4 – Análise / Segredos / Cheats / Detonados

Megaman x4 japanese cover

Desde que foi adicionada ao universo de Megaman, a série X sempre prezou pela inovação; a armadura, o dash, uma história mais desenvolvida e sólida. A série X sempre prezou por manter o estilo do antigo,  misturando com a inovação. Quando deixou o Super Nintendo e foi para a nova geração, com Megaman X4 em 1997 o jogo veio recheado de inovações, aproveitando a qualidade superior de Playstation e Sega Saturn. O jogo começa com uma apresentação em vídeo, lembro que no primeiro contato com o jogo fiquei boquiaberto, louco  para ver logo o que me esperava. Game Start e caramba, agora eu podia escolher entre Zero ou Megaman para jogar! Isto foi a grande sacada, quem na série clássica nunca quis jogar com Protoman ou Bass? Essa foi a grade sacada da Capcom nesse jogo, e ao selecionar um dos dois heróis, outro vídeo em estilo anime é jogado na tela, mostrando um pouco da história do jogo! Que embora não seja o ponto alto do jogo ela é sensacional! Desta vez, um exército que também combate os Marvericks, chamados Repliforce e liderados pelo gigante General e pelo orgulhoso Colonel. Depois de um ataque a cidade de Sky Lagoon que acabou destruindo muitas vidas a Repliforce se une aos Marvericks iniciando um golpe de estado para depor os humanos do controle, cabe então aos Marverick Hunters por fim aos ideais radicais da Repliforce!

O enredo realmente não é a coisa mais importante do jogo, ele cria laços entre os personagens (Megaman e Double, Iris e Zero, Colonel e Zero, General e Sigma), uma coisa que era rara de ser vista na série antes, acrescentando camadas e um passado para eles, através das diversas cenas de anime que rolam durante o jogo. Além disso ela é dividida em dois pontos de vista,  já que agora você joga com Zero, ela não é confusa, não rouba a cena e inova, ponto para a Capcom. Ainda falando de Zero, acrescentá-lo quebrou o padrão pedra-papel-tesoura tradicional da série. Os inimigos de Zero até tem fraquezas, mas alguns não as tem e você tem que rachar a cuca para descobrir um modo de vencê-los com o robô vermelho. Aliás, tudo com o robô vermelho é diferente, ele não tem poderes, usa golpes. O modo de lutar é encurtado,  parece que você está jogando outro jogo! No caso a jogabilidade tradicional fica por conta de X que tem as velhas cápsulas de armaduras para pegar e o sistema de usar o poder de um chefe contra outro. A tradição e a inovação estão juntas, entrelaçadas e isto é outro ponto para a Capcom.  Os Marvericks continuam legais, e agora até tem um dialogo antes da luta, os animais representados foram muito bem escolhidos e o design e seus poderes estão ótimos, mesmo que hajam os clichês (um elétrico, um ígneo, um glacial, um aquático, um aéreo e um bestial) e que o Slashing Beast seja muito parecido com o Slashman de Megaman 7 , existem dois com poderes novos e os chefes são muito legais de serem enfrentados e alguns oferecem um certo desafio. Os gráficos obviamente melhoraram e melhoraram muito não que eles fossem ruins antes, mas a floresta está com mais texturas e mais cores aqui do que em Megaman X, posso estar constatando o óbvio, mas Megaman X3 também foi portado para o Playstation e não ganhou muitas melhorias gráficas. Porém o que melhorou mesmo foram os sons, as músicas das fases estão sensacionais, bem melhores do que os das versões anteriores! Da pra você deixar o videogame ligado na fase só pra ficar curtindo a música. 

O jogo não parece ter defeitos, mas o que Zero trouxe de bom, ele também tem de ruim. Ao invés de todos os chefes darem habilidades de luta para eles, alguns dão habilidades que já deviam ser inseridas na jogabilidade do herói. O pulo duplo (Kuuenbu), o dash no ar (Hienkyaku) e a espada roxa (Tenkuuha) são ridículos, deveriam haver capsulas nas fases para te fornecer essas coisas. Mas eles preferiram fazer que essas habilidades normais fossem dadas pelos chefes, o que deixa parecendo que correram nessa parte de habilidades que podia ser melhor exploradas. E falando em explorar, a exploração deixa a desejar nesse jogo, ela não é tão complicada como nos jogos de Super Nintendo onde você tem que queimar a mufa para não só encontrar, como também chegar até alguns pontos e pegar os segredos. E se com X o jogo já não tem muitos segredos, com Zero então,  ele tem menos ainda já que você não precisa pegar capsulas com o robô vermelho. Algumas fases tem um segredo apenas (só o Heart Tank) o que é boçal… E as fases embora tenham duas áreas, e sejam maiores que as de Super Nintendo, são curtas e não oferecem muitos desafios no decorrer delas, por exemplo, em Megaman X2 embora as fases fossem curtas, elas eram intensas o que compensava essa perda de espaço em ação, dava a impressão de que a fase era longa. E pra mim um outro defeito, ao meu ver é continuarem com Sigma, um inimigo tão bom quanto a Repliforce deveria ser melhor aproveitado nesse segmento do jogo, tantos personagens bons. Mas não, a Repliforce aparece nesse jogo e acaba nesse jogo, mantendo o velho e chato Sigma que já deve ter cansado de ser morto! Tudo bem que ele é um bom personagem, mas essa repetição do vilão não faz bem a série X como faz a série clássica, acaba ficando tão cansativo quanto a equipe Rocket era no anime de Pokémon, ou os robôs de borracha eram em Medabots…  Outro fator que não se pode deixar de lado é a péssima dublagem americana, sem emoção e com muitas vozes que não tem nada a ver com o personagem, além é claro da voz de menininha usada em  X.

Concluído, mesmo mantendo as tradições de ser um jogo em plataforma, o jogo abriu caminho com estilo para Megaman X nessa nova geração. Os defeitos apresentados seriam consertados nos próximos jogos, Megaman X4 é considerado por muitos o melhor Megaman da série X por tudo de bom e novo que trouxe! Não discordo, nem concordo, e você já jogou para descobrir a mágica de Megaman X4?

Nota: 9,4 / 10

Seleção

Comandos

Pula
Atira o Poder selecionado
Dash
Atira sempre o Buster
Troca de poder L1PS1 e R1PS1
Giga Ataque R2PS1
Pausa o jogo Start

Cheats

Black Zero: (testado e aprovado) Na tela de seleção de personagem, pare em cima de Zero e segure  R1PS1 e aperte o direcional → seis vezes, solte o R1PS1 que estava segurando e por fim segure  e aperte Start.

Ultimate Armor X: Na tela de seleção de personagens pare em cima de X e aperte  duas vezes, depois o direcional ← seis vezes, segure R2PS1 e L1PS1  e inicie o jogo, sole os botões quando começar. Avance até a capsula na fase de Spider Web e pegue a Lag Parts para receber a Ultimate Armor.

Detonado

Índice

Sky Lagoon:
Jungle:
Cyber Space:
Air Force:
Volcano:
Memorial Hall:
Marine Base:
Bio Laboratory:
Military Train:
Snow Base:
Spaceport – Final Weapon:

Sky Lagoon

selectionstageimgFase de apresentação típica de todo jogo Megaman X, sabe como é, para dar uma esquentada e pegar o ritmo dos comandos. A fase é simples, você até chegará ao chefe como na imagem de cima, mas não precisa bater nele, faça com que ele quebre as portas para você. Siga até achar Magma Dragoon, ele vai falar que os Marvericks destruíram o reator de energia, destruindo Sky Lagoon. A segunda área se passa na cidade que foi destruída, ela é bem simples também só tome cuidado com as pedras, que caem e te destroem, além de abelhas e robôs que brotam da parede. Antes do fim da fase se cair em um buraco irá encontrar uma vida e um item que carrega sua vida por completo. Com Zero ao final do caminho, ele encontrará Iris e

Boss: Egregion

X: Este chefe consegue ser mais fácil que o chefe de intro do Megaman X2, use o Buster e quando ele voar passe para o outro canto, não se preocupe em receber dano dele, desde que você acerte uma quantidade considerável de Busters nele… Será fácil. Zero: Vai ser um pouco mais fácil vencê-lo com Zero, basta ficar próximo dele pulando e batendo com a espada

Vencendo, Colonel aparece dizendo que não tem nada haver com o ataque, X pede para que ele abaixe a arma, e Colonel por uma questão de orgulho nega. Fazendo com que X o considere um Marverick.

Com Zero, Colonel agradece por Zero ter salvo sua irmã Iris. Mas isso não livra Colonel de ser questionado se foi a unidade dele quem destruiu Sky Lagoon e pede para que ele abaixa as armas. O final é o mesmo do que com X…

stageselection

Você será levado a nova geração da tela de seleção de Megaman X, na nova geração. Double será o guia de X pelas fases e Iris a guia de Zero. Tente completar as fases na seguinte ordem:

X: Jungle / Web Spider – Bio Laboratory / Split Murshroom – Cyber Space / Cyber Peacock – Air Force / Storm Owl – Volcano / Magma Dragoon – Snow Base / Frost Walrus – Marine Base / Jet Stingray – Military Train / Slashing Beast Zero: Military Train / Slashing Beast – Jungle /Web Spider – Bio Laboratory / Split Murshroom – Volcano / Magma Dragoon – Snow Base / Frost Walrus –   Cyber Space / Cyber Peacock – Air Force / Storm OwlMarine Base / Jet Stingray

OBS: Todas as capsulas só aparecem para X


Jungle

“Infiltrate enemy-ocupied jungle and destroy the weapon under construction”

junglestageimgO objetivo e descer o rio e basicamente atirar em tudo que ver, em certo você encontra uma fenda no chão, continue descendo e até a fase ficar plana, anda um pouco e em outra cachoeira troncos vão descer e o jogador deve pular de um para o outro relembrando vários outros jogos como Donkey Kong e Shinobi, se pegou a Leg Parts (com Megaman) ou o duplo pulo (com Zero) antes será duas vezes mais fácil, se não terá problemas para pular com Zero. Agora suba até chegar numa parte com árvores, alguns dos tritões robôs vão te atrapalhar, por fim destrua uma porta e entre na caverna para chegar a parte 2 dessa área.

Ao contrário da parte anterior, essa é muito mais chata, cobras que rastejam no chão e tiros normais, normalmente erram, aranhas em suas teias elétricas e várias abelhas, típicas pestes da Amazônia. As cobras são problemas para X, assim como as abelhas são problemas para Zero. Outra coisa chata é que os monstros voltam muito rápido, então não recue. A última parte é pelos troncos, e a coisa fica mais chata ainda, com as teias mate a aranha primeiro, depois passe correndo. Por fim virá o chefe.

Boss: Web Spider

WebSpider

X: A fraqueza dele é o  Twin Slasher  mas é possível vencê-lo sem o poder. A luta será fácil com X. Acerte-o sempre que ele aparecer e esquive da teia, se ela te pegar poucas vezes será um abraço. Quando a vida chegar na metade ele formará uma teia no centro da tela e jogará aranhas e teias em você, fique em um canto, só disparando nele, foque nele, evite as aranhas dele e as teias. Ao vencer você recebe o Lightining Web Zero: Será fácil, o esquema é o mesmo do que com X, você só precisa esquivar das teias que ele lança na primeira parte. Espere ele lançar a teia e use a parede para esquivar dela, MAS ESPERE ELE LANÇAR A TEIRA. O problema mesmo é quando ele monta a teia no meio da fase e fica jogando teias, acertar e esquivar pode parecer uma tarefa impossível, mas depois de um tempo praticando você conseguirá, não se preocupe em acertar as aranhas que ele lança, apenas tente acertá-lo. O  Shipuuga  também pode ajudar bastante a vencê-lo, mas é difícil de conectar. Ao vencer você obtem o Raijingeki, para usá-lo basta apertar  no chão.

Segredos:

junglesecrets

Leg Parts – Na parte onde desce a cachoeira, fique atento na parede a direita como na imagem, entre na caverna e vai achar uma capsula criada por Dr. Light, subindo nela você ganha a Leg Parts. Com a parte da armadura Megaman pode dar um Dash no ar ou usar um duplo salto.

Heart Tank – No o tronco da imagem, você pode tostá-lo com o Rising Fire ou Ryuenjin, o Heart Tank estará escondido nele.


Cyber Space

“A bug has corrupted the network. Dive into cyberspace and exterminate it.”

cyberspaceimg

A primeira parte se divide em 3 áreas, e no final dela o jogo dará um Rank ao jogador. O objetivo e conseguir passar tomando o menor dano possível no menor tempo possível, o que é fácil para quem possuir o pulo aumentado (Leg Parts ou duplo pulo). Pouco muda além da dificuldade das 3 partes, os triângulos cinza te perseguem, você pode até destruir eles, mas isso custará um certo tempo. As bolas amarelas se movem em sua direção e se ela estiver parada, você pode atirar para ela se mover, mas se for possível passar sem perder o tempo atacando, então faça. Resumindo é muito fácil, a menos que tente fazer tudo correndo para ganhar o Rank S. O Kuuenzan de Zero destrói algumas esferas amarelas, ajudando-o na sua trajetória.

A segunda parte, é levemente pior. Preste atenção nos botões no chão ou no teto, toque neles para inverter a fase, eles interferem diretamente nas bolas que estão por todo lugar, o que se pode fazer para facilitar a vida é umas os interruptores para que as bolas não relem em sua direção, pouco depois você encontra entrada para o chefe.

Boss: Cyber Peacock

CyberPeacock

X: A estratégia é usar o Soul Body, ele sempre irá desaparecer. Espere um tempo e de um Dash quando ele aparecer ataque com o corpo falso, ele desaparecerá novamente, ande um pouco e ele vai voltar se for rápido da para acertar ele duas vezes com um único uso. Pode ser chato pegar o timing no começo, mas com pratica isso se resolve. Como você só tem 8 tiros e provavelmente não terá o W-Tank cada disparo pode ser essencial, caso falte alguns tiros use o Buster o mais rápido possível, ele pode atirar alguns mísseis que se auto-explodem rapidamente. Vencendo você ganha o  Aiming Laser  . Zero: A fraqueza dele é o  Ryuenjin  , portanto fique se movimentando pela fase, usando dash para ele não aparecer em cima de você. Use o  Ryuenjin  até o talo nele que será mamão com açúcar e cravo vencer este Reploid afeminado. Ganhando deste, Zero aprende o   Rakuhouha , o Giga Attack de Zero, onde ele estilhaça o chão liberando energia!

Segredos

Heart Tank – Basta conseguir Rank S na primeira área. Na segunda com Zero

E-Tank – Consiga Rank S na segunda área. Na terceira com Zero

Head Parts – Consiga Rank S na terceira área. Quase anula o gasto de energia em suas armas.


Air Force

“The Repliforce ship has taken off. Pursue and blast it out of the air.”

airforceimg

Na fase você enfrentará vários mecanismos de defesa antiaérea e várias plataformas para você ficar saltando. Naves que atiram poderosos feixes de luz que te eliminam. Avance até pegar um Hawk Armor, e sempre o utilize voando, assim você poderá carregar os tiros e se movimentar. Use sempre os tiros carregados da Hawk Armor. Você atravessará a area 1 inteiramente assim A área 2 já é dentro de um galpão, cuidado aqui, existe uma parte com inimigos que atiram raios laser use as escadas para esquivar dos tiros, depois dessa parte você chegará até o sub chefe.

Sub Chefe: Generaid Core
Ele é o olho vermelho na parede do canto direito. Com X será fácil, já que você pode acertá-lo de longe, logo é só ficar na parede e atirar com o Mega Buster. Com Zero você terá que se preocupar com os lasers que vem atrás de você. já que você terá que ficar perto dele para acertá-lo. Será fácil.

Após vencer o Sub Chefe você terá caminho liberado até Storm Owl.

Boss: Storm Owl

StormOwl

X:  Use o poder de  Aiming Laser  , sem ele será um pouco difícil já que os projéteis de Storm Owl arrancam grande quantidade de dano e pode ser difícil acertá-lo já que ele é bem esguio. Com o poder de Cyber Peacock basta mirar nele que o poder automaticamente arranca uma grande quantidade de dano! Ao vencer X aprende o  Double Cyclone  . Zero: Se você estiver sem o poder de  Rakuhouha  (o Giga Attack de Zero), terá problemas. Espere ele chegar bem perto para acertar o maior número de projéteis do  Rakuhouha  que puder. Se acabar seu  Rakuhouha  use o  Ryuenjin , assim terá mais chances de acertá-lo. Com isso Zero aprende o  Tenkuuha  que deixa o sabre com uma cor violeta, isso não fortalece o sabre apenas permite que ele destrua projéteis de energia.

Segredos

airforcesecrets

Arm Parts – Olhe o local da imagem da esquerda, e note que tem como subir você precisará do Lightning Web e da Leg Parts. Fique na posição de X na imagem, pule e atire com o Web Spider e use-o para ganhar altura aperte o botão de pulo e mire na parede até conseguir encostar na parede. Você poderá escolher duas cápsulas:

  1. Stock Charge Shot – Te permite armazenar Busters. Primeira capsula da direita.
  2. Plasma Charge Shot – O Buster vai deixar uma esfera de plasma no local. Capsula escondida no canto esquerdo.

Heart Tank – Fácil, seja mais rápido que a nave com o feixe rosa e chegue antes dela destruir a plataforma que tem o Heart Tank.


Volcano

“Dragoon of the 14th unit is a traitor . Locate and bring him back to hunter H.Q.”

volcanoimg

Logicamente é uma fase vulcânica, logo no começo várias bolas de fogo rolam em sua direção de tempos em tempos, quando elas começaram a vir fique na parede do alta para esquivar. Depois estas mesmas bolas de fogo vão ficar subindo e descendo por qualquer salto que você tiver que realizar, o que é uma questão básica de esperar elas passarem para pular. Outro desafio novo é um fogo que sai do chão, basta ficar entre o local que o fogo aparece e onde ele cai. No final faça o mesmo que no inicio, mas agora é preciso subir pelas bolas de fogo e não descer. Quebre a porta e vá a segunda parte.

Várias plataformas com as bolas de fogo entre os saltos, a novidade é que agora elas podem acertar as plataformas que você sobe. Dois golpes e elas cedem. Logo quando sair verá um robô grande, destrua ele, suba e corra, nessa parte vários meteoros vão cair em sua cabeça. Depois monte num robô grande para entrar na lava, siga e destrua tudo no caminho. A fase se divide em 2 com a Ride Armor passe pela lava e destrua as paredes na parte de baixo. Se não estiver com ele passe por cima e siga. Ambos os caminhos levam ao chefe, mas a diferença será de que você pode enfrentar ele com o robô se foi por baixo.

Boss: Magma Dragoon

Magma Dragoon

X: Se estiver com o robô não será uma luta e sim um massacre, é muito fácil acertar ele assim. Sem esse recurso use o  Double Cyclone , ao ser atingido ele para no ar e pousa, esse é o instante certo para atacar, siga ele até o ponto de pouso se for preciso. Não deixe ele dar o Hadouken ou o Shoryuken. Fora isso é uma vitória fácil. O seu novo poder é o  Rising Fire . Zero: Chegue com a Ride Armor, assim terá facilidade para vencê-lo, se perder a Ride Armor, vai ser um saco vencê-lo. Use os golpes do sabre sempre que ele der brechas, procurando sempre esquivar dos golpes desse lutador que imita o Ansatsuken! Com muito trabalho e algumas repetições será possível vencê-lo! Assim você aprende o  Ryuenjin , um golpe onde Zero e seu sabre rasgam os céus em chamas (sempre quis dizer isso), para executá-lo use Up + .

Segredos

VolcanosecretsHeart Tank – Quando ver o primeiro robô grande da fase, passe por ele e pule para trás, tem que ser um grande pulo para acessar uma plataforma escondida com seu precioso item. Na direção que a seta na imagem indica

Body Parts – Quando adquirir a Ride Armor para montar, você pode ver uma plataforma no alto que não pode ser alcançada normalmente. Pule uma vez com o robô e no ar pule apertando para cima para se ejetar, assim tente alcançar a plataforma. Nela uma parede te bloqueia, use Twin Slasher carregado para derrubá-la e acessar a cápsula. Que te permite usar o Nova Strike que nada mais é que o Giga Attack, algo que limpa a tela de monstros!


Memorial Hall

Ao vencer quatro membros da Repliforce, Colonel irá mandar uma mensagem para X ou Zero (depende de quem você escolheu) pedindo para enfrentá-lo. Não importa a ordem que você vença, vencendo os quatro você automaticamente irá para o Memorial Hall. Ao chegar no local o herói que você estiver jogando tenta conversar com Colonel, sem sucesso.

Boss: Colonel

I’ll show no mercy”

Colonel 1

É fácil se você pegar o jeito, já adianto a fraqueza dele é o Frost Tower! Mas para vencê-lo é simples, esquive dos golpes de espada a distância (basta pular) devolvendo com um tiro de Buster carregado. Quando ele sumir use dash e pule na direção oposta, pois assim ele aparecerá e tomara um tiro nas costas! Espero que você consiga vencer assim, não será difícil depois de algumas tentativas.

Com Zero acontece uma cena de luta bem interessante, e Iris chega no meio da luta pedindo para Colonel parar e lembrar que Zero a salvou. Os dois encerram a luta com Zero se irritando com a Repliforce, meio que decepcionando Iris!

Mesmo perdendo Colonel promete que da próxima vez será diferente. O que tem de errado com esses caras arrogantes!


Marine Base

“Repliforce decimated the city and left. Pursue them aboard a Land Crasher.”

marinebaseimg

A fase é frenética e mamão com açúcar, você só precisa ficar ligado nas partes onde o salto é exigido, para não cair em um buraco e acabar morto! Sempre fique atirando, isso vai evitar que os inimigos se acumulem e evite usar Dash, se não vai acabar caindo em algum buraco.

A segunda parte é muito similar a primeira, com o cenário diferente é claro. A vantagem dessa parte é que ela requer muito menos atenção. Se movendo devagar da pra ver facilmente o que está pela frente. Em certo ponto da fase o chefe aparece pra te atrapalhar, simplesmente ignore ele outra coisa a ignorar é seu HP, saia atirando e desviando de tudo e seja o que Deus quiser. No final da fase você acha um item que te restaura.

Boss: Jet Stingray

JetStingrey

X: É bem fácil, principalmente se já tiver a Head Part, assim pode o Frost Tower infinitamente. Quando ele aparecer, mesmo que fora da água, pule e use o poder. Se ele atirar umas raias do joelho, fique no meio da fase e quando a primeira chegar use o poder. E por aí vai, qualquer outra coisa use o Frost Tower. A habilidade adquirida é o  Ground Hunter . Zero: Espere ele lançar os minions dele para usar o Hyouretsuzan, nunca ataque-o antes disso pois ele pode usar o rasante dele e isso vai doer, MUITO. Depois de um tempo ele vai querer entrar embaixo d’água, e vai ficar mais fácil de acertá-lo. Quando ele lançar minions rosa, destrua todos antes de atacá-lo. Ele é o chefe mais difícil de ser enfrentado com Zero, ou eu que nunca me dou bem contra ele. Vencendo Zero aprende o  Hienkyaku , que nada mais o poder da Leg Parts em Megaman (usar o dash no ar).

Segredos

marinebasesecret

Heart Tank – Logo no inicio numa rampa, não pule nela por consequência vai pegar o Tank, talvez seja preciso passar uma vez para ver melhor o local, mas de qualquer forma use a imagem acima.

E-Tank – Na segunda parte da fase, perto do final, em uma plataforma suspensa no ar entre algumas caixas!


Bio Laboratory

“The abandoned lab is now operational. Investigate and destroy the lab.”

biolabimg

A primeira parte da fase é uma escadaria extensa, apenas siga por ela derrubando qualquer inimigo que apareça. Suba na base que te levará para pular algumas plataformas e destruir algumas máquinas, a próxima parte cuidado com os inimigos na parede e com os espinhos na parede, eles podem ser letais, avance até chegar no Sub Chefe.

Sub Chefe: Tentoroid
Fácil demais, comece com a plataforma da direita, espere ele destruí-la e atire nele, repita o procedimento, não se esquecendo de usar as plataformas flutuantes e não errando nenhuma vez! Com Zero use o Raijingeki, para não ter problemas…

A área 2 começa em uma escadaria azul com vários monstros descendo na sua direção, avance e atire como um louco até chegar no portal. Aqui mais correria, passe pelas áreas antes que as brocas as derrubem com você junto, tente ser mais ágil com Zero aqui. A ultima parte é a mais empolgante um elevador vai subindo, e você terá que destruir, ou simplesmente esquivar do que vier por cima para não acabar espatifado. Logo chegará no chefe.

Boss: Split Murshroom

SplitMurshroom

X: É fácil vencê-lo com o Buster, quando ele fizer clones basta ficar atirando nele e esquivando dos clones, quando ele fizer um que fica correndo pela sala, basta pular e acertar o verdadeiro. Com o poder Lightning Web tudo fica mais fácil, basta atirar nele no momento que ele joga os clones, para causar uma dose derradeira de dano. Isso faz com que ele vá para a outra parede, repita a dose até vencer. X adquire a habilidade Soul Body. Zero: Quando ele pular na parede apenas destrua as projeções com o Raijingeki e espere-o cair no chão, quando ele o fizer acerte-o em cheio com o Raijingeki. Quando ele começar a correr apenas esquive e o acerte com o sabre. Será fácil! Ao vencer Zero aprende o  Kuebuu  (um salto no ar, com timing certo) e o  Kuuenzan  um ataque circular no ar, que para ser executado basta pular e atacar.

Segredos

biolabsecret

Heart Tank – No começo da área dois, espere as brocas derrubarem o chão tente alcançar a parede da esquerda e assim conseguirá subir na parte alta da fase e alcançar o canto direito dela!


Military Train

“A military is moving suplies. Cut off Repliforce’s supply route.”

militarytrainimg

A fase é intensa, porém rápida, tudo que você tem que fazer é destruir seus inimigos no caminho e pular de vagão em vagão. No final basta alguns tiros carregados no sub chefe que nem merece um texto para ele e você vencerá chegando na segunda parte. O único problema serão os canhões e o Sub Chefe para Zero, mas nada que seja muito difícil de contornar.

A area 2 é mais simples, já que no meio do caminho você encontra uma Ride Armor que vai facilitar sua vida, use-a para quebrar os vagões e descobrir segredos neles. O trem irá parar e você terá que chegar até o outro trem a pé, em uma parte bem simples. Ao chegar no outro trem Slash Beast estará te esperando.

Boss: Slash Beast

Slash Beast

X: Use o  Ground Hunter  nele seguidas vezes e esquive das investidas da fera. O  Ground Hunter  carregado da um dano qualificado, porém é complicado de acertar. Evite ficar nas paredes por muito tempo, já que ele pode te derrubar delas. No mais é super fácil vencê-lo! Com isso você obtêm o  Twin Slasher . Zero: Não será difícil, espere ele pular e cair no chão para atacá-lo apenas com os golpes do Z-Saber. Quando ele usar a investida dele de parede em parede pule duas vezes e ataque-o depois. Vai ser difícil apenas esquivar dos ventos cortantes que ele lança. Vencendo, Zero aprende o  Shipuuga  que é um corte enquanto corre, aperte  enquanto executa o dash.

Segredos

militarytrainsecret

Heart Tank – Pegue a Ride Armor e quebre o segundo vagão que encontrar, assim achará o Heart Tank.


Snow Base

“We’ve discovered a hidden snow base. Halt production of their new weapon.”

snowbaseimg

O piso escorregadio, bonecos de neve, yetis, plataformas que não ficam firmes, tudo isso você encontra neste base congelada. Além disso existem blocos de gelo que podem ser quebrados com o Rising Fire. No começo da fase há um caminho alternativo que só pode ser continuado por Zero, este caminho vai te levar a uma vida e a vários life rechargers, pedida excelente para recarregar os E-Tanks, e provavelmente te separará do Heart Tank. Siga até a parte das plataformas que se desfazem e seja ágil por elas. A próxima parte será frenética você terá que passar por plataformas que descongelam e se não for rápido o suficiente você caíra sobre estalagmites portanto seja rápido, ao descer você chegará até o Sub Chefe

Sub Chefe: Eyezard
Quer ser prático, use o poder Rising Fire ou Ryuenjin carregado, isso vai deixar ele desnorteado, talvez duas vezes sejam necessárias para vencê-lo.

A area 2 será só uma quebração de blocos de gelo, cuidado, pois existem minas congeladas dentro de alguns blocos. Após a destruição de blocos você chegará a uma área em que um inimigo pode congelar o ambiente todo, destrua-o rapidamente para não ter problemas

Boss: Frost Walrus

FrostWalrus

X: Você pode usar  Rising Fire  ou matá-lo no Buster como verdadeiros homens fazem. Para acabar com ele usando Rising Fire basta se aproximar dele e usar o poder, correr para trás dele depois do dash que ele usa e usar novamente. Para matá-lo com o Buster não é muito diferente disso, a diferença é que você não deve usar muito a parede já que os poderes dele podem prejudicar seu deslize na parede. O poder que Frost Walrus fornece é o Frost Tower. Zero: Moleza com o  Ryuenjin , só evite tomar muito dano, chegue perto dele e use o  Ryuenjin , depois esquive do golpe que ele lançar e repita o  Ryuenjin . Zero aprenderá o Hyouretzuzan, apertando Down + , ele transforma o sabre em uma stalagtite e o crava no inimigo.

Segredos

snowbasesecret

Heart Tank – Use o Rising Fire ou Ryuenjin para quebrar o bloco de gelo e ter acesso ao Heart Tank.

W-Tank – Siga pelo caminho de cima, na parte de destruir os blocos de gelo, esqueça a parte de baixo, o W-Tank estará congelado em um dos blocos, basta destruí-lo. Se não terá problemas.

Ex Tank – Na parte onde você  desce por plataformas que se desfazem, pule na parede da direita e suba ela toda. Com Megaman use o Lightining Web para alcançar, e com Zero use o Kuuenbu. Esse tank permite que você tenha quatro vidas ao resetar o jogo.


Vencendo todos os Marvericks, Reploids, ou seja lá o que esses oito robôs forem. A Repliforce vai se reagrupar em Spaceport, é seu dever ir até lá e impedir Colonel de fazer o lançamento. Iris não gostará da ideia com Zero, mas alguém tem que parar Colonel.


Spaceport
Spaceport

O fundo desta fase é bem desenhado com uma excelente fotografia de pôr do Sol, aproveita a música frenética e saia detonando inimigos saltando pelas plataformas tomando cuidado com os inimigos esféricos. Jogando com Zero abuse dos golpes dele para não se danificar muito, a fase é curta e logo você chegará até Colonel. Mesmo não querendo lutar, nossos heróis são obrigados a deter o orgulhoso coronel da Repliforce.

Boss: Colonel

Colonel2

“I’ve been waiting to fight with you”

X: Tendo os itens certos a luta é simples, você tem que saber onde ele vai estar e usar o Frost Tower, os melhores momentos de usar são quando ele fica parado no meio da fase para usar o choque, ou quando ele fica no canto da fase para atirar as lâminas, nesses momentos que ele fica parado use o gelo em cima dele para causar dano continuo. Caso você possa carregar o poder, fica mais fácil ainda. Fique no topo da tela usando que ele ficar parado, mas sempre se lembre de guardar energia para os tiros simples, se você não gasta para usá-los será melhor ainda. Zero:  É fácil vencê-lo, quando ele desaparecer, tente pular usando dash, atacando com o  Kuuenzan   passando para trás dele! Quando ele for para o canto da tela, existe um tempo certo que se você usa o  Kuuenzan   os disparos cortantes não te acertam, você pode usar o Rakuhouha nessa hora também. Mesmo que a fraqueza dele seja o Hyouretzuzan é difícil conectar esse golpe sem tomar dano! Colonel tem dois novos truques, um é um relâmpago que ele evoca, fácil de esquivar, basta pular dos raios quando eles passarem pelo chão e ficar entre eles quando eles voltarem aos céus e uma onda de choque terrestre, use a parede para esquivar desse! Com uma certa paciência e evitando ser atingido, você o vencerá com agilidade e sem precisar usar E-Tanks.

Mesmo vencendo Colonel, será tarde demais, a Repliforce já terá conseguido entrar em órbita e mesmo morrendo ele mantém a Repliforce de pé e como ultimo pedido pede a Zero que diga a sua irmã que ele morreu feliz.

Iris ou Double não estarão mais como seus navegadores, e o comando dos Marverick Hunters ordena que Zero ou X siga para o espaço! Selecione a próxima fase.


Final Weapon 1

Final Weapon 1
Com X você vê um vídeo que mostra que Double é um agente duplo de Sigma que recebe ordens de acabar com os Marverick Hunters, você assiste a cena dela atacando todos na base e que X será seu próximo alvo.

A fase é curta, e eu aconselho que você vá com calma na primeira parte dela, para não tomar muito dano já que os inimigos da fase são chatos e tem truques que te impedem de passar, espere-os atacar para destruí-los em seguida. Com Zero será exigida um pouco mais de paciência. Ao chegar você encontrará Iris ou Double.

doubleboss

“I’m so anxious to rip you apart”                      “Forgive me Zero”

X: Já vou avisando, a fraqueza dele é o  Double Cyclone , mas ao contrário de todos os outros chefes, a fraqueza deixa ele mais forte! Toda vez que atingido ele liberará algumas naves que vão atrapalhar muito. Então recomendo que derrote com o Buster, ele tem poucas ações, o que realmente é seu fraqueza. Quando ele dar um grito ele vai pular no meio da fase, atire o Buster carregado mirando no meio da fase nessa hora, em seguida ele vai pular na parede de sua direção, então antes pule mais alto e escape. Repita isso várias vezes e varias vezes… A outra ação é atirar um disco ou dois quando estiver com pouca vida, são simples de desviar e contra-atacar, mas não perca a sequencia de seus saltos. O poder mais forte que é usando quase no fim dispara duas lâminas gigantes, a primeira tem que ser evitada com Dash, a segunda pulando ao topo da fase, mas tem que ser muito rápido. Zero: Iris usará o chip de controle de Colonel para lutar contra Zero, ela estará furiosa por Zero ter matado o irmão dela… A luta não será fácil, a garota consegue ser mais poderosa que o próprio irmão e parece que o peso de lutar com um interesse amoroso afeta Zero. Não se abale, bata no robô e destrua as peças que ele solta até ela liberar o cristal roxo! Não bata no robô, fique no canto direito da parede esperando ele vir e dando golpes procurando acertar no cristal, ao fazer isso ele irá para o canto preparar o laser. Para esquivar do laser pule na parede no momento que o Iris atirá-lo, isso vai paralisar o cristal fazendo ele atirar outro laser, depois que os dois pararem de usar os lasers deles, acerte o cristal com tudo que você tem, pois é a hora que ele estará vulnerável! Tenha seus E-Tanks cheios, pois o laser causa muito dano e não é sempre que você vai conseguir esquivar!

 

X: Vencendo Double, ele continua a xingar a ingenuidade de X e ainda o chama de fraco, e revela que servia como espião de alguém nos Marvericks Hunters:  Zero: Ao vencer Iris, a garota diz que só queria viver com Zero em um mundo onde só existiam Reploids, e Zero diz que isso é um sonho impossível. A garota morre deixando o robô vermelho desorientado.

Final Weapon 2

Iris serviu como uma espécie de Sub-Chefe, siga na fase até chegar a uma espécie de porta, aqui os caminhos se dividem.

Final Weapon 2.1

O caminho de cima é o mais fácil, ele terá monstros da fase Air Force, além daquele laser. Cuidado com as paredes pois qualquer toque nos espinhos é um abraço!

O caminho de baixo já é mais difícil, no começo você precisará ter uma destreza impressionante com suas capacidades de salto, no meio dele você acha uma Hawk Armor, lembre-se use-a sempre voando para poder se locomover! Ao final do caminho você encontrará o chefe, General, o líder da Repliforce. Ao chegar General justifica suas ações e o golpe dos Reploids aos humanos como uma “independência”, para Zero ele ainda diz que não se arrepende.

Boss: General

GeneralBoss“Show me your true power.”

X: Você deve acertar a exatamente a cabeça dele, principalmente com  Twin Slash  carregado, mirando de cima para baixo. Ou no momento que ele anda pela fase, ou quando ele usa as mãos. Se acabar o poder, usar o Buster, sendo que você tem a vantagem de atirar mais de longe. Zero:  Fique sempre no chão, e espere ele lançar os punhos, o mais baixo possível, quando ele lançar suba no punho da parte de cima, esquive das esferas e use o  Kuuenzan   evitando encostar nele, lembre-se você pode usar o duplo pulo logo você pode usar dois  Kuuenzan  . É possível acertá-lo também quando ele da uma circulada pela sala, mas é mais complicado, esteja com os E-Tanks cheios e procure não encostar nele!

Vencendo General a Final Weapon vai entrar em ação, vocês já devem saber que um satélite laser apontado para a Terra não é uma coisa legal! Zero vai voltar para a base e selecione Final Weapon novamente!


Final Weapon 3

Final Weapon 3

Aqui você enfrentará todos os chefes novamente, se lembra das fraquezas deles? E lembre-se que com Zero alguns não tem fraquezas, logo você terá que improvisar…

Web Spider – Twin Slasher / Shipuuga
Cyber Peacock – Soul Body / Ryuenjin
Storm Owl – Aiming Laser / Rakuhouha
Magma Dragoon – Double Cyclone
Jet Stingray – Frost Tower / Hyuretsuzan
Split Murshroom – Lightining Web / Raijingeki
Slashing Beast – Ground Hunter
Frost Walrus – Rising Fire / Ryuenjin

Ao vencer todo os chefes se posicione no portal amarelo do centro e isso te levará até Sigma que depois de emputecer Zero mais ainda somos lembrados de uma época onde os dois estavam de lados inversos, Sigma era um Marverick Hunter e Zero era um Marverick. Após um vídeo mostrando uma luta antiga dos dois, Zero diz que vai destruir Sigma, siga em frente.

SigmaX4BossBoss: Reaper Sigma

X: Use o  Rising Fire  carregado, pelo menos umas duas vezes e será o suficiente! Zero: Fácil apenas use e abuse do  Ryuenjin , no mais é só isso, até ele tirar a capa e mostrar seu corpo.

Boss: Sigma

X: A fraqueza dele é o Lightining Web, você pode matá-lo com o Buster também! Faça o seguinte, acerte-o quando ele lançar a foice ao redor da fase, ele vai cair no chão acerte-o novamente e corra para a parede. Ele jogará a foice na parede, então pule para a parede oposta a qual ele jogou a foice e fique lá até ter uma brecha para acertá-lo novamente! Não deixe ele jogar a foice no chão, pois você terá problemas na hora de esquivar dos bumerangues e dos relâmpagos que a foice usa. Zero: A segunda parte da luta com Sigma é fácil, primeiro, use seus golpes de espada enquanto ele está no chão. Quando ele saltar, passe para trás dele e use o  Kuuenzan  . Ataque-o novamente no chão e quando ele pular PULE PARA A PAREDE, ele vai jogar a foice dele na parede, acerte-o no chão e depois pule para a parede atrás dele. Não deixe de modo ou maneira nenhuma que ele jogue a foice dele no chão, isto vai fazer ele lançar bumerangues que são ruins de esquivar! Se repetir esse procedimento, será capaz de vencê-lo sem tomar dano

Boss: Final Sigma

X: Com X é um pouco mais difícil, mas apenas um pouco. Sigma está dividido em duas formas, a cabeça que vai ocasionalmente aparecer a esquerda e seu corpo que irá aparecer a direita, e para atrapalhar 3 cabeças de fogo(vermelho), gelo(azul) e elétrica(amarela). O padrão da fase é simples, uma parte de Sigma vai agir, depois uma das 3 cabeças vai agir e por fim a outra parte de Sigma e novamente uma das 3 cabeças começa seu movimento, depois o ciclo se repete. Sobre a ação de cada parte, a cabeça de gelo apenas anda pela fase cuspindo gelo é a mais fácil, da pra desviar apenas subindo nas paredes, a de fogo atira 4 séries de bolas de fogo, corra para o lado oposto da fase as 2 primeiras séries vocês pode desviar subindo na parede, e as 2 últimas terá de cair de lá rápido, a elétrica vai atirar esferas que ao tocar no chão dão choque, boa parte delas da pra desviar, no final suba nas outras cabeças e desvie no ar. As partes de Sigma são simples, a cabeça é fraca a  Ground Hunter  ficar atirando freneticamente é uma boa saída e vale lembrar que o Buster é tão efetivo ou até mais que a fraqueza, se ele começar a soprar de o Dash rápido caso contrario tome cuidado pois ele vai tentar de engolir o que causa um bom dano, esta deve ser a primeira parte a cair, e por fim o corpo ataca de duas formas e você pode ver pela posição das 3 cabeças, se estiverem longe pule e fique nelas é difícil acertar nessa hora, se a cabeça estiver perto o corpo vai usar um lazer, não fique na mira pule para a cabeça mais próxima e atire com Buster bem carregado sempre que tiver condições, vale avisar que a fraqueza dele é o Soul Body, mas o dano não impressiona além de ser difícil de acertar. Zero: Aqui é fácil com Zero, por incrível que pareça. Existem dois Sigmas aqui, o do canto esquerdo, e o do canto direito. Além disso os Sigmas usam três ataques antes de aparecerem. O ataque de fogo e de gelo você deve esquivar, no ataque elétrico use o  Ryuenjin . O sigma do canto esquerdo tem dois ataques: em um ele assopra você contra a parede cheia de espinhos, e o outro ele te suga pra boca dele e começa a lançar pedras, SEMPRE ATAQUE com a espada, sem usar técnica nenhuma. Quando ele te assoprar ataque uma vez e foque em ficar usando dash e pulando. Quando ele sugar, fique só usando golpe de espadas perto dele, pois ele vai cuspir umas pedras! A cabeça da direita é mais fácil de vencer, se posicione um pouco antes da pistola a laser dele e fique usando o  Ryuenjin , uma hora ou outra ele irá morrer!

Ao vencer, Sigma diz que a arma está mirada na Terra e ninguém pode pará-la. Sigma se despede e você terá que avançar. Encontrando assim um General todo danificado. General admite que estava errado e diz que Sigma o cegou. Como maneira de compensar General usa seu corpo para parar a Final Weapon.

X: Um video com X na nave e a Final Weapon explodindo ao fundo. X então reflete sobre suas batalhas com Colonel, Double e Sigma, quando recebe uma mensagem de Zero. X então pergunta a Zero o que ele faria se seu amigo virasse um Marverick e Zero desconversa. O narrador no final questiona o que leva os robôs a se tornarem Marvericks e se isso vai acontecer com ele um dia, o narrador então concluí que X descobrirá isso em breve.. Zero: Um video com Zero na nave e a Final Weapon explodindo ao fundo. Zero então se lembra de Iris e Colonel e se questiona de os Reploids se tornam Marvericks ao final de tudo. Enquanto a nave chega a terra o narrador conta que os sonhos do passado de Zero ainda o perseguem, e que é seu dever caçar os Marvericks. Mas que em algum dia Zero sabe que terá que derrotar seu amigo, e que suas escolhas podem levar os dois Marverick Hunters a tragédia…

Os créditos são lançados na tela, espero que tenham gostado!

Final

 

Por: Matheus C. Sardinha eThel assinatura

Talvez você se interesse por: 

Megaman X

Megaman X2 

Megaman X3 

Megaman X4

Megaman 7

Megaman Legends 

Megaman Soccer

 

Publicado em 28 de julho de 2014, em 6-PS1, 7-PC e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Salvou minha vida esse detonado, vlw mn!

    Achei até bem simples o jogo normal, oq me ferrou foi o sigma, 1 hora pra eu começar a aprender como ele funcionakkk

    Meu megaman favorito até o momento

    Curtir

  2. Faz para o X5

    Curtir

  3. ralei para fechar esse game no saturn..o epoca boa

    Curtir

  4. uma dica para a luta acontra a iris:use o Kuuenzan sem parar para encurralar ela
    na parede,se fizer do jeito certo ele não vai usar o lazer e os robos spawnados não conseguirão te atacar

    Curtido por 1 pessoa

  5. Faz o do X5

    Curtir

  6. Alex sandro soares

    Muito bom mano! gostaria de baixar Mega Man X4 para meu PC windows 7, mais não conheço nenhum site de confiança!

    Curtir

  7. Amigo faz dos outros. X5 ao x8 seus detonados são muito bons

    Curtir

  8. O maior defeito do X4 são os poderes dos que ganhamos dos chefes que são ridículos, que basicamente só serviriam para matar os outros chefes. Para não deixar os poderes inúteis criaram inimigos com imunidades/fraquezas a certo poder. Eu achei isso ruim, nos games anteriores tinham poderes realmente úteis que eram ótimos para se utilizar no meio das fases, como a bolha protetora, o furação, o missel teleguiado, a camuflagem no X e como as bolhas, a roda, o sonicslicer no X2. já no X4 você usa muitos deles apenas por obrigação, com o Zero você acaba usando pois os poderes dão maior dinamica em seus combos. Mas no X os poderes são ridiculos, o fogo atira só pra cima, o gelo estatico, etc. os poderes carregados então, vish… só efeite, msm.

    Curtir

    • É uma boa visão, eu sou treinado a só usar o booster, mas meus sobrinhos quando jogam utilizam muito os poderes para passarem das fases. Vou deixar eles jogarem o X4 e ver como é a reação deles…

      Curtir

  9. Alguém notou que no começo da faze “snow base” o maverick antecessor está no fundo congelado… Achei muito foda kk

    Curtir

  10. Na tela Snow Base, naquela parte de cima cheia de itens e com uma vida q vc disse q soh da pra continua-la com o zero, da sim pra ir com o X, basta usar a lighting web para saltar ateu a plataforma

    Curtir

  11. Estou jogando megaman collection para ps2, virei graças ao eternalplayers.wordpress.com, do x1 ao x4. Muitíssimo obrigado.

    Curtir

  12. Muito bom o detonado, eu nunca teria zerado esse jogo se não tivesse tido essa ajuda

    Curtir

  13. Opa cara! Parabéns, seus detonados estão espetaculares! Muitos detalhes, só os prints que poderiam ser em maior quantidade, mas os detalhes da história estão super bem explorados. Vamo’ montar um do X5 d outro do X6 e atender a esses pedidos todos?

    Curtir

    • Os prints são da qualidade do jogo e crtl c + crtl v, poderíamos até edita-los, mas perderia o sentido já que uma das funções do detonado é mostrar o jogo, e se vc se refere ao tamanho o próprio blog que redimensiona as imagens para caberem na margem do artigo, ao clicar nela se abrem em outra aba que mostra elas bem maior.

      Do X5 e X6 não está nos planos atuais do blog, mas como sempre que a gente não tem nada pra fazer acaba saindo um Megaman, acho que não deve demorar tanto assim, obrigado pelo comentário

      Curtido por 1 pessoa

  14. vce ira fazer megaman x5 e x6?

    Curtir

  15. O x4 é o melhor mega man já lançado, depois desse os jogos ficaram ruins o x5 é muiti ruim, a serie so volta a melhorar com a saga de ZERO no Gba!

    Curtir

  16. COMO ASSIM? A FALCON ARMOR NÃO É DESSE JOGO?? EU TO COM ALZHEIMER?

    Curtir

    • Pelo visto você esqueceu que tinha alzheimer, a armadura é do Megaman X5, mas comemore! Pelo menos chegou perto, apesar de sua doença kkkkkkkkkkk

      Curtir

  17. muito bom esse detonado! Parabéns!!! Espero ansioso pelo Megaman X5 e X6.

    Curtir

  18. Antônio Carlos Macedo Mesquita

    E o stock charge shot é bom,mas pode não deixar utilizar um poder carregado

    Curtir

  19. Antônio Carlos Macedo Mesquita

    O plasma charge shot é tão forte,mas tããão FORTE que depois que usei não parei mais

    Curtir

  20. Alguem da ep faz detonados de saturn?

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!