GBA – The Legend of Zelda: The Minish Cap – Análise / Detonado parte 1

Zelda coverJá pensou em ver Link encolher, a ponto de ficar do tamanho de um pontinho na tela do seu videogame? Pois se não tinha imaginado, você já pode imaginar. The Legend of Zelda: The Minish Cap (The Mysterious Cap na versão original) trouxe esse conceito de aumentar e diminuir para a série em 2004 (no Japão) e em 2005 (nos States). Desenvolvido pela Capcom em parceria com a Nintendo, o décimo segundo jogo da série, nos apresenta uma lenda diferente da tradicional que envolve a Triforce. Aqui Link e Zelda são amigos de infância e Link apenas vai entregar a espada ao vencedor do concurso de espadas, durante o festival Picori. Porém o que Link não contava é que o vencedor era o perverso Vaati. A intenção de Vaati era sinistra o feiticeiro quebra a espada que os Picori deram aos humanos, petrifica Zelda e libera o mal que a espada selava. Era a deixa que Link precisava para entrar em mais uma aventura, e procurar saber mais sobre os Picori, até encontrar Ezlo, um chapéu falante e inteligente que coincidentemente se prende na cabeça de Link, sendo o chapéu verde do herói pelo resto do jogo.

O trunfo da série The Legend of Zelda é de ser outro jogo a cada jogo. Os jogos não sequenciais trazem sempre uma inovação em meio ao seu clássico sistema de achar tesouros no final da dungeon para liberar a dungeon final. E Minish Cap trás inúmeras inovações: comecemos com o fato de que a espada e o escudo não são itens fixos, se você quiser equipar o arco e as botas, fique a vontade para fazer isto, o que te da uma liberdade maior, mesmo que a espada ainda seja o principal item de ataque ela não fica mais atada ao corpo de Link como ficava em outros jogos. Outra coisa bacana foi a mistura de coisas da série na parte técnica, esse mash que tem em Minish Cap o torna um jogo sensacional, aqui escutamos músicas de A Link to the Past, efeitos de voz de Ocarina of Time, desenhos cartunescos de Wind Waker, a câmera por cima que fez sucesso a série toda, sem deixar de ter uma identidade própria.

Mesmo com todos esses detalhes de outros jogos Minish Cap consegue ser único dentro da série, principalmente pelo seu sistema de “troca de raças”. Se em Majora’s Mask você virava um Kokiri, um Zora ou um Goron, aqui você vira um Minish, mas o que tem de especial nisso? Ser um minish encolhe Link e o coloca em um mundo onde coisas que eram inofensivas se tornam obstáculos temíveis, como pingos de chuva e mosquinhas… A exploração se expande neste quesito já que você explora o mundo de duas maneiras diferentes. Isso porque eu ainda nem falei das Kinstones, dos Figurines, dos equipamentos novos e inovadores (Cane of Pacci e Gust Jar), da imensidão de coisas para serem feitas em Minish Cap, as dungeons finais que são desafiadoras, os puzzles para serem resolvidos usando a espada para se clonar, as Swordtechs para melhorar sua habilidade com a espada. O jogo pode ter uma história pequena, mas você passará horas o jogando só para fazer todas as 100 fusões e liberar todos os segredos ocultos em Hyrule. A qualidade do jogo se perde em tantos pontos positivos, e fica impossível imaginar que tal jogo tenha defeitos, mas eles existem.

Minish Cap pode fugir daquela história de Triforce e Gannondorf, aquela coisa que impregna ao longo da série, mas não perde a chatice de tornar Zelda uma princesinha em apuros, tal como Peach em Mario. A princesa aqui é facilmente transformada em pedra e não tem uma participação muito efetiva no jogo (ela te da o Small Shield) e se torna muleta para a história se desenvolver. A história é boa e envolvente, mas não é muito do que o fã da série espera de um enredo que venha da série. Os personagens mesmo cartunescos e caricatos não são nada motivadores, aqui não temos uma audaciosa princesa Ruto, ou um animado Darunia, não há ninguém para você se apegar. O único personagem a roubar a cena é Vaati que é um vilão bem mais sarcástico que Gannondorf. As dungeons ignorando as duas ultimas não são nada desafiadoras, sendo o contrário de Ocarina of Time que tinha dungeons excelentes, mas chefes ridículos. Aqui os chefes são legais e você terá que dar uma quebradinha na cuca para vencer alguns, porém as dungeons não te oferecem AQUELE desafio tipo Water Temple… O jogo também tem um sistema de cenários, depois de certos eventos coisas que você não fez, não poderão ser feitas novamente, nada que atrapalhe no andar do jogo, porém convenhamos: é chato ter que começar um jogo novo, ou reiniciar seu game para pegar uma coisinha, mesmo que ela seja só um efeito fortificante. Uma outra coisa minúscula é que este Zelda não se aproveita da conectividade do GBA, o que não é nem uma bola fora, e nem uma dentro. Quem quer fazer tudo em um jogo tem que prestar muita atenção a esses detalhes e não deixar nada para depois ou acumular. Nada que vá fazer você querer deixar de jogar este Zelda.

Completando a saga da Four Swords, Minish Cap é para muita gente o melhor Zelda para portáteis. Quem não passou o tempo na fila do busão, jogando Minish Cap, jogue-o no emulador. O jogo combina bem a inovação com elementos passados e é um deleite para quem gosta de virar e revirar todos os cantos de Hyrule. Caso não o tenha feito isto, fica a dica para que não deixem passar a oportunidade de se deliciarem com este magnifico e caprichado trabalho da Nintendo e da Capcom para a gente!

Nota: 9,5 / 10

Comandos

Movimentação
Usa um equipamento selecionado
Usa um equipamento selecionado
Funde Kinstones com os NPCs
Rola, fala, levanta, botão de ação
Acessa o seu inventário, mapa, etc
Fala com Ezlo

Detonado

Detonado: Parte 1 Parte 2
Detabase: Heart Pieces Inventário Kinstones Tiger Scrolls

Aconselho que sigam o detonado lendo as outras partes como equipamentos e trocas de Kinstones. Assim você terá um aproveitamento melhor no jogo. Grifados em laranja estão as dungeons do jogo.

O jogo começa contando à história que há muito tempo as sombras ocupavam o mundo apavorando as pessoas, então os Picori enviaram uma espada para um herói e a espada afastou as sombras com o poder da luz, então as pessoas usaram a espada como selo e a guardaram.

ZMC1A princesa Zelda aparece chegando até a casa de Link e seu tio o acorda, siga para o lugar onde Zelda está e fale com ela. Seu tio vai te dar uma espada para entregar ao vencedor do torneio de espadas, antes de sair da casa pegue o baú no quarto de seu tio que contem 20 Ruppes. Agora saia da casa e siga Zelda

Hyrule Town
Siga Zelda até o festival, aonde ela for vá atrás ao maior estilo amigo arroz, ela vai te dar o seu primeiro equipamento o Small Shield. Depois de mais algumas passagens ela fala para irmos ao castelo entregar a espada ao vencedor, siga para a saída norte da cidade.

North Hyrule Field
Ao sair da cidade acompanhe Zelda até que um Deku Scrub aparece e a ataca, use o escudo para se defender da noz que ele atira e isso acabará com ele, quando acabar com ele siga ao norte para entrar no castelo.

Hyrule Castle
Siga reto até encontrar o ministro, ele perguntará sobre a espada, entregue-a para ele e continue até a conversa que é quando a cerimônia de entrega do prêmio ao vencedor começa.

ZMC3Somos apresentados a Picori Blade, a espada que afastou as trevas do mundo. Quem ganha à competição de espadas tem o direito de tocar a espada. O rei e Zelda aparecem então à cerimônia começa. O vencedor se apresenta, ele se chama Vaati, guarde esse nome, pois ele vai dar uma coça nos guardas já que ele almeja tirar a espada de seu selo. Ele consegue e além de quebrar a espada libera pelo mundo o mal que ela selava. Vaati também acaba por petrificar Zelda, que detém o poder da luz e impedem seus planos, ele humilha Link (que se põe à frente de Zelda com aquele escudinho e acaba no chão). Ao ver que a caixa só tinha monstros Vaati se decepciona mais segue com sua busca e some. Você agora acorda dentro do castelo, saia do quarto e mais um diálogo vai começar. O rei então começa a colocar a situação, dizendo que a espada está quebrada e que não vai perder as esperanças. Ele então começa a falar dos Picori e fala que eles vivem na Minish Woods, ele diz que os Picori não se mostrariam para os soldados, somente para crianças. É ai que o tio de Link sugere que ele pode fazer isso. Agora você tem a missão de restaurar a ordem e para isso você ganha a Picori Blade (que está quebrada), mas para quebrar o galho você ganha a Smith’s Sword.

Por fim o rei manda os soldados atrás de Vaati e te da às indicações de onde achar os Picori, a Deepwood Shrine, lugar que servia de encontro entre humanos e Picori, é o melhor lugar para começarmos nossa busca. Você também ganha um mapa mundi, para uma melhor orientação, assim fica mais fácil também de explicar os lugares para onde você tem de ir. O mapa vai aparecer na tela indicando para onde você tem que ir. Saia do castelo e siga para o sul

North Hyrule Field
Apenas de passagem note que surgiram monstros aqui, a entrada para a cidade estará travada, então siga para a direita.

Lon Lon Ranch
Só passagem também tome cuidado com uns patos que saem da terra eles podem dar trabalho, apenas desça.

Eastern Hills
Continue descendo, e quando vir uma ponte siga por ela, finalmente estará no caminho certo.

Minish Woods
Siga reto, atravesse a ponte e desça, depois siga pela esquerda, então um grito de socorro é escutado, monstros estão atormentando um estranho ser.

ZMC5Volte, até a ponte no começo da floresta e mate os monstros que atormentam o estranho ser, após matá-los o estranho pergunta o que a criança faz na floresta, é quando ele descobre toda a história e ele tem uma relação em comum conosco, também quer interromper os planos de Vaati. Ele se apresenta como Ezlo, quando terminar de falar com ele, continue seu caminho no mapa e ele vai reclamar que anda muito rápido, por isso ele te acompanha na cabeça sendo o tradicional chapéu de Link, afinal de contas: Link não é Link sem chapéu. Pronto agora para falar com Ezlo basta apertar . Desça até encontrar esse tronco

ZMC6O tronco é um portal que se usava antigamente para encolher ou crescer. Suba nele e aperte  para encolher, você agora é um Picori (que é como os humanos chamam os Minish), ou melhor, dizendo um Minish, tome muito cuidado nesse estado sua única defesa é sua agilidade, agora até as menores pocinhas podem te afogar e coisas que pareciam pequenas podem te atropelar. Siga pelo caminho à esquerda e desça por um tronco de madeira com um buraquinho, passe por ele, e depois muito cuidado se cair na água vai perder um coração, suba nos trevos e chegue ao próximo espaço de terra para chegar a uma vila minish.

Minish Vilage
Ao entrar você será o centro das atenções, mas não entenderá nada que os minishs falam, porém eles entendem a língua dos humanos, siga para o norte e encontrará uma construção mais detalhada entre nela e fale com um membro influente da vila, Festari. Ele nos aconselha a comer uma Jabber Nut para poder entender e falar a língua dos Minish, saia da construção e siga pela direita e vire na ponte para achar um barril, desça pelas escadas para encontrar esse jogo de caixas.

ZMC7Minish Woods
Saindo da casa de Festari estaremos novamente na floresta, passe pelo túnel e estará de cara com a Deepwood Shrine, mais a esquerda dela encontraremos o Heart Piece #1 (para saber onde estão todos siga o guia separado) a cada quatro desses vocês ganham um coração, você tem que estar grande para pegá-lo.

Deepwood Shrine
Partindo da entrada, infelizmente as entradas laterais estão inacessíveis então siga reto empurre a pilastra para a esquerda (mesma coisa que com as caixas) e entre na primeira porta. Cuidado com as lesmas no chão e aperte os botões do lado das lanternas para pegar o primeiro baú da dungeon, que contem uma Small Key, use-a para abrir a porta desta sala. Agora você está em uma sala com uma ilhota e um cogumelo azul nela, ignore isso e siga pela direita para achar uma alavanca, segure  e vá apertando para baixo para liberar a ponte e ter acesso ao cogumelo, agora faça com o cogumelo o mesmo que fez com a alavanca, porém quando quiser pular, apenas solte o direcional e assim chegará ao outro lado passe pela entrada. Essa é a principal sala da dungeon tem um barril no centro, na direita tem uma escada suba por ela e aperte o botão do lado da lanterna para colocar o barril em ação.

ZMC8Fazendo isso vai queimar as plantas que seguravam o barril, entre nele agora e passe pela saída a direita para queimar o outro lado de plantas e poder girar o barril, a diferença é que desse lado você tem que colocar uma estátua em cima de um botão e pisar no outro. Ande um pouco até só haver uma entrada a esquerda inferior, suba por ela e siga pela esquerda para encontrar uma entrada. O negócio nessa sala é simples, pegue o cogumelo à esquerda, puxe com toda a força e suba as escadas para encontrar o baú que contem o Map da dungeon.

ZMC9Agora volte até a parte do cogumelo (só seguir o caminho da plataforma do baú e descer pulando, o mapa é bom para ver os lugares que já visitou), só puxe um pouco o cogumelo (repare na marca no chão vá até a metade dela) para poder entrar à esquerda, nessa sala empurre o pote do outro lado até o botão, por favor, não quebre o pote. Assim a ponte será liberada e agora você pode ir até a entrada ao sul. Empurre uma das estátuas em um botão, e puxe a outra por dentro colocando-a no botão para liberar outro baú, você vai conseguir outra Small Key. Volte até a sala do barril e gire-o até ter uma entrada com uma teia de aranha e outra entrada a direita superior, passe por essa entrada e siga a direita para abrir uma porta. Pegue o cogumelo à direita e cuidado para não se lançar muito longe (geralmente as freadas no chão indicam a distância certa para se puxar). Siga para o próximo cogumelo (aperte o botão para ter mais distância) e puxe-o para chegar ao outro lado, pronto agora entre pela direita e a próxima sala estará cheia de lesmas, seu trabalho aqui é manter uma das pilastras em cima do botão no chão, faça como na imagem (puxe a da direita para trás e vá empurrando a da esquerda até ter acesso).

ZMC10Na próxima sala seu objetivo é simples detonar os inimigos, é bem simples, a entrada a esquerda vai ser liberada e uma Small Key irá cair. Você estará de volta naquela sala com os cogumelos (a sala anterior à sala da imagem). Agora suba as escadas no centro e siga reto, você estará em outra sala, pule a direita e siga pelas portas a esquerda até encontrar uma sala com chave, essa daqui.

ZMC11Use sua chave na porta e mate a lagarta, é simples só atingir sua cara e depois sua cauda, e correr (ela não vai gostar e vai vir com tudo para cima), ao matá-la um Big Chest vai aparecer no centro da sala, abra-o para receber o Gust Jar. Use-o para sugar a teia de aranha da porta da direita, você estará de volta à sala toda empoeirada anterior à sala da lagarta (limpe a poeira aqui e receberá 20 Mysterious Shells e liberará o portal para o Heart Piece #4), dessa sala vá para a sala da direita e pegue a porta do norte (limpe a poeira aqui e receberá mais 20 Mysterious Shell). Você está no B1, e vai ver um Big Chest à direita da sala, primeiro empurre um jarro no botão no chão para liberar um baú, depois pegue o Big Chest (nos quadradinhos de baixo, empurre o da direita para frente e o da esquerda para a esquerda), vai conseguir o Compass do lugar, que serve para ver em quais salas tem baús. Saia desse lugar e vá para a sala do barril, agora rode o barril até a porta que tem uma teia de aranha sugue-a com o Gust Jar e rode andando na direção do buraco para cair no próximo andar da dungeon (é você já detonou um andar), agora você estará no lugar da imagem abaixo.

ZMC12E agora você precisa guiar-se pela folhinha, use o Gust Jar para isso (ao invés de sugar fique empurrando), desça a cachoeira e agora vá pela direita, suba e continue pela direita, nessa área tem umas escadinhas, suba por elas e empurre um dos jarros em cima do botão para poder continuar na folha, a próxima área é a área do Compass, agora você vai poder pegar aquele baú que contem uma Small Key. Volte para a área da cachoeira só que agora suba e siga pela esquerda para achar uma porta que necessita de chave, agora estará em outra sala com um Big Chest puxe o primeiro cogumelo mirando reto, na próxima plataforma puxe o cogumelo com o Gust Jar, faça o mesmo com os dois próximos cogumelos e vai chegar no Big Chest que contem a Big Key da dungeon, sem isso não poderíamos enfrentar o chefe, agora siga por baixo vai encontrar um botão, aperte-o e entre no teleporte vermelho, que te levará ao começo da dungeon (se não pegou o Heart Piece #4, pegue-o com o teleporte azul) onde tem duas portas com teias de aranha limpe a da esquerda e empurre o bloco abaixo do baú para pegar 20 Rupees, volte, limpe o da direita e puxe-o na direção que as setinhas da imagem indicam

ZMC13Abra a porta, então um monstro que normalmente é fraco para nós em tamanho normal, entra na dungeon, ele é seu oponente.

Boss: Big Green ChuChu

Big Green ChuChuEsteja com o Gust Jar e a Smith’s Sword, sugue a base dele, vá sugando até ela se tornar pequena demais e o bixo vai cair de cabeça no chão acerte sua cabeça várias vezes, cuidado ele é rápido se ele aproximar ataque-o com a espada para afastá-lo, outro truque dele é ficar pulando pela sala, mais você tem que se guiar pela sombra dele e rolar para longe. Em caso de emergência existem corações nos jarros da sala

Ao matá-lo você recebe o seu primeiro elemento, a fonte de todas as coisas viva: a terra e um Heart Cointainner (que te da mais um coração), saia pelo teleporte verde. Volte até a cidade para falar com o ancião da Minish Vilage.

Minish Woods
Só passagem, siga para Minish Vilage

Minish Vilage
Fale com o ancião, ele nos pede para ir até o Mt Cranel e procurar um Minish de nome Melari ele é capaz de consertar a espada, além disso ele vai mostrar a saída para nós, saia da casa dele pela passagem que ele abriu

Minish Woods
Entre no cogumelo acima e fale com o Minish lá dentro, o nome dele é Belari e ele vai te dar um saco com as Bombs. Cresça no tronco abaixo e siga para cima, você vai ver uma placa estranha analise-a e um símbolo aparecerá no lugar, agora siga pela ponte à esquerda. Vai encontrar a primeira utilidade das Bombs, exploda as pedras e atravesse a ponte a esquerda

Eastern Hills
Ignore o cogumelo e suba depois vire a esquerda para achar uma parede estranha.

ZMC14Use a bomba no lugar, para encontrar um baú, com 20 Mysterious Shell, continue subindo e vire a esquerda para sair do lugar.

South Hyrule Field
Apenas siga até encontrar a entrada da cidade

Hyrule Town
Ao andar um pouco um senhor vai aparecer e vai te apresentar a uma sidequest do jogo, as Kinstone Pieces, itens únicos que você troca com os NPCs do jogo para desbloquear algumas coisas úteis e outras coisas inúteis. Ele vai te dar um Kinstone Bag, quando alguém quiser trocar Kinstones com você, irá aparecer um balãozinho no NPC então é só apertar o botão , depois irá aparecer a peça da Kinstone que precisa para completar um circulo inteiro, se bem me lembro são nove pedaços diferentes de Kinstone. Após isso funda com o homem para ver como é o esquema e uma árvore em South Hyrule Field se abrirá, depois vá lá para adquirir o Heart Piece #5 se analisar o mapa do local vai mostrar os adicionais que você abriu com as Kinstones. Para adquirir Kinstone Pieces você pode procurá-las nos matinhos ou em baús avulsos por Hyrule.

Pronto agora vamos ver o que tem de novo na cidade, no centro dela aonde Zelda comprou seu escudo tem um espaço todo empoeirado use o Gust Jar, para limpá-lo, depois siga para a ultima casa a esquerda inferior da cidade (tem um pintinho em cima dela), entre e fale com o mestre para aprender o seu primeiro truque de espada. O Spin Attack. No norte da cidade tem uma daquelas marcas que tinha na Minish Woods, quebre-a também, na direita inferior da cidade tem o famoso mini-game da fuga das galinhas, faça-o para adquirir uma grana extra (faça até ter 80 Rupees), quando tiver a grana siga para a loja da cidade (quando você entra na cidade é a primeira casa a esquerda) e compre o item da imagem.

ZMC15É a Wallet #1, que vai aumentar o seu limite de dinheiro de 100 para 300. Pronto agora siga para a saída a esquerda da cidade, lá você vai encontrar um guarda que te pergunta sobre o Spin Attack, execute o golpe na frente do guarda para ele te deixar ter acesso ao próximo lugar. Você pode juntar 300 Rupees trocando Kinstones, ou fazendo o jogo das galinhas e voltar a loja para adquirir o Boomerang.

Trilby Highlands
Desça as escadas a esquerda e terá acesso a um lugar na parede a direita tem um lugar para explodir, exploda e acabe com o Deku Scrub compre o Bottle #1 por 20 Rupees, pronto agora saia do lugar, cuidado com os ladrões. Siga para a esquerda para chegar mais perto do elemento do fogo

Mt Crenel Base
A parede para explodir contem uma informação inútil (ele fala do amigo dele que vende o Bottle), você tem regar a semente (a terceira da esquerda para a direita do lado da parede explodida) com água, use o pote na parte com água do lugar (ou antes, em Trilby Highlands) e jogue a água na semente para ter acesso ao lugar, siga subindo, partindo pela esquerda tem mais uma parede para explodir, você vai encontrar uma Fairy Fountain, mais tarde volte aqui e use seu Bottle para pegar uma fada (ela te renasce se morrer), desça e cuidado com os monstros que são chatinhos. Vire para a direita e vai encontrar mais uma parede para explodir, a da imagem abaixoZMC18Passe pela entrada, suba as escadas, imploda a pedra a direita e encolha siga pelo caminho que abriu a pedra para achar uma água verde, a Crenel Hot Spring Water pegue-a com o Bottle. Agora volte e siga o caminho para o canto direito onde tem uns ciclones espalhados pelo mapa, você encontrará outra parede para explodir, faça-o. Dentro da caverna use o cogumelo para pular o buraco e poder subir as escadas, detone os inimigos e chegará a uma parte onde Ezlo vai se inflar, estilo um balão ao pular nos ciclones. Siga para a plataforma da esquerda use o Gust Jar nas coisas espinhosas cinzas para revelar uma pedra que te encolhe (você também revelará um buraco no chão onde encontrará uma Kinstone Vermelha), encolha e cuidado agora (indo para a extrema direita encontrará uma Kinstone Azul dentro de uma caverna, como Minish). Siga para o vale onde tem uma semente verde no mapa, pegue-a e leve para o buraco (saia do pequeno vale o buraco está à direita), depois cresça e jogue a água verde na semente para poder subir ao próximo lugar.

Mt Crenel
Aqui começa a coisa chata do lugar. Cuidado aqui as pedras podem se revelar monstros e as paredes explodíveis são bastante difíceis de localizar, siga pela direita até encontrar uma ponte, no final da ponte tem uma parede para explodir, entre e você encontrará um baú com uma Kinstone Azul, suba e chegará em um lugar com monstros. Exploda as pedras rachadas e empurre o bloco da direita para cima e o bloco de cima para cima e vai poder acessar a saída, novamente você estará em uma área aonde Ezlo vira balão, siga para a esquerda e suba as escadas, estamos perto do nosso objetivo. Subindo as escadas siga para a direita e encontre uma parede para explodir, vai achar um Deku Scrub, use o seu escudo nele e tenha 40 Rupees para adquirir o Grip Ring, com ele você pode escalar as paredes por aqui. Saia do local e DESÇA pela parede da direita, depois desça mais uma e siga para a extrema esquerda até chegar na parede da imagem abaixo.

ZMC20Suba pela parede e agora vem a parte mais difícil, você tem que esquivar das pedras, siga pela direita e vai encontrar uma plataforma (tem uma plaquinha nesta plataforma com os dizeres “No bomb throwing”) com mais uma parede oculta, imploda-a e vai encontrar uma Adventurer Spring, jogue uma bomba dentro da fonte para falar com a Great Fairy, responda “Neither” para ganhar o Big Bomb Bag e agora você pode carregar 30 Bombas. Volte ao paredão e agora suba tudo (pela direita) vai chegar ao topo da montanha, nas escadas da esquerda você encontra o ermitão (depois funda Kinstones com ele), vá pela direita e encontrará um cogumelo, puxe-o para chegar ao outro lado. Agora você encontrará um puzzle bem chatinho, seu objetivo é descer pelas escadinhas, porém precisa empurrar as pedras para passar. Encolha e siga por baixo, passe pelo vale esquivando das gotas da chuva, do outro lado cresça e empurre a primeira pedra no buraco. Depois observe que há uma terceira pedra no canto direito inferior, empurre-a até o buraco da pedra que da acesso a escada, só tome cuidado para não prendê-la. Desça as escadas e pela esquerda empurre os blocos certos, como no print abaixo.

ZMC 19Isso vai te tirar da caverna, agora vire a direita para achar a próxima entrada pegue pegue os vasos do outro lado com o Gust Jar, e use o cogumelo para chegar ao outro lado. Desça e use uma bomba para alcançar o botão e ter acesso à saída, agora entre pela esquerda e empurre a pedra no buraco, cuidado para não prendê-la, desça e estará em uma sala com um baú azul, para pegá-lo, empurre o ultimo bloquinho vermelho para frente e o ao lado dele para cima, depois empurre o próximo bloquinho para frente e pegue o baú que tem um Kinstone Piece. Saia e você estará agora perto de uma pedra para encolher, encolha e siga para a esquerda, você chegará na porta da próxima dungeon.

Melari Mines
A mina dos minishs desça até encontrar Melari, fale com ele e ele vai restaurar a espada para você enquanto pega o elemento do fogo. Siga para a esquerda aonde tem um Minish protegendo uma porta, fale com ele para ele te dar a acesso, cresça e entre na dungeon.

Cave of Flames
Entrando na caverna e siga para a porta da direita, mate as bombas e exploda a parede acima para ter acesso à próxima sala. Nessa sala pode ser difícil você tem que usar as bombas para poder acabar com essas tartarugas (elas tem que ser viradas para morrerem), ao matá-las você vai abrir um Big Chest com o Compass e a porta a esquerda, passe por ela. Agora cuidado com as Rupees no chão uma delas é um monstro chato, depois desça pela porta na parte de cima. Siga pela esquerda suba as escadas e agora você estará nos trilhos da mina, o carrinho está em uma entrada na direita inferior.

ZMC22Suba nele e siga para a esquerda para encontrar uma parede explodível, passe por ela, Mate todos os bicudos (basta usar o Gust Jar) e uma fonte de se encolher irá aparecer, encolha, siga pela entradinha a direita, vá seguindo até a sala do Heart Piece #7 e desça até uma entradinha na parede de onde outro carrinho está (quanta entradinha). Pronto nesta sala siga para a esquerda e pule de uma bordinha sem proteção. Cresça acabe com o fogo (use o Gust Jar) suba as escadinhas e pegue o Map. Agora desça pelas plataformas instáveis (tome cuidado), pegue o baú com uma Kinstone Azul e aperte o botão e siga para a porta. Esta sala será um porre, pegue a plataforma (cuidado ela é instável) e siga para a esquerda, bata nos bichos (eles vão virar bolas) empurre-os nos buracos (no buraco do baú e no enfrente ao jarro e vai ganhar 50 Rupees).Suba e você tem que transformar Ezlo em balão, tome cuidado, estando do outro lado aperte o botão, empurre o bloco afastado dos outros para cima e empurre agora a plataforma com o baú para o buraco, pegue o baú e obterá uma Small Key, passe pela porta acima. Pronto estará de volta na sala do carrinho volte com ele até seu lugar original e use a chave na porta que tem do lado, use a espada para virar o curso do carrinho, volte e use o carrinho agora você estará na parte de cima (você visita essa parte encolhido), dessa vez entre na porta da sala das tartarugas. Cuidado com as lâminas elas se ativam quando você passa paralelamente a elas, siga pelos trilhos do carrinho virado até chegar na única passagem possível. Nessa sala apenas pule no centro dela e agora aparecerão vários ChuChu blindados, utilize as bombas para acabar com eles, o Spin Attack, ou o Boomerang para dar cabo deles. Fazendo isso vai liberar o verdadeiro tesouro dessa dungeon: o Cane of Pacci.

Siga pela porta a esquerda, pise na primeira plataforma e use o Cane of Pacci na segunda, depois use o Cane of Pacci no buraco e aperte o botão para abrir a porta e liberar o portal azul da dungeon. Agora estará na sala do carrinho virado, use o Cane of Pacci nele e suba para chegar na próxima área, empurre o baú até o buraco e abra para adquirir outra Small Key, volte até a sala do teleporte azul com o Cane of Pacci e use a chave na porta que tem lá desça. Agora nessa sala encolha e siga pelas entradas para minish, vá devagar tomando cuidado com as lâminas, na próxima área cresça e use o Cane of Pacci no carrinho virado, suba nele e estará de volta na sala de onde veio. Bata na alavanca e volte para o carrinho agora tem um puzzle básico.

ZMC23Faça os monstros virarem bolas e atire-os nos buracos depois puxe a alavanca para o buraco nos azulejos detalhados, bata na alavanca e siga, na próxima área pule no chão abra o baú com uma Kinstone Azul, depois empurre o bloco vermelho mais adjacente e use o Cane of Pacci no buraco para pegar o baú com uma Kinstone Verde, siga agora para a direita. Agora a parte chata da dungeon, você tem que pegar a Big Key, que está nesse Big Chest da sala, você tem que passar pelas plataformas instáveis. Vire a plataforma andante e desça na primeira da direita superior (perto da porta que necessita da Big Key) e aperte o botão para ativar o Red Teleport. Depois use a mesma plataforma para descer você vai ter que ir virando as plataformas, na terceira plataforma andante (que vai te levar para a esquerda), quebre os jarros com o Gust Jar e siga pelas plataformas, até poder subir. A próxima área é a mais complicada, pule se quiser seguir pela direita, irá encontrar uma Kinstone Verde dentro do baú. Suba na plataforma da imagem e salte novamente use o Cane of Pacci no buraco para ter acesso ao ciclone.

ZMC24Vá pela direita e ache o próximo ciclone siga para baixo, siga que estará novamente na área das plataformas, aqui será exigido muito esforço, se cair vai voltar do começo. Pegue o primeiro ciclone e desça até encontrar o segundo, aqui você encontrará um baú com 100 Rupees. Não se preocupe pouse se livre das chamas e use o Cane of Pacci para subir, agora pule em direção ao terceiro ciclone, vá seguindo pela esquerda (na parte inferior tem um baú com uma Kinstone Verde), pegue a Big Key e desça pela direita agora siga até a porta com a chave, caso queira corações tem os jarros nas extremidades, quando estiver pronto se jogue no buraco.

 Boss: Gleerok

GleerokUtilize o Gust Jar para limpar as chamas que ele deixa, e o Cane of Pacci em seu casco para virá-lo e revelar sua fraqueza, quando conseguir isso passe rápido pela cabeça dele para bater na parte fraca, quando acabar pedras vão cair do céu e o lago de lava se expanda fique na extremidade da sala para não ser atingido, você tem que ficar dando voltas no campo para poder usar o Cane of Pacci direito nele.

Depois de acabar com ele, vai receber o elemento do fogo, que trazem a luz as trevas e o conforto a todos. Pegue o Heart Containner e saia da dungeon, volte até a mina.

Melari’s Mine
Fale com Melari para receber a sua mais nova espada. A White Sword, assim que você infundir o poder dos elementos nela ela se tornará a espada sagrada. E para fazer isso você deve ir ao santuário elemental escondido em Hyrule Castle. Melari te da a dica de como descer a montanha sem ter de atravessar todo o caminho, saia da mina em direção a dungeon.

Mt Crenel
Note uma passagem para pular com um buraco, pule por ali e desça a montanha, o objetivo é chegar em Hyrule Castle. Se não encontrar o atalho tente descer a montanha de todo o jeito possível.

Hyrule Castle
Siga para a esquerda e desça as escadas depois passe pela saída chegando nos jardins internos, ao chegar perto da porta ela brilhará. Ao entrar você estará no Elemental Sanctuary. Dentro dele haverá uma sala com um pedestal e nesta sala a porta será trancada é aqui que Link poderá infundir os elementos em sua espada, use a espada no pedestal e assim os elementos que você já tem (terra e fogo) aumentarão o poder da espada gerando a White Sword 2. Logo após fazer isso uma tábua de pedra surgirá. Veja os quadrados brilhantes no chão e carregue o Spin Attack ali, ao encher a barrinha verde mova-se para o outro quadrado brilhante e isto produzirá um clone seu, como na imagem abaixo.

ZMC25Use o que aprendeu para desbloquear a porta e poder sair do lugar.

North Hyrule Field
Ao chegar você vai encontrar Vaati ele e Ezlo se estranham. Após uma conversa maluca, na qual Vaati e Ezlo discutem sobre maldições e chapéus e quem é o maior feiticeiro, Vaati parte e deixa como sua gratidão dois monstros poderosos. Para matá-los espere-os passarem com as estocadas e largue o aço nas costas deles. Ao acabar com os mobs ficamos sabendo um pouco mais da história de Vaati e Ezlo. Vaati, um Minish, foi aprendiz de Ezlo que era um renomado sábio Minish. Vaati acabou encantado com a maldade no coração dos homens e  vestiu um chapéu que Ezlo havia feito como presente para os humanos, chapéu que garantia desejos a quem o vestisse. Ao vestir o chapéu Vaati se tornou um feiticeiro sem limites de comparação, almejando a força da luz para si, e assim se tornar perfeito, no fim Vaati transforma Ezlo em um chapéu (uma ironia) e some. Ezlo conta que a força da luz é o segundo presente que os Minish deram aos humanos (o primeiro foi a espada), a força da luz nada mais é que uma fonte de poder mágico ilimitado. Ezlo diz que foi ao mundo humano para impedir Vaati e acabou encontrando Link… A maldição não pode ser quebrada, mas consertando a espada, Link pode ao menos restaurar Zelda. É hora de caçar o próximo elemento, mas antes passe em Hyrule Town.

Hyrule Town
Ao chegar à cidade vá até o bar empurre a estante para revelar algumas escadas, desvire o vaso com o Cane of Pacci e encolha, suba por elas e encontrará vários Minish confraternizando, siga para a direita e irá até a loja de Hyrule no topo dela você encontrará um baú com 10 Mysterious Shells. Volte ao café e saia dele pela frestinha no canto esquerdo, indo para o canto sudoeste da cidade você encontrará uma ponte que você só poderia passar como Minish, use-a para chegar ao outro lado da cidade que antes era inacessível por ter um cachorro na sua frente, na casa dos carpinteiros você pode voltar a seu tamanho normal. Bem no cantinho você encontra uma árvore com uma entrada. Se seguir por ela vai chegar em uma coisa divertida do jogo, chamada de Figurines. Você as ganha trocando Mysterious Shells e puxando uma alavanca, quanto mais Shells usar, mais altas são as chances de vir uma figurine nova, são 130 Figurines para você conseguir. Volte a ser Minish e se for a padaria poderá encontrar 100 Rupees em um baú. Volte também a falar com Swiftblade para pegar seu Tiger Scroll #5, o Rock Breaker.  Fazendo isso siga para Trilby Highlands.

Trilby Highlands
Desça as escadas onde você encontra o primeiro Bottle, mas ao invés de ir para a direita, faça um clone seu para poder empurrar a pedra e chegar a outra extremidade do local. Ao chegar exploda uma parede e vai encontrar uma Kinstone Vermelha em um baú. Siga em direção ao sul, ainda aqui você pode dar a volta para empurrar a pedra no buraco e explodir uma parede para encontrar uma Fairy Fountain, como na imagem abaixo

ZMC26Ao fazer isso siga para o sul e chegará a Western Wood.

Western Wood
Chegando no local Ezlo vai sentir alguma coisa estranha vindo do castelo de Hyrule e uma cutscene mostrará Vaati fazendo alguma traquinagem com o rei Dalton. A cena corta e o rei manda seu exército atrás da força da luz que está em Hyrule. Voltando para Ezlo ele acha que é só o vento e diz para você continuar seu caminho. Não há nada demais por aqui, você só deve tomar cuidado com os ladrões e com os inimigos que causam dano alto. Siga para o oeste para chegar em Castor Wilds.

Castor Wilds
Um pântano, daqueles bem pegajosos, o elemento do vento está em algum lugar por aqui. Tente andar pelo pântano e você afundará, Ezlo diz que desse jeito não dá e que precisa encontrar um método seguro para atravessar o pântano. Saia do lugar e volte para Hyrule Town.

Hyrule Town
Algumas coisas mudaram aqui, como por exemplo a INN estará aberta (dependendo do quarto em que dormir você ganha uma Kinstone Piece), novos NPCs, novas trocas de Kinstones e um cara vendendo Pycolites no espaço que você sugou com o Gust Jar (se você tiver feito um certo número de trocas de Kinstone). Siga para a casa que tem uma bota por cima da construção e chegando lá o vendedor, Rem, irá apagar, como se tivesse tomado um porre. Encolha no vaso que tem logo do lado e suba as escadas para a escrivaninha do dorminhoco. Lá você encontrará alguns minishs lá e fale com um deles para ele te sugerir a Pegasus Boots. Mas para ter as botas, você precisará acordar Rem e só indo até Syrup você conseguirá este item. Os minishs marcam seu mapa e assim você terá que seguir até a casa de Syrup. Saia da cidade pelo leste em direção a Lon Lon Ranch

Lon Lon Ranch
Chegando em Lon Lon Ranch se aproxime da casa e converse com Talon, ele dirá que perdeu a chave dentro de casa e se trancou do lado de fora junto com Malon. Encolha no tronco que tem por ali e entre na casa como Minish, cresça e quebre os potes, para achar a chave, como na imagem

ZMC 26Encolha novamente e volte ao lado de fora, entregue a chave para Talon e ele lhe permitirá que passe por Lon Lon Ranch para Lake Hylia, agora Malon vai estar na cidade vendendo Lon Lon Milk por 100 Rupees. Siga para o extremo norte de Lon Lon Ranch para encontrar um buraco e usar o Cane of Pacci, fazendo isso você encontrará um tronco para encolher (se quiser fazer isso, siga pela ponte Minish e achará uma Kinstone Vermelha). Caso não queria encolher pule no ciclone e siga para a próxima plataforma buscando outro ciclone, use-o para atravessar um laguinho e chegar a Lake Hylia.

Lake Hylia
Simplesmente siga para o sul até chegar em Minish Woods.

Minish Woods
Você estará em uma parte de Minish Woods da qual não esteve antes, desça e siga para o leste até encontrar a casa de Syrup. Entre, pegue o cogumelo e fale com a bruxa. Por 60 Rupees você levará o Wake-Up Murshroom, ela tenta te empurrar a poção azul, mas por hora não compre. Volte até Hyrule Town para poder acordar Rem.

Hyrule Town
Siga para a loja de Rem e fale com o sapateiro. Fazendo isto Link usa o Wake-Up Murshroom e acorda Rem. Ele então faz as Pegasus Boots para Link, assim você poderá andar seguramente por Castor Wilds. Vá até Swiftblade e aprenderá o Dash Attack essencial para você poder passar por Castor Wilds. Você também pode pegar o Bottle #3, para isso dê uma olhada em nosso guia de equipamentos. Por agora siga para Castor Wilds.

Castor Wilds
Use a Pegasus Boots para atravessar a água, depois siga para o sul e depois vá procurando o centro do local, até achar a entrada da imagem.

ZMC27Entre, desça as escadas até chegar em um local com um baú, porém o baú sumirá e você enfrentará um guardião; é fácil vencê-lo, basta usar o escudo e esperar ele atacar, quando ele te atacar, devolva o ataque e repita. Vencendo o baú é liberado com uma Kinstone Dourada, de uma importância para o desenrolar do jogo. Volte e suba pelo cipó na esquerda da entrada, siga para o norte e desça pelo cipó que tem nesta plataforma, no canto oeste vai encontrar uma parte para ser atravessada com a Pegasus Boots. Atravesse-a e chegará até um lugar para poder encolher, faça-o e vá até a sua esquerda em um lugar onde só se pode entrar como Minish. Lá use o Gust Jar para chegar até o outro lado e entrar em um buraco no chão, use o Boomerang para tontear os inimigos e mate-os, isto liberará o Bow, sua principal arma de longa distância. Vou marcar no mapa o lugar de todas elas e embaixo guio como chegar

ZMC 28Volte até a plataforma de onde você desceu do cipó, suba por ele novamente e continue o caminho pelas pontes até chegar ao extremo leste de Castor Wilds, use o Bow nos Eyegore (as estátuas olhudas) e depois siga para o norte para achar a segunda Kinstone Dourada. A terceira está no sul de Castor Wilds. Para chegar até lá vá até um Eyegore que está na frente de um cipó no canto noroeste, acerte-o e suba no cipó, assim terá acesso a um ciclone e poderá atravessar uma parte com água que a Pegasus Boots não ultrapassaria. Siga para o sul e depois use a Pegasus Boots para seguir até o leste, lá acerte outro Eyegore que impede sua passagem por um cipó suba por ele e chegue até o ciclone pegue-o e vá ao sul até chegar na caverninha e lá pegue a ultima Kinstone Dourada. Siga para o oeste agora com suas Pegasus Boots e lá encontrará três estátuas, funda kinstones com elas para liberar sua passagem até Wind Ruins.

Wind Ruins
Logo ao chegar note uma parede para explodir, lá pegue uma Kinstone Azul. Detone o primeiro Armos, para lidar com o segundo você terá que diminuir e entrar nele (se quiser entrar no buraco no chão achará uma Kinstone Vermelha). Ative o Armos e acabe com ele, assim chegará a próxima área, mate todos os inimigos e terá seu caminho desbloqueado. Avance até poder encolher novamente e cuidado com as cobras ative o Armos e cresça, acabe com as cobras e com o Armos e na próxima área você pode desativar todos os Armos para não ter problemas (isso porém te impede de pegar os baús no canto direito), no caminho de baixo destrua todos os inimigos para abrir seu caminho até o Fortress of Wind.

Fortress of Wind
A fortaleza do vento não tem muito haver com o vento em si, vários lugares para serem escavados. Logo ao entrar você terá quatro portas de opção. Entre na terceira porta, da esquerda para a direita, e suba as escadas, continue subindo as escadas até chegar na sala da imagem abaixo

ZMC 29Mate o Armos e faça um clone com três quadrados de diferença para poder ativar os botões e liberar a porta, entre nela e encolha, ative o Armos que o impede de ativar a alavanca, puxe-a e isto jogará uma Small Key no buraco. Se jogue no buraco também e pegue a Small Key. Agora volte a primeira sala da dungeon e entre na primeira porta da esquerda para a direita. Suba as escadas e cuidado com os Stalfos eles podem te jogar para baixo. Acerte uma flecha no olho e libere a porta, aqui você enfrentará mais Stalfos. Use o Boomerang para atordoá-los e assim poder acertá-los com a espada, as portas serão abertas ao vencê-los. Na próxima área cuidado com os Like-Like e siga para a direita e suba as escadas e nesta nova sala entre na porta da esquerda. Nesta sala seu objetivo é acertar os quatro olhos com as flechas, isto vai exigir destreza e paciência sua. Na porta do norte você encontrará um puzzle para usar seu clone e matar os Eyegores assim liberando o baú com o Compass da dungeon. Volte a sala das plataformas e siga para a porta do canto direito, aqui outro puzzle dessa vez faça um clone na vertical e empurre a pedra para a direita, depois faça um clone na horizontal e empurre a pedra para cima, assim tendo acesso a alavanca e a Small Key. Se jogue no buraco e vá até a segunda porta da esquerda para a direita e chegará no local da imagem.

ZMC 30Mate os Stalfos e no canto esquerdo ou direito você encontra Eyegores, aniquile-os pegue o Map da dungeon e terão duas portas para serem destrancadas. entre na porta da esquerda, pegue a plataforma e esquive dos blocos, na próxima área use o arco e a ponte será desbloqueada, aqui você enfrenta um guardião, mate-o e o teleporte azul da dungeon vai estar a sua disposição. Siga pela porta liberada aperte o botão e avance no caminho, note que no corredor existem uns quadrados diferentes, use a bomba ali e pegue a Mole Mitts, o item que vai ser essencial para você passar por esta dungeon, nesta mesma sala há um baú com 100 Rupees. Volte a sala onde pegou o mapa e entre na porta da direita, puxe a alavanca e cruze a ponte, na próxima sala mate as Shadow Hands e liberará um portal para diminuir-se, ignore e siga para a direita. Nesta área um puzzle, coloque as estátuas sobre os botões de modo que elas fiquem diagonais entre elas, depois faça um clone seu em diagonal de modo que fique como na imagem abaixo.

ZMC 31Isto vai liberar uma Small Key, use-a na porta no canto inferior desta sala. Volte a sala anterior onde liberou o portal para virar Minish então encolha e desça pela porta que você liberou, ande pelo corredor até encontrar uma frestinha somente acessível aos minishs. Lá cresça aperte o botão e liberará uma Small Key, pegue-a com a Mole Mitts. Volte a sala anterior, pule pela frestinha, cresça e siga pela porta, use a Mole Mitts para ter acesso as escadas, suba e destranque a porta agora você terá dois buracos para se jogar, escolha o da direita e cairá bem onde está a Big Key da dungeon. Volte a sala onde pegou o mapa e siga para a porta que tem na parte inferior da sala, use a Mole Mitts e puxe a estátua no botão para conseguir uma Kinstone Azul suba as escadas e use a Mole Mitts para chegar até a porta onde se encontra o chefe da dungeon.

Boss: Mazaal

MazaalMatar Mazaal é fácil, atire uma flecha nos olhos que ele tem nas mãos, e depois aplique seus golpes nesses olhos. O problema é que a outra mão ficará te socando e pode ser difícil dar uma sequência sem tomar dano, portanto é bom ter poção aqui. Ao acabar com uma mão, acerte a outra rápido antes que ela te pegue e te arranque um bom dano, ou solte um raio de plasma pela boca. Feito isto entre em Mazaal e destrua a pilastra que estará com uns olhos em volta. Repita o processo, mas na segunda vez você precisará da Mole Mitts para encontrar a pilastra certa. Tome cuidado ao sair de Mazaal e ser acertado como Minish isso vai te arrancar um dano absurdo. Repetindo três vezes o processo Maazal será vencido.

Vencendo Mazzal nada de aparecer o elemento do vento, mas o Heart Containner estará lá, suba as escadas liberadas e leia a tabua no final do caminho. Um recado da tribo dos ventos, dizendo que eles foram para os céus, para alcança-los só tocando as notas que Zeffa deixou e só assim conseguirão o poder do elemento vento. Um pássaro deixará de presente a Ocarina of Wind. Ezlo vai concluir que por hora o elemento vento estará fora do alcance dos dois. Agora restam dois elementos, que você verá como obter na nossa próxima parte! Espero vocês lá.

Thel assinatura

Publicado em 23 de novembro de 2014, em 5-GBA e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. gente o meu jogo do the of gelend zelda minish cap nao vai e diz que os dados do 1 ta encorrompidos eo 2 eo 3 por que eu sempre queria jogar esse jogo cera que so widowns 7 na vai ??????

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      cara vou ter que me esforçar pra entender o que você escreveu, a versão do windows não tem nada a ver, procure um emulador como o VBA ou o NO$GBA no google e arrume outra Rons, um dos dois está com problemas, baixe novamente.

      Curtir

  2. uhu e o melhor da serie tirando o alcanina of time

    Curtir

  3. Me parece se bem legal e interessante este Zelda só joguei e zerei dois jogos da série o Link the Past e o Awakening.

    Curtir

  4. Aee muito bom esperava muito um detonado desse jogo para mim ele e um dos melhores da serie, vou jogalo hoje mesmo no meu Android. ^^

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: