GBA – Final Fantasy II – Análise / Detonado / Dicas / Segredos

FFII_PSP_Logo

Análise:

Em 17 de Dezembro de 1988,  um marco para os RPGs. Nasceu Final Fantasy II que assim como o seu antecessor merece todo respeito, muito do que temos como base hoje talvez fosse diferente se não fosse por estes 2 jogos. Como este artigo é sobre o segundo jogo, não vou dedicar quase nada ao primeiro, clique aqui para ver ele. Final Fantasy II foi o primeiro RPG de console a contar uma história complexa. Sobre a criação, com o sucesso de FFI a Square correu para fazer um novo jogo e como não havia modo algum de se criar uma sequencia foi dada a liberdade de se montar um jogo do zero, recebendo apenas o nome como legado, assim eles juntaram tudo que deu certo do I e acrescentaram o necessário, infelizmente este game não foi lançado no ocidente. Futuramente o jogo foi relançado para diversas versões, de importantes temos o Final Fantasy Origins e em 2004 o artigo em questão, Final Fantasy Dawn os Souls, em seguida a versão de PSP e atualmente para celulares. Fora isso também possui uma novelização que explica melhor parte da história de alguns personagens e se alguém que esta lendo tiver acesso eu ficaria muito grato se me desse o link, independente do idioma que estiver.

Difícil seria não fazer nenhuma comparação ao jogo anterior, e já que é preciso fazer que seja apenas nesse parágrafo. Pessoalmente eu não gosto de Final Fantasy I, sem mimimi por favor é só uma opinião eu já estou careca de saber da história dele, que foi um grande sucesso, que salvou a pele da Square e que sem FFI não existiria FFII, mas eu tenho todo direito de não gostar do FFI, onde a história era praticamente um “conto de fadas” com heróis sem personalidade que parecem que andam juntos por obrigação, agora temos um game com em enredo elaborado com inicio, meio e fim bem definidos onde da uma enorme curiosidade de saber o que acontece, personagens “mais reais” que tem suas qualidades, seus problemas e principalmente sua história. Além de um vilão que é muito mais do que apenas mal, tem seus motivos e estratégias e até mesmo sonhos, mas sem faltar em maldade.  Dois elementos que são rotina de FF estrearam aqui, Chocobos e o Cid como personagem(no FFI Cid é só citado), outros não tão importantes também como os Dragoons e Dark Knights.

Não da pra não falar do sistema de batalhas que trás uma ideia genial, note que eu disse IDEIA. Você upa de acordo com o que faz, se atacar melhora a força, se defender a resistência, se usar magia…. ah! Você entendeu, só tem um único e simples problema… Esse sistema de batalha só da certo se o jogador estiver com os chars exatamente no nível que os programadores imaginaram para dungeon. Aconteceu comigo e também com um amigo de acabar upando demais logo no inicio do jogo que ficamos tão fortes que o game não trouxe desafio nenhum e eu não fiquei horas upando atoa eu joguei normalmente, mas por uma série de acasos fiquei forte a ponte de matar quase todos os chefes em 1 turno. Podemos imaginar o contrário de não upar o suficiente e apanhar logo de cara. Não joguei a versão de NES, mas sei que ele é mais difícil, porém estou analisando a de GBA e foi isso que eu constatei. Eu não achei isso bem um defeito ou erro, apenas como um problema.  Principalmente pelo fato de que em menor escala todo jogo sofre com isso de estar mais ou menos upado do que deveria, o problema aqui é acentuar em demasia esse efeito. Seria injustiça falar mal sem dar uma solução, sendo assim o game poderia seguir um esquema de Efforts parecido com Pokémon, onde cada personagem tem um padrão de level up, mas de acordo com o que ele fizer em batalha vai ter um up extra para cada status, apenas uma ideia.

Muito do jogo foi “reaproveitado” em FFIV, como a presença de um Dragoon e um Dark Knight no time, o fato do time ser oprimido por um reino/império, vários personagem temporários e até alguns que dão sua vida pelo grupo, Leviathan e etc…

A equipe que fez o Remake está de muito bom trabalho, mas pessoalmente acho que poderiam ter adicionado mais diálogo, adicionaram bastante com relação ao NES, mas ainda assim as cenas ficaram meio corridas. Também poderiam ter adicionados eventos de grupo, normalmente eles falam entre si apenas na hora da ação, algumas cenas do time sentado numa fogueira, ou em algumas noites no hotel deixariam os personagem “mais humanos”, eu posso até estar exagerado, mas é só uma observação pessoal. O trabalho fio incrível, adicionando o Soul Rebirth, um modo novo de jogo que não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa. Apesar de muitas das melhorias terem vindo do Final Fantasy Origins(remodelação dos personagens, imagens dos inimigos, mapas e etc..), não digo que isso é ruim apenas que não foi inovador, e também é lógico que FFII faz parte de uma compilação, então não da pra exagerar em aditivos para não ficar sem memória na criação.

Ponto Forte: A história muito bem montada, que parece uma mistura de Final Fantasy iV com Star Wars kkkkkk. Personagens interessantes, ação, perdas, ganhos, traições e até cenas engraçadas, lembrando que esse foi o primeiro RPG de console a conter um enredo e mesmo assim é bem melhor que alguns de hoje em dia.

Ponto Fraco: O jogo realmente não poupa esforços para te dar spoiler… O que é inacreditável, mas é real. Não digo que todos os segredos são adiantados, porém muitos deles são, como por exemplo o quarto personagem que poderia ser uma grande dúvida já é adiantado logo de cara, conseguintemente isto te adianta quem não vai continuar no time, já que o jogo já mostra qual vai ser o time. O pior mesmo é a identidade do Dark Knight que por diversas vezes é esfregada na sua cara!!! Existem até outros exemplos, mas não tão explícitos. Com um jogo com a história tão boa pessoalmente, mesmo esses detalhes não sendo tão importantes eu vejo como a maior fraqueza, pelo fato da história ser o principal diferencial do jogo.

Nota:  8,8 / 10,0

Comandos:

Movimenta pelo mapa
Botão de ação / Confirma
Cancela
  + Abre o mapa-múndi
+ Corre de batalhas
Abre o menu

Dicas:

-Segurar para cima na hora de escolher o alvo da magia, faz com que todos(aliados ou inimigos) recebam essa magia, só que isso tira um pouco do dano ou eficiência que podem ser melhorados com o aumento do nível.

-Quando estiver lutando com apenas 1 inimigo, um bug permite que seu dano fique 50% mais alto sem que faça nada. Basta mirar a magia em todos os inimigos, apesar de ter apena 1. Isso se da por causa da formula de dano em múltiplos inimigos ser o seu poder multiplicado por 1,5 dividido pelo número de inimigos, como só tem 1 inimigo a formula será dividida por 1 então você ganha o dano bônus de graça.

-Em alguns pontos do jogo é bom parar para ganhar nível, principalmente em cidades, onde se pode juntar dinheiro para comprar equipamentos e magias.

-Não se importe em comprar magias e equipamentos caros para o personagem no quarto slot por que ele vai acabar saindo do time.

-Dos 8 tipos de armas no jogo, recomendo que não use Arcos, nem Fique desarmado. Equipe 2 armas diferentes em um, mais duas diferentes em outro e com o terceiro use a outra arma e um escudo. Usando um tipo de arma fixa você vai mestrar mais rápido.

-Em rios e lagoas não existem encontros aleatórios, então eles são um bom uso para andar pelo mapa.

Segredos:

– Vença tanto o FFI quanto o FFII e vai liberar o Sond Test.

Quando estiver no snowcraft, segure    e aperte repetidamente . vai abrir um mini-game de jogo da memória, com as faces dos personagens, fazendo bons tempos você consegue bons itens.

– Consiga a magia Toad e coloque ela no 16 com qualquer personagem, repita o mesmo do segredo anterior, dessa vez ao invés dos rostos dos personagens, vai aparecer o resto de sapos, com bons tempos os itens são muito melhores como a melhor armadura e melhor arma.

Melhoria de Status:

Status:

HP: Sua vida,  aumenta quando se perde HP em batalhas. Existem dois métodos  simples de upar esse status, e os dois envolvem ir em uma luta simples perto de uma cidade e se auto-atacar. Você pode usar magias de dano mirando em todos os alvos e depois se curar, ou usar um personagem para atacar o outro e se curar até ficam com HP baixo, mas não se mate. Depois se cure e repita isso o quanto precisar. 

MP: Sua capacidade de usar magias, aumenta ao usar MP em batalhas. Novamente fique perto de uma cidade, torre todo seu MP em lutas, usando as magias que mais precisar upar(você também pode se atacar para upar outros status). Quando acabar o MP, se cure na cidade e repita até onde precisar.

Stamina: Aumenta ao tomar dano.  Para upar faça o mesmo que com o HP

Magic: Aumenta ao usar magias. Para upar faça o mesmo que com o MP

Itelligence: O poder das magias brancas, aumenta ao usar White Mages. Olhe a lista de magias, escolha uma e use várias vezes, se quiser  combine com algum outro status e suba os dois juntos.

Spirit: O poder das magias negras, aumenta ao usar Black Mage. Olhe a lista de magias, escolha uma e use várias vezes, se quiser  combine com algum outro status e suba os dois juntos.

Agility: A velocidade do personagem, aumenta ao se esquivar de golpes. Use a magia Blink varias vezes até ela ficar em um bom nível, use nesse personagem e se ataque várias vezes, quando preciso se cure. Uma coisa importante é que seu personagem tem que esquivar, se o adversário errou o golpe não vai contar, por isso não use a magia Bind achando que vai trazer alguma vantagem.

Strength: A força de ataque, aumenta ao atacar. Novamente a forma mais simples de upar e se atacando já que vai melhorar outros status junto com esse, mas se por alguma razão você pretenda melhorar apenas esse status sem se importar com os demais, você pode usar Protect em sua equipe, depois Toad no char que quiser upar, como Toad ele não causará dano e pode ficar atacando o tempo que precisar. Apenas lembre-se de não usar Toad em todo seu time.

Magic Evasion: Sua capacidade de esquivar de magias, aumenta ao ser alvo de uma magia. A melhor forma é parecida com as outras, use Blink e se ataque até melhorar, mas esse é em status bem chato e desnecessário de upar.

Evasion: Sua capacidade de esquivar, vária de acordo com seus equipamento e sua Agility, não sobe de nível em batalhas.

Armas: O chato do nível da arma é que em certas partes do jogo não vai dar pra upar, pois o status varia de acordo com quem você está atacando. Eu prefiro deixar cada char com uma arma fixa e seguir o jogo todo com ela, se estiver em um local que você veja que está upando a arma, continue nele até parar de upar.

Magias:

Ela vão do nível 1 ao 16 e melhoram a cada nível. A melhoria segue a lógica, magias de dano aumentam o dano, magias de status aumentam sua melhoria, além das chances de acerto que sempre melhoram. Uma magia ou outra tem efeito especial ao melhorar, e apenas estas eu irei comentar.

Se quiser obter mais de uma magia, procure no seu bestiário por um monstro que drope.

White Mages:

Cure Cura o HP


Mata mortos vivos


Funciona fora de batalhas

Compre por 100G em Altair, Port, Mysidia…
Shell

Aumenta defesa mágica

Compre por 300G em Paloom, Port e Mysidia
Protect Aumenta defesa física Compre por 300G em Paloom, Port e Mysidia
Blink Aumenta evasão Compre por 300G em Paloom, Port e Mysidia
Esuna

Cura Darkness, Curse, Toad, Poison, Amnesia, e Stone


No nível 1 cura apenas Poison, os outros vem com nível


 Funciona fora de batalhas, onde funciona independente de níveis

Compre por 600G em Bafsk e Mysidia
Basuna  Cura Sleep, Paralysis, Confusion, Venom, Mini, Silence, e Slow


 No nível 1 cura apenas Venon, os outros vem com nível

Compre por 600G em Bafsk e Mysidia
Silence  Aplica Silence no alvo(não pode usar magias) Compre por 600G em Bafsk e Mysidia
Life Revive um aliado morto


Elimina mortos vivos


Pode seu sado fora de batalhas

Compre por 1000G em Salamand e Mysidia
Sap Ataca o MP do alvo Compre por 1000G em Salamand e Mysidia
Teleport Foda de batalhas teleporta o time pra fora de dungeons


Em batalha bane o alvo da luta

Compre por 1000G em Salamand e Mysidia
Slow Aplica Slow ao alvo(diminui o número de Hits a metade) Compre por 2000G em Flynn
Fog Aplica Amnesia(não pode usar magias) Compre por 2000G em Flynn
Mini Aplica Mini ao alvo(reduz muito o ataque) Compre por 2000G em Flynn
Dispel Remove efeitos das magias: Barrier, Blink, Protect, Shell, Wall, Berserk, Haste e Aura.


As remoções vem com nível no começo remove só Protect

Compre por 2000G em Flynn
Barrier Aumenta defesa a ataques especiais e status negativos


A cada nível ganha proteção a um status, são eles:


Matter, Fire, Mind, Lightning, Poison, Body e Ice

Compre por 5000G em Mysidia
Wall Bloqueia magias de acordo com o nível dessa magia e da magia a bloquear Compre por 5000G em Mysidia
Swap Troca o HP e MP do conjurador com o alvo Compre por 5000G em Mysidia
Holy Dano não elemental Compre por 20000G em Mysidia
Ultima Dano não elemental baseado no level das outras magias do usuário Ganho no final de Mysidian Tower

Black Mages:

Fire  Causa dano de Fogo Compre por 150G em Altair e Mysidia
Thunder Causa dano de Raio Compre por 150G em Altair e Mysidia
Blizzard Causa dano de Gelo Compre por 150G em Altair e Mysidia
Warp  Fora de batalhas teleporta o time para o andar anterior


Em batalhas, bane o alvo da luta

 Compre por 1000G em Salamand e Mysidia
Berserk  Aplica Berserk(aumenta ataque) Compre por 10000G em Jade Passage
Death  Mata o alvo


Não funciona em mortos vivos

 Compre por 10000G em Jade Passage
Haste Aplica Haste(aumenta o número de Hits)  Compre por 20000G em Jade Passage
Flare  Dano mágico ao alvo  Compre por 40000G em Jade Passage
Scourge Causa dano de Veneno Encontrado em: Tropical Island
Drain Suga HP do alvo Encontrado em: Cave of Mysidia
Osmose Suga MP do alvo Encontrado em: Cave of Mysidia
Sleep Aplica Sleep(Dormindo, não pode agir até acordar) Encontrado em: Tropical Island
Stun Aplica Paralize(não pode agir até acabar o efeito) Encontrado em: Deist Castle
Stop Aplica Stop(não pode agir até acabar o efeito) Encontrado em: Deist Castle
Curse Aplica Curse(reduz ataque e defesa) Encontrado em: Deist Castle
Confuse Aplica Confuse(vai atacar o próprio time até o efeito passar) Drop de: Fire Gigas, Thunder Gigas
Toad  Aplica Toad(transforma em sapo), derrota instantaneamente inimigos


Se todo time ficar em Toad vai dar Game Over

 Encontrado em: Flynn Castle
Break Aplica Stone(Petrifica, alvo não pode agira até o efeito sair).


Se todo time ficar em Stone vai dar Game Over

 Encontrado em: Flynn Castle
Aura Adiciona vantagens elementares ao ataque do jogador Encontrado em: Flynn Castle

Detonado:

Partes:

Detonado: Parte 1 Parte 2  Soul Rebirth

Índice:

Flynn:
Mythril (Semmit Falls)
Dreadnought (Bafsk Cave / Snow Cavern / Kashuan Keep / Dreadnought)
Dragoons & Wyverns: (Deist Cavern)
Coliseum: (Palamecian Coliseum)
Ultima Tome: em diante na Parte 2:

Primeiro nomeie os quatro heróis o jogo, por padrão seus nomes são Firion, Maria, Guy e Leon. Eu seguirei a nomenclatura oficial na descrição do detonado.

FFII_FirionFirion: Líder do grupo, nasceu na cidade de Salamand. Seus pais foram mortos e ele foi adotado pelos pais de Maria e Leon. Passou o resto da vida em Flynn até seus pais adotivos serem mortos pelo império. Firion possui a personalidade de um líder, sempre toma a frente no grupo e toma as melhores decisões(menos uma vez kkkkk). Ele possui as habilidades mais equilibradas do time.  
FFII_Maria Maria: Irmã de Leon e irmã adotiva de Firion, teve seus pais assassinados pelo império. A vida dela não foi emocionante então não ha muito o que introduzir. Maria tem ma maior vocação para magias, mas também pode ser usada para causar dano.
FFII_GuyGuy: Abandonado por seus pais quando era bem criança, foi criado por monstros até os 10 anos quando foi adotado e conheceu Firion. Guy não domina muito bem a linguagem humana, e suas poucas falas usam um dialeto simplório, mas é capaz de traduzir o que os monstros falam. Outra característica nítida é sua enorme força física.
FFII_LeonLeon: Irmão de Maria e irmão adotivo de Firion que é seu melhor amigo, seus pais morreram no ataque do império a Flynn. Enquanto fugia do império ele acabou se perdendo do resto do time, e sua atual condição é desconhecida. Em batalha Leon é o mais forte de todos, mas isso vária com o nível que o time o encontrar.

História:

Em um mundo que vivia um longo tempo de paz, essa calmaria estava prestes a acabar… O Imperador de Palamecia invocou monstros do submundo e começou sua campanha de dominação mundial. Um exercito rebelde se levantou no reino de Flynn para contrariar os planos do Imperador, mas o castelo rebelde caiu em um ataque total do império. Com poucas escolhas sobrando os rebeldes recuaram para a remota cidade de Altair. Quatro jovens de Flynn também se encontram fugindo das forças imperiais, eles perderam seus familiares nas mãos do Império, mas sua fuga ainda não acabou…

E com essa magnífica história tudo se inicia, os quatro jovens em questão entram em confronto com as tropas inimigas e nessa luta impossível de vencer todos são massacrados.

Altair:
Tudo se inicia aqui onde a líder da resistência Princesa Hilda e o White Mage Manwu recuperam os ferimentos de Firion.

FFII_HildaHilda: Princesa do reino de Flynn, pelo fato de seu pai estar impossibilitado de andar, Hilda tornou-se a líder da rebelião, a descrição dela diz que é muito inteligente para idade dela e possui uma grande habilidade de liderança, mas não espere ver ver nenhuma ação esperta dela durante o jogo, ela não passa de uma Peach da vida.
FFII_MinwuMinwu: White Mage vindo de Mysidia a terra dos magos, braço direito da princesa e um dos mais valiosos membros da rebelião com suas magias de suporte e seu vasto conhecimento em magia.

A princesa fala que eles foram encontrados em péssimo estado enquanto ela também escapava de Flynn. Depois ela fala a Manwu sobre a criação do Imperador, o Dreadnought que está sendo construído em Bafsk. Ambos saem do local e Firion retoma sua consciência, saia da sala.

Maria e Guy ficam felizes em ver seu amigo bem, só que Leon não foi encontrado e sua condição permanece um mistério, o time vai a sala da princesa e pede para se unir aos rebeldes, Hilda nega sem nem pensar pois eles não tem experiência em batalhas, uma atitude imbecil dessas mostra por que o exercito furreca dela está sendo massacrado… Hilda ainda fala que eles devem retornar a suas casas, como se a anta não soubesse que eles morram em Flynn e Flynn FOI TOMADA PELO IMPÉRIO 5 MINUTOS ATRÁS!!! Essa princesa me da dor de cabeça.

Por fim ela os convida a viver na própria cidade e lhe ensina a senha da rebelião a “Wild Rose”, esse sistema de senhas do jogo permite mudar o diálogo de certos NPC’s de acordo com a senha citada, existe um total de 15 no jogo e mesmo eu achando que isso deveria ser mais bem explorado, se tratando de um jogo de NES isso fica perfeito. Escolha a opção Learn para literalmente aprender a senha da cidade.

Agora fale com Hilda de novo e escolha Ask para perguntar sobre um assunto e escolha a Wild Rose. Ela fala que o irmão de Maria, Leon pode estar sendo mantido em Flynn. Fale com Manwu que já entrega de vez que você deve ir a Flynn “começar seu destino”. Agora volte tudo até o coração da cidade. Nela 2 figuras importantes onde não há necessidade de se conversar, mas vale a identificação:

FFII_PaulPaul: Se auto-declara o maior ladrão do mundo e provavelmente é mesmo. Foi o único que já conseguiu entrar na capital imperial Palamecia e retornar vivo. Paul também é fiel a o reino de Flynn e ajudará o time várias vezes pelo jogo, apesar de gostar de agir sozinho.
FFII_GordonGordon: O covarde e chorão príncipe de Kashuan, irmão mais novo de Scott. Durante o ataque do império a Flynn, Gordon abandonou seu irmão e fugiu, agora ele está mais covarde ainda e não tem coragem nem mesmo de voltar a lutar com os outros rebeldes 

Elementos importantes do jogo: Toda cidade no jogo tem um INN(onde você paga para dormir e curar sua vida), uma loja de itens(placa igual a de uma chaleira), uma igreja(para ressuscitar aliados mortos), uma loja de armas, uma de armaduras e uma de magias aqui estão disponíveis:

Fire Tome: Magia de Fogo.
Thunder Tome: Magia de Raio.
Blizzard Tome: Magia de Gelo.
Cure Tome: Magia que Cura HP.

As magias sobem de nível com o uso, assim você já tem as melhores magias do jogo de Fogo, Gelo e Raio, mas para atingir o potencial máximo é preciso usá-las exaustivamente. Não adianta comprar todas as magias para todos, já que há um limite para cada personagem. Compre apenas uma das elementares para cada um(diferentes) e as de cura compre para todos.

Agora sobre o sistema de batalhas, como upar cada status está explicado antes do detonado então é muito importante olhar! Sobre armas, existem 8 tipos: Desarmado, Faca, Espada, Cajado, Machado, Lança, Arco e Escudos. Com o repetido uso cada um deles pode ser melhorado. Também da pra se equipar 2 escudos, mas assim não poderá atacar.

Facas, Espadas, Cajados, Machados e Lanças não tem muitas diferenças, todos podem ser equipados em apenas uma das mão e combinados com qualquer outra arma na outra mão, incluindo deixar a outra mão desarmada ou por 2 armas diferentes.
Escudos são sua defesa extra, é bom deixar pelo menos um personagem com escudo para servir de Tank, o escudo também influência na esquiva.

Desarmado tem a vantagem de não gastar dinheiro com armas e com muito uso o dano pode ser considerável, mas mesmo assim eu não acho a melhor forma de lutar. Você pode usar um escudo, mas qualquer outra arma cancela essa condição de desarme.
Arcos são a pior forma de luta, fuja disso. Eles ocupam as 2 mãos e tem dano baixo, mas podem ser usados na Fila de trás(quando se recua o personagem na formação), todas as outras armas irão errar, mas os arcos acertam e melhoram sua esquiva assim, só que isso não é uma grande vantagem.

FFII_Stats

Recomendo que compre as magias básicas, armas e armaduras antes de seguir viagem.
OBS: Caso seus personagens estejam errando todos os golpes é por que você colocou ele na linha de trás sem um Arco, vá em formação e tire ele de lá ou de um Arco para o mesmo.

World Map:
Saia da cidade e suba pela ponte a norte, siga o rio pela esquerda até ver outra ponte, não entre nela suba para pequena cidade a norte.

FFII_Map1

Gatrea:
A cidade mais inútil do game, apenas seu pid-stop até Flynn.

World Map:
Saindo de Gatrea, passe pela ponte a esquerda e contorne o laguinho até chegar a Flynn, evite fugir muito da rota para não pegar monstros de outras áreas e morrer instantaneamente.

FFII_Map2

Flynn:
Tudo cercado pelos soldados imperiais, não da pra acessar nem casas nem lojas e nem tente falar com algum soldado, isso gera uma luta impossível de ganhar nesse ponto do jogo. Suba tudo e quando estiver numa fileira de árvores vire a direita, desça rente a um muro e entre no PUB.

Não fale com nenhum soldado, apenas com o Bartender, selecione “Wild Rose” e ao reconhecer o emblema rebelde ele sai do caminho e fala da passagem para os fundos da loja, siga reto por onde ele estava.FFII_Flynn

Aqui fale com o soldado e escolha Wild Rose, ele se revela Scott príncipe de Kashuan e irmão de Gordon.

FFII_ScottScott: Príncipe de Kashuan e irmão mais velho de Gordon. Apaixonado por Hilda, se feriu gravemente quando Flynn foi conquistada. Lutou até suas últimas forças e agora está em seu leito semi-morto. 

Scott está a beira da morte e diz repassar suas últimas mensagem: Para seu irmão, que ele muito forte e tem que acreditar mais em si mesmo, para o rei, que a razão de Flynn cair tão rápido é que um tal de Conde Borghen os traiu, e para Hilda, que ele a amava, mas sobre essa última ele volta atrás e fala que a cofissão de um homem morto só vai trazer dor a ela. Maria pergunta se ele viu Leon, mas a resposta é negativa e em sua última ação Scott da um valioso presente ao time o Scott’s Ring que permite ver o mapa-múndi(olhe em comandos). Você pode pegar 3 Potions nos baús ao lado, volte tudo até Altair.

Agora com o nova visão do mapa fica mais fácil!

FFII_Map3

Altair:
Se quiser fale com Gordon e escolha o item Ring e passar a última mensagem de Scott a ele. Vá até Hilda e mostre o anel(item – Ring), ela se surpreende em ver que seu time se infiltrou na cidade e retornou, Firion reporta a situação, a princesa pergunta se Scott mandou alguma mensagem para ela, mas como ele pediu para não repassar, Firion se cala. Finalmente a princesa viu sua capacidade e lhe propõe uma missão, encontrar um metal mágico chamado Mythril” agora aprende essa palavra chave(Learn). Pergunte a princesa sobre Mythril e ela fala que seu exercito não é bem equipado e precisa desse metal para novas armas. Hilda fala de um homem chamado Josef que vive em Salamand que foi encarregado de encontrar o material, mas os rebeldes perderam contato com ele, junto com Minwu você deve ir a esse fim de mundo localizar Josef.

Fale com Minwu agora, ele vai explicar o caminho e dar uma canoa ao grupo. Com a canoa o time pode atravessar rios e lagos. Torne a falar com Hilda que cita o novo projeto imperial, o “Dreadnought”, aprenda essa palavra e pergunte a ela sobre isso, a explicação é que o povo de Bafsk está sendo usado pelo Imperador para construir essa aeronave gigante, note que a palavra aeronave, em inglês “Airship” também pode ser aprendida, então faça isso e pergunte o que é uma Airship, por fim Hilda fala que isso é uma invenção de Cid o antigo capitão dos White Knight de Flynn, mas ele ficou tão cativado com a nave que deixou o exercito e agora mora em uma cidadezinha qualquer. Saia da cidade

World Map:
Não esqueça que agora você tem Minwu um White Mage estupidamente forte, então não se preocupe em perder HP, pois ele já vem com quase todas magias de cura. Sobre o caminho, suba pela ponte a norte de Altair. Entre no lago(basta seguir na direção dele) siga a direita no fim do lago estará outra cidade.

FFII_Map4

Paloom:
Na loja de armas temos uma faca(Dagger) e um cajado(Mace), esses 2 itens são superiores aos de Altair se estiver usando algumas dessas armas compre essa melhor. Na loja de armaduras um set de Bronze completo, vale a pena comprar tudo, mesmo que seja um pouco salgado. Na loja de magias temos uma que tecnicamente você já comprou e 3 novas, vele a pena ter um personagem com Blink e um ou dois com Shell e Protect.

Cure Tome: Magia que Cura HP.
Blink Tome: Aumenta a evasão do alvo.
Protect Tome: Aumenta defesa física do alvo.
Shell Tome: Aumenta defesa mágica do alvo.

Recomendo fortemente que compre tudo o que precisa antes de seguir o jogo. Seu objetivo agora é a cidade de Port. Existem 2 maneiras de chegar lá. A primeira e falar com o primeiro NPC da cidade e comprar uma passagem de navio por 32G, depois saia da cidade e vá ao navio. A outra é ir a pé seguindo o litoral pela direita. Eu não me importo com sua escolha.

FFII_Map5

Port:
Cidade irmã de Paloom, por isso as lojas vendem os mesmos itens. Vá ao PUB onde está Cid.

FFII_CidCid: Antigo capitão dos White Knight de Flynn, após inventar uma Aeronave largou tudo, sua família, seu reino e seu trabalho para virar uma mistura de vagabundo com piloto de ônibus, levando qualquer um a qualquer lugar do continente com sua nave, pelo preço certo é claro.

Com o cara do lado de Cid você pode pagar para voar a qualquer canto do continente, inclusive Salamand e nada te impede de pagar para ir lá, mas eu acho melhor ir a pé.

World Map:
Suba tudo a norte se inclinando a esquerda até ver montanhas com neve, siga por esses montes para esquerda até ver a cidade.

Salamand:
Na loja de armas temos a espada(Longsword) o machado(Battle Axe) e o Arco(Longbow), compre alguns desses item para quem usa essas armas. A loja de armaduras vende o mesmo que a cidade anterior, e as magias mesmo que boas, são muito caras. Só compre se tiver dinheiro sobrando, a magia Life é bom que todos tenham, as outras coloque uma para cada um. Você terá outras chances de comprar as magias na falta de money.

Life Tome: Ressuscita um ou todos os aliados
Sap Tome: Ataque que reduz o MP do alvo
Warp Tome: Teleporta o time ao andar anterior / Bane alvo da luta
Teleport Tome: Teleporta o time para fora de uma dungeon / Bane alvo da luta

Na casa a noroeste está Josef, fale com ele e pergunte sobre Mythril. Ele fala que não vai ajudar até que você vá a um local chamado Semitt Falls e solte os homens da vila que estão sendo mantidos como escravos. Já pode sair da vila.

FFII_JosefJosef: Antigamente foi um soldado do império, mas consegui fugir com uma jovem garota que futuramente virou sua esposa. Passou sua vida em Salamand e teve uma filha chamada Nelly. Sua função no presente é achar Mythril para os soldados da rebelião, mas por razões futuramente explicadas ele parece um babaca na sua primeira aparição.

World Map:
Achar Semitt Falls é um pouco chato, então eu até recomendo que volte a Port e use a aeronave de Cid(nem é to caro assim). Se quiser ir andando, o mapa está abaixo.

FFII_Map6
Semitt Falls:
Aqui a primeira dungeon do jogo. Logo a esquerda da entrada existe um cristal azul, ele não serve de nada por agora, então ignore. No canto superior esquerdo tem um baú com 200Gil e no inferior direito um com 400Gill, a escada está a sudoeste.

FFII_Semitt_Falls_1

B2:
Você começa em uma escadinha na parte inferior esquerda, se subir tudo vai ter um baú com Eye Drops, na parte superior central um Potion e se seguir pela direita e por baixo um Hi-Potion, mas acima 4 portas a certa é a da esquerda, nas outras três não há nada.

FFII_Semitt_Falls_2

B3:
Se descer tudo vai achar um baú com 200Gil, atravessando a ponte um outro com 250 Gil. Onde existem 3 portas vá pela direita para achar os escravos que Josef falou. Qualquer outra porta na sala não leva a nada.FFII_Semitt_Falls_2

Aqui fale com Paul, ele te apresenta a filha de Josef Nelly. Paul fala que Borghen’s está mantendo ela como refém para Josef não continuar com sua busca por Mythril. Paul também estava procurando pelo metal, mas acabou sendo capturado, e agora que você o resgatou ele vai levar todos de volta a Salamand. Desça outro andar, ainda existe um pouco de coisas a fazer.

FFII_Semitt_Falls_3

B4:
Passe pela primeira ponte, se subir reto vai achar um Fire Tome, se for pela direita vai achar 4 pontes, vá pela de cima até o fim. A única porta na sala não leva a nada.

FFII_Semitt_Falls_4

B5:
Suba e verá duas portas, na da esquerda você entra numa luta pelo Mythril.

Chefe: Sergeant HP[420]
Ele tem uma defesa razoável, que pode ser quebrada dependendo de quanto você upou o ataque. Se não tiver dano o suficiente, invista em magias como Fire, Thunder e Blizzard. A única forma de ataque que ele tem além dos ataque básicos é o Bow III que pode acertar personagens na linha de trás.

Depois se quiser, siga a ponte e vá até o fim para pegar o Teleport Tome, no baú também tem um monstro, ele é mais fraco que o chefe acima para dar uma comparação, mas por sua defesa caso esteja sem MP pode ser difícil vencer. Qualquer outra porta não leva a nada. Depois de fazer tudo volte ao inicio da dungeon. Você pode ir a pé ou usar a magia Teleport pra isso.

FFII_Semitt_Falls_5

World Map:
Você pode voltar descendo a cachoeira, mas eu prefiro retornar pelo caminho até Salamand me curar e seguir até Altair.

Altair:
Mostre o Mythril(item) a princesa, depois vá a loja de armas e mostre o mesmo item ao ferreiro Tobul, e acredite se quiser, ele vai fazer um suprimento de armas para todo um exercito com apenas m punhadinho de Mythril que você achou num baú. Agora tanto na loja de Armas quanto de Armaduras um novo vendedor aparece no balcão, com ele você pode comprar itens melhores, feitos de Mythril, compre todos que precisar.

Volte a falar com Hilda, ela fala que o Dark Knight acelerou a construção do Dreadnought, mas ele teve que sair. Então é a hora perfeita para ir a Bafsk e tentar destruir a nave, essa é sua próxima missão.

World Map:
Para chegar a Bafsk primeiro vá a Port. Ou compre a passagem com Cid, ou apenas contorne as montanhas a direita da cidade, depois de meia volta a cidade fica visível.

Bafsk:
Borghen o traidor está cuidando da construção do Dreadnought, mas não ligue para ele agora.

FFII_BorghenBorghen: Foi um nobre conde no reino de Flynn, mas imitando Judas, traiu sua pátria para se tornar um general maligno as ordens do império. Todos odeiam ele que vive falando de sua própria glória, mas no final ele não é muito mais que um inútil.

Armas e Armaduras são inferiores a de Mythril então economize, as magias são úteis para o jogo principalmente Basuna e Esuna.

Fear Tome: Assusta o inimigo, fazendo ele ter mais chances de fugir da luta.
Basuna Tome: Cura status negativos que saem depois das batalhas.
Esuna Tome: Cura status negativos que permanecem depois da batalha.
Silence Tome: Deixa o inimigo mudo(não usar magias).

Fale com o soldado mais abaixo, e pergunte sobre Wild Rose para ele te identificar como um rebelde, depois pergunte sobre o Dreadnought para ele te deixar passar. Siga e desça as escadas para uma pequena dungeon.

FFII_Bafsk

Bafsk Cave:
Subindo reto um baú com a espada Longsword, depois disso é só ir pela esquerda e descendo até ver outro baú, desta vez com o Longbow. A direita está a escada.

FFII_Bafsk_Cave

1F:
Vire a direita e siga trilha até o fim, perto da saída você encontra o Dark Knight que avisa ao time que o Dreadnought está completo, ele estava trabalhando na nave por trás das cenas para os enganar, depois sai do lugar. Borghen também aparece e ri da sua cara por ter chegado aqui atoa. A nave levanta voo e você só pode assistir, mas antes de sair de vez daqui, vá a porta a direita da saída(onde estava o Dark Knight), entre nela e pegue o item Pass. Ao lado um piso azul que te leva direto para Bafsk.

FFII_Bafsk_Cave_2

World Map:
O Dreadnought destruiu as cidades de Port, Paloom e Altair… Vá para essa última achar a princesa, mas retire todos os itens de Minwu antes de entrar na cidade.

FFII_Dreadnought

Altair:
Vá até Hilda, fale com ela uma vez e fala dos danos a cidade. Minwu tem que cumprir suas obrigações como curandeiro e ajudar o Rei e o povo. Vá ate Port.

Port:
Fale com Cid e pergunte sobre as Airship, na resposta ele fala que elas são movidas por um “Sunfire”, aprenda essa palavra e pergunte a ele sobre ela, e ele fala que se o Sunfire ficar muito quente o motor de uma nave explode. Volte a Altair.

Altair:
Pergunte a Hilda sobre o Sunfire e ela conta que é o símbolo do reino de Kashuan, que é um fogo que não pode ser apagado, mas o fogo não pode ser pego por nenhuma tocha. Vá a sala ao lado e fale com o Rei, ele fala que Scott selou o castelo de Kashuan e será preciso o “Goddess’s Bell” para quebrá-lo, aprenda essa palavra. Pergunte a princesa sobre a palavra que acabou de aprender, ela fala que Gordon poderia quebrar o selo facilmente, mas como ele sumiu será preciso esse item que está numa caverna congelada, e essa será sua próxima missão. Vá a Salamand.

Salamand:
Pergunte a Josef sobre o Goddess’s Bell e ele fala que o único meio de chegar a caverna dele é com um Snowcraft, e por sorte ele tem um escondido em Semitt Falls. Para compensar o fato dele não te ajudar na saga do Mythril ele se junta ao seu time. Josef vem muito mal equipado e seria bom você reaproveitar os itens de Minwu nele, ou comprar novos, outra coisa, não perca seu tempo colocando magias nele. Vá a Semitt Falls, se esqueceu como olhe acima no detonado.

Semitt Falls:
Logo a esquerda existe um cristal azul, atrás dele na parede a direita de uma vasculhada, Josef abre uma passagem e no final dela um baú com o Snowcraft. Agora volte ao mapa.

FFII_Snowcraft

World Map:
De Salamand, siga pela esquerda até o litoral. Suba até ver uma entrada na montanha, siga por ela de Snowcraft até a caverna em questão.

FFII_Map7

Snow Cavern B1:
O primeiro andar é muito simples, apenas 2 caminhos não fazem parte da trilha principal. O primeiro deles leva a m baú com 300Gil, e o segundo a um com 350Gil. Note que perto do fim tem uma porta que não é acessível agora.

FFII_Snow_Cavern_1

B2:
Você vai voltar a esse andar futuramente, apenas contorne a sala e passe pela porta, por que não tem nada nela. Para acessar os baús é preciso ir ao B3 e subir por outro caminho, os itens neles são em ordem: Battle Axe, Antidote e Mythril Mace sendo que neste último será preciso vencer as 6 Granades que guardam o item.

FFII_Snow_Cavern_2

B3:
Subindo você entra numa pequena trilha que leva a uma Antarctic Wind, indo pela direita e depois para cima, você vai voltar ao B2 e vai poder pegar 3 baús lá. Indo pela direita e descendo você segue a trilha até o fim do andar.

FFII_Snow_Cavern_3

B4:
Na parte superior esquerda 2 itens, Potion e Blizzard Tome. Na inferior Direita mais 2, Potion e Mythril Spear. A escada está na parte Superior Direita. A porta nessa sala não leva a nada.

FFII_Snow_Cavern_4

B5:
Indo a direita um Mythril Shield, descendo tudo e a direita uma Ancient Sword. Na porta a direita não tem nada, mas a porta abaixo leva a uma sala com ursos.

FFII_Snow_Cavern_5

Fale com o que está fixo entre 2 pedras, Guy consegue entender o que os monstros falam, pergunte sobre o Goddess’s Bell, então ele fala que tem uma passagem secreta nessa sala na parede a direita e que um monstro o guarda. Faça como foi dito até a próxima área.

FFII_Bers

B6:
Basicamente é tudo uma trilha, antes do chefe um baú com o Silver Cuirass.

FFII_Snow_Cavern_6

Chefe: Adamantoise HP[675]
Basicamente a luta consistem em usar Blizzard nele, independente do nível. Essa é a única fraqueza nítida dele, se quiser buffar no inicio da luta faça isso com Protect e  Blink. Caso esteja sem MP você estará ferrado, a defesa dele é praticamente impenetrável a essa altura do jogo. Em dificuldades você pode usar o item Ether para curar MP, a magia Swap para trocar de MP com outro alvo, infelizmente se não tiver ninguém que cause dano o Game Over será quase eminente, você pode usar o item Antarctic Wind que achou nessa dungeon para causar um bom dano inicial, ou rezar para dar alguns golpes crítico, se você teve problemas aqui foi por que não upou direito seus personagens.

Vá a parede e pegue o item Goddess’s Bell, a escada se abre e leva de volta ao B1, na escadaria que leva a entrada você verá Borghen. Borghen se assusta ao ver que o time já pegou o item da caverna e fala que o Imperador o mataria se ele voltasse sem ele, então ele fala que não se importa em morrer desde que leve você junto, e assim começa a luta.

Chefe: Borghen HP[240]
Borghen está longe de ser um guerreiro, seu HP baixo e péssima resistência a magias são um convite para uma vitória em um turno. 

Após perder Borghen revela que ele colocou uma armadilha na caverna e cita suas últimas palavras “Vejo vocês no inferno”. Uma bola de pedra gigante rola pelas escadas e o time não consegue escapar. Eis que Josef com toda sua força para a bola e manda todos correrem. Guy fala que ele não vai o largar, mas Firion o força a sair. Os três escapam graças ao sacrifício de Josef, agora volte a Altair.

FFII_Josef_Dead

Altair:
Fale com Hilda duas vezes, ela fala para ira a Kashuan e que o encontrará juntamente com Cid quando você terminar a missão. Kashuan fica bem a sul de Bafsk no que pode ser um caminho chato, nesse caso eu recomendo que vá a Port e compre uma passagem com Cid.

World Map:
Se por motivos de força maior você precisar retornar as outras cidades, você pode ir na floresta abaixo de Kashuan e montar num pássaro chamado Chocobo, com ele além de ir mais rápido você não sobre com as batalhas aleatórias.

Kashuan Keep:
Na porta use o item Goddess’s Bell para quebrar o selo.FFII_Kashuan_Keep_1

2F:
Aqui está Gordon que foi burro o bastante de vir sozinho sem avisar ninguém(se ele tivesse reportado a Hilda você não precisaria fazer a dungeon anterior, Josef não teria morrido e os rebeldes estariam adiantados na guerra). Para piorar ele levou uma coça dos monstros e agora está choramingando sobre sua fraqueza, só que ele finalmente toma um ato de coragem e se une a equipe. Seu objetivo é pegar o Egil’s Torch, uma tocha capaz de armazenar o Sunfire. Se tiver itens reequipe o Gordon. De a volta e volte ao andar anterior.FFII_Kashuan_Keep_2

1F:
Ao sul Cure Tome(recomendo usar em Gordon), a direita uma porta com nada, dela desça até a escada.

2F:
Vire a direita, desça a direita de novo depois suba. No caminho você acha um baú com 500Gil e no fim do caminho a escada.FFII_Kashuan_Keep_3

3F:
Logo na hora que você chega já da pra ver aonde é o seu destino, só dar a volta na fase. No único baú da área tem um Golden Shield guardado por um monstro.

FFII_Kashuan_Keep_4

4F:
Você só precisa ir a direita e descer, só que numa das portas na parte central da fase existem 3 baús, neles estão: Mythril Axe, Werebuster e Mythril Sword. 

FFII_Kashuan_Keep_5

5F:
Primeiro pegue o baú com a Golden Armor(também tem alguns monstros no baú) no centro do mapa, entre na porta no canto superior direito, para achar 3 baús com: Mallet, Antidote e Eye Drop. Agora no canto inferior esquerdo, uma escada que leva a uma porta no andar debaixo. Aqui um chefe guarda seu item de desejo.
FFII_Kashuan_Keep_6

Chefe: Red Soul HP[540]
Nos 4 primeiros turnos ele vai atacar com as magias de Fogo, Gelo, Raio e Veneno em um nível alto. Qualquer tipo de magia elemental é absorvível por ele, antão ataque apenas com o físico. O MP do Red Soul não suporta a intencidade, ou seja com o tempo ela acaba e o inimigo se limita a golpes físicos fracos. Assim o tempo é seu amigo, resista no inicio e ataque sempre que possível. 

Pegue o Egil’s Torch e saia, se prefere use Teleport. Entre de novo na dungeon, no fogo logo em frente a entrada, escolha o item que acabou de pegar, assim o fogo queima na tocha e você ganha o Sunfire. Saia da dungeon.

World Map:
A cena muda para uma animação onde o Dreadnought persegue e captura a aeronave de Cid e a princesa Hilda também se encontrava na embarcação, agora como você é o único soldado que presta nesse exercito, será sua função salvar a donzela em perigo.

Desça direto ao sul de Kashuan para ver uma pequena fenda na floresta, aqui você pode montar em um Chocobo e percorrer o mapa mais rápido e sem batalhas no caminho.

Chocobo Forest:
Ande pelo mapa até achar o pássaro amarelo Chocobo, primeiro eu recomendo que volte a uma cidade qualquer, se restaure e reestoque antes de seguir o jogo.

FFII_Chocobo

World Map:
Vire a direita e entre num deserto, desça tudo a sul ignorando qualquer coisa que ver, logo voltará a parte verde do mapa. Continue indo a sul e logo verá o Dreadnought. A dúvida o mapa-múndi da uma ajuda a achar a posição certa a ir.
OBS: Também da para chagar aqui indo a noroeste de Flynn, mas eu prefiro essa rota já citada.

Dreadnought F1:
Para o soldado que guarda o local, existem 2 alternativas, ou você apresenta o item Pass(obtido em Bafsk Cave) ou fala sobre ele sobre a Wild Rose, nesse segundo caso será preciso lutar com ele o que pode ser difícil dependendo do seu nível. Não fale com nenhum outro soldado, se não vai entrar nessa mesma luta.

Suba as escadas, a esquerda um baú com 600Gil, as três portas verdes não levam a nada. Vá para direita e suba a norte, entre na porta verde e nele terá uma escada.

FFII_Dreadnought_1

F2:
Três caminhos, o da direita leva a um Hi-Potion e um Potion, o da esquerda ao arco Dart Bow e o central a Thief’s Gloves e o mais importante, uma cela com Hilda e Cid, fale com os 2 e Cid leva a princesa para sua nave, e fala que vai te esperar para seu time colocar o Sunfire no motor e destruir tudo. Volte ao F1 e dessa vez desça pela escada mais a sul.
Obs: Para pegar o outro baú da sala, desça pela entrada central do F1(onde tem 2 guardas), o baú está numa sala com um porta de ferro bloqueando, só que essa porta é zoeira do jogo, para entrar na sala procure  parede falsa nessa área e pegue a Sleep Blade no baú que contém monstros.

FFII_Dreadnought_2

F3:
Apenas passe de uma ponta a outra.

FFII_Dreadnought_3

F4:
Primeiro vá ao fim da sala para pegar 4 bons itens, são eles: Trident, Main Gauche, Ice Shield(monstro) e Giant’s Helm.  Suba a escada na parte central para voltar ao F3, entre numa porta.

FFII_Dreadnought_4

F5:
Um mini-labirinto, os guardas bloqueiam seu caminho se tentar falar com eles você vai entrar numa luta, vencer não faz com que eles saim, é preciso contornar o mapa até chegar na porta verde no meio dele.

FFII_Dreadnought_5

Agora ao chegar no motor escolha o item Sunfire, caso tenha chegado aqui sem salvar Hilda e Cid, receio dizer que você perdeu um pouco do tempo de vida que Deus te deu, já que não faz nenhum sentido explodir a nave com os 2 ainda nela!!! Se tiver feito essa cagada, volte ao F2 e os salve. Se tudo estiver certinho o time joga o Sunfire, o Dark Knight aparece revoltado, Maria reconhece a voz dele, mas seriamente se você ainda não percebeu que é o Dark Knight é um sinal que você possui algum déficit de atenção.

Finalmente você destrói a Estrela da Morte o Dreadnought, a fuga e automática e de quebra Cid ainda te da uma carona a Altair. 

Altair:
Vá a sala onde o rei e Minwu estão, nas últimas palavras do velho ele da uma missão para Gordon, Minwu e Firion.  Para Gordon o rei pede que ele tome conta do seu exercito e ajude Hilda no que for possível. Para Minwu ele fala para procurar a magia suprema Ultima, que está selada em algum lugar. Finalmente para Firion o rei pede que ele vá a Deist a terra dos Dragoons, uma terra devastada pelo império, mas que o rei acredita que ainda existam sobrevivente, e se possível que tente fazer uma aliança com eles. Em suas últimas palavras o Rei de Flynn afirma que com seus  esforços combinados o dia da vitória finalmente chegará, e para cada um dos três tomar conta de Hilda. Assim seu reinado termina…

Vá a sala do trono e fale com Gordon(que a propósito sai do time sem aviso prévio), aprenda sobre os “Dragoons”, pergunte sobre isso agora. Dragoons são um povo que vive com dragões(ou Wyverns como são chamados no jogo). Gordon fala que eles são capazes de se comunicar com os “Wyverns”, aprenda essa palavra e pergunte sobre eles. Ele fala que são possíveis aliados, mas primeiro é preciso ir ao porto de Paloom arrumar um barco(Sim, Deist é uma ilha).
OBS: Se for ao quarto de Hilda ela vai estar rindo, mesmo seu pai tendo morrido. Antes de chamar ela de vadia ou algo assim, espere o desenrolar do jogo.

Paloom:
Fale com o primeiro NPC da cidade, ela é Leila, seu barco está para ir a Deist e os convida para ir, Maria acha isso muito conveniente, Firion não vê outra saída e aceita o convite. Saia da cidade e entre no barco a direita.

FFII_LeilaLeila: Passou sua vida toda como pirata e… Só isso, ela não é muito interessante… Tem um rosto pouco feminino(não sei por que, no NES ela era mais bonita). Sua agilidade é memorável, mas é fraca em todos os outros status. Por sempre ter que lutar com seres do mar, aprendeu a usar a magia Thunder.

No meio do caminho Leia e sua tripulação te trai, agora lute por sua vida.

Chefe:  Pirate X8  HP[90]
O Baixo HP deles não compensa a quantidade, você pode optar por levar um de cada vez ou usar umas 3 em área e levar todos em um único turno.

Vendo a derrota Leila diz pra fazer o que tiver que ser feito com ela(se referindo á matar). Por aquele típico espírito bondoso de protagonistas, nossos heróis não decidem fazer isso e ainda convidam Leia a se juntar na luta contra o Imperador. Ela aceita e se junta ao time.

World Map:
Você ganha o barco e pode velejar pelo mundo, pra sair dele é só encostar em qualquer litoral. Deist é uma ilhazinha a Direita de Bafsk siga rumo até ela, depois entre em um castelo.

FFII_Map8

Deist Castle:
Antes dos acontecimentos do jogo, Deist era um pais próspero onde humanos e dragões convivam entre si, mas Kefka Palazzo o Imperador envenenou a água dos dragões e com as suas mortes foi fácil exterminar os Dragoons, agora tudo está e ruína.

Um garoto fica te mandando ir embora, siga ele até ver sua mãe. A mãe fala que ela e o garoto são os únicos sobreviventes além de um Wyvern na sala atrás deles. Como vocês não conseguem se comunicar nem adianta ir lá. Em uma caverna a norte existe um pendente que permite a comunicação de humanos com Wyverns esse é seu próximo objetivo.
OBS: Explorando o local da pra achar os itens: Cottage, Phoenix Down, Sage’s Wisdom, Gold Needle, Eye Drop, Antidote, Cross, Saint’s Spirit, Mallet, Wind Sword, Unicorn Horn e mais 3 magias.

Stop Tome: Paralisa o alvo no tempo.
Stun Tome: Paralisa alvo.
Curse Tome: Amaldiçoa o alvo

World Map:
Siga a norte para uma caverna.

Deist Cavern F1:
Sem mapas por agora, vai ser uma visita vapt-vupt. Siga a direita até ver um baú, siga a trilha por cima Del até descer um andar. Aqui vai ver um capacete logo de cara(se não ver é por que pegou a escada errada). Nele você acha o item Pendant, volte a Deist.

FFII_Capacete

Deist Castle:
Fale com o Wyvern, ele diz que o veneno do Imperador já dominou seu corpo e não pode ajudar, pergunte a ele sobre os Wyvern e assim você ganha um ovo(Wyvern Egg), e deve leva-lo ao fundo da dungeon que acabou de sair.

Deist Cavern F1:
No único baú temos 230Gil, você já desceu na escada a direita da entrada. A dungeon se divide em 2 caminhos, o certo e o errado. Seguir o errado leva a alguns itens a mais, ele é o caminho a sul da entrada. O caminho certo está a sudeste da entrada.

FFII_Diest_Cavern_1

B2:
Pelo caminho errado, apenas um baú com um Ether, pelo certo três baús Mythril Helm, Mythril Armor e Mage’s Staff(monstros), e também duas escadas a do centro leva a dois itens e uma ponte armadilha, se quiser vai lá buscar. O caminho certo é a esquerda.

FFII_Diest_Cavern_2

B3:
Se está seguindo o caminho errado, não vai ter nada aqui. Se desceu pela ponte central do 2F, não use a ponte que é armadilha, você pode pegar 2 baús aqui, com Mythril Gloves e Mythril Mirror. Se desceu pela escada a esquerda no B2 que é a direção certa a seguir.

FFII_Diest_Cavern_3

B4
No caminho errado não tem nada. No certo apenas um baú com um Acid Phial.

FFII_Diest_Cavern_4

B5:
No caminho errado vários itens: Flame Bow, Sage’s Wisdom, Saint’s Spirit, Knight’s Armor.  Pelo certo 4 portas juntas. Escolha a terceira da esquerda para a direita, ela leva ao chefe que guarda o lago.

FFII_Diest_Cavern_5

Chefe: Chimera HP X?[700]
O número de quimeras que vão aparecer variam com sua sorte nesse momento, acho que podem vir de 1 a 4 delas. Então se você encontrou apenas uma perdeu uma grande chance de jogar na loteria. Além de um dano físico pesado a Chimera pode usar a magia Blaze em todos os alvos. Se vierem poucas apenas ataque. em um número maior é preciso usar Protect, Shell e Blink como suporte.

ao lago e escolha o item Wyvern Egg(se não tem ele você pulou coisa no jogo). O ovo afunda até o fundo do poço, saia da dungeon de preferência com a magia Teleport e volte a Deist.

Deist Castle:
O dragão que vivia aqui morreu, fale com as 2 pessoas aqui, elas vão valar que o ovo um dia irá chocar e que poderá voar pelos céus. Agora volte a sua base em Altair.

Altair:
Primeiro se cure no hotel, em seguida vá ao quartel general, todos vão estar falando que a princesa Hilda está agido estranho, vá até Gordon que pede pra você falar com ela. Hilda está em seu quarto a direita.

Hilda fala que precisa discutir uma coisa com Firion, Maria, Guy e Leila saem da sala. A princesa caminha lentamente até sua cama, a música de fundo fica lenta e ela manda Firion ir até ela(eita!!!). Firion até engasga de emoção, mas exita. Hilda fala exatamente isso: “Por que você está apenas parado aí? Eu não gosto de ser provocada”. Firion pensa um pouco e vai fundo em cima da dela, como se a sacanagem não pudesse ficar mais explicita, Hilda fala “Agora você é meu, Firion”. Quando nosso herói pensa que vai ter uma noite de diversões, que finalmente vai ter um descanso nesse jogo, que vai conseguir uma princesa pra ele, a zoeira prevalece kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Firion it's a Trap!!!

Firion it’s a Trap!!!

Essa Hilda é fake, e nosso herói é atacado por uma Lâmia. Leila estava meio de tocai e correu com o resto de time para ajudar.

Chefe: Lamia Queen HP[1290]
Tavéis a luta mais difícil dessa metade do jogo. Os ataques dela causam Sleep, além de constantemente tentar confundir a equipe com Charm e Confuse. A Lâmia também usa Blink no nível máximo em si mesma tornado muito complicado acerta-la fisicamente. A magia Basuna no nível 5 pelo menos anula todos esses status, ela é fraca contra Silence no nível 3, você não deve ter essa magia, mas se for a Misidia da pra comprar. Para atacar use a força física até ela usar o Blink, a partir daí ataque com suas melhores magias. Com sorte ela pode dropar alguns bons itens.

Após a vitória Firion pergunta o quanto disso Leila ouviu, e ela da uma resposta magnífica “O suficiente para saber que você não deveria baixar sua guarda para jovens atraentes”. Guy foi o único que se tocou que a princesa real está desaparecida. Convenientemente nessa hora um mensageiro reporta que uma competição se iniciou em Palamecia e o prêmio é Hilda, Gordon aparece e fala que vai ajudar a salvar Hilda, e deixa Leila no comando do exercito. Será que apenas eu achei uma ideia pra lá de idiota deixar uma pirata recém conhecida no comando do exercito!? Tanto faz, voltamos ao jogo.
Obs: Lembra daquela Hilda que deu um trabalho miserável pra salvar no Dreadnought, exatamente salvamos a falsa…

World Map:
Você precisa ir ao coliseu de Palamecia,da pra achar facilmente olhando no mapa, e é ainda mais fácil de chegar lá agora que está com o barco. Basta ir na parte desértica e o coliseu estará lá(Você passou por aqui para ir ao Dreadnought).

Palamecian’s Coliseum:
Logo a sua frente está nada mais, nada menos do que o Imperador Mateus(isso mesmo, ele meu xará). Ele prende seu time num campo e promete Hilda como prêmio, mas para isso é preciso vencer uma luta.

FFII_MateusEmperor Mateus: O Imperador de Palamecia. Inteligente, arrogante e manipulador, se esforça para dominar o mundo de maneiras diabólicas. Sua história com o mal vem de anos quando um demônio corrompe seus pensamentos com maldades e o anche de malícia. Por mais que sua personalidade ou até mesmo seu nome não sejam explorada no jogo, sua maldade é bem impressionante.

Chefe: Behemoth HP[2000]
Sua única força é a bruta, então como você vai atacar não importa, apenas use o melhor. O importante é como defender, use Protect e Blink em todos os aliados, usar Beserk caso tenha também é válido. Deixe um personagem apenas para curar aquele que o inimigo acertar em cada turno, ele não é muito difícil tento o nível certo.

Depois de vencer aparece a mensagem de que é sua chance de matar o imperador, mas no final era uma armadilha e o Dark Knight te joga na prisão.

FFII_Coliseum

B2:
Seu time está preso na sela, mas Paul vem para o resgate. Se seguir caminho pela direita vai dar numa trilha que leva a um Antidote(monstro). Do outro lado da sala, na parede a esquerda o báu tem uma porta que leva a três itens Ether, Elixir, Cottage. Para subir ao próximo nível entre na porta no canto superior direito.

FFII_Coliseum_3

B1:
A localização da princesa Hilda é explicita, primeiro pegue ela, Gordon sai do time para ajudar ela a fugir enquanto os outros atraem a atenção dos guardas, mas agora basta apenas sair do local.

FFII_Coliseum_2

World Map:
O exercito rebelde montou uma base perto d Flynn, basta subir o rio a norte de Altair, a base vai estar a esquerda de Gatrea.

Rebel Camp:
Gordon, Hilda e um incrível exercito de 8 pessoas estão aqui, fale com o pessoal e rume para Flynn Castle, ao confunda com a cidade, é para entrar no castelo!

Flynn Castle
A norte da primeira sala vai estar Leila que se une ao grupo, a partir daí suba reto por toda as escadas, não se preocupe em explorar o castelo, logo ele ficará livre de monstros. Na sala do trono você acha seu inimigo.

Chefe: Gottos HP[2000]
Além dos típicos golpes físicos, ele apensas pode usar Haste para aumentar a velocidade ou um outro golpe que aumenta o poder de ataque. Essa é mais uma luta que depende muito mais do quanto seu time está upado do que estratégias em si. Blink e Protect podem ser úteis se for Low Level. Ele é fraco contra Toad, mas é preciso ter essa magia em um bom level, e tem uma boa chance de você não tem nem o level, nem a magia. 

Depois de vencer  o comandante o castelo é retomado, e finalmente os rebeldes dão sinais de que podem triunfar sobre o impero, mas… O detonado está ficando muito extenso é será necessário o dividir em 2 partes, ficamos por aqui agora.

Espero que tenha gostado, o melhor ainda está por vir!

Por: Matheus C. Sardinha

Detonado: Parte 1 Parte 2  Soul Rebirth 

Talvez você se interesse por: 

Final Fantasy I

Final Fantasy II 

Final Fantasy III 

Final Fantasy IV

Final Fantasy V

Final Fantasy VI 

Publicado em 13 de julho de 2014, em 5-GBA e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 20 Comentários.

  1. Essas info sobre o ff 2 min ajudo muito vlw cara, mais so estou parado em uma parte desse jogo, que e na parte da mysidia acho q se chama assim, q e a missao q vem depois q domina aguele castelo governo por soldados, ai tou em duvida se e para ir para aguela ilha no meio do nada, ou para aguela torre que er rodeada de montanhas, ou acha alguma passagem segreta em mysidia, pfv se poder min ajuda responda meu comentario

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Mysidia é a cidade dos magos, se estiver falando de outro lugar se corrija por que não ficou muito claro, se me lembro bem acho que a ordem é opcional, mas vá pra ilha primeiro que é melhor.

      Curtir

  2. Estou jogando mas não gostei muito . Achei estranho o modo de ganhar nível .

    Curtir

  3. E o seguinte, eu comecei a jogar o ff2,tava tudo normal ate que a maria comecou a errar os golpes,quando eu juntei com minwu ele tambem errava os golpes agora eu nao sei o que fazer, estou praticamente na metade do jogo e ta uma merda de jogar

    Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Eu apaguei seus comentários anteriores, é tão difícil assim apertar o botão responder? Fica horrível fazer cada comentário sobre o mesmo assunto um depois do outro, se quiser uma resposta mais completa pesso que use o Responder ao invés de criar outro comentário.

      Bom, sobre sua pergunta, você não acrescentou nada que já não tenha dito antes, pode ser que os monstros tenham esquiva alta, pode ser que a arma não tenha eficiência ou precisão, pode ser que você esteja com o estado cego nos 2, pode ser que não tenha um bom nível com a arma que esteja usando e pode ser mais umas 1000 coisas. Então tente tudo isso que eu falei ou de uma explicação mais completa.

      Curtir

    • no meu tbm deu isso mas eu so botei eles atras e depois botei na frente dnv que volto

      Curtir

    • Matheus C. Sardinha

      Bem pensado, essa também é uma possibilidade

      Curtir

  4. Por favor ajudem to jogando final fantasi 2 cheguei na parte de um castelinho amarelo mais minha campanha divina nao abre a porta nem apaga o maldito fogo:@

    Curtir

  5. eu ja vi um detonado em video desse jogo so que seus detonados são tão bons que eu vim ver e não sei pq falam que esse é um dos piores Final Fantasy eu achei legal esse sistema de quanto mais ataca sua força melhora quanto mais dano vc toma vc upa seu HP,o sistema de vc perguntar sobre coisas e outra coisa legal que tem nesse jogo é que quanto mais ferrado vc ta os INNs cobram mais,mas uma coisa chata nesse jogo é que no final a Hilda ela fala “nós conseguimos” sendo que ela n fez quase nada no jogo

    Curtir

  6. Demora mto pra sair o resto do detonado?

    Curtir

  7. Matheus eu jogei a versao de nes ele nao e muito dificil (a square deixõu os precos tanto das magias quanto das armas e armaduras muito alto eu quase cai da cadeira quando vi os precõ do equipes de mytril) a proposito voce sabe se ten uma versao de final fantasy v para psp?

    Curtir

  8. Olá, de antemão parabenizo pelos belos detonados que a equipe do site faz.

    Gostaria de saber se a parte 2 do detonado do Final Fantasy II (Dawn of Souls) será publicado ou foi cancelada.

    Abraços!

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: