Quando americanos ferram um jogo

Não é preciso pensar muito para saber que os asiáticos são os mestres na criação de games, principalmente o Japão, mesmo com diversos bons jogos americanos, na maioria dos casos os E.U.A. apenas pegam jogos prontos e traduzem, mas como o ser humano cada vez mais parece ser incapaz de apenas seguir um modelo pronto, os americanos colocam suas idéias nos projetos, as vezes criando situações estranhas ou até mesmo verdadeiras pérolas. Meu objetivo e mostrar 5 exemplos de como que as pessoas podem complicar o simples, e uma simples tradução acaba virando um verdadeira piada. Para ser um pouco justo vou deixar 2 alterações que eu compreendo. Depois disso é descer o pau na América(perdão pela vulgaridade da última frase).

1º-Caso: Você já ouviu falar do jogo Aqutallion? E do jogo Secrets of the Stars? Provavelmente ainda não, esclarecendo esses são respectivamente os nomes japonês e americano de um mesmo jogo, mas pense bem se estivesse numa loja, qual dos 2 compraria? Por favo seja humilde e admita que Secrets of The Stars é mais lega, 90% levaria esse jogo, o que quero dizer? Aqutallion não quer dizer nada, é uma coisa dentro do jogo que quem nunca jogou não vai entender. Resumindo tudo, eu entendo trocar o nome de um jogo quando o nome não faz sentido.

2º-Caso: Pessoalmente eu me importo muito mais com o que eu quero expressar do que como eu escrevo, me importo muito em fazer a pessoa rir ou passar uma informação, depende de cada situação, o que quero dizer com isso? Vou exemplificar em Final Fantasy VI uma das personagens se chama originalmente Tinna, coisa que no Japão é rara, seria o mesmo que um Papadopoulos no Brasil, coisa exótica, porém na América esse nome é MUITO comum, para continuar com o espírito exótico eles alteraram o nome para Terra, alteração perfeita para mim, pois o objetivo do nome foi cumprido. Resumindo, eu aceito trocas para que o sentido original da palavra permaneça.

Tales of:

Um exemplo que causa muita confusão é Tales of Eternia, provavelmente você já deve saber sobre a série “Tales”, o segundo jogo lançado se chama Tales of Destiny, ok o problema começa no 3º jogo, no lançamento japonês o jogo foi chamado de Tales of Eternia, eis que surgiu um problema para o lançamento americano, os criadores de He-man já possuíam os direitos da palavra “Eternia”, ai ao invés de lançarem com um nome parecido, apenas por exemplo poderia ser “Eterna”, “Eternity”, “Eternal”(auto-propaganda), o povo do Hot Dog teve a “genial” idéia de nomear o jogo como uma sequencia ao anterior, ficando Tales of Destiny II(mesmo a história sendo independente um do outro), não seria tão ruim se a história acabasse aqui, o pior aconteceu ao sair o 4º jogo da série que este sim seria a sequencia direta do Destiny, e por logica recebeu o nome de Destiny 2 no tanto no Japão quanto nos E.U.A., se você não sacou ainda os 2 jogos ficaram com o mesmo nome, tanto o Eternia como o Destiny 2, foram lançados com o mesmo nome na América a única diferenciação era de II para 2. Isso causa muita confusão aos desavisados e atrapalha a vida de quem pesquisa sobre os jogos até hoje e vai continuar no futuro.

Final Fantasy:

Um pouco parecido com o erro anterior a história que vou falar é bem famosa, sobre Final Fantasy IV, o 4º game da série ao ser lançado nos E.U.A. teve seu nome alterado para Final Fantasy II, pelo fato de ser o 2º a ser lançado fora do Japão, ora, mas o FF 2 já não existia, pra mim isso é uma falta de respeito bem grande, pois se o jogo existe não importa se foi lançado ou não é pra ser respeitado, ao invés de “Apagado” como foi feito, e feito mais de uma vez, pois o FF V(5) também não foi lançado e ficou fora da contagem americana, e o FF VI foi chamada do III ou seja para os estadunidenses o FF I está ok, o II e o III não existem, o IV é o II, o V também não existe, e o VI é o III. Ainda bem que a partir do VII consertaram isso, agora está ok.

Deixo uma menção honrosa ao fato de sempre haver uma versão americana dos jogos, por exemplo no IV onde eles facilitaram o jogo e mexeram um pouco na história, mas eu não cheguei a jogar as 2 então não posso me aprofundar.

Zelda:

Nem mesmo Zelda escapou dos E.U.A. vou falar do popular Zelda a Link to the Past 3º da série, sendo o 1º(e único) para o SNES, acho que foi o primeiro grande jogo da série Zelda, várias mudanças religiosas foram feitas, parece que a Nintendo não queria que a Triforce virasse uma religião, por que não vejo outro motivo para apagarem traços de uma religião criada num game, enfim, o mais lógico foi a mudança no titulo do jogo, originalmente deveria se chamar Zetda Triforce of the Gods, pessoalmente adorei o nome, mas apenas pela palavra “Gods”. Outra coisa é que durante o jogo original era possível ver uma fonte ilegível baseada em hieróglifos egípcios coisa substituída, na versão inglesa eles foram alterados, outra coisa é sobre Aghanim que no jogo original era um padre e teve sua classe mudada para bruxo. Pessoalmente acho as mudanças insignificantes, mas ainda sim acho melhor respeitar o original, mesmo que pouco a história do jogo foi mudada e eu considero isso um erro.

Megaman:

Não procurei muito se as versões japonesa e americana do jogo são iguais, pois já tenho histórias o suficiente de mudanças nas versões, nesse caso vou falar de outro tipo de erro americano, um erro na dublagem, mesmo não tendo o direito de apontar o dedo pois como brasileiro sei que as dublagens daqui normalmente são péssimas(principalmente nos canis científicos, mais isso não vem ao caso). Retomando o assunto o problema a comentar de Megaman X4 do PS1, na série Megaman nosso herói azul era basicamente uma criança(forçando muito a barra um adolescente), ai veio a série X, onde Megaman já é um adulto, ok, sendo este o primeiro Megaman a receber uma dublagem, acho que os americanos gostaram tanto do azulão criança que resolveram deixar ele assim, por que colocaram uma voz de uma garotinha de 10-12 anos, se duvida de mim olhe o vídeo a baixo e me diga o que pensa.

Street Fighter:

Não sou fã de jogos de luta, mas isso que vou lhes falar pessoalmente não acho um erro, acho uma baita burrice mesmo, pra situar vocês melhor esse “erro” Street Fighter II, no Japão o boxeador se chamava Mike Bison, uma clara referência a Mike Tyson, para não levar um processo a Capcom resolveu trocar o nome do personagem, até ai tudo bem pra mim, o problema é que eles resolveram substituir o nome de 3 personagem, pra que? Só consigo pensar em preguiça ou má vontade, por que não mudar só o nome do boxeador? Imagine um japonês viciado que vai para outra parte do mundo e vê o personagem um com o nome de outro, e vice-versa, os jogadores foram obrigados a usar nomes “brilhantes” como “boxeador” para saber a quem se referem. As trocas foram do boxeador M. Bison passou a ser Balrog, o espanhol Balrog virou Vega, e o chefão Vega virou M. Bison.

Bônus: 10 nomes originais de jogos:

Não importa se o jogo é bom ou ruim, ou se a troca foi justa ou não, alguns são apenas propaganda de nossos detonado kkk, Vou apenas citar 10 mudanças. Em alguns casos colocarei o nome em japonês com a tradução ao lado. Coloquei muitos RPGs mas foi por que é mais fácil de achar.

Nome: Nome Original:
Megaman Rockman
Dragon Warrior Dragon Quest
Soul Blazer Soul  Blader
Pac-Man Puck-Man*

EarthBound

Mother
Secrets of the Stars Aqutallion

E.V.O.: Search for Eden

46 Okunen Monogatari: Harukanaru Eden (A História de 4,6 Bilhões de Anos: Até o Distante Édem
Dragon Crystal Dragon Crystal Shirani’s Maze
Paladin’s Quest Lennus
Alex Kidd Arekkusu Kiddo

*Puck é uma referência a paku-paku, onomatopeia japonesa de abrir e fachar a boca, eles trocaram no inglês por causa de piadinhas feitas trocando o “P” por um “F”.

Aviso Importante:
Antes de me xingar falando que não falei do jogo que você queria que eu falasse. Quero dizer que só queria falar de 5 jogos, futuramente se esse post for bem visitado faço novas partes, me mande sugestões e idéias, vou gostar disso.

Se você não concorda com algo falado ou citado, digo que é apenas minha opinião, se você não concordar é normal, mas por favor a respeite..

Por: Matheus C. Sardinha

Publicado em 17 de setembro de 2012, em Especiais e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Prefiro Mother muito mais bonito!

    Curtir

  2. Americanos idiotas odeio eles so porque estão no poder não quer dizer que pode fica mexendo no trabalho dos outros eu fico bomba da vida por causa disso

    Curtir

  3. Amigo, essa materia foi boa, gostei. Mas não eu kerendo ser o sabe tudo, mas Dragon Quest é chamado assim mesmo no Japão e os malditos americanos mudaram para Dragon Warrior (acredito que isso é desde o DQ1 até o DQ7, porque no DQ8 a Squareenix deixou como realmente deve estar: Dragon Quest) 🙂

    Curtir

    • É, agora que eu ví, eu inverti o original com o alterado. Eu nunca joguei nenhum jogo da série, então eu fui na recomendação de um amigo, mas deve ter entendido errado e invertido, mas agora já ta consertado. Obrigado pela observação!

      Curtir

  4. e por isso que eu digo que os EUA são um bando de capitalistas

    Curtir

  5. Mudanças de nomes sempre me deixam perdido em jogos, é tenso demais

    Curtir

  6. àh e matheus cade teu jogo men kero jogar logo esse jogo aew lança para o 4shared aew pa nois jogar vlw! 😀

    Curtir

  7. ei e tambem tem o jogo chamado “Harverst Moon” SNES (porque existem outros HM) q é um jogo baseado em cria 1 fazenda comprar os bixo e la s vai + o q eu kero dizer é q o jogo foi TOTALMENTE mudado mudou á religião do jogo (á religião era xitaista ou algo assim e colocou á religião cristã catolicista colocou 2 cruzes no jogo trocou o monge pelo padre (nos meus trocaram os religiosos), trocou o nome da bebida alcolica (devia ser rum cerveja qualquer inferno la por juice “suco” –‘ tem outros se eu lembar eu coment. aqui

    Curtir

  8. o melhor e o secret of the stars o que estraga no jg sao os graficos,mas concordo com vc

    Curtir

  9. Tales of (série), Zelda, Megaman, EarthBound, Dragon Quest, Alex Kidd e Secrets of the stars = Amei o post. Alguns dos meus jogos favoritos xD
    Mt foda õ/

    Curtir

Antes de Comentar, Veja se sua dúvida já não foi respondida!!!