SNES / PS1 – Captain Commando – Análise / Dicas

Um dos mais corriqueiros jogos de Beat’em Up do SNES, famoso também nas maquinas de arcade dos fliperamas, Captain Commando conta a história de um herói próprio para salvar a cidade de Metro City (a mesma da série Final Fight só que anos à frente) do crime futurístico. Para isso ele conta com a ajuda de três amigos Ninja Commando, Mummy Commando e Baby Commando, juntos eles devem parar a aristocrácia e seus objetivos maléficos. A história eu tive que ler da wikipédia porque o jogo em si não apresenta nada sobre ela, você já entra caindo na porrada, ponto positivo? Talvez seja para alguns, mas para mim sempre tem que haver um porque, mesmo que seja uma maldade. O jogo nem intro tem, nada que nos apresente aos personagens ou coisa parecida. Se você procura um jogo de pura ação é o que vai encontrar em Captain Commando, mas a ação não é tão formada assim, não há grandes surpresas no jogo, com a exceção de um estágio onde você enfrenta dois chefes ou há uma “linha de ataque” dos inimigos que também não tem AI alguma. Parece que a produção cagou e andou também para o desenvolvimento de seus inimigos eles só te batem se você der MUITA bobeira porque é bem difícil apanhar para um deles jogando em plena consciência. O que realmente é marcante em Captain Commando são os personagens, a variedade de seus personagens jogáveis, cada um tem uma característica não miscelânica, mais em combate mesmo. Por exemplo: Baby Commando é o único que pode pular segurando um inimigo, Capitain Commando pode tacar fogo variando um certo comando e por ae vai, cada um tem uma individualidade na mecânica do jogo. Além disso alguns chefes são desafios a serem batidos sendo de grande dificuldade para matá-los, além disso é um jogo que permite jogar com seu amigo dobrando a diversão e cortando pela metade a dificuldade. Tente aproveitar as dicas e desfrutar do jogo, aposto que vai se divertir!

Nota:
7,5 / 10,0


Personagens:

Vou me referir basicamente na história de cada personagem, não quero me aprofundar em golpes e técnicas, novamente terei que apelar para Wikipedia por falta de informação no jogo (não estou copiando, só estou usando como fonte de informação).

Captain Commando: Captain
Info: Herói e líder dos Commando, ele é muito forte e possui uma armadura lotada de equipamentos como Captain Goggles (óculos) capazes de enxergar um bandido em até 2Km de distância usando um banco de dados, Captain Protector (protetor/armadura) feita com um material chamado Captanium que resiste as maiores temperaturas que possa imaginar e Captain Gaunlet (luvas) que multiplicam o poder dele em 48 vezes.
Especial Captain Collider: Soca o chão criando uma onda elétrica.
Golpes Úteis: Captain Fire, dando um dash e pulando atacando com chamas.
Resumo: Bem equilibrado, um dos melhores, pode atacar de diferentes jeitos, pra mim só perde pra múmia.

Mummy Commando: Mack
Info: Uma múmia alienígena portadora de facas que derretem tudo que tocam, suas armas são Captain Cap (chapéu), lembrança da primeira vez que se encontrou com Captain Commando, Genetic Bandage que são as suas ataduras, adaptadas para poder sobreviver na Terra, Gravity Controllers (sapatos) permitem a ele controlar a gravidade, isso o ajuda nas lutas.
Especial Spinning Attack: Fica girando e atacar o inimigo com as bandagens, similar a um chicote.
Golpes Úteis: Drouble Trouble, ataca o inimigo com as facas, Assalt Sky igual ao anterior, só que aéreo, outra coisa são seus agarrões onde é possível encaixar alguns socos antes de joga o oponente no chão.
Resumo: Pra mim o melhor, tem um ótimo ataque e mobilidade, adoro seu especial, sua fraqueza é a baixa defesa(e alem disso a feiúra kkk).

Ninja Commando: Ginzu
Info: Um ninja altamente treinado que luta Bushin-ryu Ninpo uma arte de Ninjutso (mesmo que o de Guy do Final Fight), Sua espada pode fatiar o inimigo em pedacinhos, seus equipamentos são Eyes Ninja que permitem enxergar um inimigo no breu a 500 metros de distância, Suit Ninja uma roupa mais resistente que o aço e mais leve que a seda. Servant Sword em mãos inabilitadas a espada é inútil, mas nas mãos dele tem precisão atômica.
Especial Smoke Bomb: Joga uma bomba de fumaça que explode acabando com o inimigo.
Golpes Úteis: Laizuki, atravessa vários inimigos de uma vez. Flying Katana corta os inimigos enquanto pula.
Resumo: Médio, não gosto de jogar com ele, mas é possível de se usar dependendo do estilo.

Baby Commando: Baby
Info: Um bebê gênio que criou seu próprio robô de combate (não me pergunte como a criança é tão esperta). A máquina vem equipada com, Talking Machine, igual a uma chupeta, porem está permite que Baby fale 3000 idiomas de diversos planetas. Stable Cradle esse permite que o robô fique instável não importando a inclinação. Salverfist Vehicle com 12.000 mil cavalos de força e pesa 582Kg. Missile Launcher uma unidade de produção de mísseis usados no especial e por fim Jet Houver que são propulsores de alta velocidade.
Especial Rocket Knee: Lança mísseis pelo joelho.
Golpes Úteis: Rolling Punch soco que gira como uma broca, Smash Elbow, ataca o inimigo com um golpe de cotovelo.
Resumo: Bom em agorrões, mas não é lá muito bom. 


Fases:


Stage 1 – City
Não há muito o que cê falar aqui, é uma fase simples, tão simples que só tem um item de cura e um item de ataque! Apenas acabe com seus oponenetes e estará feito
Chefe – Doug: Bata nele até encostar ele na parede, quando ele levantar continue batendo. Tome cuidado com uma investida que ele da com o ombro, tente esquivar disso.

Stage 2 – Museum
Prepare-se, pois os homens das cavernas estarão à solta. A primeira parte é pequena, dentro do museu, já a segunda é pelo subsolo do museu aonde estão os homens das cavernas. A fase é tranquila você dificilmente terá dificuldades nela.
Chefe – Shtrom Jr: Fraco, mas deve ter cuidado ao detoná-lo, ele atira arpões e entra no cenário com uma voadora, se não tiver cuidado pode pagar com a vida. Sua defesa é baixa então seus golpes tirarão grande dano dele, aproveite isso para fazer combos.

Stage 3 – Ninja House
Antes de entrar na casa você passará pela rua, e nela o coro vai comer tome cuidado com os cuspidores de fogo e com as mulheres cabeludas que jogam bombas serão seu problema. Quando chegar na frente da casa os ninjas apareceram, nada demais a destacar apenas use a pistola para acabar com eles e por fim virá um samurai bem chatinho, você pode ter problemas para enfrentá-lo então tente economizar a pistola para ele. Ao vencer você vai entrar na casa dos ninjas e lá o negócio vai ficar frenético, avance e logo chegará no chefe.

Chefe – Yamato: Complicado, você pode perder algumas vidas aqui. Quando ele pular para trás de você seja mais rápido e ataque-o nas costas, seu problema também será que os ninjas entrarão na luta para atrapalhar, procure focar no boss e cuidado com o golpe da lança dele, se necessário use especial.

Stage 4 – Circus
Provavelmente a fase mais difícil até aqui não há muita coisa interessante nessa fase apenas um picadeiro onde os inimigos vão aparecer aos montes. Detone-os e economize vida, pois o chefe será um caos.
Chefe – Monster: Esse chefe é difícil mesmo, o dano dele é alto e e ele não sossega em um canto, jogando com dupla é mais fácil um distraí ele e outro bate pelas costas. Com um jogador a coisa fica mais sinistra tente bater nele quando ele estiver encostado na parede assim terá mais chances de poder bater dinovo. Evite tomar muito dano, esquive o máximo que puder e tente achar o momento certo para bater

Stage Bonus – Sea Port
Sua missão é perseguir o doutor maluco que criou o monstrão anterior, você pode pegar alguns items aqui que lhe darão pontos só tome cuidado com os óbstacúlos (quebre-os com seu combo), a fase é simples, não há muito que se comentar além disso.
Chefe: É simples, apenas bata nele antes que o tempo acabe…

Stage 5 – Aquarium
Fase de desenvolvimento simples, a única observação aqui é um oponente chamado Z, tome cuidado com as investidas dele seu maior problema será com os chefes.
Chefe – Shtrom & Druk: Se acha que vai ter a mesma facilidade que teve com o chefe do Stage 2 está enganado. Aqui o papai de Shtrom Jr vai mostrar que é muito mais poderoso que o filho e se acha que acabar com ele será barbeira ele trará uma espécie de clone que pode complicar sua vida. Saia do canto esquerdo da fase e tente jogar o chefe para esse lado (volta e meia aparece uma barreira de cuspidores de fogo, tente fazer os chefes cair neles), evite as voadoras.

Stage 6 – Underground Base
Fase díficil, poderá lhe custar algumas vidas se não for cuidadoso. Logo no começo bata nos barris para ganhar itens de cura e de pontuação, não se preocupe com os inimigos apenas detone eles, no final da primeira parte encontrará uns buracos de onde saíram inimigos as pencas, procure não ficar encostado na parede e tente repeli-los para os buracos de onde vieram. Avançando chegará na segunda parte, onde enfrentará um daqueles samurais e uma mulher-bomba, procure jogar um encima do outro e se estiver em dupla pode dividir com seu amigo os dois oponentes, tome cuidado o dano dos dois inimigos é massivo
Chefe – Boots: Difícil ele da uma voadora que cobrirá toda a área horizontal então fique andando de lado (esquerda para a direita) evitando assim esse golpe poderoso, outro problema é que ele tem um contra-ataque rápido e feroz, tente fazer como fez com o Monster e procure espaços que o inimigo da, use o especial se necessário.

Stage 7 – Enemy’s Spaceship
Fase mais difícil do jogo, aqui choverão inimigos e não fique nas laterais, fique sempre no centro da área para não sair prejudicado.
Chefe – Doppel: Será seu clone e o clone de seu parceiro (caso esteja com um), chefe fácil para a fase que passamos, não terá muitas dificuldades.

Last Stage – Callist
De notável aqui só a quantidade pequena de inimigos e uma facilidade no que era para ser a fase mais difícil do jogo, meio decepcionante esse último estágio, de quebra aqui você enfrentará o chefe do Stage 1.
Chefe – Scoumicide: Sim esse sim é o chefe mais difícil do jogo, não é atoa que ele é o ultimo. Tente ficar sempre atrás dele e só é possível acertá-lo com golpes no ar, estando atrás dele seus projéteis serão facilmente desviados e um golpe dele no qual o chão explode também, tente usar o especial caso não consiga escapar, tenha paciência e boa sorte.

Caso você feche no modo Hard, o final vai mostrar um anúncio de TV dizendo que a gangue de seres super-poderosos foi eliminada, mas não sabem como. Então em uma transmissão Capitain Commando aparece e diz que eliminou o engenheiro genético que criou a gangue. O apresentador vai perguntar quem é, e só uma imagem descreve a resposta.

Capitain ending

Após isso sua pontuação é jogada na tela e parabéns por ter finalizado o jogo!
Espero que gostem

Por: Matheus C. Sardinha e Thel Martins

Publicado em 20 de outubro de 2011, em 1-SNES, 6-PS1 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. kd a peste do codigo ? so entrei para ver os codigos hostoria vejo quando virar o jogo

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Não damos códigos cara! Leia o título, não tem nada disso, não damos cheats q estejam por fora do jogo, vc veio ao site errado.

      Curtir

  2. Andrei, muito obrigado por comentar isso! Fiquei pé da vida quando o fim foi só aquela coisa arcade!

    Curtir

  3. Esse jogo é muito clássico! Um dos melhores beat’em ups do SNES!

    Ah, e sobre o final do jogo, tem uma cutscene extra quando termina o jogo na dificuldade mais difícil.

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: