GBA – Pokémon Emerald – Detonado parte 4

hqdefault

Depois de uma eternidade de gritos enfurecidos de “Cadê a parte 4?”, ser caçado vivo por centenas de internautas revoltados por não conseguiram achar um Kyogre sozinhos(levem na zoeria kkk), finalmente estamos ai com a última parte desse que deve ser meu último grande projeto em um bom tempo, está cada vez mais complicado pra mim fazer detonados com essa qualidade, enfim espero que gostem, mas se não gostarem, eu tou cagando pra isso.

Se você não derrotou a liga você está mais perdido que cego em tiroteio, TUDO, repito TUDO nessa parte só pode ser obtido depois de fechar o jogo uma vez. Depois você precisará recarregar seu jogo salvo e ler o detonado, se seu jogo não salva leia a explicação na parte 1 do detonado ou arrume um emulador que preste e jogue tudo de novo.

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base Contest Hall

Então vamos lá, que raios você pode fazer depois de terminar o jogo? Vamos fazer um resumão aqui:

Índice:

National Dex:
Beldum:
Segundo Fóssil:
Altering Cave:
Último Pluzzle em Trick House:
Safari Zone Expandida: 
Pokémons Lendários:
Meteor Falls:
Inicial de Jotho:
Trainer Hill:
Battle Tower: 

E mais algumas coisa aleatórias que vamos acabar vendo no meio do caminho.

Note que os três Regis, Rayquaza e mais algumas coisas podem ser feitas antes da liga então estão na parte 3, como eu disse antes nessa parte tempos coisas exclusivamente liberadas apenas depois de fechar o jogo.

Enfim, o jogo irá reiniciar com você em sua casa, desça as escadas, seu Pai e sua Mãe vão estar esperando(como a presença de um Pai é estranha em um jogo de pokémon…) seu velho falará que você ficou forte e te da o S. S. Ticket, que permite você usar o navio no porto, ah essa é outra coisa q você só libera depois de fechar o jogo. Depois disso seu pai ausente volta para o ginásio de Petalburg, sua TV liga por mágica em uma noticia de um pokémon sendo avistado por toda região, sua mãe faz a pergunta de qual cor o pokémon anunciado era, você pode escolher Red ou Blue, essa pergunta vai influenciar em qual pokémon lendário você conseguirá pegar naturalmente Latias ou Latios.

pkp41

380latias

Latias

40 Único 
Latios

Latios

40 Único

OBS: A explicação de como pegá-los vai vir depois.

Saindo de casa o professor Birch e seu(a) rival te levam ao laboratório para atualizar sua pokédex, agora você possui a National Dex que agrega pokémons de Kanto, Johto e Hoenn.
OBS: Se falar com o rival ele(a) irá dizer que vai ficar no laboratório ajudando por um tempo, e assim acaba a irrelevante participação de seu rival no jogo… saudades de Blue e Silver…

Agora você volta a ter liberdade de exploração, note que tecnicamente tudo a seguir é opcional, então faço primeiro aquilo que quiser fazer primeiro, não tem exatamente uma ordem, eu vou seguir a que for mais conveniente pra mim e para o artigo.


Menções Honrosas:

  • Na loja em Lilycove na cobertura aleatoriamente pode aparecer uma loja com ornamentos para sua base secreta, mas isso é bem raro.
  • Membros do Game Freak(os caras que fizeram o jogo) aparecem no segundo andar do Motel de Lilycove, ao completar a National Dex, você ganha um Diploma que basicamente é um certificado de que você pegou todos os pokémons até essa geração. Já pode por isso no seu currículo.
  • Você pode ir na casa do Berry Master na rota 123 e pegar novas Berries, ver Detonado parte 3.

Pegando o Beldum:

Necessário:
Vir Com: Fly ou Surf
Prêmio: Beldum

Vá para Mossdeep e entre na casa de Steven, ela fica a noroeste do centro pokémon, na casa tem uma pokébola e uma carta, você tem duas opções, apenas ser mal e pegar a pokébola com o Beldun ou ler a carta e ver que Steven Stone te deu o pokémon. Beldum é único no jogo e só pode ser obtido assim, ele evoluirá em um Metagross, pokémon característica de Steven.

Beldum

Beldum

5 Único

Pegando o Segundo Fóssil:

Necessário: Ter pego o primeiro fóssil
Vir Com: Fly, Surf ou Rock Smash
Prêmio: Claw Fossil ou Root Fossil

Na casa a esquerda de Fallarbor, na rota 114 pra ser mais exato, entre e você vai ver uma caverna, entre nela e siga.

Dessert Underpass:

Desert_Underpass_E

Clique na imagem para ampliá-la

Itens:

  1. Claw Fossil ou Root Fossil, Pegue no chão
Ditto

Ditto

38 / 40-43 / 45 50%
Whismur

Whismur

35-36 / 38 34%
Loudred

Loudred

38 / 40 /44 16%

Essa caverna só tem tamanho, você pode atravessar ela toda em linha reta, no final vai pegar o fóssil que deixou escapar em Mirage Tower, leve ele em Rustboro com um espaço no time e vai receber seu Anorith ou Lileep. Vale lembrar que essa caverna possui Dittos que são muitos úteis na procriação.


Altering Cave:

Necessário: –
Vir Com: Surf ou Fly
Prêmio: Zubat?

Prepare-se para se decepcionar, mas primeiro vá para rota 103 do lado de Slateport. Siga até a parte onde encontra água, você verá que uma caverna apareceu alí.

pkp42

Altering Cave:Altering_Cave_E

Zubat

Zubat

6 / 8 / 10 /
12/ 14 / 16 / 
100%
Aipom

Aipom

18-28 Mystery Gift
100%
Houndour

Houndour

12-20 Mystery Gift
100%
Mareep

Mareep

3-13 Mystery Gift
100%
Pineco

Pineco

19-29 Mystery Gift
100%
Shuckle

Shuckle

18-28 Mystery Gift
100%
Smeargle

Smeargle

18-28 Mystery Gift
100%
Stantler

Stantler

18-28 Mystery Gift
100%
Teddiursa

Teddiursa

18-28 Mystery Gift
100%

Infelizmente você só pode pegar esses pokémons legais via Mystery Gift, você pode até ativar o Mystery Gift, mas não vai ganhar nada dele, por motivos que irei explicar.

Vá em um Poké Mart qualquer e você verá logo na entrada uma folha de papel, vasculhe-a e escolha as palavras “LINK TOGETHER WHIT ALL”, isso irá chamar a atenção do vendendo dizendo que você conhece a palavra chave, isso quer dizer que você é um Illuminati sabe sobre o Mystery Gift, assim ele estará ativado, se quiser ter certeza resete seu jogo e verá que ele agora aparece na tela inicial.

Gif

Legal você tem ele ativado, o que isso quer dizer? Atualmente nada, mas se você tivesse um GBA a uns 10 anos atrás você poderia receber presentes em eventos da Nintendo, como esses eventos não existem mais hoje isso é inútil… Para exemplificar melhor é como se você tivesse se comportado bem o ano todo para papei noel de dar um presente de Natal, mas papei noel não existe.


Último Pluzzle de Trick House:

Necessário: Ter feito os 7 Pluzzles anteriores (ver parte 3)
Vir Com: Surf ou Fly
Prêmio: Red Tent ou Blue Tent

Pluzzle 8:

Itens:

Trick_House_puzzle_room_8_E

  1. Bead Mail, em uma pokébola

Primeiro encontro o Mestre dos Truques no banco a esquerda, na sala o puzzle é muito simples, o chão se comporta como o piso de gelo, você tem que primeiro chegar até o pergaminho e depois até a saída o que não irá ser difícil. No fim o Mestre dos Truques fica um pouco abalado por não conseguir te vencer em nenhum puzzle, e resolve sair numa jornada para descobrir novos truques, ele reconhece sua amizade e te da a opção de escolher entre um Red Tent e um Blue Tent, que porcaria de amigo, nem pra dar os dois…, assim Trick Master some e nunca mais é visto provavelmente morreu.


Safari Zone Expandida:

Necessário: –
Vir Com: Fly para chegar, Rock Smash e Surf apenas para capturas.
Prêmio: Uma pá de pokémon de Jotho

Basta ir para Safari Zone normalmente, dessa vez as éreas 4 e 5 vão estar acessíveis, para entrar vou reupar o mapa que usei na parte anterior. Você liberou as áreas 5 e 6.

Você até tem alguns itens para pegar, mas em termos de história não tem nada aqui, o bom é que você pode capturar novos pokémons.

800px-Hoenn_Safari_Zone_numbered_E

Itens: Safari

  1. Big Pearl, em uma pokébola
  2. Full Restore, escondido no chão
  3. PP Up, escondido no chão
  4. Nugget, em uma pokébola
  5. Zinc, escondido  no chão
  6. Rare Candy, escondido no chão
Área 5 Área 6 Rock
Smash
Sunkern

Sunkern

33 / 35 30% 10%
Mareep

Mareep

34 / 36 30%
Aipom

Aipom

33-35 10% 30%
Spinarak

Spinarak

33 10%
Hoothoot

Hoothoot

35 5% 5%
Gligar

Gligar

37 / 40 5%
Stantler

Stantler

36 / 39 5%
Snubbull

Snubbull

34 5%
Teddiursa

Teddiursa

34 / 36 30%
Ledyba

Ledyba

33 10%
Miltank

Miltank

37 / 40 5%
Houndour

Houndour

36 / 39 5%
Pineco

Pineco

34 5%
Shuckle

Shuckle

20-40 100%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod
Wooper

Wooper

25-30 60% X
Marill

Marill

25-35 39% X
Quagsire

Quagsire

35-40 1% X
Magikarp

Magikarp

25-30 X 70% 60%
Goldeen

Goldeen

25-30 X 30% 20% 40%
Remoraid

Remoraid

25-35 X 20% 59%
Octillery

Octillery

35-40 X 1%

Pokémons Lendários:

Groudon e Kyogre:

Necessário: –
Vir Com: Fly provavelmente, Surf e Dive para Kyogre, Rock Smash pode ser preciso para o Groudon
Prêmio: Groudon e Kyogre

Esses dois pokémons lendários podem ser encontrados de formas similares, Groudon em Terra Cave e Kyogre em Marine Cave. O diferencial é que essas dungeons não tem lugar fixo, cada uma delas varia de acordo com seu elemento(Terra e Água), A caverna de Groudon pode aparecer nas rotas a extremo oeste e a caverna de Kyogre pode ser acessada por Dive nas rotas aquáticas. Outro problema, elas nem sempre estão acessíveis, em certos momentos elas simplesmente somem, para facilitar sua vida, vá em  Weather Institute na rota 119.

Weather Institute:  

Vá ao segundo andar e fale com o cientista ele irá te indicar em qual rota está Groudon ou Kyogre,  você não pode demorar demais para chegar ao local, basta ver o número e ir o mais rápido possível, se ele não te falar uma rota volte depois.

Terra Cave:

Você ai saber que acertou se o cenário estiver estupidamente ensolarado, procure uma caverna que não deveria estar nesse local. No meu caso ela veio parar na rota 116, entre e encontre o pokémon lendário. SALVE O JOGO ANTES DE PERTO DELE!

TerraCave

Groudon

Groudon

70 Único

Ao sai da caverna tendo capturado ou derrotado Groudon, ela automaticamente some do jogo.

Marine Cave:

Mesmo esquema do Groudon, única diferença é que você precisa do Dive, ao vir na rota certa vai estar chovendo e trovejando, procure um local para mergulhar, você vai parar numa salinha pequena, saia do Dive e irá para a caverna, de resto é o mesmo.

Marine Cave-horz

Kyogre

Kyogre

70 Único

Assim como antes a caverna sumirá se capturar ou derrotar o lendário.

Latios ou Latias:

Se já jogou Fire Red / Leaf Green sabe como é um saco capturar o cão lendário, bem… Aqui você vai passar pela mesma coisa, essa é uma boa luta para torrar a Master Ball, mas se não quiser usá-la ou já a usou não tem muitos problemas, ainda da pra capturar, mas será preciso preparo prévio.

Primeiro de tudo, você só poderá pegar um deles dessa forma, e será de acordo com a resposta que deu a sua mãe logo depois que reiniciou o jogo tendo derrotado a liga. Segundo que qualquer um dos dois irá fugir da luta em um turno a menos que você tenha alguma habilidade que evite isso. Por último eles irão sobrevoar por toda Hoenn, ou seja sua localização é aleatória e reseta toda vez que você entra ou sai de uma rota.

Como pegar Latios/Latias: Você terá que vencer dois obstáculos, o primeiro é não saber onde o pokémon está, o segundo é evitar que ele fuja em um turno; Se você for esperto vai tentar  preencher essas 2 condições logo no primeiro encontro com ele.

Sobre a primeira parte, não importa o que você faça, será chato, você terá que andar pelo mundo aleatoriamente até por acaso achar o alvo, se quiser facilitar um pouco sua vida, pegue um pokémon level 40 ou mais e compre vários Repels(qualquer um deles), sempre use esses Repels, viaje pelo mundo sem dar Fly e sem usar a Bike, não entre em dungeons também, pise por um tempo na grama em cada rota e evite de entrar em cidades, e que a sorte esteja com você.

Sobre a segunda parte, você tem 2 opções, previna que ele fuja da luta com o golpe Mean Look por exemplo, quase todos os pokémons sombrios e fantasmas dessa geração tem esse golpe ou um pokémon que tenha uma habilidade própria que faça isso como Wubuffet/Wynaut e seu Shadow Tag. Outra opção é botar o adversário para dormir com Hypnossis ou Sleep Powder.

O problema é que Latios/Latias é um pokémon muito rápido e para usar um golpe nele será preciso ser mais rápido ainda… ou um Wubuffet, em resumo você precisa de um pokémon muito rápido, acima do nível 40, que tenha Mean Look ou Hypnossis, minha recomendação é um Crobat

Caso o encontre e ele(a) fuja, não tem problema, olhe sua pokédex e veja a área de captura do pokémon, isso irá mostrar onde ele está atualmente, se for um local próximo vá apé até lá, se for longe, use Fly para qualquer lugar só para resetar a localização, olhe de novo na Dex e repita isso até aparecer em um local próximo. Por fim, PELO AMOR DE DEUS NÃO ESQUEÇA AS ULTRA BOLAS.

Lendários de Eventos:

Ainda existem alguns pokémons que você não pode pegar de formas convencionais, a menos que volte no tempo e vá pro Japão  são pokémons lendários que eram dados em Eventos da Nintendo, e como eles não existem mais você não pode pegar… a menos que use cheats… porém não damos cheats aqui no blog, SE QUISER ESSES POKÉMONS, PROCURE EM OUTRAS FONTES, não danos cheats no blog.

Em resumo você precisa de certos Tickets, ganhos por Mystery Gift, como eu já expliquei nesse artigo você pode até habilitar isso, mas não irá poder receber nada. se tivesse eles você os levaria no porto de Slateport e você seria levado a uma ilha longe de tudo, nessa ilha você acharia um pokémon lendários. Abaixo cada um deles:

Aurora Ticket – Te leva a Birth Island  – Deoxys

Eon Ticket – Te leva a Southern Island – Latios/Latias(o que você não escolheu)

Mystic Ticket – Te leva a Naval Rock – Lugia e Ho-oh

Old Sea Map – Te leva a Faraway Island – Mew

Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Entei, Raikou, Suicune você pode conseguir trocando do Fire Red e Leaf Green

Celebi e Jirachi apenas por cheats 


Meteor Falls:

Necessário: Ter recebido o Beldun
Vir Com: Surf e Waterfall
Prêmio: The Final Boss!!!

OBS: Repetirei a imagem da parte 1 já que agora você pode acessar novas áreas. Note que agora poderá pegar a TM 23 – Iron Tail e capturar o Bagon no “B1” da imagem na pequena área de terra onde está o número “4”, você tem 25% de chances dele aparecer, não há necessidade em repetir a tabela já que ele é o único pokémon relevante aqui.
* –  Você até poderia ter explorado essa dungeon antes do fim do jogo, mas Steven não estaria aqui e a menos que queira upar um Bagon antes da liga não há motivos para ir aqui duas vezes, e mesmo se quisse-se upar esse pokémon, na parte 1 eu mostro que só é preciso da Watterfall para pegá-lo.

428px-Meteor_Falls_1F1R_E

  1. Full Heal em uma pokébola
  2. Moon Stone em uma pokébola
  3. TM 23 – Iron Tail  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  4. TM 02 – Dragon Claw  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  5. PP Up  em uma pokébola, HMs Surf e Waterfall necessárias
  6. Dragon Fang prêmio na quinta vitória sobre o treinador no local, HMs Surf e Waterfall necessárias

No local onde está a Iron Tail(o “3” no mapa), você pode ver que tem uma entrada que não está no mapa, use-a e  siga trilha pelo meio, você encontrará o treinador mais forte do jogo, Steven Stone o Ex-campeão de Hoen que largou tudo para procurar pedras raras. Ele é de longe o mais forte do jogo e pode ser considerado o Chefão Final se levarmos em conta apenas a história normal do jogo.

325px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Steven
Skarmory

Skarmory Lv 77

Claydol

Claydol Lv 75

Aggron

Aggron Lv 76

Cradily

Cradily Lv 76

Armaldo

Armaldo Lv 76

Metagross

Metagross Lv 78

Steven pra mim sempre foi o melhor campeão, pois ele domina o tipo que por mais que não seja meu favorito, acho o mais forte o tipo Aço, que defencivamente unanimemente é o melhor, tem imunidade a Veneno, vantagem contra Inseto, Sombrio, Dragão, Voador, Fantasma, Grama, Gelo, Normal, Psíquico, Pedra e o próprio Aço na Gem VI ainda incluíram vantagem a Fada, além disso eles não podem ser envenenados devido a imunidade. Resumindo dos 17 tipos ele resiste/neutraliza 12. Água e Elétrico causam danos normais e ai vem o preço a se pagar por tanta defesa, 3 fraquezas a golpes comuns, Fogo, Terra e Lutador, esse último nem tanto, mas Fogo e Terra são golpes que 99% dos jogadores tem em pelo menos um membro do time.

Vale avisar que apenas Skarmory, Aggron e Metagross são metálicos, os outros são Terra ou Pedra o que em partes facilita vencer essa parede de ferro, por outro lado esses três pokémon são meio “tankosos”, aliás isso está presente em todo time, o único pokémon que um status defensivo não é o mais forte é o Armaldo e não pense que isso faz dele o mais frágil, seu ataque que é alto mesmo, a defesa vem em segundo.

Ok, já falamos da Defesa absurda de um tipo metal, mas em relação ao ataque esse não é um dos melhores, ganham apenas de Gelo(sendo que quase tudo ganha de gelo…) e Pedra(e também quase tudo ganha de pedra…), são fracos contra Elétrico, Fogo, Água e o próprio tipo Aço, todos tipos comuns de seu usar. Atualmente ganha de Fada, ou seja foram precisos quase 20 anos para os golpes metálicos servirem para alguma coisa.

Resumindo o tipo Aço em uma frase pessoal “Defende tudo, mas não mata nada”. Ai você pensa “Ta! então por que você acha o tipo mais forte e fica chamando o golpe de inútil?”, simples você pode atacar com golpes de outros tipos, mas não pode defender com um tipo que não seja seu! TODOS os pokémons de Steven tem golpes que vencem pelo menos uma de suas fraquezas: Skarmory – Lutador, Claydol – Inseto/Gelo, Aggron – Terra/Água, Cradily – Gelo, Armaldo – Aço e Metagross – Fantasma/Fogo/Sombrio/Terra.

Enfim para vencer tenha uma boa estratégia e saiba quem usar, tente usar seus pokémons específicos nas lutas onde eles tem vantagem, tipo um de água contra um Armaldo, Elétrico contra o Skarmory, Fogo contra Cradily e etc… Sobre o Metagross, ele literalmente tem golpes que vençam todas as suas fraquezas, então uma boa é usar um pokémon neutro, com um tipo Normal que seja forte e possa usar um golpe de uma de suas fraquezas, o que não é tão complicado assim. Essa luta é difícil, se não conseguir upe e volte!


Iniciais de Johto:

Necessário: Completar a Pokédex de Hoen
Vir Com: –
Prêmio: Um Inicial de Jotho

Também é possível pegar mais um inicial, sendo estes os de Johto, enfase no mais um inicial, apenas um inicial, não da pra pegar nem dois nem três no mesmo jogo sem fazer trocas, enfim explicar isso é simples, fazer são outros 500, você precisa apenas completar a Pokédex de Hoenn, só essa, não precisa ser a National Dex(por que afinal seria inútil receber um inicial depois disso). 

Ao todo são 202 pokémons, mas eu o Jirachi e o Deoxys não contem, então são 200 cabeças pra você correr atrás. Após só isso tudo, entre no laboratório do professor Birth e ele olhará sua pokédex e ficará muito grato pelo trabalho, tão grato, mas tão grato que falará que ele possui três pokémons exóticos encontrados apenas em outra região e numa cena que particularmente eu ri ele fala “Escolha um dos três”. Caramba ele me da uma pokédex vazia sendo que já completaram ela em Kanto e Johtoo, não me paga pra fazer o trabalho dele, me faz abandonar minha família pra viajar o mundo a pé e me fala pra escolher um pokémon, por que claro né é muito importante para os estudos dele deixar dois inicias presos para sempre em uma pokébola, quem sabe eles não vão fazer companha ao Torcich que ninguém pegou no meu jogo.

Chikorita

Chikorita LV:5

Totodile

Totodile LV:5

Cyndaquil

Cyndaquil Lv:5

Enfim, escolha com sabedoria, ou apenas pegue o Totodile que é mais legal afinal um jacaré é muito melhor que um tamanduá ou uma folha kkk.



Treiner Hill:

Lembra um pouco a antiga Battle Tower, mas com bastantes diferenças, aqui você luta batalhas duplas(mesmo dando para lutar individualmente em algumas), você luta batalhas 6×6 em 4 andares até chegar ao topo e ganhar um item comum aleatoriamente de prêmio(de valor variante com o nível), o nível dos inimigos será baseado no seu, os deixando um pouco mais alto. Antes de cada luta você tem que passar por um pequeno desafio no estilo pluzzle, mas como são pequenos e simples acho que não ha necessidade de explica-los.

O local fica pouco a norte de Maulville, na rota 111. Lá dentro tem uma loja e um centro pokémon, você pode escolher entre os 4 modos: Normla, Variety(Variado), Unique(Único) e Expert, você não ganha experiência e pode usar itens, o que deixa o desafio meio sem grassa.

trainer hill


Battle Frontier:

Índice:

S.S. Tidal:
Battle Frontier:
Artisan Cave:
Battle Tower:
Battle Palace:
Battle Factory: 
Battle Pyramid:
Battle Dome:
Battle Arena:
Battle Pike:

Agora que o jogo acabou é aqui que tudo começa, o desafio extra final, esse modo é uma Battle Tower turbinada, com muitos modos extras e novos “líderes de ginásio”, para conseguir você deve inicialmente ir em Slateport ou Lilycove e pegar o navio você irá em uma pequena viagem de uma cidade a outra.

S. S. Tidal:

Itens:

SSTIDAL

  1. TM 49 – Snatch, fale com o cara abaixo da lixeira.
  2. Leftovers, em uma lixeira no porão.

Scott logo de cara irá te dar o parabéns pelo título da liga e falará da Battle Frontier, mas não dará detalhes, apenas fala para falar com o Capitão para te levar lá, agora explore o navio, você só poderá sair depois de um tempo(durma na cabine 2 para agilisar), pegue a TM e o item no porão, Leftovers é um dos meus favoritos, equipe ele em um pokémon e ele se curará um pouco a cada turno, muito útil para pokémons de Grama com Giga Drain e Leech Seed, vira um combo de cura insano, ou um pokémon bem resistente, serve até mesmo para ganhar tempo, envenene o inimigo e fique dando Protect/Detect e golpes de dois turnos como Fly/Dig/Dive. Esse deve ser o último lugar no jogo onde vai lutar com treinadores normais direto, e também é um bom lugar pra upar um ou dois níveis.
OBS: Você pode voltar ao navio refazendo a rota Slateport <-> Lilycove.

Agora novamente em um dos portos escolha a viagem  para Battle Frontier:

Battle Frontier: (Cidade)

800px-Battle_Frontier_E

Itens:

  1. Silver Shield, Ganho de Scott ao vencer 50 batalhas seguidas na Battle Tower.
  2. Gold Shield, Ganho de Scott ao vencer 100 batalhas seguidas na Battle Tower
  3. Lansat Barry, Ganho de Scott depois de pegar todos os sete Silver Symbols.
  4. Starf Barry, Ganho de Scott depois de pegar todos os sete Gold Symbols.
  5. Retro Mail, Vem junto com o pokémon na troca.

Arenas:

     A – Battle Tower
     B – Battle Palace
     C – Battle Factory
     D – Battle Pyramid 
     E – Battle Dome
     F – Battle  Arena
     G – Battle Poke

Localidades:

    I    – Battle Frontier Ranking Hall
II  – Battle Point Exchange

    III – Move Tutor

185sudowoodo

Sudowoodo

40 Único

Ao chegar você ganho o Frontier Pass , que é um Upgrade do Trainer Card, Scott agradece a visita, a frente estão dois atendentes explicando as regas, mas isso vou explicar logo logo.

Vamos começar com o que você pode pegar aqui: Na casa ao lado da Battle Tower você pode trocar um Skity por um Meowth, a casa ao lado é a de Scott, fale com ele uma vez para ganhar 3 Battle Points, na casa acima do Centro Pokémon um velho pode analisar seus IVs o que acho meio inútil já que ele só fala o nome do valor mais alto, 

Você pode ir a direita de Battle Palace e encontrará um toco te obstruindo, isso é uma referência as jogos da Gem II, abra a mochila e escolha o item  Wailmer Pail, isso inicia a luta com o único Sudowoodo do jogo, não o perca. Vencendo você libera o caminho até a Artisan Cave.

Artisan Cave:

Itens:

511px-Artisan_Cave_B1F_E

  1. Iron, escondido no chão
  2. Zinc, escondido na rocha
  3. HP Up, em uma pokébola
  4. Calcium, escondido na rocha
  5. Protein, escondido no chão
  6. Carbos, escondido no chão
Smeargle

Smeargle

40-50 100%

Não tem nada demais aqui além do Smeargle e um punhado de itens, acho que a essa altura do jogo eles não dever servir muito, mas pelo menos são caro e uteis se quiser upar um pokémon novo pro seu time. Agora chega de lenga lenga, vamos aos cérebros da fronteira.

Vale lembrar que ao contrário dos líderes de ginásio os cérebros da fronteira não tem uma ordem fixa, eu estou seguindo a da ordem do mapa que sei que não é a mais fácil, mas como cada evento é diferente e varia com seu time, fácil é relativo, siga a ordem que achar melhor.


Battle Tower:

Battle_Tower_ESua velha conhecida, o local mais padrão da Battle Frontier, aqui você pode fazer lutas 3×3 solo, 4×4 dupla sendo que este último pode ser jogado solo, com  um CPU ou com outros jogadores. Existem duas classificações, lv 50 ou Open Level, acho que os nomes já são meio auto expiativos. Logicamente você não pode entrar com ovos ou lendários OPs demais.

Você achará Anabel no modo 3×3(primeira porta a esquerda), na sua 35ª luta e 70ª, o que demorará algumas tentativas. Não importa se for Lv 50 ou Open, apenas tente ir com um nível múltiplo de 10. Cada vez que você entra sairá na sétima luta, mas a contagem para Anabel não reseta por isso, você ganha Battle Point de forma crescente cada vez que completar.

Vale lembrar que você não pode usar itens, mas pode equipar seu pokémon com algum e curado entre as lutas. Você também não ganhará experiência aqui nem valerá para pokédex.

338px-Emerald_Salon_Maiden_Anabel
LV: 57

Alakazan Lv: 50-100

Entei

Entei Lv: 50-100

Snorlax

Snorlax Lv: 50-100

Não é tão difícil quanto parece, tem um Entei ali, mas ainda assim está tudo bem agora. O Alakazan tem os três socos elementares até essa geração: Fire, Ice e Thunder Punch o que é meio idiota já que ele não é um pokémon físico e sim mental, dessa forma a menos que você tome um super efetivo não deve ter problemas, escolha um tipo Normal, Terra, Veneno ou qualquer coisa que não tome dano desses elementos para começar. Entei só faz o basiCÃO mesmo golpes de Fogo e Normal, um ou dois golpes de Água/Terra devem resolver. O Snorlax eu acho o mais chato por sorte ele não tem o Rest, mas ele usa uma série de Yawn, recomendo que troque o poké nessa hora, tente usar um golpe Lutador, vale avisar que ele tem o Shadow Ball, então usar um Fantasma achando que ele não ira te acertar vai dar muito errado.

Goldem Symbol

338px-Emerald_Salon_Maiden_Anabel
Raikou

Raikou Lv: 50-100

Latios

Latios Lv: 50-100

Snorlax

Snorlax Lv: 50-100

Raikou veio vingar a morte de seu irmão Entei, e chamou seu parceiro Latios de brinde, as coisas ficam difíceis, mas nem tanto. Um bom golpe de terra resolve o Raikou, evite levar um primeiro pokémon de água, o Latios você precisará de um golpe de Gelo ou Dragão, evite pokémon Grama e Dragão ele tem um Recover bem chato. Com o Snorlax, ele entra na versão 2.0, com o chatíssimo Rest, ainda possui o Shadow Ball e ele gradativamente ficará bem resistente a golpes físicos com o Curse e ele tem um Return ainda.


Battle Palace:

Battle_Palace_E

Esse local é bem curioso, pode gerar tanta facilidade quanto dificuldade, tudo isso por conta da regra que seus pokémons lutarão por conta própria, ou seja você não da comando nenhum, eles que se virarão entre seus quAtro golpes. Isso pode gerar muita tranquilidade ou raiva, pois se seus pokés acertarem os golpes fica tudo de boas, se errarem e usarem algo idiota, vulgo um Quick Attack nem Gengar você ficará revoltado, também podemos pensar o mesmo de forma inversa sobre seus oponentes.

Os golpes usados irão variar de acordo com a Nature do pokémon, os golpes são divididos em três categorias: Ataque(os que infligem dano ao oponente como principal efeito), Defesa(Os que te curam ou aumentam outros atributos, ironicamente golpes que aumenta o ataque se encaixam aqui) e Suporte(os que aplicam status, redusem status do oponente ou mudam condições de batalha ex: Roar, Metronome, Couter).

A cada turno será sorteado um desses três tipos, se seu poké não tiver um golpe dele, aparecerá a mensagem “appear incapable of using its power” ou seja em qual idioma esteja sua Rom, mais o importante é que ele perde o turno.

Eu recomendo que tire golpes mais específicos, ou que requiram uma estratégia humana, afinal você não quer que seu poké full life use Rest contra um adversário no vermelho. Também prefiro vir aqui com pelo menos um golpe de cara tipo(Ataque, Defesa e Suporte), para não perder um turno de graça. Você pode reaprender os golpes pelo Move Reminber de Fallarbor, pagando uma Hearth Scale, sendo que eu dou a localização de umas 15 nesse detonado e você ainda pode conseguir junto com um Luvdisc.

Segue abaixo a porcentagem de cada tipo de golpe com base na Nature, quando seu poké estiver com menos da metade da vida(no amarelo ou vermelho) as porcentagens mudam. Recomendo usar uma Nature que tenha um nível de Ataque pelo menos médio.

Raro           – 0% a 19%
Baixo         – 20% a 39%
Normal     – 40% a 60%
Alto           – 60% a 79%
Excelente – 80% a 100%

Vida => 50% Vida < 50%
Ataque Defesa Suporte Ataque Defesa Suporte
Hardy A R B  A R
Lonely B B M  A R
Brave A R B M
Adamant B B B A R R
Naughty A  R A  M R
Bold B B M B  M
Docile M B B B
Relaxed M R A R R
Impish A R B B
Lax R
Timid M R B B B
Hasty M  B R E R R
Serious B  R M
Jolly B  M
Naive M  B B
Modest B
Mild M M B M
Quiet M B B  M B B
Bashful B A R
Rash B R B R
Calm M M R B A R
Gentle A R E
Sassy E R B B M
Careful M M R M R M
Quirky M B M  B

Você enfrentará Spencer na sua 21ª vitória e na sua 42ª o que equivale a 3 e 6 partidas completas. As condições em geral são as mesmas que todos os outros edifícios: Sem itens(exceto os que o poké segurar), sem Exp, sem inclusão na Pokédex, você pode ir até nível 50 ou Open Level, sendo que eu recomendo muito que se vá com um no nível 50 ou com algum outro múltiplo de 10 superior(60,70…).

309px-Emerald_Palace_Maven_Spenser
Crobat Lv

Crobat Lv: 50-100

Slaking Lv: 31

Slaking Lv: 50-100

Lapras

Lapras Lv: 50-100

O seu time é bastante Ok, Crobat é muito chato, mas muito chato mesmo, todos seus golpes são um porre, no pior dos cenários ele pode ficar quase inacertável com inúmeros Double Team, te envenenar com Toxic e ainda te confundir, se já não tivesse ruim o bastante ele pode usar Fly e te atacar com um turno de atraso para ganhar tempo para seus status negativos, use um golpe elétrico, pedra, psíquico ou gelo o que não deve ser difícil de se ter seu único golpe é voador então evite Lutadores ou Insetos e uma boa é usar um tipo Veneno para evitar o Poison ou até mesmo algum que tenha habilidade que anule Confusão, enfim tente se livrar dele rápido antes que vire o capeta. Slaking pra mim seria um dos pokés mais fortes do jogo se não foce seu 1% vagabundo, pois ele precisa descanar entre um turno e outro e não faz nada, sua melhor opção de ataque é um do tipo Lutador, defensivamente não use pokés que tenham fraqueza a Fantasma, Lutador ou Terra, estes são seus golpes o que inclui os tipo Normal, Gelo, Sombrio, Pedra, Metal, Fantasma, Elétrico, Veneno e Fogo, ele também pode te Confundir. Por fim vem o Lapras que pra mim não é tão forte assim, ele tem o Horn Drill que é um golpe de 1-Hit KO, mas só 30% de precisão, ai já vai depender de sua sorte, ele também pode te confundir e tem o Ice Beam que causa dano de gelo, um bom é velho Thunde é bem mais que o suficiente para vencer aqui, Grama também serve.

Goldem Symbol

309px-Emerald_Palace_Maven_Spenser
Arcanine

Arcanine Lv: 50-100

Slaking Lv: 31

Slaking Lv: 50-100

Suicune

Suicune Lv: 50-100

Eu não acho que o time dele melhorou muito na revanche, mas vamos lá. Arcanine só possui golpes de fogo e normal, evitando ir com Grama, Gelo, Metal ou Inseto já é meio caminho andado, ele é muito rápido então não adianta usar um poké frágil, use golpes de Água ou Terra e se proteja com estes mesmos tipos e em adição Pedra e Dragão, ele tem um Roar que troca seu membro principal, então evite vir com qualquer poké fraco a fogo. Slaking veio um pouco mais tunado ao invés de confusão ele causa sono com o Yanw que demora um turno, se tiver como troque, seu Hyper Bean é um verdadeiro canhão nas mãos desse macaco, mas deixa ele mais vagabundo ainda já que é um golpe de recarga, fora isso mantenho minhas palavras da luta anterior. Sobre seu lendário Suicune ele é um alvo bem normal para se falar a verdade, causa golpes de Água, Sombrio ou Gelo e tem um Calm Mind que pode deixar ele bem forte com o tempo, golpes especiais não serão tão eficazes assim e se não tiver nada efetivo use golpes físicos, mais o mais recomendado é Trovão ou Grama.


Battle Factory:

Battle_Factory_E

Se você passou horas cuidando do seu time, upando, calculando IVs e EVs, dando os melhores golpes e Natures, parabéns pelo menos aqui isso não vale bulhufas nenhuma. Nessa fábrica você usará apenas pokémons imprestáveis emprestáveis. ao vencer um oponente você pode trocar com um deles, então seja esperto em sua escolha.

Antes de se começar a jogar você recebe uma mensagem breve da estratégia de luta do oponente, resumindo são 7 categorias, o que não ajuda muito, mas é melhor do que ficar totalmente as cegas.

  1. Em geral golpes que melhorem seus status, exceto aumentar evasiva.
  2. Golpes que diminuam status ou que apliquem status negativos ao oponente, exceto reduzir evasiva.
  3. Em geral golpes que criam condições especiais de batalha, como barreiras, cura ou campos.
  4. Golpes que causem alto dano a um preço, como ter que carregar, baixa acurácia, dano em troca ou suicídio.
  5. Golpes que aumente sua evasiva ou diminuam a do oponente e mais alguns golpes que não se encaixem nas categorias 1 2 e 3 como: Charm e Knock Off. 
  6. Golpes específicos que são difíceis de se categorizar como: Metronome,  Mirror Move, Transform e Subistitute.
  7. Golpes que afetem o clima, basicamente tudo que um Castform tem.

O jogo irá calcular em qual dessas categorias o oponente se encaixa, sendo que em caso de empate será considerada a mais baixa na tabela abaixo. Em caso de um empate triplo a condição será diferente, o mesmo vale para os golpes que não se encaixam em nenhuma, o que em geral são ataques sem custo. Eu fiz a tradução abaixo meio que de cabeça, não sei se a Rom traduzida também está assim, mas deve ser algo próximo.

Nenhuma  “appears to be free-spirited and unrestrained” “Aparenta ser de espirito livre e desenfreado”
 1 “appears to be one based on total preparation” “Aparenta sem alguém com preparação total”
 2 “appears to be slow and steady” “Aparenta ser lento e constante”
 3 “appears to be one of endurance” “Aparenta ser resistente”
 4 “appears to be high risk, high return” “Aparenta correm um alto risco por um alto retorno”
 5 “appears to be weakening the foe to start” “Aparenta querer enfraquecer o inimigo no inicio”
 6 “appears to be impossible to predict” “Aparenta sem impossível de se prever”
 7 “appears to depend on the battle’s flow” “Aparenta depender do fluxo da batalha”
 Empate Triplo “appears to be flexibly adaptable to the situation” “Aparenta flexibilidade para se adaptar a situação”

Relembrando aquelas regras:  Sem itens(exceto os que o poké segurar), sem Exp, sem inclusão na Pokédex, você pode ir até nível 50 ou Open Level, sendo que eu recomendo muito que se vá com um no nível 50 ou com algum outro múltiplo de 10 superior(60,70…). O chefão Noland aparecerá depois de sua 21ª e 42ª vitórias, ou seja 3 e 6 rodadas completas, ele segue as mesmas regras que você, ou seja pode vir com qualquer coisa exceto os lendários banidos.

185px-Emerald_Factory_Head_Noland
??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

Aleatório, boa sorte.

Goldem Symbol

185px-Emerald_Factory_Head_Noland
??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

??? Lv: 50-100

Aleatório ao quadrado, boa sorte ao cubo.


Battle Pyramid:

300px-Battle_Pyramid_EAqui muito se mada, mas não é o evento mais legal, as vezes até é bem entediante, basicamente é uma dungeon-piramide gerada aleatoriamente com sete andares, todos voltados a um tema. Lá você pode encontrar treinados e pokémons selvagens, só que não pode os capturar. Você não pode entrar com algum pokémon que esteja segurando algum item, remova antes de entrar. Treinadores derrotados podem dar direção da saída ou contar itens ou outros treinadores que faltam no andar. A cada andar o tamanho da pirâmide diminui, bem acho que é assim mesmo que pirâmides funcionam. Você não poderá ver a sala direito, como as cavernas que seu usam Flash a diferença é que aqui você não pode, mas a cada vitória sua luz aumenta.

Aqui você receberá a Battle Bag, que será sua mochila temporária, os itens que você achar só poderão ser usados aqui dentro, em geral você encontra Poções, Ethers, Frutas. e alguns Equipamentos Você começa com uma Hyper Porion e um Ether e poderá carregar até 99 peças de 10 itens diferentes ou seja você pode carregar 999 itens, mas não pode carregar 11 diferentes… lógica pokémon.  Os itens não poderão ser levador para fora da pirâmide, mas são acumulativo entre uma subida e outra.

Você não receberá Exp, os pokémons não vão para pokédex e não podem ser capturados, você não pode vir aqui com itens e nem levar os itens daqui para fora. Aqui você pode usar itens nas batalhas, mas não será curado em momento algum, nem no chefe. No final do terceiro e do décimo labirinto completo você enfrentará Brandon o cérebro da fronteira. Abaixo a tabela de cada tipo de labirinto.

Tema  Pokémons Selvagens
1 Pokémons com golpes paralisantes  Pikachu, Plusle, Minun, Electabuzz, Vileplume, Manectric, Breloom e Jolten
2 Pokémons com golpes que causam envenenamento Gulpin, Roselia, Butterfree, Seviper, Skarmory, Ludicolo, Crobat e Gengar 
3 Pokémons com golpes que causam queimaduras  Growlithe, Vulpix, Magcargo, Ninetales, Medicham, Weezing, Dusclops e Houndoom
4 Pokémons com golpes que reduzem seu Pipi PP  Dunsparce, Banette, Misdreavus, Ninetales, Absol, Dusclops, Shedinja e Gengar
5 Pokémons com a habilidade Levitate   Haunter, Chimecho, Solrock, Misdreavus, Claydol, Weezing, Flygon e Gengar
6 Pokémons que previmem fugas Diglett, Trapinch, Wynaut, Wobbuffet e Dugtrio 
7 Pokémons tipo Gelo  Glalie, Sneazel, Dewgong, Piloswine, Jynx, Cloyster, Walrein e Lapras 
8 Pokémons que se auto explodem Weezing, Electrode, Gengar, Golem, Pineco, Solrock, Forretress e Shiftry
9 Pokémons do tipo Psíquico  Wobbuffet, Metang, Exeggutor, Slowking, Xatu, Alakazan, Starmie e Espeon
10 Pokémons do tipo Pedra  Golem, Steelix, Omastar, Lunatone, Shuckle, Armaldo, Cradily e Aerodactyl 
11 Pokémons do tipo Lutador  Poliwrath, Hariyama, Breloom, Medicham, Hitmonlee, Heracross e Machamp
12 Pokémons com golpes que alteram o clima Quagsire, Tropius, Pupitar, Lapras, Cacturne, Flareon, Walrein e Gyarados
13 Pokémons do tipo Inseto Pineco, Shuckle, Venomoth, Scizor, Heracross, Forrestress, Armaldo e Shedninja 
14 Pokémons do tipo Sombrio Sableye, Sneasel, Crawdaunt, Shiftry, Cacturn, Absol, Houndoom e Umbreon
15 Pokémons do tipo Água  Octillery, Dewgong, Pelipper, Quagsire, Ludicolo, Slowking, Starmie e Blastoise
16 Pokémons do tipo Fantasma Duskull, Haunter, Banette, Misdreavus, Sableye, Dusclops, Shedinja e Gengar 
17 Pokémons do tipo Metal Mawile, Magneton, Steelix, Scizor, Forretress, Skarmory, Aggron e Metagross 
18 Pokémons do tipo Voador ou Dragão Dragonair, Vibrava, Altaria, Flygon, Aerodactyl, Gyarados, Kingdra e Charizard   
19 Pokémons que evoluem por Water Stone, Thunder Stone o Fire Stone Arcanine, Poliwrath, Raichu, Vaporeon, Jolteon, Flareon, Ninetales e Starmir 
20 Pokémons do tipo Normal  Kangaskhan, Swellow, Ursaring, Porygon2, Tauros, Fearow, Snorlax e Slaking
 200px-Emerald_Pyramid_King_Brandon
Regirock

Regirock Lv: 50-100

Registeel

Registeel Lv: 50-100

Regice

Regice Lv: 50-100

Nessa luta ele vem com o trio de Golens, que tem uma defesa muito alta, mas não são tão fortes e nem tão rápidos. Primeiro Regirock, que pra mim é o mais fraco, ele é tipo pedra o que gera muitas fraquezas, são elas: Água, Grama, Lutador, Terra e Metal, de prioridade a Água e Grama que geralmente são golpes especiais, golpes físicos mesmo super efetivos não serão lá tão devastadores por causa da defesa, sobre o ataque você terá que se preocupar em evitar pokémons fracos aos tipos Lutador, Pedra e Terra o que não será difícil, e ele pode se auto destruir, então ter um pokémon Fantasma pode te ajudar com isso, um Pedra ou Metal também ajudaria, mas nesses casos seriam fracos aos outros golpes. Registeel pra mim é o mais forte, mas ele não tem a melhor escolha de golpes, então tendo os tipos certos pode ficar fácil, ele é fraco a Fogo, Terra e Lutador e só tem golpes de Metal e Terra, um tipo Voador com os golpes certos pode ser bem útil, ele também pode te envenenar ou aumentar a defesa, não fique dependente de golpes físicos. Regice pra essa luta deve ser o mais complicado, ele é fraco a Fogo, Lutador, Pedra e Metal, e pode te atacar com Gelo e Raio, evitando os tipos Água, Voador, Dragão, Grama e Terra já será um bom começo, ele pode se curar com Rest e aumentar sua defesa especial o que vai causas muitos problemas em caso de acumulo.

 200px-Emerald_Pyramid_King_Brandon
Articuno

Articuno Lv: 50-100

Zapdos

Zapdos Lv: 50-100

Moltres

Moltres Lv: 50-100

Dessa vez serão os três pássaros Articuno será o primeiro, sua principal fraqueza é Pedra, mas também toma de Elétrico, Fogo e Metal, ele é inume a Terra, seus ataques são de Gelo, Voador e  Água, sendo que o único realmente devastador é o Blizzard, Aerial Ace é útil por ser infalível e Water Pulse por causar confusão. mas nenhum dos dois tem dano alto, ele também pode usar Reflect para reduzir o dano físico. Zapdos é o mais difícil de se dar um super efetivo, ele é fraco contra Pedra e Gelo, além de possuir muitas resistências e ser imune a Terra, tem golpes de Trovão e Voador que vencem dos tipos Água, Voador, Inseto e Grama, possui também um Light Screen que reduz o dano especial e um semi-inútil Detect. Por fim vem Moltress é fraco especialmente a Pedra mas também é a Água e Raio, também possui muitas resistências e imunidade a Terra, seus golpes são de Fogo, Voador e Normal, ele tem o Safeguard que se usado previne status negativos, o poderoso Fire Blast que tem vantagem contra Grama, Gelo, Inseto e Metal e Aerial Ace como disse anteriormente não causa tanto dano e basicamente só será de algum problema se você usar um tipo Lutador, seu outro golpe é Hyper Beam que é a famosa faca de dois  legumes, causa um dano MUITO alto, do tipo normal(Pedra, Metal e Fantasma resolvem), mas fará ele descaçar um turno antes de agir.


Battle Dome:

Battle_Dome_EA vista parece complicado, mas é bem simples, nada mais nada menos que um torneio mata-mata de 16 participantes, ou seja você tem que vencer só 4 lutas para ganhar. Antes de cada partida você pode ver os três pokémons do adversário, porém cada um de vocês só poderá escolher dois. Você também pode ver a chave do torneio, mas não será muito emocionante ver o nome de um monte de Randons.

Você será curado, mas novamente eu lembro que as lutas não contam para a pokédex, nem  te dão Exp, você não pode usar itens nem correr Tucker o cérebro da fronteira irá te desafiar na final do quinto e do décimo torneios.

Duas coisas importantes, não vou me ater a explicar como o chaveamento funciona, por que seria chato e eu nem sei se te faria entender, apenas se contente com isso “você enfrenta os mais fortes depois”. As batalhas entre CPU não acontecem, a máquina apenas olha vantagens de atributos e os status base de cada pokémon e escolhe o vencedor, pra você isso não muda nada.

BC

Por curiosidade você pode ver que o público aumenta quando você chega perto das finais, isso da um clima que as vezes eu sinto falta no jogo, pois você quase nunca tem plateia nas partidas e aqui todos estão te vendo em um evento transmitido para todos, esse é um lado que não era muito explorado na série, e até hoje nem é tanto assim, mas as vezes eu gosto das batalhas como evento.

 200px-Emerald_Dome_Ace_Tucker
Swampert

Swampert Lv: 50-100

Salamence

Salamence Lv: 50-100

Charizard

Charizard Lv: 50-100

Você só enfrentará dois desses três, seu Swampert é o mais chato, sua única fraqueza é Grama é mesmo assim ele tem o Ice Beam que anula um pouco isso, sua melhor escolha é um pokémon de outro tipo que saiba usar um bom golpe de grama, cuidado com golpes físicos já que ele tem o Counter e não use Eletricidade, ele é um pokémon meio Terra o que anula isso. Salamance  posso apenas golpes fortes dos tipos Voador, Dragão, Terra e Lutador evite essas fraquezas e ataque com Gelo, Pedra ou Dragão. Assim como o Pokémon anterior, não tem muita estratégia por trás do Charizard, ele tem golpes de Fogo, Terra, Voador e Pedra e é fraco a Água, Elétrico e principalmente Pedra.

 200px-Emerald_Dome_Ace_Tucker
Swampert

Swampert Lv: 50-100

Metagross

Metagross Lv: 50-100

Latias

Latias Lv: 50-100

Seu Swampert é quase copy-paste do que eu disse antes, apenas mude Counder para Mirror Coat e físicos para especiais. Metagross também não tem muita estratégia, ele tem um Protect que para esta luta é quase inútil já que não há golpes que precisem que ele ganhe tempo, fora isso pode usar golpes de Metal, Psíquico e Terra e é fraco a Fogo e Terra, Fantasma e Sombrio. Seu Latias é o mais elaborado entre todos, ele pode usar o Calm Mind para melhorar o ataque e a defesa especial, e se recuperar com Rest, recomendo que acabe com isso rápido antes que vire uma bola de neve, possui golpes Psíquicos e Elétricos e é fraco a Dragão, Sombrio, Gelo, Fantasma e Inseto.


Battle Arena:

Battle_Arena_EDois pokémons batalham por no máximo três rounds, se um KO acontecer a batalha segue como qualquer outra, porém se não acontecer os pokés serão julgados em três categorias: Mind, Skill e Body sendo que podem ocorrer empates. O pokémon que tiver ganho mais categorias vence e em caso de empate os dois perdem. Em termos de pontuação, Vitória = 2 pontos, Empate = 1 pra cada. Abaixo a descrição de cada categoria.

Mind – Ganha um ponto caso use um golpe que causa dano direto(Conter e Mirror Coat e Fake Out  não contam e Bide não tem tempo suficiente para causar dano). Perde um ponto ao usar Protect, Detect, Fake Out ou Endure, fora isso nada mais altera essa categoria.

Skill – Basicamente julgam sua mira, um ponto ganho por acertar o golpe e dois perdidos por errar o golpe. Caso o erro seja causado por Protect, Detect, Fake Out ou Endure não será reduzido.

Body – Compara o HP do primeiro ao terceiro round(ou seja se já tiver perdido algo antes não conta). Vale avisar que não se olha os números secos de HP perdido, se olha a razão entre o HP máximo e o atual. 

Não confunda os pontos de cada categoria com o somatório final, exemplo basta ganhar em Skill e Body que não faz diferença perder em Mind, independente de quantos pontos tenha perdido.

As regras são simples, a melhor forma de ganhar é usando ataque com alto acurrasse, se usar isso em três turnos você garante no minimo um empate em Mind e Skill, outra coisa importante é que essa forma de disputa favorece os Pokémons defensivos já que só é preciso sobreviver três turnos, tomando cuidado com HP e causando danos mínimos você vence facilmente. Um bom exemplo de golpe para essa forma de luta é o Giga Drain pois causa dano, tem boa mira e te cura. Evite golpes com baixa mira ou que precisem de carregar já que causariam um turno perdido, também não invista em estratégias de longo tempo pois você simplesmente não tem.

Relembrando aquelas regras:  Sem itens(exceto os que o poké segurar), sem Exp, sem inclusão na Pokédex, você pode ir até nível 50 ou Open Level, sendo que eu recomendo muito que se vá com um no nível 50 ou com algum outro múltiplo de 10 superior(60,70…). O Greta aparecerá depois de sua 28ª e 56ª vitórias, ou seja 4 e 8 rodadas completas.

200px-Emerald_Arena_Tycoon_Greta
Heracross

Heracross Lv: 50-100

Umbreon

Umbreon Lv: 50-100

Shedinja

Shedinja Lv: 50-100

Essa provavelmente é luta mais fácil contra os cérebros da fronteira, sério, quem usa um Shedinja??? Eu até acho ele legal, porém é inútil, vou começar falando dele mesmo, ele tem a habilidade de que apenas golpes super efetivos o afetem o que parece super útil, só que não… Primeiro por que ele é tipo Inseto Fantasma o que gera fraqueza a Voador, Rocha, Fantasma, Fogo e Sombrio, o segundo problema é que esse casulo só tem 1 de HP então basta um ataque com qualquer dos tipo listados e por fim Shedinja não é imune a dano indireto então Toxic, Spikes, Leech Seeds ou coisas assim também funcionarão, mas caso você não tenha nada assim, ai nesse caso você está ferrado amigo. Fora isso seu time é de regular pra baixo, o Heracross é fraco contra Fogo, Psíquico e Voador e tem alguns bons golpes como Mega Horn, e seu Umbreon pode te confundir e tem o  Psiquic como única ameaça e é fraco a Fantasma é Psíquico.

Goldem Symbol

200px-Emerald_Arena_Tycoon_Greta
Umbreon

Umbreon Lv: 50-100

Gengar

Gengar Lv: 50-100

Breloom

Breloom Lv: 50-100

 Seu time melhora muito, mas mesmo assim ainda é a revanche mais fácil. Seu Umbrem agora possui Rest e seu Body Slam foi melhorado pra um Double Edge, fora isso continua o mesmo. O Gengar possui fortes golpes psíquicos, pode te botar pra dormir e usar o Dream Eater e te arrastar junto para o inferno com Destiny Bomb, ataque com golpes Fantasma Psíquico ou Sombrio, vale lembrar que ele é imune a Normal e Lutador. Por fim seu maior reforço, a ausência do Shedinja, em seu lugar está em Breloom que até que  pode ser bem chato, ele pode te por para Dormir e tem o infame Giga Drain, mas ele tem um inútil Focus Punch que desperdiça um de seus três valiosos turnos além de ser facilmente parável, ataque com Psiquico, Fogo , Gelo, Veneno e principalmente Voador, assim nem será preciso de três turnos para se julgar algo.


Battle Pike:

Battle_Pike_EEsse é o “Battle qualquer coisa” que eu mais gosto pelas regras que fogem muito dos outros edifícios, e trocadilhos a parte eu também achei essa a mais fácil. Basicamente existem 21 salas, três “lanes” de 7, você escolhe por qual seguirá e se passar continuará escolhendo até passar por 14 salas(sete de escolhas e sete de ações). Oito coisas bem diversas podem acontecer entre as salas, e a mulher na frente da uma pequena dica. Por ouro lado seus pokémons não são necessariamente curados entre as lutas e claro, você não ganha Exp e nem vai vale pra pokédex, você também não pode fazer capturas.  Abaixo a lista de eventos, dicas e tabela de captura.

  • Batalha 3 x 3, sem cura ao final
  • Batalha dupla, sem cura ao final
  • Batalha simples 3 x3 com cura final
  • Batalha contra um pokémon selvagem(tabela abaixo)
  • Status negativo: Uma Kirlia aparece e aplica Envenenamento(35%), Paralizia(20%) ou Sono(10%) ou um Dusclop aparece e causa Congelamento(25%) ou Queimadura(10%) a um ou mais membros do seu time.
  • Nada: Aparece um NPC que não faz nada
  • Cura Parcial: Um ou Dois de seus pokémons são curados totalmente
  • Cura Total: Meio auto explicativo.
“For some odd reason, I felt a wave of nostalgia coming from it…” “Por alguma estranha razão eu sinto uma onda de nostalgia vindo desta direção…” Status Negativo ou Cura Parcial
“Is it…A Trainer? I sense the presence of people…” “Isso é…Um Treinador? Eu sinto a presença de pessoas…” Batalha 3×3 | Sem Cura ou Cura Total
“It seems to have the distinct aroma of Pokémon wafting around it…” “Parece que tem o aroma de um pokémon fluindo por aqui…” Pokémon Selvagem ou Batalha 3×3
I seem to have heard something… It may have been whispering… “Parece que eu ouvi alguma coisa… Isso pode ser um sussurro…” Nada ou Batalha Dupla
“From every path I sense a dreadful presence…” “Por todos os caminhos eu sinto uma terrível presença” Cérebro da Fronteira

Relembrando, você não pode capturar estes pokémons

1-280 (1ª Rodada) 281-560 (20ª Rodada) 561-840 (40ª Rodada) 841+ (60ª Rodada)
Dusclops

Dusclops

45 / 60-95 48%
Electrode

Electrode

45 / 60-95 48%
Breloom

Breloom

45 / 60-95 48%
Wobbuffet

Wobbuffet

45 / 60-95 48%
Seviper

Seviper

45 / 60-95 26% 26% 26% 26%
Milotic

Milotic

45 / 60-95 26% 26% 26% 26%

Você enfrentará Lucy com 28 e 140 salas completas o que equivale a duas e dez rodadas. Uma coisa que pode te ajudar e avançar é usar um poké que se regenere de alguma forma na primeira posição.

175px-Emerald_Pike_Queen_Lucy
Seviper

Seviper Lv: 50-100

Shuckle

Shuckle Lv: 50-100

Milotic

Milotic Lv: 50-100

Não é muito difícil, o Seviper seu pokémon característica tem um  Swagger que pode irritar um pouco e um Giga Drain que eu não esperava, mas seu principal ataque é o Poison Fang, no geral é bem Ok, mas um bom golpe de Terra ou Psíquico são mais que o suficiente. Shuckle certamente está no time dos meus favoritos, não necessariamente por sua força(que é minima), mas pela sua variação, existem muitas formas de se jogar com essa “lesma?” e por mais que não pareça ele tem por muito a maior defesa do jogo, para sua sorte Lucy não o usa da melhor forma possível, ele tem um Toxic para te matar aos poucos e um Protect para ganhar tempo, além de um Rest para recuperação, mas tem um Sandstorm e você deve agradecer por isso, um Double Team seria muito mais devastador. Aqui sua melhor opção é usar um tipo Veneno para não ser Envenenado e atacar com Pedra, Metal ou Água, mas sua defesa é tão alta que nem parecerá golpes super efetivos. Milotic é forte ele sofre dano alto para Elétrico e Grama, mas cuidado ao usar esse segundo já que ele tem um Ice Beam que provavelmente te levaria em um turno, Recover para se curar e Mirror Coat para devolver danos de golpes especiais.

Goldem Symbol

175px-Emerald_Pike_Queen_Lucy
Seviper

Seviper Lv: 50-100

Steelix

Steelix Lv: 50-100

Gyarados Lv 56

Gyarados Lv 50-100

Seu Seviper ganha apenas um golpe venenoso mais forte, não tenho nada a acrescenta. Steelix pode se auto explodir ou usar golpes fortes de Terra e Pedra, use golpes de Fogo ou Água de preferência, Lutador e Terra também servem, mas já que ele é bem defensivo pode ser que o dano não seja tão legal. Gyarados também pode encher seu saco, se ele usar o Dragon Dance várias vezes ele levará seu time sempre em um golpe, e ele pode seu curar com Rest, recomendo que já guarde um Thunder logo de cara nele, na falta de eletricidade use Pedra.


Finalmente depois de pelo menos 400 Battle Points, você conquistou  a Habilidade,  o Espirito, o Conhecimento , a Bravura, a Tática, a Coragem e a Sorte infelizmente não a prêmios nem cenas por completar isso tudo o máximo que pode fazer é mostrar isso para Scott e ganhar duas frutas.

Então é isso ai, espero que tenha sido útil para você.

Por: Matheus C. Sardinha

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base Contest Hall

 

Publicado em 10 de maio de 2016, em Sequências de Detonados e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 19 Comentários.

  1. mateus pode deixar o cheat de todos os pokemons do emerald que ta sendo dificil encontrar todos o mais dificil que eu peguei foi o deoxys pfv :p

    Curtir

  2. Galerinha, esse groudon e kyogre, alguém conseguiu capturar?! No caso usando a ultra Ball?? E tipo ; da pra usar futuramente,? ou fica junto na boxx com outros pokemons seus? Ou nem aparece nunka?!! Pois n tô conseguindo e queria saber se eh necessário.

    Curtir

  3. Nossa no meu caso para pegar A Latias foi muito fácil.. kkk.. pq eu levei em consideração no que tinha falado na TV .. aí andando com o suf na água na rota em a equipe aqua disperta o Kyogre eu achei a “miserável” kkk ..

    Curtir

  4. Boa noite pessoal do blog,fui para Saletport como meu primeiro destino para pegar o navio e o Capt.Stern me oferece a escolha DEEPSEATOOTH ou DEEPSEASCALE,e eu não notei nenhuma menção no detonado sobre esse itens e o que eles fazem

    Curtir

  5. Muito obrigado Matheus, seu detonado é muito bom, me ajudou a completar a national dex e pegar os inicias. Vlwww, agora uma perguntinha: Cadê o guia de captura do Feebas? KKKKKKKKKKK, vlw irmão!

    Curtir

  6. Eliseu Miguel da Veiga

    Gente eu eu tenho o Emerald no meu celular,mas ele não tem o sistema de horas,por acaso alguém aqui conhece uma outra versão ou até um cheat para ativar o sistema de horas?

    Curtir

  7. Mano mto boa a parte 4, valeu a pena espera. Então, é que ainda estou tentando pegar o Feebas, vi em um lugar algo que me deixou com uma dúvida, deu a entender que os 5/6 quadrados que encontra ele estão juntos, como uso o emulador no celular fica mais dificil, você sabe me informar se os quadrados estão juntos ou espalhado no mapa da 119?

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Juntos, mas são aleatórios o jeito é ficar andando de pequena áreas de cada vez lutando uma margem de 3 lutas pra ter certeza.

      Curtir

  8. apenas chorar agora😀

    Curtir

  9. nostalgico ;’). Lembrar que ja zerei Pokémon Emerald piratão no meu gameboy pelo menos 20 vezes, ótimo detonado.

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: