GBA – Pokémon Emerald – Detonado parte 3

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Finalmente a Interminável Parte 3 do Detonado acabou! Aqui você verá tudo que pode fazer antes de vencer a liga e consequentemente fechar o jogo, eu gosto de chamar essa parte de side-quests pré-liga, por mais que a história do jogo seja quase irrelevante eu tentei fazer o artigo de forma com que você possa consultá-lo em qualquer momento do jogo sem receber spoilers, as dungeons foram ordenadas se baseando no momento em que você possa as explorar totalmente. Eu não incluí Meteor Cave nessa parte porque o principal “prêmio” dela não pode ser pego antes da liga, Safari Zone e Trick House estão divididas em partes, isso se dá por conta de que ao vencer a liga você ganha uma pequena expansão ao terminar o jogo.

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base Contest Hall

Vamos começar pagando as minhas dívidas, existe uma série de rotas que não passamos durante nosso detonado. Vau listar o que faltou e o motivo de não termos passado pela rota:

  • Trilha aquáticas de Petalburg – Dewford – Slateport(105, 106, 107, 108 e 109). Motivo: Passamos de barco já que não tínhamos o Surf na época.
  • A outra saída de Mt. Pyre(123). Motivo: Essa rota não pode ser acessada saindo de Mauville e pelo Mt. Pyre é muito mais rápido dar maia volta e sair surfante, das rotas opcionais essa é a mais provável que já tenha visitado.
  • Rota em cima de Mossdeep(125). Motivo: Esse é um dos cantos extremos do mapa e não há nada de obrigatório.
  • A rota a Sudoeste de Ever Grade(129). Motivo: A entrada para a cidade se dá n rota 128, a rota em questão fica mais a sul, podendo ser completamente ignorada.
  • Rotas a esquerda de Pacifidlog(132, 133 e 134), Motivo: Mesmo sendo uma cidade, Pacifidlog não é obrigatória, até chegamos perto dela ao visitar Sky Pilar, mas infelizmente tudo a esquerda dalí é opcional.

Nota: Eu sei que você passou pela rota 109, mas só uma parte dela, como você não podia explorá-la completamente preferi deixar para essa parte.

Vou listar as rotas que faltam em ordem crescente, e no final as dungeons que estão presentes, mas primeiro vamos a o que tem de bom em Pacifidlog, afinal é a última cidade que falta, como eu meio que falei antes, basta ir na rota 128 e seguir a esquerda, ignore Sky Pilar e também só falta essa cidade no jogo, você teria que ser bem cego para se perder.

Índice:

Locais Opcionais:

Rotas Ocionais:

Dungeons Ocionais

Pokémons Lendários

Pacifidlog Town:

Itens:

300px-Pacifidlog_Town_E

  1. TM 21 – Frustraction, mostre um pokémon infeliz para o homem na casa
  2. TM 27 – Return, mostre um pokémon feliz para o homem na casa
  3. Wave Mail, carregado pelo pokémon que ganhar na única troca da cidade

Você pode fazer poucas coisas aqui. No centro Pokémon um cara loiro a direita pode te ensinar uma ver o golpe Explosion, na casa a esquerda na parte de baixo se você mostrar um pokémon infeliz para o velho receberá a TM 21 – Frustration, se mostrar um feliz receberá a TM 27 – Return, mas apenas um por semana(mostrando um nem triste nem alegra, nada acontece). Na casa do meio na parte de baixo você pode trocar um Bagon por um Horsea. Por fim, na casa a direita na parte de baixo um velho careca a direita pode dizer se a Mirage Island pode ser acessada nesse momento, para saber o que é isso acompanhe esse detonado.

Contest Hall:

Outra pendência que ficou da parte 1, o Contest Hall é uma side-quest bem diferente do normal, ao invés de batalhar você deve vencer como a “beleza”  de seu pokémon, existem cinco categorias, Beauty(bonito), Tough(resistente), Smart(inteligente), Cool(legal), Cute(fofo).

Cada categoria possui quatro Ranks – Normal > Super > Hyper > Master. É preciso vencer o anterior para permitir que seu pokémon participe de um superior. Outro prêmio é que se você vencer no Rank Master e fazer uma grande pontuação um arista irá aparecer e colocar um retrato de seu pokémon, o quadro ficará no segundo andar do museu.

Pretendo fazer um artigo mais completo sobre ele, não tem condição de explicar profundamente e indicar as melhores escolhas no meio da parte 3, eke terá uma sub-parte do artigo destinado só para os festivais. Se quiser começar a jogar mesmo sem meu artigo, abra o menu do pokémon e veja seus golpes, escolha a categoria onde eles se enquadrem melhor, em seguida de poliblocos ao seu pokémon que evoluem os mesmos tipos que pretenda competir. Na competição não repita os mesmos golpes em seguida.  

Route 105:

Itens:

300px-Hoenn_Route_105_E

  1. Heart Scale, escondido no chão, HM Surf necessária
  2. Big Pearl, escondido no chão, HM Surf necessária
  3. Iron, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

A rota não tem muito a oferecer, em termos de itens nada de mais e além deles um punhado de treinadores, seu real objetivo será explicado no futuro, você poderá pegar um pokémon lendário se continuar lendo o detonado.

Route 106:

Itens:

800px-Hoenn_Route_106_E

  1. Stardust, escondido na pedra
  2. Poké Ball, escondido no chão
  3. Heart Scale, escondido no chão
  4. Protein, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Você já pode ter explorado boa parte dessa rota quando esteve em Dewford pela primeira vez, mas como os itens não são muito úteis preferi deixar a explicação para depois, se já pegou o único “diferencial” aqui será o item que só é acessível por Surf, será preciso passar por Dewford antes de ir a próxima rota.

Route 107:

800px-Hoenn_Route_107_E

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Essa rota literalmente só serve como ligação o máximo que vai achar aqui é um punhado de treinadores.

Route 108:

Itens:

800px-Hoenn_Route_108_E

  1. Star Piece, em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. Rare Candy, escondido na pedra, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Você poderá ver o navio abandonado, mas não vou explicá-lo agora, continue o detonado para ver.

Route 109:

Itens:

380px-Hoenn_Route_109_E

  1. Revive, escondido no chão
  2. Ether, escondido no chão
  3. Heart Scale, escondido no chão
  4. Great Ball, escondido no chão
  5. Heart Scale, escondido no chão
  6. Soft Sand, fale com a garota no local
  7. Soda Pop x6, prêmio por vencer a Seashore House
  8. Heart Scale, escondido no chão, HM Surf necessária
  9. PP Up, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Você  já deve ter passado por quase toda rota, eu meio que me arrependi de deixar essa rota pra parte 3, pois são tão poucas coisas que pode pegar agora, mas o que ta feito ta feito, finalmente terminamos a primeira área das rotas adicionais. Vale lembrar da Seashore House, onde você faz algumas lutas e ao vencê-las você ganha alguns refris.

Route 123:

Itens:

798px-Hoenn_Route_123_E

  1. PP Up, escondido no chão, HM Cut necessária
  2. Rare Candy, escondido no chão, HM Cut necessária
  3. Rawst Berry (X2), no solo fértil
  4. Sitrus Berry (X2), no solo fértil
  5. Pecha Berry (X2), no solo fértil
  6. TM 19 – Giga Drain, mostre um pokémon de grama a garota
  7. Hyper Potion, escondido na pedra
  8. Leppa Berry(X2), no solo fértil
  9. Leppa Berry(X2), no solo fértil
  10. Elixir, em uma pokébola
  11. Super Repel, escondido no chão
  12. Calcium, em uma pokébola
  13. Revival Herb, em uma pokébola
  14. PP Up, em uma pokébola
  15. Ultra Ball, em uma pokébola
  16. Qualot Berry (X8), no solo fértil (pode não aparecer)
  17. Pomeg Berry (X8), no solo fértil (pode não aparecer)
  18. Grepa Berry (X8), no solo fértil (pode não aparecer)
  19. Revive, escondido no chão
Shuppet

Shuppet

26 / 28 30%
Poochyena

Poochyena

26 20%

Mightyena

Mightyena

26 / 28 20%

Oddish

Oddish

26 / 28 15%

Wngull

Wngull

26-28 9%

Gloom

Gloom

28 5%
Kecleon

Kecleon

25 1%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

A única rota terrestre que ainda resta, venha com o Cut, na casa no final da rota é a do mestre das Berries, ele te dá duas raras uma vez por dia, entre elas estão( Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, Tamato, Cornn, Magost, Rabuta e Nomel). Ao lado dele fica a sua esposa que também te da Berries, mas em um sistema diferente, ele exibe uma tela onde você deve preencher com duas palavras, mas é preciso ter fechado a liga para achar as raras e ter visto Latios/Latias para ter uma mais rara ainda, caso monte algo diferente ela irá de dar uma vez por dia uma Berry aleatória entre as comuns, abaixo as frases:

GREAT BATTLE – Spelon Berry – Precisa ter fechado o jogo

CHALLENGE CONTEST – Pamtre Berry – Precisa ter fechado o jogo

SUPER HUSTLE – Balue Berry – Precisa ter fechado o jogo

COOL LATIOS – Durin Berry – Precisa ter visto um Latios

OVERWHELMING LATIAS – Watmel Berry – Precisa ter visto uma Latias

Route 125:

Itens:

  1. Big Pearl, em uma pokébola, HM Surf necessária

800px-Hoenn_Route_125_E

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 60%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 40%

A rota basicamente é a porta de uma side-quest, não muito mais que isso, como você já deve ter pegado, vai ficar mais pra baixo no detonado.

Route 129:

800px-Hoenn_Route_129_RSE

Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 4% X

Wailord

Wailord

25-30 1% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 60%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 35%

Luvdisc

Luvdisc

30-35 X 5%

Agradeça pelo Wailord, por que se ele não estivesse exclusivamente aqui eu diria que essa rota não serve para nada.

Route 132:

Itens:

800px-Hoenn_Route_132_RSE

  1. Protein, em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. Rare Candy, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 45%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 40%

Horsea

Horsea

25-30 X 15%

A única novidade nessa rota é a possibilidade de pegar um Horsea, fora isso apenas uma trilha até a próxima.

Route 133:

Itens:

800px-Hoenn_Route_133_RSE

  1. Max Revive, em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. Big Pearl, em uma pokébola, HM Surf necessária
  3. Star Piece, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 45%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 40%

Horsea

Horsea

25-30 X 15%

Nada a comentar aqui.

Route 134:

Itens:

800px-Hoenn_Route_134_E

  1. Carbos, em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. Star Piece, em uma pokébola, HM Surf necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Wngull

Wngull

10-30 35% X

Pelipper

Pelipper

25-30 5% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 45%

Sharpedo

Sharpedo

30-35 X 40%

Horsea

Horsea

25-30 X 15%

Nessa existe um ponto no meio da rota onde se pode dar dive, ele te leva apenas a uma caverna que faz parte da side-quest dos golens lendários


Agora que finalmente acabamos as Rotas que faltaram vamos as Side-Quests pré-liga, abaixo a ordem que eu vou seguir, mas como são todas opcionais você segue a ordem que quiser:

  • Mirage Tower
  • New Mauville
  • Safari Zone Parte 1
  • Shoal Cave
  • Abandoned Ship
  • Trick House
  • Mirage Island 

Mirage Tower:

Requisitos: Ter pego o Key Item – Go-Googles
Prêmio: Claw Fossio ou Root Fossil
Vir Com: 
Mach Bike e Rock Smash

Mirage_Tower_E

Mirage_Tower_1F_E-vert

Trapinch

Trapinch

20-24 50%

Sandshrew

Sandshrew

20-24 50%

Mirage Tower é um castelo de areia que pode ser visto  aleatoriamente na parte desértica da rota 111, caso você venha até o local e não encontre a torre, volte a uma cidade e venha aqui de novo, repita isso até ela aparecer o que não é raro. Entrando você deve usar a Mach Bike e correr para passar dos solos que possuem recheaduras, o Rock Smash cuidará das pedras, ao final você se depara com dois fósseis o Root Fossil e o Claw Fossil, eles viram um Lileep ou um Anorith respectivamente.

devonfossil

Agora que tem o fóssil vá a Rustboro e entre na Devon, no segundo andar fale com o cientista mais a sul que está desenvolvendo um mecanismo que ressuscita pokémons, de seu fóssil como cobaia, enrole por ai alguns poucos minutos e torne a falar com ele tendo um espaço vazio em seu time, Você recebe seu pokémon ancião!

New Mauville:

Requisitos: Ter pego a 5ª Insígnia
Prêmio: TM 24 – Thunderbolt
Vir Com: Surf

Não é a quest mais emocionante, mas pelo menos muda um pouco o cenário. Primeiro vá a Mauville, se tudo estiver certo Wattson estará no meio da cidade, fale com ele que diz que a cidade tem um setor subterrâneo chamado New Mauville, e pede para você ir até lá e desligar o gerador que está operando de forma insegura, você ganha o Key Item  – Basement Key.

newmalv

Seu destino e no meio da rota 110, desça até a entrada da ciclovia e da um Surf, siga pela direita e nade por baixo da ciclovia, depois verá uma caverna, entre nela.

New_Mauville_entrance_E

Itens:

589px-New_Mauville_RSE

  1. Escape Rope, em uma pokébola
  2. Paralyze Heal, em uma pokébola
  3. Full Heal, em uma pokébola
  4. Thunderstone, em uma pokébola
  5. Ultra Ball, em uma pokébola
Entrada Salão

Magnemite

Magnemite

22-26 50% 49%

Voltorb

Voltorb

22-26 50% 49%

Magneton

Magneton

26 1%

Electrode

Electrode

26 1%

O local é pequeno, existem dois tipos de porta a verde e a azul, ao pisar no interruptor azul, elas vão se liberar e as verdes vão ficar fechadas, ao pisar nas verdes o contrário acontece, é impossível ficar preso entre as portas, assim a dungeon é bem fácil, você tem que chegar a sala no canto superior direito e pisar no interruptor vermelho, não deixe de pegar a Thunderstone nessa sala. Existem três Voltorbs que são itens falsos, a localização está no mapa.

Retorne até Wattson depois de desligar o gerador e ele te dá a TM 24 – Thunderbolt.

Safari Zone Parte 1:

Requisitos: Ter o Pokéblock Case
Prêmio: 
Vir Com: Surf
(Recomendado), Rock Smash(Recomendado), Mach Bike(recomendado) e Acro Bike(recomendado)

Para ter acesso ao local é preciso ter o Pokéblock Case, que é obtido de grassa ao falar a primeira vez com a recepcionista do Contest Hall em Lilycove, depois disso você pode ira a Safari Zone que fica no meio da rota 121

Itens:

585px-Hoenn_Safari_Zone_RS

  1. Max Revive, Área 2, em uma pokébola, HM Surf necessária
  2. TM 22 – Solarbeam, Área 3, Mach Bike e HM Surf necessários
  3. Calcium, Área 4, Acro Bike necessária
Área 1 Área 2 Área 3 Área 4 Rock
Smash

Oddish

Oddish

25 /
27-29
40% 40% 30% 30%

Girafarig

Girafarig

25 / 27 20% 20%

Doduo

Doduo

25 / 27 /
29
10% 10% 15%

Natu

Natu

25 / 27 /
29
10% 10% 15%

Wobbuffet

Wobbuffet

27 / 29 10% 10%

Gloom

Gloom

25 / 29 /
31
5% 5% 15% 15%

Pikachu

Pikachu

25 / 27 5% 5%

Rhyhorn

Rhyhorn

27 / 29 30%

Dodrio

Dodrio

29 / 31 5%

Pinsir

Pinsir

27 / 29 5%

Phanpy

Phanpy

27 / 29 30%

Xatu

Xatu

29 / 31 5%

Heracross

Heracross

27 / 29 5%

Geodude

Geodude

5-30 100%
Surfando
Área 2
Surfando
Área 3
Old Rod Good Rod Super Rod

Psyduck

Psyduck

20-35 100% 95%

Golduck

Golduck

25-40 5%

Magikarp

Magikarp

5-30 70% 60%

Goldeen

Goldeen

5-35 30% 40% 80%

Seaking

Seaking

25-40 20%

Na zona de safári as coisas são bem diferentes, seu objetivo é capturar pokémons, mas sem ter batalhas diretas. Ao entrar você ganha 30 Safari Ball que são as únicas pokébolas permitidas no lugar, o jogo acaba ao usar todas ou dar 500 passos, será preciso pagar 500G para entrar. Na hora de lutar você tem 4 opções, jogar a pokébola(Ball), alimentar o pokémon(Pokéblock), se aproximar(Go Near) ou fugir(Run). Alimentar diminui as chances de seu alvo escapar, se aproximar aumenta a chance de captura, mas aumenta as chances dele escapar, a tabala abaixo resume suas ações.  Um ponto equivale a aproximadamente 5%.

Ação Captura Escape
“Go Near” Primeira Vez +3 +4
“Go Near” Segunda Vez +2 +4
“Go Near” Terceira Vez em Diante +1 +4
Jogar Pokébloco que deixe o pokémon fascinado, Primeira Vez -5
Jogar Pokébloco que deixe o pokémon fascinado, Segunda Vez -3
Jogar Pokébloco que deixe o pokémon fascinado, Terceira Vez em Diante -2
Jogar Pokébloco que deixe o pokémon curioso, Primeira Vez -3
Jogar Pokébloco que deixe o pokémon curioso, Segunda Vez -2
Jogar Pokébloco que deixe o poémon curioso, Terceira Vez em Diante -1
OBS: Fascinado = Enthralled / Curioso = Curious
OBS2: Lembre-se que todos os pokémons tem seu próprio Índice de captura escape, não leve em conta apenas a tabela.

Vamos dividir a explicação em áreas, você não poderá acessar as áreas 5 e 6 até fechar o jogo, então verifique elas na parte 4 do detonado.

800px-Hoenn_Safari_Zone_numbered_E

Área 1:
Perto da entrada você vê uma máquina de pokéblocos, você pode ver quatro saídas, as duas da esquerda levam a área 2, a da direita leva a área 5 e a do cima leva a área 4, para chegar nessa área obrigatoriamente você precisa estar com a Acro Bike, pesse com ela pulando com B + Uppela ponte branca.

Área 2:
Ela se divide em duas partes que variam com qual das saídas da Área 1 você veio para chegar aqui, se usou a mais para baixo, vai achar um pequeno lago e a norte o caminho para Área 3, mas será preciso usar a Mach Bike para subir o morro escorregadio. Na outra parte dessa área você acha uma casa, não tem nada nela, você pode chegar nessa parte descendo um morrinho na Área 3.

Área 3:
Aqui você não encontra nada de novo, mas no final depois de usar Surf no lago você pode pegar a TM 22 – Solarbeam que é o melhor que esse safári pode te oferecer em termos de itens, como curiosidade esse é a zona com maior número de máquinas de pokeblocos.

Área 4:
Como disse, você só pode chegar aqui através da Área 1 usando a Acro Bike, nessa área temos duas máquinas de pokeblocos no canto inferior esquerdo e direito, fora isso você também achará algumas pedras que podem ser quebradas com Rock Smash, mas não são obrigatórias nem te dão nada.

Shoal Cave:

Requisitos: Ter Feito Mt. Pyre.
Prêmio: Shell Bell
Vir Com: Surf  / Strenght

Uma das poucas coisas no jogo que te faz lembrar que o sistema de dia e noite existe, nessa caverna a maré mudara de acordo com o horário, olhe abaixo:

Maré Alta Maré Baixa Maré Alta
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11
Maré Alta Maré Baixa Maré Alta
12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Recomendo que venha com os dois tipos de marés, mas a maioria das coisas você poderá pegar com ela baixa.

Itens:

Maré Alta:

scma1726px-Shoal_Cave_inner_room_high_tide_E

 

  1. Shell Bell, entregue ao velho quatro Shoal Salt e quatro Shoal Shell, pode ser pego múltiplas vezes
  2. Big Pearl, em uma pokébola, HM Surf necessária
  3. Shoal Shell, esfera azul no chão, HM Surf necessária
  4. Shoal Shell, esfera azul no chão, HM Surf necessária
  5. Shoal Shell, esfera azul no chão, HM Surf necessária
  6. Shoal Shell, esfera azul no chão, HM Surf necessária
  7. Rare Candy, em uma pokébola, HM Surf necessária

Maré Baixa:

Shoal_Cave_entrance_low_tide_E 726px-Shoal_Cave_inner_room_low_tide_E

Shoal_Cave_stairs_room_E Shoal_Cave_lower_room_E Shoal_Cave_ice_room_E

  1. Shell Bell, entregue ao velho quatro Shoal Salt e quatro Shoal Shell, pode ser pego múltiplas vezes
  2. Shoat Salt, em um montinho de areia no chão
  3. Ice Heal, em uma pokébola
  4. Focus Band, fale com o lutador no local
  5. Shoat Salt, em um montinho de areia no chão
  6. Shoat Salt, em um montinho de areia no chão
  7. Shoat Salt, em um montinho de areia no chão
  8. Nevermeltice, em uma pokébola, HM Strenght necessária
  9. TM 07 – Haill, em uma pokébola, HM Strenght necessária
Caverna Gelo

Spheal

Spheal

26 / 28 /
30 / 32
50% 45%

Zubat

Zubat

26 / 28 /
30 / 32
45% 40%

Golbat

Golbat

30 / 32 5% 5%

Snorunt

Snorunt

26 / 28 /
30
10%
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 60% X 30% 20%

Zubat

Zubat

5-35 30% X

Spheal

Spheal

25-35 10% X

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Wailmer

Wailmer

10-45 X 20% 100%

Essa caverna não possui nenhuma história, razão ou objetivo, se quiser um motivo para estar no jogo é apenas para preencher uma lacuna de dungeons de gelo, mesmo assim você acha incríveis dois pokémons desse tipo, o maior prêmio aqui é o Shell Bell que cura seu pokémon quando ele causa dano, paa conseguir você tem que visitar a caverna com a maré alta e baixa, colete quatro dos dois itens necessários e fale com o velho na primeira sala, você também pode chegar a uma sala de gelo com dois bons itens, para isso venha com Strenght e a maré baixa, nessa sala o chão desliza e você precisa fazer uma sequencia do movimentos(indicados na imagem de mapa) para acessar os itens.

Abandoned Ship:

Requisitos: 5ª Insígnia(para entrar), Dive(para explorar tudo)
Prêmio: Deepseatooth ou Deepseascale
Vir Com: Surf, Dive
(recomendado)

Itens:

Abandoned_Ship_exterior_RSE

Abra em outra aba se precisar

  1. Harbor Mail, em uma pokébola
  2. Escape Hope, em uma pokébola
  3. Dive Ball, em uma pokébola
  4. Revive, em uma pokébola
  5. Storage Key, em uma pokébola
  6. TM 13 – Ice Beam, em uma pokébola, Key Item –  Storage Key necessária
  7. Water Stone, em uma pokébola, HM Dive necessária
  8. RM. 1 Key, escondido no chão, HM Dive necessária
  9. TM 18 – Rain Dance, em uma pokébola, HM Dive necessária
  10. RM. 4 Key, escondido no chão, HM Dive necessária
  11. RM. 6 Key, escondido no chão, HM Dive necessária
  12. Luxury Ball, escondido no chão, HM Dive necessária
  13. RM. 2 Key, escondido no chão, HM Dive necessária
  14. Scanner, em uma pokébola, HM Dive necessária
Surfando Dive Old Rod Good Rod Super Rod

Tentacool

Tentacool

5-35 99% X 30% 40% 80%

Tentacruel

Tentacruel

20-35 1% X 20%

Magikarp

Magikarp

5-30 X 70% 60%

Você pode dividir a dungeon em duas partes, com Dive e sem Dive. Sem o Dive você terá de ir para cabine do capitão, para isso basta você seguir as escadas e depois ir para baixo nesse caminho não deixe de vasculhar as salas do navio. Ao chegar na cabine você ganha a chave de uma dessas, a única trancada nessa parte nela vai estar a TM 13 – Ice Beam. O capitão no navio fala que está a procura de um item chamado Scanner para o capitão Stern. O resto você só poderá fazer com o Dive.

Vá no único local onde se possa dar Dive, siga até o final e saia, você estará em uma sala escondida, entre na terceira porta da fileira de baixo, você pode notar que uma luz pisca ao entrar na sala(se não ver entre e saia da sala), essa luz fica no canto superior direito da sala, examine esse ponto para achar a RM. 1 Key, essa chave abre a primeira porta da fileira de baixo, entre nela e verá duas luzes piscarem ao invés de uma, escolha a da esquerda(novamente se não ver entre e saia da sala). Com essa chave abra a porta mais longe na sala, aqui você verá três luzes, mas até é mais fácil de achar a chave já que ela está na lixeira, assim você pega a RM. 6 Key. Abra a outra porta da fileira de cima(sem ser a do meio). As luzes dessa sala só podem ser vistas se entrar na porta do meio, mas a imagem abaixo deve te ajudar mais do que isso, dessa vez aparecem quatro delas, verifique a do meio  para achar a RM. 2 Key. Entre na porta que falta e vai achar seu tão cobiçado Scanner, você agora deve ir a Slateport falar com o capitão Stern.

AS

Slateport City:
Vá até o porto e fale com o capitão, ele te pergunta se quer trocar seu Scanner por um Deepseatooth ou um Deepseascale ambos os itens são únicos no jogo, ou seja: Escolheu um  perdeu o outro. Eles servem para evoluir um Clamperl, o primeiro evolui ele para um Huntail e o segundo em um Gorebyss, sembre-se esse item não é uma pedra de evolução, você tem que trocar o Clamperl segurando o item ganho!
OBS: O Tooth também aumenta um pouco o Sp. Atk do Clampear, e a Scale a Sp. Def, mas isso não importa muito.

Trick House Parte 1:

Essa é uma pequena casa localiza na rota 110, abaixo da ciclovia, nela mora um cara que não tem muito o que fazer da vida e fica criando vários pluzzes, ao todo são 8, mas o último só é liberado depois de fechar a liga, então veja na parte 4. Para liberar um novo nível você precisa ter feito o anterior e ter passado de certo ponto do jogo. Todos funcionam da mesma forma, será preciso achar o cara na entrada, olhe na imagem de cada pluzze pele luz que pisca, depois você vai atravessar uma sala, achar um código que libera uma porta, depois dessa porta você ganha um prêmio com o criador do pluzze. Abaixo seus desafios:

Pluzze 1:
Requisitos: Chegar Aqui
Prêmio: Rare Candy
Vir Com: HM Cut

Itens:pluzze1

1 – Orange Mail, em uma pokébola, HM Cut necessária

Chamar isso de Pluzze é desvalorizar a palavra, você apenas passe pela fase dando Cut, ache o papel higiênico pergaminho no mapa e vá até a porta no final, saindo fale com ele para ganhar se prêmio, saia e volte se quiser jogar outro pluzze.

Pluzze 2:
Requisitos: 3ª Insígnia
Prêmio: Timer Ball
Vir Com: 

Itens:

pluzze2

  1. Wave Mail, em uma pokébola
  2. Harbor Mail, em um pokébola

Tão fácil, ou até mais fácil que o primeiro, a diferença aqui é que você preciso pisar nos interruptores para liberar os buracos no mapa, será preciso pisar em todos para achar o pergaminho, a saída vai estar livre até antes disso.

Pluzze 3:
Requisitos: 4ª Insígnia
Prêmio: Hard Stone
Vir Com: HM Rock Smash

Itens:

pluzze3

  1. Wood Mail, em uma pokébola, HM Rock Smash necessária
  2. Shadow Mail, em uma pokébola, HM Rock Smash necessária

O Rock Smash só serve pra dar o primeiro passo na sala mesmo, o Pluzze consiste em portas vermelhas e azuis que se alternem entre abertas e fechadas ao pisar em um interruptor no chão. As coisas aqui ainda são bem simples, para pegar o pergaminho chegue até o topo e pise em qualquer botão então desça e pegue-o, a saída é facilmente alcançada.

Pluzze 4:
Requisitos: 5ª Insígnia
Prêmio: Smoke Ball
Vir Com: HM Strenght

Itens:

pluzze4

  1. Mech Mail, em uma pokébola, HM Strenght necessária

Acho que finalmente você vai precisar pensar um pouco, aqui você tem que usar Strenght para empurras as pedras de forma que consiga passar, em geral é fácil, sembre-se de não empurrar as pedras nos caminhos que você vai precisar passar. Para pegar o item por exemplo é preciso empurrar a pedra mais abaixo para direita, mover a outra pedra bloquearia seu caminho. Para o pergaminho, será preciso passar por 3 pedras, empurre a primeira para cima, a segunda para a direita e ignore a terceira. Para a saída 5 pedras, empurre a primeira tudo para baixo, a segunda para cima e depois para direita até o fim, a terceira para direita também e ignore as duas últimas.

Pluzze 5:
Requisitos: 6ª Insígnia
Prêmio: TM 12 – Taunt
Vir Com: –

pluzze5

Um Quiz, apenas isso, são precisas 5 respostas certas para vencer, errar faz voltar do inicio, cada alternativa tem 3 respostas, 2 certas e 1 errada, se você chutar todas as questões tem apenas 0,4% de chances de vencer o jogo, isto é 1:250, então acho melhor estudar um pouco pokémon kkkkk. As perguntas são fáceis, e não são fixas, como não há limite de tempo você pode procurar em tradutores e fontes online ou apenas olhar a lista de resposta que vou por abaixo, estou com preguiça se deixar a pergunta, procure pelas respostas.
OBS: Outras versões do jogo tem outras perguntas, esse é um detonado do Emerald, nem pergunte as respostas das outras.

1ª Pergunta: Taillow – Azurill – Dustox

2ª Pergunta: Zigzagoon -Poochyena(apenas quando não puder escolher Zigzagoon)

3ª Pergunta: Burn Heal – Nothing – They will cost less(Custa Menos)

4ª Pergunta: Male – Elderly Men – 1

5ª Pergunta: 3 – 6(Se perguntar sobre Fortree) – 8(Se perguntar sobre a ciclovia(Cycling Road))

Se não conseguir vencer mesmo com eu dando as respostas, procure um médio, psicologo ou um exorcista por que seu caso é grave.

Pluzze 6:
Requisitos: 7ª Insígnia
Prêmio: Magnet
Vir Com: –

Itens:

pluzze6

  1. Glitter Mail, em uma pokébola

A ideia do pluzze é a mesma que do sesto ginásio, você tem que passar pela sala empurrando as “catracas”, a dica é girar parte para liberar o caminho, pro exemplo, para pegar o pergaminho você tem que dar a volta por cima e passar pelo treinador de verde, para achar a saída tem que dar a volta desde baixo e ir subindo, não tem muito o que eu possa dizer, no pior dos casos vá na tentativa erro.

Pluzze 7:
Requisitos: 8ª Insígnia
Prêmio: PP Max
Vir Com: –

Itens:

pluzze7

  1. Tropic Mail, em uma pokébola

Esse é o mesmo esquema do sétimo ginásio, além de ser muito fácil, passe pelo amarelo e posicione o azul e o rosa de forma que possa passar por eles, posicione o verde para pode passar por baixo para pegar o pergaminho volte e posicione o verde para passar por cima.

Ainda falta o último Pluzze, mas para isso será preciso fechar o jogo, veja a parte 4 do detonado!

Mirage Island:

Requisitos: Ser Cagado
Prêmio: Liechi Berry, no solo fértil
Vir Com: Surf

Itens:Mirage_Island_RSE

  1. Liechi Berry, no solo fértil

Wynaut

Wynaut

5-50 100%

Que tal jogar na loteria? Não, não estou falando do cassino. Mirage Island é mais um exemplo de que tudo secreto nesse jogo começa com “Battle” ou “Mirage”… É uma “ilha” localizada na rota 130, mas tem um porém, ela só pode ser acessada se o jogador tiver indiretamente cumprido uma condição. Todo dia as 0:00(horário do jogo) um número de 0 a 65535 é gerado, até ai tudo bem, esse número precisa ser o mesmo que o resto da divisão do número pessoal de seu pokémon dividido por 65535, o legal nessa história é que você não tem como ver o código pessoal de seu pokemon(não confunda com o id do treinador), e muito menos ver o número gerado pela ilha, ou seja você precisa que dois números que você não sabe quais são se coincididão kkkkkkkkkkkkk. Para fazer uma comparação, é mais fácil achar um pokémon Shiny que fazer essa bendita ilha aparecer, mas para sua salvação cada poké tem um número distinto(a menos que sejam idênticos) e você pode trocar sua equipe até conseguir. Caso nenhum dos seus seja válido o jogo criará outro número as 0:00, basta tentar de novo… Se o relógio do jogo chegar ao máximo(1000h) o número não mudará.

Agora você deve estar pensado no que tem de tão bom nessa ilha na verdade não, eu disse na introdução da dungeon , você recebe algo incrível, um pokémon que já tem e uma Berry!!! Falando sério você pode achar apenas Wynauts na ilha e provavelmente você já chocou um em Lavaridge, no solo fértil você acha apenas uma Liechi Berry que é a melhor de todas, mas não é tão legal quanto uma TM…

Uma forma de economizar tempo e não ter que passar pela rota 130 toda hora para checar a se a ilha está lá é falar com o velho em Pacifidlog, ele está na casa do canto inferior direito e é um careca, ele fala se pode ver a ilha ou não, para quem jogo em inglês ele começa falando “I can’t see….” quando não pode ver a ilha.

Pokémons Lendários!

Então chegamos na última secção do pré-liga, os lendários que podem ser adquiridos nesse ponto do jogo.

Golens Lendário:

Requisitos: 7ª Insígnia
Vir Com: HM Surf e HM Dive, TM – 28 Dig, Wailord e Relicanth

Antes de mas nada não me pergunte como descobriram essas coias, o processo de captura não faz nenhum sentido. Para começar o trio legendário dessa região, você precisa passar por um evento para liberar as cavernas onde eles ficam, para isso capturem um Wailord e um Relicanth:

Wailord – Wailmer Lv 40 ou 1% na Rota 129
Relicanth – 5% Com Dive nas rotas 124 ou 126
TM 28 – Dig:  Na casa no Início da Rota 114 / Pokémons como Nincada Lv 45, Trapinch Lv 41 e Diglett Lv 17 aprendem por level 

Vá para rota 132, você pode vela nessa parte do detonado mesmo, mas acho que nem irá precisar, vá a parte das correntezas e sempre pegue a que estiver mais abaixo, até chegar em uma ilha sem nada nela, aqui Surfe no meio dela, vai achar um pequeno espaço para Dive cercado por quatro pedras, mergulhe estando com o Wailord em primeiro do time e o Relicanth em último. Desça e siga até ver um troca na parede, acredite ou não isso é braile, saia do Dive para acessar  uma caverna.

regis

Sealed Chamber:
Vá a parede a norte e verifique o Braile, abra o menu e escolha Dig com o pokémon que saiba usá-lo, você abrirá uma porta, entre nela e novamente vá a última parede a norte e examine o Braile, um terremoto ocorrerá e o evento mestre dos três golens está pronto, agora você precisará encontrá-los individualmente. Você pode sair agora, e não precisa  mais dos pokémons e nem do Dig.

Regirock:

Requisitos: Ter feito o evento de Sealed Chamber
Vir Com: HM Rock Smash

Vá ao deserto na rota 111, desça tudo ao sul e entre na caverna liberada, suba reto até o Braile, verifique ele e depois de dois passos para baixo e dois para esquerda, use Rock Smash(sim, no meio do nada), abra o menu e escolha o pokémon para isso, você vai abrir uma porta onde achará um Regirock Lv 40 pronto para luta, você só terá uma chance, salve antes para evitar erros, deixe ele quase sem vida e com algum status negativo.

regir

Regice:

Requisitos: Ter feito o evento de Sealed Chamber
Vir Com: HM Surf

Agora seu paradeiro é a rota 105, desça olhando a esquerda, até chegar numa ilha com um montanheiro nela, vá pra trás dessa ilha e surfe para cima até achar a caverna desse regi. Aqui, verifique o braile e depois disso de uma volta completa contornando as extremidades da sala no sentido horário(ande como o ponteiro do relógio pela sala) ao terminar a volta a porta se abre, a luta com Regice funciona da mesma forma que a anterior.

regii

Registeel:

Requisitos: Ter feito o evento de Sealed Chamber
Vir Com: HM Flash

Na rota 120, descendo, depois que a chuva passa, suba uma escada a esquerda e continue a norte até achar a caverna. Aqui, verifique o Braile, volte quatro passos e use Flash, a caverna vai se abrir para a luta com Registeel.

regiss

Rayquaza:

Requisitos: Liberar o 8º Ginásio
Vir Com: HM Surf e Mach Bike

Faça o caminho que achar melhor até a Rota 131, entre na Sky Pilar(se precisar veja o mapa na parte 2). Suba até o último andar, você verá que as coisas estão um pouco diferentes, o chão estará rachado, essas rachaduras irão te jogar no andar de baixo, a menos que use a Mach Bike acelerado importante notar que você não pode parar, passe todo o rachado voado na sua bike, se precisar virar não pare para fazer isso. No segundo andar com o chão rachado será preciso parar nos dois penúltimos rachados, qualquer um antes ou depois não te levará ao lugar certo.ray

Rayquaza é por muito o pokémon mais forte do jogo, não o subestime, ele vai estar no nível 70 e terá apenas golpes devastadores, alem de ter um dos menores índices de captura ele possui o Rest que faz com que ele cure a vida por completo, você precisará obrigatoriamente de alguém no time que cause bastante dano sem o matar, alguém que o deixe em algum status negativos, se você quiser jogar sem roubar só vai servir o Paralisado, por que Envenenado e Queimado irão o matar, Congelado e Dormindo saem rápido, se você quiser apenas sair roubando por Save State tanto faz, deixe ele com o mínimo de vida possível, de preferência 1 de vida, golpes de dano previsível ajudam com isso, como False Swipe, Sonicboom, Dragon Rage, Night Shade, etc… Resumindo: Deixe ele com a menor vida possível e com algum status, se ele não estiver no vermelho nem perca suas bolas. Compre MUITAS Ultra Balls, Revives e Potions.

Se por erro acabar matando o lendário, não terá como tentar de novo, a menos que tenha salvo o jogo antes, ai você pode voltar do ponto onde ele estava vivo!!!

Então é isso aí, cada vez mais vejo que estou ficando velho pra fazer artigos grandes assim, mas bom proveiro e até a próxima parte!

Por: Matheus C. Sardinha

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Guia de Captura Revanches Guia de Itens Secret Base Contest Hall

Publicado em 23 de outubro de 2015, em Sequências de Detonados e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 131 Comentários.

  1. Ola!!! Parabéns pelo ótimo trabalho, muito bom mesmo. Tenho uma duvida;é melhor capturar o pokemon com nível baixo e ir aumentando com Xp ou ja pegar ele com um nível alto?

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    • Acho que não faz diferença em questão de stats. Penso que o único problema seja se capturar um pokémon de nível alto, ele pode não estar com algum move que vc queira, no qual ele aprende em algum nível mais baixo, mas isso se resolve ao levá-lo no Move Reminder.

      Pessoalmente falando, eu gosto de capturar um determinado pokémon, que eu vou usar na minha equipe, na primeira rota que ele estiver, porque eu gosto de montar a minha equipe o mais rápido possível para que eles participem mais do jogo. Por esse motivo que nunca treinei uma Ponyta no FR/LG e quase desisti de treinar um Snorunt no Emerald, porque eles demoram a aparecer.

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  2. Filipe Mello Mendes

    “Antes de mas nada não me pergunte como descobriram essas coias, o processo de captura não faz nenhum sentido.” cara na realidade tem um porque de precisar fazer isso para liberar os 3 regis!
    há um mangá do pokemon com o nome Pokemon Adventures nele ele conta uma história q envolve todas as regiões(ou jogos red green blue yelow ruby esmerald e etc)
    neste mangá quando se esta na história de ruby e saphirre é necessário o wailord e relicanth para acordar eles nesta mesma ordem para que assim a região n seja devastada pelos pokemons lendários.

    os jogos trazem mtas referencias ao mangá e vice-versa muitos dos personagems aparecem em ambos,claro a história não é completamente igual ao jogo mas ainda assim elas lembram uma a outra fora que ele é muito bem feito. O que eu mais acho legal é as referencias a também eventos que deram pokémons nos jogos como deoxs, celebi com o pichu com marca na orelha,raikou entei e suicune,gayrados vermelho,new two, e outros.
    se estiverem interessados no mangá procurem por ele n colocarei o leitor de mangá que uso pois n sei se pode links mas qualquer coisa me procurem haha

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    • Matheus C. Sardinha

      Ok valeu pela história eu conheço o manga, mas eu n me referi a essa parte, me refere a tudo a forma de captura dos três regis é muito aleatória, precisar dar um volta na sentido anti horário, usar HM no meio do nada e etc.

      Algo que ninguém saberia como fazer sem futucar os códigos do jogo ou pegar um revista oficial e ser,

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  3. Manooo peguei os 4 lendarios pós-liga de primeira, fiz tudo isso em ums 4 hrs, demorei 2 hrs só pra pega o Wailord kkk e 1 hr pra subi o Sky Pilar com a bike, vlww..
    Parabéns por esse ótimo detonado!!

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  4. Alguém já achou o Light Ball que o pikachu segura? Capturei no safari. Minha pergunta na verdade é a respeito do efeito.. que aumenta o SP. Atk do pikachu, a pergunta é o SP. Atk do raichu tb aumenta??

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  5. Eu olhei todas as 4 páginas do detonado, mas ainda não descobri onde encontro o Surskit, queria captura-lo…

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    • ele não aparece normalmente tem que fazer umas tratas antes ou trocar do r/s onde ele é mais comum, isso eu vou deixar pra explicar no guia de captura que ainda está para ser lançado.

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  6. ricieri dos santos almeida

    Nao consigui ainda ja fiz oq voce falou

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    • Bem… O q vc tem q fazer e o que ta escrito ai mesmo, vc n deve ter entendido pq e so sair andando contornanda a sala pelas bordas no sentido horario.

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  7. ricieri dos santos almeida

    Ou Matheus eu nao to conseguindo entra na segunda caverna pra pode liberar os regirok como eu faço…consegui entra na primeira caverna mais na segunda n consigo

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    • O que é preciso fazer está no detonado!

      “verifique o braile e depois disso de uma volta completa contornando as extremidades da sala no sentido horário(ande como o ponteiro do relógio pela sala) ao terminar a volta a porta se abre, a luta com Regice funciona da mesma forma que a anterior.”

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  8. Vc esqueceu do Groundon e do Kyogre…

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    • Não esqueci, é impossível pegar eles antes da liga no Emerald, coisas que só podem ser feitas depois da liga estão na parte 4.

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    • Sim… eu vi depois… rsrsrs é pq como o nome da parte 4 se chama “contest hall”, achei que eram informações somente daqueles torneioszinhos de beleza e tals.. Foi mal pela falta de atenção. E já que to aqui, vou deixar um elogio. Seu detonado é o mais completo de todos os que eu achei. Muito bom mesmo… Valeu🙂

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    • Ok blz, vc só entendeu uma coisa errada, a parte 4 não se chama Contest Hall, alias ela nem tem nome, são só as coisas que se pode fazer depois de fechar o jogo.

      Contest Hall é uma das partes que ainda estão pendentes de serem feitas, se vc ver o Guia de Itens na linha de baixa já está com link, falou, valeu!

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  9. Querido, você esqueceu de colocar a rota do Shoal cave, mas fora isso o detonado está incrível, essas tabelas de pokemons por rotas que você colocou me ajudaram a achar vários que estavam faltando na minha Pokédex (eu só não consegui pegar minha querida skitty na rota 116 ;-;)
    beijos:D

    Curtido por 1 pessoa

  10. Mateus, eu estou tentando pegar o Rayquaza, porém, no segundo andar eu sempre empaco o em uma parte, que é na quarta parte rachada
    Por acaso você teria um email para poder enviar para você?

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    • Para poder enviar o print

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    • Tem o meu email na Página Equipe, mas acho que é possível colar imagens nos comentários.

      Sobre sua dúvida já imagino o que seja, tem que usar a Mach Bike pegar velocidade e correr no chão sem bater nem nas pedras ou nas paredes, é uma questão mais de habilidade do que de dicas, só ficar repetindo que se pega o jeito.

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  11. Cara da pra vc botar un print da posição exata para abrir a tal porta para poder lutar com o regirock.

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    • Matheus C. Sardinha

      foi mal mas não da não cara já tem bem explicado no detonado.

      “suba reto até o Braile, verifique ele e depois de dois passos para baixo e dois para esquerda, use Rock Smash(sim, no meio do nada), ”

      Faz isso ai que não tem como errar

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    • Cara descobri o problema,tava fazendo as manha dos golem lendários de emerald,no ruby por isso não dava certo,e ja te peço se algum dia vc puder posta os detonados do Ruby e do Safira também.

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    • Fala cara eu até sei que tem umas diferênças, mas da um baita trabalho fazer mesmo podendo reciclar boa parte dele.

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  12. Mestre Matheus Sardinha, cara, obrigado por esse detonado maravilhoso! Tá com bem uns 10 anos desde que joguei Pokémon Sapphire pela primeira vez e agora tô voltando a jogar o Emerald e esse detonado tá me ajudando muito, você é um ser de luz que merecia até um abraço pelo trabalho que você teve (e que não foi pequeno). Quero ser como você quando eu crescer! kkkkkk

    OBS.: minha faculdade tá em greve e em vez de tá estudando Schopenhauer tô aqui estudando pokémon D:

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  13. Uma dúvida, o mapa da Route 123 está certo? Porque nele só mostra os itens do 10 ao 19.

    Ps: Ainda estou jogando o Emerald e acompanhando o detonado aos poucos. Eu só queria saber a localização do Giga Drain precisamente.

    Vlw. =)

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  14. é meu parceiro parabéns ! haha haja paciência pra fazer um detonado desses ! Sou colecionador de pokémon mas de GBC deles eu entendo, comecei a jogar o esmeralda no cel só para ver como é e gostei bastante, mas em alguns momentos me perdi pois mandam ir em alguns lugares distantes , mas em fim ótimo detonado e ajudou bastante além de mostrar alguns segredinhos abrçs !

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  15. Cara vc é muito foda melhor detonado que ja vi, não só por ser 100% de todos os detonados que ja vi esse foi o unico que ri algumas vezes.

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  16. voce pode me arrumar os mapas de todas as areas de hoen?

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  17. Cara, eu te amo. Como você faz isso? Sério, de saber exatamente onde estão os itens, todos os movimentos, os pokemons, é só de jogar muito, ou você tem alguma técnica ninja? Você é muito foda, sério. Meus parabéns😀 eu a principio não sabia se você era menino ou menina, mas casa comigo, serião ;=;

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    • Matheus C. Sardinha

      Não precisa exagerar kkkkkkk

      Basicamente tem três formas de se fazer isso, vendo de quem já fez, jogando ou lendo a script do jogo.

      Eu tenho algumas fontes que uso para pesquisar, mas não tem tudo isso em uma página só e não posso confiar 100% nelas, então pego meu jogo, vou jogando e confiro o que achei com as fontes, na dúvida abro um programa para mexer na Roon e confirmar as configurações. Fora isso uso um Kage Bushin.

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  18. Cara, não consigo passar das rachaduras na torre da rota 111 com nenhuma das duas bikes que a gente ganha lá em Mauville. Tem alguma outra?
    Help-me Please.

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  19. Math …
    Você não disse onde fica a localização de 2 lendarios do ruby e do saphira (GROUDON e kirogue )
    Obs: eu só consegui achar o kirogue

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  20. Man meu nivel de cagado é de mais de 8000 prescisei de 6 loads para pegar o primeiro golem porem no segundo (2 loads) na 5 pokebola NORMALLLLLL porra ele entrou

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  21. Pelo que eu vi da para ter mais de uma master ball uma no esconderijo dos aquas e outra na loteria estou certo

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  22. Uma pergunta o que seria o evento sealed Chamber
    É como consigo

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  23. Olá, gostaria de saber se vale a pena usar a Master Ball para pegar o Rayquaza

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    • Matheus C. Sardinha

      A escolha é sua, eu mesmo nem uso a minha, deixo guardada por recordação, mas acho que usar no Latios ou Latias mais proveitoso.

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  24. velho, me ajuda, eu entro ali onde vc fala na rota 132 e paro em uma ilha de cara com um pescador q tem muitos gyrados, aí eu saioda ilha e paro na rota 136

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    • Matheus C. Sardinha

      Se for para os Regis basta ir EXATAMENTE na mesma posição do detonado, se n se achar use as imagens dos mapas como referência e trace seu caminho

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  25. É verdade que quando vc completa a pokedex de hoenn vc ganha um cyndaquill?

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  26. Vc n vai fazer a batalha da fronteira??????????

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  27. Oi eu sou ama menina gostaria de saber se tem como eu pegar o pokemon lendário com o celular porque quando eu vou passar com a minha bicicleta eu caio mesmo que eu esteja correndo muito ?!!!!!!!!!.

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    • Matheus C. Sardinha

      Ok, só por favor não repita os comentários, sobre sua dúvida tenho quase certeza que está com a bike errada, vá na loja e troque, acho que tem a bike certa no detonado. O fato do jogo estar ou não no celular não influencia em nada isso. Espero que seja esse o problema.

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  28. Cara, teria como dar a localização de todos os pokemons conseguíveis?

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    • Matheus C. Sardinha

      Se vc seguir o detonado vai achar a localização de todos, e até pretendo fazer um guia de captura, mas não pretendo fazer tão cedo.

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  29. Como todo bom BR, eu fiz merda:como eu tiro o bad egg?

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  30. Junim Pernabucano

    Tem como disponibilizar a rom que você usa ?

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  31. Como esta o andamento da parte 4 quantos % para ser completa mais ou menos

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  32. Luis Davi Lima Batista

    E que eu segui todos os passos para pegar regis e não Ta dando nada certo! E esses mesmos passos pode ser atribuídos ao Pokémon ruby?

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    • Matheus C. Sardinha

      não tenho certeza, acho que tem algumas diferenças, só posso garantir pelo Emerald pois esse é um detonado desse jogo

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  33. Esperando ansioso a parte 4 belo trabalho kkk que venha logo parte 4❤

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  34. e a parte 4? kkk

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  35. quando sai a parte 4?

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  36. Como pega o kyogre e o groudon???

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  37. Alguém já comentou que se pode desafiar o Steven na Meteor Falls?!? Encontrei ele em uma parte da caverna que se abre após zerar o jogo… Quando achei essa passagem, subindo a cachoeira e entrando na caverna de frente, e na segunda parte, sem ser na parte que tem o casal de velhinhos (old couple) e o tamer (domador de dragões)… sobe-se a escada na parte inferior esquerda da tela e entra numa passagem próxima a saída da escada (a entrada que abriu depois da zerada do jogo), seguindo em frente e no final ele estará de costas (muito parecido como na parte que vc enfrenta Ash Ketchum no final do jogo Silver/Gold/Crystal)… tentei encarar ele com os pokémons que zerei (níveis em torno de 60), mas os dele estão com níveis maior que 70 e me dei mal… Estou upando eles pra ficar mais fortes e virar o jogo OK

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  38. não consigo fazer que aconteça o terremoto na sealed chamber

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  39. oq e esse dig ki vc disse no detonado por acaso e alguma tm

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  40. Eu fiz o evento de sealed chamber e não consigo entrar na caverna dos regis

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  41. Mauko, o melhor detonado que ja vi, sem exagero nenhum, o mais completo e organizado. Parabens. E ja estou ancioso pela continuação, enquanto isso vou usando o detonado de outros jogos. Parabens novamente

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  42. Quando sai a parte 4 do guia ? mesmo q eu ja saiba dw praticamente tudo kk adoro ver se esqueci algo e vai falar sobre enfrentar o steven em meteor falls ??? aquele cara e apelão hehe

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  43. cara ja tenho as oito insignias mas qdo chego no caminho da elite four dois carinhas me barram e nao falam nada, eles deveriam olhar minhas insgnias ao menos mas fazem nada

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  44. Preciso de algum item para pegar os itens escondidos no chao ????? Sinceramente n consigo pegar eles

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    • Por favor não repita comentários, não precisa de nada, o único item que envolve o chão é o Itenfinder que só mostra onde eles está, pra pegar é só apartar o botão de ação no local que tiver o item.

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    • Você não deve estar exatamente em cima do item, e sim um passo atrás dele, aí você pegar de boa.

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    • Thiago é o contrário, você não pode estar em cima do item, você tem que estar do lado dele e depois apertar o botão de ação virado na direção do item.

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  45. Como faço para capturar/achar Kyogre e Groudon? (Eu já fechei o jogo, e Rayquaza eu peguei com a MB).

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  46. Ótimo detonado, parabéns.

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  47. Cara os seus detonados são os melhores. Sério.
    Também já vi o do Fire Red / Leaf Green e são muito completos.
    Parabéns.

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  48. cara detonado show de bola, quando sai a parte 4 ? tô doido pra saber como acessar a 5 e 6 parte do safari

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  49. Omg! Parabéns cara! Pelo que li, você vai pra faculdade e trabalha… Como você arranjou tempo para fazer esta obra de arte? (OK, esageladuuuuu kkk).
    Isso é inspirador! Quando eu crescer ( estiver fazendo faculdade kkk), quero fazer algum projeto grande que ajude outras pessoas! Nem que eu fique sem tempo para nada…
    A forma que você organizou o detonado é espetacular! Quem tem dificuldades não sabe interpretar ! (Dificuldades com coisas que você citou no detonado).
    Eu virei um ‘detonadopendente’… (Sim, eu sou um viciado em pegar todos os itens e pokemon, fazer o que kkk) .
    Queria que meus professores tivessem o mesmo empenho para me explicar coisas na escola kkkk. Já pensou? Seria bem mais fácil… Se bem que correr atrás vale muito a pena.
    Enfim… Parabém! Nem te conheço, mas já te considero pacas! Você é demais!

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  50. Alan da Costa Amorim

    Parabéns. no aguardo da parte 4

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  51. Mano, Parabéns pelo detonado, você fez um trabalho muito bom ctz um dos melhores sobre o assunto, se não o melhor, aguradando a parte 4 lol

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  52. Salve! Parabéns por toda sua paciência e pela qualidade das informações. No próximo guia você vai mostrar como conseguir os pokemons iniciais do Johto? E os demais pokemons da Kanto/Johto, apenas via troca mesmo (exemplo os outros iniciais, lendários, lapras, etc)?
    E claro, não pode faltar o… tem previsão para o próximo? hahaha
    Um abraço,

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  53. Que delicia de detonado cara!!! Parabens, mt bem feito, o mais delicia q encontrei ate hj. Quando sai essa delicia d parte 4 cara? Vaaaaaai!!

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  54. Minha duvida agr é em questão da próxima parte tbm, pq meio que agr não tem muito oq fazer a não ser ficar perambulando pelo mapa tentando descobrir algo novo e procurando o pokemon da TV (spoiler),e tentar liberar algo em relação a “historia” … Enfim se tiver como passar mais ou menos qnt tempo até sair a p4 eu agradeceria muuuuito kkkkk
    E tbm gostaria de parabenizar vc, melhor detonado que eu ja vi !!!!

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  55. Queria parabenizar pelo belo trabalho! Sem dúvidas é o melhor material de pokemon emerald que já encontrei na web! Sei que não é mto, mas se pudesse te dava um beijo cara! Parabéns pelo esforço e dedicação! Fazer um guia desses não é para qualquer um! Grande abraço!

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  56. Tenho outra dúvida….
    Porque a porra do Earthquake da dano pra krlh em tudo q é pokemon (menos fantasma e voador), tira muito dano, qual pokemon posso usar pra derrotar legal tipos ground e aço?

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    • Matheus C. Sardinha

      Tipo, você sabe o que quer dizer Earthquake? É literalmente Terremoto, como um terremoto afetaria um pássaro? Sore os fantasmas a questão é que alguns deles possuem a habilidade Levitate que faz eles flutuarem o que também anula um terremoto, você pode usar a habilidade em fantasmas que não voam.

      Sobre os Tipos Ground e Steel, Ground você pode usar Água, Gelo ou Grama e sobre Steel pode usar Fogo, Luta ou Ground. Tanto faz qual pokémon que você uso, só precisa dos golpes certos.

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  57. na parte 4 ou no guida de captura se vai falar como conseguir o bagon e o beldum?

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    • Matheus C. Sardinha

      O Guia de Captura só resume o local dos pokémon já apontados antes no detonado e indica os de troca.
      Na parte 4 vai eu passo nos locais que eles estão.

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  58. como eu obtenho zangoose, lunatone e surskit (jogo por emulação)

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    • Matheus C. Sardinha

      Trocando do Ruby(Zangoose) e Saphire(Lunatone), como seu objetivo provavelmente é completar a pokédex, você pode pegar o Surskit nas rotas 102, 111, 114, 117 e 120 pode ser tanto no Ruby quanto no Sapphire, até tem como pegar ele no Emerald até tem, mas só depois de interagir com um dos outros dois jogos o que não vale a pena, mais fácil trocar ele tb.

      Da uma pesquisada na net que você descobre como trocar caso não saiba, nosso blog não é o local mais indicado para explicar isso.

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  59. Tutorial bacana, quase tão grande quanto a sua paciência (SNQNUNCA hahaha)
    LINK REMOVIDO
    Me pergunto se é real a informação ali ou não e se você irá fazer um tutorial (tipo Pt4) detalhando melhor tudo isso…

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    • Matheus C. Sardinha

      Tive que remover seu link, nada contra o site, mas não deixamos links de terceiros no blog. Sobre a Informação com exceção do Sudowoodo todos os pokémons são lendários que só aparecem um no jogo, inclusive 4 deles já estão nesse parte, os outros vão estar na parte 4 sendo que alguns deles sõ podem ser pegos em eventos da nintendo o que hoje em dia é impossível de se fazer em maneiras convencionais.

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  60. Cade a explicacao de como capturar um feebas que vc falo q ia coloca nessa parte?

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  61. Como eu posso conseguir o tal do lucky egg tirando o “capturar” um chansey (pq é foda) e bla bla…

    Agradeço desde já.

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  62. só falta colocar o link do jake na parte quatro

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  63. Hahahah, muito bom cara. Todas as partes ótimas, bem explicadas, claras, realmente muito bom. Parabéns pelo trabalho.
    Após fazermos tudo isso, sem precisar detalhar muito, o que ainda resta fazer no jogo? (tirando a competição de “beleza” lá e o battle frontier ainda há algo?)

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    • Matheus C. Sardinha

      3 Lendários / Meteor Cave / Revanches / Vencer o Antigo Campeão / Treiner Hill / Mais Alguns Lendários de Eventos / Alguns Prêmios Liberados / 2 Áreas Novas no Safari / 1 Pluzze Novo em Trick House / Capturar Tudo

      puxando da cabeça é isso, deve ter mais coisa

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  64. Matheus C. Sardinha

    Declaro oficialmente aberta a temporada de caça a pessoas que pedirem para sair logo a parte 4

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