Master System – Shinobi – Análise / Guias / Detonado / Códigos

Análise:

Shinobi é um jogo estilo ação/plataforma lançado em 1987 para Arcade e 1988 para Master System e outros consoles. Diferente dos outros jogos de SMS como Altered Beast, ele pode ser considerado um jogo bem extenso, possuindo um total de 5 missões e dentro delas, 3 fases mais o chefe (exceto pela primeira missão que possui apenas 2 fases e o chefe). No geral o jogo é bem construido, desde os inimigos até as fases/missões, ele possui no total 7 armas e 6 magias, levando em conta os outros jogos da época, isso é um grande avanço em relação ao velho problema de poucas opções de armas ou magias. Os outros pontos serão discutidos logo abaixo.

Pontos Fortes: Gráficos, que podem ser considerados bons para o nível do console; Dificuldade, o jogo se torna bem difícil nas duas últimas missões e a jogabilidade, que é bem prática.

Pontos Fracos: Os chefes, eles poderiam ser um pouco mais difíceis, principalmente o Lobster da quarta missão, que é consideravelmente mais fácil que o da missão anterior e sua trilha sonora, que poderia ser um pouco mais refinada.

Nota: 8.5/10

 

Comandos:

Direcional Movimenta o Personagem
Baixo Agacha
Cima + Botão A Escala um Prédio
A Pula
B Usa uma Arma

 

História:

O jogador controla um ninja chamado Joe Musashi que possui a missão de impedir uma organização criminosa chamada “Zeed” que sequestaram os filhos de seu clã ninja. Através de cinco missões (que consiste de três estágios para a primeira missão e quatro estágios para as outras quatro fases), Musashi deve libertar todos os reféns nas primeiras duas ou três etapas antes de enfrentar o chefe em cada estágio final de cada missão. No início de cada missão, o jogador é mostrado para seu objetivo, seguido de um arquivo que contém uma fotografia do chefe e uma exibição do mapa mostrando a posição da próxima fase. 

 

Guias:

Armas:

Armas para combate corpo-a-corpo:

Shuriken – Atire no seu inimigo, inflige pouco dano.

Long Sword – Use em inimigos muito próximos.

Nunchaku – Use do mesmo jeito da Long Sword.

Manrikugari Chain – Use do mesmo jeito Nunchaku.

Armas para combate à distáncia:

Knife – Possui o dobro da velocidade da Shuriken.

Bombs – Uma bomba que quando lançada, ela rola em direção ao inimigo e explode ao contato.

Pistol – Seu nome diz tudo, com ela você pode atirar em inimigos ou veículos.

Magias:

Metal Binding Magic: Congela os movimentos de todos os inimigos na tela.

Invincible Magic: Quando usada seu personagem irá piscar durante o tempo que estiver ativa, você ficará invencível a qualquer tipo de ataques.

Eight Hands Magic: Essa magia cria clones de seu personagem que perseguem todos os inimigos na tela, destruindo eles.

Flying Squirrel Magic: Permite você planar por um curto período de tempo.

Lightning Magic: Chama um relámpago para destruir seus inimigos.

Tornado Magic: Cria um tornado perto de você, destruindo todos os inimigos em seu caminho.

Power-Ups:

Shuriken Power Up: Aumenta o dano das Shurikens.

Restore Life Meter: Recupera toda a sua barra de energia.

Life Meter Max: Aumenta a sua barra de energia para o nível máximo.

Punch and Kicks Power Up: Aumenta o dano de seus socos e chutes.

10,000 Points: Aumenta sua pontuação em 10.000 pontos.

Bonus: Permite você entrar na Fase Bônus.

Inimigos:

Nome – Descrição – Pontos por inimigo

Thug – São os inimigos mais fracos, eles apenas correm em sua direção. 100 pontos.

Gunmen – Eles iram atirar em você toda vez que aparecerem, possuem longo alcançe. 100 pontos.

Frogmen – Eles vestem roupas de mergulhador e imergem da água para atacá-lo. 100 pontos.

Fly Ninja – Os inimigos mais dificéis. Eles voam pela fase e pousam perto de seu personagem. 100 pontos.

Green Ninja – Um inimigo traiçoeiro, para derrotá-lo é necessário acertá-lo no joelho. 200 pontos.

Mongo – São grandes, porém facéis, eles apenas ficam parados jogando objetos em você. 300 pontos.

 

Detonado:

Missão 1

Fase 1 – Uma fase bem simples, basta derrotar os inimigos e seguir para o final. Apenas tome cuidado com o inimigo Mongo (Ver seção Guias – Inimigos), para derrotá-los basta acertar enquanto estiverem atacando.

Fase 2 – Igual a primeira, porém existe um novo inimigo, parecido com o homem-aranha, eles ficam pendurados nas paredes e pousam em cima de você se estiver perto.

Ken Oh – Um chefe bem fácil, ele se mantém parado o tempo todo, lançando apenas duas nuvens de fumaça. Para derrotá-lo, fique abaixado na altura de seu joelho e acerte sua cabeça quando abaixar a guarda.


Missão 2

Fase 1 – A fase das docas, é o mesmo sistema das primeiras, apenas derrote os inimigos e chegue ao final.

 
Fase 2 – Neste fase seu único objetivo é chegar ao topo, vá pulando e tome cuidado com os inimigos acima.


Fase 3 – Seu objetivo é pular nas bases até chegar ao fim, a maior dificuldade desta fase são os mergulhadores, eles aparecem do nada e o acertam enquanto está no ar.


Black Turtle – Um chefe complicado, um helicóptero irá trazer três ninjas, eles são bem ágeis, e pulam o tempo todo. Para derrotá-los, mantenha distância e acerte-os com o máximo de shurikens antes que se aproximem, tome cuidado com o helicóptero, ele também pode atacar seu personagem.

Missão 3

Fase 1 – Tome cuidado apenas com os Green Ninjas, para derrotá-los mantenha-se abaixado e acerte suas pernas.


Fase 2 – O mesmo sistema da Missão 2 – Fase 2, a diferença é que nesta fase, você também precisa ir para baixo.


Fase 3 – Uma fase simples, apenas tome cuidado com os Green Ninjas.


Mandara

Mandara – Parte 1 – Neste parte do chefe você precisa ser o mais rápido possível, não pare de atirar até destruir todas as estátuas.

Mandara – Parte 2 – Após derrotar as estátuas, você verá um rosto se movendo para cima e para baixo no muro. Ele irá lançar primeiro uma bola de energia baixa, pule para desviar e depois uma alta, fique parado e a bola irá quicar por cima de você, enquanto isso, acerte o chefe no rosto.


Missão 4

Fase 1 – Uma fase comum, siga o exemplo da Missão 3 – Fase 1.


Fase 2 – Essa é mais complicada, você precisa pular vários buracos enquanto os inimigos tentam derrubá-lo, apenas acerte-os antes de pular.


Fase 3 – O mesmo sistema da última.


Lobster – Um chefe bem fácil, ele é bem lento, apenas acerte-o no rosto quando não estiver se defendendo com a espada.

Missão 5

Fase 1 – Agora o jogo ficou realmente difícil, nessa fase existe uma grande quantidade de inimigos.


Fase 2 – Tome muito cuidado com os Fly Ninja, eles são rápidos, pousam em cima de você e aparecem do nada.


Fase 3 – O mesmo sistema da Fase 1, a diferença é um novo tipo de inimigo, que atira ossos em você.

Masked Ninja

Masked Ninja – Parte 1 – O chefe possui um campo de força em volta dele, toda vez que ele pousar, seu campo será desativado por 1 segundo aproximadamente, então acerte-o. Tome cuidado, ele irá tentar quicar em cima de você, não se esqueça de manter distância. Depois que você derrotá-lo ele vai se transformar em um tornado.

Masked Ninja – Parte 2 – Agora ele é um tornado. Sua fraqueza é ataques de perto, mantenha-se abaixado e chute-o ate derrotá-lo, então ele irá trocar de forma novamente.

Masked Ninja – Parte 3 – Parecido com a primeira parte, porém agora quando ele quicar no chão, vai aparecer uma cópia dele, para evitar isso, acerte-o antes que chegue ao chão.

Masked Ninja – Parte Final – A parte mais difícil, ele irá se tornar bem rápido e o atacará sem parar, para derrotá-lo nessa forma, você precisa se manter desviando o tempo todo e acertá-lo pelas costas.

 

Códigos:

Escolher Nível – Na tela de título, aperte e pressione Baixo e depois o botão B. Isso permite você escolher o Nível.

 

Por: Rafael Torok

Publicado em 22 de outubro de 2012, em 3-Master System e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Como faço para zerar a fase do Mandara? É a etapa mais difícil. Alguém tem uma dica aí?

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  2. Obrigado! Estou fazendo uma análise dele e esse post me ajudou muito 😉

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  3. Malandro pensa em um jogo difícil eu milagrosamente zerei o shinobi um que eu eu sempre quis salvar e nunca consegui foi o time soldiers e batman retuns do master se alguém conseguiu me mostra o final que eu quero ver vlw

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  4. Muito bacana esse jogo. Peguei aqui pra jogar só pra matar a saudade. Na época que eu tinha o master system eu não conseguia zerar pq eu sempre morria no último chefe (rsrs). Agora tá finalizado. Missão cumprida.

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  5. Caramba, tive o maior trabalho para zerar o jogo aí, após matar o último chefe a pessoa espera algum final legal mas aparece apenas uma tela com a mensagem “GAME OVER”. =P

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