Mega Drive – Revenge of Shinobi – Análise / Dicas / Cheats

The Revenge of Shinobi é um dos jogos mais fantásticos e mais difíceis que já joguei. O gênero ação e aventura é muito bem representado por este jogo, um presente da Sega para os amantes do tal gênero, como eu. Vamos começar pela sua história, ROS é o segundo jogo da franquia Shinobi, continuação de Shinobi, lançado no Sega Master System. No jogo você controla Joe Musashi um ninja determinado a resgatar sua namorada Naoko, das mãos de Zeed. Zeed a sequestrou em função do ocorrido no primeiro jogo (onde Joe detona a organização criminosa de Zeed). A história é fraquinha nesses tipos de jogos, e neste ela não muda é só um clichê, como de um filme de ação que precisa de uma sequência, esse é o meu ver da história, que claro não é o foco principal do jogo. 

Se ROS é focado a ser um jogo de ação, cumpre o papel com muito êxito, ação é o que não falta no jogo, você tem que acabar com diversos inimigos que dificultarão, e muito, seu caminho até Naoko. A AI do jogo é boa para a época e os inimigos apesar de sistemáticos dão trabalho, o que nos faz evitá-los na maioria das vezes, falando nisso os inimigos embora às vezes repetidos, foram uma boa sacada criativa. O jogo também é bem difícil, mesmo na dificuldade normal (se aumentar a dificuldade aumenta o número de inimigos) e você vai encarar muitos perrengues, porém essa dificuldade é quebrada caso você jogue o jogo muitas vezes, fazendo você ter mais do que o hábito, mas também a memória de onde os inimigos estão e de onde eles vão aparecer. A parte técnica do jogo é muito boa, o jogo aproveita os sons do Mega Drive com perfeição e as músicas das fases são animantes, combinam com a pegada de ação do jogo e te inspiram a jogar. Os gráficos são bons, mas tem suas falhas (como é possível ver no rosto de Naoko no final do game), porém não atrapalham tanto assim. Outro ponto a ressaltar no game são as fases, embora o formato de algumas lembre as outras, todas elas apresentam um desafio apropriado e bastante interessante, seja subir um prédio lotado de inimigos e lasers, ou passar por um ferro velho, os bosses então, fazem jus as fases difíceis e em alguns casos são realmente complicados de se achar um jeito para matá-los.

Para concluir, posso afirmar que aqueles jogadores que sentem falta de uma pegada Hardcore devem jogar esse jogo, caso não tenham jogado. Os que já jogaram devem jogar dinovo, já que o mundo dos games está fácil demais e eles vão lembrar um pouco o jogo. Olhando por alto me lembrei de Resident Evil, quando ficava sem kunais, me lembrava da falta de munição no RE… Um ótimo jogo da  Sega, que por fazer sucesso teve continuação e merece mais.

Nota: 7,6/10

Comandos

A Jutsu
B Atira Kunais / Ataca
C Pula / Pulo duplo (pule enquanto no ar indo para frente, procure soltar o direciona, precisa de prática)

Itens e Ninjutsus

Itens

Adciona cinco kunais no seu arsenal
Adciona vinte kunais no seu arsenal
Dobra seu poder de ataque
Cura dois pontos da sua vida
Cura toda sua vida
 Uma vida extra
 Direito de usar mais um jitsu

Jitsu

Ikazuchi: “Arte do Trovão”. Este Jitsu protege Musashi de ataques inimigos e perde o efeito depois de um número certo de golpes levados. Um dos mais úteis

Kariu: “Fogo do Dragão”. Um Jitsu de ataque direto, que evoca diretamente a chama dos antigos dragões, o golpe destrói todos os inimigos da tela, e causa um bom dano em chefes.

Fushin: “Auto Levitação”. Outro Jitsu de suporte que torna Musashi tão leve a ponto de seus saltos desafiarem a gravidade.

Mijin: “Pulverização”. Sem dúvidas a melhor técnica de Musashi, um truque que custa a própria vida em troca de um dano alto, use-o com sabedoria

Detonado

Stage 1

Se passa nos bambuzais japoneses, a fase é bem simples, espere seus inimigos nascerem e tente atacá-los abaixado, pois se eles contra-atacarem é mais fácil de esquivar. Procure também economizar suas kunais, indo para cima do seu oponente sem usar kunais (no chute mesmo), isso vai requerer habilidade. Use as kunais mais para os samurais e cães. Cuidado com as bombas e procure manter o Pow, se ficar abaixado ele defende as shurikens dos ninjas, no fim da primeira parte logo em cima da seta de go tem uma caixa escondida com um coração (ela é invisível ao que parece). A segunda parte desta fase pode ser um pouco complicada, há uma vida em um dos pagodes. Uma dica é não procurar matar todos os seus oponentes se você os ultrapassar siga em frente (me refiro mais aos samurais).

Boss: Blue Lobster

Existem dois jeitos de acabar com ele. O primeiro é se você tiver kunais para gastar, basta ficar em um dos cantos da tela utilizando o salto duplo para atirar 10 kunais de uma vez. E um outro jeito, mais economico, basta você esperar ele atacar (não entre muito no alcance dele) ir para trás e atirar uma kunai mirando na cabeça/tórax do chefe, 10 kunais são necessárias para explodi-lo, isso se você não estiver com Pow…

Stage 2

Fase 2-1

É uma entrada para a fase em tókio, essa fase exige um pouco de cautela, já que os inimigos aqui podem ser muito traiçoeiros, isso sem contar as surpresas nas caixas. Se estiver com problemas use o poder Fushin, porém se quer treinar suas habilidades em saltar essa fase é ideal.

Fase 2-2

Finalmente a cidade de Tókio. Vá pelos prédios, ir pelo chão aqui é um erro, ou talvez um desafio. Tome atenção com as caixas (a maioria no solo é bomba), e aqui aparecem dois inimigos novos: a piranha vestida de freira e o espertão metido a Bruce Lee. Você os evitará se for pelos prédios, se treinou salto na fase anterior aqui tirará de letra.

Boss: Shadow Dancer

Quem teve a infância movida pelos consoles da Sega não achará o nome desse boss estranho e de fato não é, ele realmente é o Shadow Dancer um spin off de Shinobi. Não é muito difícil detê-lo, espere-o pular e aguarde ele chegar asolo, aplique uma rasteira nele. Você se arriscará demais desse jeito, mas é um bom modo de derrotá-lo, só tome cuidado, pois conforme ele perde vida o número de shurikens que ele atira aumenta. Se sua vida estiver baixa apele para o Ikazuchi ou Kariu.

Stage 3

Fase 3-1

Nesta fase, filho chora e mãe não ouve, o ritmo dela é insano! O ideal aqui é atirar antes de avistar o inimigo, literalmente. Depois pegar os das grades de costas. (você passa para trás da grade usando o pulo duplo). Tome muito cuidado e se for preciso use poderes, a fase é realmente complicada e se não tiver prática pode dançar nela, outra dica é evitar os cães, eles dão no saco e siga a trilha de ignorar oponentes.

Fase 3-2

O problema desta fase é que você provavelmente não terá muitas kunais, o bom é que ela não tem muitos inimigos, mas também não tem muitos itens para se obter. Fique atento com as escotilhas se elas abrirem e você estiver na frente deles, será um salto ao além.

Boss: Brain

O verdadeiro chefe está escondido dentro do compartimento da imagem, a arma de ataque dele são os lasers no teto. Não chegue muito perto (eu só cheguei perto para tirar um print mesmo). Va para o meio da tela atraía o laser até ele ligar e te seguir, quando ele fizer isso avance para o canto da tela e acerte uma kunai no cérebro quando ele aparecer. Isso pode ser demorado, se você utilizar o poder Kariu pode dar uma encurtada no processo, porém perderá pontos.

Stage 4

Fase 4-1

Um ferro velho, esta fase é menos complicada que a anterior, porém você deve ter a mesma cautela aqui. O bom é que os carros podem ser um bom escudo, o bom é pegar o que puder e economizar bastante. Você vai precisar de cada kunai mais para frente.

Fase 4-2

Dentro do lixão, onde os carros viram blocos de sucada. Esta fase é bastante traiçoeira e um descuido aqui será fatal. Abuse dos pulos duplos e procure evitar os oponentes, tente pegar o Pow que está por aqui e mais para frente a um atalh (difícil de descrever), mas usando o pulo duplo você pode cortar um bom caminho, sem precisar ir na extremidade esquerda da fase. É importante que tente manter o Pow nesta fase.

Boss: Terminator

Outro easter egg, este é do filme o Exterminador do Futuro. Você pode matá-lo de duas formas, uma vai te deixar praticamente sem kunais (se você tiver poucas), o outro vai dar uma economizada, mas você precisará usar um Kariu ou um Mijin. A primeira forma consiste em usar o salto duplo e atirar kunais (da plataforma na esquerda), depois de ele usar a investida, ou depois dele atirar um carro em você. E a segunda é ficar na mesma plataforma, esquivando dos entulhos que ele lança em você e aplicando a rasteira, que no Pow nada mais é do que um belo golpe com a espada, conforme ele for morrendo ele vai ficando verde.

Stage 5

Fase 5-1
Esta aqui é extremamente complicada e vai te exigir um pouco de paciência, seu objetivo aqui é subir o prédio, evitando os lasers e os usando de escada. Tome cuidado e em alguns casos ande abaixado, se estiver com problemas use a magia Ikazuchi para poder dar uma respirada.

Fase 5-2
Fase similar a 3-1, só que com o agravante de ter buracos no meio, um pulo duplo passa para a estrada onde as prostitutas dominam, se tiver kunai para jogar nelas jogue, senão cuidado. Tome cuidado também com o carro vermelho, pois ele passa por cima sem piedade, fora isso esta fase é boa para conseguir kunais e pow para o chefe

Boss: Armoured Vehicle

São três “campainhas” a primeira é tranquila de matar, fique na posição inicial e logo que ela aparecer atire quantas kunais puder, não chegue perto. A segunda bolinha vermelha é simples basta você passar para trás dela e ficar abaixado a chutando. A terceira porém é a mais complicada, já que você precisa acertá-la e evitar a corrente elétrica, vai precisar de paciência e de um ponto bom para acertar. Boa sorte

Stage 6

Fase 6-1
A popular Chinatown. Não vejo muita dificuldade nesta fase, se tiver muitas kunais vai conseguir passar com facilidade. Os inimigos dão muita sopa além de ser fácil evitá-los. O seu maior problema aqui será pular em uma parte o que vai consumir algum tempo seu, depois disso é tranquilo.

Fase 6-2
Um trem com ninjas, bombas e vigas, tudo isso em alta velocidade. Esta fase é ação a todo momento, e você tem que acompanhar o ritmo dela, esquive e use muitas kunais aqui, evite deixar inimigos para trás. Quando sair da parte escura as vigas vão parar de vir mas em compensação o cara do lança chamas vai aparecer, destrua tudo e todos e tome cuidado com as bombas.

Boss: Spiderman & Batman

Isso mesmo que você leu, é mais uma das homenagens da Sega. Spiderman é simples, basta acertá-lo quando ele estiver andando pelo teto de preferência em um dos cantos da tela, evite tomar a cabeçada dele e não pule entre as teias dele, procure ficar sempre na extremidade para poder evitar as teias. Batman já é um pouco mais complicado. Os morcegos dão dano e ele ainda tem um rasante que arrasa com sua vida. Minha dica é acertá-lo diversas vezes com kunais e quando estiver com a vida baixa usar o Ikazuchi. Espero que funcione com você.

Stage 7

Fase 7-1
Não é difícil, aqui são as docas de onde Zeed transporta seu armamento. A fase é mais focada em pular, porém os inimigos aqui podem te tirar do sério, principalmente em uma parte onde existem três bóias na água, minha dica aqui é matar os primeiros e passar direto, os evitando.

Fase 7-2


O começo engana, esta fase é muito difícil, principalmente o final dela. Não há jeito de passar aqui de primeira ou sem tomar dano (a menos que use Ikazuchi). O jeito mesmo é usar Ikazuchi, ou decorar a posição dos inimigos, torrando vidas no processo.

Boss: Godzilla


Nem preciso dizer que é outro easter egg. Godzilla é poderoso uma rajada flamejante do monstro e preciosos pontos de vida seu vão para o brejo, minha dica aqui é depois que ficar encostado no canto, passar para o meio da fase e acertá-lo, a rajada tem um problema o alcance, se você ficar nas extremidades da fase será um alvo fácil. Tome cuidado com o rabo dele e se ver que está com quatro pontos na vida, use Mijin.

Stage 8   

Fase 8-1

Essa fase pode ser um pouco frenética. Aqui existem uns lança chamas que não podem ser destruídos, minha dica é que saia do alcance deles, no segundo lança chamas onde tem um maluco jogando granadas perto, tem uma caixa secreta com um poder (a esquerda do maluco que joga granadas, e do lado da caixa com um coração tem que jogar uma kunai ali). Fora isso se tiver problemas use a chuva de kunais.

Fase 8-2

Essa fase realmente é complicada então eu encontrei um mapa, como não o fiz não vou marcar com o selo do blog. Tome muito cuidado aqui, e procure manter seu poder dobrado para enfrentar o chefe.

O objetivo é chegar na saída 20, então boa jogatina. Vai poupar bastante tempo se seguir o mapa

Final Boss: Zeed

Deixo bem claro que se quer salvar a mulher basta atirar uma kunai em um dos buracos na parede indicados na imagem, isso vai atrasar o bagulho a cair encima dela. Existem duas formas de matar Zeed, caso chegue aqui lotado de kunais, com uns dois poderes extras e com poder dobrado. Use Ikazuchi e fique abaixado perto dele, quando ele parar o cabelo em uma posição fixa acerte-o com golpes de espada e kunais, repita o procedimento até o Ikazuchi acabar, se estiver com mais um poder extra repita. Se não ataque-o até ficar com dois pontos de vida e use o Mijin (quando ele ficar vulnerável). Creio eu que o Mijin não funcionará dinovo, mas mesmo assim, use o Mijin quando sua vida estiver acabando. Se chegar na vida 0 use o Ikazuchi e acerte-o com Kunais procurando esquivar o golpe da cabelada é possível desde que ele num te encoste na parede.

Rômulo provando que é um cagão…

Após matar Zeed, curta o final bem curto, que muda caso você não salve a mulher:/

Cheats

Stage Pratice (não testado): Segure, A + B + C então aperte Start na tela de abertura, para poder praticar as fases

Shurikens Infinitas (testado e comprovado): Vá no Options e leve o marcador de Shurikens a 0, deixe lá por um tempo e um barulho vai rolar o 00 vai mudar para .

Bônus de 30.000 pontos (não testado): Comece uma fase com 11 vezes o seu número de vidas (se estiver com 2 vidas, tenha 22 shurikens) para receber uma bonificação nos pontos

Publicado em 4 de outubro de 2012, em 4-Mega Drive e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. igor_iraquara@hotmail.com

    jogo dificil em a ultima fase se n tiver o mapa vai demorar muito e ter sorte tbm vlw pelos post.

    Curtir

  2. Cara, gostava demais desse jogo, nunca consegui salvar a mulher, ela sempre morria.

    Curtir

  3. o pior chefe de todos é o segundo amarelo brilhante

    Curtir

  4. Nível altíssimo…..excelente Jogo,Nostalgia Total no Final dos anos 80….muito Atual para a Época!!!!Gráficos e imagens excepcionais!!!!Shooow!!!!

    Curtir

  5. Lembro-me que a primeira vez q cheguei no labirinto, desisti e passei pro meu pai kkk ele demorou 3 fucking horas pra achar a saída. Não consegui salvar a japinha na primeira vez, traumatizante😦

    Curtir

  6. Zerei esse jogo acho q com 6 ou 7 anos jogo de crianca

    Curtir

  7. zerei esse jogo em 99 quando ganhei meu primeiro Mega drive, quando tinha 13 anos. lembro que no labirinto eu tive que pegar um papel e ir marcando as portas, como eu jogava muito o jogo conseguia chegar com muitas vidas até essa fase e consegui zerar matando o Zeed de primeira. Ano passado sofri mais que tudo mas consegui zerar de novo na raça, mas deixei a mulher morrer. Jogo muito bom, um dos melhores que já joguei.

    Curtir

  8. Eu nunca consegui zerar na infância😦

    mas com esse mapa eu consegui zerar kkk
    muito bom o post!!!

    Curtir

  9. Siin !!!
    Sou mulher , tenho 15 anos e sou vidrada nesse jogo totalmentte viciada e onten cheguei no mestre graças ao mapa que vc postou aki ..
    obrigadooO ..
    :-X

    Curtir

  10. tem um final alternativo que e quando a garota morre prensada no final

    Curtir

  11. nostalgia total!! parabens pelo post

    Curtir

  12. Obrigado pelo post,me foi muito útil,Valeu!Continue assim.
    Um abraço e um ótimo 2014 : )

    Curtir

  13. Quase zerei esse jogo hoje, sofri bastante no labirinto , cheguei no último chefe,mas perdi e é a 1a vez que eu cheguei a enfrentar o Zeed

    Curtir

  14. joguei ese jogo 4anos atras

    Curtir

  15. danilo games- ex.em.games

    :O isso e facilçpra caraca man obrigado

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: