Por que protagonistas usam espada?

Não precisa ser um gênio para se ligar no que eu estou falando. Na maioria dos RPGs cult os protagonistas usam espadas. Essas armas orientais são um dos símbolos da cultura pop. E eu em meu caminho para minha humilde residência (não é um trocadilho com aquela música chata), vim me perguntando “por que será?”. Então como uma luva que cai sobre a mão do pintor, estava passando na tv um programa sobre armas… Mas vou deixar para contar no final e vou usar outras opções de armas para os produtores e criadores, também vou dar uma esquecida nas armas negras (armas que usam pólvora) embora elas apareçam bastante nos RPGs atuais.

Por que não a lança?

Uma vara de madeira com uma ponta afiada, isso é basicamente uma lança, uma arma que qualquer mateiro consegue fazer, algo muito primitivo. Tem um alcance muito bom, mas sofre com várias desvantagens: é muito grande e por isso é muito difícil de ser dominada, um golpe já leva praticamente à arma inteira para o campo do oponente. Outra coisa muito ruim da lança é que ela só tem uma forma de ser fatal, tudo bem que é bem efetiva, porém estocadas são golpes previsíveis. A lança é uma arma que fez muito sucesso na idade média, os cavaleiros a utilizavam com rigor, principalmente em justas. Porém não me vejo usando ela em um combate, nem vejo outros guerreiros a usando. A lança nos RPGs é muito usada pela Square em seus Dragoons de Final Fantasy, é um exemplo bastante popular, além de ser uma arma secundária para o protagonista em alguns jogos da série Tales. Uma tipo da lança que eu gosto bastante é a Alabarda embora seja pior do que a lança em questão de controle, a alabarda adiciona a lança o corte necessário, pena que é só na ponta. Portanto a lança acaba ficando fora de mão, para qualquer guerreiro e confessemos, a lança não possuí um charme para ser a arma de um protagonista, embora eu goste bastante dela:/. Na imagem você pode ver um exemplo de Lancer, o Albert de Legend of Dragoon.

Por que não o arco e flecha?

O arco e flecha são um conjunto perigoso na mão de quem sabe usar, e também são primitivos. A chave aqui é o alcance, é essencial em caçadas, talvez por isso Rangers e Hunters são as classes que mais vemos com o arco. Porém o arco é só isso, ele não é bom para combates a curta distância e para recarregar uma flecha você gasta alguns minutos, algo que é precioso. A sagacidade nos arcos está nas flechas, flechas explosivas, flechas múltiplas, flechas que pegam fogo e por aí vai, embora existam outros tipos de arco, como as bestas e balistas. Os arcos tem estilo e não morreram com o tempo, muitos ainda usam o arco para caçadas e o tiro com arco é uma modalidade nos jogos olímpicos. Nos jogos o arco também é muito bem representado, quem não se lembra da Fran de Final Fantasy XII, ou de Chester de Tales of Phantasia, melhor ainda: Lilika de Rogue Galaxy. Duas arqueiras super gatas e um arqueiro frio, nato. Que time hein… O arco está mais para os coadjuvantes pessoas que cobrem o protagonistas, portanto não é uma arma muito adequada para um protagonista.

Por que não o machado?

Sempre que vejo um machado de batalha me lembro de Gillius Thunderhead de Golden Axe. O machado oferece cortes ferozes, que ficam cravados no corpo dos oponentes, um corte que se não é fatal, vai deixar o inimigo na lona por um bom tempo. Machados e sua variante o martelo surgiram na antiguidade, todos já viram uma imagem do homem primitivo segurando um tacape. Os machados tem a fama de serem pesados, o que de fato são e geralmente os brutamontes é que o dominam com perfeição, alguém já viu um protagonista brutamontes (em outros RPGs geralmente são anões que usam os machados, algo exemplificado em WoW). Eu já em Shadow of Rome e em Golden Axe, mas em RPGs os machados são armas para os caras com grande força ofensiva e defensiva, mas pouca agilidade e inteligência, prova disso são os Beserkers de Final Fantasy V. O machado também pode ser usado para arremesso, sendo esse mais leve que seu primo destruidor, gosto de assimilar o nome tacape a esses machados de arremesso. Já o martelo ou marreta também é outra arma pesada, e muito menos empregado em combate, era uma arma mais utilizada por ferreiros, se é que era utilizada como arma, está mais para uma ferramenta. Ou seja, a menos que seja onde o principal seja um bárbaro ou um ferreiro, os machados perdem sua função, já que o poder de ataque é imenso, porém a técnica com ele é horrenda.

Por que não a faca?

Facas são pequenas, ágeis e nas mãos certas são fatais. As facas são muito mais do que armas, são utensílios, você corta pão com uma, passa manteiga no próprio pão com outra, ou seja, não servem apenas para matar, servem também para fazer um café da manhã! Muito associadas a ladrões (como Karn de Breath of Fire), as facas são armas traiçoeiras, geralmente usadas para matar na encolha em um combate menos evidente, onde o que se deve esconder é a vontade de matar a pessoa e guardar para o momento no qual o oponente estivesse próximo. Não precisa ser gênio para notar que as facas são versões menores das espadas e com isso tudo é reduzido, o alcance e o corte, porém a perfuração e o controle me parecem um pouco melhores já que é uma arma ágil. As facas também podem ser de arremesso, exigindo uma maestria maior ainda. Existe um protagonista que usa facas: o furtivo Zidane de Final Fantasy IX (vocês devem achar que eu só jogo Final Fantasy), em alguns outros jogos os protagonistas utilizam facas no começo, já que é uma arma versátil, logo pode ser equipada por muitos, afinal de contas, não precisa ser um gênio para enfiar uma faca em alguém

Por que não os punhos?

A arte de lutar, o punho ou o corpo é uma defesa natural. Aqueles que dominam o corpo tem um poder imensurável, palavras de um monge qualquer da vida. Quem já jogou um Beat’em Up (Fighting Force, Streets of Rage, Final Fight, etc) sabe que o protagonista desses jogos usam os punhos e não são monges, geralmente são artistas marciais que querem fazer justiça com as próprias mãos, literalmente. Porém em RPGs os punhos são guardados para personagens que estão desarmados, algo que ocorre quando você precisa de grana e acaba por vender tudo. Ou então esses personagens são monges, em monges há vantagens quando estão desarmados e tem um ataque IMENSO, porém os protagonistas nunca são monges, eu sinceramente nunca vi um RPG onde o principal é um monge, posso citar Saiyuki: The Journey West, mas mesmo assim ele usa um cajado. Os punhos podem ser fortalecidos por soqueiras, nas brigas de rua temos o popular soco inglês. Enfim a defesa natural é algo que está para o monge calmo e foderoso que acompanha o grupo.

Por que não o cajado ou bastão?

Quando falo cajado, incluo bastões e cetros. O cajado é um simbolo de sabedoria, todo líder sábio (e muitas vezes maluco) usa um cajado. Nos RPGs os cajados representam isso sendo uma arma que muitas vezes aumentam a inteligência e são usados especialmente por magos (às vezes usam livros). A menos que o protagonista seja um, o que ocorre em alguns jogos (como Quest64 ou Dragon Quest V), eles não usam cajados. Falando dos bastões esses são usados mais para o combate e muito por monges. Se pegarmos um protagonista de animês, bem popular como Goku podemos dizer que os bastões tem uma boa moral. Muito mais físicos que mágicos, quem nunca usou a vassoura como bastão, não sabe do que eu estou falando, os bastões são muito bons para claro os monges e lutadores amadores, coisa que um protagonista não é.

Eu poderia falar de várias armas, porém perderia tempo para chegar onde quero chegar. Falei das mais vistas nos RPGs, se você acha que uma arma ficou de fora e foi injustiçada, por favor comente, terei prazer em debater, por agora vamos chegar no nosso foco e tentar responder a pergunta.

Por que a espada?

As espadas foram as armas de uma era, todo guerreiro tinha uma, esse é um fator para elas serem largamente usadas por protagonistas. Depois na idade moderna, as espadas eram um símbolo de poder, os nobres do mais alto escalão possuíam uma na cintura, tudo bem que não eram usadas, mas estavam ali para demonstrar poder, outro fator. Além do uso em larga escala e da simbologia, a espada alinha tudo que uma arma precisa ter, controle, alcance, fatalidade, tudo está em equilíbrio quando falamos da espada. Mas é claro que não é qualquer espada, a espada pode ser um gládio, um sabre, uma montante, uma katana. Na minha fonte eles indicam que a katana, a espada japonesa é a melhor das espadas, a que melhor equilibra o domínio e facilita as condições do combate. Além disso as espadas montaram lendas ao seu redor (como a Excalibur, ou a Masamune) e se tornaram muito mais do que armas ou utensílios, são verdadeiros símbolos, não só da cultura pop, mas também um símbolo humano. Falando dos RPGs os protagonistas tem uma maestria e uma associação muito grande com as espadas, geralmente os protagonistas são caras de bom coração querendo acabar com um mal a qualquer custo, porque eles são muito baseados no que se imagina de heróis da idade média, sejam japoneses ou europeus (os japoneses tem tanto fascínio pela cultura ocidental quanto temos pela deles). Espadas fazem parte de nossa geração, construíram uma reputação tanto pelos RPGs de mesa como D&D e pelos RPGs de console, principalmente para quem começou a jogá-los no SNES. Um dia ainda vou comprar uma espada, mas não vou sair por aí como Donquixote achando que moinhos são gigantes, vai ser mais que um item de coleção, será um item para marcar na minha casa meus bons momentos com os RPGs que na minha opinião tem histórias mais sólidas que alguns livros. Enfim espero ter respondido a pergunta

E mais que isso, espero que tenham se divertido lendo esse artigo, até a próxima o/

Publicado em 9 de setembro de 2012, em Especiais e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. E ai cara, gostei muito deste site. Sempre gostei dos Rpgs dos anos 90 e essa questão da espada sempre me deixou encucado. Gostaria de citar alguns exemplos que fogem do “padrão”: Seiken Densetsu 3 (tendo protagonistas diferentes), Legend of Mana – meu xodó – (liberdade para escolher as armas), Suikoden 2, Secret of Evermore, o próprio Final Fantasy 2 permite personalizar e especializar os protagonistas. Bem, não sei dizer dos mais novos porque gosto dos mais antigos como já falei. Parabéns pela página.

    Curtir

  2. Muito legal esse seu blog, bem focado em jogos clássicos das gerações dos anos 80 e 90, muito legal mesmo, boa iniciativa. Geralmente não gosto de comentar em blogs, mas boas iniciativas e construtivas como essa merecem serem elogiadas. Parabéns cara.

    Curtir

  3. Ficou legal o tópico! show….
    Faz um tópico sobre armas diferentes
    Poderia falar sobre armas mais diversas Nunchacos um protagonista com ele falta só tem o michelangelo, sai(adaga do Rapahel TMNT), leques e por ai vai !

    Curtir

  4. podia ter falado da foice, q eh uma arma tao linda

    Curtir

  5. nos quatro phantasy stars ten senpre alguen que usa garras

    Curtir

  6. tem o mario do mario rpg a arma que ele mais usa é um martelo (mesmo a arma mais poderoza dele sendo um casco,como arqueiro tem a Rosa de ff4 tmbm e a Marle de chrno Trigger e poderia tmbm dizer sobre armas em jogos de rpg tipo Onimusha 3 (Ta não nescesariamente é um rpg mais no começo do jogo ele usa uma arma) e a Lucca do Chrono Trigger

    Curtir

    • tem tambm usando armas Geno de Mario RPG os punhos quem usa tem o Mallow de RPg e a Peach (tudo bem que ela esbofeteia o oponente com tapas e mesmo assim ela usa guarda-chuvas ou panela(que por sinal é a arma mais poderosa dela) e tem tmbm yang de ff4 como monge usando os “punhos”(que na verdade são guarra)

      Curtir

    • Mario é personagem clássico de jogos de plataforma! Em suas versões de RPG ele usa sim um Martelo, mas ele também tem o pulo e a magia de fogo (em Mario & Luigi). Ele foi o unico protagonista que você citou nos seus comentários, os outros personagens são coadjuvantes (Cecil é o protagonista em FF4, Crono em Chrono Trigger e ambos usam espadas)… Eu cito protagonistas, um exemplo de protagonista é o Sanzo do Journey West que usa um cajado!

      Curtir

    • Protagonistas que nao usa espadas :ark,will,vaan,mario,lucas,ness,rhis,o heroi de dragon quest 5,o heroi de persona 4 e 2, o heroi de shin megami tensei 1e2 e niten zidane,terra,e ali (beyond oasis)esses sao os protagonistas que nao usa espadas em seus rpgs. Espero que nao fique bravo!

      Curtir

    • Porque eu vou ficar bravo? Você citou alguns que não usam espadas… Isso não muda o fato de que a maioria usa espada .-.

      Curtir

    • Porque voce se enfureci com qualquer coisa eu as vezes ate tenho medo

      Curtir

  7. as foices…arma usada muitas poucas vezes nos rpgs quem nunca viu magus de chrono trigger? foices são armas boas de serem usadas pois cortam como espadas e facas e são ageis de se usar pois tambem se parecem muito com as lanças em fim a foice tambem merece um lugar no artigo.

    Curtir

  8. Exceções: Xenogears, Xenosaga, Final Fantasy IX, série Suikoden (1, 2 e 5), Chrono Cross, Tales of Legendia, Saiyuki (citado no artigo), Persona 2 e a série Shadow Hearts

    Curtir

  9. Blunts e Maces sempre foram mais o meu estilo em todos os RPGs, a ideia de stun ou de poder esmagar o adversario dava sempre a ideia que seu personagem era um “Hercules”
    pelo post.

    Curtir

  10. Pode crer, mas as foices também são bem idolatradas, usada por Orochi do Warriors Orochi e Zasalamel do Soulcalibur, além de ser minha arma preferida em jogos!

    Curtir

  11. Demorei para comentar pois li item por item e sempre algo me interrompia, a espada é útil mas como prefiro mortes furtivas ainda sou mais fã da faca por poder matar sem ser percebido, Se der M posso correr e lançar a faca nos perceguidores ou ainda matar lançando ela à distância, é uma boa arma de curto e longo alcance, mas exige muito mais habilidade🙂

    Curtir

  12. Esqueceu de mencionar a foice😀

    Curtir

  13. Existem umas poucas exceções… rs, na verdade conheço várias. Mas de fato, espadas são o marco de quase todo herói, ou personagem principal de algo que oferece uma infinidade de armas🙂

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: