GBA – Pokémon Fire Red & Leaf Green – Análise / Dicas / Detonado parte 1

Como muitos sabem, os jogos são remakes das versões Red e Green, lançadas previamente no Japão em 96 (nos EUA foram feitas algumas alterações e a versão Green saiu com o nome Blue, porém os jogos só foram lançados em 98). Pokémon é uma série que revolucionou os jogos de RPG, por que? Oras simplesmente porque você monta seu time, monta os golpes do seu time, não é um RPG prefixado onde os personagens vão se encaixando e você tem que se adaptar aos modos de batalhar deles, aqui você manipula da sua forma o seu time. Seu time pode ter 6 pokémons de 151 variedades, sendo outra gama diversa de golpes, claro, nem todos os pokémons estão disponíveis, cada versão tem seus pokémons exclusivos, para claro preservar a intenção do jogo que é promover a troca e a batalha entre os treinadores através dos Game Boys; e claro nem todo pokémon pode aprender todos os golpes (com exceção de Mew), há 17 tipos dividindo muitos golpes e alguns pokémons tem golpes exclusivos (DItto com seu Transform). O jogo é realmente muito bom, você se diverte muito, perde horas jogando, não é atoa que ganhou um animê de sucesso global. Um outro fator positivo foi além de manter alguns glitches do primeiro, como a caminhonete de Vermilion, adcionar os elementos da terceira geração, como os Efforts, Abilitys e Natures.

Porém, pokémon tem algumas brechas, a primeira e crucial é que o foco principal do jogo não é sua história, são raras as cutscenes, aqui você simplesmente tem que pegar suas oito insignias e partir para o Indigo Plateau enfrentar a Elite 4, no caminho aparece a Equip Rocket. Seu motivo para acabar com eles? Não tem, você simplesmente acaba com eles, como se fosse da sua conta, como se você fosse o cara puro e bom como Ash Ketchum. Não há conexão entre os personagens, não há personalidade neles, você é só um explorador, puro de coração que deseja ser o campeão da liga pokémon. Os desafios in-game, são simples, não muito complexos, uma vez que estando no level, ou um level a mais e tendo um golpe do tipo oposto você será superior a seus inimigos in-game, com exceção da clara Elite 4 que concerteza faz jus ao nome de ser a Elite dos treinadores pokémon. Outro fator ruim, é que eles quiseram dar tanta semelhança aos jogos antigos, que não deixaram o sistema de tempo, ou a troca de bicicletas, ou as batalhas duplas; as bicicletas ou as batalhas não fazem tanta diferença, mas o sistema de tempo é essencial para a evolução de alguns pokémons.

Por fim, gostaria de ressaltar que o jogo não se torna ruim pelos seus defeitos, mas só explorar, explorar e explorar; sem grandes metas ou desafios é meio sem sentido, uma grande sacada aqui é o Trainer Card, já que os iniciais limitavam sua exploração a só vencer a Elite 4 e ficar zanzando por Kanto, ao obter uma certa quantidade de pokémons você poderá explorar uma nova parte do mundo pokémon as Sevii Islands que apresentam alguns pokémons da região de Johto. Além disso para completar o jogo 100%, não ter mais nada para fazer, você tem que capturar os 150 pokémons, depois os 351 e depois ainda jogar um joguinho, o que torna o jogo praticamente infinito devido a quantidade de trocas que você terá de fazer.

Nota: 8,8/10

Básico

Há conceitos básicos para se jogar pokémon, mesmo que in-game, são eles:

Pokemons exclusivos
Há certos pokemons que só aparecem em uma certa versão do jogo, esse fator existe justamente para promover a troca entre os jogos, já que é necessário trocar para obtê-los, a menos que você seja um trapasseirozinho e use cheats, os pokemons com um * só podem ser pegos depois de se conseguir a National Dex. 

Fire Red Leaf Green
Ekans Sandshrew
Arbok Sandslash
Oddish  Bellsprout
Gloom Weepinbell
Vileplume Victreebell
Belossom* Slowpoke
Psyduck Slowbro
Golduck Slowking*
Growlithe Staryu
Arcanine Starmie
Shelder Magby*
Cloyster Magmar
Scyther Pinsir
Scizor* Azurill*
Elekid* Marill*
Electabuzz Azumarill*
Wooper* Misdreavus*
Quagsire* Sneasel*
Murkrow* Remoreid*
Qwilfish* Octillery*
Delibird* Mantine*
Skarmory* Vulpix
Ninetales

Pokémons Shiny
Pokémon Shiny são os pokémons, com nada de especial, exceto com sua cor alterada e com uma estrela em sua imagem no Summary. As chances de encontrar um pokémon Shiny são de 1/8197 se você encontrar ele em sua forma básica sua evolução também será Shiny, porém se você breedar as chances do bebê nascer Shiny também são 1/8197

Itens
São elementos aditivos ao jogo, existem três bolsos na sua mochila (Bag): Items, onde são guardados os itens relacionados a seus pokémons ou os itens apenas de venda; Key Items, onde são guardados os itens de influência no jogo, outros de miscelânia e um tipo relacionado aos pokemons (Berry Pouch e TM Case); Poke Balls, obviamente onde são guardadas as suas poke balls, itens de suma importância para a captura de novos pokémons. Itens são achados em pokebolas no mapa ou podem ser comprados nos Marts

Tipos: fraquezas e resistências

São simples, um pokemon tem pelo menos um tipo e no máximo dois, um pokemon do tipo água, tem fraqueza a um tipo raio ou grama, porém é forte contra tipos pedra e tipo fogo. O segundo tipo também tem influência, se um pokemon é tipo água/terra ele terá fraqueza quadrupla a tipos grama. A tabela explica todas as fraquezas e resistências, onde você vê um (+) é por que o dano é dobrado contra aquele tipo e o (-) significa que o dano é diminuído contra aquele tipo.

Tipos: físico e especial
São no total 17 tipos de “elementos” no jogo, até a terceira geração (FR/LG/R/S/E) o subtipo deles (físico ou especial) é definido pelo tipo. Golpes dos tipos: Grama, Fogo, Água, Elétrico, Gelo, Psiquico, Fantasma e Dragão são especiais. Já golpes dos tipos: Normal, Lutador, Veneno, Metal, Sombrio, Pedra, Terra, Voador e Inseto são físicos

Evolução
Evoluir um pokemon é necessário, pois ele só atinge seus status máximos em seu ultimo estágio, cada pokémon tem um level certo para evolução, alguns pokémons tem suas evoluções por pedras, ou felicidade, até mesmo troca ou troca segurando um item influenciam na evolução. Para impedir a evolução basta apertar o botão B, equipar a Everstone nele ou deixá-lo no Day Care. No link a seguir vocês podem checar as condições de evolução de cada pokémon, apenas se lembre que este jogo só vai até a geração 3 e alguns pokémons que aparecem na lista não existem no jogo

http://pokemondb.net/evolution

Atributos
Cada pokemon tem oito atributos, sendo dois de batalha (Evasion e Accuracy) e os outros seis fixos:
HP (Hit Points): Óbvio a vida do seu pokémon, o grau de quanta porrada ele aguenta
Ataque (Attack): Dano físico
Defesa (Defense): Resistência física
SP Atk: Dano especial
SP Def: Resistência especial
Velocidade (Speed): Define quem ataca primeiro, as vezes um golpe pode favorecer esse atributo. 

Nature
É a personalidade do pokémon, isso influência diretamente na evolução dos atributos. algumas natures são neutras, não aumentam nem diminuem nada, portanto não vou colocar nome nenhum nessas natures.

Nature Stat Aumentado Stat Diminuido
Hardy
Lonely Attack Defense
Brave Attack Speed
Adamant Attack Sp. Attack
Naughty Attack Sp. Defense
Bold Defense Attack
Docile
Relaxed Defense Speed
Impish Defense Sp. Attack
Lax Defense Sp. Defense
Timid Speed Attack
Hasty Speed Defense
Serious
Jolly Speed Sp. Attack
Naive Speed Sp. Defense
Modest Sp. Attack Attack
Mild Sp. Attack Defense
Quiet Sp. Attack Speed
Bashful
Rash Sp. Attack Sp. Defense
Calm Sp. Defense Attack
Gentle Sp. Defense Defense
Sassy Sp. Defense Speed
Careful Sp. Defense Sp. Attack
Quircky

Ability
Habilidade natural do seu pokémon, influência diretamente nas batalhas.

Trainer Card
É o principal artificio de diversão do jogo in-game, nele ficam suas informações de treinador pokémon, completá-lo é uma missão no jogo, são quatro estrelas no trainer card e a cada estrela ele muda de “versão”. Você pode acessá-lo indo na opção com o nome do seu personagem no menu (botão Start)

Comandos

Movimentação
Botão de confirmação
Botão de cancelar / Correr
Checa os tópicos de ajuda
Checa os tópicos de ajuda
Abre o menu principal
Usa um key item registrado

Antes de começar o detonado, recomendo sériamente que aqueles que jogam no PC, joguem pelo emulador NO$GBA, não que o VBA seja ruim, mas ele tem um problema de save chato, não tenho paciência com esse erro, até sei corrigir. Mas prefiro jogar no No$GBA por ser um pouco mais prático

Detonado

Parte 1 Parte 2 Parte 3

NOTA: Não entrarei em detalhes sobre as batalhas, só vou dar os pokémons que seu oponente terá, a estratégia é puramente sua, inove.
A introdução do jogo nos apresenta ao Professor Oak, um famoso pesquisador de pokémons. Após escolher seu sexo e seu nome, você vai escolher o nome do seu rival, cara chato que o persiguirá pelos confins do jogo. Então professor Oak nos diz que um mundo de aventuras e segredos será desvendado.

Pallet Town
Você estará em seu quarto na frente de um NES, há um computador na esquerda aonde você pode pegar uma poção (Item Storage, Withdraw Item), depois de pegar é só botar Turn Off. Desça as escadas, fale com sua mãe e saia da casa, nossa que cidade do interior, avance pelo norte, então o professor Oak vai aparecer e te dirá que não é possível andar na grama alta sem um pokémon para te proteger, ele então te levará ao laboratório dele, seu rival também estará lá. Professor Oak então dirá que há três pokemons naquela sala, e pede para você escolher um. Eles são os pokemons iniciais e eles é que definirão a dificuldade do jogo.

Dificuldade Fácil Dificuldade Média Dificuldade Difícil

Escolha seu pokemon, e seu rival, inteligentemente, escolherá o que tem vantagem sobre ele, não se preocupe no começo do jogo essa vantagem não é muito valiosa, porém ela será muito importante no final do jogo. Tente sair do laboratório e você terá sua primeira batalha pokémon com seu rival.

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 5

Lv: 5

Lv: 5

Se vencer você ganhará pelo menos um nível. Pronto você agora saia do laboratório e avance para o norte da cidade, fale com a garotinha e entre na Route 1

Route 1

50%

50%

Os pokemons acima, são as chances de eles aparecerem para você, dependendo da cor do pokémon ou da chance ela representa a chance em um jogo ou se o pokémon só está presente em um jogo, obviamente Fire Red está em vermelho, Leaf Green em verde, se estiver sem cor é porque tem nos dois jogos.
Apenas avance pela rota eliminando os fracos pokemons que ousarem te incomodar em seu caminho, você pode ganhar um nível por aqui. Fale com o NPC no começo da rota ele vai te dar uma poção, avance até chegar na cidade de Viridian

Viridian City
Se necessário vá ao centro pokemon, que é a casa vermelhinha, chegando na cidade se dirija para o Mart, a casinha azul, e fale com o balconista. Ele dirá que tem um pacote para o professor Oak, pegue o pacote saia do Mart e volte para a Route 1

Route 1
Simplesmente entre pela esquerda e pule pelos relevos (umas partes marrons escuras), caso não queira enfrentar nenhum pokémon chato novamente.

Pallet Town
Siga para o laboratório do professor Oak, fale com o velho entregue o pacote dele que são poke balls. Seu rival aparecerá e Oak dará a pokedex para os dois; a Pokedex é uma espécie de database do mundo pokémon, porém é você quem tem de preencher esse database, capturando todos os pokémons possíveis. Ok após receber a Pokedex saia do laboratório e vá para a casa que fica encima do laboratório, a direita da sua casa. Fale com Daisy, a irmã de seu rival, para ela te dar o Town Map. Saia da casa dela, avance pela Route 1.

Route 1
Bom, a vantagem agora é que você tem 5 pokeballs, e pode capturar um dos dois pokémons que tem nessa rota, isso é só um lembrete. Apenas atravesse-a até chegar em Viridian

Viridian City
Se necessário vá ao centro pokémon, caso queira avançar com o jogo e chegar ao seu primeiro ginásio, já que infelizmente o ginásio de Viridian está fechado, para sair da cidade vá para o norte, você vai encontrar um velhinho que vai te ensinar a capturar pokémons e vai te dar o item Teachy Tv, que serve como tutorial para as coisas no jogo, ao passar por ele você entrará em uma casinha de posto, passando por ela você chega a Route 2. Deixarei aqui um guia opcional da Route 22, você chega na Route 22 avançando pela esquerda do centro pokémon de Viridian

Opç Route 22

 45%
45%
10%

Uma boa opção para capturar pokémons para seu próximo ginásio é aqui, você também encontrará seu rival novamente, uma ótima pedida para ganhar level com seus pokémons recentemente capturados.

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Lv: 9

Ao vencer ele some e você pode voltar ao seu caminho normal, para Viridian Forest.

Route 2

 45%
45%
 5%
5%

Rota chata, pois inclui a Viridian Forest, mais tarde, nós voltaremos aqui entre na casa, depois passe pela casa e estará na Viridian Forest

Viridian Forest

40%
5% / 10%
40%
10% / 5%
5%

Legenda dos mapas: Vermelho - Item e Azul – Key Item, números em branco são de itens, números em vermelho são escadas.
Essa floresta é moleza, aqui você pode capturar alguns pokemons e ganhar alguns níveis com os fracos treinadores de inseto. Só vai precisar de paciência caso queira explorar a floresta completamente, ou caso queira pegar certo pokémon. O mapa de como atravessar está acima, desculpem o caminho torto, meu boneco estava bebado. Ao atravessar basta passar pelo restinho da Route 2 e entrar em Pewter, as bolinhas vermelhas representam os itens (estou ignorando os escondidos hein):
1 – Potion
2 – Poke Ball
3 – Antidote
4 – Potion

Pewter City
Cidade simples, tem um museu, básico e o seu primeiro desafio na liga de Kanto. Vá até o centro pokémon recuperar seus pokémons depois procure no canto esquerdo da cidade o ginásio de Pewter. Os tipos prevalecentes no ginásio são Pedra e Terra, ataques do tipo grama, lutador e água são de grande utilidade. Entrando no ginásio se quiser detonar o treinador antes de Brock fique avontade. Quando chegar perto de Brock fale com ele para sua luta começar

Brock

Lv: 12

Lv: 14

Vencendo você obtem sua primeira insignia: Boulder Badge que da um boost nos stats dos seus pokémons e permite o uso da HM Flash fora da batalha. Ele também te da a sua primeira TM a TM39 (Rock Tomb), Brock dirá então para você ir até o ginásio de Cerulean testar suas habilidades, lá é nosso próximo destino. Saia do ginásio e procure uma saída no lado direito da cidade, lá um dos estágiarios do professor Oak vai te parar e dar o Running Shoes, que habilita a corrida pressionando o botão B. Avance e chegará a Route 3

Route 3

35%
30%
14% / 1%
10%
10%
1% / 14%

Essa rota estará recheada de treinadores querendo batalhar, se seus pokémons estiverem com pouca vida, volte a Pewter e vá no centro pokémon, uma coisa a se ressaltar nessa rota são as berrys, itens quase inotáveis no jogo, vou deixar aqui uma imagem de como pegá-las.

A grama circulada é uma Berry, ela não fica em árvores como em Ruby, Saphire ou Emerald, basta analisar com o botão “A” a grama que parece um M, sempre que ver uma grama assim é uma Berry. Apenas avance é bem simples você chegará a Route 4, não há muito nela, apenas um centro pokémon. Dentro desse centro pokémon tem o famoso vendedor de Magikarps (aquele do animê) ele te vende um Magikarp a 500P, ele fica na parte esquerda do centro pokémon. Ao fim dessa curiosidade, siga para a caverna na esquerda.

Mt Moon

F1

60%
25%
5%
1%

F1B

100%

F2B

49%
30%
15%
6%

Lembro-me que quando era pequeno e jogava o Yellow, demorava horas para passar dessa caverna, se na época tivesse acesso a esse mapa, demoraria bem menos, a experiência me ajudou a passar, mais aqui está um mapa fresco do Mt Moon. A escada que te importa no F1 é a escada de número 3, as outras levam a itens e no F2B a escada que importa é a 4. O Mt. Moon será seu primeiro desafio em cavernas, o local será um ótimo treinamento para seus pokémons enfrentarem Misty e conhecer um pouco o estilo da Equipe Rocket que está atrás dos fósseis (em azul no mapa), você também pode escolher um desses fósseis para você. No mapa não constam imagens do andar F1B, já que é um andar simples de pura travessia, também não constam itens secretos ou seus oponentes. Vamos aos itens no F1:
1 – TM09 (Bullet Seed)
2 – Parilyz Heal
3 – Potion
4 – Rare Candy
5 – Escape Rope
6 – Moon Stone

Itens do F2B:
7 – Star Piece
8 – TM46 (Thief), pode voltar ao 1F
9 – Revive
10 – Antidote
Key Item:
Helix Fossil – Omanyte
Dome Fossil – Kabuto

Route 4

35%
35%
25%
25%
5%

Saindo da caverna, na direita tem dois Move Tutor, o do Mega Punch e o do Mega Kick. Siga para a direita, achará a TM05 (Roar). Pule o relevo e pronto, por esse ponto não há mais volta para Pewter, avance para a direita e chegará a Cerulean

Cerulean City
Cidade interessante, tem a Nugget Bridge, onde você encontrará seu rival novamente, uma loja de bicicletas e o desenvolvedor do sistema de armazenamentos de pokémon Bill. Primeiramente, vá ao centro pokémon, depois siga para o norte, para a Nugget Bridge e encontrará seu rival, mais uma vez ele te desafiará

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 18

Lv: 17

Lv: 15

Lv: 16

Lv: 15

Lv: 16

Lv: 15

Lv: 16

Vencendo ele te dará o Fame Checker, uma pequena sidequest do jogo, se os pokémons estiverem com pouca vida volte ao centro pokémon. Volte para encarar Misty a lider de ginásio de Cerulean, ou avançar pela ponte e derrotas os seis desafiantes dela e no final ganhar um Nugget (vendido vale 5000P).

Misty

Lv: 18

Lv: 21

Vencendo, você obtém a Cascade Badge, que faz todos os pokémons até o level 30 te obedecerem e você também poderá usar Cut fora da batalha. Por fim como presente pessoal ela te da a TM03 (Water Pulse). Se acha que acabou nessa cidade, está enganado, atravesse a Nugget Bridge e derrote os seis desafiantes dela no final você ganhará um Nugget (vendido vale 5000P). Ainda na cidade você pode conseguir a única Jynx do jogo, basta trocar um Poliwhril por ela. Agora siga para a direita e entrará na Route 24

Route 24

25%
25%
20%
20%
15%
15%
4% / 1%
1% / 4%

Avançando mais ainda encontrará a TM45 (Attract). Siga agora para a direita e entrará na Route 25

Route 25

25%
25%
20%
20%
15%
15%
4% / 1%
1% / 4%

Rota recheada de treinadores, boa para ganhar níveis, você também encontra a TM43 (Secret Power) e pelo menos duas frutas. Ao final da rota você encontrará uma casa, é a casa de Bill entre nela.

Na casa, você vai observar um Clefairy, fale com ele e se revelará Bill, nossa que cara maluco, ajude-o a sair da enrascada de ter fincado o zipper de sua roupa de pokémon, óbvio que não é isso ele sem querer trocou de corpo com um pokémon, mas acho que também não é isso, quer saber apenas ajude-o. Quando ele entrar no teleportador cheque o computador, Bill vai sair do teleportador fale com ele, como agradecimento ele te da a passagem do S.S Anne que está ancorado em Vermilion. Você já pode sair de Cerulean, para isso basta ir até a casa encima do ginásio, tem um policial na porta não tem erro, a casa estará toda bagunçada, obra dos Rockets. Passe pelo buraco e derrote o Rocket e receberá a TM28 (Dig) que ele roubou, siga para o Sul de Cerulean até chegar na Route 5

Route 5

40%
35%
25%
25%

Rota bem simples, nela tem o Pokemon Day Care, você pode deixar um pokémon seu lá e cada passo que der será um ponto de xp que ele ganha, ele não evoluirá lá e terá seus stats minimizados. O seu objetivo aqui é achar uma casinha bem no sul a direita dessa rota a casinha é a Underground Passage. Dentro dessa casinha há uma garota que troca um Nidoran♀ por um Nidoran♂ em Pokémon Fire Red e o oposto em Leaf Green, ignorando essa miscelânia apenas desça as escadas avance pela passagem e estará na Route 6

Route 6

40%
35%
25%
25%

Rota simples, há alguns treinadores aqui excelentes para você treinar até a próxima batalha de ginásio que está bem próxima, procure pelo chão, pois há uma Sirius Berry. Caso não queira perder tempo siga para o sul e chegará em Vermilion.

Vermilion City
Infelizmente você não poderá lutar no ginásio de primeira, você precisará do Cut. Há alguns Key Itens que podem ser encontrados aqui, o primeiro deles no centro pokémon fale com a garota de cabelo azul para obter o Vs Seeker, item que permite que você possa batalhar novamente com os outros treinadores pokémon, essencial para um up mais rápido. Depois siga para a casa ao lado do centro pokémon, nela fale com o pescador para obter a Old Rod, com essa vara você pescará na maioria das vezes, Magikarps, por fim acima do ginásio há uma casa, é o fã clube pokémon, fale com o velho e você obterá o Bike Voucher, que serve para você obter uma bicicleta na cidade de Cerulean, é só voltar lá e ir até a loja de bicicletas pegar a sua, item que aumenta sua velocidade de movimento no jogo. Em uma das casas uma menina troca um Farfetch’d (único no jogo) por um Spearow, aproveite!

Após isso siga para o extremo sul da cidade de Vermilion aonde tem uns marinheiros fale com o ultimo marinheiro e ele deixará entrar no porto, lá você encontrará o navio S.S Anne. O objetivo nesse návio é conseguir a HM01 (Cut), minha dica é entrar em todas as portas desse barco para conseguir todos os itens, porque você não vai ter outra chance o barco só está acessível nessa parte do jogo vou deixar a lista de itens que você encontra no navio:

TM31 (Brick Break)
Great Ball
Super Potion
Ether
TM44 (Rest)
Stardust
X Attack

Se você quer seguir o jogo sem pegar os itens, ou enfrentar os treinadores aqui basta subir as escadas a esquerda, e no andar superior seguir para a direita, onde você vai encontrar seu Rival

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 20

Lv: 19

Lv: 16

Lv: 18

Lv: 16

Lv: 18

Lv: 16

Lv: 18

Vencendo ele suba as escadas de onde ele veio e fale com o capitão ele te dará a HM Cut, que te permite cortar umas árvores pequenas no seu caminho, ensine-a a um pokémon e saia do návio, volte até Vermilion e corte a árvore que atrapalha o seu acesso ao ginásio de Vermilion. O ginásio de Vermilion tem um puzzle muito interessante, você tem que procurar os botões pelas 15 latas de lixo que tem no ginásio, ao achar a primeira correta a segunda estará bem perto dela, a imagem traduzirá melhor o que eu quero dizer. O circulo indica o primeiro botão, o segundo estará em uma das latas indicadas pelas setas, entenderam? Se você errar vai resetar e terá que procurar novamente a primeira…

Decifrando o puzzle Lt. Surge estará pronto para ser enfrentado.

Lt. Surge

Lv: 21

Lv: 18

Lv: 24

Sua terceira insignia está na mão, a Thunderbadge aumenta a velocidade de seus pokémons e permite o uso da HM Fly fora de batalha, Surge nos considera especial e nos da a TM34 (Shock Wave). Pronto agora você não tem mais nada para fazer na cidade de Vermilion, saia dela pela extrema direita para chegar na Route 11

Route 11

40%
40%
35%
25%

Não há nada importante nessa rota para o avanço do jogo, há apenas alguns treinadores para enfrentar e itens a serem pegos (Awakening, X Defense, Escape Rope e Great Ball). Aqui há uma coisa opcional para se fazer, note que no começo da Route tem uma caverna, é a Digglet Cave, uma caverna recheada de Digglets e Dugtrios, serve para você voltar até Pewter e pegar a HM05 Flash e alguns itens lá deixados, entre na caverna

Digglet Cave

95%
5%

É simples desça as escadas e siga, a caverna é easy go você não vai ter problemas em se perder aqui, no final você vai chegar na Route 2.

Route 2
Para o que vamos fazer agora você precisa ter 10 pokémons capturados. Caso não tenha é bom que capture-os, na casinha abaixo tem um cara que troca um Abra por um Mr Mime, único no jogo. Desça corte a árvore e entre na casinha, procure um cara de óculos, fale com ele, que se revela um dos estagiários do professor Oak, obtendo os 10 pokémons fale com ele e com isso terá a HM05 (Flash), que serve para você olhar no escuro, felizmente ela lhe será inútil uma vez que eu vou postar um layout da próxima caverna.

Se quiser avançar mais encontrará um Ether e um Paralyz Heal. Agora volte e siga para Pewter cortando a árvore na esquerda da saída da Digglet Cave.

Pewter City
Vá para o norte da cidade, na parte direita procure uma árvore que pode ser cortada com o Cut, corte ela e entre na portinha fale com o cientista para obter o item Old Amber, que mais a frente no jogo te se revelará um pokémon, mas isso é segredo. Nesse mesmo laboratório tem o Move Tutor do Seismic Toss, caso queira um golpe do tipo lutador, ai está. Após fazer isso tudo, parta para Cerulean, lá é seu próximo destino

Cerulean City
Saindo da cidade, ao invés de seguir para o sul em direção a Route 5, procure um caminho pela direita que da em uma árvore para ser cortada, retalhe a árvore do seu caminho e avance. Agora você estará na Route 9

Route 9

40%
35%
25%
25%

Avance por ela, a TM40 (Aerial Ace) está por aqui, tem dois treinadores, bons para dar uma treinada siga para a extrema direita, você poderá encontrar um Burn Heal. O caminho é simples mesmo, você no final da rota só precisará pular um daqueles relevos e avançar pela direita chegará na Route 10

Route 10

40%
35%
25%
25%

No centro pokémon dessa rota há mais um estagiário do professor Oak que te da o item Everstone se você tiver 20 pokémons capturados, a rota só tem esse centro pokémon e o Rock Tunnel que a atravessa, entre nele e aqui verá o seu maior desafio. Ensine a HM05 a um de seus pokémons e entre nele.

Rock Tunnel
1F

35%
30%
15%
15%
5%

B1F

35%
30%
15%
10%
10%

O lugar pode parecer simples, mais sem o auxílio de Flash esse mapa dificilmente te ajudará, a escada “C” representa seu ponto de partida e o “O” representa seu ponto de chegada. Partindo de C avance até a escada número 1, ela vai te levar ao andar F1B. No andar F1B você tem que seguir até a escada 2, e assim em diante, eu espero que entendam o mapa e o percurso, não tracei o caminho pois iria ser confuso. A novidade aqui fica pela bolinha amarela que é um Move Tutor do Rock Slide, um dos melhores golpes do tipo pedra, deixo abaixo a lista de itens. Ao sair do Rock Tunnel você terá acesso a cidade de Lavander Town
Itens:
F1
1 – Repel
3 – Escape Rope
5 – Pearl

F1B
2 – Revive
4 – Max Ether

Lavander Town
A única coisa que essa cidade oferece é a Pokémon Tower, de resto é só uma cidade do interior, siga para a saída a esquerda que desemboca na Route 8.

Route 8
Há uma gama de treinadores aqui para você enfrentar, caso não queira há um atalho usando Cut, é só atravessar você evita 50% dos treinadores, ao final da rota entre em uma casinha que se fica na parte superior do final da rota, é outra Underground Passage atravesse-a e chegará a Route 7

Route 7

40%
30%
20%
20%
10%
10%

Apenas avance pelo caminho da esquerda e você chegará em Celadon City.

Celadon City
Essa cidade é a segunda maior do continente de Kanto, só perdendo para Saffron, Celadon é um grande centro comercial. Aqui você pode encontrar um cassino (onde os Rockets vendem suas coisas ilegais e nós compraremos), o Celado Dept Store, onde vende de tudo desde TMs a pedras de evolução, ciclovia e o principal o ginásio de Celadon. Nós não podemos ir ao ginásio infelizmente ele está trancado, então vamos fazer algumas coisas, primeiramente siga para o sul da cidade, há duas portas entre na da esquerda e fale com o cara que está sentado na primeira mesa de cima para baixo, ele te dará a Coin Case, que te dá o direito de armazenar Coins para trocar por brindes no cassino. Depois saia, procure uma casa a esquerda do centro pokémon, é a única entrada que tem por ali, no andar térreo você encontra uma velhinha que te da o item Tea, útil para você poder acessar Saffron, saia da casa e agora note no lado direito do centro pokémon uma entradinha, siga por ela e alcançará uma nova entrada no mesmo prédio da velhinha só que pela parte de trás, suba as escadas e encontrará no final dela uma pokébola com o pokémon Eevee. Por fim no Celadon Dept Store, compre uma bebida em uma das máquinas e em seguida dê para a garotinha você receberá a TM16 (Light Screen) em retribuição. Você também pode oferecer as outras bebidas com Soda Pop: TM20 (Safeguard); e Lemonade: TM33 (Reflect).

Por fim procure uma casinha laranja na cidade, se trata do cassino, entre na porta principal e note um Rocket observando um poster, derrote ele e depois analise o poster que revelará um acesso para o esconderijo dos Rockets

Rocket Hideout

Caso esteja com dificuldades em enxergar clique na imagem. Você não vai encontrar pokémons aqui, porém vai encontrar uma gama de Rockets para serem derrotados, afinal de contas esse é o esconderijo deles, o seu objetivo aqui é encontrar o Lift Key para poder liberar o elevador. O F1B só tem a Escape Rope e dois rockets para serem derrotados, se quiser ignorar esse andar e seguir as escadas pelo F2B fique avontede. No F2B ignore as setas e desça as escadas. O F3B estará com o trajeto traçado no mapa a seguir por fim no F4B você encontrará a Lift Key, ao derrotar um Rocket Grunt (circulado no mapa em azul). Assim que conseguir uma Lift Key, procure o elevador do B2F (para alcança-lo você tem que passar pelo caminho traçado no mapa) entre no elavador e procure no canto superior esquerdo dele note os botões, analise-os e escolha o F4B, agora é só avançar derrotar a dupla de Rockets que guarda a porta, e depois alcançar o chefe dos Rockets, Giovanni

Giovanni

Lv: 25

Lv: 24

Lv: 29

Itens

1 – Escape Rope
2 – X Speed
3 – Moon Stone
4 – TM12 (Taunt)
5 – Super Potion
6 – TM21 (Frustation)
7 – Rare Candy
8 – Blackglasses
9 – Max Ether
10 – TM49 (Snatch)
11 – Hyper Potion
12 – Calcium
Key Item 1 – Lift Key
Key Item 2 – Silph Scope

Vencendo Giovanni saia do Rocket Hideout volte para Celadon

Celadon City
Finalmente você poderá enfrentar seu quarto desafio de ginásio em Celadon (o ginásio de Celadon fica na parte inferior esquerda da cidade, para chegar nele você precisar usar Cut em uma árvore no caminho). Chegando no ginásio ou você detona todas as treinadoras, onde o tipo prevalecente aqui é grama, ou corta caminho pelas laterais do ginásio e chega rápido em Erika a líder do ginásio de Celadon.

Erika

Lv: 29

Lv: 24

Lv: 29

Derrotando Erika, você obtem a Rainbowbadge, que permite que todos os pokémons até o Lvl50 te obedecerem, além disso permite também que Strenght seja usado fora da batalha, como presente pessoal Erika te da a TM19 (Giga Drain). Terminamos em Celadon, nosso próximo destino é Lavander, porém para não ter que voltar a pé até lá, saia de Celadon pela saída da esquerda que desemboca na Route 16

Route 16

Único
35%
30%
30%
5%

Essa route desemboca na ciclovia, porém haverá um Snorlax na frente impedindo sua passagem. Note uma árvorezinha para usar Cut, retalhe ela e avance no caminho. Entre em uma casinha e fale com uma menina ela te dará a HM02 (Fly), ensine-a a um pokémon voador e assim poderá voltar a cidade que você já visitou. Use Fly para Lavander.

Lavander Town
O que interessa aqui é a Pokémon Tower, o prédio imenso na parte superior direita da cidade, entre nele.

Pokémon Tower

3f

90%
9%
1%

4f – 5f

86%
9%
5%

6f

85%
9%
6%

7f

75%
15%
10%

Se você joga no No$GBA terá dificuldades em passar aqui, devido a névoa, se joga no VBA não da esse problema, uma forma de passar é quando você entra em uma batalha com um pokémon do mapa o campo aparece, aperte a tecla – do seu teclado e tente dar print para poder passar, melhor ainda se você tiver memória fotográfica como eu! A Torre é simples, está lotada de pokémons fantasmas, mas logo no primeiro andar você encontra seu Rival

Se escolheu Bulbassaur Se escolheu Squirtle Se escolheu Charmander

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 25

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 22

Lv: 20

Lv: 23

Lv: 23

Lv: 23

O seu objetivo nessa torre é resgatar Mr Fuji que os Rockets mantiveram preso, ao chegar no ultimo andar você vai encará-los e vai ganhar achar Mr Fuji, você voltará a casa dele fale com ele e ganhará a Poké Flute de presente, assim você poderá acordar os Snorlax no seu caminho e chegar até Fucshia. Para chegar até Fucshia existem dois caminhos. O primeiro é passando pela Ciclovia (Route 16, 17 e 18) na saída a esquerda de Celadon (Route 16). Já o segundo é por Lavender mesmo seguindo para o sul da cidade encontrando as rotas formada por pontes (12, 13, 14 e 15)

Continua aqui.

About these ads

Publicado em 16 de agosto de 2012, em 5-GBA e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 364 Comentários.

  1. Matheus Rosendo Correa

    E AI EU DENOVO SÓ UMA PERGUNTA NO NO$GBA DA PRA USAR O NEGÓCIO DO SPACE SEGURANDO QUE ANDA RAPIDO ?

  2. Matheus Rosendo Correa

    Thel, eu estava com 102 horas jogadas no Emulador Gba agr to começando no qu você falou, no gba segurava Space e andava mais rapido e no NO$GBA tem essa função ?

  3. Matheus Rosendo Correa

    galera tem como eu abri uma Room F/r e L/g no pc e fazer trocas ?

  4. Matheus Rosendo Correa

    na E4 Qunado acaba eu enfrento gary e ai quando ganho dele oak (carvalho me leva pra o ranking dos pokemon e prnt acaba e eu tenho q começar tudo dnovo o q tenho q fazer

    • Matheus C. Sardinha

      Não, você continua o jogo, mas só se sua Rom não tiver problemas, e aparentemente ela tem então não da pra continuar. Leia os comentários abaixo pra ver se você da a sorte de corrigir. Se não der comece o jogo de novo no NO$GBA.

  5. Matheus Rosendo Correa

    Thel. baixei o NO$GBA, na versão que eu jogava era fire red e salvo no SAVE” opções em sima no programa Gba e agr ? para eu salvar o jogo normalmente e ganhar da elite 4 e quando o D’r vim falar cmg aparece os agradecimentos do jogo como faço para salvar agr assim ? e no NO$GBA não acho a save do programa que eu usava para abrir a room

  6. Matheus Rosendo Correa

    Thel. olá sou mathues! Eu chego na elite 4 e termino o jogo e aparece as comemorações de quem fez o jogo como posso salvar o jogo e continuar jogando depois ?”Jogo pelo pc”

  7. Thiago feitosa moura

    Quero sabet tudo sobre pokémons

  8. amigo to tentando aqui que nem louco capturar um onix no rock tunnel mais não consigo. tem alguma dica?

  9. Ola obrigado pelo detonado! tenho uma duvida os Pokémon que aparecem no site com uma porcentagem em verde não são possíveis de se achar?

  10. Obrigado pelo detonado ! Mas ainda tenho uma dúvida, eu escolhi não aprender o rock slide e me arrependi muito tem como conseguir com outro tutor ? Pois o tutor que fica na rock tunel não ensina mais…

    • Não… O que você pode fazer é passar o pokémon para um outro save do Fire Red ou Leaf Green que não tenha sido usado o Tutor e ensinar pra ele!

  11. Primeiro venho agradecer pelo excelente conteúdo!! Muito obriga.
    Mas tenho uma duvida, usei um dos códigos para capturar um eevee, consegui, desliguei o código mas mesmo assim continua só aparecendo eevees. É normal? posso reverter?

  12. Muito bom o trabalho de vocês! Seria legal se fizer o detonado do Pokémon Emerald/Ruby/sapphire.

  13. Tipo eu fui num lugar onde compra vitaminas e era baratinho mais n lembro onde é,alguem sabe onde ?

  14. Ótimo detonado! Queria ressaltar, que me ajudou muito. Jogo ha muito tempo o PFR, e somente essa madrugada, depois de horas de jogo, consegui meu primeiro pokemon shiny, um Tentacool lv24, que ja esta como Tentacruel lv57… Mas esse nao é um pokemon que me agrada. Ta aí minha duvida: se eu troca-lo com alguma outra save minha, o Tentacruel vai como shiny para a outra save? Ou o pokemon que eu trocar, vem shiny? Nunca tive essa experiencia, sou viciado pacas, e um shiny pra mim é uma novidade… Obgd

  15. You must indulge in a contest for among the greatest blogs over the internet. Ill suggest this web website! ebfabedeggcf

  16. e como consigo o beusprol sla como escreve ‘-‘

    • Se ler o detonado, vai ver onde encontrá-lo, lembrando que se a cor da porcentagem estiver verde ele é exclusivo de Pokémon Leaf Green e em vermelho exclusivo de Pokémon Fire Red

  17. como pego o umbreon(ja tenho o evee) ‘-‘

    • Só depois de ter a National Dex e mesmo assim você deve trocá-lo para Pokémon Ruby, Saphire ou Emerald. Depois de estar com o Eevee em um desses cartuchos basta treiná-lo SOMENTE A NOITE para que ele evolua por felicidade para Umbreon!

  18. detonado eu quero mudar meu time no pokemon fire red, mas não sei como me ajuda ?!

  19. aonde eu acho o flash para aprender habilidade
    ?

  20. por favor, alguem poderia me mostrar onde consigo uma lista com os ataques do pokemon fire red para analisar qual sera a melhor hora de evoluir os pokemons por troca ou pedra…
    ficaria grato pela ajuda…
    obg..

  21. pessoal tenho uma pergunta! tem como eu jogar leafgreen ou firered no meu n64 com transfepak?

    • Nao… Você só vai conseguir jogar o Red e o Blue
      E se tiver o Pokémon Stadium 2 vai conseguir jogar o Gold e o Silver (não sei quanto ao Crystal e ao Yellow)

  22. Diogo lindo tesudo

    cara como eu faço para acessar o mapa no fire red?

  23. oi queria saber se meu time esta bom pra enfrentara elite dos 4 pela 2 vez :

    charizard nvl 88
    mewtow nvl 84
    zapdos nvl 84
    articuno nvl 80
    moltres nvl 82

  24. olá queria saber o que ouve pois quando eu derrotei o snorlax eu nao consegui o leftovers tentei isso com os dois e nao pegava nada?

    meu time ;p

    Charizard lvl: 58
    Starmie lvl: 59
    Seadra lvl: 55
    Primeap lvl : 62
    Mewtow lvl :76

  25. Olá! Queria parabeniza-los pelo ótimo detonado! Eu não o segui porque quando o encontrei já estava nas Sevii Islands, mas tenho certeza que vai ajudar muita gente!.
    Mas eu gostaria que vocês pudessem me esclarecer duas coisas, primeira: Meu time está bom?

    1- Venusaur lvl 82
    2- Articuno lvl 51 (fly)
    3- Zapdos lvl 60
    4- Moltres lvl 55
    5- Dragonite lvl 64 (surf e waterfall)
    6- Nidoqueen lvl 40 (cut, strength e rock smash)

    Outra coisa… Eu tenho dinheiro suficiente para ter 9999 coins no Game Corner, mas quando vou comprar a última leva de coins a moça diz que meu coin caise está cheio! Eu estou com 9965 coins, o Porygon é 9999 coins, como eu faço para compra-lo?

    Obrigada desde já.

    • Matheus C. Sardinha

      Sobre o time, eu não sou o cara certo pra responder, pois não ligo pra isso de time bom ou ruim, mas posso ajudar sobre a Coin Case, seu problema é que por exemplo vc tem 9965 Coin e vai comprar acho que são 50 que é o mais barato(acho q são 50 se não forem também não muda a lógica). O problema é que a Coin Case só suporta 9999 Coins, esse é o máximo, se vc tentar comprar 50 vai dar 9965 + 50 = 10015 ou seja vai passar do máximo que a bolça pode carregar, consequentemente não será possível comprar, gaste suas fichas até ter 9949 Coins por que aí ao comprar mais 50 você irá para 9999. E Repito não tenho 100% de certeza que o minimo de fichas que podem ser compradas são 50 se for outro número a lógica é a mesma. Obrigado pelo seu comentário, estamos aqui pra responder suas dúvidas, espero ter ajudado e volte sempre.

    • Olá! Obrigada pelo feedback, Matheus! Eu me precipitei em enviar essa dúvida, pois hoje de madrugada eu consegui adquirir o Porygon! Eu comprei 50 coins e depois gastei algumas no jogo do Cassino, até ficar um valor arredondado, depois ganhei no mesmo jogo do Cassino e fiquei com 9999 coins, seria até mais se não fosse esse o número máximo, por fim comprei o Pokémon!
      Mesmo assim obrigada por querer ajudar, até mais!

  26. E ai, eu estava treinando um kyogre no pokemon emerald e troquei ele pro Fire Red, e ele veio com um problema de estado (PAR,SLP,BRN) diferente, era igual ao PSN mas ao inves disso tava escrito PKRS. é alguma falha do jogo ?

  27. Olá , muito bom o detonado , realmente feito com muita dedicação e conhecimento.Mas tem um erro grave, no detonado onde pegamos o Dome Fóssil ou Helix Fóssil os pokemons estão trocados , no detonado está que o Hélix fóssil é o Kabuto e o Dome é o Omanyte , mas na verdade é o contrário.O Hélix Fossil é do Omanyte e o Dome Fossil é do Kabuto.Peço, por gentileza, que sege trocado para outras pessoas não cometerem o mesmo erro que cometi pegando o Hélix Fóssil achando q fosse o Kabuto.Obrigado pela atenção.

  28. vey eu to no gm dos pokemon de raio mais noo pluuz eu n consigo faze :( ajuda

  29. Tem como trocar pokemon por android ? Tipo, eu uso emulador do gba no android e tenho um primo com o mesmo modelo de celular que também joga, queria saber se tem como fazer por bluetooh ou algo parecido. ;)
    Tópico muito explicativo

  30. Eii Tem uma Hiper Potion No Navio Dentro de Um Balde

  31. tem como leaf green ec fire red pro pc???

    • Se você quis dizer ”Tem como jogar pokémon fire red e leaf green no pc”, sim, tem como.
      Mas se você não quis dizer isso eu não entendi :/

    • Esse tipo de comentário, simi-aleatório, mas escrito e sem nexo que desmotiva de responder. Preste atenão antes de escrever alguma coisa, se vc quer jogar no PC, baixe o emulador o a Rom do jogo, procurando na internet.

  32. Thel , meu Nidoran macho quer evoluir no lvl 16 , se eu cancelar a evolução ele vai evoluir depois em outro lvl ?

  33. Como colocar cheats no no pokemon no no$GBA

  34. TEM COMO FAZER TROCAS ENTRE POKEMON FIRE RED E POKEMON LEAF GREEN ?

  35. peguei os equipamentos com os estagiarios do prof oak antes de vencer a elite dos 4 e o jogo deu por terminado e u reiniciei e agora queria saber se faz diferença eu pegar os equipamentos antes ou depois de vencer a elite ??
    e como evoluo o golbat em crobat
    kadabra em alakazam
    machoke em machamp
    grveler em golem?????????????????????????????

    • Vamos por ordem
      1-Não faz diferença
      2-Por felicidade, mas tem que ter a National Dex
      3-Trocando ele para outro jogo.
      4-Troca
      5-Por troca também

      • eu jogo num psp e nao tem como eu abrir os dois jogos ao mesmo tempo !
        se não faz diferença porque o jogo deu por terminado a mais uma coisa que esqueci de comentar nao cosigo pegar onatinal dex com o prof oak mesmo tem do os sesen ta pokemons como manda no detonando PQ eu chego la ele fala que eu usei o pokedex para tentar raquiar o computador dele e mais nada qual poderia ser o motivo e se eu uso so um aparelho tem outro jeito de conseguir tro car os pokemons de um jogo para outro ???

        • Matheus C. Sardinha

          PSP eu não sei se tem como, pelo Android eu sai q da, mas PSP não sei, tente importar suas save para um emulador no PC, ou procure em fóruns especializados nisso.

          Não faz diferença não, se vc seguiu o detonado e não consegui, isso é problema da sua ROM, vc está indo lá pessoalmente, DEPOIS DE VENCER A LIGA? se Sim e vc tem + de 60 pokémons, parabéns seu jogo bugou, as vezes vc não ta usando a Rom original. e Por favor, tente escrever melhor, foi difícil entender o q vc escreveu.

          • perdão pela escrita !!
            mas o problema e que eu fui antes tem que ser depois??
            o problema e que o jogo rolou os créditos após minha vitória na liga então aparece meu personagem correndo o meu rival jogando a pokebola então ele volta a abertura como tá no começo do detonando com o press start o motivo eu não tenho ideia ,,saberia qual é ?????
            se não souber tudo bem só me informe para eu procurar uma loja especializada,ok??
            e meu psp e como se fosse um game boy só que ele tem o analógico 4 botões como controle do ps2

          • Quando você fecha o jogo, o jogo vai voltar para a tela inicial, é só você apertar Start e selecionar seu save .-.

            Se não tiver um save sua ROM ta bugada ou o emulador não ta configurado com o tipo de save que é de 128K (tente mudar manualmente o tipo de Save de Automático ou 64K para 128K) e tente salvar o jogo sem ser por save state :D

          • esquece o era para ser desculpa,mas da na mesma!!
            se puder me ajudar me informe o quanto antes possível,OK????

          • Matheus C. Sardinha

            Já ajudamos… Se vc não consegui o problema é no seu jogo.

    • tem como baixar leaf green eo fire red pro pc????

  36. ah , e se vcs entrarem na torre pokémon em Lavander town e entrarem no segundo andar , vão encontrar o rival . dá p lutar c ele , + tem q falar c ele p ele te ver , pq provavelmente algum pokémon dele morreu :P

  37. como evoluo ( se é q é assim) blastoize p mega blastoize ?

    • Primeiro, você deve ter Pokémon X ou Pokémon Y, jogos para Nintendo 3DS.
      Segundo, você tem que ter o item e fazer o Blastoise segurar o item, assim na batalha ele já entra como Mega Blastoise!

  38. poderia entrar em contato preciso de ajuda

  39. tou upando um Hypno e um Alakazam mas só kro ficar com um ambos estão no nivel 60. o Alakazam tem um atk.esp com mais de 40 pontos maior q o hypno, porem o hypno e bem mais completo tou numa duvida cruel qual o melhor na opinião de vcs?

  40. queria saber a sequencia de jogos do pokemon…apartir do leaf/green e fire/red,to querendo jogar de um por um :)

  41. como eu upo um magikarp ?? :P

  42. meu emulador é o VBA e noa aparece o link porque?

  43. pode parecer nubisse , + como q se descompacta o NO$GBA ??

  44. entao tu me explica uma coisa. Como capturo um Feebas? aposto que nâo tem em nenhum comentario.

    • Claro que não tem em nenhum comentário, essa é uma duvida de Pokémon Ruby / Saphire / Emerald. Aqui nós respondemos dúvidas de Pokémon Fire Red & Leaf Green :D

  45. desculpa eu ta perguntando isso mas como faz troca com o no$gba ? Ja tentei e nao consegui. Valeu

    • Matheus C. Sardinha

      Cara, aprende a procurar, tem centenas de comentarias abaixo, já explicamos várias vezes como faz isso, tem um vídeo poucos comentários abaixo mostrando como é….

  46. Lá vem eu aperriar de novo kkkkk sobre a evolução dos pokemos, quero saber se deixar ele evoluir naturalmente quando atinge o nv x é a mesma coisa de segurar evolução. por exemplo um charizard q evoluiu n nvl 36 quando chegar a 100 tera os mesmo atributus(atk def e ….) de um q evoluiu no nv50? sei q é nubisse mas sou meio q novo no mundo pokemon kkkkkk

    • Os stats finais dele ao chegar no nvl 100 vão variar conforme os pokémons que você enfrentou, isso se chama effort, e vão variar também conforme os valores individuais e personalidade dele. Evoluir um pokémon é necessário, pois ele chegará ao máximo do poder dele!

  47. os pokemons se reproduzem?? onde?

  48. eu sei q ja devem ter perguntado mas n tou com tempo pra ler todos os comentarios por favor tem algum jeito de trocar pokemon por emulador do pc??? obg

  49. E que raio eu faço pra conseguir um dos celebis ?

    • Matheus C. Sardinha

      Vc bem q poderia ter feito todas essas perguntas num mesmo comentário…

      Não vai conseguir o Celebi cara ele vem de eventos da Nintendo, também existem os cheats, mas aí procure em outros locais, não damos isso aqui.

  50. Mais uma. o que acontece se eu colocar pra fazer ovos dois pokemons shinys ? um nidoran(m) e uma nidoran(f) trocada ?

  51. Ola, estiu jogando o leaf green e acabei de vencer a e4 num novo jogo e falei com um aides no lab e ele me falou algo sobre a daisy e pokemons queria saber se possivel o que tem ela haver com pikemons ?

  52. Bom dia! Espero que esteja tudo bem. Estou acompanhando seu detonado e desde já é um dos mais completos que já encontrei pela internet, feito com muito conhecimento e experiência de jogo, parabéns!!! Jogo a muito tempo, desde os Poke de Gameboy e Gameboy Color. Tinha iniciado Pokemon Emerald, mas como a nostalgia tomou conta de meu ser, busquei o Fire Red. Gostaria de dar uma dica para que você possa adicionar em seu detonado e torná-lo ainda mais rico (como não encontrei nada e nenhum comentário que citasse). Na cidade de Celadon em Celadon Dept Store, ao comprar a bebida Fresh Water obtemos o TM16 (Light Screen) conforme você cita na Parte 1. Porém podemos dar a menina os 3 tipos de bebidas vendidas nas máquinas do último andar do Dept Store obtendo por cada bebida um TM, ficando assim: Fresh Water: TM16 (Light Screen); Soda Pop: TM20 (Safeguard); e Lemonade: TM33 (Reflect). Espero que tenha agregado ainda mais ao seu artigo e caso já fazia conhecimento disto, peço que desconsidere. Abraço e novamente, parabéns.

  53. Cara , o melhor detonado de pokemon que ja vi até agr , mas vc n ira fazer detonado de pokemon emerald ?!? Iria ser perfeito ‘o’

  54. no meu route 3 não tem esse negoçinho no chão

  55. É possivél pegar o Snorlax???

  56. Oq vc acha do meu time tenho venosaur nv 38,flareon nv 28,dronzee nv 21,hanter nv 2 1 ,farfetc nv 17 e o gravele nv 28

  57. Eu tenho um Leaf Green comprado do japão, tem como conectar o adaptador de game boy advance com o jogo (tipo: Fire Red) comprado no Brasil?

  58. E ai amigo! To jogando o Pokémon Fire Red e quando fui capturar o Zaptos, eu matei ele e logo em seguida eu salvei. :/

    O que eu faço agora pra capturar ele? :'(

  59. Tiago nunes de melo

    na rota 8 depois que você passa o caminho subterrâneo nas graminhas perto de vermilion eu encontrei um Bulbassaur selvagem acho que o ratio dele deve ser 1% ou talvez único.

    • Matheus C. Sardinha

      Não cara, isso não é verdade. ou vc ta mentindo ou vc ta jogando um jogo modificado sem nem mesmo saber… Por isso sempre procure uma boa fonte na hora de baixar as rons, por q vc só confunde com comentários como esses.

  60. como saber se está de dia ou se está de noite?
    tô tentando evoluir a eevee mas preciso saber se é dia ou noite

    • Você leu o artigo, antes de perguntar?

      [...]Outro fator ruim, é que eles quiseram dar tanta semelhança aos jogos antigos, que não deixaram o sistema de tempo, ou a troca de bicicletas[...]

      Ai está sua resposta, bastava ler, antes de fazer qualquer pergunta LEIA!

  61. Jogando no Tablet, dá pra fazer troca troca?

  62. Eu estou com uma simples dúvida, em que level vem os Pokémon do Cassino?

    • Cara eu acho que os níveis variam… Eu por exemplo pego o Dratini lá no nvl 18
      Mas consultando uma das fontes aqui tem uma lista dos níveis

      Abra: Nvl 6
      Clefairy: Nvl 12
      Scyther: Nvl 20
      Dratini: Nvl 24
      Poryngon: Nvl 18

  63. christian costa silva

    route7 *

  64. christian costa silva

    na rota 8 n tem grawlithe procurei q nem loco mais n tem naquele matinho

  65. Thel,quando eu vou pro Rock Tunnel eu faço tudo oque voçe manda mas depois faz oque?

  66. Como se usa o cut fora de batalha?

  67. CCaraaaacaaaaa ARMARIA!!! tantos comentérios assimmmmmmmmmmm, ganhou um fãããããã

  68. É quase impossivel evoluir alguns pokemons, como Onix, Scyter, Kadabra, hunter ou Greveller, pelo emulador, por eles só evoluem por troca e isso é dificil pelo emulador, por isso eu jogo com rons especiais para emulador, onde essas evoluções por troca vira por felicidade para evoluir o Onix basta pegar a National Dex e ele evolui quando ficar feliz, Além de achar todos os pokemos pelo mapa inclusive todos os iniciais e todos os lendarios, (de Kanto a Hoenn pois Leaf Green é de 3° Geração) evitado qualquer tipo de troca, quem quizer essa rons entre em contato pelo facebook, [LINK CENSURADO], digita e vai para direto no meu face. abraço

    • Por favor né cara…. Não me venha com essa babozeira, é muito fácil realizar as trocas usando o No$GBA, esse tipos de jogos modificados só servem pra aumentar a preguiça, quem quiser fazer o Nationam Dex completa consegue, só querer. Segundo que eu cortei seu facebook, não passamos Roms aqui, nem mesmo as falsificadas.

  69. Eu capturei um Onix e queria evoluir para o Steelix num site vi que devo trocar alguma coisa Metal Coat mas não sei o que é, eu jogo o pokemon fire red pelo emulador me ajudem por favor.

    • Você tem que ir no Memorial Pillar e achar o item “Metal Coat” e depois tem que trocar com outro jogador ou com outras versões de Pokémon exemplo: Torca seu Onix com o Pokémon Gold, Silver, Crystal e depois devolvê-lo a você pelo Trade e vai ter seu Steelix

  70. O que é o fame cheker ? E o(a) berry pownder (acho) um negocinho q quando eu seleciono aparece (qty:0) ? Valeu

    • Fame Checker é um Key Item, que funciona como sidequest, você tem que achar os NPCs que fazem referencia as pessoas famosas de Kanto (Os lideres de ginásio, Professor Oak, Elite 4, Bill e Daisy), quando você completa as referências eles te mandam uma mensagem. E o Berry Powder é o resultado do minigame, Berry Blender, e você só joga se tiver o Key Item Berry Crusher acho que você joga na ilha dois e tem que ser em link, não sei muito bem, eu nunca joguei!

  71. Eu estou na parte que perga o old ambar e preciso ir pra cerulean pra onde eu vou?

    • Deixa eu ver se entendi, você pegou o Cut e voltou para pegar o Old Amber? Então você pode ir pela Digglet Cave chegar em Vermilion e voltar pra Cerulean. Ou você pode atravessar o Mt. Moon de novo e chegar em Cerulean!

  72. valeu por me ajudar, otimo detonado. queria saber como consigo os pokemons da segunda geraçao (totofile chikorita cyndaquil etc) qual jogo eu troco ? obrigado

  73. o que acontece quando eu completo a pokedex ? faltam uns 15 pra mim

  74. Detonado ótimo, idêntico ao primeiro detonado da Nintendo quando lançaram o Pokemon Fire/Blue o qual acompanhava o jogo original. Parabéns!!!

  75. E quais sào todas as evolucoes do Evee ?

    • Esses são os que você pode pegar
      I Gen – Flareon (Fire Stone), Joleton (Thunderstone) e Vaporeon (Water Stone)
      II Gen – Umbreon (Felicidade de Dia) e Espeon (Felicidade de noite)

      Essas não da para pegar
      IV Gen – Glaceon (treinando perto de uma pedra maluca de gelo) e Leafeon (treinando perto de uma pedra maluca na floresta)
      VI Gen – Sylveon (não sei .-.)

  76. como eu consigo um umbreon ?

  77. Cara tava precisando de um pokemon fogo bom sem ser o growlithe. Qual seria um pokemon de fogo bom e onde poderia pega-lo?
    Obs: estou em fuschia
    Meu time atualmente é:
    Wartotle lvl 34
    Pidgeotto lvl 34
    Growlithe lvl 21 (quero trocar)
    Butterfree lvl 22
    Nindoran lvl 24
    Graveler lvl 25
    E mais um gloom lvl 30 e um evee lvl 26
    Qualquer sugestao só falar porque to tentando passar do ginasio mas ta dificil haha valeu e o detonado ta muito bom.

    • compra uma fire stone e upa teu eeve pra flareon,senão vai e completa o gym vai pra cinabar e entra na pokemon mansin,lá vc pega vulpix lv.34+

      • Entao mas tava pensando em evoluir o evee para um jolteon ja que nao tenho nenhum eletrico, sera que vale a pena?

        • compre ultra balls,vai na power plant(surf ao sul de pallet)e pega electrode,voltorb pikachu e o lendario zapdos,mas ai vc tem q vencer o gym,n vale mto a pena montar um time com jolteon,dps vc se arrepende.
          monta o time assim:
          Wartotle lvl 34
          Pidgeotto lvl 34
          flareon lv.26
          gloom lv.30
          Nindoran lvl 24
          Graveler lvl 25
          ou então upa teu buterfrre ou captura um pikachu(vai por mim,ele ajuda mto)

    • uma dia pra passar o gym:golpes aéreos e thunder dão dano pra caraca em wezing e aquele outro(esqueci o nome,a pré evolução do wezzing)

    • Claro que ta difícil, o nível dos pokémons do cara são de 38 pra cima, e seu pokémon mais forte está no 34 .-.

      Use pokémons do tipo lutador, ou golpes do tipo lutador, adiantam bastante :D

  78. muito bom seu detonado eu tava precisando de uma ajuda mesmo pq voltei a jogar pelo cell ai e leg mais quando voltei achei melhor vlw ai

  79. incrivel seu detonado, obrigado!

  80. é possivel comprar bicicletas na loja de bicicletas?

  81. Estava seguindo seu detonado jogando no pokemon fire red e depois que terminei o ginásio da misty li que vc disse que dava pra usar cut fora da batalha,mas não melembro de ter ganhado TM Cut. Precisa dele, eu posso usar cut pra cortar as árvores sem nem mesmo ter TM ou Cut nem é um TM?

  82. eu e meu amigo estava querendo duelar um com o outro no pokemon fire red usamos celular android, alguem sabe alguma forma que de certo ? desde já agradeço

  83. Ótimo tutoria estou (estava) usando ele para me basear no meu jogo, só que eu baixei um Pokemon Fire Red traduzido pro português, mas toda vez que um pokemon adversário usa o golpe LEER o jogo trava. Estou procurando um sem bugs, já baixei um em Espanhol, o bug desse é que não consigo salvar, estou procurando um não importando o idioma (exceto japonês ^^), então, gostaria de saber se vc poderiam indicar um site para baixar o jogo.

    Mas uma vez parabéns pelo excelente site.

    • Exceto japonês ? Vou te indicar um site com o jogo em bulgaro kkkkkk

      Brincadeira, Roms traduzidas muitas vezes vem com esses bugs, se quer evitar esses problemas baixe a Rom original em inglês, eu baixo tudo que preciso no coolrom.com, nunca tive problemas lá.

      • Búlgaro seria complicado tbm srsrsr.

        Bom, baixei o jogo neste site que vc indicou, mas ocorrer o mesmo erro na versão em Espanhol, não salva, pensei que era o Emulador, baixei um disponibilizado no mesmo site, porém continua sem salvar, aparece a seguinte mensagem em inglês:

        “Warning! There is a different game file that is already saved. If you save now, the other file’s adventure, including items and Pokémon, will be entirely lost. Are you sure you want to save now and overwrite the other save file? Yes ou No”.

        Clico em Yes começa a salvar e depois diz que ocorreu um erro. =[

        Depois aparece isso: Please exchange the backup memory.

        Se vocês tiverem alguma solução para meu caso, ficarei muito grato ^^

        Obs.: Não acredito que interfira, mas uso o Windows 8.

        • Ta usando qual emulador? O VBA é cheio de erros mesmo, o NO$GBA que é o melhor, muito mais pratico de usar.

          • Uso o VBA, mas um amigo me deu uma dica que me ajudou a salvar o jogo, é que esse VBA está programado para gravar usando o atalho Shift+F1, assim quando vou jogar é só apertar F1 que vou direto para o local que tinha gravado por ultimo ^^.

            Obrigado pela ajuda Matheus.

          • bah! usava o VBA nas antigas no pc… aí veio o Android e tal e tou usando o MyBoy (versão completa), mas tava usando o rom em BR e a porra desanda a travar quando qqr senvergonha usa LEER… :(
            vou voltar pro Emerald mesmo! :P

        • Sim interefere, por ser um windows novo os desenvolvedores podem não ter desenvolvido uma compatibilidade adequada. Roms em português são horríveis, e só tem uma do Rubi que é confiável, de resto nem vale a pena. E outra, pra que jogar Pokémon em PT? O jogo quase num tem história nem precisa ler muito só seguir o jogo em inglês já ajuda bastante. Re-instala o emulador e baixe a ROM em inglês!

          • Pensei que não interferia já que jogo outros jogos sem problemas, foi só com o Pokemon Red Fire mesmo, mas já resolvi tudo aqui, agora tá rodando de boa, só espero que não trave quando algum pokemon use o LEER.

            Realmente jogar em Português ou Inglês não faz diferença a história é fraca, mas o jogo é bom ^^.

            Obrigado Thel.

          • A Rom que trava o golpe LEER vai continuar travando, pois é um erro da própria Rom portuguesa, não do PC ou do Emulador, jogue em inglês que vai ser melhor.

            Outra coisa é q se ficar salvando só no Shift F1 pode dar erro se quiser continuar o jogo depois da liga. Se o jogo não salvar normalmente vai dar problemas no futuro.

  84. Muito bom!! eu sei que já responderam essa questão do emulador várias vezes, eu li todo o detonado e o comentários, mas eu já venci liga dos 4 e não queria ter que começar tudo de novo. Tem como me explicar como eu consigo fazer o save no VBA?

  85. Olá primeiramente parabéns pelo detonado.
    Só para complementar na Mt Moon há duas moon stone uma indicada no F1, e a outra secreta no F2B antes de você subir as escadas para pegar os item key, repare que a uma pequena rocha no canto direito e ta lá mais uma :D.

    • Eu sei, mas como pode ver eu pouco cito os itens escondidos… Só as Berries mesmo… Tem PP Up em Celadon pra caramba, tem Rare Candy em Cerulean, não da para falar de todos os itens ;/

      • Isso é verdade, são muitos, eu mesmo acho mais divertido sair usando o itemfinder, lembro antigamente quando os recursos de busca eram bem reduzidos, perdia varias horas buscando itens secretos :)

  86. a parte do pluzze do sarge ta errada comigo n deu essa sequencia

    • Matheus C. Sardinha

      Vc quem entendeu errado, a puzzle é aleatório, o artigo fala apenas AS REGRAS DELES, vc tem q ficar testando até dar um certo, o outro estará nas proximidades dele, não adianta olhar a imagem sem ler o artigo… Nele está apenas a demonstração do puzzle.

    • “O ginásio de Vermilion tem um puzzle muito interessante, você tem que procurar os botões pelas 15 latas de lixo que tem no ginásio, ao achar a primeira correta a segunda estará bem perto dela, a imagem traduzirá melhor o que eu quero dizer. O circulo indica o primeiro botão, o segundo estará em uma das latas indicadas pelas setas, entenderam? Se você errar vai resetar e terá que procurar novamente a primeira…”

      Preguiça de ler o detonado?

  87. n consigo ensinar a cut!

  88. melhor detonado que ja vi sera que voce nao consegue do yellow tbm?

  89. a minha pokémon tower tem uns pokémons chamdaos ghosts, que são uma névoa roxa e os meus pokémons ficam imoblizidaos perto dele, isso é bug ou tá hackeado meu jogo?

  90. mano ta dando erro na técnica leer dos pokemon trava tudo que faço ?

    • Matheus C. Sardinha

      Ta jogando o jogo traduzido ou original? Esse tipo de erro é muito comum em jogos traduzidos, ignore usar esse golpe. Se for o jogo original, será algo estranho.

  91. Mano como eu renderizo meus saves? tipo eu jogava com o VGBA link e agr to jogando com o No$GBA , sendo que no VGBA eu estava longe pá carai ! preÇÇizo de ajuda :D

    • Você tem que pegar o save no diretório (pasta) do Fire Red (acho que vai estar com a terminação .sa) e arrastar para a basta Battery do No$GBA e mudar a terminação para .SAV
      Não é certo que vai dar certo, mas é bom tentar!

      • Tentei mas não deu :( tu tem skype ou ts? tenho que falar com vc

        • Luiz na verdade só renomear a extensão não funcionará, pq o NO$GBA utiliza save “compressed” e não formato “Raw” como os demais emuladores, mas isso é fácil de resolver:

          Esse site: “http://shunyweb.info/convert.php”, realiza a conversão dos formatos.

          Primeiro, mude logo as extensões de “.SA1 .SA2 ou . SA3″ para “.SAV”, o “Pokemon Fire Red.SA1″, fica “Pokemon Fire Red.SAV”.

          O NO$GBA ainda não vai reconhecer pq vc mudou a extensão e não o formato, então é só abrir o site Escolher o arquivo a ser convertido e:

          Faça o seguinte, em “SOURCE FORMAT” ponha “Acekard RPG | EZflash V | Raw Format (.sav)” – formato do VBA link.

          E em “TARGET FORMAT”ponha “NO$GBA (.SAV)”

          Clique em “COVERT” e Pronto! Agora vc já pode dar continuidade a sua Jornada Pokemon.

          *Lembrando q o processo pode ser revertido e refeito quantos vezes quiser, basta manter um Backup dos seus Saves.

  92. Thel, eu queria saber se para trocar Pokemons tem que ser pelo WI-FI, e se tem algum problema de sinal com pessoas de outros lugares? Abraços

    • Através de que midia você quer trocar pokémons? Pelo PC, via emulador, tipo o VBA? Não sei como funciona o Netplay por ele, mas tem que usar o Hamachi, ou algo do tipo cara, eu sinceramente não sei, te aconselho a procurar em fóruns especificos sobre netplay de GBA ou fóruns especificos de pokémon :D

  93. Cara, eu peguei o TM Surf e ensinei a uns pokemons meus mas quando vou usar diz que não posso pke não tenho um tal de crachá (em inglês) e não achei de jeito nenhum o Scyther na Safari Zone, tem outro modo de pegá-lo?

    • Matheus C. Sardinha

      Bem, isso é conteúdo da pare 2 do detonado. Pra usar o Surf tem que ter derrotado o Koga também, o Scyter e EXCLUSIVO do Fire Red, se joga o Leaf Green ele não vai aparecer nunca. Tem a porcentagem de chances dele aparecer no safari na parte 2 do detonado, e também da pra conseguir ele pelo cassino, mas novamente apenas no Fire Red.

      Se vc joga o Fire Red e não ta achando ele é azar, mas como falei têm o cassino.

  94. ow ne pokemon leaf green so tem 7 ilhas

  95. como eu ensinoo o cut pro mew pokemon?

  96. Dae man estou com um erro no jogo!
    Eu uso o emulador No$gba e estou jogando o Leaf Green (acompanhando seu detonado).
    O erro é na hora de transferir os pokemons para evolução. . Eu estou com um Kadabra no level 37 e gostaria de evolui-lo para Alakazam com a transferência.
    Más me aparece o seguinte erro “The rom image has crashed”.
    Eu já baixei novo emulador e nova rom e mesmo assim o erro continua. .
    Poderia me dar uma força?

    Thanks
    ;]

    • Isso acontece mesmo, o Leaf Green tem problemas com save. Mas vou te ensinar um macete, baixe o Fire Red (se já não o tiver). Então mude o nome do seu save, na pasta battery (que deve ser Leaf Green.SAV), para o nome da ROM do Fire Red (ficando Fire Red.SAV) dai você abre o Fire Red e vai estar com seu save do Leaf Green, assim você pode pegar os pokémons exclusivos do Fire Red também e pode fazer as trocas de evolução! Além do mais se quiser voltar para o Leaf Green é só mudar o nome do save também. Você pode copiar o save, pode mudar a extensão para .sav2 para poder ser o seu save número dois, da para brincar com os saves!

    • Show de bola o macete velinho . .
      Funcionou (Y)

      Thank you very much!
      lo/

  97. thel vc por acaso saberia como troca pokemon pelo( my boy free) do android ?

  98. thel n querendo ser chato, mais onde vc recomenda pra min upa ele ? e eu jogo no androide vc sab dize si eu vou acaba tendo algum tipo de problema no jogo ?
    vlw di novo cara…

    • Não, creio que no emulador do Android não haja problema nenhum
      E quanto a upar pokémons cara, pega o Vs Seeker e fica re enfrentando treinadores pelas rotas, é mais fácil!

  99. cara eu me ajuda , eu peguei um dratini mais oq eu queria mesmo era o dragonair mais ele é muito treta de pega , meu dratini ta no lvl 26 qual é o melhor jeito de pega lvl com ele ? vlw xD

  100. Qual seria o melhor time? ex: charizard (fogo) pikachu (eletrico)
    Qual o lvl maximo dos pokemons?
    Obs: Fire Red Version

    • Não tem essa de time ideal para in-game! Você monta o seu time com os pokémons que você quiser usar!
      E o nível máximo é o 100 em todos os jogos de Pokémon!

  101. Meu time ta assim flareon lv 41 pidgeot lv 40 blastoise lv 40 hitmonchan lv 40 e exeggutor lv 32 da pra ganhar no ginasio de fucshia??

  102. O hitmonchan e bom?

  103. a única coisa ruim é pq não posso meu jogo não salvaaaaaaaa.

  104. Thel, preciso da sua ajuda em duas coisas, aonde eu consigo pegar o likitung? e aonde eu pego a good rod? e se tem como apagar de alguma forma os HMs que a gente coloca no pokemon, colequei Surf no Jolteon e ficou pessimo, sendo que ele ja tem water pulse e Ice beam, queria colocar algo mais especifico e não so ataques de agua ja que se eu pegar um eletrico pela frente eu tomo na “tarraqueta”

    • Sobre o Licktung no começo da parte 2 eu explico onde você o encontra (aperta o Ctrl + F e digita Licktung que cê vai achar).
      Sobre a Good Rod também está explicado na parte 2.
      E sobre a sua Vaporeon bem também explico na parte 2 do detonado como tirar uma HM, cê tem que ir no Move Deleter em Fucshia. E quanto aos golpes dela, é bom procurar golpes que anulem elétricos né…

      • Thel to precisando so de mais uma coisa, como eu faço pra chocar os ovos que consigo pegar no Day Care? Errei o nome do pokemon por causa daquele cara aqui que escreve um diário e fala que tem a jolteon e tals… Ataque pra anular eletrico que estou pensando é fisico, “bater na cara deles” na porrada “Véia” mesmo, porque a Vaporeon so aprende ataques de agua e/ou gelo no maximo um fisico e olhe lá… Grande abraço….

        • Não sei mais acho que você está confundindo os day cares… O day care para pegar ovos é na ilha 4!

          • mas como faço pra chocar os ovos e obter o pokemon que se encontra dentro deles?

          • Você tem que andar, cada ovo tem um número certo de passos para serem chocados!
            Pokémons com a ability Magma Armor (como Magby e Magmar) se estiverem no seu time cortam esse número de passos pela metade!

          • Bom thel, eu to jogando no GBA, eu ja devo ter dado uns 500.000 passos e nada do bicho sair de dentro do ovo, por isso gostaria de saber se tem algo errado, se é realmente assim mesmo que os ovos chocam ou se tem alguma outra coisa que eu possa fazer? e outra coisa o moltres é impossivél de ser capturado, pois ele recusa todas as pokebolas …

          • E so mais uma coisa eu jogo a versão Fire red, (não existe magmar nessa versão…)

          • Magmar é encontrado apenas no Leaf Green mesmo, para o fire Red apenas via troca.

          • Sobre os ovos, não tem jeito, tem que andar com ele no time até chocar, Moltres não é impossível é apenas chato, deixe ele dormindo ou paralizado com a vida no vermelho e jogue a Ultra ball nele o reso é sorte. Se quiser gastar sua Master Ball com ele é 100% de chances de capturar.

  105. Hein, como que ensina o pokémon a cortar as árvores, já peguei a cut no navio, mas não consigo seguir…. =\

    • cara vc tem q abrir a BAG ai abre a TM CASE e a HM CUT vai estar la, ai é só usar ela em um pokemon abilitado para usa-la, tipo o Bulbasaur!!

      • não to achando a HM CUT, mas sei que peguei com o marinheiro lá…. a TM CASE ta na bag

        • A Bag tem poucas opções, tu achou a TM CASE(parece que sim)? Se achou e não encontrou é por que tu não pegou o Cut ainda. Confire no detonado se fez tudo que preciso.

          • Peguei a TM CASE sim. E pelo o que notei, tinha que pegar a CUT no navio, e peguei tudo por lah, mas não encontro na bag… =S

          • Se você tem a TM CASE e nela não encontrou o CUT e se pegou o CUT, então só pode ter dado erro no jogo, mas realmente acho melhor voltar no navio e falar com o capitãoe vasculhar de novo a TM CASE.

          • Pior q o navio já foi… tentei abrir a TM CASE, não achei ou não consegui achar nada, rsrs. To lascada.

          • Então se o navio saiu é por que já pegou o item mesmo, ele era pra ser o primeiro da lista, as vezes seu jogo está em outro idioma e o nome do golpe muda, se não for isso é azar mesmo Pokémon da um pouco de dor de cabeça na emulação, tente baixar outra rom, recomendo o coolrom.com, vai ter que recomeçar, mas pelo menos ainda está no inicio do jogo.

          • Affe, que bosta… realmente tento abrir a TM CASE e não tem nada lá. Mas sei que peguei um tanto de HM alguma coisa. Vou abandonar o jogo, pq já foi uma novela pra conseguir instalar, imagina pra outro e recomeçar, rsrs.
            Mas muito obrigada!

          • Você deve estar jogando em uma ROM em português, para dar esse tipo de Bug… Enfim você não pegou muitas HM essa é a primeira que você pega e deve ser a primeira da lista… Se o barco já foi sua ROM bugou é melhor recomeçar!

  106. eaew, queria saber porque os pokemons da pokemon tower ficam sem I´D ,eu n consigo pegar o cubone nem os outros ,de qual eu me esqueci o nome ,hihi , por favor me ajudem!! vlw…

    • Cara tem a porcentagem da maioria dos pokémons neste detonado, só procurar a imagem dele em alguma dungeon e pronto… E eu não entendi o que quis dizer sobre a ID, os pokémons da Pokémon Tower não registram na Pokédex e isso é normal…

  107. Antes de tudo, adorei o detonado. Parabéns ao Thel! Nos dá tudo o que precisamos sem mastigar demais, ainda fazendo do jogo um desafio.

    E pra quem jogou por 8h e quando foi tentar salvar não deu, aconteceu comigo também e consegui resolver. Tirei o arquivo .sav da pasta do game (cada vez que você for salvar, este arquivo não poderá estar na pasta do game), fui em File > Save game… > clicar em um dos slots. Quando quiser carregar o game salvo, abra o jogo, vá em File > Open > clique no jogo zipado, o game abrirá, então File > Load game… > clique no game salvo.
    Comigo deu certo ~ Boa sorte!

    • Obrigado! Você me inspirou, estou fazendo um detonado aqui, mas acho que estou mastigando demais… Vou pegar mais leve KKKKKK

      E o que você está fazendo é a mesma coisa que salvar com o Shift + F1, Shift + F2 (o slot é o número da tecla F). O problema é que o jogo utiliza um tipo de save diferente e o emulador não fica em automático (se adaptando ao tipo de save do jogo), é a mesma coisa com o Sword of Mana e às vezes com Pokémon Emerald. Eu prefiro jogar no No$GBA por isso, o tipo de save vem em automatico…

    • pensei q era so cmg que dava , tb to tendo que fazer isso :D

  108. Read, desculpa a nubise kkkk >,<

  109. me explica direitinho Thel Martins Please ;D

  110. cara to apar de tudo mas, fiz todo o processo abri o emulador foi em “save tipe” mudei para opção “128k” após isso apaguei os arquivos com extensão “SAV” até ai
    Ok mas o problema é quando faço todo o processo eu salvo o jogo pelo o “SAVE” do jogo Menu>Save>, é depois fecho o emulador ele abre outro arquivo com a extensão .sav que é o save do pokemon se abro o jogo e
    vou jogar da pra dar o continue normalmente sem problemas, mas o que me preocupa e o SAV no final que aparece >,< é se eu a excluo perco o jogo mesmo com as opções todas certinhas o que eu faço?

    continuo com esse salve com a extensão Sav. que fiz todo o procedimento de ir no menu é salvar pelo próprio jogo? sem sim ele danificara meu save futuramente? ou deveria aparecer pokemon fire red.GBA com a extensão GBA no final?

    quando poder responde por favor me ajuda aqui galera ta foda mano kkk ;D

    • Pokémon.GBA é o jogo, se apagar vai perder o jogo! Você tinha que apagar a SA1, apenas isso e tentar salvar. Não deu?
      Vou te falar o que você faz… Baixa o NO$GBA e começa o jogo lá…
      Eu citei no começo do meu detonado esse problema, é um saco para corrigir, alguns corrigem, outros não… Por isso é preferível jogar em um outro emulador onde isso não ocorra!

      • o correto então era pra aparecer pokemon.fire.rede.GBA? Baixar o que? “NO$GBA? não saquei hmm..
        fiz o procedimento e apaguei as extensão que havia abri o jogo e salvei, fechei e abriu uma nova extensão de arquivo SAV com todo o procedimento certo é não entendi o porque, vi um vídeo onde apareceu o GBA no final é por isso vim perguntar aqui kkk, foda >,< tudo isso por um jogo ;D
        sabe outro emulador bom pra jogar pokemon fire Read ? se souber da um Help aqui ;D

        PS: o Detonado ficou foda cara ;3

  111. Ah e o meu e em portugues entao e melhor nao e? ^^

  112. bom eu queria saber se do leaf green pro fire red faz mta diferença jogo no fire red e ja zerei mais de 5 vezes e to zerando mais uma poderia me falar qual e o melhor ou se tem outro como o ruby shappire e etc

    • Não faz diferença nenhuma é o mesmo jogo, só que com os pokémons exclusivos do Leaf Green… Gosto do Emerald também, mas meu favorito é o Fire Red

  113. no fire red br oque eu coloco no questionario que fica no mercado

    • Link Together With All… No inglês, vocês ficam jogando essas roms traduzidas é um problema a tradução mais próxima é
      Conecte junto com todos procura essas palavras, ou sinônimos que podem montar a frase

  114. Olá amigos, queria saber como eu faço pra mudar os pokemons que eu uso em batalha…São 6, queria mudar 2 deles.

    • Guarda os pokémons que você não quer mais no Box (um computador no centro pokémon) é só ir em Bill PC. Depois captura os outros dois que você quer :D

  115. Qual e’ um bom poke de raio e planta no red fire tirando picachu e vilepume?

    • exeguttor(planta), e raio tem tres bom magneton/jolteon/elektrabuzz mas eu prefiro o elektrabuzz

    • Planta? Eu gosto bastante do Parasect, também sou fã do Tangela, mas uso mesmo Venussaur. Elétrico tem vários!

      • eu peguei o parasect antes de comentar mas ele nao conseguiu ate agora alguma habilidade do tipo planta, demora para desenvolver, eu ja to no level 26.

        • Cara ele aprende Giga Drain no nível 51, e você pode colocar SolarBeam e Bullet Seed nele! Porém ele não tem muito Sp.Attack a parada dele é mais attack mesmo… Ou seja, é bom para ter golpes inseto e normal… Mas enfim, se quiser o Vileplume também é bom e Tangela também!

    • facil um Zapdos (q vc captura na power plant) e o Venosaur se vc começou como bulbassaur foi a melhor escolha mais se nao tiver use um Oddsh quando ele evolui ou tem um lvl alto e bem forte se nao conseguiu capturar o Zapdos pegue um Electrode (evoluçao do voltorb. espero ter ajudado ;)

  116. Esse e’ o melhor detonado q encontrei, mas eu nao saquei a parte do Bill, ele ta em uma fantasia ou no corpo de um poke?

  117. Na Parte do Navio S.S.Anne no andar de Baixo tem Hyper Potion No Balde-*-*

  118. amigo jogo no fie red com o emulador do visual boy advance comecie com o charmander mas quero um bulba como eu faço, mesmo musando chea como funciona?

    • Tem dois jeitos, o primeiro é você faz um link, configura o controle do segundo jogador e depois, escolhe bulbassaur, capturar um pokémon na route 1 e fazer como no video abaixo:

      E o segundo é usando cheats, mas eu não curto muito, e nem sei fazer!

    • Para usar cheat e’ so vc ir em cheat, cheat list e gameshark e inserir os codigos.
      No site pokemon mithology tem os codigos. Mas para usa-los tem que tomar cuidado, eu salvei e capturei alguns pokes q eu queria e dpois deu bug. Tem alguns cheats q parecem estar trocados tambem, nao sei nao.

  119. Como faco para empurrar as pedras no caminho da vitoria?

  120. Como faço para jogar o joguinho ? Nomes de sites que tem jogos de pokémon sem ter que baxar no pc ! Agradeço desde agora !

  121. to em vermilion meus pokemon:
    Venusaur 32
    golem30 (vba link) graças a vc thel
    Pidgeotto 32 ja ja evolui
    Gyarados 29

    eles estao fortes pro ginasio de celadeon, treino nao e problema

  122. existe outro emulador de gba (que da pra jogar com dois players)

  123. no nosgba eu clico com o botao direito e clico em link , e o nosgba trava o que faço,(e tambem quando eu fui batalhar a mulherzinha falou que aconteceu um negocio terrivel)

    • Cara. Trava no Leaf Green, mas no FIre Red é sussa… E para pegar o save dela é só mudar o nome do arquivo com terminação .sav, para o nome da ROM do pokémon Fire Red e colocar a extensão como .sv2

  124. da pra trocar no nosGba eu o lg e minha irma fr

  125. Thel voce e de+ brigado se todos os detonados fossem igual a esse (EP e muito boa)

  126. alguem sabe se tem como trocar pelo computador em um so computador (no mesmo) minha irma quer o Alakazan e eu o Golem Pode ser video no youtube

    • Se você joga no No$GBA é só configurar os controles (em controls) para o segundo player, abrir o jogo e clicar com o botão direito e ir em link. Assim você joga com os controles que você configurou para o dois

      Para linkar com o VBA, você precisa ter o VBA LINK e seguir os passos desse video tutorial:

  127. eu nao ligo muito pra speed, mas vou com o gyarados brigado

  128. qual o melhor tipo agua no leaf green – o squirtle

    • Starmie é melhor… É mais rápida e tem golpes melhores a disposição. Vaporeon e Gyarados vem atrás.
      Blastoise é lento, embora tenha bom ataque.

  129. o bulbasaur tem asuas estaticas boas o meu ta nivel 28 (ivysaur) atk 43 dfs 45 atk esp 51 def esp 55 e vel 41 e o melhor dos iniciantes

  130. a Nintendo ja criou o remke de red,green,gold e silver sera que vai ter de ruby e sapphire

  131. eu parei de jogar um pouco porque deu problema e tmb eu baixei o pokemon white,soul silver , platinum mas ja rtou voltando a jogar to em cerulean

  132. a onde ta a paste seguinte

  133. quando eu terminar o leaf green green , vou tentar zerar o sou silver , o leaf , e o soul silver sao remakes de green,prata

  134. Thel, só consigo colocar golpes de ataque nos meus pokemón. Qual a vantagem de usar golpes que proporcionam evasão, defesa e tal nos pokemóns? isso realmente faz a diferença? abraço.

    • Sim fazem a diferença, por exemplo um Leer reduz a defesa do seu oponente em um nível, porém esses buffs realmente só consomem um turno seu na batalha, uma vez que a AI do jogo é muito ruim e raramente vai conseguir te dar trabalho (só dão trabalho quando estão com nvl acima do seu). Porém em pvp, alguns golpes são uteis (Calm Mind, Dragon Dance, Swords Dance, Encore, Taunt) são golpes muito usados, geralmente a estratégia é paralisar o oponente e usar um buff.

  135. podia existir um jogo de pokemon que começasse em kanto passase pra johnto depois hoenn,sinnoh(quem dera)ia se show

  136. no começo do detonado onde tem que pegar um dos tres iniciai encima bulbasaur (facil…) ñ entendi

  137. o THEL, eu tou com os sequintes Venusaur50(muito forte Raiosolar,follha navalha,po do sono e chicote de cipo) kkk, Pidgeot 47,Ninetales 43 Starmie 44 e graveler48 e no ginasio de fiucha, ta pra ganhar.

  138. o jogo e muito bom bom, jogo o Leaf green , to começando agora,com o BULBASAUR, eu sei como que joga, porque ja joquei o YELLOW,RED,BLUE

  139. nao estou achando ciclovia do pokemon gba
    alguem sabe onde fica ??????????

  140. Estou jogando no Android (GameBoid v2.4.7 PTBR, essa versão não trava, não pesa e é super rápida! Meu cel tem só 600mhz) o Fire Red, Procurando no Google por uma tabela de exp cai aqui, o detonado mais organizado que já vi, incluindo as informações de onde estão os pokemons e como achar. Acabei de vencer a Erika porém passei por lugares errados e acho que deixei coisas por fazer. Vou voltar a Pallet e ir andando e seguindo tudo para ter certeza, Aguardarei pacientemente a parte 2, vi lá que está sem teclado então não temos pressa!
    Mais uma vez meus parabéns por um ótimo detonado.
    Já favoritei o site e acompanharei suas postagens.

    • Mano, já ta tudo sob controle. Porém eu já fechei e fechei pokémon MILHARES de vezes e é um trabalho um pouco enjoado para mim, por isso eu deixei ele de lado. Só que o detonado está fazendo bastante sucesso, então vou terminar uma pendência aqui e terminarei o detonado em alguns dias, sem problema nenhum. Obrigado pelo gosto e você não perde por esperar :D

      • Sem pressa, eu uso o detonado apenas quando estou totalmente perdido, tipo eu querendo um sandsherew que mesmo indo nas áreas indicadas não consegui pegar, jogo Fire Red e só reparei nisso agora, agora estou relendo e finalmente vou pegar a bike, Já venci a lider de Celadon sem enfrentar o Giovanni, vou ter de voltar para fazer isso e para pegar a bicicleta, estou lendo com calma agora…Peguei a Bike, venci o Giovanni e ainda consegui capturar o Snorlax. Fiquei tanto tempo livre treinando meus pokes que eles estão relativamente fortes.

        Gyarados lv 30
        Graveler lv 31 (já já evolui)
        Pidgeotto lv 30 (já já evolui)
        Charizard lv 36 ( \o/ )
        Jolteon lv 32 (quero trocar mas não sei pelo que, se eu pegar um bulba eu troco)
        Butterfree lv 23 (preciso melhorar)

        Vou tentar continuar catucando o jogo com calma agora e conforme as dúvidas surgirem eu voltarei aqui. Obrigado!

        • Vou fazer algumas considerações
          1º Bulbasaur só por troca ou cheat, você só pega um inicial no game e no seu caso foi o Charmander.
          2º Sandshrew é exclusivo do Leaf Green, não tem no Fire Red (tem uma lista com os exclusivos neste detonado)
          3º Graveler só evolui para Golem por troca…
          Fora isso precisa upar um pouco mais, o Koga tem pokémons no 39~43

          • Welington Mendes Teragi

            Cara to jogando fire red acompanhando o detonado de vocês,cara baixei a ROM aqui
            http://pokemonzoroa.blogspot.com.br/search/label/Roms em portugues so tem 2 bugs que vi agora,nao posso entrar na pomart na cidade da torre fantasma(laveneder eu acho)e nela tem 2 saidas a da esquerda e a de baixo onde busca a super vara e tem uma par de agua,sem ir pela parte que tem pescadores em um cercadinho fechado onde so entra com o cut achei um growlithe e um squirtle e na rota 6(saindo de cerulean e indo pelo tunel) cara achei um bulbassaur,não sei se modificaram a rom ou se é possivel

          • Obrigado amigo!

      • Thel Martins obrigado pelas considerações, mas gostaria de pedir alguams dicas se não for incomodo. Ainda estou perdido, joguei muito outras versões do pokemon mas fiquei uns 3 anos sem jogar nada de pokemon, por isso não lembro bem dos lugares das coisas por aqui, mas lembro de todos os pokemons, até por isso uso o detonado para verificar se deixei algo passar.
        1- Vou ficar sem o bulba mesmo, preciso ver depois a lista dos disponíveis e pensar no que usar, psiquico quero usar o butterfree mesmo (confusion, psychic e sleep power estão me agradando bastante principalmente para capturar outros pokemons). Algum pokemon a recomendar?
        2 – Agora estou confuso no que usar do tipo terra/pedra, não tem pedra de pedra(redundancia?) para evolução? fora isso vou procurar ainda onde vende os ataques que coloquei nele que gostei bastante (rollout, magnitude, rock slide, dig), acho que vai rolar nele ou no outro de pedra que terei aquele de empurrar pedras e o dig que são fundamentais, o resto vou ver com calma. Tenho um Onix, oque acha?
        3 – Fiz a besteira inconsciente de dar o flash para o butterfree, tem algum lugar para esquecer HM nesta versão?
        4 – Estou pensando em pegar um Scyther ou um Skarmory, não sei se é forte mas fico lembrando do desenho, agora só preciso acha-lo kkkk :P
        5 – Ainda não sei oque fazer com o Jolteon, Não ganha ataques novos eléticos e acho ele fraco, alguma recomendação?
        6 – Não achei ainda onde treinar por isso treinei apenas na Digglet cave. Recomendações?
        7 – Venci todos os ciclistas da primeira linha e voltei para me curar, venci alguns outros pelo caminho, dá para vencer todos sem grandes problemas depois, vou jogar com calma depois pois preciso dormir! Amanhã tento arrumar emprego :P

        Ai ai desculpai estar te enchendo, gosto de jogar pokemon e finalmente estou podendo jogar, jogo na rua, na cama e até no banheiro kkkk.

        PS: Tenho alguns pokes no DP algum deles seria bom para entrar em uso? Gastar tempo treinando não é problema. São eles: Paras, Clefairy(tenho moon stone), Spearow, Mankey, Ekans, Voltorb, Zubat, Onix, Machop, Growlothe, Meowth, Drowzee, Nidorino, Diglett, Hitmonchan(ganhei no Gym), Dugtrio, Haunter(A pesar de ser fantasma achei mt fraco A29/D23), Gastly, Snorlax, Tenho 34 e preciso pegar mais 6 para ganhar Amulet coin de um Assistente da rota 16,
        Tenho 2x moon stone, fire stone, water stone, leaf stone (ainda não sei as vantagens/desvantagens de evoluir um pokemon com pedra antes do tempo) e, sei que estará no detonado, ainda não sei oque fazer com a helix fossil para isso viver kkkk. A Master Ball vai ficar para algum lendário acho eu.

        Ufa digitei muito, preciso acordar as 7, são 3:11 e nem dormi o.o” Fui!

        • Vamos lá… Você quer um planta? Bem acho Bulbassaur o melhor mesmo, porém você pode usar a Vileplume (Leaf Stone no Gloom) que tem o Petal Dance (aprende como Gloom no 44) sendo que ela é mais para atrasar do que para detonar, você paralisa o cara, se o inimigo for do sexo oposto usa Attract. Depois usa Sludge Bomb ou Petal Dance para atacar, lembre-se é para enfrentar tipos água e é totalmente vulnerável a suas fraquezas (fogo e voador), mas da um caldo contra tipos água e pedra, monta assim:

          Vileplume
          Petal Dance
          Sludge Bomb
          Stun Spore
          Attract

          Alguns pokémons que evoluem por pedras (como o Clefairy, Nidorino e o próprio Gloom) mesmo que você evolua eles, eles não vão aprender os golpes, só vai haver um aumento no stat por isso te aconselho a upá-los até o 45~50 para poder depois evoluí-los, assim você não perde nada.

          Quanto a Butterfree, em PVP Butterfree é um OHKO, um ventinho e vira pó, mas nunca a testei até o fim em In game, e tem uma boa estratégia com ela que é:

          Psychic
          Sleep Powder/Hypnosis
          Double Team
          Silver Wind (aprende no 47)

          Você coloca o adversário para dormir fica usando Double Team até ele acordar, isso vai aumentar sua evasão, e como a Butterfree é OHKO vai ficar difícil para o cara te acertar, a menos que ele aumente a Accuracy (o que é difícil no In game). Depois é só atacar, eu não vejo com bons olhos, mas dentro do jogo até vale e para excluir um golpe dela é na cidade de Fucshia em uma das casinhas procure o Move Deleter.

          Sobre tipos pedra/terra, não sou fã o melhor é o Tyranitar mais só vai pegá-lo no fim do jogo. Eu particularmente usei Dugtrio, mas não é lá essas coisas, quer uma boa defesa use o Snorlax… Def alta e HP alto além de aprender bons golpes.

          Jolteon é um dos pokémons mais rápidos do jogo, e que eu saiba ele não aprende nenhum golpe bom. O negócio é colocar um Thunderbolt nele e golpes que anulem os tipos terra e lutador, ou substituí-lo por um pokémon tipo planta.

          Scyther é até bom é bem rápido, tem um excelente ataque também, a merda é que ele não aprende muitos golpes :/ Skarmory é só depois da liga

          Onde treinar? Use o VS Seeker perto de cinco ciclistas na entrada da ciclovia, é um bom lugar, ou então atravesse de Lavender até Fucshia tem muitos treinadores por ali, se não os tiver derrotado claro.

          Precisando é só falar :D

      • Thel só hoje vi o quanto escrevi, desculpe, me empolgo as vezes! Acabei até me atrasando para a parada do emprego lá mas tudo bem vamos ao jogo.
        Gosto de planejar os pokemons por suas vantagens e imunidades. Por exemplo: Charizard é de fogo, escolho ele de início pois tem o maior número de vantagens e só tem desvantagem para agua, pedra e terrestre. Mas ninguem é imune a ele. Jolteon acaba com a maioria em um ataque elétrico mas só isso mesmo, Graveler é imune a eletricidade e aguenta pancada. Pidgeot ataca voando os tipos terrestres e fica imune a ataques tipo oque treme a terra, fora o voar que se defende. Gyarados é foda kkkk. Butterfree é fraco, mantenho ele fraco, agora lvl 24, pois com ele posso desmaiar os inimigos, acho melhor que paralizar, e com ataques psiquicos abaixo pouco a pouco o HP para capturar bem. Ele realmente é bom em batalha, não morre tão fácil não.
        Capturei mais coisas depois, doduo, flearow, raticate, golden, venonat, Rhyhorn, Chansey, Ditto(dúvida se é comum ou difícil de achar) e horsea.
        Estou pensando em conseguir um Pikachu mas ainda não achei, ele não está na lista dos exclusivos. Tenho Oddish então dá para treina-lo, Vi o Victreebel como uma ótima opção mas só tem no leafgreen. Tenho sérios problemas por ser um jogador mundinho, não escolho os pokemons só pela força mas sim por laços afetivos, por exemplo o grownlithe é fraco mas no mundo do anime eu o teria no lugar do charizard para montar :P
        Encontrei o cara que deleta movimentos e ja venci o lider do ginasio do lado dele, só morreu um pokemon incluindo enfrentar ele e todos os do caminho, so voltei no PC por que queria usar o Jolteon lá.
        Já estou com 5 insignias e 149k quase mas ainda não achei os golpes de empurrar pedra e o de nadar.
        Vou ver la se tem algum movimento bom para o Jolteon/Pikachu para comprar.
        Li que o Scyther só tem na zona do safare então vou tentar pegar ele lá depois, conseguindo golpes poderosos ofensivos está tudo certo.
        Já derrotei todos os ciclistas por onde pude passar andando :
        Ai ai do jeito que eu falo estes comentários vão virar um segundo tutorial para os mais perdidos. rsrsrs
        Ainda não sei oque vai sair do fossil que eu peguei e nem qual lendário vou pegar então não tenho um grupo final definido.
        Fiquei curioso, qual o grupo que você usava/considera o melhor?

      • Só para complementar: Sim ainda não dormi, 3:55 e vou para a cama agora, já consegui o surf e o strength, derrotei o Giovani e todos os que estavam com ele, venci todos os pokemons do ginásio da cidade, incluso os da lider usando apenas o Pidgeot. Estou upando bem os principais. Charizard 50, Pidgeot 47, Jolteon 38, Graveler 38, Butterfree 26, e GYarados 32 mas com força de 42 :p 91/64. Ainda pretendo trocar o Graveler e o Jolteon mas vou treinando eles até trocar. Se eu pegar o Scyther troco o Jolteon.

      • Peguei o lapras e o zapdos, descobri uma habilidade do jolteon q eu nunca tinha reparado, ele se cura se receber ataques eletricos. Peguei voltorb, eletrode, pikachu, magnemite, magneton e electabuzz. Troquei o jolteon pelo Zapdos mas agora acho que está muita apelação kkk. Agora com Drill Peck (power 80, único ataque original que eu mantive), steel wing, Thunder, Thunder wave, foi o melhor que pude fazer com os TMs que eu tinha.
        PS: 5 dos meus 6 pokemons São voadores o.o” Só o Graveler que não é.

        Isso tá virando um diário do meu jogo, vou controlar meus comentários.

  141. Hi, this is a great post! Thanks..

Comente

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 62 outros seguidores