Mega Drive – Gunstar Heroes – Análise / Detonado / Dicas / Segredos

Gunstar Heroes cover art japanese

Quando falamos do subgênero Run and Gun, que deriva do Shoot’em Up, logo lembramos de jogos como Sunset Riders,  Metal Slug e Contra.  Jogos assim certamente não ofuscam o sucesso de Gunstar Heroes, jogo lançado em 1993 e desenvolvido pela Treasure, sendo também o primeiro título da desenvolvedora, que também conta com Wario World em seus trabalhos. O jogo tem como principal característica a intensidade, a tela do jogo é uma verdadeira suruba de tanta ação, inimigos explodindo em um canto, tiros disparados de um lado, do outro, uma verdadeira guerra. Uma guerra típica daqueles filmes de ação onde apenas um homem, detona um exército inteiro… O enredo do jogo tem duas versões, a japonesa que é considerada a canônica e a americana que eu não sei de onde surgiu. Eu prefiro contar o enredo japonês, assim quem pretende jogar Gunstar Super Heroes para Game Boy Advanced vai poder ter uma noção do que está se passando. O enredo de Gunstar Heroes conta que uma organização maligna criou o deus da destruição, Golden Silver, para causar o caos destruindo várias cidades na Terra. Os Gunstar que são: Red, Blue, Green e Yellow, foram encarar o vilão, e o derrotaram. Para ele não poder causar mais nenhum problema, Golden Silver, foi selado na lua e as quatro jóias que lhe davam energia foram retiradas e propriamente guardadas pelos Gunstar. Os Gunstar cansados com a luta que tiveram contra Golden Silver, entraram em um descanso, esperando que uma nova civilização reconstruísse a Terra. O tempo se passou e uma nova civilização reconstruiu a Terra. Uma lenda dizia que um Deus selado na lua levaria o povo até a Utopia. Grey, o imperador de um regime ditatorial na Terra, chamado de império, iludido pela lenda corre atrás das jóias que alimentam o poder de Golden Silver. Por uma sorte do destino o professor Brown, encontra as capsulas onde os Gunstar estavam em animação suspensa e os ressuscita, porém Green não tem as memórias e acaba por trair os Gunstar… Eles então decidem então não deixar que Golden Silver seja renascido para outra catástrofe ocorrer. Claro uma história cheia dos devidos clichês, mas que não deixa de ser boa e também não compromete a ação do jogo. Os gráficos em Gunstar Heroes são muito bons como é de costume no Mega Drive, a jogabilidade é outro ponto forte do jogo, ela é dinâmica e cheia de ação e só peca nos chefes, já que alguns você só tem que ficar parado segurando o botão e olhando para a tela. Além disso o jogo é muito divertido, tanto no multiplayer como jogando sozinho, sua dificuldade inicial é outro aperitivo, mas com o tempo como em qualquer outro jogo ela vai sendo facilitada. O jogo tem várias cenas de humor sendo um jogo muito bem estruturado e montado e dando também uma personalidade aos vilões que são engraçados e muito carismáticos. Uma coisa que deve ser notada é a homenagem aos jogos de naves feitas no Stage 6, onde você controla uma nave, o que é muito impressionante, um jogo mudar de gênero em uma fase ainda mais fazendo uma homenagem? Nada melhor.

Vocês podem achar que sou muito chato com sons, e sou mesmo, o Mega Drive é um console muito lembrado por seus títulos que tem trilhas sonoras maravilhosas, em Gunstar Heroes as músicas são divertidas, mas não são as mais memoráveis do console. Outro ponto fraco é a facilidade do jogo nas fases finais e depois de descobrir certas manhas, como citei lá em cima, a dificuldade dele é superficial. Até porque os inimigos comuns não são prejudiciais e este jogo diferente da grande maioria dos Run and Gun tem vida (nos outros você toma um tiro e morre) e isso é bom, mas quem gosta de um jogo mais difícil e do gênero não vai gostar muito disso! Outra coisa que podemos notar de ruim em Gunstar Heroes é a inutilidade do Fixed Shot, que poderia ser substituído por outro modo, não sei se as pessoas que jogam no Fixed jogam pela dificuldade, mas é um tipo completamente dispensável que poderia ser substituído por outra coisa mais legal. O jogo pode até inovar, mas também sofre por ser um pouco repetitivo demais, enjoando um pouco, mas claro que não eternamente.

Para finalizar em Gunstar Heroes vemos coisas que já vimos em Contra, coisas que só vemos em Gunstar Heros e coisas que foram copiadas para Metal Slug. O jogo é muito bom e fica melhor jogando com um amigo, claro que ele tem seus defeitos, mas eles não comprometem a sua diversão e o melhor a sua paciência, já que eu me estresso com esses Run and Gun e é sem dúvidas o melhor Run and Gun do Mega Drive. Aposte em Gunstar Heroes se você quer um amigo e um jogo cheio de emoções onde a tela é uma verdadeira cena de ação!

Nota: 8,6 / 10

Comandos

A Troca os poderes que você já tem
B Atira / Botão de ação
C Pula
Start Pausa o jogo

Dicas

1 – Cheque sempre as opções do jogo
2 – Se você preferir, diminua a dificuldade, mas o jogo pode ser completado com a dificuldade padrão dele
3 – Sendo iniciante, escolha como tiro inicial o Chaser, ou Force… São os melhores
4 – As melhores combinações envolvem o Chaser. Exceto a combinação com Fire
5 – Use muito o pulo duplo e o carrinho para esquivar.
6 – Ficar abaixado atirando também é uma boa maneira de se esgueirar das armas dos oponentes
7 – Às vezes ir para o tudo ou nada é uma boa solução, afinal de contas, a melhor defesa é o ataque

Detonado

Antes de começar o jogo você vai selecionar a sua postura de tiro que são:

Free Shot (Tiro Livre) – Você pode se movimentar enquanto atira.
Fixed Shot (Tiro Fixo) – Você não vai poder se movimentar enquanto atira, em compensação poderá atirar para todos os lados.

Depois você vai poder selecionar o tipo de tiro que você quer começar a fase, isso não da para trocar no decorrer do jogo e sempre que você morrer vai recomeçar com esse tipo. São esses daqui:

Force – Atira rapidamente como uma metralhadora.
Lightining – Um tiro em sequência, rápido e reto. Atravessa os inimigos sem o menor pudor
Chaser – Persegue os oponentes, muito bom, mas com dano relativamente baixo.
Fire – Bom para curtas distâncias, mas um dos piores para os chefes e para quem não consegue esquivar direito. É um lança-chamas e ateia fogo no que estiver na sua frente, claro sem sair por ai.

Os tiros podem ser combinados no decorrer das fases e abaixo dou uma descrição de cada combinação:

Force + Force – O poder de fogo dos tiros será aumentado.
Force + Lightning – Atira o Lightning como uma metralhadora, que agora atravessa os alvos.
Force + Chaser – Atira rapidamente perseguindo os inimigos.
Force + Fire – Os tiros perdem a velocidade, porém explodem quando entram em contato com os oponentes, causando um dano alto.
Lightning + Lighting – Aumenta o feixe de tiros.
Lightining + Chaser – Um dos melhores, persegue o inimigo e causa dano nele enquanto você manter o botão pressionado
Lightining + Fire – Um dos piores, torna o Lightning um tiro parado como o Fire.
Chaser + Chaser – Os tiros ganham o formato de estrelas, e agora podem acumular se você manter o botão pressionado.
Chaser + Fire – Nem tão bom, mas nem tão ruim. Enquanto você manter o botão pressionado uma coluna de fogo irá devastar seus oponentes, de acordo com o que você controla na mira.
Fire + Fire – Aumenta o feixe do Fire normal.

Após esse guia de tiro por tiro, você poderá selecionar um dos quatro primeiros estágios do jogo.

Stage Screen

Siga a seguinte ordem para completar o jogo com mais facilidade: Stage 1 – Ancient Ruins / Stage 3 – Flying Battleship / Stage 4 – Blacks Fortress  / Stage 2 – Underground Mine.

Stage 1: Ancient Ruins

Gunstar Heroes 1

A simples fase da floresta, mais fácil do jogo. Na parte inicial não a nada, de carrinhos nos sacos de areia para os tirar do caminho.

Papaya Dance: 1234
O primeiro chefe é inútil basta atirar nele, ele atira umas luzes do alto e faz umas lagratas, mas nada de problematico.

Bravoo Man: 3421
O segundo é um homem bloco, basta prestar atenção no lacal do corpo dele que fica verde, isso quer dizer que ele vai te atacar, as partes amarelas não causam danos.

Depois dos 2 sub-chefes você chega a uma floresta, as garras são indestrutíveis, atire nas comeias e siga até o chefe da fase.

Chefe: Pinky Roader 3201
O ponto fraco dala é simples, fique entre as pernas do robô, atire para cima e desvie de tudo, não será muito difícil.

Stage 2: Underground Mine

Gunstar Heroes 2

Uma mina, fase rápida e  difícil, os personagens estão num carrinho anti-gravidade, pular duas vezes te coloca no teto e descer duas vezes te leva ao chão, logo verá um trem  basta atirar nos passageiros, antes que eles atirem em você.

Chefe: Green
Esse chefe possui muitas formas e você as enfrenta aleatoriamente, são elas:

Soldier Force (4101): Fique na parte de baixo da tela e quando ele travar o braço em algum jogador pule para parte de cima, evite ficar no alto para ele não jogar seu braço em você.

Tails Force (4102): Essa forma de cauda fica girando pela tela, é uma das mais fracas, basta ficar na altura oposta a dele.

Tiger Force (4203): É um tigre mas parece um cachorro, ele coloca uma mira em você, fuja, depois ele monta uma tragetoria que será a linha do tiro dele, espero que seja bom de geometria.

Eagle Force (4006): Fique desviando dela enquanto ela sobe, cuidado com a calda, seja rápido, essa não é a pior forma, mas deve causar algum dano a você.

Blaster Force (4007): Uma arma, vai ficar um bom tempo atirando em 1 jogador(o outro está na moleza), depois de um tempo ela irá recaregar.

Urchin Force (4302): O pior de todos, fique na altura oposta prestando uma atenção infinita para ela não subir e te atacar, depois de um tempo ela piora, vai girar e ta atacar com luzes, basta desviar e atacar.

Crab Force (4505): Um dos mais chatos, pule bastante e quando ver as placas pule para o outro lado da tela.

Obs: Você só enfrenta 6 das 7.

Stage 3: Flying Battleship

Gunstar Heroes 3

Outra fase curta, primeiro você deve subir as plataformas até subir numa nave, nela ao destruir canhões você libera armas, e também a um sub-chefe aqui.

Swapping Reg: 2041
Igual ao chefe da primeira fase, mas ao ficar entre as pernas ele atira em você, o dano é tão baixo que ainda sim esse é o melhor jeito de vencer.

No final da nave terá um tipo de helicóptero onde você enfrenta Bison, ou melhor, Colonel Red e depois o chefe da fase.

Colonel Red: 520
Atire nele, mas não fique em baixo dele(para eviter as bombas), atire na diagonal.

Chefe: Orange (2400)
Fique do lado oposto ao que ele estiver, se ele pular na hélice não pule, evite cair, tente usar o canto da tela a seu favor.

Stage 4: Blacks Fortress

Gunstar Heroes 4

Um hangar no inicio, mas logo chegamos ao real tema da fase, puzzle, você entra em um tabuleiro, cada jogador(se estiver no multiplayer) joga de cada vez, só da para tirar 1, 2 ou 3, a imagem está abaixo:

1 – Valvalion (2821): o mais fraco do jogo, atire no corpo todo dele, quando ele se enrolar fuja, ele vai atacar, quando ele formar uma ponte marque a distância para ficar entre os pontos.
2 – Item Room: Sorte, pode pegar armas e uma cura.
3 – Timeron (2423): Ele é fraco, apenas fica girando uma esteira, não será nenhum problema.
4 – Rush & Go: Você tem 1 minuto para sair de um labirinto, ataque as paredes coloridas para mudar a sala, não se preocupe, mesmo que não consiga a fase será dada como realizada.
5 – Minion Soldier (2010): De cara parece uma piada, um soldado com 1 terço de sua altura, não se engane ele é forte, de carrinhos sempre e atire quando der e não pule.
6 – Destroy: O mais fácil de todos, atire, você precisa de 5 segundos para acabar.
7 – Pit: Quatro bolas e uma bastão, nem toque no bastão, fique no canto da telas atirando nas bolas até destruir todas as 4.
8 – Rush & Go: Outro corrida, use as paredes para quicar, e siga até o fim.
9 – Item Room: Sorte, pode pegar armas e uma cura.
10 – Phantom: Um inimigo comum, porém mais resistente que o normal. Atire e pule das bombas.
11 -Vortex Base (2802): 7 esferas e um núcleo chão, atire no núcleo e preste atenção no reflexo das esferas.
12 – Curry & Rice (362): Parabéns  você ta ferrado, essa é a pior luta, não poderá usar armas, e terá que derrotar um golem, apenas ataques físicos tente chutar ele, mas será complicado.
13 – Abarenbou Gel (3510): Uma simples ameba, se sua arma for forte ela nem vai tocar em você, se ela chegar perto de um carrino ou pulo duplo para escapar.
14-Super Gondola: Você será fuzilado por 7 canhões no topo da fase, você estará numa esteira, de preferência a atacar as bombas e fixe um alvo de cada vez, será chato.
15-Item Room: Sorte, pode pegar armas e uma cura.
16-Way Back: Você volta ao inicio, mas as missões completas permanecem.
17-Boss: O chefão. 

*-Melon Bread: Outro fácil, atire abaixado… Eventualmente você enfrenta essa forma ao invés de um chefe acima.

Chefe: Black Beat Stepper (6482)
Bem bobo ele fica jogando um dado, e o número que aparecer ele dará em passos, seu real poder é usar as cores da parede como golpes temático, o que isso quer dizer? Quer dizer que se ver fogo fique longe da parte vermelha da parede, se ver vento fique fora do verde, e por ai vai. Nessa luta vale ter um poder que cause bastante dano sem necessidade de precisão, mesmo com HP alto ele é fraco.

Stage 5: Rescue Yellow

Gunstar Heroes 5

Uma grande carnificina, você vai ficar uns 10 minutos matando todo exercito colorido do inimigo, destrua as caixas com carrinho(ou tiros, mas assim demora) e se prepare para lutar com o Colonel Red. Um Easter Egg do jogo é uma placa de Out Run no fundo.

Chefe: Smash Daisaku (2199) / (3810)
Na primeira forma pule quando ele der a investida e atire nele como fez na fase do helicóptero  Na segunda forma ele vai pro combate físico, se você estiver longe dele atire sempre, quando ele estiver perto, tente pular por cima. Se estiver com 2 jogadores você pode fazer ele ficar “confuso” caso cada jogador esteja atirando nele na mesma distância em lados opostos.

Stage 6: Edge of Infinity

Gunstar Heroes 6

Agora uma surpresa do jogo, ele vira um jogo de nave kkk, no multiplayer um jogador pilota e atira, e o outro atira e escolhe a posição do tiro, então desvie de tudo até os sub-chefes.

1000MM Gun (1999)
Só esquive dos tiros gigantes e atire contra-atacando.

Green (4673):
Desvie de tudo enquanto atira nele, os robôs são os mesmos da fase 2, só que mais fracos.

Na parte 2 da fase você enfrentará o sistema de defesa da nave, 3 formas.

Chefe: Core Guard System (2309) / (2308) / (2307)

Unit of the Hammer (2309)
Atire na esfera, quando ele atirar no chão de leves passos par o lado oposto, quando ver que ela irá cair saia, por último quando ela começar a girar faça um “pula corda” e pule quando ela se aproximar, quando ela acelerar pare de atirar e se preocupe apenas com pular.

Unit of the Dragon (2308)
Essa é simples, algumas bolas azuis vão rodar pelo topo da tela logicamente atire nelas, desvie dos pouco tiros que isso der.

Unit of the Runner (2307)
Agora uma forma chata, um robô verde que lança bolas em você, uma vai ser no alto ignore essa, a outra no chão, então pulo, nos intervalos atire.

Stage 7: Empire Space Craft

Você terá sua luta final contra todos os chefes, com pequenos intervalos entre a maioria deles. Em ordem, não há checkpoint entre eles.

Gustar Heroes 7

Duck Battalion (2844) / (828)

Heavy Vulcan Shoot (2844):
O robô é fraco, atire deitado e recue quando ele se aproximar, tome cuidado quando ele pular.

Walking Press Eddie (828):
Agora apenas o cara e a metralhadora, mais fraco ainda, atire agachado e não deixe ele chegar perto, caso isso aconteça recue e atire deitado novamente.

Pink Lobster (5000):
Será tão fácil quanto a primeira luta, só muda a estrategia. Atire de longe, quando ela usar as bolhas fique no canto oposto da tela, quando elas acabarem se aproxime atirando e quando usar as bolhas de novo volte ao canto da tela, basta repitir isso.

Orange (5503):
Atire até ele ameaçar atacar, pule de suas investidas, se ele der o um golpe para cima desvie um pouco e continue atirando, não fique na mesma plataforma dele, se ele subir desça e se ele descer suba.

Black Fly (3920):
Simples, ele vai tentar usar os puzzle contra você, desvie da luz das minas, depois o laser, fique na ponta da plataforma. Depois ele vai fazer três raios, gire junto com eles.

Green (4602):
Dessa vez sem robôs, ele vai dar uma de ninja, troque de plataforma quando ele for fazer isso, não fique na mesma plataforma dele e se não tiver outro jeito de um carrinho nele.

Agora sim seu jogo salva e você irá a luta final.

Chefe Final: Golden Silver (9999)

Final Boss

Nunca pensei que um jogo tão difícil teria um final tão fácil, de inicio ignore o robô, seu alvo são as gemas, atire nelas, quando o robô te atrapalhar de um carrinho nele ou se conseguir pule, no final uma das gemas vai te atacar, torça para não ser a de fogo.

Golden Silver sai pelo espaço depois de perder, o império o persegue, e os heróis também! As tropas do império são fácilmente destruídas e sem armas o destino seria o mesmo para Blue e Red. Até que Green aparece e para amenizar seus atos maléficos quando estava do lado do império, ele junto com seu robô se sacrificam, salvando o mundo!

Segredos

Alterar rotação do logo: Na tela vermelha onde aparece o logo do jogo, se uma tela antes você segurar o direcional para baixo a rotação do logo irá mudar, coisa que é bem inútil, deve ter sido algum bug.

Desafio Timeron: Na sexta fase, onde pilota uma nave, preste atenção para um chefe chamado Timeron, ele é uma pequena nave branca, se quiser você pode acabar com ele em 1 golpe, mas o real desafio é desviar de seus tiros por 100 minutos, a cada 20 minutos ele muda o estilo dos tiros, será algo muito massante, apenas para os viciados.

No final Timeron desiste – “GIVE UP !!” “YOU OPENED THE – SATORI MIND -” “REPROGRAMMED BY 1993-NAMI” “SOUL BONUS 00930410”.

Isso é um Easter Egg criado pelo programador do jogo.

Por: Matheus C. Sardinha e Thel Martins

Publicado em 10 de março de 2013, em 4-Mega Drive e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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