GBA – Pokémon Emerald – Análise / Detonado / Dicas / Segredos

2365-1

Análise:

Em meados de 2002 era lançada a terceira geração de Pokémon, aumentando de 251 para 386 e inaugurando a geração estavam as versões Ruby e Sapphire, onde muita coisa mudou e não digo apenas o óbvio como áudio e gráficos, isso acontece naturalmente com a mudança do GBC para o GBA. Alguns anos depois as duas versões se “fundiram” e nasceu a versão Emerald que é similar em vários pontos, mas com diversas novidades. Esta geração é a minha favorita por muitos motivos, se compararmos as antigas, rotas foram aumentadas, dungeons mais bem feitas, novos golpes e habilidades e alguns pokémons que mudam completamente o jogo, tente treinar um Shedinja pra ver só, novas HMs e por aí vai… Para melhorar as coisas os pokémons novos seguiam os traços e o estilo os anteriores, não vemos nenhum sorvete ou balão voando por aí. A única coisa perdida, se bem que não podemos dizer necessariamente que foi perdida, foi a mudança do cenário de acordo com a hora do dia, o sistema de dia e noite foi mantido, mas sua utilidade foi drasticamente reduzida, ele não influencia mais nos pokés que aparecerão e nem nos cenários. Pokémons que evoluem dependendo do horário ainda podem fazer isso e uma dungeon vária com o horário, mas apenas esse pouco foi mantido. Outra adição legal na mecânica do jogo foi o sistema de trocas de bicicletas e cada uma tem um efeito diferente na região e para acessar certas áreas a Bike correta é indispensável. Recentemente as versões Ruby e Sapphire ganharam um Ramake para 3DS as versões Alpha Sapphire e Omega Ruby, que aparentemente são muito boas e tem um grande aditivo, o Delta Episode que chamou minha atenção.

A grande sacada desse jogo foi não ser apenas um Yellow para um Blue/Red ou um Crystal para um Gold/Silver, existem muitas mudanças, o que consertou o principal defeito do Ruby/Sapphire que é a falta do que fazer depois de vencer a Elite 4, agora vence-los é apenas mais uma coisa a se fazer. Outra adição importante é a revanche contra os líderes de ginásio e falando neles, um deles foi alterado. Você também enfrenta as 2 equipes da região o Team Magma e o Team Aqua e não apenas uma delas como nos jogas anteriores. Poder Capturar os três lendários principais desta geração em um único jogo também aumenta a vontade de jogá-lo, mas a principal mudança e o que mais faz valer a pena jogar a versão Emerald é o que vem depois do jogo, dungeons novas, novos locais a serem acessados e a Battle Frontier onde você tem que enfrentar os 7 cérebros da fronteira, que de certa forma são como os líderes de ginásio.

Infelizmente a história do jogo ainda é fraca, mesmo se tratando de um RPG, Pokémon mais uma vez deixa a desejar nesse quesito. O mais triste é que a ideia da história é boa, duas equipes com objetivos opostos tentando liberar guardiões lendários igualmente opostos, os ideais de expansão da terra contra expansão do mar, porém isso é muito mal trabalhado durante o jogo. Em suas poucas cutscenes ambas as equipes aparentam apenas lutar por lutar e a explicação de seus ideais é mal feita e a rivalidade entre as duas equipes que poderia ser explorada nesse jogo também não foi. Falando em rivalidade a maior queda desta geração foi nesse sua rivalidade só aumentou em número, ao invés de ter 1 rival agora se tem 2, mas então eu pergunto, e daí?! Do que adianta ter dois rivais se nenhum deles justifica esse nome, Brendan ou May fazem apenas o papel de vizinho legal, muito mais interessados na pesquisa de seu pai do que em batalhas e Wally que poderia ser um personagem bem legal se explorassem a doença que ele possui e mesmo assim decidiu viajar e se tornar um treinador, mas não dão apenas duas lutas pra ele sendo uma delas estúpida, sua participação no game parece ser apenas um enche linguiça. Qualquer rival deste jogo não chega aos pés de Blue ou Silver, estes sim merecem o título!

Qualquer fraqueza do jogo é pisoteada por suas qualidades, mas isso não quer dizer que elas não existam. Eu não acredito em jogo perfeito, mas esse é um daqueles que da pra dizer que não ficou longe disto. Pessoalmente acho que a série decaiu um pouco nas duas gerações seguintes, até melhorar na sexta geração. Recomendo que todos joguem essa obra de arte, pessoalmente acho que foi o melhor jogo da série entre os que eu joguei.

Ponto Forte: a versão Emerald veio agregar o bom que já tinha sido feito em Ruby e Sapphire e ainda trouxe alguns extras apesar de muito parecido as diferenças realmente vão fazer você querer jogar de novo apenas para ter um Groudon e um Kyogre no time ou terminar a Battle Frontier ou acessar novos lugares e batalhas. 

Ponto Fraco: Sem dúvidas a história, além de tudo já destacado no terceiro parágrafo tenho que acrescentar a forma como o protagonista aparece na história, eu realmente não entendo por que você sempre recebe a Pokédex para ajudar um professor numa pesquisa e 15 minutos depois decide fazer um tour pelas cidades ganhando insígnias, esse tipo de coisa não é explicada, você apenas faz por fazer, por que já viu o anime ou já jogou algum jogo antes ou até mesmo alguém te falou que o objetivo do jogo é coletar insígnias, por que o jogo não sabe explicar…

Nota: 9,1/10,0

Comandos:

Movimentação
Botão de confirmação
Botão de cancelar / Correr
Checa os tópicos de ajuda
Checa os tópicos de ajuda
Abre o menu principal
Usa um key item registrado

Índice:

Rumo a 1ª Insígnia:
Rumo a 2ª Insignia:
Rumo a 3ª Insígnia:
Rumo a 4ª Insígnia:
Rumo a 5ª Insígnia em diante: (Parte 2)

Informações Importantes:

OBS: Parte destas informações foram recicladas de nosso artigo do Fire Red/Leaf Green. As diferenças foram editadas por mim.

Pokémons Shiny
Pokémon Shiny são os pokémons, com nada de especial, exceto com sua cor alterada e com uma estrela em sua imagem no Summary. As chances de encontrar um pokémon Shiny são de 1/8197 se você encontrar ele em sua forma básica sua evolução também será Shiny, porém se você breedar as chances do bebê nascer Shiny também são 1/8197

Pokérus:
Trocadilho de Poké com Vírus, é uma coisa absurdamente rara que existe no jogo, esse vírus e um micro-organismo que ataca pokémons, podendo vir em selvagens ou até em ovos. As chances dele aparecer são de 1 em 21.845. Duvido muito que você consiga um, mas se quiser ver olhe em Summary e olha do lado de Status se aparecer um PKRS você ganhou na loteria. Apesar de raros eles não são tão úteis, eles dobram os EVs ganhos em batalhas e podem contaminar outros pokémons, deixe ele na Box para espalhar, depois de algum tempo o vírus some.

Bag:
A mochila que o jogador carrega, existem cinco bolsos na sua mochila
(Poké Balls)
: Local para armazenar os 11 tipos de bolas disponíveis no jogo.
(TMs e HMs): Local para guardar as 50 TMs e 7 HMs.
(Berries):
Local para carregar as frutas que tem efeitos similares aos itens e podem ser usadas em pokéblocks, existem 43 diferentes.
(Key Itens): Itens importantes para o jogo que só são obtidos uma vez, eles podem liberar novos locais ou funcionalidades ao jogo, existem cerca de 28, mas alguns somem depois de certo tempo.
(Itens): Armazena todo que não se encaixa nos itens anteriores, a bag tem um limite de 30 espaços, se quiser armazenar o resto use o PC em qualquer centro pokémon.

Tipos: fraquezas e resistências

São simples, um pokemon tem pelo menos um tipo e no máximo dois, um pokemon do tipo água, tem fraqueza a um tipo raio ou grama, porém é forte contra tipos pedra e tipo fogo. O segundo tipo também tem influência, se um pokemon é tipo água/terra ele terá fraqueza quadrupla a tipos grama. A tabela explica todas as fraquezas e resistências, onde você vê um (+) é por que o dano é dobrado contra aquele tipo e o (-) significa que o dano é diminuído contra aquele tipo.

Tipos: físico e especial
São no total 17 tipos de “elementos” no jogo, até a terceira geração (FR/LG/R/S/E) o subtipo deles (físico ou especial) é definido pelo tipo. Golpes dos tipos: Grama, Fogo, Água, Elétrico, Gelo, Psiquico, Fantasma e Dragão são especiais. Já golpes dos tipos: Normal, Lutador, Veneno, Metal, Sombrio, Pedra, Terra, Voador e Inseto são físicos. O Tipo fada foi adicionado apenas na sexta geração, como esse jogo é da terceira ele não existe aqui.

Evolução
Evoluir um pokemon é necessário, pois ele só atinge seus status máximos em seu ultimo estágio, cada pokémon tem um level certo para evolução, alguns pokémons tem suas evoluções por pedras, ou felicidade, até mesmo troca ou troca segurando um item influenciam na evolução. Para impedir a evolução basta apertar o botão B, equipar a Everstone nele ou deixá-lo no Day Care. No link a seguir vocês podem checar as condições de evolução de cada pokémon, apenas se lembre que este jogo só vai até a geração 3 e alguns pokémons que aparecem na lista não existem no jogo.

http://pokemondb.net/evolution

Atributos
Cada pokemon tem oito atributos, sendo dois de batalha (Evasion e Accuracy) e os outros seis fixos:
HP (Hit Points): Óbvio a vida do seu pokémon, o grau de quanta porrada ele aguenta
Ataque (Attack): Dano físico
Defesa (Defense): Resistência física
SP Atk: Dano especial
SP Def: Resistência especial
Velocidade (Speed): Define quem ataca primeiro, as vezes um golpe pode favorecer esse atributo. 

Nature
É a personalidade do pokémon, isso influência diretamente na evolução dos atributos. algumas natures são neutras, não aumentam nem diminuem nada, portanto não vou colocar nome nenhum nessas natures.

Nature Stat Aumentado Stat Diminuido
Hardy
Lonely Attack Defense
Brave Attack Speed
Adamant Attack Sp. Attack
Naughty Attack Sp. Defense
Bold Defense Attack
Docile
Relaxed Defense Speed
Impish Defense Sp. Attack
Lax Defense Sp. Defense
Timid Speed Attack
Hasty Speed Defense
Serious
Jolly Speed Sp. Attack
Naive Speed Sp. Defense
Modest Sp. Attack Attack
Mild Sp. Attack Defense
Quiet Sp. Attack Speed
Bashful
Rash Sp. Attack Sp. Defense
Calm Sp. Defense Attack
Gentle Sp. Defense Defense
Sassy Sp. Defense Speed
Careful Sp. Defense Sp. Attack
Quircky

Ability
Habilidade natural do seu pokémon, influência diretamente nas batalhas.

Trainer Card
Uma outra forma de diversão do jogo, onde são marcados algumas conquistas. As conquistas variam de cada jogo neste temos: Hall of Fame Debut (Marca o tempo gasto até ir no hall da fama a primeira vez), Link Battles (O número de partidas jogadas via link, vitórias e derotas), Pokémon Trades (Número de trocas feitas com outros jogadores), Pokéblocks with Friends (A quantidade de Pokéblocks feitos com outros jogadores), Won Contest with Players (O Número de festivais ganhos contra outros jogadores) e Battle Points Won (total de Battle Points obtidos na Battle Frontier).

Detonado:

OBS: Não vou entrar em detalhes nas estratégias de cada luta ou qual pokémon você deve usar, vou apenas mostrar o adversário e em caso de ginásios as fraquezas e resistências,  com base nisso monte o que for melhor pra você. 

OBS2: O jogo é fácil e pra mim qualquer time esta bom, não adianta vir me perguntar se o time esta forte, primeiro porque eu não jogo competitivo, segundo porque pra mim qualquer time é forte tendo upado o suficiente e terceiro que o jogo é tão fácil que eu tenho que montar times com pokés fracos pra ter mais emoção, pra você ter uma noção o time que eu usei pra fazer o detonado 4 dos 6 eram fracos a voador e fogo.

OBS3: A maioria das imagens foram tiradas de wikias de livre uso eu só editei marcando a localização de cada item, com elas são livres, fique a vontade para usar apenas não diga que foi você que as fez. As imagens com o logo do blog foram feitas por mim, estas pertencem ao blog, se quiser usar leia nossa página de Uso de Conteúdo, o mesmo vale para o texto, não nos copie por favor.

OBS4: Se não consegue ver alguma imagem direito, clique com o botão direito do mouse nela e abra em outra aba, se preciso use o Zoom do navegador.

Partes:

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base (Vídeo) Contest Hall (Vídeo)

O jogo começa com Birch o professor Pokémon da região de Hoeen, ele se apresenta e faz a famosa pergunta “Are you a boy? Or are you a girl?” em português: Você é um menino? Ou uma menina? e depois pergunta seu nome e depois  pergunta o nome do neto dele. Tendo confirmado suas respostas é revelado que você acaba de se mudar para cidade de Littleroot. Pokemon - Emerald Version (USA, Europe)_01 Sua aventura começa na caçamba do único veículo do mundo, e será que só eu achei perigoso viajar na caçamba de um caminhão carregado com toda a mobilha de uma casa sem nenhum tipo de proteção? Saia do carro, sua mãe irá lhe apresentar vagamente o local e pedirá para entrar na casa. Dentro dela os pobres Pokémons estão sendo cruelmente forçados a carregar toda a mobilha e fazer a instalação elétrica ou você acha que foi sua mãe quem fez, sem chances!!!.

Suba a escada para seu quarto, e ajuste o relógio, por mais que poucos lembrem o jogo segue um sistema de dia e noite. Apesar de bem inferior ao da geração anterior o deste game ainda possui algumas influências com o decorrer do jogo. Instantaneamente após ajustar as horas sua mãe fala que os Pokémons terminaram tudo, se quiser vá até um computador no fim do quarto e futuque as opções até achar o item Potion e o pegar. Agora desça as escadas e sua mãe está assistindo TV onde uma notícia revela que seu pai é um Gym Leaders. Saia da sua casa e vá até o vizinho.

A vizinha irá falar de seu(a) filho(a), suba ao andar de cima, futuque a Pokébola no meio do quarto para fazer seu(a) rival aparecer. Se escolheu um personagem macho o rival será May e se escolheu uma fêmea o rival será Brendan (e você será o outro). May/Brendan é filho(a) do professor Birch e que fazer amizade com você. Saia da casa. Suba no meio da cidade, uma garotinha de amarelo falará com você, siga e verá Birch sendo atacado por um Pokémon selvagem, agora tome a decisão mais importante de sua vida… Qual inicial você quer receber??? A batalha é simples independente de quem você escolha, saia atacando, é o suficiente. Pokemon - Emerald Version (USA, Europe)_02 O professor te agradeces e te leva ao laboratório para uma conversa mais apropriada, ele fala que já ouviu falar muito de seu pai e acha que está na hora de ganhar o primeiro Pokémon. Depois disso vá falar com May/Brendan que estará na Rota 103, saia da cidade.

Route 101:

Hoenn_Route_101_E Itens: Nenhum

Poochyena

Poochyena

2-3 45%

Wurmple

Wurmple

2-3 45%

Zigzagoon

Zigzagoon

2-3 10%

Não existe nenhum treinador na rota, e por hora não se preocupe em capturar os pokes daqui.

 Odale Town:

Oldale_Town_EItens:

  1. Fale com o cara entre o Pokécenter e a casa de madeira, ele te dará uma Potion e depois irá até a entrada do Pokémart.

Para quem nunca jogou Pokémon na vida, a casa vermelha é o centro pokémon, local onde o jogador pode recuperar os ferimentos dos Pokémon, no computador ao lado você pode troca-los e no segundo andar pode realizar trocas e batalhas entre jogos(mas não pense nisso agora, e leia a introdução antes do detonado). Na construção azul o jogador pode comprar e vender itens. Fora isso a cidade não tem mais nada, siga a norte.

Route 103:

800px-Hoenn_Route_103_E Itens:

  1. PP Up em uma pokébola, HM Cut necessária
  2. Cheri Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
  3. Leppa Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
  4. Chari Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
  5. Guard Spec em uma pokébola, HM Cut necessária

Poochyena

Poochyena

2-4 60%

Zigzagoon

Zigzagoon

2-4 30%

Wngull

Wngull

2-4 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-35 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 60%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 40%

Você não terá acesso a maior parte desta rota, então se pretende usar o mapa considere apenas a parte da esquerda(e sobre a direita, a caverna que pode ser vista só é liberada depois de fechar o jogo), suba até onde seu rival está, fale com ele/ela que decide fazer uma luta entre os iniciais de cada um, certifique-se de estar pelo menos um nível a cima do seu rival. Depois da vitória desça tudo até o laboratório.

OBS: Você não é obrigado a lutar, mas convenhamos, qual a graça do jogo se ficar pulando as lutas?

233px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Brendan

OU

223px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_May
Se escolheu Treecko  Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Torchic

Torchic Lv 5

Mudkip

Mudkip Lv5

Treecko

Treecko Lv 5

Littleroot Town:
Birch te da uma Pokédex o local onde os dados dos pokés são armazenados, a fim de ajudar o professor na pesquisa você recebe este item e 5 Pokébolas usadas na captura, então agora começa sua jornada, viajando pelo mundo para completar o Pokédex. Perto da saída da cidade sua mãe lhe da os Running Shoes, que possibilitam o jogador se movimentar muito mais rápido, apertando (ou o botão que você tenha configurado em caso de emulação).  Desta vez em Odale vire a esquerda.

Route 102:

Hoenn_Route_102_EItens:

  1. Pecha Berry X2 no solo fértil
  2. Oran Berry X2 no solo fértil
  3. Potion em uma pokébola

Poochyena

Poochyena

3-4 30%

Wurmple

Wurmple

3-4 30%

Lotad

Lotad

3-4 20%

Zigzagoon

Zigzagoon

3-4 15%

Ralts

Ralts

4 4%

Seedot

Seedot

3 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill

Marill

5-35 99% X

Goldeen

Goldeen

20-30 1% X 30% 20%

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Corphish

Corphish

10-45 X 20% 100%

A partir de agora, treinadores irão te desafiar sempre que você entrar no campo de visão deles, não evite batalhar pois essa é a melhor forma de ganhar nível, mentira é com Rary Candy.

Petalburg City:

Itens:

Petalburg_City_E

  1. Max Revive em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. Ether em uma pokébola, HM Surf necessária
  3. Rare Candy escondido no chão, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill

Marill

5-35 100% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Goldeen

Goldeen

5-30 X 30% 20%

Corphish

Corphish

10-45 X 20% 100%

Está é a cidade onde seu pai mora, entre no GYM e fale com ele, que diz estar feliz por ter conseguido chegar sozinho aqui e ter começado sua aventura, um jovem que quer ser um treinador aparece, seu nome é Wally seu “paizão” pede para ir no matinho com ele e o ajudar a pegar um Pokémon, o jogo faz isso por automático. Wally pega um Ralts que apesar de só ter 4% de chances de aparecer normalmente e com esse cagão vem sempre de primeira. 

Wally é um garoto doente que vivia na cidade, mas vai ter que se mudar por conta de uma doença. Seu pai recomenda que enfrente os GYMs, mas ele é muito forte e você terá que começar pelos mais fracos. Saia da cidade rumo a rota 104.

Route 104:

300px-Hoenn_Route_104_E Itens:

  1. Pecha Berry x2 no solo fértil
  2. Oran Berry x2 no solo fértil
  3. Antidote escondido no chão
  4. Heart Scale escondido no chão
  5. Potion escondido no chão
  6. Pokéball, em uma pokébola
  7. TM 09 – Bullet Seed, fale com um NPC
  8. Potion em uma pokébola
  9. Cheri Berry x2 no solo fértil
  10. Oran Berry x2 no solo fértil
  11. Cheri Berry x2 no solo fértil
  12. Leppa Berry x2 no solo fértil
  13. Super Potion escondido no chão
  14. Chesto Barry, fale com uma velinha
  15. Pokéball escondido no chão
  16. X Accuracy em uma pokébola, HM Cut é necessária
  17. White Herb, fale com a NPC do lado de fora da floricultura depois de terceira insígnia
  18. PP Up em uma pokébola, HM Surf é necessária
  19. Wailmer Pail, dentro da floricultura fale com um NPC
  20. Aspear Berry dentro da floricultura, fale com um NPC

Poochyena

Poochyena

4-5 40%

Marill

Marill

4-5 20%

Wurmple

Wurmple

4 20%

Taillow

Taillow

4-5 10%

Wngull

Wngull

3-5 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Wngull

Wngull

10-30 95% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-45 X 100% 100% 100%

Essa rota é bem grande, começamos na parte sul, entre na floresta, esta será sua primeira dungeon.

Petalburg Woods:

654px-Petalburg_Woods_E Itens:

  1. Paralyze Heal em uma pokébola
  2. Ether em uma pokébola
  3. Poké Ball escondido no chão
  4. Miracle Seed fale com a NPC na posição indicada, HM Cut é necessária
  5. Great Ball em uma pokébola, HM Cut é necessária
  6. X Attack, HM Cut é necessária
  7. Tinymushroom escondido no chão, HM Cut é necessária
  8. Tinymushroom escondido no chão, HM Cut é necessária
  9. Potion escondido no chão

Poochyena

Poochyena

5-6 30%

Wurmple

Wurmple

5-6 25%

Shroomish

Shroomish

5-6 15%

Cascoon

Cascoon

5 10%

Silcoon

Silcoon

5 10%

Slakoth

Slakoth

5-6 5%

Taillow

Taillow

5-6 5%

Recomendo que venha aqui com alguns Antídotos. Siga, no meio do caminho um cara do mal que diz fazer parte da Team Aqua ataca um homem, você entra em ação para ajudar, vença a luta e ganhe uma Great Ball. Route 104 Desta vez na parte Norte, pegue os itens que precisar, passe pela ponte e vá até a cidade.

Rustboro City:

Rustboro_City_E Itens:

  1. X-Defense em uma pokébola
  2. Premier Ball fale com o garoto no segundo andar do prédio
  3. HM 01 – Cut fale com o cara na casa
  4. Quick Claw fale com o professor na escola
  5. Exp Share fale com o presidente da Devon depois de falar com Steven

A primeira grande cidade do jogo, famosa pela Devon Corporation e empresa que cria pokébolas e outros itens. A primeira coisa a fazer é entrar na casa do lado centro pokémon (ver imagem) e falar com o homem que te dará a HM Cut, com ela você pode cortar algumas pequenas árvores que bloqueia seu caminho, ache um pokémon que possa aprender essa habilidade e de ela a ele, mas ele só poderá usar fora de batalhas depois de obter a insígnia desta cidade. Na casa do lado do GYM você pode trocar um Ralts por um Seedot.

Na casa a cima do Pokécenter você pode falar com o pai de uma menininha triste e escrever uma palavra que faça ela rir, essa palavra vai ser baseada em coisas aleatórias então vou deixar um site de terceiros para você descobrir a palavra Clique Aqui,  assim você conseguirá um novo papel de parede para sua Box (o lugar onde você deixa os pokés que não usa) olhe a imagem abaixo para ver um exemplo de wallpaper que eu consegui. Por último vá a GYM conseguir sua primeira insígnia. Pokemon - Emerald Version (USA, Europe)_03

 Rustboro Gym:

Rustboro_Gym_E Assim como em Kanto o primeiro ginásio é de Pedra, se escolheu o inicial de água ou grama não terá problema algum aqui, caso tenha escolhido o de fogo você terá alguns problemas, tente usar outro pokémon, se pegou a TM Bullet Seed na rota 104 veja se alguém no seu time pode aprender, pois seria uma grande ajuda. Pokémons de pedra são fracos contra golpes de Água, Grama, Terra, Metal e Lutador e são resistentes a Normal, Voador, Veneno e Fogo. Antes de lutar coma líder 3 treinadores vão te desafiar(alguns podem ser evitados), depois de vencer os 3 retorne e se cure para voltar e atacar a líder Roxanne.

316px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Roxanne

Geodude

Geodude Lv 12

Geodude

Geodude Lv 12

Nosepass

Nosepass Lv 15

Vencendo você recebe a Stone Badge que deixa você usar a HM Cut fora de batalhas e aumenta o poder de ataque de seus pokémons, e de brinde a TM 39 Rock Tomb. Saindo do GYM você verá o Team Aqua que acabou de roubar a Devon, siga ele pela rota a direita.

Route 116:

Itens:Hoenn_Route_116_E

  1. Repel em uma pokébola
  2. X Special em uma pokébola
  3. Potion em uma pokébola, HM Cut necessária
  4. Ether em uma pokébola. HM Cut necessária
  5. Pinap Berry x3 no solo fértil, HM Cut necessária
  6. Chesto Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
  7. Chesto Berry x2 no solo fértil, HM Cut necessária
  8. Pinap Berry x3 no solo fértil, HM Cut necessária
  9. Super Potion escondido no chão, HM Cut necessária
  10. HP Up em uma pokébola
  11. Blackhgasses escondido no chão

Poochyena

Poochyena

6-8 28%

Nincada

Nincada

6-7 20%

Taillow

Taillow

6-8 20%

Whismur

Whismur

6 20%

Abra

Abra

7 10%

Skitty

Skitty

7-8 10%

Uma rota comum, o único item relevante que é o Black Glasses não pode ser obtido nessa parte do jogo, será preciso ter acesso do outro lado do túnel no fim da rota. A casa no meio do caminho é o local de descanso da equipe de construção do túnel a frente, como ele ain;da está incompleto você não pode ir ao outro lado, mas mesmo assim entre nesse túnel.

Rusturf Tunnel:

Itens: Rusturf_Tunnel_E

  1. Poké Ball em uma pokébola
  2. Max Ether em uma pokébola

Whismur

Whismur

5-8 100%

Lute com o Team Aqua que está com um Wingull roubado, ele também devolve o item Devon Google e um velho chamado Mr. Briney aparece, ele é o dono do Wingull, volte a cidade.

Rustboro City:
Logo na entrada um funcionário da Devon recebe o item roubado e da uma Great Ball de prêmio, ele te leva a sala do chefão da empresa ele fica feliz pela ajuda e convida você a fazer um trabalho, você deve parar na cidade de Dewford e entregar uma carta a um tal de Steven e depois seguir a seguinte cidade para entregar uma encomenda. Você ganha o Pokénav um tipo de navegador da região que também funciona como celular.

Volte a rota 104 e entre na cabana perto da floresta. Quando estiver saindo da cidade seu/sua rival irá te desafiar a uma luta, mas antes disso irá se adicionar a sua “lista telefônica” no Pokénav. 

233px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Brendan

OU

223px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_May
Se escolheu Treecko  Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Lotad

Lotad Lv 13

Torchic

Torchic Lv 15

Slugma

Slugma Lv 13 (Brendan)

Torkoal

Torkoal Lv 13 (May)

Mudkip

Mudkip Lv 15

Wngull

Wngull Lv 13

Treecko

Treecko Lv 15

Route 104:
Aproveite para pegar todos os itens que o Cut te da acesso, entre na cabana para reencontrar o Mr. Briney. Fale com ele que te dará uma carona de barco a próxima cidade. Você vai passar pelas rotas 105 e 106, mas como não vai ter acesso a elas não vou por as tabelas de captura, elas vão ficar para outro momento no detonado.

Dewford Town:

Itens:Dewford_Town_E

  1. Silk Scarf fale com a mulher dentro da casa
  2. Old Rod fale com o pescador
  3. TM 36 – Sludge Bomb fale com um dos NPCs na casa depois de ter 5 insígnias
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

10-45 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Dewford é uma cidade bem pequena, em destaque temos apenas o GYM você deve ir nele agora. Ao lado dele você encontra um pescador que te da a Old Rod, com ela você pode parar de frente para água e pescar novos pokés, como esta vara é bem ruim você praticamente só conseguirá Magikarps e Tentacools. Nosso objetivo agora é ir na caverna á esquerda da cidade.

Dewford Gym:

Dewford_Gym_ETudo estará escuro com escansão de um pequeno circulo em volta do jogador, a cada luta ganha esse campo de visão aumenta, como eu dei a imagem do GYM acho que você não terá problemas, recomendo que vença todas as lutas antes do líder, ele usa Pokémons do tipo lutador que são fracos a ataques dos tipos Voador e Psíquico, são resistentes a Inseto, Sombrio e Pedra. Uma estratégia alternativa é ir na dungeon seguinte e pegar um Sableye como ele é tipo fantasma que é imune ao tipo lutador todos os golpes do inimigo serão inúteis e você será praticamente imortal na luta. O nome do líder é Brawly, esqueci de inserir isso durante o texto.

340px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Brawly

Machop

Machop Lv 16

Meditite

Meditite Lv 16

Makuhita

Makuhita Lv 19

Ao vencer você recebe a Knuckle Badge, que faz com que todos os pokémon abaixo do nível 30 te obedeçam e te da o direito de usar a HM Flash fora de batalhas. Outro prêmio é a TM 08 – Bulk Up. 

Agora siga rumo a caverna a esquerda da cidade.

Granite Cave:

Itens:Granite_Cave_1F_entrance_E

  1. HM 05 – Flash fale com o NPC
  2. Escape Rope em uma pokébola
  3. Poké Ball em uma pokébola
  4. Repel em uma pokébola, Mich Bike necessária
  5. Everstone escondida no chão
  6. Everstone escondida no chão, Mich Bike necessária
  7. Rary Candy em uma pokébola, Mach Bike necessária
  8. TM 47 – Steel Wing fale com Steven
Entrada B1 B2 Sala do Steven Rock Smash

Makuhita

Makuhita

6-11 50% 10% 50%

Zubat

Zubat

7-11 30% 30% 30% 30%

Abra

Abra

8-10 10% 10% 10% 10%

Geodude

Geodude

5-20 10% 70%

Aron

Aron

7-12 40% 40% 10%

Sableye

Sableye

9-12 10% 20%

Nosepass

Nosepass

10-20 30%

(Entrada) Logo de cara fale com o NPC que dará a HM o5 – Flash, ache um pokémon que possa aprende-la, desça as escadas. (B1) Aqui tudo vai estar escuro, como no Gym da cidade, use o Flash para iluminar tudo, se ver uma subida que não pode ser escalada não se assuste, você vai ter que voltar aqui depois com a Mach Bike (futuramente esse item será liberado). Vá para escada de novo. (B2) Nada de muito diferente, se ver algumas pedras você poderá usar Rock Smash nelas quando obter essa HM, randomicamente uma luta pode acontecer ao esmagar a pedra essa á a única forma de se obter um Nosapass no jogo, mas como eu disse, vai ter que voltar aqui quando ganhar o Rock Smash. Suba o máximo que puder. (Entrada) Você volta a entrada só que em outro caminho, siga trilha até chegar em uma sala, onde Steven vai estar esperando, ele se surpreende por você ter passado por todo esse caminho pra entregar uma carta a ele. Ele reconhece seu potencial e diz que você pode até mesmo ser o campeão da liga pokémon, depois te da uma TM de agradecimento (47 – Steel Wing) e sai. Saia da caverna.

Depois de entregar a carta, você pode retornar a Rustboro no momento que achar mais oportuno e pegar o Exp. Share com o dono da Devon. Por agora fale com o dono do barco, vamos para outra cidade, vamos passar por três rotas aquática (107, 108 e 109) como não temos como lutar com pokémons na água as tabelas vão ficar pra depois também. Passe pela praia e derrote os treinadores que quiser, você pode pagar alguns itens na barraca no caminho.

Slateport City

Itens:400px-Slateport_City_E

  1. Effort Ribbon mostre um pokémon que tenha 512 EVs
  2. Powder Jar fale com a mulher
  3. Soothe Bell mostre um pokémon com alta felicidade
  4. Red Scarf mostre um pokémon com o máximo de Coolnes
  5. Blue Scarf mostre um pokémon com o máximo de Beauty
  6. Pink Scarf mostre um pokémon com o máximo de Cuteness
  7. Green Scarf mostre um pokémon com o máximo de Cleveness
  8. Yellow Scarf mostre um pokémon com o máximo de Toughness
  9. TM 41 – Torment fale com o marinheiro
  10. Deep Sea Tooth troque pelo item Scanner
  11. Deep Sea Scale troque pelo item Scanner
  12. TM 46 – Thief fale com um dos Team Aqua no primeiro andar
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

10-45 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Slateport é uma cidade portuária bem comercial, na praça você encontra uma série de lojas importantes(e algumas nem tanto…), temos a loja de bonecos(pokédollls), a loja de itens que melhoram os atributos na evolução do pokémon(Protein, Cabos…), do lado dessa loja você ganha um Effort Ribbon se o primeiro pokémon da sua equipe possuir 510 EVs*  a loja da base secreta(só acessível depois de pegar a TM Secret Power), ao lado dessa loja você ganha o Powder Jar com uma mulher, existe uma outra loja que também só é acessível ao obter o Secret Power, a loja de TMs.

OBS: EVs são uma coisa mais complexa no jogo que eu não comento nesse detonado, eles influenciam nos atributos quando o poké ganha nível, mas é uma coisa mais pra quem quer jogar competitivo, o que não é o foco deste detonado, em resumo se quer o item lute com vários pokémons selvagens e volte aqui depois.

A norte da praça está o fã clube pokémon, você pode ganhar uma série de itens com os NPCs mas dificilmente conseguirá algum deles nesse ponto do jogo, o mais simples é por felicidade, quando ela estiver alta, para isso apenas vá vencendo batalhas e ganhando níveis, normalmente o inicial é o mais feliz, deixe o pokémon que quer mostrar em primeiro no grupo. Os outros itens são referentes a concursos pokémons, coisa que você também não tem acesso agora. Um pouco mais acima temos o Name Rater que muda o nome de seus pokémons (com exceção dos trocados).

No ponto mais ao norte de todos temos evento pokémon, fale com o marinheiro para pegar a TM 41 – Torment, o evento desta tenda consiste em escolher 3 de 6 pokémons que serão apresentados, todos serão de Lv 30, ao vencer uma luta você pode trocar um de seus escolhidos por um do seu oponente, também não é permitido trocar seu pokémon após derrotar algum inimigo, mas durante a partida a troca é liberada. Itens são proibidos. O Evento possui três lutas, vença elas para ganhar um Full Heal quantas vezes quiser. A direita estará o porto onde é possível obter o Deep Sea Tooth ou a Deep Sea Scale que são itens de evolução, mas só é possível pegar um desses itens depois de pegar o item Scanner (obtido em side-quest, ver parte 3).

Finalmente temos o museu que está sendo ocupado pelo Team Aqua e um local abaixo dele chamado “Stern’s Shipyard” onde os barcos da cidade são montados, entre lá fale com o recepcionista e saia, o museu vai estar com suas portas liberadas, entre nele e pague a visita, o Team Aqua ainda vai estar nele, no primeiro andar eles estarão apenas “apreciando a arte”, fale com um dos agentes para receber a TM 46 – Thief, no segundo andar fele com o Capitão Stern e entregue o item da Devon para ele. O Team Aqua ataca, acabe com eles!!! Na saída você encontra Scott provavelmente já viu ele antes, mas ele não tinha importância até agora, ele faz mistério e se registra no seu pokénav, e reconhece seu talento, depois ele sai, agora suba tudo a norte rumo a próxima rota.

Route 110:

Itens:240px-Hoenn_Route_110_E

  1. Dire Hit em uma pokébola
  2. Full Heal escondido no chão
  3. Great Ball escondido no chão
  4. Revive escondido no chão
  5. Rare Candy em uma pokébola, HM Surf necessária
  6. Elixir em uma pokébola
  7. Poké Ball escondido no chão
  8. Nanab Berry X3 no solo fértil
  9. Nanab Berry X3 no solo fértil
  10. Nanab Berry X3 no solo fértil

Electrike

Electrike

12-13 30%

Poochyena

Poochyena

12 20%

Minun

Minun

12-13 15%

Gulpin

Gulpin

13 15%

Oddish

Oddish

13 10%

Wngull

Wngull

12 8%

Plusle

Plusle

12-13 2%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

10-45 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

A rota é um pouco grande o professor deve adicionar a sua lista de contatos na primeira vez aqui. O maior destaque aqui é a ciclovia, como o nome sugere você só pode ir nala de Bike o que é impossível no momento, mas na próxima cidade isso será resolvido. Na ciclovia não existem pokémons selvagens, apenas treinadores, está será uma forma mais rápida de se deslocar de Slateport até a próxima cidade (Mauville), a Ciclovia possui duas entradas, uma próxima de cada cidade e um fiscal só vai te deixar passar se estiver usando uma bicicleta. Antes de chegar na parte com água você pode virar a esquerda na casa para voltar a rota 103, em uma outra parte dela, alguns itens que antes não eram acessíveis podem ser obtidos.

Na rota podemos encontrar duas side-quests, uma será em uma caverna usando Surf (inacessível no momento) e a outra será a casa depois da entrada entre as duas entradas da Ciclovia, está é uma quest continua a Trick House, você pode visitar a casa e um desafio novo será encontrado para cada insígnia que tiver, até um total de 7. As informações dessas quest paralelas vão estar na parte 3 do detonado.

Nesta rota você vai lutar com o rival pela terceira vez, tendo vencido você ganha um importante item, o Itenfinder. Sabe os item que eu falo que estão escondidos no chão, esse item mostra a localização deles, mas como eu já estou falando onde estão os itens escondidos o item acaba ficando inútil pra você, mas se por acaso achar algum que eu não tenha adicionado avise.

233px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Brendan

OU

223px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_May
Se escolheu Treecko  Se escolheu Torchic Se escolheu Mudkip

Wngull

Wngull Lv 18

Lombre

Lombre Lv 18

Lombre

Lombre Lv 18

Slugma

Slugma Lv 18

Wngull

Wngull Lv 18

Slugma

Slugma Lv 18

Combusken

Combusken Lv 20

Marshtomp

Marshtomp Lv 20

Grovyle

Grovyle Lv 20

Mauville City:

Mauville_City_E Itens:

  1. HM 06 – Rock Smash fale com o homem na casa
  2. X Speed em uma pokébola
  3. Coin Case fale com a mulher e troque por um Harbor Mail

Cidade pequena, além do GYM temos apenas o cassino e a loja de bicicletas como destaque, primeiro vá na casa indicada e fale com o homem para ganhar o Rock Smash, que é outra HM importante para completar o jogo. Para jogar no cassino é preciso da Coin Case, vá na casa do lado do Mart e troque esse item por um Harbor Mail que pode ser facilmente comprado em Slateport, no Mart. Perto do Gyn se você falar com um sujeito obeso ele pode ensinar o golpe Rollout uma vez para algum membro do seu time.

Depois vá a loja de bicicletas, e o dono decide emprestar uma delas para você, existem dois modelos e cada um deles interage de forma diferente com alguns mapas, a Mach Bike foi feita para correr e com ela você pode subir rampas como a de Granite Cave ou passar correndo por um chão fraco, a Acro Bike foi criada pra manobras, com elas você pode pular em algumas pontes do jogo, por hora a Mach Bike é mais útil, você pode voltar e trocar de modelo sempre que quiser, e quando for preciso de uma Bike específica para pegar algo no jogo eu vou avisar. Sobre o cassino, você pode conseguir apenas duas coisas: Pokédolls dos iniciais por 1.000 moedas cada ou algumas TMs, são elas: TM 32 – Double Team, TM 29 – Psychic, TM 35 – Flamethrower, TM 24 – Thunderbolt e TM 13 – Ice Beam. A primeira custa 1500, a segunda 3500 e as demais 4000.

Agora vá desafiar o líder, na porta dele vai estar Wally lute com ele, será fácil.

Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Wally

Ralts

Ralts Lv 16

Mauville Gym:

Mauville_Gym_E O puzzle do GYM e bem estúpido, apenas pise nos interruptores no chão para mudar a direção do campo elétrico. Recomendo que enfrente os 5 treinadores e volte para enfrentar Wattson e seus pokémons elétricos, um detalhe curioso sobre esse tipo é que o único golpe que tem vantagem ao atacar um elétrico é o Terra, mas por outro lado a maioria dos golpes causa dano comum, os únicos danos reduzidos são Elétrico, Voador e Metal. Pokémons de Água e Voador são os únicos não recomendados para esse ginásio, mas se está com um Marshtomp isso não faz diferença já que o tipo secundário dele é Terra, que é imune a raios.

150px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Wattson

Voltorb

Voltorb Lv 20

Electrike

Electrike Lv 20

Magneton

Magneton Lv 22

Manectric

Manectric Lv24

Depois da vitória você recebe a Dynamo Badge que aumenta a velocidade de seus pokémons além de permitir usar o Rock Smash fora de batalhas, a TM 34- Shock Wave. A ordem do que fazer agora não é exata, você pode ir pela esquerda na rota 117 até Verdanturf e voltar a Rustboro com Rock Smash no Rusturf Tunel, ou você pode ir pela ciclovia de volta a Slateport e ir pegando os itens agora acessíveis. O que eu vou fazer agora é ir runo a quarta insígnia para encerrar está parte do detonado. Vá a norte pela rota 111.

Route 111:

Itens: 

171px-Hoenn_Route_111_E

  1. Macho Brace depois de vencer a família Winstrace
  2. Elixir em uma pokébola
  3. HP Up em uma pokébola, HM Surf necessária
  4. Stardust em uma pokébola
  5. Stardust escondido na pedra
  6. Protein escondido no chão
  7. Rare Candy escondido na pedra
  8. TM 37 – Sandstorm em uma pokébola
  9. TM 47 – Secret Power fale com um garoto
  10. Razz Berry fale com uma garota
  11. Oran Barry X2 no solo fértil
  12. Oran Barry X2 no solo fértil
  13. Razz Barry x3 no solo fértil
  14. Razz Barry x3 no solo fértil

Sandshrew

Sandshrew

19-21 35%

Trapinch

Trapinch

19-21 35%

Baltoy

Baltoy

19-21 24%

Cacnea

Cacnea

20-22 6%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill

Marill

5-35 99% X

Goldeen

Goldeen

5-30 1% X 30% 20%

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Barboach

Barboach

10-45 X 20% 100%

A rota é gigante, talvez a maio do jogo. Vamos dividir ela em 3 partes, a primeira é a parte sul, a segunda é o deserto no meio e a última é a parte ao norte depois do deserto. Vamos entrar na primeira parte, certifique-se de vir com um pokémon com a HM Rock Smash. Temos 2 extras nessa rota, a casa da família Winstrate onde você deve lutar em sequencia com todos da família, ao todo são 4 membros, no fim o jogador ganha a Macho Brace e eles falam que o membro mais forte da casa não estava. O outro local é uma das principais diferenças antes do fim do jogo entre o Emerald e o Ruby/Saphire o Trainer Hill, você pode até entrar nele agora, mas ele só vai estar funcionando depois de fechar o jogo a primeira vez.

Não existe nenhuma moita nessa rota, todos os pokémons selvagens estão no deserto ou no lago no inicio da trilha, o deserto ainda não está acessível, vire a esquerda para entrar na rota 112.

Route 112:

Itens:400px-Hoenn_Route_112_E

  1. Pecha Berry x2 no solo fértil
  2. Pecha Berry x2 no solo fértil
  3. Rawst Barry x2 no solo fértil
  4. Rawst Berry x2 no solo fértil
  5. Nugget em uma pokébola

Numel

Numel

14-16 75%

Marill

Marill

14-16 25%

A Rota é pequena, mas também é dividida em algumas partes. Suba para parte montanhosa, aqui existe um teleférico que leva no caminho para cidade de Lavaridge onde estará sua próxima insignia, mas o Team Magma vai estar bloqueando o caminho e o maldito jogo não te deixa acabar com eles… Entre numa caverna nesse mesma parte montanhosa.

Fiery Path:

Itens:

552px-Fiery_Path_RSE

  1. TM 06 – Toxic em uma pokébola, HM Strength necessária
  2. Fire Stone em uma pokébola, HM Strength necesária

Numel

Numel

15-16 30%

Koffing

Koffing

15-16 25%

Torkoal

Torkoal

14-16 18%

Machop

Machop

15-16 15%

Slugma

Slugma

15 10%

Grimer

Grimer

14 2%

A parte legal da rota só pode ser acessada depois de pegar o Strenght e vencer o quarto ginásio, ai poderá empurrar as pedras, por hora apenas use a rota como um a ponte de ligação da parte sul a norte da rota 112, capture quem precisar e vá.

Route 112:
Você está na parte norte da rota agora, vá a direita para entrar na parte norte da rota 111.

Route 111:
Se voltar e olhar o mapa vai ver uma casa, você pode entrar nela e descansar seus pokémons. Siga para próxima rota. Um pouco a norte na montanha você pode usar a Mach Bike em um morrinho e ir na montanha, ela apenas te leva para a entrada do deserto(que não pode ir ainda). Fale com um garoto perto de uma árvore, ele te da a TM 43 – Secret Power que apesar de não ser uma HM pode ser usada fora de batalhas. Em árvores e em buracos na parede o jogador pode agora construir uma “base secreta” e a decorar com itens ganhos, isso não influencia o jogo e apenas uma diversão. As lojas de TMs e de itens de decoração de Slateport são abertas a partir de agora. Vá pela esquerda até a rota 113!

Route 113: 

Itens:800px-Hoenn_Route_113_E

  1. Super Repel em uma pokébola
  2. Ether escondido no chão em um montinho de areia
  3. Nugget escondido no chão em um montinho de areia
  4. Max Ether em uma pokébola
  5. Soot Sack fale com o homem na casa
  6. Blue Flute troque por 250 fuligens
  7. Yellow Flute troque por 500 fuligens
  8. Red Flute troque por 500 fuligens
  9. Black Flute troque por 1000 fuligens
  10. White Flute troque por 1000 fuligens
  11. Pretty Chair troque por 6000 fuligens
  12. Pretty Dask troque por 8000 fuligens
  13. TM 32 – Double Team escondido no chão em um montinho de areia
  14. Hyper Potion em uma pokébola

Spinda

Spinda

14-16 70%

Slugma

Slugma

14-16 25%

Skarmory

Skarmory

16 5%

Se você é do tipo que gosta de pegar todos os itens no jogo já pode começar a chamar esse lugar de lar kkkkk. Todas as moitas estão cobertas por fuligem do vulcão. Vá na caso no meio da rota chamada Glass Workshop, fale com o homem no local, ele usa essa fuligem na grama para fazer alguns itens de vidro. Após ter falado com ele uma vez você recebe o item Soot Sack que coleta a fuligem ao juntar certa quantia ele troca por um item, o problema é que cada grama que você coletar dará o incrível número de 1 de foligem, ou seja cada passo na grama te da 1, para ter todos os itens você precisa de 17250 passos na rota, pra piorar as coisas ao coletar a fuligem de uma moita ela só volta depois que você entre em algum outro local (pode ser a própria Glass Workshop para agilizar), vai dar trabalho trabalhoso coletar tudo, se me permitir a redundância. Os itens mais caros são apenas decoração para sua base, as Flutes já são mais interessantes, elas curam alguns de seus Status e não são itens consumíveis. A Blue Flute acorda um pokémon dormindo, a Yellow cura de Confusão, a Red cura o efeito do golpe Attract. White Flute aumenta pela metade o número de encontros aleatório Deus me livre desse item e a Black diminui em igual proporção. Também não deixe de pagar a TM do Double Team, fora isso não tem mais nada, siga reto até a próxima cidade.

Fallarbor Town:

Fallarbor_Town_E Itens:

  1. Nugget escondido na cratera
  2. TM 27 – Return presente do Professor Cosmo na troca pelo Meteorito
  3. Hyper Potion prêmio ao vencer a Battle Tent

Outra cidade pequena apesar de eu não ver tanta diferença assim de uma cidade grande pra uma pequena. De importante na cidade temos: O Move Remember que pode ensinar de novo algum golpe que seu pokémon tenha esquecido e você tenha se arrependido, mas para isso você deve dar para ele uma Heart Scale.

Também temos a segunda Battle Tent, as regras são simples, escolha 3 de seus pokémons, eles vão lutar com os três do adversário, se alguma  das batalhas não for decidida em três turnos os juízes decidem o vencedor se baseando em três fatores caramba é tudo três nessa tenda Mind (quantidade de pontos ofensivos), Skill (acurácia das habilidades) e Body (HP restante). Empates eliminam os dois.  Isso segue até alguém ficar sem pokés,o prêmio por três vitórias seguidas é uma Hyper Potion. OBS: Experiência e dinheiro não são ganhos nessas batalhas.

A outra casa da cidade pertence a professor Cozmo, a mulher diz que ele está na rota 114 com o Team Magma, no futuro fale com ele na casa com o item Meteorite, ele te dará a TM 27 em troca.

No Centro Pokémon, você percebe que uma mulher vai está na frente do seu PC, fale com ela que está aprimorando seu sistema de armazenamento ela pede para visitar ela na rota 114, que por acaso ou não é o seu próximo destino.

Route 114:

Itens:300px-Hoenn_Route_114_E

  1. TM  28 – Dig na casa do escavador
  2. TM 06 – Roar fale com o homem ao lado do Poochyena
  3. Revive escondido no chão
  4. Energypowder em uma pokébola
  5. Persin Berry x2 no solo fértil
  6. Persin Berry x2 no solo fértil
  7. Persin Berry x2 no solo fértil
  8. Carbos escondido no chão
  9. Protein em uma pokébola, HM Rock Smash necessária
  10. Lotad Doll fale com Lanette depois de a encontrar em Fallarbor
  11. Rare Candy em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias

OBS: Eu lí que é possível pegar um Seedot Doll com Lanette, mas não consegui fazer isso. Na versão Ruby você ganha o Lotad e na Sapphire o Seedot, eu li que é possível pegar os dois no Emerald, mas não sei como e nem sei dizer se é possível.

Swablu

Swablu

15-17 40%

Lotad

Lotad

15-16 30%

Lombre

Lombre

16 / 18 20%

Seviper

Seviper

15 / 17 9%

Nuzleaf

Nuzleaf

15 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill

Marill

5-35 99% X

Goldeen

Goldeen

20-30 1% X 30% 20%

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Barboach

Barboach

10-45 X 20% 100%

Esta é mais uma rota que serve apenas como ligação entre seus objetivos, não a nada obrigatório a se fazer aqui, pegue as duas TMs que podem ser obtidas, vá a casa de Lanette e siga até a caverna no fim da rota, recomendo que venha aqui com algum poké capaz de usar o Rock Smash.
OBS: O NPC ao lado do solo fértil vai te dar uma Berry aleatória uma vez por dia.

Meteor Falls:

Itens:

428px-Meteor_Falls_1F1R_E

  1. Full Heal em uma pokébola
  2. Moon Stone em uma pokébola
  3. TM 23 – Iron Tail  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  4. TM 02 – Dragon Claw  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  5. PP Up  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  6. Dragon Fang prêmio na quinta vitória sobre o treinador no local, HMs Surf e Waterfall necessárias
F1 – Entrada F1 B1 – Entrada B1

Zubat

Zubat

80%

Solrock

Solrock

20% 35% 35% 25%

Golbat

Golbat

65% 65% 50%

Bagon

Bagon

25%
F1 – Entrada F1 B1 – Entrada B1
Surf Pesca Surf Pesca Surf Pesca Surf Pesca

Zubat

Zubat

90%

Solrock

Solrock

10% 10% 10% 10%

Golbat

Golbat

90% 90% 90%

Magikarp

Magikarp

70/60/0 70/60/0 70/60/0 70/60/0

Goldeen

Goldeen

30/20/0 30/20/0 30/20/0 30/20/0

Barboach

Barboach

0/20/100 0/20/80 0/20/80 0/20/80

Whiscash

Whiscash

0/0/20 0/0/20 0/0/20

O Team Magma roubou um Meteorito do professor Cozmo e o Team Aqua também aparece e expulsa o Magma, o líder te adiverte que o Team Magma é uma equipe perigosa como se a dele não fosse e falam sobre o vulcão no Mt. Chimney. Não se preocupe em vasculhar essa caverna tão cedo, venha aqui depois da liga e uma nova sala irá aparecer. Siga para baixo até a rota 115.

Route 115:

Itens:

300px-Hoenn_Route_115_E

  1. Super Potion em uma pokébola
  2. Heart Scale escondido no chão
  3. Great Ball em uma pokébola, HM Rock Smash necessáia
  4. PP Up em uma pokébola
  5. Bluk Barry x3 no solo fértil
  6. Bluk Barry x3 no solo fértil
  7. Black Belt vença 5 vezes o lutador no local
  8. TM 01 – Focus Punch em uma pokébola, HM Surf Necessária
  9. Heal Powder em uma pokébola, HM Surf necessária
  10. Iron em uma pokébola, Mach Biky e HM Surf necessárias
  11. Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária
  12. Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária
  13. Kelpsy Berry x2 no solo fértil, HM Surf necessária

Taillow

Taillow

23-25 40%

Swablu

Swablu

24-26 30%

Wngull

Wngull

24-26 10%

Jigglypuff

Jigglypuff

24-25 10%

Swellow

Swellow

25 10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

10-45 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

A maioria das coisas na rota só é acessível com Surf, volte aqui depois de pegar a quinta insígnia. Vá para Rustboro e depois Rusturf Tunel.

Rusturf Tunel:
A Escavação está praticamente pronta, falta apenas uma pedra, você vê um casal, use Rock Smash em uma das pedras, o casal fica feliz por poder se encontrar de novo, a felicidade é tanta que você ganha a HM 04 – Strenght, ela permite rolar pedras pesadas como aquelas que você deve ter visto em Fiery Path. Saia do Tunel e se quiser volte no detonado para ver como se pega o Black Glasses por aqui.

Verdanturf Town:

Verdanturf_Town_E

Outra vila pequena, não tem muito o que fazer aqui, a casa ao Sul no meio é a do tio de Waly, ele fala que o ar puro está fazendo bem para saúde do menino, Waly diz que vai desafiar todos os Gyms e se tornar um grande treinador. Fora isso temos apenas a terceira e última Battle Tent. Dessa vez o jogo é uma batalha 3×3 onde você não decide os movimentos de seu pokémon, ele ataca por conta própria. Novamente Exp e dinheiro não são obtidos, o prêmio por três vitórias seguidas é uma Nest Ball.

Na casa a esquerda do tio de Waly você encontra um mulher que mede a felicidade do primeiro pokémon na sua equipe, você pode medir de acordo com a última fala dela:

“This is a little hard for me to say… Your Pokemon simply detests you. Doesn’t that make you uncomfortable?” = 0

“It’s very wary. It has scary viciousness in its eyes. It doesn’t like you much at all.” = 1-49

“It’s not very used to you yet. It neither loves nor hates you.” = 50-99

“It’s getting used to you. It seems to believe in you.” = 100-149

“It likes you quite a lot. It seems to want to be babied a little.” = 150-199

“It seems to be very happy. It obviously likes you a whole lot.” = 200-249

“It adores you. It can’t possibly love you any more. I even feel happy seeing it.” = 250-255

Se você joga em outro idioma jogue essas frase no Google Tradutor, ele não deve te dar uma resposta muito diferente. Lembrando que a felicidade serve praticamente apenas para evoluir alguns pokémons. Vá ao teleférico na rota 112, mas antes vamos passar por uma rota ainda não detalhada no artigo, a 117.

Route 117

Itens:Hoenn_Route_117_E

  1. Great Ball em uma pokébola
  2. Repel escondido no chão
  3. Revive em uma pokébola, HM Cut necessária
  4. Wepear Berry x3 no solo fértil
  5. Wepear Berry x3 no solo fértil
  6. Wepear Berry x3 no solo fértil

Oddish

Oddish

13-14 40%

Poochyena

Poochyena

13-14 30%

Illumise

Illumise

13-14 18%

Marill

Marill

13 10%

Seedot

Seedot

13 1%

Volbeat

Volbeat

13 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Marill

Marill

5-35 99% X

Goldeen

Goldeen

20-30 1% X 30% 20%

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Corphish

Corphish

10-45 X 20% 100%

A rota em si é simples, e provavelmente você já passou por ela. Uma coisa importante no jogo é o Day Care que é uma forma alternativa de evoluir pokémons e também de os cruzar, você pode deixar até 2 pokés lá, cada passa que você der no jogo vai dar 1 de Exp para cada um dos dos (ou um). Na hora de retirar o seu parceiro você vai ter que pagar 100 + 100 x o número de leveis que ele upou. Upar dessa forma não é recomendado para quem você quer usar no seu time, pois eles evoluem mais fracos dessa forma e o processo também é mais lento que as batalhas. O Day Care é útil para evoluir os pokés que não podem ser encontrados no jogo e que você não pretende usar, útil se quiser pegar todos. Cruzar pokémons também é bem útil, apenas coloque um macho e uma fêmea do pokémon em questão (não precisa ser necessariamente o mesmo, mas ai já é mais complicado de explicar). Por hora recomendo que não tente cruzar nenhum pokémon, não vejo nenhuma vantagem, termine o jogo primeiro para poder pegar um Ditto, ele pode cruzar com qualquer pokémon possível garanhão. Existem mais detalhes como pokémons bebês que só podem ser obtidos cruzando pais com determinados itens. Também vale lembrar que pokémons assexuados não podem ser cruzados, por razões lógicas, então se espera ter uma equipe de 6 Rayquazas legitimamente, desista.

Passe por Mauville e pelas rotas 111 e 112, mas dessa vez entre no teleférico da rota 112.

Brendan no pão-de-açucar

Brendan no Pão-de-açúcar

Mt. Chymney:

510px-Mt_Chimney_E

Sem itens e sem pokémon. Os times Áqua e Magma vão estar lutando, siga a noroeste, você vai ter que lutar com alguns membros do Team Magma no caminho, quando chegar no chefe ele te explica um pouco da história a região de Hoenn. Por muito tempo os seres vivos usam a terra para viver e crescer e por isso os Magmas adoram tanto a terra, e o Team Magma deseja expandir a terra no mundo, e usando o Meteorito roubado no vulcão eles pretendem despertar alguma coisa que irá cumprir com esse objetivo. O chefe vai a luta!

182px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Maxie

Mightyena

Mightyena Lv 24

Zubat

Zubat Lv 24

Camerupt

Camerupt Lv 25

Maxie decide recuar, e fala que mesmo sem o Meteorito ele ainda pode cumprir com o objetivo usando um Orb, o membro do Team Aqua aparece e te agradece e pergunta de que lado você está. Os Áquas tem o objetivo oposto ao Magma, expandir a água no mundo. Vá a máquina atrás de onde o líder estava, você pega de volta o item Meteorite. Agora ao sul de onde chegou pelo teleférico entre em uma pequena mata. Na entrada da mata você pode comprar Lava Cookies por 200$.

Jagged Pass:

Itens:391px-Jagged_Pass_E

  1. Full Heal escondido no chão
  2. Great Ball escondido no chão
  3. Burn Heal em uma pokébola

Numel

Numel

20-22 55%

Machop

Machop

20-22 25%

Spoink

Spoink

20-22 20%

Com a Acro Bike você pode pular as pedras redondas, porém isso não é necessário, no meio do mapa onde existe uma caverna, vai ter um Team Magma esse local é o quartel general da equipe, mas não pode ser acessado agora. Desça tudo até a route 112, vire direto a esquerda para outra cidade, Lavaridge.

Lavaridge Town:

Itens:Lavaridge_Town_E

  1. Ice Heal escondido no chão
  2. Charcoal fale com o velhinho no local

Cidade famosa pelas fontes termais que estão atrás do centro pokémon, você também pode observar o velho tarado vendo as duas coroas tomando banho. Também temos a loja de maconha ervas, não compre nada nela, isso tira a felicidade do pokémon e o efeito é o mesmo dos itens comuns como Potions e Revives. Em frente a fonte termal, perto do velho enterrado na areia tem outra idosa que te da um ovo pokémon, desde que você tenha um espaço sobrando no time. Para chocar o ovo de Wynaut ande cerca de 5500 passos. Fora isso tudo ainda temos o Gym.

Lavaridge Gym:

Lavaridge_Gym_1F_E

O lugar se divide em dois, e as piscinas de água quente ligam um andar ao outro. Em algumas deles você será atacado por treinadores, a melhor rota é:  Na primeira sala caia na poça ao norte, na segunda use qualquer uma das duas a esquerda, na terceira use a no canto superior esquerdo, na quarta epenas suba reto, na quinta escolha a central, na sexta a do centro de novo e por último escolha a da direita, pule um morrinho e entre na piscina.

A líder se chama Flannery e usa pokémons de fogo que são fracos contra golpes de água, pedra e terra e eu tenho certeza que você tem pelo menos 1 poké com um golpe desse tipo. Evite usar os tipos Grama, Inseto, Gelo e Metal, além de serem fracos os golpes desses tipos não causam um bom dano. Apesar de pokémons de fogo terem um grande dano, a defesa não é das melhores, explorando as vantagens esse se torna um dos GYMs mais fáceis.

180px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Flannery

Numel

Numel Lv 24

Slugma

Slugma Lv 24

Torkoal

Torkoal Lv 29

Camerupt

Camerupt Lv 26

Você ganha a Heat Badge que te permite usar a HM  04 – Strenght fora de batalhas e também faz pokémons até o nível 50 te obedecerem, de presente vem a valiosa TM 50 – Overheat. Saia do GYM para receber do seu rival os Go-Goggles, com eles você pode entrar no deserto da rota 111. Finalmente chegou a hora de pai e filho(a) lutarem, vá encontrar seu pai em Petalburg, mas!!! Apenas na parte 2 do detonado, essa parte ficou grande até demais e vou dividir aqui.
OBS: O único lugar onde você pode usar o Strenght é Fiery Path, os itens de lá são bons, recomendo que revisite esse lugar.

Espero que tenham gostado!

Por: Matheus C. Sardinha

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base Contest Hall

Opá, se leu até aqui, por que não dar uma olhada em um de nossos vídeos do nosso canal do youtube(clique aqui para acessar)? Esse abaixo conta uma pequena curiosidade de como ferrar com sua save, agradescemos o apoio de todos que puderem ajudar, são essas pequneas ações que fazem o blog se manter ativo.

Publicado em 31 de janeiro de 2015, em 5-GBA e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 188 Comentários.

  1. O primeiro pokemon que veio na mata para mim na rota 102 foi o ralts

    Curtir

  2. Onde aparece o Meditite? Para capturar

    Curtir

  3. Não consigo usar saco pra fuligem( eu uso uma ROM gba pra fone) e queria coletar as flautas! Será porque?

    Curtir

  4. Mano, eu encontrei um Surskit na rota 102. E pelo estudo que fiz ele pode ser encontrado com 1% de chance na grama e na água, sendo o da grama level 3 e da água variando de 20 a 30.

    Curtir

  5. Muito completo o detonado e o conteúdo do site, parabéns!

    Curtir

  6. Passei o Jogo até á liga, venci a liga e o jogo voltou ao inicio, desgravou tudo. Já não é a primeira vez, como faço para isso não acontecer?

    Curtir

  7. Gente depois q eu peguei o surf o velhinho do barco sumiu. Era para isso acontecer?

    Curtir

  8. Eu gostaria de saber se pé muito raro encontrat um pokemon selvagem equipado com uma master baçç.Pois fui capturar um Riolu selvagem e venho com eleuma Master Ball

    Curtir

  9. Quando eu compro um pokemon do cassino e é automaticamente transferido pra o PC PESSOAL mas eu n sei onde acha esse pc

    Curtir

  10. Cara eu vim só catar as dicas pq já tô jogando e fui lendo.
    Tá de parabéns. Muito bom mesmo

    Curtir

  11. Obrigado esta ajudando muito seus detonados no pokemmo( pokemon fire red e emerald online que vc pode ir de um pra outro *-*)

    Curtir

  12. deixa pra la ja descobri oque era

    Curtir

  13. toda vez que eu vou passar pelo Rusturf Tunnel sempre tem umas rochas me atrapalhando passar

    Curtir

  14. Ele evolui para um beatifly roxo

    Curtir

  15. Eu encontrei um wurmple shiny como faço para evoluir ele para cascoon ou silcoon ? obs : eu sei q eles evoluem no nivel 7 mais como vou saber qual vai virar ?

    Curtir

    • Então, não tem como saber, na hora que você capturou o Wurmple ele veio com um valor na memoria que não pode ser visto, ele vai evoluir de acordo com esse valor

      Curtir

    • Se o seu wurple venceu todas as batalhas que você batalhou com ele, o seu wurple vira um silcoon e se você deixar o seu wurple desmaiar, ele vira um cascoon.

      Curtir

  16. Uma informação errada: Até a 3 geração os golpes fantasmas são golpes FÍSICOS e não especiais, como está no detonado

    “Golpes dos tipos: Grama, Fogo, Água, Elétrico, Gelo, Psiquico, Fantasma e Dragão são especiais”

    Curtir

  17. Eu estava jogando normalmente quando resolvi pescar com uma vara velha…
    Pesquei um Tentacool lv.5, que no meu emulador não está com as cores azul e vermelho, e sim roxo e verde, o nº066 dele está em um tom mais amarelo, gostaria de saber se esse é mesmo um pokevírus?
    A rom do jogo está traduzida, então não teve pra mim o que você chamou de “PKRS”

    Curtir

  18. Já tenho 6 insignias (inclusive a de fogo), mas o HM Strenght não aparece na minha Bag. Preciso dele pra empurrar as pedras do Esconderijo da Equipe Magma. O que eu faço? Me ajudemmm

    Curtir

  19. eu nao consigo acessar o guia de captura

    Curtir

  20. Obrigado, o detonado ficou ótimo!

    Curtir

  21. Meu jogo está com problemas, não consigo entrar na mata após a parte do teleférico.
    Podem me ajudar por favor?

    Curtir

  22. Poderia por favor passar ou o link da rom que vocês usaram! Gostaria de saber se todas as roms de Emarald tem podem transferir pokémons para Firered?
    Estou usando uma que não consigo trocar entre saves da Emerald!

    Curtir

    • Não passamos Rons aqui, quanto menos nos metermos com direitos autorais melhor, faz uma pesquisa basica que qualquer site grande vai.te dar uma Rom boa!

      Curtir

  23. onde consigo consigo o hm waterfall

    Curtir

  24. As melhores partes são as com rasura, ahsdafsasfgahgsaifh.

    Curtir

  25. Como faço para ir até a rota 112 ? Eu viro à esquerda e vou parar na Verdanturf Town.

    Curtir

  26. boa noite amigo gostaria de saber ,não tem o charmander?

    Curtir

  27. Em Lavaridge, na casa segunda casa, falando com a menininha ela ensina a alguns dos seus Pokemons a Habilidade “MIMIC”. Descobri e achei bacana compartilhar.

    Obrigado pelo detonado, está muito bom, muito bem explicado. Parabéns!!!

    Curtir

  28. cara, seu detonado esta sensacional, mas faltou uma coisa, por onde vai para o Rusturf Tunel pela rota 115, ali só fala que tem que ir para rustboro e depois Rusturf Tunel

    Curtir

  29. TEM DETONADO pokemon expoladroles of sky e of time

    Curtir

  30. Trabalho foda DEMAIS parabéns pelo empenho e organização do blog!
    A parte 4 não está disponível certo?
    Há muita coisa a fazer depois da liga?
    Valeu!

    Curtir

  31. Meus parabens pelo detonado detalhado..que continue com essa excelencia!!!parabens novamente.

    Curtir

  32. Meu Deus, não acredito que uma pessoa possa ter feito uma página tão bem organizada cheia de informações e detalhes. Meus parabéns conteúdo 100% de qualidade.

    Curtir

  33. Cara, melhor detonado de um Pokémon Emerald, sério, eu já tinha visto esse detonado uma vez, mas nem tinha visto tanta coisa. Fui procurar de novo e todos os outros detonados que eu vi ai claramente são ruins perto desse. Parabéns pelo trabalho, parabéns mesmo.

    Curtir

  34. ta acabando a parte 4?

    Curtir

  35. Cara, seu Detonado está fantástico! Cheguei agora no victory road e to um pouco perdida, mas nada que umas voltas não resolva. Vim reler o detonado e sempre to olhando. Volto pra completar minha pokédex.
    Parabéns!

    Curtir

  36. quando eu venço a elite dos quatro a tela fica preta

    Curtir

  37. você tem intenção de fazer um detonado de pokémon heart gold e soul silver e diamante e pérola ou Black & White de Ds.

    Curtir

  38. Como fais para baixa o detonado

    Curtir

  39. Primeiramente gostei mt do seu detonado, mais detalhado do q tds q eu tinha olhado, tinha ate desistido de ter um volbeat/grimer pq achei q n dava pra pegar, agora eu sei q as chances são bem baixas, mas eu tenho uma duvida, n tem realmente nenhuma forma de evoluir os meus kadabra, graveler e seadra sem ter q trocar? Pq tipo eu jogo no Windows Phone e pra poder trocar eu preciso achar alguém q jogue em um wp tb, e isso eh bem raro… E um comentário inútil: Eu peguei e evolui um feebas *-*

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      A única forma de otelos é trocando mesmo, boa sorte

      Curtir

    • Cara, se vc joga o Fire Res ou Leaf Green, dá pra trocar com vc mesmo. Vc vai até um centro pokemon, no segundo andar. Aí vc aperta aquele botão no meio encima e seleciona “Link local” e escolhe “another game” (outro jogo) procura outro jogo desses, abre ele e vai até um centro pokemon tbm e faz a troca.

      Curtir

  40. Edson Suraty de Andrade

    entao.. o groudon, por exemplo, aprender o Earthquake num nivel baixo, e como a gente só pode capturar ele lv 70, nao vem nos golpes.. eu ouvi em algum lugar que da pra retroceder um TM, mas nao sei aonde nem como fazer isso.. alguem pode me explicar. primeiro, se isso eh vdd, segundo se tem msm como fazer? obrigado pela atenção

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Não tem como reusar TMs nesse jogo, o máximo que da pra fazer é comprar algumas poucas que são vendidas em lojas Earthquake não é uma delas. Sobre golpes que vem com níveis menores do que onde pode se capturar pode usar uma Heart Scale para ir no Move Remember e aprender esses golpes, a localização de tudo isso está no detonado.

      Curtir

  41. Adorei o detonado!! Pra quem joga no My boy é possível fazer trocas via envio de arquivo de save ( por email mesmo ) !! Estou procurando treinadores que tem interesse em trocar pokémons raros, shiny, pokerus, efortados etc…
    Se alguém tiver interesse mande uma mensagem nesse número para mim xxxxxxxxxx !!

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Mais uma criança que deixa contato de celular em locais públicos…. Nunca se sabe que tipo de maluco você pode encontrar, então não faça isso, vou censurar seu telefone, para sua própria segurança.

      Se procura pessoas para trocar, recomendo que procure em outras fontes, afinal esse é um blog onde qualquer um pode acessar anonimamente, procure um forum, uma página ou algo do tipo onde você possa ter mais confiança, será muito mais seguro para você e sério, não fique jogando seu número telefônico por ai como se fosse seu nome.

      Curtir

    • Poxa amigo, não sou criança. Tenho consciência dessas coisas, esse número eu não tenho utilizado para assuntos sérios ( meu telefone tem dois chips e eu não utilizo esse número para nada ). Mas está tudo bem, não quero criar nenhuma confusão, obrigado pelo concelho e não precisa publicar meu número, se quiser pode apagar meus comentários ! Outra vez gostei do seu detonado, está de parabéns e obrigado pela preocupação!!

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Não é preciso apagar nem criar confusão, desculpe qualquer coisa, é q vc n imagina o número de crianças que fazem isso, e eu já tive encheção de saco com isso, de reclamarem comigo por coisas que aconteceram assim, então eu saio censurando os números, realmente vc é o primeiro que posta o número sem ser criança, antes eu jogava o e-mail no facebook pra confirmar, mas 100% das vezes eram crianças. Novamente peço desculpas por qualquer coisa, mas eu prefiro deixar o blog sem nada assim, mesmo n sendo nossa culpa, eu quero evitar problemas e encheções de saco, espero que entenda.

      Curtir

  42. cara, to jogando aqui e o detonado e foda demais, so queria acrescentar que acabei de achar um move tutor ao lado do ginasio de mauville, ele ensina o rollout!! abraços!!

    Curtir

  43. VOCE PRETENDE CONTINUAR COM O DETONADO?

    Curtir

  44. Mto bom seu detonado, mas achei um pequeno erro…
    Em meteor falls, as chances de achar um bagon, acredito ser bem menor de 50%… Tipo, 5%… Afinal ele faz parte do grupo de pokemons chatos de conseguir. Até pq tb já fiquei no b1 e só apareceu um bagon após um bom tempo.

    Curtir

    • Realmente tava errado, mas as chances não são tão baixas quanto você achava, são 25%. E ele não é um pokémon chato de conseguir, só está em um lugar bem específico. No meu jogo ele apareceu de primeira pro exemplo

      Curtir

  45. Bom detonado, as imagens estão muito boas, a indicação dos itens está bem legal.

    Quais são os melhores métodos para encontrar um pokemon shiny nesse jogo?

    Curtir

  46. Onde consigo o TM False Swipe( se é q ele existe)? Tipo eu queria pro pokemon sapphire mas se tiver no emerald tb ajuda.

    Curtir

    • Existir até existe… mas só na gem IV esse jogo é da Gem III, então vai ter que achar um pokémon que aprenda por nível as melhores opções são:

      Grovyle > 53
      Sceptile > 59
      Nincada > 25
      Zangoose > 55

      Scyther, Cubone e Farfetch’d também aprendem, mais não pra pra conseguir eles sem trocar, alguns outros aprendem por Breeding, mas deixa isso queto.

      Curtir

  47. Onde capturo Sableye?

    Curtir

  48. Quais pokes capturo p usar Rock Smash, Cut e Flash?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Esses três golpes são fracos, mas você pode remover eles depois, se tiver alguém na sua equipe que consiga usar use neles mesmo, não vai fazer falta, você pode usar num Sableye que aprende os três e pode ser capturado antes de usar as HMs ou colocar duas em um Zigzagoon, Slakoth e Aron e o Flash no Seedot, Halts, Shroomish, Loted, etc… Isso tudo citando pokémon que aparecem antes de Dewford, se for depois disso fica muito mais fácil arrumar alguém pra carregar esse golpes.

      Curtir

  49. Cara,E Normal O Ginasio Fica So PRETO/BRANCO E De Fogo?Na Conta Do Meu Irmao Fica Assim,Mais Na Minha Aparece O Ginasio?Tem Que Ter Augua Coisa?

    Curtir

    • Eu só não sei como você espera que eu saiba qual ginásio é esse “e de fogo” quer dizer que é o ginásio de fogo ou que em fogo no mapa, tanto faz, das duas 1. Ou seu irmão está jogando uma Hack Room ou o emulador dele não funciona direito na névoa(apenas se você estiver falando do 4 ginásio), se for esse o caso tem um mapa no detonado, então não vai fazer falta.

      Curtir

  50. ewerton carneiro das sila

    capturei um surskit shine na rota 120

    Curtir

  51. ewerton carneiro das sila

    to jogando no pokemmo, muito bom o detonado, só queria capturar o feebas mas não consigo, skarmory foi easy mas o feebas tá tenso

    Curtir

    • Feebas é um dos mais chatos do jogo mesmo,por que depende de sorte, eu ainda vou explicar melhor como pegar ele, mas vá na rota que ele fica, ele estará em um área aleatória de apenas 4 blocos, vá se movendo de 4 em 4 blocos lutando pelo menos umas 3 vezes em cada, dependendo da sorte vai char rápido ou devagar. Não sai da rota se não o local dele pode ser resetado

      Curtir

  52. se meu pokemon aprender um ataque e eu sem querer eu colocar que não queria o ataque da para por no pokemon depois?

    Curtir

  53. quando será que sai o pokemon ORAS pra PC?

    Curtir

  54. nunca vi um detonado tão completo estão de parabéns espero q vcs façam detonados das versões pr DS tbm vlw

    Curtir

  55. da para pegar o outro fossil?contrario do q vc escolheu

    Curtir

  56. onde pego o coin case,ja falei com todos da cidade

    Curtir

  57. encontrei um paras na rota 112

    Curtir

  58. Como que eu faço pra começar a parte da batalha da fronteira? Só me diz como que eu faço pra começar essa parte por favor!!!

    Curtir

  59. Meu amigo….não sei mais o que.fazer sem seu detonado huehuehue….libera a parte 3 logo pelamor… abraços

    Curtir

  60. Tenho uma duvida a dawn stone wexiste neste jogo eu quero evoluir me kirlia em gallade ja visitei outro site que dizia q nao existia eai vc sabe me falar se existe ou ñ ou onde a encontro!valeu mesmo se ñ poder me ajudar pq suas dicas de onde estao os itens pq eu nao achei todas quee vc marcou.kk.
    Mas se me ajudar eu agraço e dou tres pulinhos..

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Por favor, não repita perguntas, é chato ficar apagando as anteriores.

      Sobre a pedra, nesse jogo ela não existe, provavelmente você está confundindo e muito as coisas, não me lembro de cabeça se é na 4º ou na 5º geração que inseriram essa pedra, esse jogo só abrange até a terceira, outra coisa é que não existem Gallades nesse jogo pelo mesmo motivo dele ser de geração futuras, acho que uma pesquisada básica teria solucionado isso.

      Curtir

  61. Eu oq eu faço pra entrar num daqueles portais q vc acha durante o jogo eles estão bloqueados.
    Mas depois q consegui abrilos eu ainda não consigo entrar 😢

    Curtir

    • o que você quer dizer com “portais”? Seja mais específico para eu poder te ajudar, se possível de exemplos, nem você entenderia essa pergunta se a fisese para sí mesmo

      Curtir

    • Matheus eu tenho um pokemon com o Strenght(não sei como escreve) o Lombre lvl 17 mais não consigo quebrar uma pedra na caverna que tem os Numel,Torkoal e etc me ajuda ai

      Curtir

    • Strengh não quebra pedras, ele as empurra e não adianta ter o golpe você tem que ter o direito de usar fora de batalhas, ganho na quarta insígnia

      Curtir

  62. Amigo, seu detonado é fantástico, mas algo que eu realmente quero saber é como achar o Red nesse jogo.Já li em uma revista que dá pra achar ele, só não disseram onde.

    Curtir

  63. Pow ajudou muito cara vlw mesmo!!!!!
    A parte 3 nao foi feita ainda nao neh? Nao consigo acessar 😦

    Curtir

  64. Quando sai 2 parte?

    Curtir

  65. Há só uma pergunta. Não tem problema de eu seguir adiante sem a segunda parte do detonado né? não vou perder nenhum item importante?

    Curtir

  66. Detona incrivelmente espetacular…. ou como diria o meste pow “incriveltacular” (ou não rs…) aguardando parte 2 ansiosamente.

    Curtir

  67. Mano,seu detonado é o mais foda que eu já vi,parabéns!

    Curtir

  68. O trabalho de vocês para fazerem detonados é muito bom,estão de parabéns. :))

    Curtir

  69. Falta muito pra parte 2? Queria terminar de jogar ele agr nas férias 🙂

    Curtir

  70. Pelo jeito o senhor dono deste post no blog não gosta criticas, pois exclui meu comentário sem nem ao menos responde-lo. Vira homem Zé !

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Apagamos críticas sem argumentos e fundamentos, eu relí minha análise por causa de seu comentário para ver ser realmente tinha exagerado negativamente sobre o jogo e ví q p q vc falou n tinha fundamentos. Se quiser deixar os pontos que não concordou comigo terei o prazer de explicar, mas antes de sair me ofendendo(mesmo você tendo usado palavras leves) ouça o meu lado da história, pois eu dei 9,1 de nota pro jogo, e só fiz poucas críticas, nenhum jogo é perfeito e falar aquilo que vc acha um defeito não desmerece um jogo.

      Curtir

  71. Vocês pode fazer o detonado de Pokémon platinum

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Calma amigão, nem terminei esse e não da pra pensar em outros kkkk. Não fazemos detonados deste console no momento, certamente não vai sair tão cedo. Mais provável seria um Gold/Silver

      Curtir

  72. alguém sabe se a parte 2 já saiu ?

    Curtir

  73. falta muito pra sair a parte 2 ???

    Curtir

  74. muito bom esse detonado mano e quando vai sair a parte 2 ?

    Curtir

  75. Cara só faltou a praia antes de Slateport, por que tem alguns itens escondidos lá, daí só com o Itemfinder mesmo.Mas o seu detonado é muito bom! ^^

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Eu meio que explico isso da rota antes de Slateport no detonado:

      “…vamos passar por três rotas aquática (107, 108 e 109) como não temos como lutar com pokémons na água as tabelas vão ficar pra depois também. Passe pela praia e derrote os treinadores que quiser, você pode pagar alguns itens na barraca no caminho.”

      Como não tem nada de muito importante a tabela dessa praia deve ficar na parte 3 do detonado, onde vou falar dos opcionais.

      Curtir

    • Como é que eu pego os itens escondidos? Tipo eu tenho q aperta algum bota pra ele escavar

      Curtir

    • Não precisa ter nada, pare do lado deles e aperte o botão de verificar

      só acho que vc poderia ter tentado fazer isso antes de sair perguntando, valeu

      Curtir

  76. parabens man! muito bom esse detonado!

    Curtir

  77. Faz o detonado do pokemon flora sky se de

    Curtir

    • Mesmo não sendo administrador do blog, nem nada da equipe, queria te responder.

      A. Pokémon Flora Sky é um jogo criado por fãs do game.

      B. Seria (eu acho) impossível o Matheus C. Sardinha fazer um detonado dele

      O game é bom já joguei e recomendo mas fica à minha resposta quem não gostou, faça um fãn-game melhor. Vlw Flw

      (Não me critique se fui muito rigoroso nas palavras ;-;)

      Curtir

  78. Cara esta otimo!

    kkk

    Meu time agradece :p

    Aguardando 2° parte :p

    Curtir

  79. Gostei do detonado e gostaria que me mandase em PDF pois jogo no celular e não gosto de ficar indo e voltando no site ainda mais no Lumia em que os browsers vivem fechando :v

    Curtir

  80. O melhor detonado que achei!!! muito bom mesmo!! Aguardando as ferias, pq travei justamente onde vc parou…kkkkkk
    Obrigado e parabens pelo trabalho!!
    Abraços

    Curtir

  81. o detonado é ótimo + tem um pequeno erro… na rota 115 você não precisa do HM surf para pegar a TM01-focus punch, você só tem q ir para o norte a partir de rustoboro e descer para a praia.

    Curtir

  82. Por favor cara passa logo a parte dois nececito ara um trabalho escolar semana q vem sobre games

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Não da, eu trabalho todos os dias de semana e tenho faculdade de noite, parte 2 só nas férias. Já que é um trabalho escolar e uma boa oportunidade para você praticar sua escrita, continue.

      Curtir

  83. Gustavo Oliveira Da Silva

    Tipo na segunda cidade vo no centro pokemon e aparece que meus pokemons estão com pokerus e quando eu vejo TODOS os meu Pokemons estão la no status PKRS o.o

    Curtir

    • Gustavo Oliveira Da Silva

      ah e Otimo Detonado 🙂

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Cara, mas isso é normal da um se um pegar ele contamina os outros, da um CRTL + F e pesquise a parte que eu falo do Pokerus. Ah, e você tem uma sorte absurda!!!

      Curtido por 1 pessoa

    • Q inveja. Eu nunca peguei o pokerus, mas tenho um haunter shiny que peguei no Leaf Green ( meu xodó )!! Se você tiver interesse é possível fazer trocas via envio de save game, eu queria trocar pokémon com mais alguém, e se vier com pokerus junto é ainda melhor kkkk !!

      Curtir

  84. O melhor de todos detonados que eu já vi!! Bom trabalho, por favor continue

    Curtir

  85. A previsão para as partes 2 e 3 desse detonando.??

    Tipo, enfrentei o Pai do Brendam e to meio perdido, não sei mais o que fazer…
    Peguei os item com Surf, mas é agora ??

    Curtir

  86. Como sempre, vocês tem os melhores detonados, espero a continuação dessa maravilha !!! 😀

    Curtir

  87. Muito bom o detonado com essas tabelas, mas ué, e a parte 2 e 3 ???

    Curtir

  88. E o resto? Quando aparece?

    Curtir

  89. Parabéns pelo detonado cara, muito bem feito como o de fire red. Legal mesmo cara 😀

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!